11.8 C
Três Lagoas
quarta-feira, 24 de junho de 2026
Início Site Página 110

PM estoura ponto de tráfico e prende jovem em flagrante no Novo Oeste

0
Foto: Divulgação

A atuação firme da Polícia Militar resultou em mais uma prisão por tráfico de drogas em Três Lagoas. Na noite desta quinta-feira (9), por volta das 20h, policiais do 2º Batalhão de Polícia Militar tiraram de circulação um jovem de 21 anos suspeito de comercializar entorpecentes no residencial Novo Oeste.

Conforme o boletim de ocorrência, durante rondas de rotina, uma guarnição da Força Tática identificou uma pessoa em atitude considerada suspeita em um ponto já conhecido pelas constantes ocorrências de tráfico, no condomínio Tucano. Diante da situação, foi realizada a abordagem.

Na busca pessoal, os policiais localizaram nove porções de maconha, que somaram 25,6 gramas, escondidas em um dos bolsos do short do suspeito. Questionado no momento da ação, o jovem admitiu que realizava a venda da droga no local.

Diante do flagrante, foi dada voz de prisão ao indivíduo, que foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil. Na unidade, o caso foi formalizado com o registro do auto de prisão em flagrante por tráfico de drogas.

Por: Pollyanna Eloy

Inflação oficial chega a 0,88% em março, diz IBGE

0
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Grupos responsáveis pelo aumento foram transportes e alimentação

A inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), atingiu 0,88%. Resultado foi 0,18 ponto percentual (p.p) mais alto que em fevereiro, quando foi registrado 0,70%. O avanço foi puxado pelos preços dos grupos transportes e alimentação e bebidas. Juntos responderam por 76% do IPCA do mês.

No ano, o IPCA acumula avanço de 1,92% e, nos últimos 12 meses, de 4,14%. O percentual está acima dos 3,81% atingidos nos 12 meses imediatamente anteriores. Em março do ano passado, o IPCA registrou 0,56%.

Os dados do indicador foram divulgados nesta sexta-feira (10), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O aumento de 4,59% na gasolina foi o fator mais relevante para o desempenho dos preços dos transportes, o que provocou impacto de 0,23 p.p. na inflação do mês. A passagem aérea (6,08%) e o diesel (13,90%), também pesaram apesar de menor influência no índice geral.

As maiores altas em alimentação e bebidas, ficaram com os subitens Leite longa vida (11,74%) e Tomate (20,31%), que representam respectivamente impactos de 0,07 e 0,05 p.p. sobre o IPCA do mês. Juntos, esses cinco subitens foram responsáveis por 0,43 pontos percentuais do IPCA de março (0,88%).

Conforme o IBGE, os nove grupos de produtos e serviços do IPCA apresentaram elevações em março. O mais significativo (1,64%) foi o de transportes, tendo na sequência o de alimentação e bebidas (1,56%). Os outros avanços “oscilaram entre 0,02%, em educação e 0,65%, em despesas pessoais”.

Para o gerente do IPCA, Fernando Gonçalves, já é possível verificar o efeito das incertezas no cenário internacional em alguns subitens, principalmente nos combustíveis. O gerente destacou ainda que “no grupo alimentação, em especial na alimentação em casa, a aceleração no nível de preços foi mais evidente, com a alta de 1,94%, a maior desde abril de 2022 (2,59%), combinando efeitos de redução de oferta de alguns produtos com altas do frete, em decorrência dos combustíveis mais caros”.

O IPCA aponta a variação do custo de vida médio de famílias com renda mensal de 1 e 40 salários mínimos.

INPC

Já o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) alcançou 0,91% em março. Com isso, ficou 0,35 p.p. acima do resultado de fevereiro (0,56%). No ano, o INPC acumula alta de 1,87% e, nos últimos 12 meses, de 3,77%. O percentual ultrapassa os 3,36% acumulados nos 12 meses imediatamente anteriores. Em março de 2025, o INPC havia chegado a 0,51%.  

(*) Agência Brasil

PRF apreende 271 Kg de drogas em Dourados 

0
Foto: Divulgação

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 271 quilos de cocaína, haxixe e skunk, nesta quinta-feira (9), em Dourados (MS).

Durante fiscalizações na BR-163, após abordagem a um caminhão, os policiais desconfiaram do nervosismo apresentado pelo condutor. Após uma vistoria minuciosa, a equipe descobriu um compartimento oculto na cabine do caminhão. 

