30.9 C
Três Lagoas
terça-feira, 30 de abril de 2024

Tecnologia campo-grandense gera rentabilidade e cai nas graças de grandes pecuaristas do Brasil

Dispositivo chamado de H2OX é de fácil administração, evita grandes manejos de bovinos e facilita o trabalho do operador

Incrementar os ganhos e a produtividade do rebanho com facilidade de manejo, essa é a proposta de um novo produto desenvolvido por uma indústria de Mato Grosso do Sul. O veterinário Pedro Cucco durante todas as visitas aos pecuaristas sempre ouviu que a principal dor do fazendeiro era tentar aumentar a lucratividade e reduzir as de uma forma prática e, se possível, com diminuição do trabalho dos seus colaboradores.

Pedro, que está há 4 anos no mercado agrícola à frente da AgroQuantum, após anos de pesquisa e interação com clientes, desenvolveu uma nova tecnologia de equilíbrio ambiental baseada na física, que usa a água como condutora de informações que equilibrará o sistema, incluindo os animais inseridos no todo. “Nosso objetivo como empresa é oferecer soluções práticas para os nossos clientes, através de estudos e produtos que gerem rentabilidade”. A tecnologia consiste em um produto quântico cujo objetivo é reduzir fatores ambientais que diminuem a produtividade do sistema, tais como: sodomia, parasitas, diarreia, baixo índice de prenhez, entre outros. E o melhor: a sua utilização é muito prática, inovadora e patenteada: através da água de bebida dos animais.

O dispositivo chamado de H2OX é de fácil administração, evitando grandes manejos de bovinos e facilitando o trabalho do operador. Para seu funcionamento é necessário apenas colocá-lo no fundo do bebedouro dos animais, onde estimulará o sistema pecuário através da condutividade da água por aproximadamente dois meses. Sua carenagem é produzida por impressoras 3D, em Campo Grande. “Somos uma empresa do Estado e quando podemos damos prioridade para que nossos insumos sejam oriundos daqui”, explica o empresário.

A pecuarista Veridiana Ribeiro conta que teve acesso ao produto em 2023. “iniciamos o uso do H20X nas propriedades que administro. O que mais me chamou a atenção inicialmente foi a facilidade de administração do produto: Inserir o H20X no bebedouro de água dos animais facilita muito o manejo, além da certeza que os animais estarão sendo tratados diariamente”, explica.

Para a pecuarista, os resultados obtidos com os produtos foram muito satisfatórios. “A sanidade dos animais no geral melhorou muito com o controle parasitário do ambiente, além de diminuir a necessidade de recolher os lotes no mangueiro para manter o controle de parasitas, o que diminui muito o stress do rebanho. Diminuímos a mortalidade dos bezerros, pois na propriedade tínhamos muito problema com diarreia. Já tivemos melhora também no índice reprodutivo das fêmeas na última estação de monta e no controle de sodomia dos machos que não são castrados”, ressalta.

Produzido 100% em Mato Grosso do Sul, este produto também vem sendo utilizado por pecuaristas de outros estados. Hoje ele já se encontra em propriedades do Mato Grosso, São Paulo e Paraná. Além disso, ganhou um prêmio de melhor trabalho científico em congresso que ocorreu em 2023 nos Estados Unidos da América (EUA), onde apresentou resultado no controle de parasitas em um local conhecido do campo-grandense: O Parque das Nações Indígenas, um dos maiores parques urbanos do mundo.

“Novas tecnologias são resultado das grandes dificuldades que encontramos no uso de moléculas químicas e produtos que vemos há anos no mercado agropecuário. Hoje em dia se vê muita resistência microbiana e parasitária. É necessária a evolução do setor, buscando soluções muito além das conhecidas; novas ideias que sejam colocadas em prática através de produtos inovadores”, ressalta o médico veterinário, Pedro Cucco.

A tecnologia H2OX é comercializada em seis apresentações, cada uma focada em um tipo de sistema, que refletirá no desempenho dos animais. As soluções variam entre controle de estresse, aumento de rendimento dos animais e diminuição da incidência de diarreia em bezerros, entre outros. Os produtos H2OX são comercializados pelo Grupo Aguapé, distribuidor de insumos agropecuários de Campo Grande-MS que atende o Brasil inteiro. O telefone para contato é o (67)3387-2220

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.