28.9 C
Três Lagoas
domingo, 20 de abril de 2025

Qualificação profissional impulsiona contratações na colheita da soja em MS

Para atender a demanda da safra em MS, o SENAR oferece cursos e capacitação gratuitos para trabalhadores

A colheita da soja, realizada entre os meses de fevereiro e março em Mato Grosso do Sul, gera um grande volume de contratações temporárias no setor agrícola. No entanto, um dos desafios enfrentados pelos produtores é a escassez de mão de obra qualificada para operar as máquinas e garantir um trabalho eficiente no campo. Para suprir a demanda o SENAR-MS oferece cursos e capacitações de trabalhadores após a safra.

Em Chapadão do Sul, um dos cinco maiores produtores de soja de Mato Grosso do Sul, a demanda por profissionais capacitados é evidente e deu iniciativa a qualificação profissional.

Segundo Pábulo Perin, gerente das fazendas Caçula e Vó Judite, aqueles que buscam capacitação têm mais chances de conseguir uma vaga e crescer na profissão.

“Aqui na nossa região, nós sofremos com escassez de mão de obra qualificada. Nesse período de safra de soja, eu contrato trabalhadores temporários, faço uma avaliação e efetivo aqueles que possuem alguma qualificação ou que buscam por capacitação, como eu fiz, até me tornar gerente”, disse.

Pábulo realizou cursos do SENAR-MS, entre eles, Gestão do Negócio Rural, Prevenção de Acidentes com Defensivos Agrícolas, Manutenção de Colheitadeiras, entre outros. Em 2011, Pábulo começou a trabalhar nas fazendas como técnico agrícola no ramo de grãos e conta que as qualificações foram muito importantes para que conquistasse o cargo de gerente.

“As qualificações do Senar/MS são muito importantes, principalmente para quem gerencia propriedades, trabalha com maquinários e possui armazém próprio”, conclui o gerente.

CAPACITAÇÃO

Com o objetivo de suprir essa demanda por profissionais qualificados, o Senar/MS disponibiliza diversos cursos gratuitos, tanto presenciais quanto a distância. Essas capacitações são voltadas principalmente para trabalhadores do setor de grãos e abordam temas fundamentais, como:

  • Prevenção de Acidentes com Máquinas Agrícolas
  • Agricultura de Precisão na Colheita
  • Armazenagem e Manutenção de Grãos
  • Manutenção de Máquinas e Implementos Agrícolas
  • Operação Segura de Colheitadeiras

Os interessados podem acessar os cursos online por meio da plataforma ead.senarms.org.br ou buscar informações nos Sindicatos Rurais da região.

Além disso, o SENAR-MS também oferece o programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), que proporciona acompanhamento especializado às propriedades rurais. Essa iniciativa permite a aplicação de técnicas mais eficientes na produção, reduzindo custos e otimizando o trabalho no campo.

OPORTUNIDADES

A colheita da soja representa um dos períodos mais importantes para a economia do agronegócio em Mato Grosso do Sul, movimentando milhões de reais e gerando empregos temporários para operadores de máquinas, motoristas e técnicos agrícolas. Profissionais bem preparados têm mais chances de garantir uma vaga e até mesmo conquistar posições fixas dentro das propriedades.

Diante desse cenário, investir na qualificação profissional não só amplia as possibilidades de inserção no mercado de trabalho, como também contribui para o crescimento sustentável do setor agropecuário em Mato Grosso do Sul.

COLHEITA

De acordo com informações do Projeto SIGA-MS, executado pela Aprosoja/MS, nessa semana, a colheita da safra de soja 2024/2025 alcançou 38% da área acompanhada, o que corresponde a mais de 1,7 milhão de hectares.

A região sul já colheu 45,4% da área total; seguida pela região centro, com 33,9% da área total, e da região norte, com 19,5% de área total colhida.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.