No compartimento foram encontrados 211 quilos de cocaína, 30 quilos de haxixe e 30 quilos de skunk. O motorista disse ter sido contratado para levar os ilícitos de Caarapó (MS) até Maringá (PR). 

A ocorrência foi encaminhada à Polícia Federal em Dourados. 

Cultura promove Oficina de Confecção de Bonecas de Pano

0
Foto: Elias Dias

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (SETURC), segue incentivando a criatividade da população com mais uma iniciativa cultural. Desta vez, a oficina de confecção de bonecas de pano está sendo realizada, proporcionando aprendizado e valorização do artesanato.

As aulas, que aconteceram durante toda a semana, estão sendo ministradas pelas professoras e artistas plásticas Vera Dutra e Rute Ardigo, do núcleo de artesanato. Todos os dias uma nova turma se aventurava na arte e dezenas de alunos puderam aprender a confeccionar lindas bonecas e levá-las para casa ao final do curso.

Incêndio destrói centro de distribuição da Kimberly-Clark na Califórnia

0

Suspeita de incêndio criminoso levanta alerta sobre impactos na cadeia de suprimentos e segurança logística nos Estados Unidos

Um incêndio de grandes proporções destruiu completamente um centro de distribuição da Kimberly-Clark na madrugada do dia 7 de abril de 2026, em Ontario, na Califórnia. O armazém, localizado na 4815 S Hellman Ave, possuía cerca de 1,2 milhão de pés quadrados e desempenhava papel estratégico no abastecimento de produtos essenciais para a Costa Oeste dos Estados Unidos.

A unidade armazenava itens de alto consumo, como papéis higiênicos, guardanapos e fraldas de marcas amplamente conhecidas, incluindo Kleenex, Huggies, Scott e Cottonelle. O incêndio, classificado como de “seis alarmes”, provocou o colapso da estrutura e resultou na perda total do estoque.

As autoridades tratam o caso como incêndio criminoso. Um funcionário de 29 anos da NFI Industries, empresa terceirizada responsável pela operação do armazém, foi preso sob suspeita de ter iniciado o fogo intencionalmente. Segundo investigações preliminares, o suspeito teria publicado vídeos nas redes sociais mostrando o início das chamas com o uso de um isqueiro em paletes de papel higiênico, alegando insatisfação com o salário.

Cerca de 175 bombeiros foram mobilizados para combater o incêndio, que se alastrou rapidamente devido à alta inflamabilidade dos materiais armazenados. Apesar da gravidade da ocorrência, não houve registro de feridos entre os aproximadamente 20 funcionários que estavam no local no momento do incidente.

A destruição do centro logístico pode gerar impactos significativos na cadeia de suprimentos da empresa, especialmente na distribuição para a Costa Oeste americana. A Kimberly-Clark informou que já está trabalhando com centros alternativos para minimizar os efeitos no abastecimento, embora haja expectativa de aumento nos custos logísticos e possíveis atrasos na entrega de produtos.

O caso reacende discussões sobre segurança operacional em grandes centros logísticos e os riscos associados à armazenagem de materiais altamente combustíveis.

(*) Com informações

Começa neste sábado (11) o Campeonato de Futebol de Base Sub-9 e Sub-11 em Três Lagoas

0
Foto: Divulgação

Neste sábado, 11 de abril, começa o Campeonato Municipal de Futebol de Base 2026, voltado às categorias Sub-9 e Sub-11. A competição é organizada pela Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (SEJUVEL), e promete reunir jovens talentos em diferentes campos da cidade.

A rodada de abertura será realizada no campo do Colégio Objetivo, com dois confrontos pela categoria Sub-9. Às 15h30, jogam EF Prof. Pedrinho e EF Ipanema/EF Grilo, pela chave A. Logo depois, às 16h30, Arena Mariano EL encara a EF Vasquinho, pela chave B.

No domingo, 12 de abril, os jogos continuam no campo Madrugadão. A programação começa às 7h30, com o confronto entre CT Adilson Popó B e Camisa 10/Bola Ouro, pela categoria Sub-9. Em seguida, às 9h10, pela Sub-11, a equipe EF Raira Freitas/OT enfrenta o CT Adilson Popó.

