11.8 C
Três Lagoas
quarta-feira, 24 de junho de 2026
Início Site Página 109

MS deve ter chuvas irregulares e calor acima da média no próximo trimestre; chance de El Niño chega a 61%

0
Foto: Divulgação

Mato Grosso do Sul deve enfrentar um trimestre de chuvas irregulares, temperaturas acima da média e aumento da probabilidade de formação do El Niño. É o que aponta a previsão climática do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) e abrange o período de maio, junho e julho de 2026.

A análise climática sazonal foi elaborada com base no sistema ensemble do programa europeu Copernicus, tendo como referência a climatologia histórica de 1981 a 2010. Nesse cenário, os acumulados médios de precipitação para o trimestre variam entre 100 e 300 milímetros na maior parte do Estado, podendo atingir de 300 a 400 milímetros no extremo sul.

Apesar desse padrão histórico, a projeção indica distribuição irregular das chuvas em Mato Grosso do Sul, com possibilidade de volumes acima da média nas regiões extremo norte e noroeste. O cenário exige atenção ao acompanhamento das condições meteorológicas ao longo dos próximos meses.

Em relação às temperaturas, a média histórica varia entre 18°C e 22°C em grande parte do território, com registros menores no extremo sul e mais elevados no noroeste. No entanto, os modelos climáticos apontam para temperaturas próximas ou ligeiramente acima da média, o que pode resultar em dias mais quentes e períodos prolongados de calor.

Outro fator de atenção é o comportamento do El Niño–Oscilação Sul (ENOS). Os modelos mais recentes indicam 61% de probabilidade de desenvolvimento do fenômeno no trimestre analisado, com tendência de persistência e intensificação ao longo do segundo semestre de 2026.

De acordo com a análise do NOAA/CPC, a atual condição de neutralidade perde força gradativamente, enquanto cresce a probabilidade de um El Niño de intensidade fraca a moderada a partir do trimestre julho-agosto-setembro, com possibilidade de evolução para níveis moderados a fortes entre a primavera e o início do verão.

Esse conjunto de fatores pode favorecer a ocorrência de ondas de calor mais frequentes, além de impactos em áreas estratégicas, como recursos hídricos, produção agropecuária, energia e saúde pública.

“A tendência climática para os próximos meses exige atenção e monitoramento contínuo, especialmente diante da possibilidade de consolidação do El Niño ao longo do ano. Essas informações são fundamentais para apoiar o planejamento preventivo e a tomada de decisão nos setores mais sensíveis”, destaca a equipe técnica do Cemtec.

A Semadesc reforça que os efeitos do ENOS não ocorrem de forma isolada e dependem da interação com outros sistemas atmosféricos e oceânicos, além das condições regionais.

Diante desse cenário, a recomendação é de acompanhamento contínuo das atualizações dos modelos climáticos e das previsões sazonais, como forma de subsidiar ações preventivas e o planejamento em diferentes setores.

(*) Marcelo Armôa – Semadesc

TRE-MS participa da Semana Nacional do Registro Civil em Campo Grande

0
Foto: Divulgação

Atendimento eleitoral será realizado de 13 a 17 de abril, no Ginásio da Unigran

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) participará da 4ª edição da “Semana Nacional do Registro Civil – Registre-se! 2026”, promovida pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), por meio da Corregedoria-Geral de Justiça. A ação ocorrerá entre os dias 13 e 17 de abril, com atendimentos em Campo Grande e em todas as comarcas do Estado.

Na Capital, o mutirão será realizado no Ginásio da Unigran, localizado na Rua das Garças, nº 295, Centro, com abertura oficial marcada para o dia 13 de abril, às 8h30. Durante toda a semana, a população terá acesso a diversos serviços gratuitos voltados à emissão e regularização de documentos civis básicos.

O TRE-MS integrará a mobilização oferecendo serviços eleitorais, como emissão do primeiro título de eleitor, transferência de domicílio eleitoral, revisão e atualização cadastral, além da coleta de dados biométricos. O atendimento será coordenado pela 36ª Zona Eleitoral.

A iniciativa é coordenada nacionalmente pela Corregedoria Nacional de Justiça e faz parte de política do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) voltada à erradicação do sub-registro civil de nascimento e à ampliação do acesso à documentação básica, especialmente para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Além da Justiça Eleitoral, participam da ação diversos órgãos e instituições parceiras, como cartórios de registro civil, Defensoria Pública, Ministério Público, Receita Federal, Instituto de Identificação, entre outros. Entre os serviços ofertados estão emissão de segunda via de certidões, regularização de CPF, emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), orientações jurídicas, acesso a benefícios sociais e encaminhamento para emprego.

A Semana Registre-se! também contempla atendimento especializado a povos indígenas e outros grupos prioritários, reforçando o compromisso com a inclusão e o exercício da cidadania.

Prazo Eleitoral – Dia 6 de Maio

O prazo para regularização do título eleitoral se encerrará no dia 6 de maio, sem possibilidade de prorrogação, conforme estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral. Até essa data, os eleitores devem estar em dia com a Justiça Eleitoral para garantir a participação nas eleições de outubro.

Para consultar sua situação eleitoral, basta acessar o autoatendimento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e preencher seus dados.

A Justiça Eleitoral reforça a importância de não deixar para a última hora, a fim de evitar filas, possíveis instabilidades no sistema e outros imprevistos.

Fonte: TRE-MS

Polícia Civil prende mulher por maus-tratos e tráfico de drogas em MS

0
Foto: Divulgação

No início da tarde hoje (10), a Polícia Civil, por intermédio da Primeira Delegacia de Ponta Porã, atendeu a uma denúncia anônima que indicava uma possível situação de maus-tratos contra uma criança de 5 anos, em uma residência localizada no bairro Planalto.

