13.3 C
Três Lagoas
quarta-feira, 24 de junho de 2026
Início Site Página 120

Sesi desenvolve solução inovadora para elevar a competitividade de indústria em Três Lagoas

0
Foto: Divulgação

Em um cenário onde o setor industrial acelera investimentos em automação, muitas empresas perdem competitividade por operarem com processos ineficientes e pela não adoção de novas tecnologias. O resultado é um efeito cascata: perda de eficiência, desperdício de matéria-prima, retrabalho e aumento dos índices de refugo — além de custos ocultos que só se revelam quando a falha ou falta de tecnologia já impactaram no negócio.

Para ajudar a indústria a retomar ganhos em competitividade, o Sesi desenvolveu uma solução inovadora em parceria com a Metalfrio Solutions, reconhecida como uma das líderes mundiais no setor de refrigeração comercial. A empresa, que possui unidade em Três Lagoas, otimizou seu processo de estampagem em máquinas puncionadeiras.

O projeto foi desenvolvido pelo time de especialistas do Centro de Inovação Sesi em Sistemas de Gestão em Saúde e Segurança no Trabalho (CIS). O objetivo foi a criação de um sistema capaz de validar a conformidade entre o desenho técnico das peças e os componentes finais após o processo de furação, utilizando técnicas avançadas de visão computacional para análise e verificação por imagens.

O engenheiro Lucas Bueno, líder de tecnologia do CIS, explica como o Sesi atuou no desenvolvimento da solução tecnológica.

“Nossa equipe trabalhou na concepção e implementação de um sistema voltado à inspeção automatizada da qualidade dos recortes e furos nas peças estampadas em chapas de aço produzidas pela Metalfrio. Além disso, desenvolvemos algoritmos avançados para alinhamento de objetos e inspeção dimensional. Com isso, buscamos garantir a precisão na comparação entre o modelo de referência e a peça produzida”.

O Sesi também desenvolveu um software para cadastro e gerenciamento de gabaritos, bem como para a visualização dos resultados das inspeções. Esse sistema inclui painéis, indicadores de desempenho e relatórios analíticos que auxiliam a empresa na identificação de peças conformes e não conformes.

Sua empresa também pode utilizar os serviços do Sesi

Indústrias de todos os portes podem utilizar os serviços do Centro de Inovação Sesi. Em Mato Grosso do Sul, a área de atuação envolve o desenvolvimento de sistemas de gestão da saúde e segurança no trabalho e melhoria de processos produtivos.

A missão do Sesi é elaborar soluções e projetos inovadores para as indústrias, proporcionando redução de custos, aumento de produtividade e otimização de processos.

Saiba mais sobre o Centro de Inovação Sesi: http://www.cis.sesims.com.br/.

Começando pela USF Nova Três Lagoas, Prefeitura dá início a nova fase da manutenção predial

0
Foto: João Marques Neto

Na manhã desta segunda-feira, 6 de abril, o prefeito Dr. Cassiano Maia deu a Ordem de Serviço que marca o início de uma nova etapa na gestão da manutenção dos prédios públicos de Três Lagoas. A partir de agora, os serviços passam a ser executados pela empresa Nova JRA Empreendimentos e Engenharia Ltda, responsável por assumir a operação em todas as secretarias municipais.

A medida integra um processo de reorganização da administração municipal e tem como objetivo garantir mais eficiência, agilidade e qualidade nos serviços de manutenção. Mesmo com a terceirização, a Prefeitura assegurou a continuidade dos empregos: “os trabalhadores que antes atuavam diretamente pelo Município foram incorporados ao quadro da empresa contratada”, comentou o secretário Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito, Osmar Dias.

Ele ressaltou também que o contrato tem abrangência total e atenderá todas as pastas da administração, com prioridade inicial para a Saúde e a Educação, devido à alta demanda. “Esse contrato garante não apenas a manutenção predial básica, como elétrica e pintura, mas também possibilita avanços importantes, como adaptações de acessibilidade nos prédios públicos, conforme a necessidade de cada secretaria”, explicou.

Durante o ato, realizado com a presença de autoridades municipais, vereadores e representantes da sociedade civil, a Secretaria Municipal de Saúde, Juliana Salim, destacou que a iniciativa vai além de uma mudança administrativa. “Essa nova realidade da manutenção dos prédios públicos, especialmente na Saúde, representa cuidado com os servidores e com a população. Ambientes bem conservados refletem diretamente na qualidade do acolhimento e no atendimento prestado”, afirmou.

Representando o Poder Legislativo, o presidente da Câmara Municipal, vereador Antônio Empeke Junior, o Tonhão, classificou a iniciativa como um marco para o município. “É um ato de sensibilidade da gestão municipal. O objetivo é claro: fazer com que as unidades de saúde de Três Lagoas sejam referência em todo o Estado”, destacou.

Em seu pronunciamento, o prefeito Dr. Cassiano Maia enfatizou que a medida representa um salto de qualidade na estrutura pública do município. “Manutenção não é detalhe, é essencial. Estamos falando de ambientes mais seguros, acolhedores e adequados tanto para os servidores quanto para a população. Esse é um contrato robusto, bem estruturado, que vai atender de forma contínua todas as demandas das secretarias”, afirmou.

O prefeito também comparou a iniciativa ao impacto positivo já observado em outro setor. “Assim como o contrato com a Brilha Três Lagoas revolucionou a iluminação pública da cidade, esse novo modelo vem para mudar a história da manutenção predial, tornando-a permanente, eficiente e alinhada às necessidades reais de cada pasta”, completou.