A sequência da primeira rodada está marcada para o sábado seguinte, dia 18, novamente no campo do Objetivo, desta vez com partidas da categoria Sub-11. Às 15h30, a EF Prof. Pedrinho B mede forças com a Sociedade Esportiva Objetivo. Na sequência, às 16h30, o EAB Sports joga contra o Oratório SD Sávio.

Já no domingo (19), o campo Madrugadão receberá mais três jogos. Às 7h30, pela Sub-9, o CT Adilson Popó A enfrenta a EF Raira Freitas/OT. Pela Sub-11, às 8h20, a EF Prof. Pedrinho A duela com a EF Ipanema/EF Grilo, e, às 9h10, a EF Flamboyant encara a EF Profº Lelão.

Ao longo das próximas semanas, o campeonato seguirá com confrontos entre as equipes, que estão divididas em grupos.

Confira a divisão de chaves e sistema de disputa:

Edital: Fiems busca empresas para consultoria na área de sustentabilidade

0
Divulgação

A Gerência de Sustentabilidade da Fiems procura empresas para prestar consultoria em projetos voltados para ações ambientais nas indústrias de Mato Grosso do Sul. De fluxo contínuo, o edital não tem limite de empresas credenciadas e é válido para todo o Estado.

Por meio de contrato temporário, as empresas interessadas deverão prestar serviços de consultoria nas áreas de sustentabilidade e ESG (Ambiental, Social e Governança), em comunicação e relatórios de sustentabilidade, em inventários de gases de efeito estufa, plano de descarbonização e em gestão de lixo zero.

De acordo com a gerente de Sustentabilidade da Fiems, Cláudia Borges, o participante, além de contribuir com ações ambientais no Estado, poderá ampliar suas experiências profissionais. “É uma oportunidade de ampliar sua carteira, acessar novas demandas e se posicionar em um mercado que está em ascensão no Estado”.

A pessoa jurídica candidata deverá apresentar documentação que comprove sua qualificação técnica e a qualificação dos profissionais indicados para compor o quadro técnico responsável pela execução dos serviços previstos.

Conforme o edital, para julgamento e seleção da proposta de credenciamento, a documentação será analisada pela Gerência de Sustentabilidade da Fiems, no prazo de quinze dias, contados do envio da solicitação.

O termo de credenciamento será firmado com duração de até doze meses, podendo ser prorrogado mediante termo aditivo.

O edital de credenciamento, na íntegra, poderá ser obtido via internet nos seguintes endereços: https://www.sesims.com.br/editais e https://www.ms.senai.br/editais, clicando no “EDITAL DE CREDENCIAMENTO 001/2026 – SUSTENTABILIDADE”.

Mais informações poderão ser obtidas na Rua Barão do Rio Branco, 2290 – Bairro Centro, Campo Grande, ou pelo telefone: (67) 3389-9080.

SENAI oferta mais de 50 mil vagas em cursos de formação profissional 

0
Foto: Iano Andrade/CNI

Há oportunidades gratuitas e pagas, presenciais ou à distância, em cursos técnicos, de qualificação e aperfeiçoamento, aprendizagem industrial e outras modalidades

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) está com 50.467 vagas abertas em cursos gratuitos e pagos em várias unidades da federação e no Futuro.Digital, marketplace do SENAI.

São 21.977 oportunidades presenciais e online, distribuídas pelas escolas do SENAI em diversos estados. As vagas incluem cursos técnicos, de qualificação e aperfeiçoamento, aprendizagem industrial e outras modalidades de formação profissional.

Além das vagas nos estados, há vagas para os cursos abertos no Futuro.Digital. E olha só, por lá tem nada menos que 28.490 vagas em cursos de diversas modalidades, como técnicos, curta e média duração, extensão, graduação, pós-graduação, MBA, micro e minicursos. São 34 turmas presenciais, 59 semipresenciais e 867 turmas EAD, garantindo flexibilidade para estudar de onde e quando quiser.

Para conferir informações sobre preços, grade curricular, certificação e carga horária, acesse o Futuro.Digital.

O SENAI oferece formação em diversas áreas de conhecimento, como cibersegurança, costura, design, energias renováveis, gestão e administração, produção alimentícia, segurança do trabalho, tecnologia da informação e muito mais.

Para saber onde estão as oportunidades, quais são as áreas de formação e como se inscrever, acesse a Agência de Notícias da Indústria.

