34.7 C
Três Lagoas
domingo, 23 de março de 2025

Inocência sedia evento para atrair fornecedores à megafábrica de celulose da Arauco

Projeto Sucuriú, da Arauco, atualmente conta com 3,8 mil trabalhadores e tem investimento de US$ 4,6 bilhões

Com um investimento de US$ 4,6 bilhões, o Projeto Sucuriú, da Arauco, consolida Inocência como um dos principais polos de celulose de Mato Grosso do Sul. Atualmente, 3.800 trabalhadores atuam diretamente na construção da nova fábrica, que, ao longo das obras, deve gerar 14 mil empregos. No entanto, a demanda por mão de obra e serviços essenciais, como limpeza, alimentação, moradia e transporte, tem superado a oferta disponível no município.

Para suprir essa necessidade e atrair fornecedores, a cidade sediou, nesta quinta-feira (13), o evento Supplier Day, promovido pela Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) em parceria com a Valmet, empresa responsável pela construção da fábrica.

O encontro reuniu mais de 200 participantes, entre eles empresários de Mato Grosso do Sul e de estados vizinhos, como Goiás, São Paulo, Minas Gerais e Piauí. Com o objetivo de conectar fornecedores à cadeia produtiva da nova indústria, o evento ampliou a edição anterior, realizada no dia 11 em Campo Grande, que contou com 150 participantes.

EXPANSÃO ECONÔMICA

Representando o secretário Jaime Verruck, o assessor de Logística da Semadesc, Lúcio Lagemann, apresentou a palestra “Características da Celulose em MS”, destacando o impacto econômico do setor e as oportunidades para pequenas e médias empresas. “A indústria da celulose está transformando a economia regional. A Valmet e a Arauco demonstram sensibilidade ao integrar o comércio local e incentivar pequenos negócios. Nossa missão é apoiar essas empresas, pois são elas que geram a maior parte dos empregos e movimentam a economia de Mato Grosso do Sul”, afirmou.

O gerente de Comunicação da Arauco Brasil, Diego Marques, reforçou o compromisso da empresa com o desenvolvimento sustentável e a valorização da comunidade local. “O Projeto Sucuriú representa mais do que uma fábrica: é um impulso para o crescimento regional. Nosso propósito é gerar oportunidades além da produção de celulose, fortalecendo pequenos e médios negócios”, destacou.

Já o gerente de Suprimentos da Valmet, Rogério Meirelles, esclareceu o perfil de fornecedores buscados neste momento. “Precisamos de empresas de pequeno e médio porte para serviços de construção, montagem, tornearia, caldeiraria e acearia, além de prestadores para alimentação, abastecimento de combustível e serviços mecânicos”, explicou. Segundo ele, a Valmet deve iniciar as obras da planta industrial ainda neste semestre, logo após a conclusão da terraplenagem.

FORNECEDORES E INVESTIDORES

Durante o evento, os participantes tiveram acesso às exigências administrativas, diretrizes de ESG e protocolos de segurança necessários para atuar no projeto. O encontro também possibilitou um amplo networking entre empresários interessados em fornecer produtos e serviços para a fábrica.

O diretor-superintendente do Sebrae/MS, Cláudio Mendonça, destacou a importância da parceria entre Semadesc, Arauco, Valmet e a Prefeitura de Inocência. “O Supplier Day foi um sucesso e demonstra a força da colaboração entre setor público e privado para impulsionar os pequenos negócios na região”, afirmou.

Empresários viram no evento uma oportunidade para expandir seus negócios. O empreendedor Lucas Tonet, do setor de alimentação em Jaraguari, elogiou a iniciativa. “Foi um evento muito produtivo, que nos permitiu conhecer novas empresas e entender melhor o impacto da Arauco em Inocência. Estou avaliando a possibilidade de investir na cidade e expandir minha atuação para atender à demanda gerada pela fábrica”, revelou.

Com o avanço do Projeto Sucuriú e o crescimento da demanda por serviços e infraestrutura, Inocência se firma como um polo estratégico para novos investimentos, impulsionando o desenvolvimento econômico de toda a região leste de Mato Grosso do Sul.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.