De imediato, a equipe policial se deslocou até o endereço informado. Ainda do lado externo do imóvel, os investigadores perceberam um forte odor desagradável vindo da residência. Ao serem atendidos pela moradora, identificada pelas iniciais H.F.J., de 29 anos, e no momento em que ela abriu o portão, os policiais visualizaram diversas latinhas de cerveja espalhadas pelo quintal.

Após ser informada sobre a denúncia, a mulher autorizou a entrada da equipe. No interior da casa, foi encontrada a criança, de 5 anos. No entanto, o imóvel apresentava condições precárias, com grande acúmulo de sujeira, lixo e restos de alimentos espalhados, caracterizando ambiente impróprio para moradia.

Durante a vistoria, os policiais localizaram aproximadamente 5,2 quilos de substância análoga à maconha, acondicionada em formato de bucha dentro de um saco branco. Também foram apreendidos duas máquinas de embalar a vácuo, uma balança de precisão, diversas embalagens utilizadas para o acondicionamento de entorpecentes e um aparelho celular.

Questionada sobre a origem da droga, H.F.J. afirmou que o material seria para consumo próprio, porém não soube explicar de forma plausível a grande quantidade encontrada.

Diante dos fatos, a autora foi presa em flagrante e encaminhada à Delegacia de Polícia Civil para as providências legais. O Conselho Tutelar foi acionado e a criança ficou sob responsabilidade do órgão.

Justiça mantém liminar que derruba imposto na exportação de petróleo

0
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Governo havia recorrido de decisão que beneficia multinacionais

Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) negou recurso da União e manteve a decisão liminar, ou seja, de caráter provisório, que proíbe a alíquota de 12% de imposto de exportação de petróleo.

A decisão é da desembargadora federal Carmen Silvia Lima de Arruda, da Quarta Turma Especializada, em despacho assinado pouco antes das 22h da quinta-feira (9).

A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), órgão jurídico vinculado ao Ministério da Fazenda, havia interposto o recurso, chamado de agravo de instrumento, contra uma decisão de primeira instância, tomada na terça-feira (7).

A decisão liminar atendia o pleito de cinco empresas multinacionais de petróleo: Total Energies (França), Repsol Sinopec (Espanha e China), Petrogal (Portugal), Shell (anglo-holandesa) e Equinor (Noruega). 

Ao analisar o agravo de instrumento, a desembargadora Carmen Lima de Arruda entendeu que a Fazenda Nacional “falhou em demonstrar o risco de perigo concreto, grave e atual emergente da manutenção da decisão agravada, não se vislumbrando prejuízo em aguardar o julgamento final”.

O TRF2 ainda não marcou a data do julgamento definitivo da questão.

Entenda o caso

cobrança de 12% de Imposto de Exportação consta na Medida Provisória (MP) 1.340/2026, publicada em 12 de março. 

A MP foi editada pelo governo como uma tentativa de conter à escalada no preço de derivados de petróleo no país, notadamente o óleo diesel, em meio à guerra no Oriente Médio, que levou distúrbios à cadeia produtiva do petróleo, diminuindo a oferta do óleo.

O imposto de exportação compensaria a queda de arrecadação provocada pela zeragem das alíquotas do PIS e da Cofins, tributos federais que incidem sobre o óleo diesel. Com alíquota zero, os preços poderiam chegar mais baratos ao consumidor final. Outro efeito seria o desestímulo para que as exportadoras vendessem petróleo para fora do país.

O governo promoveu também subvenção (espécie de reembolso) para incentivar importadores e produtores de diesel que não vendessem aqui no país o diesel a preços maiores que os determinados.

As companhias exportadoras de petróleo que se sentiram prejudicadas alegam que o imposto tinha finalidade “meramente arrecadatória”, ferindo o princípio da anterioridade, que proíbe a cobrança de tributos sem um tempo mínimo determinado. 

Em primeira instância, o juiz federal Humberto de Vasconcelos Sampaio, da 1ª Vara Federal do Rio de Janeiro, atendeu o pedido das cinco multinacionais.

Recurso

Ao recorrer da decisão, a Fazenda Nacional argumentou, entre outros pontos, que a cobrança questionada não incorreu em qualquer desvio de finalidade, estando justificada no cenário internacional da guerra deflagrada no Oriente Médio, “diante do aumento drástico do preço do barril de petróleo e da escassez deste produto, com potenciais efeitos deletérios sobre a economia nacional”.

“Tem como função primordial a regulação do comércio exterior e a proteção do mercado interno”, sustenta a Fazenda Nacional.

Inflação de combustíveis

A alta no preço dos combustíveis, pano de fundo da discussão na Justiça Federal, teve uma face revelada nesta sexta-feira pelo termômetro do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a chamada inflação oficial do país.

inflação de março foi de 0,88%, puxada principalmente pelo grupo transportes. O item combustíveis subiu 4,47%. A gasolina, que em fevereiro tinha 0,61%, subiu 4,59% em março. O diesel passou de aumento de 0,23% em fevereiro para 13,90% em março. 

Na última segunda-feira (6) o governo lançou um pacote de medidas para conter a alta no preço dos combustíveis. As medidas tratam de subsídios para diesel e gás de cozinha, além da redução de impostos e apoio ao setor aéreo. 

(*) Agência Brasil

Agro de MS alavanca economia e lidera inovação produtiva

0
Foto: Divulgação

A abertura da 86ª edição da Expogrande, realizada na última quinta-feira (9) em Campo Grande, evidenciou o protagonismo de Mato Grosso do Sul no cenário nacional do agronegócio, reunindo autoridades políticas e lideranças do setor produtivo. Com o tema “O futuro do agro está aqui”, o evento reforça o potencial de um modelo econômico baseado em tecnologia, sustentabilidade e geração de empregos.

Representando o setor produtivo, o presidente da Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul), Guilherme Bumlai, destacou o momento de crescimento vivido por Mato Grosso do Sul, impulsionado pela diversificação das matrizes produtivas e pela agroindustrialização. Ele ressaltou a importância do agro na geração de empregos e no desenvolvimento regional.