SENAI é referência em educação profissional na América Latina

O SENAI é o principal parceiro da indústria na formação de trabalhadores e na inovação. Maior rede privada de educação profissional do país e uma das maiores do mundo, está presente nos 26 estados e no Distrito Federal, com cerca de 3,1 milhões de matrículas anuais.

Em 84 anos de história, formou mais de 92 milhões de pessoas em cursos técnicos, de qualificação, nível superior, aperfeiçoamento e especialização, sempre alinhados às demandas do setor produtivo.

Sobre o levantamento quinzenal de vagas

Agência de Notícias da Indústria faz um levantamento quinzenal de vagas abertas pelo SENAI em todo o Brasil junto às federações das indústrias. O levantamento tem caráter jornalístico. Para tirar dúvidas ou obter mais detalhes, entre em contato com o SENAI do seu estado.

Pesquisa revela que brasileiro prefere emprego com carteira assinada

0
Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil

Levantamento da CNI mostra que CLT lidera entre jovens

Apesar do barulho das redes sociais, o emprego com carteira assinada continua sendo a prioridade dos brasileiros ao buscar uma vaga. Segundo pesquisa divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o modelo formal, regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), foi apontado como o mais atrativo por mais de um terço dos trabalhadores que procuraram emprego recentemente.

De acordo com o estudo, o acesso a direitos trabalhistas e à Previdência Social continua sendo um diferencial relevante, mesmo com o avanço de novas formas de trabalho.

“Embora novas modalidades de trabalho estejam crescendo, como aquelas vinculadas a plataformas digitais, o trabalhador ainda valoriza o acesso a direitos trabalhistas, estabilidade e proteção social, que continuam, portanto, sendo um diferencial relevante mesmo em contexto de maior flexibilização das relações de trabalho”, diz Claudia Perdigão, especialista em Políticas e Indústria da CNI. 

Principais números da pesquisa

36,3% preferem emprego com carteira assinada (CLT);

18,7% apontam o trabalho autônomo como melhor opção;

12,3% consideram o emprego informal mais atrativo;

10,3% têm interesse em trabalho por plataformas digitais;

9,3% preferem abrir o próprio negócio;

6,6% optam por atuar como pessoa jurídica (PJ);

20% não encontraram oportunidades atrativas.

Preferência entre jovens

Entre os jovens, a escolha pelo emprego formal é ainda mais forte, refletindo a busca por segurança no início da carreira.

41,4% dos trabalhadores de 25 a 34 anos preferem CLT;

38,1% dos jovens de 16 a 24 anos também priorizam o modelo.

Segundo Claudia Perdigão, o emprego formal traz mais segurança para os jovens, que procuram maior estabilidade no início da carreira profissional.

Renda complementar

O trabalho por meio de plataformas digitais, como motorista ou entregador de empresas de aplicativo, é visto majoritariamente como complemento de renda.

Segundo o levantamento, apenas 30% consideram essa atividade como principal fonte de sustento.

Alta satisfação

A pesquisa também aponta elevado nível de satisfação no mercado de trabalho, o que ajuda a explicar a baixa busca por novas oportunidades.

95% estão satisfeitos com o emprego atual;

70% se dizem muito satisfeitos;

4,6% estão insatisfeitos;

1,6% muito insatisfeitos.

A mobilidade no mercado é limitada:

20% buscaram outro emprego recentemente;

35% dos jovens (16 a 24 anos) procuraram nova vaga;

6% dos trabalhadores com mais de 60 anos fizeram o mesmo.

O tempo no emprego também influencia:

36,7% com menos de um ano no trabalho buscaram nova vaga;

9% com mais de cinco anos na mesma função fizeram o mesmo.

Realizado pelo Instituto Nexus, em parceria com a CNI, o levantamento ouviu 2.008 pessoas com 16 anos ou mais em todo o país. A pesquisa foi realizada de 10 a 15 de outubro de 2025, mas só foi divulgada agora.

Rapaz é preso com 700 quilos de maconha após perseguição em Ponta Porã

0
Droga seria levada para a Capital, segundo o autor; (Foto: Divulgação/DOF)

Um rapaz de 25 anos foi preso pelo DOF (Departamento de Operações de Fronteira) na última quinta-feira (9), com 700 quilos de maconha após perseguição, em Ponta Porã.

Conforme a polícia, o traficante conduzia veículo Fiat Siena, quando recebeu ordem de parada na MS-164, no entanto, ele não parou e iniciou fuga.

