13.3 C
Três Lagoas
quarta-feira, 24 de junho de 2026
Início Site Página 119

Final do Campeonato Amigos do Bem de Futebol de Base será neste sábado (11)

0
Foto: Divulgação

Após muitas partidas repletas de emoções e goleadas, é chegada a grande final do Campeonato Amigos do Bem edição de Futebol 2026 em Três Lagoas, organizado pelo jovem Altivo Alves de Oliveira Júnior, conhecido como Juninho TL.

O evento esportivo teve início no dia 11 de janeiro e contou com a participação de 6 equipes. Chegando à grande final que acontece neste sábado, 11 de abril, a partir das 9h, o embate entre E.F RAIRA FREITAS X E.F PROF GRILO.

“Só tenho a agradecer à nossa comunidade que não mediu esforços para ajudar na realização do campeonato. Agradecer pelos momentos agradáveis nos sábado o qual tiveram muitos gols, muita amizade, famílias em confraternização. Agradeço a Deus por me permitir trabalhar para meu povo. Em especial, quero agradecer aos atletas que são mais que amigos, são irmãos no esporte”, disse Juninho TL.

Polícia Civil cumpre mandado de prisão preventiva por violência doméstica em Campo Grande

0
Foto: PC-MS

Na tarde da última segunda-feira (6), a equipe de capturas da 1ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (1ª DEAM) cumpriu um mandado de prisão preventiva em desfavor de J.P.T.S.F., de 20 anos, no bairro Itamaracá, em Campo Grande.

A ordem judicial foi expedida no Plantão Judiciário, após representação da Autoridade Policial da 1ª DEAM. O mandado tem relação com investigação por lesão corporal praticada contra mulher por razões da condição do sexo feminino, no contexto de violência doméstica, e ameaça.

Conforme registrado na ocorrência, a vítima, gestante de oito meses, relatou que foi agredida com socos e chutes e ameaçada com uma faca pelo investigado, com quem convivia em união estável há aproximadamente um ano e quatro meses.

Ainda segundo o boletim, as agressões causaram lesões em diversas partes do corpo, especialmente na face.

Após as formalidades de praxe, o preso foi conduzido à 1ª DEAM para as providências de polícia judiciária e permanece à disposição da Justiça.

Polícia Civil prende foragido da justiça em posse de arma de fogo e drogas em Campo Grande

0
Foto: PC-MS

Na manhã da última segunda-feira (6), a Delegacia Especializada de Repressão a Roubos a Bancos, Assaltos e Sequestros – GARRAS, realizou a prisão de J.P.S. (38 anos), foragido da Justiça, durante diligências realizadas no bairro Núcleo Habitacional Universitárias, nesta Capital.

As equipes policiais receberam informações de que o investigado, evadido da justiça, estaria em um imóvel localizado nas proximidades da região da Homex. Diante da denúncia, policiais civis passaram a realizar diligências, ocasião em que foi possível visualizar o suspeito, que ao perceber a aproximação policial adentrou rapidamente o imóvel.

Com o apoio de equipe caracterizada, foi realizada incursão na residência, sendo o indivíduo abordado no interior do imóvel. Durante a ação policial, foi constatado que o suspeito portava arma de fogo do tipo revólver calibre .38, não esboçando resistência à prisão.

No interior do imóvel também foram localizadas porções de substâncias análogas à maconha e cocaína, além de balança de precisão, indicando a prática de comercialização de entorpecentes no local. O autor assumiu a propriedade da droga e relatou que realizava a venda fracionada do entorpecente.

Diante da materialidade e indícios de autoria, foi dada voz de prisão ao conduzido, que foi encaminhado à unidade policial juntamente com a arma de fogo e os entorpecentes apreendidos, para adoção das providências legais cabíveis.

PF investiga fraude em sistemas federais de terras

0
Foto: PF

Operação Terra Forjada cumpre mandados de busca e apreensão nas cidades de Campo Grande, de Ribas do Rio Pardo e de Ponta Porã

Nesta terça-feira (7), a Polícia Federal deflagrou a Operação Terra Forjada, com o objetivo de apurar um possível esquema de fraude mediante a inserção de informações falsas em sistemas públicos federais.

As diligências apontam a manipulação de dados em sistemas públicos federais, com a finalidade de simular domínio ou posse sobre áreas rurais, incluindo terras públicas e propriedades privadas regularmente constituídas. Também foram identificados indícios de fraudes relacionadas à reserva legal, com a inserção de informações inconsistentes para conferir aparência de regularidade ambiental.

Apurou-se que um dos responsáveis teria inserido dados ideologicamente falsos nos sistemas oficiais, inclusive com uso indevido de informações vinculadas a imóvel diverso, viabilizando a tentativa de apropriação de terra pública e a sobreposição indevida de área particular.

Uma das empresas investigadas já foi alvo da Operação Terra Nullius, em 2023, que teve como escopo a apuração de fraudes fundiárias envolvendo a inserção de dados falsos em sistemas públicos, com o objetivo de simular posse e de viabilizar a regularização indevida de áreas rurais, inclusive com indícios de grilagem de terras.

Comunicação Social da Polícia Federal em Mato Grosso do Sul

PRF apreende 1,2 tonelada de maconha em Ivinhema (MS)

0
Foto: PRF-MS

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 1.273 quilos de maconha e recuperou um veículo, nesta segunda-feira (6), em Ivinhema (MS).