Já o presidente da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), Marcelo Bertoni, enfatizou a parceria entre o Governo do Estado e o setor produtivo. Entre as ações citadas, está a retirada do ICMS sobre o óleo diesel, medida considerada essencial para apoiar produtores em um período de dificuldades e garantir competitividade ao setor.

A senadora Tereza Cristina também destacou o perfil moderno de Mato Grosso do Sul, com um agronegócio altamente tecnológico e comprometido com práticas sustentáveis. Segundo ela, a atual gestão estadual tem mantido esse direcionamento, consolidando o Estado como referência nacional.

Além dessas autoridades, estiveram presentes no evento os senadores Nelsinho Trad (MS), Flavio Bolsonaro (RJ) e Rogério Marinho (RN), o deputado federal Rodolfo Nogueira (MS), entre outros representantes da bancada federal, Assembleia Legislativa e Câmara de Vereadores de Campo Grande.

Feira projeta novos recordes e consolida inovação no agro

Em sua 86ª edição, a Expogrande ocorre entre os dias 9 e 19 de abril, no Parque de Exposições Laucídio Coelho, com expectativa de superar os resultados do ano anterior, quando movimentou R$ 641 milhões em negócios e recebeu mais de 125 mil visitantes .

A programação inclui leilões, palestras técnicas, exposição de animais, shows e um pavilhão tecnológico que reúne mais de 40 empresas e startups de diferentes estados. A proposta é aproximar inovação e produtor rural, ampliando a produtividade e a competitividade do setor .

Com forte presença institucional e participação ativa do setor produtivo, a Expogrande 2026 reafirma seu papel como uma das principais vitrines do agronegócio brasileiro e como espaço estratégico para discutir os rumos econômicos e sustentáveis do país.

(*) Ponta Porã News

PRF apreende 60 kg de skunk em Miranda (MS)

0
Foto: Divulgação

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 60 quilos de skunk, nesta sexta-feira (10), em Miranda (MS). 

Durante fiscalizações na BR-262, os policiais deram ordem de parada a um Chevrolet/Prisma, porém o condutor não parou e iniciou fuga. Foi realizado o acompanhamento tático, até que o condutor desistiu e foi detido. Ele confessou que transportava drogas.

No veículo foram encontrados 59,9 quilos de skunk. Segundo o condutor, ele deveria levar a droga até Campo Grande. A ocorrência foi encaminhada à Polícia Civil em Miranda.

Policiais rodoviários federais de Paranaíba concluem curso promovido pela Marinha do Brasil

0
Foto: Divulgação

Policiais Rodoviários Federais de Paranaíba concluíram, nesta sexta-feira (10), o Curso Especial para Tripulação de Embarcações de Estado no Serviço Público (ETSP), promovido pela Marinha do Brasil. 

Oito policiais rodoviários federais, além de profissionais da Polícia Militar, da Polícia Científica e do Corpo de Bombeiros, participaram da capacitação, reforçando a integração entre diferentes forças de segurança.

O ETSP é um curso voltado à qualificação de servidores públicos para a condução de embarcações oficiais de até 8 metros de comprimento. Durante a formação, são abordados conteúdos essenciais relacionados à segurança da navegação, procedimentos operacionais e boas práticas no uso de embarcações em serviço público.

Milho dispara nas exportações de MS com 154,3% de crescimento em 2026

0
Em 2026, estado exportou 334,281 mil toneladas de milho com faturamento de US$ 73,723 milhões (Foto: Aprosoja/MS/Arquivo)

Especialista atribui o incremento à combinação de uma grande safra com um mercado aquecido

As exportações de milho em grão cresceram 154,3% em receita e 152% em volume em Mato Grosso do Sul no primeiro trimestre de 2026 frente ao mesmo período de 2025, segundo dados do MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços). Esse incremento fez com que o cereal saltasse da décima para quinta posição no ranking de principais produtos exportados pelo estado na comparação dos dois anos.

Conforme o MDIC, entre janeiro e março do ano passado, Mato Grosso do Sul embarcou 132,429 mil toneladas do grão para oito países, com receita de US$ 28,980 milhões. No mesmo intervalo de tempo deste ano, o volume passou para 334,281 mil toneladas, também para oito destinos, e com faturamento de US$ 73,723 milhões.

O especialista em comércio exterior Aldo Barrigosse atribuiu o incremento nas vendas internacionais à combinação de uma grande safra com um mercado aquecido.

“O que puxou o aumento esse ano foi uma colheita muito grande e um aumento de produtividade em 2025. O mercado internacional demanda muito o milho brasileiro. Então nós pegamos carona. Os produtores com o preço internacional mais alto, escoaram uma quantidade maior de produtos frente a 2025. Porém, temos históricos de primeiro semestre em que nós vendemos cinco, seis vezes mais do que foi vendido esse ano”, explica.

O especialista diz que o viés se mantém de alta para a sequência do ano. “A expectativa para os próximos meses é que continuemos a escoar uma quantidade boa de milho, porque os preços internos estão baixos e temos a projeção de uma colheita menor em 2026”, aponta.

Barrigosse disse também que o aumento das exportações não deve impactar no mercado interno, apesar da demanda crescente para atender à produção de etanol e ao processamento de ração animal. “Não temos preocupações em relação a faltar aqui no mercado doméstico, porque temos segurança na produção e uma produtividade muito boa.”

No entanto, ele demonstrou preocupação em relação aos insumos para o próximo ciclo, o que pode afetar a produção e os preços. “A questão é se vamos ter insumos suficientes, é um preço suficiente, se tratando de fertilizante, em razão dos impactos negativos da guerra no Irã, porque cerca de 50% dos produtos que vem para o Brasil são da região do conflito. Temos expectativa que com essa trégua de duas semanas, que eles acabaram de acordar se consiga normalizar isso para o próximo semestre”.