Após aproximadamente cinco quilômetros de acompanhamento, o carro foi interceptado e o condutor detido.

Aos militares, o homem confessou que transportava grande quantidade de entorpecente, distribuído em diversos fardos. Questionado, o autor afirmou que foi contratado para pegar o automóvel com a droga em Ponta Porã e entregá-lo em Campo Grande, onde receberia R$ 5 mil.

O material apreendido, avaliado em aproximadamente R$ 1,4 milhão, foi encaminhado, juntamente com o autor e o veículo, à Delegacia de Polícia Civil de Ponta Porã.

Vídeo: Divulgação/DOF



VAGAS DE EMPREGO – Veja as oportunidades disponíveis na Casa do Trabalhador nesta sexta-feira (10)

0
Foto: Prefeitura de Três Lagoas

A Prefeitura de Três Lagoas e a Casa do Trabalhador divulgam as oportunidades de empregos disponíveis nesta sexta-feira, 10 de abril de 2026. No total, são 124 vagas em diversas áreas e diferentes níveis de escolaridade.

Importante destacar que para a realização de entrevistas, os candidatos deverão comparecer na Casa do Trabalhador, à Rua Dr. Munir Thomé, 86 – Centro, para retirada de carta de encaminhamento.

Para mais informações, o candidato deve comparecer diretamente na sede do órgão ou entrar em contato pelo 67 3929-1936.

Motorista morre e dois ficam feridos em acidente entre carro e carreta

0
Veículo Gol completamente destruído após colisão e vítima presa nas ferragens (Foto: Leandro Holsbach)

Jozimar dos Santos Conceição estava com esposa e filho quando atingiu veículo de carga que acessava rodovia

Acidente entre carro e carreta canavieira matou Jozimar dos Santos Conceição, 43 anos, na noite de quinta-feira (9), na MS-276, trecho que liga Dourados a Deodápolis, cidades a 251 km e 161 km de Campo Grande, respectivamente. A esposa e o filho do motorista ficaram feridos.

De acordo com o boletim de ocorrência, a colisão aconteceu por volta das 20h10. A vítima conduzia um VW Gol no sentido Deodápolis quando atingiu a parte traseira do último semirreboque da carreta, que acessava a rodovia a partir de uma estrada vicinal.

Com o impacto, o veículo saiu da pista e parou às margens da rodovia. Jozimar ficou preso às ferragens e morreu ainda no local, conforme constatado pelo Corpo de Bombeiros.

No carro também estavam a esposa da vítima e o filho do casal, que sofreram ferimentos leves. À polícia, a mulher relatou que a carreta estaria sem iluminação, porém, segundo a equipe da Polícia Militar Rodoviária, todos os sistemas de luz do veículo estavam funcionando no momento da verificação.

Ainda conforme o registro, havia sinalização na rodovia indicando entrada e saída de veículos longos cerca de 100 metros antes do ponto do acidente, além de cones de alerta.

O motorista da carreta passou mal após o acidente e foi encaminhado a uma unidade de saúde. Equipes da Polícia Civil e da perícia estiveram no local para os levantamentos de praxe. O caso foi registrado como sinistro de trânsito com vítima fatal.

Fonte: Campo Grande News (por Ana Paula Chuva)

Prefeitura conclui obras de alargamento e pavimentação no acesso à Marina do Balneário

0
Foto: Prefeitura de Três Lagoas

A Prefeitura de Três Lagoas concluiu as obras de alargamento e pavimentação do acesso à Marina do Balneário Municipal, garantindo mais segurança, conforto e melhor mobilidade para moradores e visitantes que frequentam um dos principais pontos turísticos da cidade.

A intervenção contemplou a ampliação da via, que agora conta com maior largura, além da pavimentação completa do trecho, proporcionando melhores condições de tráfego, especialmente em períodos de maior fluxo. A melhoria facilita o acesso de veículos, embarcações e usuários do espaço, contribuindo para a valorização da região.

A obra faz parte do conjunto de investimentos da administração municipal voltados à infraestrutura urbana e ao fortalecimento dos espaços de lazer e turismo. Com a conclusão dos serviços, o acesso à marina se torna mais organizado, seguro e preparado para receber a população com mais qualidade.

Segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (SEINTRA), responsável pela execução, a melhoria também impacta diretamente no desenvolvimento do turismo local, incentivando a utilização do Balneário Municipal e promovendo o potencial natural da cidade.