A nova fase já começa com reflexos práticos. Conforme anunciado anteriormente pela Prefeitura, a Unidade de Saúde da Família (USF) Nova Três Lagoas iniciou manutenção predial também nesta segunda-feira, com execução por etapas e sem interrupção dos atendimentos — modelo que deve ser analisado caso a caso, a depender a estrutura e fluxo de atendimento de cada unidade.

O evento também contou com a presença dos vereadores Adriano Cesar Rodrigues (Sargento Rodrigues), Sirlene dos Santos Pereira (Sirlene da Saúde), Mario Grespan e Robson do Alinhamento; as secretárias Angela Maria de Brito (Educação), Juliana Salim (Saúde Pública), Vanessa Senna (Gestão de Pessoas), Soyla Carla Alves Garcia (Finanças, Receita e Controle) e Luisa Mas (Chefe de Gabinete); os secretários Marcos Gomes Junior (Desenvolvimento Econômico), Osmar Dias (Infraestrutura, Transporte e Trânsito), Stenio Congro Neto (Cultura e Turismo) e Walter da Silva Dias (Esportes, Juventude e Lazer); além de Andressa de Souza Ribeiro, coordenadora de Saúde da Família do Nova Três Lagoas, Eurides Silveira Freitas, presidente da UTAM, Dr. Ailton Pereira de Freitas, delegado regional de Três Lagoas, e o representante da empresa Nova Jra Empreendimentos e Engenharia Ltda, Amilton.

PRF prepara operação especial para show do Guns N’ Roses em Campo Grande

0
Foto: Divulgação

Na próxima quinta-feira, 9 de abril, a Polícia Rodoviária Federal realizará uma operação especial por ocasião do show da banda Guns N’ Roses em Campo Grande (MS).

O único acesso ao local do show é através de uma rodovia federal, reforçando a importância das ações da PRF, juntamente com demais órgãos de segurança e trânsito.

A operação incluirá reforço policial, fiscalização, controle de trânsito e restrição de circulação para veículos de carga em horários específicos na região.

Todas as informações sobre a operação serão apresentadas pelo superintendente da PRF em Mato Grosso do Sul, João Paulo Pinheiro Bueno, Pelo chefe da Seção de Operações da PRF/MS, Vinícius de Oliveira Figueiredo, e pelo chefe da Delegacia da PRF em Campo Grande (MS), Marcos Kley de Souza, em coletiva de imprensa:

Data: 07/04/2026 (terça-feira)
Horário: 9h30
Local: Superintendência da Polícia Rodoviária Federal – Rua Joel Dibo, 238, Centro – Campo Grande (MS)

Irmãos são suspeitos de executar “disciplina” do PCC com 17 facadas

0
Amaurílio (à esquerda) e Vitor (à direita) são procurados pelo crime (Foto: Divulgação/PCMS)

Jean Paulo Maciel, 38 anos, foi assassinado dentro da casa onde morava na sexta-feira

A Polícia Civil está procurando por dois suspeitos de executarem Jean Paulo Maciel, 38 anos, em Bataguassu, cidade a 310 quilômetros de Campo Grande. A vítima conhecida como “Primo” ou “Gigi Brau” era integrante do PCC (Primeiro Comando da Capital) e foi assassinada com 17 facadas na noite de sexta-feira (3).

Conforme divulgado pela Polícia Civil, Amaurílio Tafarel Araújo dos Santos, 35 anos, e Vitor Hugo de Araújo dos Santos foram identificados durante a investigação e tiveram a prisão preventiva decretada pela Justiça.

Vitor tem passagens por tráfico de drogas. Em agosto de 2025, o rapaz foi denunciado pelo MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) após ser preso pela polícia no dia 23 de julho no Bairro Jardim Santa Luzia, com porções de maconha.

Dias antes ele já havia sido capturado também com tabletes da droga. E a investigação apontou que o rapaz realizava transmissões ao vivo em rede social enquanto usava entorpecentes junto com adolescentes. Já para Amaurílio não foram encontrados registros criminais no portal da Justiça.

Quem tiver informações sobre os suspeitos pode entrar em contato de forma anônima com a delegacia de Bataguassu através do WhatsApp (67) 3541-1402.

Execução

O corpo da vítima foi encontrado por um amigo caído no banheiro da casa. A Polícia Civil foi acionada por volta das 21h, quando o amigo localizou o corpo de Jean na própria residência. O imóvel estava repleto de sangue e apresentava indícios de luta corporal. Uma faca com cabo de madeira foi localizada próxima ao corpo e pode ter sido utilizada no crime.

“Disciplina” 

Em 11 de março de 2019, Jean e outras seis pessoas mataram Thiago Rodrigues dos Santos Silva em uma estrada vicinal, após disputa sobre qual facção comandaria a região. Conforme denúncia do Ministério Público de Mato Grosso do Sul, Jean seria integrante do PCC e exercia a função de “disciplina”, responsável por cumprir ordens em nível municipal, em Bataguassu.

Ainda segundo o Ministério Público, Jean Paulo, Thomas Rodrigo Fernandes Mendes e Cleyton Júnior Ozildo dos Santos surpreenderam a vítima em um posto de combustíveis e a levaram até a Estrada Uerê. No local, desferiram 18 facadas nas costas e na nuca.

Jean também estava envolvido no assassinato de Danilo Fidel, conhecido como “Bozo”, em 26 de abril de 2017. O crime ocorreu quando a vítima deixava o Estabelecimento Penal Semiaberto de Bataguassu e foi abordada por três pessoas armadas com faca e revólver, sendo golpeada diversas vezes.