Os policiais fiscalizavam na BR-376, quando deram ordem de parada ao condutor de um Honda/HR-V. O motorista não parou e iniciou fuga, sendo realizado o acompanhamento tático. 

Após alguns quilômetros foi realizada a abordagem e o motorista preso. Ele transportava grande quantidade de maconha no veículo. Os policiais também descobriram que o automóvel possuía registro de furto, em São Paulo. 

O preso confessou ter recebido a droga em Coronel Sapucaia (MS) e que viajaria até São Paulo. Ele foi encaminhado à Polícia Civil em Ivinhema, juntamente com o veículo e a droga. 

Polícia Militar Rodoviária encerra Operação Semana Santa 2026 com mais de 2,4 mil veículos fiscalizados

0
Foto: Divulgação/ Da Hora Bataguassu

Ação mobilizou 118 policiais e resultou em prisões, autuações e recuperação de veículo com registro de furto

O Batalhão de Polícia Militar Rodoviária, da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, encerrou no domingo (5) a “Operação Semana Santa 2026”, realizada em rodovias estaduais de Mato Grosso do Sul.

Durante o período, houve reforço no policiamento ostensivo e na fiscalização de trânsito, em razão do aumento no fluxo de veículos nas estradas. Ao todo, foram empregados 118 policiais militares e 42 viaturas.

As equipes abordaram 3.103 pessoas e fiscalizaram 2.402 veículos, além de 218 motocicletas. Como resultado, duas pessoas foram presas em flagrante e cinco foram conduzidas à delegacia. Também foram registrados dois Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO).

Na fiscalização de trânsito, 462 veículos foram autuados por infrações diversas, com foco em condutas como excesso de velocidade, ultrapassagens proibidas e desrespeito à sinalização.

Durante a operação, um veículo foi apreendido e outro, com registro de furto ou roubo, foi recuperado.

Por: Jornal da Nova

Saúde da mulher em cada fase da vida: o que muda no corpo dos 20 aos 50 anos

0
Foto: Divulgação

No Dia Mundial da Saúde, celebrado em 7 de abril, especialistas reforçam a importância de olhar para a saúde de forma preventiva e contínua. No caso das mulheres, o acompanhamento médico ao longo da vida é essencial, já que o corpo passa por mudanças hormonais e fisiológicas importantes em diferentes fases.

Segundo a ginecologista Camila Bolonhezi, entender essas transformações ajuda a identificar sintomas, prevenir doenças e garantir mais qualidade de vida.

“A saúde da mulher não é algo estático. O corpo muda bastante ao longo das décadas e cada fase traz necessidades específicas de cuidado e acompanhamento”, explica a especialista.

Dos 20 aos 30 anos: prevenção e saúde reprodutiva

Nessa fase, o foco costuma estar na saúde reprodutiva, no acompanhamento do ciclo menstrual e na escolha do método contraceptivo mais adequado.

Também é o momento de manter exames preventivos em dia, como o papanicolau, além de avaliar possíveis alterações hormonais, cólicas intensas ou irregularidades menstruais.

“É uma fase importante para criar o hábito de acompanhamento ginecológico regular. Muitas mulheres só procuram o médico quando surge algum problema, mas o ideal é manter consultas preventivas”, explica a ginecologista.

Dos 30 aos 40 anos: fertilidade e equilíbrio hormonal

Entre os 30 e 40 anos, muitas mulheres começam a olhar com mais atenção para questões relacionadas à fertilidade, especialmente aquelas que desejam engravidar.

Nesse período também podem surgir alterações hormonais, mudanças no ciclo menstrual e sintomas como aumento da tensão pré-menstrual ou alterações de humor.

“Cada mulher tem um ritmo diferente, mas essa costuma ser uma fase em que o planejamento reprodutivo e o acompanhamento hormonal ganham mais relevância”, afirma.

A partir dos 40 anos: preparação para a perimenopausa

Com a aproximação dos 40 anos, algumas mulheres começam a entrar na chamada perimenopausa, fase de transição que antecede a menopausa.

Sintomas como alterações no ciclo menstrual, ondas de calor, dificuldade para dormir e mudanças no humor podem começar a aparecer gradualmente.

“Nesse período, o acompanhamento médico é fundamental para orientar sobre sintomas, avaliar a saúde hormonal e garantir qualidade de vida durante essa transição”, explica.

Segundo Camila Bolonhezi, o mais importante é entender que a saúde feminina precisa ser acompanhada de forma contínua, e não apenas quando surgem sintomas.

“No Dia Mundial da Saúde, é importante lembrar que cuidar da saúde da mulher significa olhar para cada fase da vida com atenção. A prevenção e o acompanhamento regular são os melhores caminhos para manter o bem-estar e identificar qualquer alteração precocemente”, finaliza a especialista.

PRF recupera veículo em Nova Alvorada do Sul

0
Foto: Divulgação

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou um veículo, neste domingo (5), em Nova Alvorada do Sul (MS). 

Durante fiscalizações na BR-267, os policiais deram ordem de parada a um H6/Haval, mas o condutor não obedeceu e iniciou fuga. 

Foi realizado o acompanhamento tático até que o motorista do Haval/H6 abandonou o veículo e empreendeu fuga a pé, não sendo localizado. 

