28/01/2003 13h24 – Atualizado em 28/01/2003 13h24
ATENAS, Grécia – Uma poucas assinaturas, em um escritório na Suíça, e está tudo pronto: metade da fortuna dos Onassis passarão a Athina Roussel, a neta do falecido magnata grego Aristóteles Onassis, que completará 18 anos de idade na próxima quarta-feira.
Athina passará a controlar entre 700 milhões e um bilhão de dólares, o que a tornará uma das adolescentes mais ricas do mundo.
A jovem, cuja vida tem sido marcada por tragédia, raramente dá entrevistas, e parece prezar tanto a privacidade quanto seu avô amava estar sob o foco dos holofotes.
O magnata morreu em 1975, aparentemente de desgosto, dois anos depois de ter perdido seu filho Alexander, num desastre aéreo.
Sua outra filha, Christina, morreu em 1988, deixando Athina, aos 3 anos.
A menina foi criada na Suíça por seu pai, o francês Thierry Roussel, e sua madrasta sueca.
A fortuna de Onassis foi partida em dois: a herança da mãe de Athina e a Fundação de Beneficência Pública Alexander S. Onassis, que controla os negócios marítimos da família e uma vasta rede de organizações de caridade.
Roussel e a fundação travaram ásperas batalhas nos tribunais de Justiça, trocando acusações de má administração, enriquecimento ilícito e difamação.
O francês chegou a acusar os curadores gregos da fundação de conspirar para seqüestrar sua filha.
Athina não esteve envolvida diretamente nos imbróglios, mas, para muitos gregos, ela é culpada de omissão.
Suas visitas à Grécia têm sido rápidas e cada vez mais espaçadas – a mais recente ocorreu em 1999.
“Eu quero esquecer o sobrenome Onassis”, disse a jovem à revista italiana Oggi, em 1998. “Ele é a causa de todos os problemas”.
Mas é também a fonte de sua vasta fortuna, que inclui ouro, obras-primas das artes plásticas, propriedades na França, na Inglaterra, na Suíça e na Argentina, e uma ilha particular na Grécia, com uma mansão onde Jacqueline Kennedy Onassis, a ex-primeira-dama dos Estados Unidos e segunda mulher de Onassis gastou rios de dinheiro em decoração.
Especulações sobre a vida de Athina têm pipocado na imprensa – principalmente nos tablóides. Uma delas dá conta de um romance entre a adolescente e o brasileiro Álvaro de Miranda Neto, detentor de uma medalha olímpico de hipismo e que tem 29 anos.
Os rumores sobre essa relação não foram desmentidos pela família, segundo um porta-voz dos Roussel.
O próximo passo dinástico de Athina será quando completar 21 anos, data em que poderá reinar também sobre a fundação que controla a outra metade do império dos Onassis.
Mas isso ainda não é uma certeza. A junta de diretores da fundação indicou que pode se opor à posse de Athina na presidência da organização.
O atual presidente da junta, Stelios Papadimitriou, recusou-se a fazer comentários sobre o assunto.
Fonte: Associated Press