No ano seguinte, em abril de 2018, Jean participou da morte de Uillians Rogério. A vítima foi assassinada em casa, onde cumpria pena em regime semiaberto, com uso de tornozeleira eletrônica. Dois suspeitos chegaram em uma motocicleta, afirmaram que “havia chegado a hora” e, em seguida, efetuaram disparos. Ele chegou a ser socorrido, mas morreu minutos depois.

Fonte: Campo Grande News (por Ana Paula Chuva)

Durante ações de policiamento repressivo, Polícia Civil localiza e captura homem por envolvimento em diversos crimes em MS

0
Foto: Divulgação

Na manhã de 1º de abril, a Polinter deflagrou operação objetivando cumprir mandados de prisão na região oeste de Campo Grande e áreas circunscricionais.

Durante as diligências que se estenderam para a área urbana de Terenos, foi localizado e capturado V.L.D.S. (66), indivíduo com mandado de prisão em aberto, com anterior envolvimento em crime de Receptação, Lesão Corporal e outros. 

Denúncias sobre a localização de fugitivos podem ser feitos à POLINTER, através do e-mail [email protected] ou do número 67  99202-2658 (WhatsApp). Sua identidade será mantida sob sigilo.

Motociclista tenta fugir da PM, faz manobras perigosas e acaba preso por tráfico em Três Lagoas

0
Foto: Divulgação

Policiais militares prenderam dois homens por tráfico de drogas e direção perigosa, na noite do dia 2 de abril, em Três Lagoas. A ocorrência só foi divulgada nesta segunda-feira (6).

Conforme o boletim de ocorrência, por volta das 22h, uma guarnição do Grupo Especial Tático de Motocicletas (GETAM) realizava rondas pela avenida Rosário Congro, quando flagrou um motociclista realizando manobras perigosas, empinando o veículo em via pública.O motociclista, segundo a PM, já era alvo de denúncias por suposto envolvimento com tráfico de drogas na modalidade “disk entrega”.

Ainda segundo a PM, ao receber ordem de parada, o condutor, de 18 anos, desobedeceu e fugiu, colocando em risco a própria vida, a do passageiro e de outros usuários da via.

Durante o acompanhamento tático, os policiais visualizaram o momento em que o passageiro, de 21 anos, arremessou uma porção de maconha, que posteriormente foi localizada, totalizando 24,88 gramas.

Após alguns quilômetros, os suspeitos foram abordados e detidos após sofrerem uma queda com a motocicleta.

Diante dos fatos, ambos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil, juntamente com a droga apreendida, para as providências cabíveis.

Motociclista tenta fugir da PM, faz manobras perigosas e acaba preso por tráfico em Três Lagoas
Foto: Divulgação

Por: Pollyanna Eloy

Polícia Militar localiza entorpecente em Três Lagoas

0
Foto: Divulgação

Durante ação de policiamento ostensivo, policiais militares encontraram no dia 1º deste mês, um tablete de maconha em Três Lagoas, porém,  a ação só foi divulgada nesta segunda-feira (6).

Por volta das 17h30, uma guarnição do Grupo Especial Tático de Motocicletas (GETAM) realizava patrulhamento nas proximidades da estação rodoviária, quando os militares perceberam uma sacola escondida em meio à vegetação, sob uma árvore.

Ao verificarem o conteúdo, foi localizado um tablete de maconha, que totalizou aproximadamente 650 gramas.

Diante da situação, o entorpecente foi apreendido e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil para as providências cabíveis.

Por: Pollyanna Eloy

Governo amplia prazo de adesão a programa que paga por preservação do Pantanal

0
Foto: Bruno Rezende/Secom/Arquivo

As inscrições foram estendidas até o dia 30 de abril

O Governo do Estado prorrogou o prazo de inscrições para proprietários rurais interessados em receber pagamento pela conservação ambiental no Pantanal. A medida faz parte do Programa de PSA (Pagamento por Serviços Ambientais) Bioma Pantanal. A mudança da data foi publicada no Diário Oficial desta segunda-feira (6).

Inicialmente previstas para encerrar hoje, 6 de abril, as inscrições foram estendidas até o dia 30 de abril. Podem participar proprietários de áreas localizadas total ou parcialmente no bioma, dentro do território sul-mato-grossense.

Para se inscrever, é necessário apresentar documentos pessoais, certidões negativas e o comprovante de inscrição no CAR (Cadastro Ambiental Rural).

A iniciativa é coordenada pela Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), com recursos do Fundo Clima Pantanal. O principal objetivo é remunerar proprietários rurais que preservam áreas de vegetação nativa além do mínimo exigido por lei.

De acordo com o governo estadual, a estimativa é que existam cerca de 3,5 mil propriedades com cadastro ambiental na região do Pantanal em Mato Grosso do Sul. O programa foi lançado com investimento inicial de R$ 30 milhões, dentro da chamada Lei do Pantanal, como estratégia para incentivar a conservação do bioma.

A remuneração será de R$ 55,47 por hectare ao ano de área adicional preservada, limitada a R$ 100 mil por propriedade ou R$ 300 mil por grupo econômico. Já para aqueles que desistirem de desmatar, os valores são fixos de 1 a 30 hectares, R$ 15 mil; de 31 a 100 hectares, R$ 30 mil; e acima de 100 hectares, R$ 30 mil mais valor proporcional pelo excedente.

Cronograma

A publicação das inscrições deferidas será no dia 12 de maio de 2026; os recursos contra inscrições indeferidas, até 18 de maio de 2026; o resultado dos recursos, até 26 de maio de 2026; avaliação das propriedades, até 30 de junho de 2026; resultado da avaliação, até 14 de julho de 2026; e a assinatura do termo de adesão, a partir de 14 de julho de 2026.