Após vistoria os policiais descobriram que o veículo possuía registro de roubo, desde dezembro de 2025, em São Gonçalo (RJ). 

A ocorrência foi encaminhada à Polícia Civil em Nova Alvorada do Sul (MS).

Shopping Três Lagoas inaugura vagas de estacionamento exclusivas para autistas

0
Foto: Divulgação

Ação aconteceu em parceria com a Unimed Regional de Três Lagoas

Histórico! Na última quinta-feira, 02, Dia Mundial de Conscientização do Autismo, o Shopping Três Lagoas e a Unimed Regional de Três Lagoas inauguraram as primeiras vagas de estacionamento dedicadas ao público TEA – Transtorno do Espectro Autista – da cidade.

A ação segue a linha de pioneirismo já endoçada pelas duas instituições com a primeira sala multissensorial instalada em um shopping center da região centro-oeste.

“Um dos nossos pilares como empresa, sem dúvida nenhuma, é a inclusão. Por isso, parceiros estratégicos, como a Unimed, e projetos encantadores como esses sempre terão portas abertas em nosso Shopping”, disse Tatyane Faneco, superintendente do Shopping Três Lagoas.

As vagas inauguradas, quatro neste primeiro momento, ficam localizadas na entrada do Acesso B do Shopping Três Lagoas. “O lugar foi estrategicamente escolhido tendo em vista a proximidade com a sala multissensorial”, finalizou Faneco.

Três Lagoas intensifica ações do HIPERDIA e adere à campanha nacional “lava pés”

0
Foto: Prefeitura de Três Lagoas

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza entre os dias 06 e 09 de abril, uma mobilização especial do programa HIPERDIA nas unidades de Atenção Primária à Saúde (APS). A ação tem como foco o cuidado integral às pessoas com Diabetes Mellitus e Hipertensão Arterial.

Durante o período, o município também adere à Campanha Nacional “Lava Pés”, iniciativa que reforça a importância dos cuidados com os pés de pessoas com diabetes, prevenindo complicações graves como feridas, infecções e amputações.

Conforme a SMS, durante a mobilização será intensificada a avaliação do pé diabético, com a realização de exame físico completo, identificação de alterações, classificação de risco e orientações de autocuidado. O objetivo é promover o diagnóstico precoce de lesões e garantir o acompanhamento adequado dos pacientes.

Além disso, as equipes de saúde irão ofertar consultas, aferição de pressão arterial, verificação de glicemia, orientações sobre o uso correto de medicamentos, alimentação saudável e incentivo à prática de atividades físicas.

A campanha “Lava Pés” também tem caráter educativo e incentiva práticas simples e fundamentais no dia a dia, como a higienização e secagem adequada dos pés, principalmente entre os dedos; hidratação da pele (evitando as áreas interdigitais); observação diária de feridas, calos ou alterações; uso de calçados adequados e confortáveis; e evitar andar descalço.

As ações acontecerão durante todo o dia, nas unidades de saúde, conforme o cronograma:

06/04 – Santo André, Paranapungá e Interlagos
07/04 – Interlagos, Jupiá, Vila Piloto, Atenas e Santa Rita
08/04 – Chácara Eldorado e Novo Oeste
09/04 – São Carlos, Arapuá, Vila Haro, Santa Luzia, Vila Nova, Vila Alegre, Maristela e Nova Três Lagoas

A Secretaria de Saúde reforça a importância da participação da população, especialmente das pessoas com diabetes, para manter o acompanhamento em dia e prevenir complicações. Cuidar dos pés é essencial para preservar a saúde e a qualidade de vida. Procure a unidade de saúde mais próxima e participe.

SERVIÇO

Mobilização do HIPERDIA e Campanha “Lava Pés”
Data: 06 a 09 de abril de 2026
Horário: Durante todo o dia (conforme funcionamento de cada unidade de saúde)
Local: Unidades de Atenção Primária à Saúde (APS) de Três Lagoas

PRF apreende 1,2 tonelada de maconha e pistola em Campo Grande

0
Foto: Divulgação

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 1.290 quilos de maconha e uma pistola, nesta sexta-feira (3), em Campo Grande (MS). 

Durante fiscalizações na BR-262, os policiais avistaram um caminhão estacionado no acostamento com problemas mecânicos. Os policiais prestavam auxílio ao condutor e notaram que o homem apresentava nervosismo com a presença da equipe. Questionado se transportava algum ilícito, o condutor confessou que possuía uma pistola na cabine do caminhão. 

Os policiais encontraram uma pistola calibre 9mm e seis munições no caminhão e ao realizar a vistoria no compartimento de carga, localizaram vários fardos de maconha. O motorista confessou ter recebido a droga em Campo Grande e que a levaria até Barueri (SP)l. 

A ocorrência foi encaminhada à Polícia Civil em Campo Grande.

JBS lança escola de inglês na Austrália para preparar brasileiros para carreiras internacionais

0
Foto: Divulgação/JBS

Programa de educação corporativa integra idioma, cultura e rotina industrial para fortalecer o Global Talent, que há 10 anos desenvolve profissionais para as operações da Companhia no exterior

A JBS inaugurou uma escola corporativa de inglês voltada à preparação de colaboradores brasileiros para atuar em suas operações na Austrália. Batizada de English Academy, a iniciativa combina ensino do idioma, adaptação cultural e experiência prática na indústria. A primeira turma embarcou em março e o segundo embarque será feito em abril.