Polícia Civil identifica e localiza apontado por furto a residência em Dourados

0
Foto: PC-MS

Na última quinta-feira (9) de abril, policiais civis do SIG/NRI de Dourados identificaram e localizaram um homem responsável pelo furto a uma residência na região do bairro Portal, em Dourados.

O indivíduo, de 21 anos, é investigado por uma série de furtos na região e foi conduzido à sede do SIG para interrogatório após ter sido localizado na posse de uma caixa de som e de uma espingarda de pressão subtraídas.

Por não estar mais em situação de flagrante, ele foi ouvido e liberado, mas a investigação prossegue para a confirmação de sua responsabilização criminal em outros fatos apurados.

PF desarticula tráfico internacional de drogas em MS

0
Foto: Divulgação

Operação Horizonte Seguro cumpriu dois mandados de busca e apreensão e um de prisão temporária; suspeito foi preso em flagrante

A Polícia Federal deflagrou, nessa quinta-feira (9/4), a Operação Horizonte Seguro, com o objetivo de desarticular uma associação criminosa voltada ao tráfico internacional de drogas, com atuação no Mato Grosso do Sul.

A ação cumpriu dois mandados de busca e apreensão e um de prisão temporária, expedidos pela Justiça Federal de Dourados. Durante as diligências, também foi realizada uma prisão em flagrante por tráfico de drogas.

As investigações apontam que associação criminosa utilizava o território sul-mato-grossense para o transporte de entorpecentes provenientes de outros países, com destino a diferentes regiões do Brasil.

Estado consolida governança em proteção de dados pessoais

0
Foto: Comunicação Segov

Reunião técnica evidencia evolução institucional e padronização de processos após dois anos sob atuação da SEGOV por meio da Unidade Central de Proteção de Dados Pessoais

Para marcar dois anos de implementação das ações de adequação à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) sob orientação da Unidade Central de Proteção de Dados Pessoais (UCPDP/SEGOV), e avançar na consolidação de uma cultura de proteção de dados no Estado, foi realizada na terça-feira (07), no auditório da Secretaria-Executiva de Transformação Digital (SETDIG), a 3ª Reunião Técnica dos Encarregados pelo Tratamento de Dados Pessoais.

O encontro reuniu representantes responsáveis pela temática nos órgãos e entidades estaduais para alinhamento de diretrizes, atualização de práticas e fortalecimento da governança, consolidando a atuação da Unidade Central de Proteção de Dados Pessoais, vinculada à SEGOV.

De acordo com a titular da UCPDP, Kátia Xavier Farias, a reunião teve caráter estratégico e orientativo, promovendo a integração entre encarregados, além de reforçar conceitos fundamentais e padronizar entendimentos. Entre os principais temas abordados, destacou-se a qualificação do Inventário de Dados Pessoais, com a apresentação de um checklist voltado à revisão de elementos como finalidade, base legal, agentes de tratamento, fluxo de atendimento, compartilhamento, segurança, retenção e qualidade das informações.

Também foi destacado o papel do Encarregado como elo de comunicação entre controlador, titulares e a Agência Nacional de Proteção de Dados, evidenciando a necessidade de uma atuação multidisciplinar e cada vez mais estratégica. Outro ponto de destaque foi o diagnóstico de adequação à LGPD, apresentado como instrumento essencial para avaliar o nível de conformidade dos órgãos e subsidiar a tomada de decisões.

O atendimento aos titulares foi tratado como prioridade, com orientação quanto ao cumprimento do fluxo institucional estabelecido, garantindo prazos legais e os direitos dos cidadãos. No campo da governança, foram reforçados instrumentos como a Política Interna de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais e o Aviso de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais, fundamentais para promover transparência, responsabilidade e conformidade institucional.

A programação também destacou a capacitação contínua como eixo estruturante da política de proteção de dados pessoais, com a previsão de trilhas formativas ao longo de 2026 voltadas ao aprofundamento técnico e à atualização normativa dos encarregados.

Outro ponto enfatizado foi a integração com a agenda de transformação digital, por meio da atuação coordenada da Rede Estadual de Transformação Digital e dos Encarregados. Além disso, o uso de sistemas e ferramentas institucionais, a necessidade de revisão e adequação de contratos e convênios à luz da LGPD e o aprimoramento da gestão documental, com ênfase na correta aplicação da tabela de temporalidade, assegurando critérios adequados de retenção, descarte e conformidade no ciclo de vida das informações.

