O mercado de consoles está mais aquecido do que nunca, com aparelhos de ponta como o PlayStation 5 e o Xbox Series X. E na busca pela preferência do consumidor, as grandes empresas que atuam no setor, a exemplo da PlayStation, Xbox, Nintendo, entre outras, têm buscado alternativas para tornar o seu produto cada vez mais atrativo.
Dessa forma, essas companhias têm apostado cada vez mais em disponibilizar o serviço de assinatura de jogos, sendo os mais conhecidos o Xbox Game Pass e o PlayStation Plus, que por um valor, seja ele mensal, trimestral ou anual, o usuário tem acesso a uma biblioteca bastante diversa de games.
Alguns dados apontam que apenas em 2023, jogadores de todo o mundo gastaram US$ 2 bilhões na assinatura de serviços e itens dentro dos jogos – praticamente o mesmo montante aportado na compra de games, seja em suas versões digitais ou físicas.
Com isso, é notável que ano após ano, o investimento dessas empresas em expandir sua biblioteca de jogos se dá para atrair um número cada vez maior de consumidores e também competir com o mercado de games free-to-play (grátis para jogar), como o Apex Legends, Fortnite, League of Legends, entre outros títulos famosos.
Neste tipo de jogo, apesar dos usuários não terem nenhum gasto para adquiri-los e baixá-los, eles acabam gastando o valor que seria destinado para a compra do game na aquisição de roupas virtuais, skins de armamento, multiplicadores de experiência, entre outras microtransações financeiras disponibilizadas em lojas digitais.
Outro nicho que tem despontado no mercado do entretenimento é o da jogatina digital, que tem como seus principais representantes os cassinos online, alguns deles analisados pela especialista Vanessa Lopes do Cassinos-Online.com. Neste tipo de plataforma, o usuário tem acesso a bônus de registro e a uma variedade de jogos que anteriormente só eram encontrados nos grandes cassinos, mas que agora estão a poucos cliques de distância do jogador. E ao recorrer aos bônus de registro selecionados pelo cassinos-online.com, o usuário garante um bom saldo extra que lhe possibilita se divertir por mais tempo sem grandes gastos.
Mais próximo do mercado mobile
O fato das grandes empresas do mercado dos consoles estarem aprimorando o serviço de biblioteca de jogos e também dos games online aproxima o setor cada vez mais com a dinâmica vista nos títulos desenvolvidos para mobile, onde geralmente o software é projetado para ser free-to-play, mas sempre conta com uma loja que disponibiliza diversos itens virtuais para o jogador personalizar e melhorar seu personagem.
Com isso, pouco a pouco a indústria dos consoles tem passado por uma revolução, na qual os serviços por assinatura e as lojas digitais ganharam um destaque especial, e as empresas que exploram o setor precisam encontrar alternativas para manter o seu produto atrativo, para que dessa forma não percam clientes para as concorrentes que estão investindo em inovação.
PlayStation é um sucesso de vendas
Mesmo com o seu preço um tanto elevado em países como o Brasil, e todo o problema causado pela crise sanitária que afetou a produção de aparelhos eletrônicos nos últimos anos, o PlayStation 5 é um verdadeiro sucesso de vendas.
De acordo com o CEO da PlayStation, Jim Ryan, até meados de julho deste ano ao menos 40 milhões de unidades do PS5 já haviam sido comercializadas. “Nós continuamos a enfrentar adversidades com a pandemia e levou alguns meses para que os suprimentos se normalizassem e conseguíssemos normalizar o estoque para atender a demanda. Por mais meses do que gostaríamos de lembrar, continuamos agradecendo à nossa comunidade por sua paciência enquanto trabalhávamos nesta questão. Mas agora o suprimento do PS5 está bem abastecido e estamos vendo essa demanda reprimida finalmente sendo atendida”, afirmou o executivo em um comunicado oficial.
Justificando o sucesso do aparelho, Jim Ryan aponta que o PS5 possui o melhor catálogo de jogos da história da companhia, e segundo ele os jogadores atualmente têm acesso há pouco mais de 2.500 títulos, sendo alguns deles grandes exclusivos, o que atrai muitos consumidores a adquirirem o console da Sony.