23.8 C
Três Lagoas
sábado, 27 de abril de 2024

Saída temporária de Páscoa de 108 detentos de penitenciária gera apreensão na Bahia

Um total de 108 detentos do Conjunto Penal de Lauro de Freitas, na Bahia, foram beneficiados esta semana com a “saidinha temporária” de Páscoa, medida que ainda é amparada pela legislação brasileira, apesar de recentes alterações propostas pelo Congresso Nacional.

A liberação provisória, ocorrida na última terça-feira (26) gerou preocupação entre moradores e turistas do município, que é vizinho a Salvador e possui infraestrutura relevante, como aeroporto, hotéis e praias populares.

Conforme uma matéria publicada pelo jornalista Davi Soares do Diário do Poder, as alterações na legislação de execução penal foram aprovadas na semana anterior pela Câmara dos Deputados e pelo Senado.

As modificações restringem o benefício aos detentos em regime semiaberto e quando a saída visa à educação do condenado, em cursos profissionalizantes, ensino médio ou superior.

Segundo informações do site Alô Juca, alguns dos beneficiados pela saidinha temporária são membros das facções criminosas Bonde do Maluco e Comando Vermelho.

Essa informação intensifica a apreensão da comunidade local, que teme pela segurança durante o período em que os detentos estarão fora da prisão.

A “saidinha temporária” é um tema controverso que gera debate entre especialistas em segurança pública e direitos humanos. Defensores da medida argumentam que ela contribui para a ressocialização dos presos, enquanto críticos alertam para o risco de reincidência criminal.

A situação em Lauro de Freitas ilustra a complexa discussão sobre o tema. É importante que as autoridades competentes monitorem os detentos durante o período de saidinha e que a comunidade esteja atenta a qualquer atividade suspeita.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.