18 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de junho de 2026
Início Site Página 14060

Inmetro realiza fiscalização em fogões de cozinha

0

11/06/2003 16h29 – Atualizado em 11/06/2003 16h29

O Inmetro iniciou hoje a fiscalização nos fogões de cozinha comercializados em todo Estado. Serão fiscalizadas as lojas que comercializam fogões em Campo Grande e nas cidades do interior.

A fiscalização obedece a uma determinação da Associação Brasileira de Fabricantes de Fogões, que exige que os produtos tenham etiquetas informativas de orientação ao consumidor fixadas na tampa ou porta do fogão.

A medida tem o objetivo de assegurar a economia de gás de cozinha e o melhor desempenho elétrico do produto pelos consumidores.

As lojas que venderem fogões sem a etiqueta serão autuadas e a venda do produto será interditada.

ONG envia carta a Zeca sobre morte de sócio de jornal

0

11/06/2003 16h28 – Atualizado em 11/06/2003 16h28

A entidade Repórteres Sem Fronteira enviou uma carta ao governador Zeca do PT manifestando preocupação em relação ao assassinato do dono do jornal Boca do Povo, Edgar Pereira, executado anteontem em Campo Grande a tiros de pistola 765.

O secretário-geral da organização não-governamental, Robert Ménard, pede ao governador o empenho da polícia em esclarecer o crime. A entidade lembra de outra morte com as mesmas características em Campo Grande, de Edgar Lopes de Farias, o Escaramuça, também executado por pistoleiros, em 1997.

A entidade lembra que entre 1991 e 2002, 15 jornalistas foram assassinados no Brasil em decorrência da atuação profissional, conforme informações divulgadas no site do Repórteres Sem Fronteira. A ONG acompanhou o caso através do site Campo Grande News e entrou em contato com a redação do site para obter mais informações sobre o crime.

Mudança de política agrícola européia pode ajudar Brasil

0

11/06/2003 16h25 – Atualizado em 11/06/2003 16h25

Marcelo Torres:

Os países em desenvolvimento e o Brasil, em particular, acompanham com interesse nesta semana o debate da União Européia sobre a mudança no seu sistema de concessão de subsídios aos produtores agrícolas.

A proposta defendida pela Comissão Européia é a de que os subsídios deixem de ser pagos pelo volume da produção. Em vez disso, haveria um teto limite de ajuda para cada proprietário, com critérios a serem definidos.

Atualmente, o sistema de subsídios estimula uma produção cada vez maior, que o continente acaba não consumindo e gera um grande volume de exportações com preços mais baixos, prejudicando, na concorrência internacional, países pobres que não podem oferecer os mesmos subsídios.

Em discussões anteriores, a Europa foi relutante em mudar o modelo, mas, com dez novos países prestes a entrar na União Européia, o número de agricultores da região deve dobrar e os subsídios vão representar um custo muito maior para o bloco como um todo.

Dinheiro:

Por causa dos subsídios, a Política Agrícola Comum (PAC) custa 44 bilhões de euros (cerca de R$ 120 bilhões) ao continente anualmente, praticamente a metade do Orçamento total da União Européia.

A adminstração geral do bloco é o órgão que recebe dinheiro dos países e o redistribui para os agricultores.

Na prática, países ricos, mas com menos produtores agrícolas, acabam pagando para subsidiar países mais pobres e com um número maior de agricultores. Esses países têm pressionado pelas mudanças.

É o caso da Grã-Bretanha, Holanda e dos países nórdicos, entre outros.

Já Irlanda, Portugal, França e Grécia recebem mais dinheiro do que tem que dar ao bloco – e, portanto, tendem a ser mais relutantes quanto às mudanças.

O vice-presidente para Comércio Exterior da Confederação Brasileira da Agricultura (CNA), Gilma Viana, é cético quanto às mudanças.

“Temos que esperar o resultado das discussões. A União Européia já se reuniu outras vezes para falar sobre o assunto e nunca apresentou alterações significativas”, diz ele.

Viana afirma, entretanto, que, se a mudança ocorrer, podem haver benefícios para o Brasil a curto prazo, já que as exportações do país encontrariam menos concorrência no mercado internacional.