Fonte: Campo Grande News (por Izabela Cavalcanti)

Próxima edição do A Rua é Nossa será no dia 19 de abril

0
Foto: Arquivo

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (SETURC), informa toda a população três-lagoense que a edição do projeto “A Rua é Nossa”, que aconteceria no próximo domingo, 12 de abril, foi transferida para o dia 19 de abril.

Mesmo com a mudança de data, a equipe organizadora tranquiliza o público e reforça que as próximas edições continuarão sendo realizadas com muita diversão, entretenimento e lazer para toda a família, sempre com datas e horários divulgados com antecedência.

O “A Rua é Nossa” nasceu com o objetivo de fortalecer o lazer, a convivência comunitária e os vínculos familiares da população de Três Lagoas, promovendo momentos de comunhão, arte, bem-estar e ocupação saudável dos espaços públicos.

A Prefeitura convida todos os moradores a participarem da próxima edição e a aproveitarem essa iniciativa que valoriza a cultura, o lazer e a qualidade de vida no município.

Recertificação de qualidade posiciona HRPP entre os melhores do país

0
Foto: HRPP

Selo concedido pela ONA (Organização Nacional de Acreditação) mostra que unidade segue padrões internacionais de qualidade

Referência para a população da região de fronteira sul de Mato Grosso do Sul, o HRPP (Hospital Regional de Ponta Porã) conquistou a recertificação de qualidade Acreditado Pleno, concedida pela ONA (Organização Nacional de Acreditação), entidade sem fins lucrativos que avalia a qualidade de serviços de saúde no pais.

O segundo nível mantido pelo Hospital Regional de Ponta Porã, também conhecido como ONA 2, indica que a unidade cumpre ou supera “em 80% ou mais os padrões de qualidade, segurança e gestão integrada, com processos ocorrendo de maneira fluida e plena comunicação entre as atividades”.

O certificado tem validade até 2028, atestando a maturidade dos processos assistenciais, a segurança do paciente e a gestão integrada do hospital.

A ONA é uma das mais importantes instituições brasileiras de avaliação de serviços de saúde. É associada à ISQua (International Society for Quality in Health Care) — grupo sediado nos Estados Unidos, Reino Unido, França e Canadá, que promove padrões internacionais de qualidade em saúde. A entidade mantém três níveis de certificação, conforme a maturidade e o desempenho dos hospitais: primeiro o Acreditado, depois o Acreditado Pleno e, por último, o Acreditado com Excelência.

Destaques

Durante o processo de avaliação, a ONA destacou iniciativas que ampliam o alcance social da instituição e reforçam sua atuação além da assistência hospitalar. Citou o projeto “Cuidadores de Idosos”, que promove qualificação gratuita à comunidade, contribuindo para a formação profissional e a inserção no mercado de trabalho.

Também ressaltou as aulas de prevenção de engasgo em crianças, previstas pela Lei Lucas, com ações educativas voltadas à rede pública, incluindo orientações sobre primeiros socorros e técnicas de desengasgo. Outro ponto mencionado foi a atuação da CCPF (Comissão de Cuidado com a Pele e Feridas), com o uso de laserterapia no tratamento de lesões complexas, proporcionando uma recuperação mais ágil e humanizada.

Gestão

Para o coordenador do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente, enfermeiro Erek Fonseca, a certificação reforça o compromisso institucional com a excelência assistencial. “Este selo demonstra nosso compromisso com o usuário, respeitando as particularidades de um hospital de fronteira e mantendo o foco absoluto na segurança do paciente”, avalia.

Gerente assistencial, Rodrigo Pedroso observou que a certificação demonstra maturidade organizacional: “A certificação evidencia que nossos profissionais incorporaram protocolos de excelência à rotina diária, consolidando uma cultura sólida de qualidade”.

Para o diretor técnico, Antonio Martinussi, o reconhecimento representa mais uma conquista. “É motivo de orgulho ver que todo o serviço prestado, e a dedicação diária dos profissionais estão sendo reconhecidos. Essa recertificação é o reflexo do compromisso técnico e ético que norteia nosso trabalho”, afirmou.

Já o diretor-geral, Alex Marques, enfatizou a relevância da conquista diante dos desafios enfrentados na transição administrativa. “Quando assumimos a gestão, nos deparamos com a perda de toda a documentação institucional do processo de acreditação. Tivemos que reorganizar fluxos, reconstruir registros e praticamente iniciar do zero. Essa recertificação mostra a capacidade técnica da nossa equipe e a força do trabalho coletivo para reconstruir e avançar com responsabilidade”, destacou.

Entre os 100 melhores do País

Em janeiro deste ano, um estudo realizado pelo Ibross (Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde) posicionou o Hospital Regional de Ponta Porã entre as 100 melhores unidades de saúde pública do país.

O levantamento foi desenvolvido em parceria com a OPAS/OMS (Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde), o Instituto Ética Saúde, o Conass (Conselho Nacional dos Secretários de Saúde) e avaliou hospitais gerais e especializados com mais de 50 leitos e produção assistencial comprovada.
Estrutura e abrangência

Gerenciado pelo Instituto Social Mais Saúde desde agosto de 2025, por meio de contrato com a SES (Secretaria de Estado de Saúde), o hospital passou por auditoria de avaliação nos dias 3 e 4 de fevereiro.

Referência para uma população de aproximadamente 15 municípios da região de Ponta Porã, abrangendo mais de 250 mil habitantes, o HRPP conta atualmente com 117 leitos, sendo 20 de UTI (Unidade de Terapia Intensiva). A unidade é estratégica para a rede estadual de saúde, oferecendo atendimentos em pediatria, obstetrícia, urgência e emergência, além de ambulatório de especialidades, garantindo assistência com rigor técnico, eficiência e acolhimento à macrorregião.