Segunda safra

O plantio da segunda safra de milho, também chamada de safrinha ou safra de inverno, está praticamente concluído em Mato Grosso do Sul. Segundo o SIGA (Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio), a estimativa é que estejam sendo cultivados neste ciclo 2,206 milhões de hectares e que a produtividade média atinja 84,2 sacas por hectare, resultando em uma produção de 11,139 milhões de toneladas.

O SIGA aponta um aumento de 3% na área plantada com o cereal, mas há perspectiva de redução de produtividade de 22,4% e de produção de 20,1% em comparação com a temporada anterior. O cereal deve ocupar aproximadamente 46% da área destinada à soja no estado, o que representa uma redução significativa em comparação aos 75% que já chegou anteriormente.

A análise do SIGA pondera que o milho tem sido cada vez mais cultivado na segunda safra no estado em áreas com menor risco climático para escapar de fenômenos como as geadas. Isso leva a que o restante do território agricultável seja ocupado por culturas alternativas, como sorgo, milheto e pastagem.

Fonte: Campo Grande News (por Anderson Viegas)

Escola Batista Semear foi a grande campeã na final do futsal masculino dos JETs 2026 em Três Lagoas

0
Foto: Prefeitura de Três Lagoas

A grande decisão do futsal masculino dos Jogos Escolares Três-lagoenses (JETs) 2026 foi marcada por emoção, casa cheia e alto nível técnico na noite de quinta-feira, 9 de abril, no Ginásio Municipal de Esportes Prof.ª “Cacilda Acre Rocha”, em Três Lagoas.

Considerado um dos momentos mais aguardados da competição, o evento reuniu centenas de pessoas, entre familiares, professores, estudantes e torcedores das equipes finalistas, que lotaram o ginásio para prestigiar os jovens atletas. O clima foi de incentivo e vibração do início ao fim das partidas.

Dentro de quadra, os jogos decisivos também corresponderam às expectativas. Na disputa pelo terceiro lugar, a Escola Estadual Edwards Corrêa e Souza garantiu a vitória ao superar o SESC TL pelo placar de 7 a 0.

Já na grande final, o confronto começou equilibrado, com as equipes demonstrando intensidade e competitividade. No entanto, ao longo da partida, a Escola Batista Semear se destacou, assumiu o controle do jogo e conquistou o título com uma vitória expressiva sobre a Escola Estadual João Ponce de Arruda por 8 a 1.

Com os resultados, a classificação final do futsal masculino dos JETs 2026 ficou definida da seguinte forma:

• 1º lugar: Escola Batista Semear
• 2º lugar: Escola Estadual João Ponce de Arruda
• 3º lugar: Escola Estadual Edwards Corrêa e Souza
• 4º lugar: Escola SESC TL

Promovido pela Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (SEJUVEL), o campeonato reforça o compromisso com o incentivo à prática esportiva entre os jovens estudantes.

SEMED divulga resultado final e convoca candidatos para próxima etapa do MS Alfabetiza em Três Lagoas

0
Foto: Divulgação/Prefeitura de Três Lagoas

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), deu continuidade ao processo seletivo para formador(a) municipal do programa MS Alfabetiza – Todos pela Alfabetização da Criança, com a divulgação de novos documentos oficiais referentes ao Edital nº 001/SEMED/2026.

Após a publicação da lista de candidatos deferidos, o processo avança agora com a divulgação do resultado final dos candidatos aptos para a Fase II, já considerando a análise de recursos. Com isso, os participantes classificados seguem para a próxima etapa do certame.

A Fase II corresponde à Análise Curricular, etapa essencial para avaliação técnica dos candidatos que pleiteiam atuar como formadores municipais no programa.

De acordo com a SEMED, a entrega da documentação comprobatória deverá ser realizada presencialmente na Coordenadoria Regional de Educação (CRE 12), localizada na Avenida Antônio Trajano, nº 603, Centro, no dia 13 de abril de 2026, nos seguintes horários:

  • das 8h às 11h
  • das 13h às 16h

A entrega deve seguir o cronograma estabelecido no edital, sendo fundamental que os candidatos fiquem atentos aos prazos e exigências para não serem desclassificados.

O processo seletivo tem como objetivo a formação de cadastro reserva para atuação como formador(a) municipal, profissional que terá papel estratégico na implementação das ações do programa MS Alfabetiza no município, contribuindo diretamente para o fortalecimento da alfabetização na rede pública.

A SEMED reforça a importância da participação dos candidatos nesta etapa e orienta que todos consultem atentamente os documentos oficiais disponibilizados, que detalham os critérios, cronogramas e demais orientações do processo seletivo.

Confira os documentos:

Coronel David entrega Diploma de Ilustre Visitante a Flávio Bolsonaro durante a Expogrande

0
Foto: Divulgação

Durante a programação da Expogrande, nesta quinta-feira (9), o deputado estadual Coronel David (PL) realizou a entrega do Diploma de Ilustre Visitante ao senador Flávio Bolsonaro, em reconhecimento à sua atuação no cenário nacional e à sua presença em Mato Grosso do Sul.

A homenagem, de autoria do parlamentar, foi concedida pela Assembleia Legislativa como forma de reconhecer a atuação do senador Flávio Bolsonaro como um importante interlocutor na defesa dos interesses dos estados e no fortalecimento das relações institucionais entre o Congresso Nacional e Mato Grosso do Sul.

Para Coronel David, a presença do senador em agendas no estado demonstra compromisso com pautas estratégicas e sensibilidade às demandas regionais. “Flávio Bolsonaro tem atuado de forma consistente no diálogo com setores produtivos e na defesa de temas fundamentais para o desenvolvimento, especialmente do agronegócio, que é um dos pilares da nossa economia”, destacou.

A entrega ocorreu no Parque de Exposições Laucídio Coelho, durante a abertura oficial do evento, que reuniu autoridades políticas e representantes do setor produtivo, e contou com  a presença do governador Eduardo Riedel (PP). 