Na Europa, um dos maiores defensores da proposta é o comissionário agrícola da União Européia, o alemão Franz Fishler.

Na terça-feira, ele disse que “é hora de decisão”.

“Há um risco muito grande e as conseqüências de uma falha em conseguir um acordo serão seríssimas.”

A França é o país que mais se opõe à medida, mas teria concordado em ceder caso pudesse manter o sistema de subsídios para uma parcela de seus agricultores.

Entre representantes do Brasil nas negociações com a União Européia, há o entendimento de que as condições para mudança nunca foram tão propícias, por causa da expansão do bloco.

Fontes do Itamaraty acreditam que, se a Europa mudar, vai ser mais por necessidades internas de corte de gastos do que pelos apelos dos países subdesenvolvidos.

E a mudança também não sairia de graça. Em setembro, haverá uma rodada de discussões da Organização Mundial do Comércio (OMC) em Cancún, no México.

A questão dos subsídios agrícolas deve dominar boa parte das negociações.

Os Estados Unidos já declararam que podem pressionar a Europa para mudar e limitar o sistema de subsídios.

A disposição da União Européia de fazer concessões poderá ser usada como moeda de troca para beneficiar o continente em outras áreas.

Empresários do turismo se reúnem em Campo Grande

0

11/06/2003 16h11 – Atualizado em 11/06/2003 16h11

A Fundação de Turismo do Estado de Mato Grosso do Sul e o Sebrae-MS promovem, a partir de amanhã (12), o Fórum Estadual de Turismo. Participam as principais empresas, associações e sindicatos ligados ao setor, no Estado e no País.

O encontro será instalado no auditório do Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, no Parque dos Poderes, na Capital.

Fonte: Agência Brasil

Discussão entre vizinhos provoca morte de mulher inocente

0

11/06/2003 12h21 – Atualizado em 11/06/2003 12h21

Cileide da Silva Leite, de 23 anos de idade, solteira, residente numa casa da rua dom Luiz IV, no Jardim das Oliveiras, nas proximidades da Vila Haro, em Três Lagoas, foi acidentalmente alvo de um tiroteio, na noite desta terça-feira, por volta das 22h10.

Segundo estava sendo apurado, no 1º Distrito Policial, onde foram ouvidas as primeiras testemunhas, inicialmente houve uma discussão entre Humberto de Souza Calixto, conhecido como “Beto”, de 18 anos de idade e o filho da inquilina, aonde residia Cileide.

Segundo as testemunhas já ouvidas, Beto estava aparentemente embriagado. Ao separarem a briga e discussão entre eles, Beto havia dito que voltaria, porque “as coisas não ficariam desse jeito”.

Passado algum tempo, ele voltou armado e acompanhado de uma outra pessoa não identificada, também armada. Ao chegarem em frente à casa de Cileide, eles dispararam as armas contra a porta da cozinha da residência.

Segundo informou seu pai, o desempregado Anivaldo Ferreira Leite, Cileide da Silva Leite estava reclamando com dores de cólica, pegou um remédio e foi à cozinha para tomar água, neste momento foi atingida por um dos tiros no peito. Os autores do assassinato já estão já estão presos no segundo DP.

Inmetro vistoria lombadas eletrônicas em Corumbá

0

11/06/2003 11h12 – Atualizado em 11/06/2003 11h12

Fiscais do Inmetro (Instituto de Nacional de Metrologia) vistoriam nesta quarta-feira 12 lombadas eletrônicas de Corumbá, acompanhados do técnico responsável pelos equipamentos, Gregório Márcio de Albuquerque.

Será verificado na ação se as lombadas, alvo de reclamações de motoristas, de fato marcam a velocidade do veículo. Para isso, os fiscais utilizam um aparelho chamado cronotacófrago, instalado em um carro. São feitas medições em várias velocidades e, se a lombada marcar o mesmo que o equipamento, recebe a certificação do Inmetro. As informações são do Corumbá Online.

Fogueira de 100 metros é atração no Arraial de Santo Antonio

0

11/06/2003 11h11 – Atualizado em 11/06/2003 11h11

A maior fogueira já acesa no estado é uma das atrações do Arraial de Santo Antonio que começa amanhã e vai até o próximo domingo, na capital.