(*) Comunicação SES
* Com informações do HRPP 

Peão é preso por estupro de menina de 11 anos e mãe detida por abandono em MS

0
Delegacia de Coxim onde caso foi registrado no último domingo; (Foto: Divulgação/PCMS)

Rapaz de 21 anos afirmou que a mulher sabia que ele se relacionava com a criança, mas ela negou

Mulher de 38 anos e peão de 21 foram levados para a delegacia por suspeita de estupro contra uma menina de 11 anos, na tarde do último domingo (5), em Coxim (MS). O rapaz acabou preso pelo abuso sexual e a mãe da vítima detida por abandono de incapaz.

De acordo com o boletim de ocorrência, a Polícia Militar recebeu a denúncia de que o rapaz mantinha um relacionamento amoroso com a criança. Ao chegarem na residência do suspeito, encontraram a menina junto com a irmã, uma bebê de 8 meses.

Ao ser questionado, o rapaz confessou manter um relacionamento com a menina há cerca de um mês. Ele admitiu ter mantido relações sexuais com a criança, inclusive na madrugada de domingo, alegando que os atos ocorriam com o consentimento da menor.

Durante a abordagem, a criança tentou omitir sua idade real para os policiais e afirmou que estava na casa apenas cuidando da irmã caçula. A mãe das meninas foi localizada trabalhando em um bar em outro bairro da cidade.

Aos policiais, a mulher afirmou que a filha deveria estar na casa da madrinha e que não sabia do paradeiro dela na residência do namorado. No entanto, em depoimento na delegacia, o rapaz contradisse a versão, afirmando que o “namoro” ocorria com o pleno consentimento da mãe.

O rapaz acabou preso em flagrante por estupro de vulnerável e a mãe da vítima foi autuada por abandono de incapaz, por deixar a filha de 11 anos e o bebê de 8 meses em situação de vulnerabilidade. As duas crianças foram acolhidas pelo Conselho Tutelar que acompanha o caso.

(*) Campo Grande News

Prefeitura de Três Lagoas lança o Programa Pró-inova nesta quarta (8)

0
Foto: Prefeitura de Três Lagoas

A Prefeitura de Três Lagoas lança nesta semana, dia 8 de abril, a partir das 8h, na sede do SEBRAE Três Lagoas, o Programa Pró-Inova Três Lagoas, que marca um novo avanço do município no incentivo à inovação e ao empreendedorismo, reunindo três importantes iniciativas voltadas ao fortalecimento do ecossistema inovador local.

Entre os destaques da programação está a assinatura do Projeto de Lei que institui o Programa Municipal de Incentivo à Inovação e ao Empreendedorismo Inovador, o Pró-Inova, que visa fomentar novos negócios, apoiar startups e estimular o desenvolvimento tecnológico em Três Lagoas.

Também será apresentado o Programa Centelha 3, iniciativa estadual que oferece até R$ 135 mil por startup para o desenvolvimento de ideias inovadoras, ampliando oportunidades para empreendedores locais.

Outro ponto importante do evento será o lançamento da Maratona de Inovação SEBRAE Três Lagoas, que pretende reunir empreendedores, estudantes e interessados na área para a criação de soluções criativas e projetos com potencial de impacto na cidade.

Além disso, os participantes poderão participar de uma oficina prática com orientações sobre como submeter propostas ao Programa Centelha 3, auxiliando quem deseja concorrer ao financiamento.

INSCRIÇÕES

A Prefeitura reforça que as inscrições gratuitas já estão abertas e devem ser realizadas antecipadamente, já que o número de vagas é limitado. O evento é voltado a todos que desejam se conectar com o universo da inovação e aproveitar novas oportunidades de desenvolvimento em Três Lagoas.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI

Operação Semana Santa: PMA intensifica fiscalização no rio Aporé e autua pescadores em Cassilândia

0
Foto: Divulgação

Patrulhamento fluvial resultou em quatro autuações, apreensão de equipamentos e pescado irregular durante ação no sábado

A Polícia Militar Ambiental de Cassilândia realizou, no último sábado (04), uma operação de fiscalização no Rio Aporé como parte da “Operação Semana Santa”, conforme previsto na Ordem de Serviço nº 003/2026/P3/2º BPMA. A ação ocorreu entre 13h e 20h e teve como objetivo intensificar o combate à pesca irregular durante o período de maior movimentação de pescadores na região. O patrulhamento fluvial percorreu o trecho compreendido entre a Fazenda Cambuí até o ponto conhecido como Casa de Pedra, na confluência do Rio Aporé com o Rio da Prata, já no estado de Goiás. Durante a operação, os policiais abordaram três embarcações, totalizando 17 pescadores amadores fiscalizados.

Ao longo da fiscalização, foram inspecionados aproximadamente 13 quilos de pescado, incluindo espécies como piau-três-pintas e tucunaré, bastante comuns na região. No entanto, irregularidades foram constatadas, resultando na autuação de quatro pescadores. Dois deles foram autuados por infração administrativa ambiental, conforme o artigo 37 do Decreto Federal nº 6.514/2008, por não possuírem autorização ambiental para a prática da pesca. Para cada um, foi aplicada multa no valor de R$ 1.520,00, além da apreensão de duas varas com molinetes e dois quilos de pescado da espécie piau-três-pintas.