A escola está localizada em Dinmore, Ipswich, no estado de Queensland, onde a Companhia opera sua maior unidade de carne bovina na Oceania. O programa de imersão pode durar até 12 meses, dependendo do progresso de cada aluno. As aulas são presenciais, com carga horária de 20 horas semanais, e têm foco no vocabulário técnico da indústria de alimentos e no contexto cultural australiano.

Os materiais didáticos foram desenvolvidos internamente, em conformidade com o Australian Education Services for Overseas Students (ESOS) Framework, e aprovados pela Australian Skills Quality Authority, órgão regulador nacional do setor de educação e treinamento vocacional na Austrália.

Para apoiar a adaptação dos participantes, os estudantes serão acomodados em casas totalmente mobiliadas, localizadas a aproximadamente dois quilômetros da planta e da escola. O modelo permite que os colaboradores conciliem o aprendizado do idioma com experiência profissional desde o início de sua jornada com a JBS Austrália no país. A turma inaugural é composta por 30 profissionais da área de produção, todos colaboradores da JBS no Brasil.

Segundo a empresa, a criação da escola abre a oportunidade de aprimorar a proficiência em inglês de profissionais com forte experiência técnica que nem sempre tiveram acesso prévio ao ensino formal do idioma. “Além da fluência, a adaptação cultural é fundamental para que os profissionais se estabeleçam no país e evoluam em suas carreiras”, afirma Ana Ruperez, coordenadora de Mobilidade Global da JBS Austrália.

A preparação dos participantes começou no Brasil em julho de 2025, com aulas online realizadas duas vezes por semana e ministradas pelo mesmo professor que acompanha o grupo na etapa presencial. Em março de 2026, o treinamento passou a ser totalmente presencial e integrado à rotina da unidade da JBS em Dinmore.

De acordo com a JBS, trazer o curso para dentro da empresa permite um acompanhamento mais próximo do desempenho dos alunos e um melhor equilíbrio entre trabalho e estudo. “Temos profissionais altamente qualificados no Brasil e queremos ampliar as oportunidades para que esses talentos atuem globalmente. A escola foi criada para que o idioma não seja um obstáculo nesse caminho”, afirma Fernando Meller, diretor executivo de Recursos Humanos da JBS Brasil.

A English Academy faz parte do esforço mais amplo da Companhia para preparar profissionais para posições internacionais. Criado há dez anos, o programa JBS Global Talent já levou pessoas da JBS para unidades nos Estados Unidos, Canadá, México, Inglaterra e Austrália. “Não se trata apenas de mobilidade, mas de desenvolvimento de carreira”, acrescenta Meller. “Quando integramos idioma, cultura e trabalho, aumentamos as chances de sucesso no longo prazo”.

Sobre a JBS

A JBS é uma empresa global líder em alimentos, com um portfólio diversificado de produtos de alta qualidade, incluindo frango, suínos, bovinos, cordeiros, peixes e proteínas vegetais. A companhia emprega mais de 280 mil pessoas e opera em mais de 20 países, como Brasil, Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Méxicoe Austrália. No mundo todo, a JBS oferece um amplo portfólio de marcas reconhecidas pela excelência e inovação, como Friboi, Seara, Swift, Pilgrim’s Pride, Moy Park, Primo, Just Bare, entre outras, que chegam diariamente à mesa de consumidores em 180 países. A empresa também investe em negócios correlatos, como couro, biodiesel, colágeno, fertilizantes, envoltórios naturais, soluções para gestão de resíduos sólidos, reciclagem e transporte, com foco na economia circular. Saiba mais em jbsglobal.com.

PRF apreende carga de calçados falsificados em Rio Brilhante

0
Foto: Divulgação

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu uma carga de calçados falsificados, nesta sexta-feira (3), em Rio Brilhante (MS).

Durante fiscalizações na BR-163, os policiais abordaram um caminhão acoplado a dois semirreboques. O motorista disse que transportava calçados, porém não possuía documentação fiscal das mercadorias. 

Após vistoria na carga, os policiais encontraram grande quantidade de tênis de diversas marcas e chinelos da marca “havaianas”, além de toalhas e sutiãs. Os calçados passaram por perícia que constatou que os itens eram falsificados. 

O motorista foi preso e encaminhado à Polícia Civil em Rio Brilhante e o veículo foi apreendido com as mercadorias. 

Carros autônomos, casas inteligentes e Indústria 4.0: entenda o que é a Internet das Coisas (IoT)

0
Foto: Divulgação/IoT Business News

Carros que dirigem sozinhos, casas que acendem as luzes quando você chega e fábricas que preveem defeitos antes que eles aconteçam. Isso não é mais filme de ficção científica: é a Internet das Coisas (IoT), uma das tecnologias que mais mudam nosso dia a dia no século XXI.

Em meio à explosão da inteligência artificial e do armazenamento em nuvem, objetos comuns — geladeiras, carros, lâmpadas, fechaduras e até babás eletrônicas — estão se conectando à internet. O resultado é uma vida mais prática, automatizada e inteligente.

OS PRIMEIROS PASSOS DA INTERNET DAS COISAS

A Internet das Coisas é uma tecnologia debatida desde o início da computação. As primeiras aparições desse nome foram na década de 90 para descrever uma ideia que, até então, não havia se popularizado tanto.