Durante os quatro dias de festa, estão programadas brincadeiras típicas de festa junina, concurso de quadrilhas, opções gastronômicas, além de shows musicais previstos para ter início às 19 horas. Duplas como Rick e Renner e Marlon e Maicon têm presença confirmada. A festa acontece no local conhecido como Área do Papa, no bairro Santo Amaro. A entrada é franca.

A queima da maior fogueira do Estado, de 100 metros deve ser a maior atração da festa. Ela será acesa a partir das 18hs na sexta feira, dia 13 feriado de Santo Antonio, padroeiro de Campo Grande.

Em Brasília, vereador Aguirre e o deputado Jerson reivindicam benfeitorio ao município

0

11/06/2003 11h10 – Atualizado em 11/06/2003 11h10

Numa demonstração do que um vereador pode fazer em prol de seu município, quando está realmente comprometido com as reais necessidades da população, o atual presidente da Câmara Municipal de Três Lagoas, Valdomiro Aguirre (PTB), esteve esta semana em Brasília (DF) reivindicando uma série de benfeitorias que, uma vez viabilizadas, melhorarão consideravelmente a vida de boa parte dos três-lagoenses.

Acompanhado do deputado Jerson Domingos (PTB), ele esteve na terça-feira (10) no gabinete do senador Delcídio do Amaral (PT), a quem entregou em mãos quatro Projetos Leis do Executivo Municipal solicitando obras de infraestrutura para os bairros de Três Lagoas.

Um dos projetos levados por Aguirre beneficia o bairro Nossa Senhora Aparecida. Com recursos da ordem de R$ 294.436,40, o projeto prevê o alargamento da galeria de água pluviais na rua Almirante Barroso.

Orçado em R$ 390 mil, o outro projeto visa a pavimentação asfáltica da avenida Eloy Chaves até a Wilson Carvalho Viana, beneficiando o bairro Paranapungá e circunvizinhança.

O asfaltamento do Jardim Alvorada entre a avenida Ranulpho Marques Leal e rua Jarí Mercante, até o limite da rua João Gonçalves de Oliveira, é outro projeto entregue por Aguirre ao senador, cujo valor é de R$ 225.000,00.

O projeto mais ousado, orçado em 3 milhões de reais, é o que prevê obras de drenagem de águas pluviais entre os bairros Paranapungá e Jardim Alvorada, o que solucionará um antigo problema que tanto aflige os moradores destas localidades, uma vez que não permitirá mais o acumulo de água nas ruas em época chuvas.

Assim como viabilizou – também através da parceria com Jerson e Delcídio, as 75 toneladas de lama asfáltica para a recuperação das ruas de Três Lagoas, a expectativa de Aguirre é de que esta sua mais recente viagem à Capital Federal possa ser bastante frutífera.

Segundo o vereador, o senador Delcídio vai tentar incluir os projetos ao Orçamento da União para que as obras sejam realizadas já em 2004. As que não forem possível atender esse ano, certamente, serão no ano que vem.

Além desses quatro projetos, o vereador Aguirre apresentou outros pleitos em Brasília, voltados para outros setores, como a saúde por exemplo.

Com relação a um dos fatos principais que motivou a ida de Aguirre à Brasília, ou seja, a liberação da verba de 2 milhões de reais destinada a recuperação a malha asfáltica do município, ele disse que o senador Delcídio está empenhado em solucionar o problema o mais rápido possível, o que poderá ocorrer nos próximos dias.

Comissão de Agricultura debate crédito rural

0

11/06/2003 11h08 – Atualizado em 11/06/2003 11h08

A comissão de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Agrário da Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul se reúne às 14h, no Plenarinho da Casa, para discutir o crédito rural aos produtores do Estado. Além dos deputados que compõem a comissão, presidida por Semy Ferraz (PT), a reunião terá representantes do Banco do Brasil, da Secretaria de Produção e Turismo, da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e do Incra. Estarão em debate linhas de créditos como o FCO (Fundo Constitucional do Centro-Oeste), o Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), entre outros.

Segundo Semy, o motivo de discutir o assunto agora é que a nova safra está se aproximando, e um dos principais elementos para o setor agrícola é o crédito, que deve ser disponibilizado de forma oportuna, acessível e suficiente.