Outros dois pescadores responderam por crime ambiental, com base no artigo 34 da Lei Federal nº 9.605/98, por capturarem exemplares de piau-três-pintas com tamanho inferior ao permitido pela legislação vigente. Também foi arbitrada multa individual de R$ 1.520,00, além da apreensão de duas varas com molinetes e mais dois quilos do pescado irregular. Ao final da operação, foram contabilizados quatro autuados, com a apreensão total de quatro varas de pesca com molinetes e quatro quilos de pescado da espécie piau-três-pintas.

A ação contou com o emprego de quatro policiais militares ambientais e o uso de uma viatura L200 (QAB-4574). Participaram da operação o Subtenente PM Evaldo, o 2º Sargento PM Betiol, o 3º Sargento PM Dias e o policial Vital. A Polícia Militar Ambiental reforça que a fiscalização será intensificada, visando a preservação dos recursos naturais e o cumprimento da legislação ambiental, especialmente em regiões com grande fluxo de pescadores.

Fonte: Cassilandianoticias

Equipes de hospitais são capacitadas para nova política estadual e reforça gestão e financiamento no SUS

0
Foto: André Lima

Oficina reúne gestores e equipes técnicas para alinhar regras, contratos e execução da política hospitalar

A SES (Secretaria de Estado de Saúde) realizou na semana passada uma oficina de capacitação sobre a PEHOSP (Política Estadual de Atenção Hospitalar), reunindo gestores e equipes técnicas de hospitais de todo o estado. O encontro foi dividido em dois dias, com foco específico para unidades de gestão estadual e, posteriormente, para aquelas de gestão municipal.

A Superintendente de Atenção à Saúde da SES, Angélica Congro, destacou que o principal objetivo da oficina foi detalhar a política e padronizar sua aplicação. “Estamos apresentando item por item da política, desde as regras de financiamento até o que será avaliado pela auditoria e pela vigilância sanitária”.

Segundo ela, “o momento é decisivo para consolidar a implementação. A política já começou a ser executada, com faturamento em andamento e início do monitoramento. Agora é o momento de alinhar tudo e tirar as últimas dúvidas”.

A oficina foi estruturada para atender as diferentes realidades dos municípios. No primeiro dia, participaram hospitais de gestão estadual, em sua maioria de menor porte. Já o segundo dia foi voltado aos municípios com gestão plena.

O auditor e coordenador de controle de serviços de saúde da SES, Vinícius Carvalho, explicou a estratégia. “No primeiro trabalhamos com unidades sob gestão estadual, onde o controle é direto da Secretaria. No segundo dia, o foco são os municípios, que possuem autonomia na auditoria”.

Ele reforçou o objetivo do treinamento. “Queremos garantir que a política seja implementada de forma completa, sem dúvidas, para que traga os resultados esperados”.

Nova política exige adequações nos hospitais

Durante a oficina, também foram abordadas as mudanças operacionais exigidas pela política, especialmente para unidades que aderiram ao novo modelo. A superintendente de Gestão Estratégica da SES, Maria Angélica Benetasso destacou que a capacitação abordou diferentes áreas da assistência hospitalar. “Trabalhamos a aplicação da política em várias frentes, incluindo hospitais com atendimentos cirúrgicos, que precisarão se adequar às novas regras”.

Um dos pontos centrais da política é a implantação do NIR (Núcleos Internos de Regulação), responsáveis por organizar o funcionamento dos hospitais. “O NIR gerencia leitos, taxa de ocupação, cancelamentos e cumprimento de metas, garantindo que o hospital atenda aos critérios contratados com a Secretaria”, explicou Maria Angélica.

A oficina faz parte de uma série de ações iniciadas ainda no começo do ano. Em janeiro, a SES realizou uma capacitação online após a assinatura dos contratos, seguida por encontros técnicos ao longo dos meses. Agora, com a política em execução, o foco está na aplicação prática e no monitoramento dos resultados.

André Lima, Comunicação SES

Onde a prova encontra o acolhimento: a estratégia de MS para humanizar os exames em casos de violência contra a mulher

0
Foto: Comunicação PCi-MS

Nem sempre a violência deixa marcas visíveis. Em muitos casos, é a perícia que revela o que não aparece no primeiro relato.

Parte da história está nos detalhes. Marcas no corpo, vestígios no ambiente, sinais que precisam ser identificados e interpretados. É a partir deles que a ocorrência começa a se transformar em prova.

Do sangue que alguém tentou apagar às mensagens deletadas no celular, passando por imagens de câmeras e inconsistências entre a posição do corpo e os relatos. Em alguns casos, um perfil de DNA ou uma impressão digital são o que permitem estabelecer a ligação entre o suspeito e o crime. É a partir desses vestígios que a perícia criminal esclarece dinâmicas que nem sempre aparecem nas versões apresentadas. Isso inclui situações inicialmente relatadas como suicídio ou como mortes a esclarecer, cuja dinâmica só se define a partir da análise pericial.

Em Mato Grosso do Sul, esse trabalho é realizado pela Polícia Científica, do atendimento no local do crime aos exames médico-legais e às análises laboratoriais.

A atuação alcança os 79 municípios do Estado. Na Capital, quatro institutos especializados respondem por áreas distintas da produção da prova técnico-científica. No interior, 14 unidades regionais garantem o atendimento e ampliam o acesso da população aos exames periciais.

Em casos de feminicídio, agressões e violência sexual, a atuação se inicia na cena da ocorrência, com a coleta de elementos que ajudam a compreender os fatos. O material segue para análise e pode subsidiar a identificação de vestígios biológicos e outros elementos relevantes para a investigação.

Nos exames de corpo de delito, as lesões são documentadas e os vestígios coletados. Muitas vezes, é esse registro que sustenta o que não ficou visível no primeiro momento. Nos casos de morte violenta, os exames necroscópicos contribuem para esclarecer causas e circunstâncias do óbito.

