25.4 C
Três Lagoas
terça-feira, 2 de junho de 2026

Com 1.348 empresas abertas em maio, MS deve quebrar recorde do ano passado nos próximos meses

A Jucems (Junta Comercial de Mato Grosso do Sul) registrou a abertura de 1.348 empresas no mês de maio, demonstrando um crescimento consistente da economia sul-mato-grossense. Em janeiro de 2025, pela primeira vez, a Jucems contabilizou mais de mil empresas abertas no mês e com apenas duas exceções (novembro e dezembro do ano passado) esse limite tem sido superado.

Em 2023, também pela primeira vez desde início da série histórica (janeiro de 2000), foram abertas mais de 10 mil empresas no ano. Esse teto pode ser superado já nos próximos meses, considerando que até maio a Jucems já ultrapassa 7,7 mil novos registros, com média de 1.542 empresas abertas a cada mês.

“Os números são positivos. A Jucems vem facilitando o processo de aberturas de empresas, com a digitalização de todas as etapas, através de capacitações, novas tecnologias de forma a simplificar e agilizar esse registro empresarial. Estamos com números positivos e acreditamos que, para 2026 e até o final do ano haverá um crescimento expressivo da economia do Estado. A Jucems continuará investindo em tecnologia e aprimoramento nas suas qualificações”, disse o diretor presidente da Jucems, Nivaldo Rocha.

Em maio o setor de Serviços continuou liderando o número de novas empresas com 1.008 registros, seguido do Comércio (299) e Indústria (41). No acumulado do ano, os Serviços somam 5.953 novos registros, Comércio 1.546 e Indústria 213, totalizando 7.712 empresas.

Os subsetores da economia com mais demanda por novos negócios em maio foram: Serviços Combinados de Escritório e Apoio Administrativo (59), Holding de Instituições Não-Financeiras (48), Atividade Médica Ambulatorial Restrita a Consultas (44), Atividades de Intermediação e Agenciamento de Serviços e Negócios em Geral (31), Promoção de Vendas (30), Preparação de Documentos e Serviços Especializados de Apoio Administrativo (28), Atividades de Consultoria em Gestão Empresarial (27), Atividades de Psicologia e Psicanálise (26), Serviços de Engenharia (25) e Comércio Varejista de Artigos do Vestuário e Acessórios (24).

Na distribuição regional dos novos negócios no mês de maio, Campo Grande liderou com 579 registros, seguido de Dourados (126), Chapadão do Sul (111), Três Lagoas (73), Naviraí (32), Corumbá (30), Maracaju (29), Nova Andradina (28), Inocência (20), Sidrolândia (18), Paranaíba (16), Rio Brilhante (15), Aquidauana e Costa Rica (11).

(*) João Prestes

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.