19.9 C
Três Lagoas
sábado, 20 de junho de 2026

Comitê confirma que Três Lagoas seguirá decreto estadual, mas mantém aulas híbridas

Apesar dos casos entre docentes ter aumentado, cidade decidiu manter aulas mistas

O Comitê de Enfrentamento à Covid de Três Lagoas se reuniu na tarde de ontem, 11, para traçar estratégias para o combate à doença, que avança pela cidade.

Segundo boletim divulgado ontem, não há mais leitos de UTI para acometidos pela Covid em Três Lagoas.

Desta forma, e ponderando que o Decreto Estadual não pode ser revisto ou descumprido por nenhum município, os integrantes do Comitê se reuniram para esclarecer as dúvidas de alguns setores especialmente sobre o toque de recolher e definirem outras ações.

TOQUE DE RECOLHER

De acordo com o decreto estadual, o toque de recolher de Três Lagoas passará a ser das 20h às 05h ficando, nestes horários, vedada a circulação de pessoas e de veículos, salvo em razão de trabalho, emergência médica ou urgência inadiável.

De acordo com o documento, neste tempo poderão funcionar os serviços de saúde, os serviços de transporte, os serviços de alimentação por meio de delivery, as farmácias/drogarias, as funerárias, os postos de gasolinas e as indústrias; e os supermercados e congêneres.

Já aos sábados e domingos, o regime especial de funcionamento das atividades e serviços que não sejam classificados como de natureza essencial, os quais somente poderão manter-se em funcionamento e abertos ao público no período das 5 às 16h.

“O comitê não tem poder de desautorizar o decreto estadual, sendo assim decidimos seguir todas as normas incluindo o toque de recolher às 20h e a diminuição do numero de participantes nos Buffets que passarão de 200 para 50 no novo decreto”, disse a presidente do Comitê, Angelina

Por recomendação do Comitê o Balneário Municipal Miguel Jorge Tabox não funcionará no domingo (14), afim de evitar aglomerações e o descumprimento do decreto estadual.

AUMENTO DA FISCALIZAÇÃO

Outro assunto tratado durante a reunião desta quinta-feira foi o aumento e intensificação dos Órgãos de Segurança Estadual e a ampliação de fiscais municipais que passarão a circular com mais vigor pelas ruas de Três Lagoas.

“Esse foi um ponto importante que, como comitê, trabalhamos com intensidade ouvindo a população. Conversamos pessoalmente com os órgãos para que com essa união de forças possamos intensificar o cuidado para diminuirmos a proliferação da Covid-19 com aglomerações”, disse o Promotor de Justiça, Moisés Cassaroto.

TESTES EM CRIANÇAS

Angelina e o presidente da Câmara de Vereadores, Cassiano Rojas Maia, levantaram durante a reunião a necessidade de sensibilizar os profissionais de saúde para aumentarem a testagem do vírus em crianças, visto que há novas evidências no Brasil da COVID-19 pediátrica.

“Atualmente há mais evidências que há um ano sobre a Covid-19 também acometer as crianças. Sensibilizando os profissionais a fazerem mais testagens mediante a uma febre, por exemplo, teremos uma resposta mais imediata sobre os casos”, disse Angelina.

O médico da Vigilância Sanitária, Dr. Vinícius de Jesus Rodrigues Neves, atentou também sobre a importância de os vacinados e os já infectados continuarem a manter os cuidados de higiene e proteção como o uso de máscaras.

“Precisamos sempre lembrar e informar as pessoas que não é por que elas estão vacinadas ou já positivaram para a doença que não podem contrair o vírus novamente e com uma maior força considerando as novas variantes que existem. O cuidado deve ser mantido para o bem da pessoa e da sociedade”, disse.

ESCOLAS MUNICIPAIS E PRIVADAS

Além disso, os membros do Comitê optaram por manter as aulas no formato híbrido nas Escolas Municipais e Privadas.

“Os critérios de avaliação continuarão para que possamos estar atentos aos resultados que no momento são positivos com as escolas seguindo as regras dos Órgãos e da Vigilância Sanitária”, disse o promotor.

Números do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (SINTED), entretanto, mostram que 27 profissionais da educação já testaram positivo para Covid; destes, três estão internados em UTI. Outros 34 são considerados casos suspeitos.

Dentre os casos positivos, 20 são da rede municipal e sete, da rede estadual. Os números incluem casos de Três Lagoas e Selvíria.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.