“Ao completarmos dois anos de implementação das ações de adequação à LGPD, sob coordenação da Unidade Central, avançamos não apenas em governança e procedimentos, mas também na consolidação de uma cultura permanente de proteção de dados pessoais, com mais segurança, padronização e responsabilidade no tratamento dessas informações no âmbito do Estado. Ressalta-se que tais avanços somente foram, e continuarão sendo possíveis graças à atuação integrada de todos os envolvidos, evidenciando que nada se constrói de forma isolada, mas por meio de um esforço coletivo”, destacou a titular da UCPDP, Kátia Xavier Farias.

Elaine Paes, Comunicação Segov

Procon de MS, ANP e PF fiscalizam revenda de gás de botijão em Campo Grande

0
Foto: Kleber Clajus/Procon MS

Equipes do Procon Mato Grosso do Sul, da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) e da Polícia Federal participaram, nesta quinta-feira (9), da segunda fase da Operação Vem Diesel, que fiscaliza no país a distribuição e revenda de GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), o popular gás de botijão.

No Bairro Carandá Bosque, em Campo Grande, os fiscais identificaram que o certificado do Corpo de Bombeiros e o alvará de localização e funcionamento estavam vencidos, embora em processo de regularização. Além disso, verificou-se o transporte irregular de botijões, a ausência de quadro indicando os preços praticados aos consumidores e a falta de uma balança para pesagem com profissional capacitado para operar o equipamento, quando solicitado.

Dados relacionados aos valores praticados foram coletados pela ANP, considerando as últimas três aquisições do produto junto à distribuidora. As informações ainda passarão por análise técnica da agência.

Foram emitidos pela ANP um auto de infração, com 15 dias para apresentação de defesa, e um auto de constatação do Procon, com prazo de 20 dias para interposição de recurso.

Força-tarefa

A Operação Vem Diesel II, coordenada pela Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor), Polícia Federal e ANP, fiscaliza simultaneamente 55 empresas em 24 cidades, de 15 estados e do Distrito Federal. Os alvos foram identificados pela agência reguladora.

Toda a ação decorre de uma força-tarefa especializada para monitorar o mercado de combustíveis e garantir o cumprimento das normas de consumo em âmbito nacional. Nesta fase, o objetivo foi identificar eventuais práticas irregulares de aumento no preço do gás, a fixação de preços entre empresas concorrentes para controle de mercado ou outras ações que acarretem prejuízos ao consumidor.

Se identificados indícios de crimes contra as ordens tributária e econômica, contra a economia popular ou contra as relações de consumo, os casos serão enviados à Polícia Federal para investigação e responsabilização dos envolvidos.

Kleber Clajus, Comunicação Procon/MS

Caos no trânsito marca show do Guns N’ Roses em Campo Grande

0

Congestionamento de mais 12 km impediu milhares de fãs de chegar ao evento e causou transtornos até a madrugada

O show da banda Guns N’ Roses no Autódromo Internacional de Campo Grande foi marcado por grandes transtornos no trânsito, que afetaram milhares de pessoas antes e depois da apresentação. Um congestionamento que se estendeu por cerca de mais 12 quilômetros na BR-262, na saída para Três Lagoas, impediu que muitos fãs chegassem a tempo — e, em alguns casos, sequer conseguissem assistir ao espetáculo.

A lentidão nas vias de acesso provocou atrasos significativos, e a apresentação teve início cerca de 1h30 depois do previsto. A demora gerou vaias de parte do público direcionadas à organização do evento.

Apesar dos problemas, o show foi considerado épico e emocionante por quem conseguiu acompanhar a apresentação. No entanto, os transtornos continuaram após o encerramento. Mais de três horas depois do fim do evento, motoristas ainda enfrentavam congestionamentos intensos para deixar o local e retornar a Campo Grande.

Relatos de participantes apontam longas horas de espera, tanto na chegada quanto na saída. Houve casos de pessoas que passaram a madrugada tentando deixar o autódromo, evidenciando falhas na logística e no planejamento do trânsito.

A situação também comprometeu o fluxo na BR-262, prejudicando não apenas o público do evento, mas também moradores e empresas que dependem da rodovia para deslocamentos entre municípios como Ribas do Rio Pardo, Água Clara, Três Lagoas e outras cidades da região da Costa Leste.

