14 C
Três Lagoas
quarta-feira, 24 de junho de 2026
Início Site Página 118

MS reduz mortes em 2025, mas início de 2026 aponta retomada de acidentes nas rodovias federais

0

Queda local acompanha tendência nacional de menor letalidade no trânsito em 2025, mas primeiros meses de 2026 indicam inflexão

Por: Nathália Santos

Os dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF) revelam uma dinâmica oscilante nos acidentes em rodovias federais de Mato Grosso do Sul ao longo dos primeiros trimestres recentes.

Em dados divulgados à reportagem do Perfil News, mostram que após uma redução consistente entre 2024 e 2025, especialmente no número de mortes, os registros de 2026 mostram crescimento e interrompem a trajetória de queda.

QUAIS SÃO AS RODOVIAS FEDERAIS DE MS?

Mato Grosso do Sul é cortado por importantes rodovias federais que fazem a ligação do estado com outras regiões do país e também com países vizinhos, como Paraguai e Bolívia.

As principais são:

•   BR-163

Principal eixo logístico do estado, corta MS de norte a sul. Liga a região Centro-Oeste ao Sul do país e é fundamental para o escoamento da produção agrícola.

•   BR-262

Liga o leste ao oeste do estado, passando por Campo Grande e seguindo até a Bolívia. É estratégica para o comércio internacional. E passa por Três Lagoas.

•   BR-060

Conecta Campo Grande a Goiás e ao Distrito Federal, sendo importante corredor para transporte entre MS e Brasília.

•   BR-267

Faz a ligação entre Bataguassu (divisa com SP) e Porto Murtinho (fronteira com o Paraguai), integrando o futuro corredor bioceânico.

•   BR-158

Passa pela região leste do estado, importante para integração com Mato Grosso e São Paulo.

•   BR-359

Rodovia menor, mas relevante para conexão regional no interior do estado.

•   BR-419

Liga regiões do Pantanal à BR-163, sendo importante para acesso a áreas turísticas e rurais.

REDUÇÃO DE ACIDENTES E MORTES

Entre janeiro e março de 2024, foram contabilizados 421 sinistros, com 36 mortes. No mesmo período de 2025, os números caíram para 377 acidentes e 28 óbitos. A redução foi de 10,5% nos sinistros e de 22,2% nas mortes, indicando não apenas menos ocorrências, mas também menor letalidade.

O desempenho positivo, no entanto, não se manteve no ano seguinte. No primeiro trimestre de 2026, o número de sinistros subiu para 408, um aumento de 8,2% em relação a 2025. As mortes também cresceram, passando de 28 para 31, alta de 10,7%. Apesar da elevação, os índices ainda não retornaram ao patamar de 2024.

A comparação direta dos três períodos evidencia o movimento:

  • 2024: 421 sinistros e 36 mortes
  • 2025: 377 sinistros (-10,5%) e 28 mortes (-22,2%)
  • 2026: 408 sinistros (+8,2% sobre 2025) e 31 mortes (+10,7%)

No acumulado anual, a melhora entre 2024 e 2025 também é clara. O total de sinistros caiu de 1.783 para 1.649, redução de 7,5%. Já as mortes passaram de 181 para 149, uma queda de 17,7%, reforçando a tendência de redução da letalidade.

CENÁRIO EM MS E NAS RODOVIAS DO BRASIL

Esse comportamento está alinhado ao cenário nacional observado pela PRF, que registrou em 2025 uma diminuição no número de mortes em rodovias federais, mesmo com variações menos intensas no total de acidentes. O dado sugere avanço em fatores como fiscalização, uso de equipamentos de segurança e resposta a ocorrências.

No caso de Mato Grosso do Sul, a queda mais acentuada nas mortes do que nos sinistros em 2025 aponta para possível melhora na gravidade dos acidentes ou na capacidade de atendimento. Já a elevação observada em 2026 indica que esses ganhos ainda são instáveis.

A reversão parcial no início de 2026 reforça a necessidade de manutenção de políticas contínuas de prevenção.

Mesmo com os avanços registrados em 2025, os dados mostram que o trânsito nas rodovias federais de Mato Grosso do Sul segue com níveis relevantes de risco, e que reduções pontuais podem ser rapidamente revertidas sem ações consistentes ao longo do tempo.

Juiz concede liberdade à mulher que matou filha de 4 meses sufocada na cama em MS

0
A autora do homicídio culposo da filha, quando foi levada à delegacia (Foto: Osvaldo Duarte/Dourados News)

Jovem de 22 anos dormiu sobre a criança após consumir bebida alcoólica com o marido em uma festa

O juiz Evandro Endo concedeu liberdade provisória para a mulher de 22 anos que matou a filha bebê sufocada ao dormir sobre a criança, na madrugada de sábado (4), em Dourados, a 251 km de Campo Grande. A menina completaria 5 meses de vida no dia 20 deste mês.

A morte da criança ocorreu na casa onde a mulher mora com o marido, de 34 anos, em uma área de retomada ao lado da Aldeia Bororó. A mãe contou que ela e o pai da menina tinham passado a noite de sábado bebendo em uma festa. Embriagada, ela pegou no sono e não viu que estava sobre o corpo da criança.

O homem contou que acordou de madrugada e percebeu a filha embaixo do corpo da mulher. Ao ser despertada, ela percebeu que a bebê não respirava e a levou até a casa do pai, para pedir ajuda. Uma agente de saúde constatou o óbito.

Levada pela Polícia Militar para a Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário), a jovem foi autuada em flagrante por homicídio culposo e o delegado plantonista Dermeval Inácio da Cruz Neto arbitrou fiança de 12 salários mínimos.

Durante a audiência de custódia, nesta segunda-feira (6), o juiz afirmou não vislumbrar “periculosidade concreta” da mulher para decretar sua prisão preventiva e concedeu a liberdade provisória.