A iniciativa teve apoio do presidente da Assembleia Legislativa, Gerson Claro (PP), e dos demais parlamentares, reiterando a homenagem como um gesto de reconhecimento e proximidade entre o Legislativo estadual e o Congresso Nacional.

Prefeitura de Três Lagoas convida população para entrega de mais 30 casas do Conjunto Habitacional Violetas III

0
Foto: Prefeitura de Três Lagoas

A Prefeitura de Três Lagoas convida a população para a solenidade de entrega das últimas 30 das 50 unidades habitacionais do Conjunto Habitacional Violetas III, que será realizada neste domingo, 12 de abril. O evento representa mais uma parceria importante com o Governo do Estado, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população e redução do déficit habitacional no município.

A cerimônia contará com a presença do prefeito Dr. Cassiano Maia, do governador do Estado de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, além de outras autoridades locais. A solenidade terá início às 9h e será realizada no próprio Conjunto Habitacional Violetas III.

SERVIÇO

Data: 12 de abril (domingo)
Horário: 9h
Local: Conjunto Habitacional Violetas III

Flávio é a resposta que o agro precisa para continuar crescendo, diz Reinaldo

0
Foto: Divulgação

Durante a abertura da Expogrande, em Campo Grande, o ex-governador e presidente do PL em Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, afirmou que Flávio Bolsonaro representa “a resposta que o agro precisa para continuar crescendo”, ao defender a união da classe produtora em torno do pré-candidato a presidente da República que tem compromisso com uma agenda nacional voltada à segurança jurídica, infraestrutura e valorização dos setores produtivos.

Segundo Reinaldo, em pouco mais de quatro meses desde sua indicação, em 5 de dezembro de 2025, Flávio já demonstra preparo, capacidade de diálogo e sensibilidade para ouvir as demandas do campo e da economia brasileira. Tanto isso é verdade que já encostou e supera o atual presidente em algumas pesquisas de intenção de voto, como a recente Atlas/Intel.  

“Nesse pouco tempo, pude ver que Flávio Bolsonaro é um homem de diálogo, que sabe ouvir e que agrega ao DNA do pai sua juventude, vivência e conhecimento”, afirmou.

A declaração foi dada durante a Expogrande, considerada uma das maiores vitrines do agronegócio do Centro-Oeste, em um momento de forte mobilização do setor produtivo em torno de pautas ligadas à logística, crédito, segurança no campo e competitividade.

Reinaldo destacou que, a pedido de Flávio, ele e o governador Eduardo Riedel entregaram um diagnóstico detalhado dos principais problemas enfrentados pelo agro sul-mato-grossense e brasileiro, com foco em soluções estruturantes para o setor.

“O agro não precisa de favores do governo. Precisa de condições para continuar trabalhando em paz”, disse.

Ao defender a relevância do setor para a economia nacional, Reinaldo citou números históricos do crescimento da produção agropecuária brasileira. Segundo ele, de 1975 até hoje, a produção saltou de 38 milhões para 354 milhões de toneladas, um crescimento de 831%, enquanto a área plantada avançou 200% no mesmo período.

O ex-governador também ressaltou que o Brasil possui o maior rebanho comercial do mundo, com 238 milhões de cabeças, e que o agronegócio responde por 49% da balança comercial do país.

Outro ponto enfatizado foi a dimensão da cadeia de agroserviços e agroindústrias, que, segundo ele, movimenta a economia e garante o pagamento de aproximadamente 29 milhões de salários por mês.

Entre as prioridades apontadas para que o setor continue avançando, Reinaldo defendeu políticas públicas justas e desenvolvimentistas, seguro para a atividade, segurança jurídica, proteção ao patrimônio rural e investimentos pesados em infraestrutura logística.

“É inadmissível que 80% de uma safra inteira ainda rode em caminhões”, afirmou.

Em relação a Mato Grosso do Sul, Reinaldo lembrou que o Estado mais que dobrou sua produção nos últimos dez anos e apontou três obras estratégicas para o próximo ciclo de crescimento: a dragagem do Rio Paraguai, a retomada da ferrovia e a aceleração das rodovias que ligam o Estado à Rota Bioceânica.

Na avaliação do presidente do PL-MS, esses investimentos são fundamentais para consolidar o protagonismo do Estado no cenário nacional e internacional, reduzindo custos e ampliando a competitividade.

Reinaldo concluiu afirmando que seu papel político, neste momento, é fortalecer a união em torno de um projeto de país que valorize quem produz. “Flávio é a resposta que o agro precisa para continuar crescendo”, reforçou.

Gestão de Pessoas promove treinamento NR-31.7 para servidores públicos

0
Foto: Prefeitura de Três Lagoas

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Gestão de Pessoas (SEGP), realizou na manhã desta sexta-feira, 10 de abril, uma capacitação voltada ao desenvolvimento profissional dos servidores públicos do município.

Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, a capacitação “Prevenção de Acidentes com Defensivos Agrícolas, Aditivos, Adjuvantes e Produtos afins”, é feita com base no treinamento da NR-31.7, norma regulamentadora que trata da segurança e saúde no trabalho rural. Além deste, novos treinamentos já estão confirmados ao longo do ano através da Parceria com o Sindicato Rural.

Angela Brasil, responsável pelas capacitações realizadas pela SEGP, destaca a importância dos treinamentos contínuos para os servidores. “Acreditamos que investir no desenvolvimento das pessoas é investir diretamente na qualidade dos serviços prestados à população. Servidores capacitados atuam com mais segurança, eficiência e comprometimento com os resultados institucionais”, ressalta Angela.

A iniciativa, segundo Vanessa Sêna, Secretária Municipal de Gestão de Pessoas, reforça o compromisso do prefeito, Dr. Cassiano Maia, com os servidores públicos.