Sai licitação para construção do primeiro presídio federal

0

11/06/2003 11h00 – Atualizado em 11/06/2003 11h00

Brasília – Está aberto o edital de licitação para construção do primeiro presídio federal do País, no Mato Grosso do Sul. A publicação saiu hoje no Diário Oficial da União. A penitenciária ficará na área rural do município de Campo Grande (MS), nas proximidades do lixão. Será a primeira unidade das cinco anunciadas pelo ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos.

A licitação abrirá concorrência às empresas especializadas em engenharia para a execução das obras, serviços de construção, fornecimento de materiais e equipamentos destinados a uma unidade de presídio federal. A Comissão Especial de Licitação do Ministério da Justiça examinará e julgará as propostas, classificando-as na ordem crescente, pelo critério de menor preço.

Cada presídio federal deverá custar, em média, R$ 12 milhões. Os recursos virão do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen), que reúne receita do Tesouro Nacional, das loterias federais e de custas judiciais, para construção, reforma e ampliação de presídios. As próximas unidades deverão ser construídas no Rio Grande do Sul e no Distrito Federal.

Os presídios federais caracterizam-se por ser uma nova concepção de unidade prisional. Serão construções de menor porte, para no máximo 200 presos de alta periculosidade. Haverá espaço para atendimento médico, educação e profissionalização dos internos. Investimentos em tecnologia e capacitação constantes dos agentes garantirão a segurança das unidades. Tudo isso está previsto na Lei de Execuções Penais, que estabelece os direitos dos presos, entretanto, poucas penitenciárias brasileiras cumprem com essas determinações.

No presídio federal será proibida a entrada de qualquer objeto ou comida aos detentos. O Estado proverá pelo preso oferecendo comida, remédio, roupa de cama e material de higiene. Nos dias de visita, as refeições das famílias também serão fornecidas pelo presídio federal. Na entrada de cada bloco, haverá um guarda-volumes onde os visitantes poderão deixar os seus pertences devidamente lacrados. “Queremos que esse novo conceito sirva também de modelo aos estados para que possamos cada vez mais dar dignidade ao preso e uma real possibilidade de recuperação”, observa Ângelo Roncalli, diretor do Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

Mais informações sobre a licitação podem ser obtidas no site http://www.mj.gov.br/licitacoes.

Fonte: Ministério da Justiça

Lojistas esperam vendas “tímidas” no Dia dos Namorados

0

11/06/2003 10h52 – Atualizado em 11/06/2003 10h52

Os lojistas de Campo Grande esperam um tímido aumento de vendas, devido à crise financeira e os juros, no Dia dos Namorados, comemorado nesta quinta-feira.

Para o presidente da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), Adeilton Feliciano do Prado, o percentual de 5% a 8% estimado para este ano, menor do que o registrado no mesmo período de 2002, deve-se basicamente ao pagamento recebido pelos consumidores.

O baixo índice, segundo ele, reflete o atual momento de crise financeira e os juros nas compras a prazo.

Mesmo assim, esta modalidade de compra ainda é o carro-chefe do comércio. De acordo com Prado, o índice de vendas a prazo é bem maior do que à vista, e os consumidores devem repetir no Dia dos Namorados o mesmo comportamento do Dia das Mães, optando por produtos com preços mais acessíveis.

Os proprietários de supermercados também estimam aumento de 5% nas vendas, sobretudo de CDs e produtos de bomboniére, segundo informou o presidente da AMAS (Associação Sul-Mato-Grossense de Supermercados), Luiz Tadeu Gaedicke. “Entre os demais produtos não deve haver alteração, visto que são do gênero alimentício”.

Adiado o julgamento de mais um réu do caso Tabox

0

11/06/2003 10h51 – Atualizado em 11/06/2003 10h51

A defensora pública, advogada Patrícia Cozolino, conseguiu adiamento do tribunal do júri, marcado para esta quarta-feira. Iria a julgamento André Luciano de Carvalho, o “Preto”, acusado de envolvimento na trama que resultou na morte do ex-prefeito Miguel Jorge Tabox.