Mas não é só sobre prova. Parte do atendimento ocorre de forma integrada à rede de proteção à mulher. Isso muda o percurso da vítima dentro do sistema.

Em Campo Grande, a seção do IMOL (Instituto de Medicina e Odontologia Legal) instalada na Casa da Mulher Brasileira completa três anos de funcionamento no dia 31 de março.

No local, o exame pode ser realizado no mesmo espaço onde a mulher recebe acolhimento e orientação. Sem deslocamento. Sem etapas fragmentadas.

A seção registrou crescimento no número de atendimentos ao longo dos últimos anos. Foram 618 em 2023, 810 em 2024 e 1.524 em 2025. Em 2026, já são 385 registros.

O aumento no número de exames acompanha a consolidação do atendimento no local, que concentra acolhimento e realização dos procedimentos no mesmo espaço, reduzindo barreiras de acesso e diminuindo o intervalo entre o fato e o atendimento.

Em Dourados, o atendimento integrado também ocorre por meio do Projeto Acalento, desenvolvido em parceria com a UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados). No espaço, vítimas de violência têm acesso a atendimento de saúde e procedimentos médico-legais no mesmo fluxo, incluindo exames periciais quando necessário.

Na prática, isso evita que a mulher percorra diferentes instituições para atendimento e realização de exames. Também contribui para a continuidade do cuidado e para a preservação de vestígios.

Entre as iniciativas, está a implantação de sala lilás em unidade da Polícia Científica, voltada ao atendimento reservado de mulheres vítimas de violência, em consonância com diretrizes nacionais de atendimento humanizado, que preveem ambientes adequados e privacidade.

Em Amambai, no interior do Estado, a estrutura já está em funcionamento e foi implementada com foco no aperfeiçoamento do atendimento pericial, oferecendo um ambiente acolhedor como etapa prévia ao exame. O espaço contribui para reduzir o impacto do atendimento e favorecer a realização dos procedimentos.

Outra unidade, em Bataguassu, passa por adequação para implantação do espaço.

A ação inclui a capacitação de servidores do IMOL (Instituto de Medicina e Odontologia Legal), na Capital e no interior, com foco no atendimento especializado, humanizado e na condução técnica de casos de violência.

“Nosso trabalho não se limita ao laudo. Ele envolve o atendimento, exige preparo técnico, sensibilidade e integração com a rede de proteção. Isso é o que garante qualidade na prova e contribui para reduzir a revitimização”, afirma o coordenador-geral de Perícias, perito criminal Nelson Fermino Junior.

No fim, é esse conjunto de ações que contribui para a apuração dos fatos e o atendimento de qualidade às vítimas.

Maria Ester Rossoni, Comunicação PCi-MS

Família sofre acidente na BR-060 após colisão traseira e motorista que teria causado o acidente foge do local

0
Com o impacto, a condutora perdeu o controle da direção, fazendo com que o veículo saísse da pista. (Foto: BNC Notícias)

Veículo saiu da pista após impacto de camionete; apesar dos danos, ninguém ficou gravemente ferido

Uma família passou por momentos de tensão na noite do último sábado (4), após um acidente registrado na rodovia BR-060, entre o distrito de Bela Alvorada e o município de Paraíso das Águas.

De acordo com informações apuradas, um veículo Fiat Pálio de cor prata, conduzido por uma mulher, seguia pela rodovia com mais um adulto e duas crianças, quando foi atingido na traseira por uma camionete, até o momento não identificada.

Com o impacto, a condutora perdeu o controle da direção, fazendo com que o veículo saísse da pista, resultando em danos materiais significativos. A camionete também teria saído da pista, porém o motorista fugiu do local, seguindo em rumo ignorado, com os faróis apagados.

Uma testemunha relatou que o veículo havia saído do distrito de Bela Alvorada com destino a Paraíso das Águas, quando ocorreu a colisão. O fato foi comunicado às autoridades policiais, que já investigam o caso.

Apesar da gravidade da situação e das condições em que ficou o veículo, ninguém ficou gravemente ferido. As duas crianças sofreram apenas escoriações leves. As vítimas são moradoras da região da Água Limpa, nas proximidades do distrito.

(*) Jovem Sul News/BNC Notícias

Servidor valorizado: reajustes do Governo de MS superam a inflação dos últimos quatro anos e somam 18,77%

0
Foto: Álvaro Rezende/Secom/Arquivo

Com a sanção da lei que garantiu novo reajuste ao funcionalismo público estadual o Governo de Mato Grosso do Sul consolidou uma política de valorização contínua do funcionalismo público ao garantir reajustes lineares que, somados entre os anos de 2023 e 2026, alcançam 18,77%.

A medida, publicada na segunda-feira (30), reforça o compromisso com a recomposição do poder de compra dos servidores e com o reconhecimento do papel estratégico que desempenham na prestação de serviços à população, e os percentuais concedidos – 5% em 2023, 3,73% em 2024, 5,06% em 2025 e 3,81% agora em 2026 – evidenciam uma política consistente, planejada e responsável do ponto de vista fiscal.

Mais do que assegurar reposições pontuais, o Estado adotou uma trajetória de recomposição gradual, alinhada à sustentabilidade das contas públicas e à previsibilidade administrativa.

No acumulado dos últimos 48 meses, o índice total de reajustes supera a inflação oficial medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), que foi de 14,92% no mesmo período. Assim, houve um ganho real nos salários, o que além de preservar o poder aquisitivo dos servidores demonstra os avanços na remuneração promovidos pelo Governo do Estado.

