Em duelo direto na luta pelo título brasileiro, Flamengo e Cruzeiro empataram em 0 a 0 na noite desta última quinta-feira (2), no Maracanã. Mesmo sem gols, o confronto correspondeu às expectativas, com grandes chances criadas de ambos os lados.
O placar zerado acabou favorecendo o Palmeiras, que venceu o Vasco na quarta-feira (1º) e voltou a colar no líder, com 52 pontos e um jogo a menos. O Flamengo lidera com 55 pontos em 25 jogos, enquanto o Cruzeiro, em terceiro, soma 51 pontos em 26 partidas.
O Jogo
Mesmo sem marcarem gols, Flamengo e Cruzeiro, somados, finalizaram mais de 20 vezes ao gol, fazendo com que os goleiros Rossi e Cássio, respectivamente, fossem os grandes destaques do confronto. A partida também marcou o recorde de público do Campeonato Brasileiro: 72.565 torcedores estiveram presentes no Maracanã.
Aos poucos, o Rubro-Negro impôs seu ritmo no Maracanã. Nas melhores chances da primeira etapa, os uruguaios Varela e De Arrascaeta, em sequência, perderam oportunidades de abrir o placar.
A resposta do Cruzeiro veio logo depois. Em jogada de Kaiki Bruno pela esquerda, o lateral encontrou Kaio Jorge, que finalizou para a defesa de Rossi. Na continuação do lance, o goleiro argentino evitou o gol de Christian, em bola que ficou viva dentro da área.
A segunda etapa começou com o Flamengo tendo o domínio da posse de bola. Paciente, a equipe do técnico Filipe Luís trocou passes até o cruzamento de Carrascal para a cabeçada Samuel Lino, que parou na ótima defesa do goleiro Cássio.
No ritmo do lá e cá, a partida passou a ficar aberta para ambos os lados. Contando com o entrosamento da dupla Kaio Jorge e Matheus Pereira, a Raposa criou boas oportunidades para inaugurar o marcador, mas Rossi voltou a fazer boas defesas.
Aos 37 minutos, o lateral William recebeu o segundo cartão amarelo após falta em Bruno Henrique e foi expulso. Com um a mais até o fim da partida, o Flamengo passou a ocupar de vez o campo de ataque, mas não conseguiu furar a defesa do Cruzeiro, decretando o 0 a 0 no placar final.
Próximos Jogos
As equipes voltam a campo neste domingo (5), pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Flamengo visita o Bahia, em Salvador, às 18h30 (horário de Brasília). Mais tarde, às 20h30 (horário de Brasília), o Cruzeiro recebe o lanterna Sport, em Belo Horizonte.
(*) Rafael de Souza