Entretanto, a mãe da criança terá de pagar fiança de dois salários mínimos (R$ 3.242,00) divididos em 10 parcelas; comparecer mensalmente em juízo para justificar suas atividades e não poderá se ausentar da comarca sem autorização judicial.

Fonte: Campo Grande News (por Helio de Freitas, de Dourados)

Operação mira contrabando de canetas emagrecedoras em MS

0
Foto: Divulgação

A Polícia Federal e a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) deflagraram nesta terça-feira (7), a operação nacional “Heavy Pen” que mira o contrabando de canetas emagrecedoras, mas que em Mato Grosso do Sul foi denominada “Emagrecimento Seguro II”.

O objetivo da ação é reprimir a comercialização de produtos destinados ao controle de diabetes e ao emagrecimento, que entram em solo brasileiro de forma ilícita, principalmente através da fronteira entre Brasil e Paraguai.

Em Campo Grande, houve cumprimento de um mandado de busca e apreensão em um prédio localizado na Avenida Afonso Pena, quase esquina com a Rua Professor Luiz Alexandre de Oliveira. A equipe deixou o local por volta de 7h10. O local é comercial e tem clínicas e escritórios.

Com capilaridade nacional, a ação acontece em Mato Grosso do Sul e mais 11 estados: Acre, Espírito Santo, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Paraná, Roraima, Rio Grande do Norte, São Paulo, Sergipe e Santa Catarina. Ao todo, foram 45 mandados de busca e apreensão.

(*) Ponta Porã News

PRF apreende maconha e medicamentos em Água Clara

0
Foto: PRF-MS

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 36 quilos de maconha e medicamentos de emagrecimento, na última segunda-feira (6), em Água Clara. 

Os policiais fiscalizavam na BR-262, quando abordaram um Suzuki/Cross, ocupado pelo motorista e uma passageira. Em vistoria, os policiais encontraram duas malas no interior do veículo, segundo a passageira, as bagagens pertenciam a ela, mas não possuía as chaves para abrir as bagagens. 

Os policiais realizaram a abertura das bolsas e encontraram os tabletes de maconha e quatro frascos de medicamentos emagrecedores. A passageira foi presa e encaminhada à Polícia Civil em Água Clara.

Vereadores articulam reunião para buscar melhorias na rede esgoto do município

0
Foto: Divulgação

O objetivo foi elencar as principais demandas advindas de solicitações da população e encaminhar o documento, oficialmente à empresa e demais autoridades competentes, buscando respostas mais rápidas e efetivas

Durante reunião realizada na Câmara de Vereadores, na manhã desta terça-feira (7), os vereadores discutiram problemas recorrentes na rede de esgoto do município, apontando causas, soluções e a necessidade de ações integradas com o gerente regional da Sanesul, Adilson Silva Bahia, e representantes da empresa MS Pantanal, Claudio Guimarão (coordenador) e Diego Carvalho de Souza (supervisor). O encontro ocorreu na sala da presidência da Casa de Leis

De acordo com os diretores da empresa, os principais problemas de extravasamento de esgoto estão relacionados a três fatores: obras realizadas na cidade, falhas ou ausência de manutenção por parte de empreendimentos e ligações irregulares de águas pluviais na rede de esgoto. Esses fatores, segundo os técnicos, sobrecarregam o sistema, especialmente em períodos de chuva.

A empresa destacou que o município possui cerca de 836 quilômetros de rede e mais de 50 mil ligações, e que, proporcionalmente, o número de ocorrências é considerado dentro da normalidade. Ainda assim, reconheceu que casos recorrentes em determinadas regiões geram impactos negativos à população e à imagem do serviço prestado.

Entre os pontos mais críticos citados estão bairros próximos à lagoa e regiões como Jardim Itamaraty e Vila Alegre, onde moradores enfrentam problemas históricos de alagamentos e retorno de esgoto, agravados em dias chuvosos. Vereadores relataram que algumas dessas situações persistem há mais de duas décadas, afetando diretamente a qualidade de vida da população.

Transtornos em ruas, como na Wilson Carvalho Viana também foram muito questionados pelos parlamentares, bem como, do trecho na rua Aldair Rosa de Oliveira.

Os técnicos explicaram que parte dos problemas está relacionada à sobrecarga de estações elevatórias, especialmente na chamada “bacia Europa”, que concentra grande volume de esgoto devido ao crescimento urbano. Como solução, estão previstas obras de ampliação da capacidade do sistema, incluindo a instalação de bombas mais potentes e melhorias na infraestrutura elétrica, além da construção futura de uma nova estação de tratamento.

Outro ponto levantado foi a necessidade de fiscalização mais rigorosa sobre empreendimentos que não realizam a manutenção adequada de seus sistemas, como caixas de gordura, contribuindo para obstruções e extravasamentos. Também foi destacada a importância da atuação conjunta com órgãos ambientais e de vigilância sanitária.

Os vereadores cobraram maior agilidade nas soluções. Neste sentido, o presidente da Câmara, vereador Tonhão designou os vereadores Davis Martinelli e Marco Silva para listarem todas as demandas apresentadas, durante a reunião, formalizarem um documento que contará com a assinatura de todos os vereadores.

O objetivo é elencar as principais demandas apresentadas na reunião, todas advindas de solicitações da população via gabinete ou visita in loco e o objetivo é encaminhar o documento, oficialmente à empresa e demais autoridades competentes, buscando respostas mais rápidas e efetivas.

Ao final, foi ressaltada a importância da parceria entre o Legislativo, Executivo e a concessionária, com o compromisso de monitorar os problemas e garantir melhorias no sistema de saneamento, atendendo às necessidades da população.

