28.7 C
Três Lagoas
quinta-feira, 9 de julho de 2026

Encontro marcado com Fernando Pessoa no Teatro da Caixa

07/09/2003 18h24 – Atualizado em 07/09/2003 18h24

Foram pensamentos que se pudessem revelá-los e fazê-los viver, apresentariam nova luminosidade às estrelas. Nova beleza ao mundo e maior amor ao coração dos homens”. São versos de Fernando Pessoa em “O Eu Profundo”. É sobre esse gênio da literatura que o autor e ator Paulo César Oliveira criou o monólogo “Encontro com Fernando Pessoa”.

Segundo ele, a idéia de escrever o monólogo surgiu da maturidade como profissional de teatro. “Estava sem fazer teatro e queria voltar a fazer um trabalho que falasse algo atual às pessoas e, ao mesmo tempo, que tivesse uma beleza, uma poesia, que não fosse uma visão amarga, cruel”, explica Paulo.

A escolha pelo escritor Fernando Pessoa foi um acaso. Em 1974, Paulo apresentou um espetáculo musical chamado “Fernando Pessoa”, onde vários atores declamavam poemas. “Tanto e elenco quanto a platéia elogiavam a minha participação como Fernando Pessoa, mas, na verdade, eu não era ele, todos eram. Então eu percebi que o diretor intencionalmente tinha jogado com a minha figura” revela orgulhoso.

Além da semelhança física, o ator lê a obra de Pessoa desde sempre. Esse trabalho é resultado de um ano de pesquisas na Biblioteca Nacional. “Pesquisei toda a obra dele, a vida, li todos os livros, inclusive o ‘Desassossego’ que é o grande livro de prosa”, conta Paulo.

“Fernando Pessoa é o escritor de todos os tempos. Além de ter escrito em português, ele escreveu em inglês, pois foi criado na África do Sul e tirava notas ótimas”, afirma. Segundo Paulo, existe um livro que contém alguns boletins do escritor que mostra as notas máximas em línguas. “Ele largou os estudos e não se formou, mas começou uma brilhante carreira literária que só ele e a roda dele conhecia, pois ele era pobre”.

Paulo conta que sua intenção como o monólogo é que a platéia sinta, em pouco tempo, toda a densidade da obra e entenda coisas sobre ele, como ele era em casa, com os amigos, a história de ele criar heterônimos. “Isso é de uma genialidade. Ele mesmo considerava que não tinha uma personalidade só. Essa multiplicidade de almas era a grande marca dele”, assegura o ator.

Encontro com Fernando Pessoa

Com Paulo César Oliveira. Direção de Jacqueline Laurence.

Dias 5, 6 e 7 de setembro, sexta e sábado às 21h e domingo às 20h.

Local: Teatro da Caixa

Endereço: Setor Bancário Sul – quadra 4 lote 3/4

Telefones: recepção 414-9448, bilheteria 414-6456

Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia para estudantes, pessoas com mais de 65 anos, funcionários CAIXA e FUNCEF, e quem doar um quilo de alimento)

Censura: 14 anos.

Fonte: Rádio Brás

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.