Teto do MEI deveria estar próximo de R$ 148 mil, avalia ASSIMPI, e proposta de R$ 130 mil já nasce defasada

0
Defasagem entre custos e limite de faturamento está limitando o crescimento de milhões de pequenos negócios. (Foto: Shutterstock)

Limite congelado desde 2018 e correção parcial mantêm distorções e pressionam pequenos negócios

O limite de faturamento do Microempreendedor Individual (MEI), atualmente em R$ 81 mil anuais, já deveria estar próximo de R$ 148.165,20 caso tivesse sido corrigido pela inflação medida pelo IGPM desde 2018. Mesmo propostas em discussão no Congresso Nacional, que sugerem a elevação do teto para R$ 130 mil, já nascem defasadas frente à própria dinâmica inflacionária do período, mantendo um descompasso relevante entre o enquadramento legal e a realidade econômica dos pequenos negócios.

Mais do que uma defasagem acumulada, o cenário evidencia um problema estrutural: o sistema de enquadramento não acompanha a evolução dos custos e da atividade econômica, fazendo com que o crescimento deixe de ser um movimento natural e passe a representar risco para o empresário. Ao longo dos últimos anos, despesas operacionais, insumos e o próprio nível mínimo de faturamento necessário para sustentar uma empresa avançaram de forma consistente, enquanto o teto permaneceu estático.

“O teto simplesmente parou no tempo, enquanto a economia seguiu avançando. O empresário não cresceu — o que cresceu foram os custos. Isso cria um desalinhamento direto entre a regra e a realidade”, afirma o presidente da ASSIMPI, Joseph Couri.

Na prática, o limite atual passou a funcionar como um teto artificial, que não reflete o porte real de muitos negócios. À medida que o empreendedor se aproxima desse limite, a possibilidade de migração para regimes tributários mais onerosos cria um ponto de ruptura que impacta diretamente a previsibilidade financeira, desorganiza o planejamento e inibe decisões de expansão.

“Hoje, crescer pode significar perder eficiência. O sistema cria um efeito perverso em que o empresário precisa pensar duas vezes antes de aumentar seu faturamento”, diz Couri.

Na avaliação da ASSIMPI, tratar o tema apenas como uma atualização pontual de valores não resolve o problema de fundo. “A atualização do teto é necessária, mas não suficiente. Se não houver uma revisão mais ampla da lógica de enquadramento e transição entre regimes, o problema tende a se repetir em pouco tempo”, afirma.

A entidade também defende que o debate avance sobre outras frentes consideradas essenciais para a sustentabilidade dos pequenos negócios, como a possibilidade de contratação de mais de um funcionário no regime do MEI, medida que pode ampliar a capacidade produtiva, estimular a formalização e reduzir distorções no mercado de trabalho. Além disso, a discussão precisa alcançar os limites do Simples Nacional, já que a defasagem não se restringe ao MEI, mas afeta toda a estrutura de enquadramento das micro e pequenas empresas no país.

“O problema não está apenas no valor do teto, mas na forma como o sistema reage quando o empresário cresce. Hoje, a transição entre regimes é abrupta e desorganiza completamente o planejamento financeiro das empresas”, explica Couri.

Esse cenário tem levado parte dos negócios a adotar estratégias defensivas, como a limitação deliberada do faturamento ou ajustes operacionais para evitar o desenquadramento, o que distorce a lógica de mercado e reduz o potencial de crescimento econômico.

“Criamos um ambiente em que o empresário precisa frear o próprio crescimento para sobreviver. Isso não é saudável para a economia e nem para a geração de empregos”, afirma.

Diante desse contexto, a ASSIMPI reforça que acompanha o tema de forma contínua e atua diretamente no ambiente institucional para viabilizar uma atualização consistente das regras. “Estamos debruçados sobre esse tema porque ele impacta milhões de empresas em todo o país. Mais do que corrigir valores, é preciso ajustar o sistema para permitir que o pequeno negócio cresça de forma sustentável”, conclui.

Sobre a ASSIMPI/SIMPI Nacional

A ASSIMPI/SIMPI Nacional é uma associação civil de direito privado, sem fins econômicos, constituída para congregar e representar micro e pequenas empresas da indústria, comércio, serviços e agropecuária, além de microempreendedores individuais (MEIs), na defesa de seus legítimos interesses.

PF prende investigada por tráfico de drogas

0
Foto: PF-MS

Ação localizou a bagagem com drogas em voo de origem em Campinas (SP) e com destino a Corumbá

A Polícia Federal realizou, nesta sexta-feira (10), a apreensão de, aproximadamente, 16 kg de substância entorpecente do tipo skunk, durante fiscalização de rotina no Aeroporto de Campinas (SP).

A ação ocorreu no momento em que policiais federais realizavam procedimentos de inspeção no aeroporto, ocasião em que identificaram uma mala com indícios de irregularidade. Após verificação, foi constatado que a bagagem continha diversos tabletes da droga.

A responsável pela mala foi identificada e abordada pela equipe policial. Durante a apuração preliminar, verificou-se que a suspeita transportava o entorpecente com a finalidade de entregá-lo a um homem no destino final da viagem.

Diante dos fatos, a mulher foi presa em flagrante pelo crime de tráfico de drogas e encaminhada à unidade da Polícia Federal de Corumbá, onde foram adotadas as providências legais cabíveis.

(*) Comunicação Social da PF em MS

UEMS abre inscrições para auxílios permanência e alimentação destinados a estudantes em situação de vulnerabilidade

0
Divulgação/UEMS

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) abriu inscrições para o processo de avaliação socioeconômica que possibilita o acesso aos auxílios permanência e alimentação. A iniciativa integra o Programa Institucional de Assistência Estudantil (PIAE) e tem vigência prevista entre maio de 2026 e maio de 2027.

