30.4 C
Três Lagoas
sábado, 27 de abril de 2024

Brigadistas da Suzano controlam incêndio em torre da fábrica de Ribas do Rio Pardo

Um incêndio em uma das torres de resfriamento da fábrica de celulose Suzano, foi registrado na tarde desta quarta-feira (6), em Ribas do Rio Pardo. As chamas foram rapidamente controladas pelos brigadistas da empresa, mas assustou moradores da cidade.

Segundo uma nota da Suzano enviada ao Perfil News, o incêndio começou por volta das 15h de hoje. As chamas duraram aproximadamente 40 minutos e mesmo com a chegada do Corpo de Bombeiros, tudo foi controlado pelos próprios brigadistas da empresa.

Ainda segundo a nota, a empresa esclarece que não houve feridos no incidente e que o fogo já foi devidamente controlado, estando a situação já sob controle. As causas do incêndio serão devidamente investigadas.

Com as obras quase concluídas, a Suzano tem a previsão de iniciar as operações do Projeto Cerrado para até junho de 2024. Maior investimento privado em execução no mundo, o projeto Cerrado, de construção da unidade da Suzano em Ribas do Rio Pardo, segue rigorosamente dentro do cronograma. Investimentos do Governo do Estado para atender as necessidades em áreas como educação, saúde, segurança e infraestrutura também estão no prazo.

Anunciado em maio de 2021 e confirmado pelo Conselho de Administração da Suzano no início de novembro do mesmo ano, o Projeto Cerrado recebe um investimento total de R$ 19,3 bilhões e gera cerca de 10 mil empregos diretos.

A nova fábrica da Suzano vai produzir 2,55 milhões de toneladas de celulose de eucalipto por ano, empregando 3 mil pessoas, entre colaboradores próprios e terceiros, nas áreas florestal e industrial, e movimentando toda a cadeia econômica da região.

De acordo com informações do diretor-executivo Industrial de Celulose, Engenharia e Energia da Suzano, Aires Galhardo, o raio médio estrutural da base florestal que abastecerá a unidade é de apenas 65 km, inferior ao raio médio atual da Suzano, de aproximadamente 220 km. A logística inbound da unidade contará com 50% das operações feitas por veículos hexatrem, o que garante menores custos e emissão reduzida de gases de efeito estufa na atmosfera. O projeto também prevê o uso de equipamentos de última geração que são referência mundial em competitividade e sustentabilidade.

Seguindo o propósito da Suzano – que é “renovar a vida a partir da árvore” – e o conceito de inovabilidade, que consiste na inovação a serviço da sustentabilidade, a fábrica será a mais verde do setor.

Para isso a unidade adotará a gaseificação da biomassa para substituição de combustível fóssil nos fornos de cal, um novo marco da Suzano em ecoeficiência. Como resultado, a empresa terá um excedente de aproximadamente 180 megawatts médios, energia que será exportada para a rede e que é suficiente para abastecer uma cidade com 2,3 milhões de habitantes por um mês.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.