A iniciativa reafirma o equilíbrio entre responsabilidade fiscal e valorização do capital humano, pilares fundamentais para a eficiência da gestão pública. Ao priorizar os servidores, o Governo do Estado fortalece a qualidade dos serviços oferecidos à sociedade e consolida um ambiente institucional pautado pelo respeito, reconhecimento e compromisso com o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul.

(*) Comunicação Governo de MS

SES realiza força-tarefa com Defesa Civil para conter avanço da chikungunya em Dourados

0
Foto: André Lima/Arquivo

Ação integrada prevê mutirão, mapeamento de áreas críticas e reforço no controle de criadouros

Além da vacinação prevendo 43.530 doses, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) iniciou na semana passada uma força-tarefa com a Defesa Civil para conter o avanço da chikungunya em Dourados, município que concentra um dos maiores números de casos no Estado. A estratégia envolve ações intensivas de vigilância, assistência e mobilização comunitária, com foco nas áreas mais afetadas.

A secretária-adjunta de Saúde, Crhistinne Maymone, destacou a necessidade de atuação imediata e coordenada. “Estamos direcionando equipes e esforços para Dourados, com foco nas áreas de maior incidência. A resposta precisa ser rápida, organizada e integrada entre Estado, município e parceiros”.

A estratégia inclui a implantação de salas de situação, planejamento conjunto e envio de equipes técnicas para apoiar as ações no município. A Defesa Civil Estadual atuará diretamente em campo com um mutirão ampliado, incluindo visitas domiciliares e mapeamento das áreas mais críticas.

O coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, Hugo Djan Leite, explicou a operação. “Vamos realizar um mutirão mais amplo e contínuo, com equipes percorrendo as comunidades, visitando residências e orientando a população. A ideia é mapear os riscos e atuar de forma organizada em todo o território prioritário”.

A ação também contará com planejamento detalhado das áreas e articulação com lideranças locais para facilitar o acesso às comunidades. O trabalho contará ainda com o apoio da SEDEC (Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil), que irá reforçar a atuação da CEPDEC (Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil), ampliando a capacidade de resposta e somando recursos às ações já desenvolvidas no Estado.

Água tratada é prioridade no combate ao mosquito

Entre as principais medidas está o controle da água armazenada, um dos principais focos de proliferação do mosquito. A superintendente de Vigilância em Saúde, Larissa Castilho, reforçou. “O cuidado com a água é fundamental. É preciso manter caixas e reservatórios bem vedados, além de orientar a população sobre o uso correto desses recipientes para evitar criadouros”.

As equipes também avaliam a viabilidade de distribuição de água tratada, além do tratamento direto de reservatórios já existentes. A força-tarefa prevê uma atuação ampliada, com:

  • Visitas em todas as residências das áreas prioritárias
  • Eliminação de criadouros e limpeza de espaços
  • Envolvimento de lideranças comunitárias, especialmente em áreas indígenas
  • Apoio técnico contínuo da SES ao município

A mobilização das equipes já está em andamento, com início das ações previsto para os próximos dias. Dourados concentra atualmente um volume expressivo de casos, o que exige intensificação das ações de controle e prevenção. A orientação é que a população colabore, eliminando possíveis criadouros e adotando medidas simples no dia a dia, fundamentais para conter o avanço da doença.

(*) André Lima, Comunicação SES

Motorista que saiu de Corumbá é preso com mais de 35 kg de cocaína em SP

0
Foto: Divulgação

Durante a “Operação Impacto/Paixão de Cristo 2026”, a Polícia Militar Rodoviária prendeu, na noite da última sexta-feira (4), um motorista boliviano de 48 anos por tráfico de drogas na Rodovia Raposo Tavares (SP-270), em Presidente Prudente, interior de São Paulo.

Os policiais interceptaram um caminhão-trator acoplado a um semirreboque, ambos com placas da Bolívia e aparentemente sem carga. Durante a vistoria detalhada do veículo, foram encontrados 34 tabletes de pasta base de cocaína escondidos em diferentes pontos da cabine, incluindo sob o banco do motorista, no painel superior e na lateral esquerda.

Ao todo, a droga apreendida somou 35,820 quilos. Segundo o motorista, que afirmou não possuir antecedentes criminais, o entorpecente foi carregado em Corumbá e teria como destino final a cidade de Ponta Grossa (PR).

O suspeito foi preso em flagrante por tráfico de drogas e permanece à disposição da Justiça. Tanto a droga quanto os veículos foram apreendidos pelas autoridades.

(*) Ponta Porã News

Adolescente é acusado de matar padrasto a tiros na fronteira

0
Foto: Divulgação

Um adolescente de 17 anos é apontado como principal suspeito de assassinar o próprio padrasto a tiros, na tarde deste sábado (4), em uma moradia no assentamento San Francisco, no bairro General Genes, em Pedro Juan Caballero, no Paraguai.

A vítima foi identificada como Pedro Rubén Merlo Alegre, de 37 anos. Ele morreu ainda no local após ser atingido por disparos de arma de fogo dentro de um dos cômodos da residência. De acordo com o médico legista Lucas Riveros, o homem foi atingido por cinco disparos, sendo um no coração. Logo após o crime, o suspeito fugiu do local em uma motocicleta e está sendo procurado pela polícia.

Segundo informações da família, o relacionamento entre o jovem e o padrasto era marcado por conflitos frequentes. A mãe do suspeito relatou às autoridades que os dois mantinham uma convivência difícil há bastante tempo. O adolescente, segundo ela, enfrenta problemas com dependência química e frequentemente precisava ser buscado em território brasileiro. O caso é investigado pelas autoridades paraguaias.

(*) Ponta Porã News

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.