DIVULGAÇÃO DE EDITAIS E DOS DEMAIS ATOS

As inscrições seguem até o dia 24 de abril de 2026, e devem ser feitas exclusivamente de forma online, por meio do sistema da assistência estudantil da universidade. O resultado preliminar está previsto para o dia 6 de maio, com período para ajustes na documentação até 12 de maio. A lista final de contemplados será divulgada a partir de 22 de maio.

O objetivo é identificar estudantes de graduação em situação de vulnerabilidade socioeconômica e oferecer suporte financeiro que contribua para a permanência na universidade e para a garantia de necessidades básicas, como alimentação.

Podem se inscrever acadêmicos regularmente matriculados nos cursos de graduação da UEMS que comprovem renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo e renda total familiar de até cinco salários mínimos.

A seleção leva em consideração critérios como renda, condições de moradia, gastos com transporte e saúde, além de outros fatores sociais que compõem o Índice de Vulnerabilidade Social (IVS), utilizado para classificar os candidatos.

O edital prevê duas modalidades:

  • Auxílio Permanência: voltado ao suporte geral para continuidade dos estudos;
  • Auxílio Alimentação: destinado a auxiliar nas despesas com alimentação.

Ao todo, são disponibilizados:

  • 492 auxílios permanência para cursos presenciais e 10 para EaD;
  • 238 auxílios alimentação para cursos presenciais e 10 para EaD.

A ação faz parte da política de assistência estudantil da UEMS, que busca reduzir a evasão e promover condições mais igualitárias para a formação acadêmica, especialmente entre estudantes em situação de maior vulnerabilidade social.

Construção civil desacelera em MS, mas custo segue pressionado e acumula alta

0
Custo da construção segue em alta em Mato Grosso do Sul, refletindo no ritmo das obras e no orçamento de quem constrói. (Foto: arquivo)

Enquanto país acelera com alta de 0,37% em março, Mato Grosso do Sul registra avanço mais moderado

A construção civil avançou em março no Brasil, mas em Mato Grosso do Sul o ritmo foi mais lento — ainda assim, o custo de construir continua subindo e pressionando o setor.

Dados do IBGE mostram que o Índice Nacional da Construção Civil teve alta de 0,37% no país, indicando aceleração frente a fevereiro. No Estado, porém, a variação foi menor: 0,18% no mês, praticamente metade do índice nacional.

Alta menor, mas contínua

Mesmo com desempenho mais contido, o movimento em Mato Grosso do Sul mantém a tendência de encarecimento da construção.

No acumulado do ano, o índice já soma 0,73%, enquanto nos últimos 12 meses chega a 3,67%, mostrando que o custo segue em trajetória de alta, ainda que em ritmo inferior ao nacional.

Na prática, construir no Estado continua ficando mais caro mês a mês — apenas com variações menos intensas do que em outras regiões.

Custo do metro quadrado sobe

O impacto aparece diretamente no orçamento das obras. Em Mato Grosso do Sul, o custo médio do metro quadrado gira em torno de R$ 1,8 mil, considerando os dados mais recentes do IBGE.

Esse valor reflete a combinação de dois fatores que vêm puxando os preços:

  • reajustes de materiais de construção
  • aumento gradual da mão de obra

Diferença em relação ao país

Enquanto o Brasil teve aceleração puxada principalmente por insumos e dissídios salariais, o cenário local mostra uma pressão mais distribuída e menos intensa.

Ainda assim, o comportamento é o mesmo: materiais e salários seguem como motores da alta, mantendo o setor em alerta para novos reajustes ao longo do ano.

Sinal amarelo para obras

Mesmo com variação menor que a média nacional, o avanço contínuo dos custos em Mato Grosso do Sul acende um sinal de atenção — especialmente para obras públicas e contratos de longo prazo.

Para quem constrói, reforma ou investe no setor, o recado é claro: o custo segue subindo, e o planejamento financeiro precisa acompanhar esse ritmo.

Fonte: Campo Grande News (por José Cândido)

Grandes shows movimentam economia, mas expõem desafios na infraestrutura urbana

0

Evento internacional reúne multidão em Campo Grande, impulsiona setores econômicos, mas revela gargalos na mobilidade e no planejamento logístico

Eventos de grande porte têm o poder de transformar cidades. Além de atrair multidões, aquecem a economia local, movimentam comércio, turismo e serviços. No entanto, para que esse impacto seja positivo, é fundamental que a estrutura urbana esteja preparada para atender a demanda do público.

EXPOTRÊS

Em Três Lagoas, por exemplo, a experiência durante a Expotrês realizada no ano passado, mostrou o potencial desses eventos. Com programação gratuita e atrações de destaque, como o cantor Gusttavo Lima, o município recebeu visitantes de diversas regiões. O fluxo intenso chegou a causar congestionamentos nas rodovias de acesso, mas, ainda assim, o público conseguiu prestigiar os shows, consolidando o evento como um dos principais da região.

PROBLEMAS ESTRUTURAIS

Já em Campo Grande, a realização do show internacional da banda Guns N’ Roses trouxe uma realidade mais complexa. O espetáculo, realizado no autódromo da capital, reuniu cerca de 35 mil pessoas e confirmou o interesse do público por grandes produções. No entanto, também evidenciou problemas estruturais importantes.

Grandes shows movimentam economia, mas expõem desafios na infraestrutura urbana

Caravanas vindas de cidades do interior, incluindo Três Lagoas, enfrentaram longas horas de deslocamento e, já próximas ao local do evento, acabaram presas em um congestionamento que ultrapassou 12 quilômetros. Muitos fãs investiram tempo e recursos para assistir à apresentação, mas não conseguiram chegar a tempo — alguns sequer conseguiram entrar no local.

IMPROVISO

A situação abriu espaço para soluções improvisadas. Mototaxistas passaram a oferecer transporte por valores que variavam entre R$ 50 e R$ 150, em trechos curtos próximos ao autódromo. Mesmo assim, a alternativa não foi suficiente para atender toda a demanda.

