22.1 C
Três Lagoas
terça-feira, 30 de abril de 2024

Em Aparecida do Taboado, Dia da Oportunidade promove capacitações e fomento ao empreendedorismo

Feira com empresários locais e palestras também fizeram parte do evento realizado pelo Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora, em parceria com a Prefeitura

Mais de 200 pessoas participaram nessa terça-feira (16), do Dia da Oportunidade em Aparecida do Taboado, na região Costa Leste de Mato Grosso do Sul. Realizada na Feira do Produtor, a ação foi uma iniciativa do programa Cidade Empreendedora, executado pelo Sebrae/MS, em parceria com a Prefeitura Municipal, e levou para o público uma ampla programação composta por feira com empreendedores locais, sessão de negócios e capacitações gratuitas nas áreas de tecnologia, vendas, atendimento, marketing digital e empreendedorismo.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente, Fátimo Dias, essa foi mais uma iniciativa de grande impacto levada pelo programa Cidade Empreendedora para o município. Um trabalho que tem trazido mudanças positivas no cenário empresarial com novas oportunidades. “O programa nos norteou a ter uma ação mais eficaz, principalmente, nas conexões corporativas, mostrando para as pequenas empresas que é plenamente possível vender para as grandes indústrias. O Sebrae nos ajudou muito nisso e agora temos certeza de quais caminhos devemos trilhar. Somos muito gratos”, expôs o secretário.

Segundo a gerente regional do Sebrae/MS, Josi Signori, o Dia da Oportunidade trouxe conhecimento para que os empreendedores possam melhorar o negócio. Aparecida do Taboado se destaca em diferentes setores, como comércio, indústria e agropecuária, e, de acordo com ela, viabilizar o crescimento dessas áreas tem sido possível graças a um trabalho conjunto com a Prefeitura Municipal e lideranças locais.

“O programa Cidade Empreendedora desenvolve o comércio local de diferentes maneiras. Levamos conhecimento, mas também melhoramos o ambiente de negócios para que as empresas possam crescer e isso só tem sido possível com o apoio de parceiros como a prefeitura, o Sindicato Rural e a Associação Comercial. Além disso, também demos um passo importante hoje firmando parceria com grandes empresas locais para que os pequenos negócios tenham oportunidade de fornecer produtos e gerar mais renda”, pontuou Signori.

Na solenidade de abertura do Dia da Oportunidade, o Sebrae/MS assinou um termo de parceria técnica com as empresas âncoras Castelli Embalagens, NC Company e Eucapinus para a realização de um trabalho em conjunto voltado para fomentar o encadeamento produtivo na região, qualificando as pequenas empresas locais que possam se tornar fornecedoras dos empreendimentos. Com a conexão corporativa, o objetivo é viabilizar o aumento da competitividade da cadeia produtiva como um todo e o desenvolvimento do território.

Para o presidente da Associação Comercial e Industrial de Aparecida do Taboado, Fabio Garcia de Queiroz, esse é mais um passo importante para os comerciantes do município. Na data, ele enfatizou como o trabalho feito pelo programa Cidade Empreendedora mudou a rotina dos empreendedores. “O programa tem sido um marco em nossa cidade, trazendo muitos benefícios para o nosso comércio. Hoje os nossos empresários sabem como comprar, precificar e divulgar seus produtos e serviços, além de atenderem melhor seus clientes, o que fez toda a diferença”, disse.

Com a proposta de melhorar ainda mais o apoio ao comércio local, durante a abertura do evento também houve a entrega de um kit para a Sala do Empreendedor do município, composto por um notebook e camisetas. A Sala do Empreendedor desempenha um papel importante de apoio aos pequenos negócios locais esclarecendo dúvidas e ajudando na regularização dos empreendimentos, além de dar suporte ao Microempreendedor Individual (MEI).