Foi só em 2014 que a gigante americana Amazon deu o primeiro passo ao que se tornaria o início do futurismo: o lançamento da Amazon Echo, a Alexa. Comum hoje em dia, esse dispositivo se trata de um assistente virtual que atende a comandos de voz. O problema foi que, há 12 anos, a Alexa era uma novidade que servia praticamente apenas para tocar música, contar piadas e definir alarmes.

Nesse começo, objetos como as lâmpadas inteligentes custavam uma fortuna e precisavam de uma central própria (hub) para funcionar. Não era algo que você comprava no supermercado. Por isso, a maioria das pessoas via a Alexa apenas como uma caixa de som inteligente.

A VIRADA DE CHAVE

Tudo mudou por volta de 2016, quando fabricantes chineses (como a Tuya/Smart Life) começaram a inundar o mercado com chips de Wi-Fi baratos. Isso permitiu que qualquer empresa fabricasse lâmpadas, relógios, câmeras e eletrodomésticos que conectassem direto no Wi-Fi. E aí a tecnologia começou a deslanchar.

Entre 2017 e 2019, a IoT deixou de ser um conceito abstrato para virar produto de prateleira: as lâmpadas ganharam cores controladas por app, tomadas passaram a medir consumo de energia e os controles infravermelhos deram vida inteligente a ar-condicionados e TVs antigas. Além disso, robôs aspiradores e câmeras de segurança Wi-Fi deixaram de exigir instalações profissionais complexas e se tornaram dispositivos que qualquer pessoa consegue configurar em minutos pelo smartphone.

No cenário atual, alguns entusiastas de tecnologia investem em deixar sua casa totalmente inteligente, com objetos, janelas, portas e eletrodomésticos controlados totalmente com comandos de voz e/ou gestos.

A INTERNET DAS COISAS NA INDÚSTRIA

Antes da internet, a indústria já tentava conectar máquinas e melhorar processos. As primeiras evoluções aconteceram nos anos 60, com o surgimento de tecnologias que permitiram que uma máquina pudesse ser “programada” em vez da fiação elétrica manual. Diferente da tecnologia doméstica, os processos industriais foram sendo melhorados de forma acelerada.

O grande salto aconteceu de fato em 2011, quando o termo “Indústria 4.0” foi lançado na Feira de Hannover (Alemanha) ao unir a Internet das Coisas à indústria de forma vital, revolucionando o chão de fábrica. Entre as inovações estavam:

  • Sensores Wireless: Em vez de passar quilômetros de cabos, as fábricas começaram a usar sensores sem fio para medir temperatura, vibração e pressão.
  • Manutenção Preditiva: Em vez de consertar a máquina quando ela quebra, os sensores avisam semanas antes que uma peça vai falhar. Isso economiza bilhões para as empresas.

Enquanto, em casas, a sociedade buscava conforto na IoT, na indústria, o foco era lucro, segurança e eficiência. No cenário atual, as tecnologias das fábricas estão no seu auge, contando com:

  • Digital Twins (Gêmeos Digitais): Criam-se cópias virtuais exatas de uma fábrica inteira. Você testa mudanças no software antes de mexer na máquina real.
  • Chegada do 5G: Permite que milhares de dispositivos se conectem na mesma fábrica com latência quase zero, essencial para robôs que precisam reagir instantaneamente.

A INDÚSTRIA 4.0 NO MATO GROSSO DO SUL

Falar de IoT na indústria sem citar a celulose é impossível. A relação é direta e vital para a competitividade do setor, especialmente no estado reconhecido por ser um dos principais polos de celulose do mundo. Na indústria de papel e celulose, a IoT é o que permite transformar uma floresta e uma fábrica em uma operação de precisão cirúrgica. Empresas como a Suzano e Eldorado já usam manutenção preditiva para evitar paradas que custam milhões por dia.

Na silvicultura, a IoT aplicada à floresta transforma o plantio de eucalipto em uma operação de alta precisão: sensores de solo e estações meteorológicas conectadas monitoram em tempo real a umidade e os nutrientes, enquanto a telemetria em máquinas de colheita e caminhões rastreia o volume de madeira e a eficiência das rotas.

Já dentro da planta industrial de celulose, milhares de sensores de vibração, temperatura e pressão monitoram motores e digestores químicos para realizar a manutenção preditiva, identificando falhas mecânicas antes que elas causem paradas não programadas, que são extremamente caras nesse setor.

Esse monitoramento e automatização de processos permitiu que a indústria fosse mais sustentável, segura e eficiente.

O CAMINHO DA INTERNET DAS COISAS

A história da IoT é, em última análise, a história da nossa própria busca por controle e eficiência. Da primeira torradeira inteligente às complexas redes 5G que gerem fábricas autônomas, percorremos um caminho de simplificação e barateamento. Hoje, a IoT não é mais um luxo residencial ou um experimento industrial; é o sistema nervoso da sociedade moderna, provando que, no futuro, a única coisa que não estará conectada será a nossa capacidade de se surpreender com o que essa tecnologia ainda pode alcançar.

Por João Pedro A. C. Oliveira

PRF prende mulher com droga presa ao corpo na BR-060

0
Foto: PFR-MS

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu uma mulher transportando 7 quilos de haxixe presos junto ao corpo, na última sexta-feira (3), em Campo Grande. 