Rapaz é preso com carga de celular avaliada em quase R$ 2 milhões em Ponta Porã

0
Foto: Divulgação

Um homem de 25 anos foi preso pelo DOF (Departamento de Operações de Fronteira) na última segunda-feira (6), em Ponta Porã, transportando 239 aparelhos de telefone celular de origem estrangeira, em um veículo Fiat Siena. 

Os militares realizavam bloqueio na MS-164, na região do Copo Sujo, quando abordaram o condutor do automóvel. Durante entrevista, o rapaz apresentou excesso de nervosismo e não soube informar o motivo da viagem nem o destino.

Em vistoria no porta-malas do carro, foram encontrados diversos aparelhos celulares. Questionado, o autor afirmou que pegou os produtos na cidade de Pedro Juan Caballero, e os levaria até Campo Grande, onde receberia R$ 6 mil pelo transporte.

O material apreendido, avaliado em aproximadamente R$ 1,9 milhão, foi encaminhado, juntamente com o autor e o veículo, à Delegacia de PF (Polícia Federal) em Ponta Porã.

Começa hoje em Três Lagoas a 7ª Escola Bíblica da ADTL com presença de nomes nacionais

0
Foto: Divulgação

A Igreja Assembleia de Deus Ministério do Belém (ADTL) dá início nesta terça-feira (7) à 7ª edição da Escola Bíblica de Obreiros e Membros (EBOM), em Três Lagoas. A programação segue até domingo e reúne lideranças religiosas de diferentes regiões do país, além de atrações musicais conhecidas no meio evangélico.

Entre os convidados confirmados estão os pastores José Wellington Jr, Eduardo Lopes, Ângelo Galvão, Renan Lopes, Eduardo Oliveira, Elizeu Rodrigues, Josué Brandão e Edi Vinagre, além da dupla Jefferson & Suellen e da cantora Ana Clara.

O evento ocorre paralelamente à Confradems (Convenção Fraternal das Assembleias de Deus do Mato Grosso do Sul), que reúne representantes de 12 cidades e conta com a presença de autoridades políticas, entre elas o prefeito de Três Lagoas além de parlamentares estaduais e federais.

A edição deste ano também marca o início das obras do novo templo sede da igreja. As máquinas já estão em operação para a perfuração das 194 estacas de fundação no terreno de 6.300 metros quadrados, localizado no cruzamento das ruas João Gonçalves de Oliveira e Jary Mercante.

O projeto prevê a construção do maior templo evangélico de Três Lagoas e do Mato Grosso do Sul, com capacidade para aproximadamente 4 mil pessoas. A obra será executada ao longo de cinco a seis anos, com recursos provenientes de ofertas e contribuições dos membros.

Atualmente, a sede da igreja na Rua Dr. Eloy Chaves comporta cerca de 1.200 pessoas, número abaixo da demanda de aproximadamente 5 mil membros na cidade.

Com a mudança para o novo espaço, o prédio atual será transformado em uma escola de ensino fundamental, do 1º ao 5º ano, com proposta de oferecer ensino acessível à população, independentemente da denominação religiosa.

Além das atividades religiosas, a ADTL mantém projetos sociais por meio da associação Abadetlar, com ações de assistência básica, atendimentos de saúde e iniciativas como o “Vivíssimas”, voltado ao público feminino acima de 60 anos.

A Escola Bíblica é aberta ao público e tem entrada gratuita. A organização solicita a doação de um quilo de alimento não perecível, que será destinado à Rede Feminina de Combate ao Câncer.

Feira do Peixe movimenta Três Lagoas e comercializa cerca de 30 toneladas de pescado fresco

0
Foto: Prefeitura de Três Lagoas

A tradicional Feira do Peixe de Três Lagoas foi mais uma vez um sucesso, consolidando-se como um dos principais eventos de incentivo à produção local e ao consumo de pescado no município. Realizada nos dias 1º e 2 de abril, na Feira Central, a ação registrou a comercialização de aproximadamente 30 toneladas de peixe fresco de pescadores e produtores da região.

Promovida pela Prefeitura de Três Lagoas, a feira reuniu produtores locais e atraiu um grande público durante os dois dias de evento, especialmente por oferecer produtos de qualidade, preços acessíveis e a garantia de origem do pescado.

Além de fortalecer a economia local, a iniciativa também valorizou os pequenos produtores, criando uma importante oportunidade de geração de renda e escoamento da produção. Espécies como tilápia, pacu e pintado estiveram entre as mais procuradas pelos consumidores.

A grande adesão da população reforça a importância da feira no calendário do município, especialmente em períodos próximos à Páscoa, quando cresce a demanda por pescado. A estrutura organizada e o apoio logístico garantido pela Prefeitura contribuíram para o bom andamento das vendas e para a satisfação tanto dos produtores quanto dos consumidores.

IPTU 2026 – Segunda parcela vence nesta sexta-feira (10)

0
Foto: Prefeitura de Três Lagoas

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Fazenda (SEFAZ), informa que vence nesta sexta-feira, 10 de abril, a segunda parcela do IPTU 2026, para quem optou pelo pagamento parcelado em até 10 vezes.

Os munícipes que ainda não possuem o carnê, podem adquiri-lo através do site www.treslagoas.ms.gov.br, na aba “PORTAL DE SERVIÇOS > IPTU > DÉBITOS > 2ª VIA DE CARNÊ”.

A guia também pode ser retirada na própria Tributação que fica no prédio do Paço Municipal, localizado na Av. Antônio Trajano dos Santos, 30, esquina com a Av. Rosário Congro. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira das 7h às 18h.

A Prefeitura Municipal orienta que a população se organize e realize o pagamento no prazo correto, evitando juros e multas.