O episódio levanta questionamentos sobre a organização e a infraestrutura de grandes eventos na capital sul-mato-grossense.

PMR registra três ocorrências e apreende cargas irregulares em Brasilândia

0
Foto: PMR

Fiscalização na MS-395, com apoio de equipe de Três Lagoas, resulta em prejuízo de R$ 524 mil ao crime

Na última terça-feira (7), policiais do Batalhão de Polícia Militar Rodoviária (BPMRv), da Base Operacional de Três Lagoas, registraram três ocorrências durante fiscalização realizada na rodovia MS-395, em Brasilândia.

Em uma das abordagens, o condutor de um veículo desobedeceu à ordem de parada e fugiu por aproximadamente 10 quilômetros, acessando uma estrada vicinal nas proximidades do Assentamento Pedra Bonita. O motorista abandonou o automóvel e fugiu a pé para uma área de vegetação, não sendo localizado.

No interior do veículo, os policiais encontraram cigarros de origem estrangeira e um aparelho celular, que pode pertencer ao autor da fuga.

Nas outras duas ocorrências, os militares abordaram veículos que transportavam mercadorias oriundas do Paraguai sem documentação fiscal e sem o devido desembaraço aduaneiro. Entre os itens apreendidos estavam relógios, baterias de celular, perfumes, aparelhos celulares e outros produtos eletrônicos.

Os veículos e as mercadorias foram encaminhados à Receita Federal. Os condutores abordados nessas duas situações foram liberados. Segundo a polícia, o prejuízo estimado ao crime foi de R$ 524 mil.

(*) Da Hora Bataguassu

Campo Grande vive boom econômico com grandes shows e Expo Grande, colocando MS no radar de grandes eventos

0
Imagem meramente ilustrativa criada por Inteligência Artificial

Eventos simultâneos impulsionam turismo, comércio e consolidam a capital sul-mato-grossense no circuito de grandes atrações

Por: Nathália Santos

Campo Grande vive nesta semana um exemplo claro de como grandes eventos podem impulsionar a economia local e consolidar a cidade no cenário nacional e internacional do entretenimento.

A realização simultânea de shows de grande porte, como o da banda Guns N’ Roses e do cantor Zezé Di Camargo, ambos nesta quinta-feira (9), somados à abertura da tradicional Expo Grande no Parque de Exposições Laucídio Coelho, transformam a cidade em um verdadeiro polo de movimentação econômica.

A expectativa de público para o show internacional é de aproximadamente 35 mil pessoas, número que por si só já demonstra a magnitude do evento. Esse fluxo intenso de visitantes impacta diretamente diversos setores da economia local.

Hotéis operam com alta taxa de ocupação, restaurantes registram aumento significativo no movimento, e serviços como transporte por aplicativo, aluguel de vans e postos de combustível experimentam crescimento expressivo na demanda.

MS EM ‘BOOM’ ECONÔMICO

Esse cenário evidencia um efeito multiplicador. O entretenimento vai muito além do palco. Cada visitante que chega à cidade consome, circula e contribui para a geração de renda e empregos, ainda que temporários. Pequenos e médios empreendedores também se beneficiam, seja com vendas diretas ou com o aumento da visibilidade de seus negócios.

Mais do que o impacto imediato, eventos desse porte sinalizam uma mudança estratégica importante para Campo Grande. A cidade passa a integrar o roteiro de grandes turnês nacionais e internacionais, algo que historicamente se concentrava em capitais maiores.

Essa inserção fortalece a imagem do município como destino viável para grandes produções, abrindo portas para novos investimentos e futuras atrações de nível global.

DIA DE GRANDES APRESENTAÇÕES

Além disso, a coincidência com a Expo Grande potencializa ainda mais os efeitos positivos. O evento agropecuário, que já é um dos mais importantes da região, ganha um reforço de público e visibilidade, criando uma sinergia entre entretenimento e agronegócio, dois pilares relevantes da economia sul-mato-grossense.

O momento vivido por Campo Grande demonstra, na prática, como o investimento e a atração de grandes eventos podem ser ferramentas estratégicas de desenvolvimento econômico.

Ao bombar em diferentes setores simultaneamente, a cidade não apenas colhe resultados imediatos, mas também se posiciona de forma mais competitiva no cenário nacional, consolidando-se como um destino promissor para o turismo e para a indústria do entretenimento.

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.