Os policiais fiscalizavam na BR-060, quando abordaram um GM/Classic, ocupado pelo condutor e uma passageira. Durante a fiscalização, os policiais desconfiaram do nervosismo apresentado pelos dois abordados. 

A equipe também notou que a passageira aparentava estar com algo preso junto ao corpo sob as roupas. Com o apoio de uma policial feminina da Polícia Militar, foi realizada busca pessoal e encontrado um colete que escondia os tabletes de haxixe. 

Os dois envolvidos não deram informações sobre origem ou destino da droga. Eles foram presos e encaminhados à Polícia Civil em Campo Grande.

PRF encerra operação sem mortes nas rodovias em MS

0
Foto: PRF-MS

A Polícia Rodoviária Federal encerrou no último domingo (5) a “Operação Semana Santa” nas rodovias federais de Mato Grosso do Sul sem registrar mortes por acidentes de trânsito durante o feriado. A ação teve início na quinta-feira (2), com reforço na fiscalização.

Foram registrados 10 sinistros de trânsito no período, nenhum deles considerado grave. Ao todo, oito pessoas ficaram feridas e não ocorreu nenhuma morte. Não houve comparação com o mesmo feriado em 2025 devido à diferença de datas no calendário.

Durante a operação, a PRF identificou diversas infrações que representam risco à segurança viária. Foram flagrados 1.113 casos de excesso de velocidade, 108 pessoas viajavam sem o uso do cinto de segurança e 197 ultrapassagens indevidas foram notificadas. No total, foram lavradas 1.622 autuações.

Nos comandos de fiscalização de alcoolemia, os agentes realizaram 3.579 testes. Desses, 28 condutores foram flagrados dirigindo sob efeito de álcool, sendo que dois acabaram presos.

Ainda nesta semana, a PRF irá realizar uma nova operação, prevista para o dia 9 de abril, em apoio ao show da banda Guns N’ Roses, que acontecerá em Campo Grande.

Além do reforço no efetivo e na fiscalização, haverá restrição de trânsito para veículos de carga na BR-262, entre os quilômetros 233 e 328 no trecho de Campo Grande a Ribas do Rio Pardo, das 12h às 22h, durante a realização do evento.

Mais informações sobre esta ação serão divulgadas durante a coletiva, realizada nesta terça-feira (7), na Superintendência da PRF em Campo Grande.

Polícia Militar prende homem por ameaça e porte ilegal de arma de fogo em MS

0
Foto: Divulgação

A Polícia Militar na madrugada desta segunda-feira (06), prendeu um homem de 30 anos por ameaça e porte ilegal de arma de fogo em Rio Verde de MT/MS.

A Guarnição de Serviço foi acionada via sistema de atendimento após a vítima relatar ter sido ameaçada por um colega de trabalho. O fato teria ocorrido inicialmente em um estabelecimento comercial na Rua Manoel Mariano , sendo posteriormente levado para outro local, onde a situação se agravou.

A vítima informou aos policiais que o autor teria ido até o local portando uma arma de fogo e apontado em sua direção, proferindo ameaças. Diante da denúncia, a guarnição iniciou diligências e localizou um indivíduo com características semelhantes nas proximidades de um ponto conhecido na cidade.

Ao perceber a aproximação da viatura, o suspeito tentou se evadir, mas foi abordado. Durante buscas no local, os policiais encontraram um revólver calibre .38 escondido, acompanhado de nove munições intactas. Questionado, o homem assumiu ser o proprietário da arma.

Ele foi preso e encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil para as providências cabíveis.

Mais Inovação: BNDES aprova R$ 411,4 milhões para a Suzano ampliar modernização de suas fábricas e investir em PD&I

0
Foto: Divulgação

Unidades industriais da companhia ganharão competitividade com a incorporação de tecnologias avançadas, como internet das coisas. Investimentos em inovação contemplam projetos em cinco estados (BA, ES, MA, MS e SP) nas áreas de produtos e processos industriais e florestais

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamentos que somam R$ 411,4 milhões, em recursos do programa BNDES Mais Inovação, à Suzano para apoiar a modernização de unidades industriais e o plano de pesquisa, desenvolvimento, inovação e digitalização da empresa. Serão destinados R$ 280 milhões para a aquisição de máquinas e equipamentos com tecnologia de internet das coisas, além de controle e monitoramento remotos das operações, e R$ 131,4 milhões para investimentos da companhia em projetos de pesquisa e desenvolvimento voltados à inovação tecnológica.

Com custo financeiro em TR (Taxa Referencial), os recursos do programa BNDES Mais Inovação permitirão a modernização de máquinas e sistemas industriais da empresa, além da compra de bens de informática e automação, para ampliar a conectividade. O projeto está alinhado a três metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) das Nações Unidas, com impactos positivos no trabalho decente e crescimento econômico (ODS 8); indústria, inovação e infraestrutura (ODS 9); e redução das desigualdades (ODS 10).

De acordo com o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, o apoio do Banco tem papel importante na modernização e na expansão da indústria brasileira de base tecnológica, gerando empregos de qualidade e ampliando a nossa participação no mercado internacional. “Os projetos apoiados buscam elevar a produtividade, a sustentabilidade e a competitividade da empresa, em um setor de grande potencial exportador, em linha com as diretrizes da Nova Indústria Brasil, a política industrial do governo do presidente Lula”, frisou o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante. “Por meio do crescimento de árvores, a atividade promove a captura de CO2 da atmosfera, reduzindo a disponibilidade de gases que causam o efeito estufa”.