Para mais informações, os cidadãos podem entrar em contato com a SEFAZ pelo número (67) 99214-0322 (somente mensagem via WhatsApp) ou pelo e-mail [email protected]

No mapa do trabalho escravo, MS tem 28 fazendas na “lista suja”

0
Um dos trabalhadores resgatados este ano em ação do MPT em MS. (Foto: Divulgação)

Lista Governo Federal revela casos em diversas regiões e resgate de trabalhadores em condições degradantes

Mato Grosso do Sul tem 28 propriedades rurais incluídas na nova atualização da “lista suja” do trabalho escravo, divulgada nesta segunda-feira (6) pelo Governo Federal. O cadastro reúne empregadores flagrados submetendo trabalhadores a condições análogas à escravidão. Ao todo, 613 empregadores foram “fichados” em todo o Brasil.

O documento público é divulgado semestralmente pelo Ministério do Trabalho, em abril e outubro, com o objetivo de dar transparência às ações de fiscalização. Nesta atualização, foram incluídos 169 novos empregadores, o que representa um aumento de 6,28% em relação à lista anterior. Desse total, 102 são pessoas físicas (patrões) e 67 são empresas (pessoas jurídicas).

Em Mato Grosso do Sul, os casos se espalham por diferentes regiões. Em Corumbá, na Fazenda São José, foram resgatados 9 trabalhadores em situação irregular. Ainda no município, na Fazenda Rebojo, foram 4, e na propriedade Santo Antônio, 1 trabalhador. Também em Corumbá, a Fazenda Campo Alegre teve 8 trabalhadores resgatados, e na São José, outros 7.

Na região de Bonito, na Fazenda Formosa, foram resgatados 7 trabalhadores, enquanto na propriedade Formoso, também na zona rural do município, foram 8.

Já em Maracaju, na Fazenda Novo Futuro, foram 4 trabalhadores resgatados. Em Caracol, na Sucuri II, foram 5 trabalhadores, e na Fazenda Sobradinho, outros 3. No mesmo município, a Fazenda Guarujá registrou 11 trabalhadores resgatados.

Em Ribas do Rio Pardo, na Fazenda Represa, 12 trabalhadores foram encontrados em situação irregular. Um dos maiores casos no estado ocorreu em Porto Murtinho, na Fazenda Retiro São José, com 22 trabalhadores resgatados; na propriedade Bandeirantes, 7, da Boa Sorte, com outros 7, e da Invernada do Piri, localizada na Reserva Indígena Kadiwéu, com 1 trabalhador.

Em Nova Andradina, na Fazenda São Cristóvão I, foram resgatados 19 trabalhadores em situação análoga à escravidão. Já em Anastácio, na Fazenda Persistência, foram 3. Na região norte do estado, em Coxim, na Fazenda Bertoncin, foram 10 trabalhadores resgatados. Em Camapuã, na Fazenda São Camilo, foi encontrado 1 trabalhador.

Em Ponta Porã, na Fazenda São Lourenço, foram 5 casos; em Dourados, na Fazenda Marreta, foram 7 trabalhadores; Deodápolis, na Fazenda Progresso, 11 trabalhadores resgatados e, em Paraíso das Águas, na propriedade São João, foram 16. Em Aquidauana, na Fazenda Piúva, foram 9 trabalhadores resgatados; e em Nova Alvorada do Sul, na propriedade Vaca Branca, foram 5.

O segundo maior número registrado foi em Aparecida do Taboado, na Fazenda Pedra Negra, onde 20 trabalhadores foram resgatados. A propriedade P. A. Tamakavi, na zona rural de Itaquiraí, teve 7 trabalhadores resgatados.

Em âmbito nacional, entre os novos nomes incluídos estão o cantor Amado Batista e a montadora chinesa BYD.

No total, os novos casos incluídos no cadastro resultaram no resgate de 2.247 trabalhadores em situações de exploração. A atualização também removeu 225 empregadores que completaram dois anos na lista. Os casos desta edição ocorreram entre 2020 e 2025, em 22 unidades da Federação.

A reportagem deixa espaço aberto para manifestações das empresas citadas.

Fonte: Campo Grande News (por Dayene Paz)

Gasolina e etanol seguem estáveis, enquanto diesel continua subindo em MS

0
Carreta parada próxima à bomba de combustível no posto Locatelli, na entrada do Bairro Noroeste. (Foto: Juliano Almeida)

Pesquisa da ANP mostra que entre os dias 15 de março e 4 de abril, o diesel saiu de R$ 7,11 para R$ 7,18

Os preços dos combustíveis tiveram mudanças discretas ao longo das últimas semanas em Mato Grosso do Sul. Enquanto a gasolina e o etanol registraram apenas pequenas oscilações, o diesel continuou subindo.

A pesquisa realizada pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) entre os dias 1º e 7 de março, mostra que o preço médio do etanol era de R$ 4,26, enquanto a gasolina custava R$ 6,06 e o diesel R$ 5,98. Já na semana seguinte, de 8 a 14 de março, o etanol permaneceu estável em R$ 4,26, a gasolina subiu para R$ 6,18 e o diesel avançou para média de R$ 6,33.

Entre os dias 15 e 21 de março, os valores continuaram em alta: o etanol passou para R$ 4,34, a gasolina para R$ 6,30 e o diesel chegou a R$ 6,79. Na semana de 22 a 28 de março, o movimento se manteve, com o etanol em R$ 4,44, a gasolina em R$ 6,51 e o diesel em R$ 7,11.

Já no levantamento mais recente, realizado entre 29 de março e 4 de abril, o etanol se manteve em R$ 4,44, a gasolina teve leve variação para R$ 6,52, e o diesel subiu para R$ 7,18, aumento de 7 centavos em relação à semana anterior.

A elevação nos preços, no caso do diesel, tem relação direta com o cenário externo. A guerra no Oriente Médio tem impulsionado a cotação do barril do petróleo tipo Brent, referência global para o mercado.

No dia 14 de março, a Petrobras anunciou reajuste no preço do diesel vendido às distribuidoras. Segundo a estatal, o último ajuste de redução havia ocorrido em 6 de maio de 2025, há 311 dias. Já o último aumento tinha sido em 1º de fevereiro de 2025, 400 dias atrás.

