23.3 C
Três Lagoas
quinta-feira, 9 de maio de 2024

Elon Musk: Comissão do Senado aprova convite para ouvir bilionário

A Comissão de Segurança do Senado aprovou na terça-feira (9) o convite ao empresário Elon Musk para participação de uma audiência pública sobre bloqueios e monitoramentos de perfis em redes sociais. A movimentação vem após ataques ao ministro Alexandre de Moraes, feitas pelo bilionário por meio do X (antigo Twitter).

Elon Musk fez diversas críticas a decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o bloqueio de perfis no X. No sábado (6), o empresário afirmou que não cumpriria determinações de Moraes, e reativaria as contas bloqueadas. Com isso, ele desrespeitou ordens judiciais adotadas em inquéritos contra ataques à democracia.

Moraes reagiu à declaração e estabeleceu uma multa diária de R$ 100 mil para cada perfil que o X reativar sem autorização, além de ordenar a abertura de investigação contra a plataforma. Musk também foi incluído no inquérito das milícias digitais.

Outros representantes são convidados

Representantes de outras redes sociais, como YouTube, Twitch, Instagram e Facebook, também devem ser ouvidos pela Comissão.

Elon Musk não fazia parte do pedido, mas foi incluído pelo senador Jorge Kajuru (PSB-GO) após o embate com o ministro. “Apresento aqui a sugestão de que, por videoconferência, também fosse ouvido pela nossa comissão o dono do Twitter em todo o mundo, que provocou toda esta discussão nas redes sociais, que é o Elon Musk”, disse.

Também na lista de convidados estão os ex-conselheiros jurídicos do Twitter Rafael Batista e Regina Lima, e a influenciadora Bárbara Destefani, investigada por disseminação de informações falsas em 2021.

O jornalista Michael Shellenberger também foi convidado. Ele divulgou trocas de e-mails entre funcionários do Twitter sobre decisões do ministro Alexandre de Moraes.

Elon Musk chama Alexandre de Moraes de “ditador brutal”

Musk retomou suas críticas ao ministro Alexandre de Moraes na noite de segunda-feira (8). Em uma de suas postagens, referiu-se a Moraes como um “ditador brutal” e afirmou que o ministro tem o presidente Lula “sob controle”.

O bilionário acusa Moraes de censura e de ameaçar prender funcionários da rede social no Brasil. Musk iniciou seus ataques contra Moraes no sábado (6) e ameaçou reativar os perfis de usuários bloqueados pela Justiça.

Nesta segunda-feira, Musk respondeu às publicações feitas pelos deputados federais Marcel van Hattem (Novo-RS) e Nikolas Ferreira (PL-MG). Ao interagir com o parlamentar gaúcho, o bilionário questionou por que o Congresso continua mantendo Moraes como ministro.

Confira um trecho da reportagem publicada pela Eu Quero Investir:

Por Beatriz Boyadjian, Eu Quero Investir

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.