“Esses novos investimentos ampliarão a competitividade das nossas operações, sobretudo florestais, permitindo que a Suzano se mantenha entre as empresas de menor custo de produção de celulose do mundo. Como líderes globais do setor, nosso desafio é garantir que estejamos preparados para gerar resultados em qualquer cenário de preços”, afirma o vice-presidente executivo Financeiro e de Relações com Investidores da Suzano, Marcos Assumpção.

No final de 2025, o BNDES também aprovou financiamento no valor de R$ 451,7 milhões para a Suzano modernizar, revitalizar estruturas e aumentar a capacidade de armazenagem em suas unidades industriais. Os recursos são provenientes do Finem (R$ 342,8 milhões) e do Fundo Clima (R$ 108,9 milhões).

O plano de investimentos da Suzano em PD&I contempla 49 iniciativas de inovação em produtos e processos industriais e florestais. São 11 projetos de genética e melhoramento, 12 de manejo florestal, 13 de papel, bens de consumo e fluff (base para itens como fraldas e absorventes), seis de celulose, dois de gestão da inovação e cinco transversais.

Os projetos são conduzidos em diversas unidades da companhia, como Aracruz (ES), Imperatriz (MA), Itapetininga (SP), Jacareí (SP), Limeira (SP), Mogi das Cruzes (SP), Mucuri (BA), Ribas do Rio Pardo (MS), Suzano (SP) e Três Lagoas (MS).

As iniciativas da Suzano contam com a colaboração de oito universidades federais e quatro estaduais, além de  parcerias com diversas instituições e empresas, tais como Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Finbdes), Fundação Arthur Bernardes (Funarbe), Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais (Ipef) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL).

Com um século de atuação no mercado, a Suzano é hoje líder mundial na produção de celulose e uma das maiores produtoras de papel da América Latina. Com capacidade para produzir anualmente 13,4 milhões de toneladas de celulose e 2 milhões de toneladas de papel, a empresa responde por 42% e 12% da produção nacional dos dois itens, respectivamente (dados de 2024 do relatório anual da Indústria Brasileira de Árvores e das demonstrações financeiras da Suzano).

A Suzano, que utiliza matérias-primas renováveis em seu processo produtivo, é detentora de certificações ambientais e conta com fontes renováveis na sua matriz energética. Em razão do emprego de práticas sustentáveis, a empresa recebeu as certificações florestais do Forest Stewardship Council (FSC) e do Programa Brasileiro de Certificação Florestal (Cerflor).

A operação da Suzano é integrada e inclui todas as etapas da cadeia produtiva que vão desde a pesquisa e o desenvolvimento de mudas para a produção da madeira, sua principal matéria-prima, até a distribuição de produtos ao consumidor final. Com sede no Brasil e operações na América Latina, América do Norte, Europa e Ásia, a empresa tem ações negociadas nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos EUA (SUZ), e exporta sua produção – que inclui celulose e diferentes tipos de papéis – para mais de 100 países.

Sobre a Suzano

A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina e líder no segmento de papel higiênico no Brasil. A companhia adota as melhores práticas de inovação e sustentabilidade para desenvolver produtos e soluções a partir de matéria-prima renovável. Os produtos da Suzano estão presentes na vida de mais de 2 bilhões de pessoas, cerca de 25% da população mundial, e incluem celulose; itens para higiene pessoal como papel higiênico e guardanapos; papéis para embalagens, copos e canudos; papéis para imprimir e escrever, entre outros produtos desenvolvidos para atender à crescente necessidade do planeta por itens mais sustentáveis. Entre suas marcas no Brasil estão Neve®, Pólen®, Suzano Report®, Mimmo®, entre outras. Com sede no Brasil e operações na América Latina, América do Norte, Europa e Ásia, a empresa tem mais de 100 anos de história e ações negociadas nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais em: suzano.com.br

Canetas emagrecedoras podem impactar o desejo sexual, alerta especialista

0
Foto: Divulgação

Embora tragam benefícios no controle do peso, medicamentos podem influenciar a libido e por isso exigem acompanhamento médico

O uso das chamadas “canetas emagrecedoras” tem crescido significativamente nos últimos anos, impulsionado pela busca por perda de peso rápida e eficaz. Medicamentos como Ozempic e Wegovy, originalmente desenvolvidos para o tratamento do diabetes tipo 2, passaram a ser amplamente utilizados também no controle da obesidade. No entanto, além dos benefícios já conhecidos, especialistas começam a observar possíveis impactos no desejo sexual dos pacientes.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), medicamentos à base de análogos de GLP-1 — como os utilizados nas canetas — atuam no controle do apetite e na regulação da glicose, promovendo sensação de saciedade e contribuindo para a perda de peso. Estudos indicam que pacientes podem perder entre 5% e 15% do peso corporal, dependendo do tempo de uso e do acompanhamento clínico.

Apesar dos resultados positivos, a médica ginecologista e docente da Afya Centro Universitário de Pato Branco, Nataly Veríssimo Campos, alerta que mudanças hormonais e metabólicas podem interferir em outras funções do organismo.

“A perda de peso em si costuma trazer benefícios para a saúde sexual, mas, em alguns casos, observamos uma redução do desejo sexual. Isso pode estar relacionado tanto a alterações hormonais quanto à própria adaptação do corpo ao medicamento”, explica a Dra. Nataly.