Qualificação para os empreendedores

A principal atração do Dia da Oportunidade foi a palestra magna com o escritor, consultor e palestrante especialista em varejo e consumo Fred Rocha, que expôs os sete passos que devem ser seguidos pelos empresários para aumentar as vendas, conquistar clientes e revolucionar os negócios.

O evento também trouxe outras sete capacitações com temas fundamentais para a qualificação dos empreendedores: “Correios – Entrando no mundo do E-commerce: Soluções logísticas para a redução dos custos”; “Atendimento como maior diferencial”; “Energia renovável – investindo com segurança e garantindo economia”; “Cinco pilares básicos da inteligência emocional”; “Faça a aplicação do storytelling e aprenda a contar boas histórias”; “Quero vender mais e agora?” e “Primeiro emprego para jovens”.

Além de obter conhecimento, os participantes também puderam conferir os produtos expostos na Feira de Negócios por cerca de 20 empreendedores. Uma das expositoras, Carina Souza de Freitas, representou a loja de pelúcias e presentes “Sapotis”, com itens inspirados na fauna brasileira e atualmente vendidos em todo o Brasil, via e-commerce.

“Eu morei em Campo Grande por 15 anos e trabalhei em fazendas de ecoturismo na região de Bonito. Por isso meu interesse em vender itens que remetessem à fauna brasileira e em especial os animais que vivem em nosso Estado e no Pantanal. O Sebrae me inspirou a empreender e me ajudou desde os primeiros passos. Em 2020 eu participei do Programa Sebrae Delas e depois fiz o Empretec. A gente muda muito o jeito de pensar quando temos esse suporte todo. Desde então nunca mais eu deixei de participar dos eventos”, comemora.

Em um dos estandes mais visitados da Feira, a artesã Fabiana Maria da Silva foi exemplo de empreendedorismo. Ela possui uma limitação física: não possui os movimentos das mãos, mas usa a boca para executar pinturas em tecidos, toalhas e fraldas, encantando a todos com seu bom gosto. “Eu comecei em 2005 e fiquei interessada em aprender cada vez mais, por isso tenho que agradecer ao Sebrae que me ajudou a crescer profissionalmente. Eu consegui superar minhas limitações e ser reconhecida no que eu faço, porque meus produtos são expostos e conhecidos hoje em dia. Eu aconselho as pessoas a não ficarem acanhadas: ‘saia da toca’ e mostre o que você sabe fazer e o que você pode alcançar!”, sugere.

Sessão de Negócios

O Dia da Oportunidade também permitiu o networking entre os empresários de Aparecida do Taboado e o acesso a novos mercados com a realização de uma Sessão de Negócios que reuniu 25 participantes. Na data, entre as empresas âncoras presentes esteve a Arauco SA, representada pelo gerente de Relações Institucionais e ESG da Arauco Brasil, Theofilo Militão.

Como a fábrica de celulose chilena irá construir uma planta na cidade de Inocência, impactando toda a região da Costa Leste, o gerente apresentou a palestra “Os grandes investimentos da Arauco”, expondo as principais demandas por prestação de serviços e entrega de produtos como forma de evidenciar as oportunidades que as empresas locais terão de se tornarem fornecedoras.

Durante o encontro, os empreendedores locais também tiveram a chance de expor produtos e serviços para representantes de grandes empresas que atuam na cidade e região. Uma das participantes, Gláucia Lisboa, estava pela terceira vez em um evento semelhante, representando um escritório de contabilidade. “Para nós que prestamos serviços para as empresas âncoras é muito importante conectarmos nossos clientes e oferecer os nossos serviços. A sessão de negócios promove muito networking e isso é muito importante nos dias de hoje”, avalia.

Outro participante, Jardel Gianini Alves, empreende com uma tornearia e um depósito de gás. “Esse contato com as empresas grandes permite que possamos apresentar nossos negócios, pois muitas vezes as soluções estão aqui em nossa cidade mesmo. Eu recomendo a todos os empresários participarem desses encontros”, pontuou.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800 ou por meio do site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.

ASN MS

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.