Medidas

No dia 12 de março, o Governo Federal anunciou que zerou o PIS (Programa de Integração Social) e Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social) do preço do diesel para conter a alta do combustível, diante da oscilação do mercado internacional.

O Governo de Mato Grosso do Sul anunciou que irá reduzir o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) do diesel pelo período de 2 meses para tentar frear a alta. A medida vai impactar em R$ 60 milhões aos cofres públicos.

(*) Campo Grande News

Ribas do Rio Pardo: quando indústria e educação se unem para outra cidade nascer

0
Foto: Divulgação

Este conteúdo faz parte de uma série especial sobre a presença do Sistema Fiems em Ribas do Rio Pardo e sua contribuição para o desenvolvimento econômico do município

Qual fórmula pode ser mais eficaz diante do desafio de transformar uma cidade de pequeno porte em uma grande potência industrial? A Fiems, por meio do Sesi e do Senai, em parceria com a Suzano, uma das maiores fabricantes de celulose do mundo, encontrou um caminho promissor na cidade de Ribas do Rio Pardo, região leste de Mato Grosso do Sul.

O investimento em educação básica e em qualificação profissional é fator determinante para a transformação econômica, o crescimento e o desenvolvimento do município nos últimos anos.

De acordo com levantamento do Observatório da Indústria da Fiems, Ribas do Rio Pardo recebeu um dos maiores investimentos privados recentemente realizados no Brasil. Foram aproximadamente R$ 22 bilhões para viabilizar a instalação da maior fábrica de celulose em operação do planeta.

A parceria com a Fiems foi estratégica para potencializar os investimentos e impulsionar o funcionamento da fábrica. Para o presidente da Fiems, Sérgio Longen, o objetivo é formar mão de obra e dar condições educacionais para que o município seja atraente para as famílias que pretendem se estabelecer na indústria foi o foco central do trabalho conjunto.

“Firmamos desde o início o compromisso de oferecer toda a educação e qualificação para os futuros trabalhadores da fábrica da Suzano. Iniciamos atendendo com salas de aula e laboratórios móveis e agora vamos inaugurar o prédio do Centro Integrado Sesi/Senai para atender toda a região. É uma alegria, para mim e toda a diretoria da Fiems, entregar uma estrutura moderna que proporciona a integração da indústria, das pequenas e médias empresas e da sociedade. É muito importante para nós avançarmos no desenvolvimento da atividade industrial, com grandes projetos como este de Ribas do Rio Pardo”, afirmou Sérgio Longen.

Indústria como perspectiva de futuro

A indústria é hoje uma das principais bases do mercado de trabalho local, que até 2022 contava com pouco mais de 25 mil habitantes. O setor responde por quase metade de todo o emprego formal da cidade.  As atividades ligadas à cadeia da celulose — produção florestal e industrial — empregam mais de 3 mil trabalhadores no município.

De acordo com o diretor industrial da Suzano, Leonardo Mendonça Pimenta, responsável pela unidade de Ribas do Rio Pardo, a parceria permite que os colaboradores, sejam da própria cidade ou de fora, se sintam acolhidos e capazes de desempenhar um bom papel na indústria.

“Os profissionais conseguem se adaptar de forma mais rápida, entregar aquilo para o qual são capacitados e as empresas veem o valor dessa formação, realizada em parceria com a Fiems”.

Somente com a qualificação profissional, o Senai já entregou 1,5 mil colaboradores para Suzano. “É só o primeiro passo. Acredito que o principal legado é que essa parceria trouxe uma nova perspectiva para os jovens de Ribas. A capacitação técnica e o ingresso no mercado de trabalho não existia na magnitude que existe hoje. É um olhar de décadas para frente”.

Uma cidade em dobro

Em termos econômicos, a cidade de Ribas do Rio Pardo ganhou a oportunidade de crescer ainda mais com o desenvolvimento de várias áreas, como saúde, educação, infraestrutura e segurança pública.

Conforme o Observatório da Indústria, apenas com o pagamento de salários a indústria injeta mais de R$ 390 milhões por ano na economia local. O valor é cerca de 5% maior que o orçamento anual da prefeitura municipal, o que evidencia o impacto do setor na economia da cidade. Além disso, o Plano Básico Ambiental (PBA), firmado no início da instalação da indústria, previa investimento social de R$ 48 milhões na cidade.

O avanço da indústria também impulsionou a competitividade e a inserção internacional do município. Atualmente, Ribas do Rio Pardo possui a segunda maior receita de exportações entre os municípios de Mato Grosso do Sul, superando US$ 1,25 bilhão no último ano. Dois anos antes, este valor não chegava a US$ 50 milhões, demonstrando a forte transformação econômica impulsionada pela atividade industrial.

Ribas do Rio Pardo: quando indústria e educação se unem para outra cidade nascer

Assista também no YouTube:

SED convoca candidatos autodeclarados negros para entrevistas no Estado

0
Foto: Divulgação

Seleção de Assistentes de Atividades Educacionais chega à etapa presencial e remota

As Secretarias de Estado de Administração e de Educação convocam candidatos autodeclarados negros, aprovados na Avaliação Curricular do Processo Seletivo Simplificado, para a Entrevista de Verificação; etapa de heteroidentificação que confirma a autodeclaração feita no momento da inscrição.

A convocação alcança 81 candidatos distribuídos em 27 localidades, entre municípios, distritos, assentamentos rurais e aldeias indígenas, o que evidencia a capilaridade da política de cotas na educação pública de Mato Grosso do Sul.

As entrevistas acontecem no dia 9 de abril de 2026, às 8h, de forma presencial e remota, em municípios de todo o Mato Grosso do Sul.