Outro ponto importante é o impacto indireto desses medicamentos no comportamento e na rotina dos pacientes. “As canetas reduzem significativamente o apetite, o que pode levar a uma menor ingestão calórica e, em alguns casos, queda de energia e disposição. Esse cenário pode refletir na libido, especialmente se houver déficit nutricional ou perda de massa muscular”, acrescenta a ginecologista e docente da Afya de Pato Branco.

Além dos fatores físicos, o aspecto emocional também deve ser considerado. Mudanças rápidas no corpo, adaptação à nova rotina alimentar e até expectativas em relação ao emagrecimento podem influenciar a saúde mental e, consequentemente, o desejo sexual. “O organismo funciona de forma integrada. Sono, estresse, alimentação e equilíbrio hormonal têm impacto direto na libido”, destaca a Dra. Nataly.

Por outro lado, ela ressalta que os efeitos não são iguais para todos. Em muitos casos, a perda de peso está associada à melhora da autoestima e da disposição, o que pode, inclusive, favorecer a vida sexual. “É uma resposta muito individual. Por isso, o acompanhamento médico é essencial para avaliar benefícios e possíveis efeitos colaterais ao longo do tratamento”, reforça a médica e docente da Afya.

A orientação é que o uso desses medicamentos seja feito sempre com prescrição e acompanhamento profissional. Caso o paciente perceba alterações no desejo sexual ou em outros aspectos da saúde, é fundamental relatar ao médico para ajustes no tratamento.

“Embora ainda sejam necessários mais estudos específicos sobre a relação entre canetas emagrecedoras e libido, especialistas são unânimes em afirmar que o uso consciente, aliado a hábitos saudáveis, é o caminho mais seguro para alcançar resultados sem comprometer o bem-estar geral”, conclui a médica ginecologista e docente da Afya Centro Universitário de Pato Branco.

Sobre a Afya

A Afya, maior ecossistema de educação e soluções para a prática médica do Brasil, reúne 38 Instituições de Ensino Superior, 33 delas com cursos de Medicina e 25 unidades promovendo pós-graduação e educação continuada em áreas médicas e de saúde em todas as regiões do país. São 3.753 vagas de Medicina aprovadas pelo MEC e 3.643 vagas de Medicina em operação, com mais de 24 mil alunos formados nos últimos 25 anos. Pioneira em práticas digitais para aprendizagem contínua e suporte ao exercício da Medicina, 1 a cada 3 médicos e estudantes de Medicina no país utiliza ao menos uma solução digital do portfólio, como Afya Whitebook, Afya iClinic e Afya Papers. Primeira empresa de educação médica a abrir capital na Nasdaq em 2019, a Afya recebeu prêmios do jornal Valor Econômico, incluindo “Valor Inovação” (2023) como a mais inovadora do Brasil e “Valor 1000” (2021, 2023, 2024 e 2025) como a melhor empresa de educação. Virgílio Gibbon, CEO da Afya, foi reconhecido como o melhor CEO na área de Educação pelo prêmio “Executivo de Valor” (2023). Em 2024, a empresa passou a integrar o programa “Liderança com ImPacto”, do Pacto Global da ONU no Brasil, como porta-voz da ODS 3 – Saúde e Bem-Estar. Mais informações em: www.afya.com.br e ir.afya.com.br.

(*) Rodrigo Bortot

Biblioteca Municipal é contemplada com centenas de livros infantis

0
Foto: João Marques Neto

No mês em que se comemora o Dia Internacional do Livro, a Biblioteca Pública Municipal “Rosário Congro” recebeu um grande incentivo do Governo Federal, sendo contemplada com centenas de livros infantis que enriquecerão ainda mais o acervo da biblioteca a partir de agora.

A doação foi feita pelo Ministério da Educação através do Edital PNLD (Programa Nacional do Livro e do Material Didático), que tem por finalidade a distribuição de materiais pedagógicos e literários para escolas públicas, além de bibliotecas públicas e comunitárias de todo país, garantindo mais acesso e incentivo à leitura.

Os livros recebidos vão muito além de simples páginas escritas: tornam-se verdadeiros passaportes para aventuras e viagens pelo mundo da imaginação. Com eles, as crianças de todo o município poderão explorar novas histórias, descobertas e sonhos ao visitar a biblioteca e ter acesso a todo o acervo infantil disponível.

COMO É REALIZADO O EMPRÉSTIMO

O serviço de empréstimo de qualquer livro disponível na Biblioteca Municipal é permitido para todas as pessoas que são cadastradas no sistema da biblioteca. Cada leitor pode levar pra casa até 5 livros infantis e 2 livros do acervo geral. O período de permanência com os livros é de uma semana, com a possibilidade de renovação, caso necessário.

COMO SE CADASTRAR

Quem ainda não tem cadastro, mas deseja realizar o empréstimo de algum exemplar, é necessário comparecer a Biblioteca Municipal apresentando comprovante de residência atual no nome da pessoa que for realizar o cadastro e documento original com foto.

SERVIÇOS

Biblioteca Pública Municipal “Rosário Congro”
Endereço: Rua Alexandre Costa, 241 – Circular da Lagoa
Horário de funcionamento: Segunda à sexta-feira, das 7h às 17h

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.