23.8 C
Três Lagoas
sábado, 27 de abril de 2024

Congresso Brasileiro de Eucalipto acontecerá em maio

Em sua 5ª edição, o evento que trata dos principais temas em torno dos principais desafios e desenvolvimento do setor, será realizado em Vitória (ES), de 08 a 09 de maio

Nos últimos anos, o setor florestal, baseado em florestas plantadas vem ganhando reconhecimento pela sua importância e contribuição ao desenvolvimento econômico, social e ambiental do país. As plantações florestais têm promovido mudanças em economias regionais e locais, o que tem provocado o aumento das oportunidades de trabalho e o aquecimento da economia, além de propiciar a melhoria da qualidade ambiental.

O Brasil possui 9,94 milhões de hectares plantados de eucalipto, pinus e demais espécies para a produção de celulose, papel, painéis de madeira, pisos laminados, produção energética, biomassa, construção civil rural e urbana, acomodação de cargas, entre outros usos. As árvores plantadas são responsáveis por 90% de toda a madeira produzida para fins industriais no País – o restante vem de florestas naturais legalmente manejadas.

O estado do Espírito Santo possui a 9ª maior área plantada de eucalipto do Brasil com aproximadamente 258 mil ha e a primeira em termos percentuais com 5,6% do território estadual.  

A tendência observada nos últimos anos é a de que a expansão tende a continuar favorecendo ao grupo de espécies do eucalipto que representa 76% da área total de florestas plantadas no Brasil. Comparativamente as outras espécies florestais cultivadas, o eucalipto apresenta maior diversidade de uso, adaptação a diferentes ambientes naturais, maior velocidade de crescimento, maior desenvolvimento tecnológico e melhor retorno econômico, sendo assim, altamente competitivo.

Não obstante as condições favoráveis existem uma série de desafios como: adversidades climáticas; excessiva burocratização e morosidade do licenciamento ambiental de novos projetos florestais e industriais no país; elevadas exigências legais e de mercado; infraestrutura deficiente do País, entre outros.

Assim, pretende-se realizar o V Congresso Brasileiro de Eucalipto no sentido de discutir, sugerir e encaminhar alternativas que solucionem os principais desafios ao desenvolvimento desse setor, bem como mostrar os avanços tecnológicos, científicos e mercadológico e analisar os cenários prospectivos do complexo florestal brasileiro.

Os principais temas a serem abordados são: cenários e tendências do setor de florestas plantadas no brasil; mercado consumidor da madeira de eucalipto – desafios e soluções; inovação tecnológica e sustentabilidade no setor florestal; situação atual e perspectivas da aplicação do código florestal brasileiro; uso múltiplo de eucalipto em pequenas propriedades; mercado de créditos de carbono com reflorestamento; uso do eucalipto em sistemas agroflorestais de alta performance (ILPF – integração lavoura, pecuária e floresta). Nesse evento será também lançado o Plano de Desenvolvimento Florestal Capixaba (Madeira-ES).

Serviço – Saiba mais em: www.congressoeucalipto.com.br

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.