Dois processos, uma só data

A convocação abrange candidatos inscritos em dois processos distintos: o SAD/SED/AEDU26/2026, para o cargo de Assistente de Atividades Educacionais, e o SAD/SED/ADM26/2026, para cargos na área administrativa.

Todos os convocados devem comparecer ao local designado para seu município.

Onde acontecem as entrevistas

As entrevistas estão distribuídas em municípios como Bandeirantes, Bataguassu, Bonito, Caarapó, Camapuã, Chapadão do Sul, Costa Rica, Deodápolis, Dourados, Inocência, Itaporã, Ivinhema, Jaraguari, Jateí, Juti, Mundo Novo, Nova Andradina, Ponta Porã, Ribas do Rio Pardo, Sidrolândia, São Gabriel do Oeste, Terenos, Três Lagoas e Vicentina, além de assentamentos, distritos e aldeias indígenas, como Furnas do Dionísio, Assentamento Nova Itamarati II e Aldeia Bananal.

O que o candidato precisa saber

  • A presença deve ocorrer com antecedência mínima de 30 minutos do horário de fechamento dos portões. É obrigatório apresentar documento oficial de identificação com foto no original – RG, CNH, CTPS ou Passaporte.
  • Não são aceitos protocolos, cópias autenticadas ou documentos digitais. Para a entrevista remota, o candidato deve estar próximo à câmera, em ambiente interno bem iluminado, sentado, com cabelos soltos, sem maquiagem, óculos, bonés ou acessórios que dificultem a identificação.
  • Não haverá segunda chamada.

Atenção especial

Candidatas lactantes que precisarem amamentar durante o procedimento devem comparecer acompanhadas de um adulto responsável pela criança, que ficará em sala reservada.

A solicitação de atendimento especial deve ter sido feita previamente pelos telefones 3318-2346 e 3318-2272.

A lista completa dos convocados por município e os endereços dos locais de entrevista estão disponíveis no Edital n. 5/2026, publicado no DOE n. 12.118, de 6 de abril de 2026.

Você também pode conferir seu nome e cidade para entrevista, no arquivo abaixo:

(*) Gilberto Junior, SED

Mato Grosso do Sul abre 2.045 empresas em março, com liderança do setor de Serviços

0
Foto: Divulgação

Dados divulgados na última segunda-feira (6) pela Jucems (Junta Comercial de Mato Grosso do Sul), órgão vinculado à Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) mostram que o setor de Serviços foi o principal responsável pela abertura de empresas em Mato Grosso do Sul no mês de março de 2026. Das 2.045 novas empresas registradas no período, 1.613 pertencem a esse segmento, o equivalente a 78,8% do total. Na sequência aparecem o Comércio, com 375 empresas (18,3%), e a Indústria, com 57 novos registros (2,7%).

O desempenho reforça a centralidade do setor de Serviços na dinâmica econômica do Estado, especialmente em atividades ligadas ao atendimento direto à população, apoio às cadeias produtivas e expansão de novos negócios. O Comércio também mantém participação relevante, refletindo o consumo interno e a movimentação econômica nos municípios.

A distribuição das aberturas demonstra ainda a capilaridade do crescimento, com destaque para Campo Grande, que liderou com 784 novas empresas, seguida por Chapadão do Sul (214), Dourados (194), Sonora (138) e Três Lagoas (83). O movimento acompanha a interiorização dos investimentos e o fortalecimento de polos regionais de desenvolvimento.

No consolidado do mês, o Estado registrou saldo positivo de 642 empresas, resultado da diferença entre aberturas e encerramentos. Ao todo, foram 1.403 empresas fechadas em março. Campo Grande também concentrou o maior número de baixas (645), seguida por Dourados (132), Três Lagoas (78), Ponta Porã (37) e Corumbá (33).

“Esse resultado mantém Mato Grosso do Sul em trajetória de expansão do ambiente empreendedor, alinhada à estratégia de diversificação econômica, atração de investimentos e geração de emprego e renda”, comenta o presidente da Jucems, Nivaldo Rocha.

(*) Marcelo Armôa, Semadesc

Segurança e Cidadania: O peso da segurança pública na eleições de 2026

0
Foto: Divulgação

Por Alírio Villasanti

Todas as pesquisas nacionais recentes apontam a segurança pública como a principal preocupação dos brasileiros.

São várias as causas dessa preocupação: desde o fortalecimento das facções criminosas, como o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho (CV), apontado em auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) em programa voltado à segurança nas fronteiras, que revelou deficiências ampliando a vulnerabilidade ao tráfico de drogas e armas; passando pelos dados do III Levantamento Nacional de Álcool e Drogas, da Universidade Federal de São Paulo, que indicam o avanço no uso de drogas ilícitas e um aumento expressivo do consumo entre jovens e mulheres; até o movimento nacional dos policiais rodoviários federais, que reivindicam maiores investimentos na estruturação da corporação, por meio da criação do Fundo de Combate às Organizações Criminosas, demonstrando, de forma inequívoca, o descontentamento dos profissionais do setor.

Aliam-se a isso os índices assustadores de feminicídios, homicídios e mortes decorrentes de sinistros de trânsito, além do crescimento vertiginoso das fraudes e dos estelionatos na internet, das posições políticas simplistas que colocam criminosos como vítimas da sociedade capitalista e do consequente empoderamento do infrator, afetando diretamente o policial da linha de frente.

Por si só, esses fatores já são mais do que suficientes para que os eleitores exijam dos próximos governadores e do Presidente da República posicionamentos objetivos quanto aos métodos a serem adotados no enfrentamento da criminalidade, uma vez que a segurança pública é um dos campos mais sensíveis da agenda brasileira.

Como o crime organizado opera em várias dimensões, a estratégia de enfrentamento deve ser a mais abrangente possível, sem ignorar, contudo, o cotidiano das comunidades periféricas nesse planejamento.

