23.2 C
Três Lagoas
sábado, 20 de julho de 2024

Senai inaugura contêineres em Inocência com treinamentos para atender indústria de celulose

Com a proposta de viabilizar a qualificação profissional em todo Mato Grosso do Sul, o Senai inaugurou, na última sexta-feira (05/07), quatro contêineres educacionais em Inocência. Inicialmente, serão oferecidas 150 vagas de treinamento gratuito, em parceria com a Arauco e a prefeitura, para atender a demanda industrial do município.

Durante a cerimônia de inauguração das unidades, o diretor-regional do Senai, Rodolpho Caesar Mangialardo, destacou a relevância da parceria para impulsionar um salto de desenvolvimento na região. “A indústria traz uma grande revolução positiva na cidade. O Senai pode e vai atender em todas as etapas de instalação. Estamos sempre de portas abertas para montar estruturas. Por mais que não tenhamos uma estrutura física de alvenaria hoje aqui no município de Inocência, temos a facilidade de trazer carretas e contêineres para atender com a mesma qualidade que atendemos em uma unidade física”.

Neste momento, as qualificações buscam atender a fase de preparo de área (terraplanagem) e futuras obras da fábrica da Arauco. A expectativa é gerar, em média, 12 mil empregos nesta etapa.

Com previsão de investir R$ 15 bilhões no Estado, a Arauco prepara a área que abrigará o complexo do Projeto Sucuriú. A fábrica deve iniciar a operação em 2028. O grupo chileno é um dos maiores conglomerados industriais no mercado global nos setores de celulose, produtos de madeira, reservas florestais e bioenergia.

O coordenador de Relações Institucionais e ESG da Arauco, Márcio Roberto Couto, destaca que a qualificação de mão de obra é uma reivindicação da população. “Nosso objetivo é que a comunidade local seja parte efetiva do Projeto e é fundamental que a população tenha condições de se preparar para essas oportunidades. Pensando nisso, estamos em diálogo constante com o Sistema S, a Prefeitura de Inocência e o Governo de Mato Grosso do Sul, para buscar soluções de qualificação profissional no atendimento das demandas de grandes empresas envolvidas na construção ou das que surgirem a partir do desenvolvimento da região”.

Para o prefeito de Inocência, Antonio Angelo Garcia dos Santos, a parceria representa perspectiva profissional. “É muito importante que o Senai venha para cá e traga ensinamentos para nossos jovens. Para a população participar desse grande investimento, nós precisamos adquirir conhecimentos. Então, com o Senai e o apoio da Fiems nós vamos ter condições de colocar grande parte da população para trabalhar na fábrica. É o sonho de cada cidadão ter um emprego. Eu estou muito feliz com essa parceria”.

Treinamentos

As aulas das turmas para os cursos de sinaleiro de vias e motorista de caminhão basculante começaram na última segunda-feira (01/07). Ainda estão com inscrições abertas os treinamentos para operador de trator, operador de retroescavadeira e operador de motoniveladora. Depois de formada, a mão de obra estará, então, habilitada para atuar na etapa de terraplanagem do projeto e atender as terceirizadas contratadas pela indústria.

Os interessados devem estar em Inocência presencialmente no período de realização dos cursos.

Confira as datas e documentos necessários para a matrícula dos treinamentos:

Operador de Trator (das 13h às 17h – início das aulas 29/07/2024)

  • CPF / RG
  • Comprovante de Residência
  • Comprovante de Escolaridade (Ensino Fundamental Incompleto)
  • CNH B

Operador de Retroescavadeira (das 19h às 22h10 – início das aulas 29/07/2024)

  • CPF / RG
  • Comprovante de Residência
  • Comprovante de Escolaridade (Ensino Fundamental Incompleto)
  • CNH B

Operador de Motoniveladora (das 19h às 22h10 – início das aulas 12/07/2024)

  • CPF / RG
  • Comprovante de Residência
  • Comprovante de Escolaridade (Ensino Fundamental Incompleto)
  • CNH B

Mais informações e matrículas pelo telefone (67) 99263-9000

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.