Grandes shows movimentam economia, mas expõem desafios na infraestrutura urbana
Grupo de fãs pegou ônibus no centro de Campo Grande, porém só conseguiram chegar ao local após o fim do show (Foto: Guta Rufino)

Entre os fãs que encararam a jornada estava a jornalista Guta Rufino, apaixonada por rock e admiradora da banda. Partindo de Três Lagoas, ela percorreu cerca de 380 quilômetros em uma viagem planejada, optando por transporte coletivo como forma de contribuir para a redução do trânsito. No entanto, quando chegou em Campo Grande, a realidade foi outra.

O trajeto final, que deveria durar poucos minutos, se transformou em horas de espera. Diante da lentidão, Guta decidiu descer do ônibus e seguir parte do caminho por conta própria, assim como outros espectadores. A cena, segundo ela, lembrava um cenário de improviso coletivo, com pessoas caminhando por quilômetros na tentativa de não perder o show.

SHOW PELA METADE

O jeito foi encarar a garupa de um mototaxista

Apesar do esforço, a jornalista pegou um mototáxi, conseguindo chegar ao autódromo apenas após o início da apresentação principal, perdendo parte significativa do espetáculo — incluindo a banda de abertura. Ainda assim, conseguiu vivenciar o show, que classificou como grandioso, embora diferente da intensidade percebida em outras fases da vida.

A experiência, no entanto, deixou uma reflexão importante. Para Guta, o evento demonstrou claramente que Campo Grande possui público e potencial para sediar grandes atrações, mas ainda precisa avançar em aspectos essenciais, como mobilidade, logística e planejamento viário.

A ausência de estratégias mais eficientes — como rotas alternativas, organização do fluxo e até faixas exclusivas para ônibus — contribuiu para o caos no acesso ao local. O resultado foi uma experiência marcada tanto pelo encantamento do espetáculo quanto pela frustração de muitos fãs.

DESTAQUE DA IMPRENSA

Por outro lado, houve pontos positivos. A cobertura em tempo real realizada pela imprensa local foi destacada como um diferencial, mantendo o público informado e acompanhando de perto os desafios enfrentados.

No balanço final, o evento reforça uma constatação: grandes shows são oportunidades valiosas para as cidades, mas exigem preparo à altura. Entre acertos e falhas, fica o aprendizado de que atrair público é apenas parte do desafio — garantir que todos consigam viver a experiência completa é o que define o sucesso de fato.

Inflação acelera em março e chega a 0,88%, puxada por combustíveis e alimentos

0
Motorista sente no bolso: alta da gasolina foi um dos principais fatores que puxaram a inflação de março no país. (Foto: Divulgação)

Gasolina, leite e tomate lideram altas e ajudam a pressionar o custo de vida no mês

A inflação voltou a ganhar força em março e atingiu 0,88%, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). O resultado representa alta de 0,18 ponto percentual em relação a fevereiro (0,70%) e foi impulsionado, principalmente, pelos grupos de Transportes e Alimentação e bebidas, que juntos responderam por 76% do índice no mês.

O principal impacto veio dos combustíveis. A gasolina subiu 4,59% e, sozinha, respondeu por 0,23 ponto percentual da inflação de março. Também registraram aumento as passagens aéreas (6,08%) e o diesel (13,90%), embora com menor peso no cálculo final.

Na alimentação, itens básicos voltaram a pressionar o orçamento das famílias. O leite longa vida teve alta de 11,74% e o tomate disparou 20,31%, sendo os principais responsáveis pela elevação no grupo. Somados, esses produtos tiveram impacto relevante no índice.

De acordo com o gerente do IPCA, Fernando Gonçalves, parte da pressão sobre os preços já reflete o cenário internacional. “Em alguns subitens, especialmente nos combustíveis, já se sente o efeito das incertezas externas”, explica.

No acumulado do ano, a inflação chega a 1,92%. Em 12 meses, o índice soma 4,14%, acima dos 3,81% registrados no período anterior.

Alimentação em casa pesa mais

Todos os nove grupos pesquisados pelo IBGE tiveram aumento de preços em março. Transportes liderou, com alta de 1,64%, seguido por Alimentação e bebidas, que subiu 1,56%.

Dentro desse grupo, a alimentação no domicílio teve avanço ainda maior, de 1,94% — o mais alto desde abril de 2022. Segundo o IBGE, o movimento é resultado da combinação entre redução na oferta de alguns produtos e aumento no custo do frete, impactado pelo preço dos combustíveis.

Diferença entre capitais

Entre as regiões pesquisadas, Salvador registrou a maior inflação do país em março, com alta de 1,47%, influenciada pelo aumento da gasolina e das carnes. Já Rio Branco teve a menor variação (0,37%), ajudada pela queda na energia elétrica e nas frutas.

Nas principais regiões metropolitanas, o índice ficou abaixo da média nacional em São Paulo e no Rio de Janeiro (0,78% em ambas). Em Belo Horizonte, a inflação foi um pouco maior, chegando a 0,93%.

INPC também sobe

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que mede a inflação para famílias de menor renda, também acelerou em março, atingindo 0,91%, acima dos 0,56% registrados em fevereiro.

No acumulado do ano, o INPC soma 1,87% e, em 12 meses, 3,77%. Assim como no IPCA, a alimentação foi o principal fator de pressão, com alta de 1,65% no mês.

A maior variação do INPC também foi registrada em Salvador (1,52%), enquanto Rio Branco apresentou a menor (0,33%).

O que medem os índices

O IPCA considera famílias com renda entre 1 e 40 salários mínimos. Já o INPC é voltado para aquelas que recebem de 1 a 5 salários mínimos. Ambos são calculados em diversas regiões do país, incluindo Campo Grande, e servem como referência para acompanhar o custo de vida e orientar políticas econômicas.

Fonte: Campo Grande News (por José Cândido)

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.