Ações pontuais, como o fortalecimento das redes de proteção a crianças, adolescentes e, principalmente, às mulheres, são fundamentais. No caso específico das mulheres, o grande desafio é fazer com que essa proteção chegue efetivamente a elas, já que muitas vivem em locais onde essa rede é praticamente inexistente, com baixa presença de serviços especializados — apesar de o Brasil possuir um arcabouço legal robusto nesse campo.

Outro dado preocupante são as mortes decorrentes de sinistros de trânsito, o que exige investimentos em educação e, consequentemente, na mudança comportamental dos cidadãos, aliados à fiscalização rigorosa e à melhoria da engenharia de tráfego.

É comum, em algumas cidades — entre as quais Campo Grande —, a existência de espaços públicos degradados e abandonados, ocupados por dependentes químicos e pessoas em situação de rua. É fundamental recuperar esses locais e ocupá-los democraticamente, promovendo sua valorização e uma convivência cidadã.

Como se percebe, foram apresentados alguns exemplos simples e práticos do que pode ser feito para reduzir a violência em suas diversas formas.

É fundamental, também, que os órgãos de segurança pública desenvolvam uma cultura de valorização de seus profissionais, que devem ser vocacionados e motivados para o exercício da função, com remuneração compatível, progressões funcionais regulares e investimentos que garantam sua integridade física e psíquica, prevenindo o adoecimento crescente. Esses profissionais não podem ser tratados apenas como escudos humanos incumbidos de enfrentar as ameaças cotidianas da profissão, sobretudo em territórios dominados por facções criminosas. Um exemplo desse adoecimento é a alta incidência de transtorno de estresse pós-traumático na categoria.

A insistência de alguns chamados especialistas, ao discutir segurança pública, em restringir o debate a temas como letalidade policial e uso de câmeras corporais — deixando de lado questões como maior rigor nas regras de internação de adolescentes autores de atos infracionais, conversão da prisão em flagrante em preventiva nas audiências de custódia em casos de crimes graves, revisão do modelo de audiências de custódia e a implementação do ciclo completo de polícia, entre outros — empobrece um debate essencial para a sociedade e acentua preconceitos existentes.

Tenho observado, ainda, que alguns governos estaduais adotam uma visão simplista de gestão da segurança pública, centrada apenas na aquisição de viaturas e na ampliação de efetivo. Segurança pública de qualidade significa governabilidade e desenvolvimento, pois a violência e o medo afetam diretamente a vida cotidiana das pessoas.

Nessa linha de raciocínio, pode-se agrupar iniciativas bem-sucedidas em uma estratégia nacional de enfrentamento da criminalidade, na qual a criação de um Ministério da Segurança Pública, com orçamento robusto e gestão compartilhada, mostra-se fundamental.

É importante, também, que os eleitores avaliem os posicionamentos dos candidatos aos cargos legislativos, especialmente na esfera federal, quanto aos principais temas que envolvem o setor.

Por fim, sugere-se que os cargos de vice nas chapas majoritárias sejam ocupados por profissionais da segurança pública, em razão da complexidade e da importância estratégica da área para os cidadãos.

Vídeo: Divulgação

Jovens vereadores participam de formação e escolhem seus padrinhos

0
Foto: Divulgação

Agora, o próximo passo do programa Parlamento Jovem é empossar os eleitos para que iniciem o mandato

Os 15 jovens vereadores eleitos e seus suplentes do Parlamento Jovem, programa da Câmara de Vereadores de Três Lagoas, passaram por um momento de formação na noite desta segunda-feira (06). Os titulares também puderam escolher seus vereadores padrinhos para o exercício do mandato.

O presidente da Câmara, vereador Tonhão, idealizador do parlamento, deu boas-vindas aos eleitos, juntamente com os vereadores: Evalda Reis, Fernando Jurado, Marco Silva, Marcus Bazé, Mário Grespan, Professor Pedrinho Junior, Professora Maria Diogo, Robson do Alinhamento e Sirlene dos Santos. Os demais vereadores tiveram representação de assessores no evento.

Acompanhados de familiares, os jovens assistiram alguns vídeos sobre o surgimento do programa e a primeira edição, que ocorreu em 2025. Também viram sobre como funciona uma sessão ordinária, ritos, normas e receberam materiais da Escola do Legislativo. Depois, apresentaram-se e conheceram os vereadores.  O vereador Tonhão lembrou que política, e eleições, não se faz sozinho e elogiou os suplentes por terem tido coragem de também se candidatar.

Por meio de um sorteio que definiu a ordem, os jovens eleitos puderam escolher os vereadores que vão auxiliá-los. Cada um pode escolher um vereador padrinho. O Tonhão foi o único que apadrinhou dois jovens, uma vez que o vereador Sargento Rodrigues optou por não participar da edição 2026 do Parlamento Jovem. Confira cada escolha:

  • Daniel da Farmácia, padrinho da jovem Maria Eduarda Santos Ferreira, da EE Dom Aquino.
  • Davis Martinelli, padrinho do jovem Miguel Nogueira do Amaral, da EE Fernando Corrêa.
  • Evalda Reis, madrinha da jovem Geovana Vieira, da EE José Ferreira.
  • Fernando Jurado, padrinho do jovem Diogo de Sordi Alves Júnior, do IFMS.
  • Marco Silva, padrinho do jovem Ytalo Kaik Dias Ramos, da EE Jomap.
  • Marcus Bazé, padrinho da jovem Brenda Munis Andrade, da EE Afonso Xavier Trannin.
  • Mário Grespan, padrinho da jovem Ana Clara Guimarães Sanches, da EE João Ponce.
  • Mi do Santa Luzia, padrinho da jovem Mariângela dos Santos Pereira, da EE Fernando Corrêa.
  • Professor Pedrinho Junior, padrinho da jovem Alicia Pereira da Silva dos Santos, da EE Jomap.
  • Professora Maria Diogo, madrinha da jovem Roberta Moreira Soares Reis, da EE Afonso Pena.
  • Robson do Alinhamento, padrinho do jovem Adriano Antonio Bento Souza, da EE LuLoCa.
  • Sirlene dos Santos, madrinha da jovem Lara Nunes da Silva, da EE Dom Aquino.
  • Silverado, padrinho da jovem Lays Vitória Barros da Silva, da EM Maria Eulália.
  • Tonhão, padrinho das jovens: Hávila Silva, da EE Edwards Corrêa; e Mariana Tiago da Silva, da Escola Funlec.

A posso dos jovens vereadores será marcada ainda em abril. E depois, poderão realizar uma sessão ordinária por mês, nas quais discutirão melhorias para a cidade.

Final do Campeonato Amigos do Bem de Futebol de Base será neste sábado (11)

0
Foto: Divulgação

Após muitas partidas repletas de emoções e goleadas, é chegada a grande final do Campeonato Amigos do Bem edição de Futebol 2026 em Três Lagoas, organizado pelo jovem Altivo Alves de Oliveira Júnior, conhecido como Juninho TL.

O evento esportivo teve início no dia 11 de janeiro e contou com a participação de 6 equipes. Chegando à grande final que acontece neste sábado, 11 de abril, a partir das 9h, o embate entre E.F RAIRA FREITAS X E.F PROF GRILO.

“Só tenho a agradecer à nossa comunidade que não mediu esforços para ajudar na realização do campeonato. Agradecer pelos momentos agradáveis nos sábado o qual tiveram muitos gols, muita amizade, famílias em confraternização. Agradeço a Deus por me permitir trabalhar para meu povo. Em especial, quero agradecer aos atletas que são mais que amigos, são irmãos no esporte”, disse Juninho TL.

Polícia Civil cumpre mandado de prisão preventiva por violência doméstica em Campo Grande

0
Foto: PC-MS

Na tarde da última segunda-feira (6), a equipe de capturas da 1ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (1ª DEAM) cumpriu um mandado de prisão preventiva em desfavor de J.P.T.S.F., de 20 anos, no bairro Itamaracá, em Campo Grande.

A ordem judicial foi expedida no Plantão Judiciário, após representação da Autoridade Policial da 1ª DEAM. O mandado tem relação com investigação por lesão corporal praticada contra mulher por razões da condição do sexo feminino, no contexto de violência doméstica, e ameaça.

Conforme registrado na ocorrência, a vítima, gestante de oito meses, relatou que foi agredida com socos e chutes e ameaçada com uma faca pelo investigado, com quem convivia em união estável há aproximadamente um ano e quatro meses.

Ainda segundo o boletim, as agressões causaram lesões em diversas partes do corpo, especialmente na face.

Após as formalidades de praxe, o preso foi conduzido à 1ª DEAM para as providências de polícia judiciária e permanece à disposição da Justiça.

Polícia Civil prende foragido da justiça em posse de arma de fogo e drogas em Campo Grande

0
Foto: PC-MS

Na manhã da última segunda-feira (6), a Delegacia Especializada de Repressão a Roubos a Bancos, Assaltos e Sequestros – GARRAS, realizou a prisão de J.P.S. (38 anos), foragido da Justiça, durante diligências realizadas no bairro Núcleo Habitacional Universitárias, nesta Capital.

As equipes policiais receberam informações de que o investigado, evadido da justiça, estaria em um imóvel localizado nas proximidades da região da Homex. Diante da denúncia, policiais civis passaram a realizar diligências, ocasião em que foi possível visualizar o suspeito, que ao perceber a aproximação policial adentrou rapidamente o imóvel.

Com o apoio de equipe caracterizada, foi realizada incursão na residência, sendo o indivíduo abordado no interior do imóvel. Durante a ação policial, foi constatado que o suspeito portava arma de fogo do tipo revólver calibre .38, não esboçando resistência à prisão.

No interior do imóvel também foram localizadas porções de substâncias análogas à maconha e cocaína, além de balança de precisão, indicando a prática de comercialização de entorpecentes no local. O autor assumiu a propriedade da droga e relatou que realizava a venda fracionada do entorpecente.

Diante da materialidade e indícios de autoria, foi dada voz de prisão ao conduzido, que foi encaminhado à unidade policial juntamente com a arma de fogo e os entorpecentes apreendidos, para adoção das providências legais cabíveis.

PF investiga fraude em sistemas federais de terras

0
Foto: PF

Operação Terra Forjada cumpre mandados de busca e apreensão nas cidades de Campo Grande, de Ribas do Rio Pardo e de Ponta Porã

Nesta terça-feira (7), a Polícia Federal deflagrou a Operação Terra Forjada, com o objetivo de apurar um possível esquema de fraude mediante a inserção de informações falsas em sistemas públicos federais.

As diligências apontam a manipulação de dados em sistemas públicos federais, com a finalidade de simular domínio ou posse sobre áreas rurais, incluindo terras públicas e propriedades privadas regularmente constituídas. Também foram identificados indícios de fraudes relacionadas à reserva legal, com a inserção de informações inconsistentes para conferir aparência de regularidade ambiental.

Apurou-se que um dos responsáveis teria inserido dados ideologicamente falsos nos sistemas oficiais, inclusive com uso indevido de informações vinculadas a imóvel diverso, viabilizando a tentativa de apropriação de terra pública e a sobreposição indevida de área particular.

Uma das empresas investigadas já foi alvo da Operação Terra Nullius, em 2023, que teve como escopo a apuração de fraudes fundiárias envolvendo a inserção de dados falsos em sistemas públicos, com o objetivo de simular posse e de viabilizar a regularização indevida de áreas rurais, inclusive com indícios de grilagem de terras.

Comunicação Social da Polícia Federal em Mato Grosso do Sul

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.