Patrícia alegou falta de tempo hábil para inteirar-se por completo do processo. Com isso, a defesa do réu seria prejudicada, segundo argumentou a advogada. O mesmo argumento foi usado pela defensora pública para o adiamento do julgamento de Milena Tabox, mulher do ex-prefeito. Ela irá ao tribunal do júri em agosto. A data do julgamento do “Preto” ainda não havia sido agendada, na manhã de ontem.

Real Madrid entra na disputa por Beckham e Ronaldinho

0

11/06/2003 10h48 – Atualizado em 11/06/2003 10h48

As novelas sobre as transferências de Ronaldinho Gaúcho, do Paris Saint-Germain, e David Beckham, do Manchester United, ganharam um novo elemento: o Real Madrid.

Na terça-feira, o Manchester United anunciou que aceitava vender o passe de Beckham para o Barcelona se Joan Laporta for eleito presidente do clube espanhol nas eleições que serão realizadas no domingo.

Pouco depois, no entanto, a assessoria do meia inglês divulgou um comunicado em que dizia que Beckham lamentava ser utilizado como uma “peça do jogo político” das eleições presidenciais no Barcelona.

A declaração abriu caminho para os rumores de que o capitão da seleção inglesa teria recebido uma proposta do Real Madrid, que também teria apresentado uma oferta para ter Ronaldinho Gaúcho.

Três propostas:

De acordo com o jornal britânico The Times, o irmão de Ronaldinho, o ex-jogador Assis, negociou um contrato de cinco anos entre o atacante brasileiro e o Manchester United no mês passado.

Na noite de terça-feira, no entanto, o jornal apurou que Real Madrid e Barcelona também teriam apresentado uma proposta nos mesmos valores a Assis, que trabalha como agente de Ronaldinho. E a equipe de Madri seria o destino preferido do brasileiro.

“Ele não assinou com o Manchester. Nós fizemos contatos com vários clubes, mas nenhum acordo foi assinado”, disse Assis. “O Ronaldinho sabe que vai jogar por um grande clube na próxima temporada.”

“O Real, assim como outros, fez uma oferta e ele tem mais amigos lá do que em qualquer outro lugar. Então, isso pode influenciar nossa decisão”, afirmou o agente do jogador.

O fator Real:

Além disso, a proposta do Real Madrid por Ronaldinho seria mais atraente para o Paris Saint-Germain porque a transferência só teria efeito a partir de junho de 2004 – o que garantiria a permanência do brasileiro no clube francês por mais uma temporada.

De acordo com o Times, David Beckham também teria dito a amigos que, caso a sua saída do Manchester seja inevitável, o seu destino favorito também seria o Real Madrid.

A oferta do Barcelona por Ronaldinho, assim como no caso da proposta de Beckham, estaria sujeita à eleição de Joan Laporta no próximo domingo, e aliados do presidenciável da equipe catalã admitem que dificilmente os dois seriam contratados pela equipe catalã ao mesmo tempo.

Outro fator que poderia fazer diferença no futuro de Ronaldinho Gaúcho e de Beckham é a ausência do Barcelona na Liga dos Campeões da Europa.

O clube catalão está em sétimo lugar no Campeonato Espanhol e não tem mais chances de conquistar uma vaga no mais importante torneio de clubes do futebol europeu.

Bancada federal de MS debate reforma tributária à tarde

0

11/06/2003 10h41 – Atualizado em 11/06/2003 10h41

A bancada federal de Mato Grosso do Sul se reúne nesta tarde, a partir das 14h30, no horário de Brasília, com uma pauta única: a reforma tributária. O encontro foi convocado pelo coordenador da bancada federal de Mato Grosso do Sul, o deputado federal Antônio Carlos Biffi (PT). A discussão, segundo sua assessoria de imprensa, vai ser sobre implicações da reforma tributária para o Estado. Para discutir o tema e receber emendas foi criada na semana passada uma comissão especial.

O presidente da Câmara dos Deputados, João Paulo Cunha, anunciou ontem o nome de Biff como membro titular da Comissão Especial da Reforma da Previdência, criada nesta quarta-feira. O deputado Murillo Zauith (PFL) também compõe a comissão de 38 integrantes, que tem prazo de 40 sessões para analisar o mérito da proposta de Reforma da Previdência.

Canadá concede licença de casamento para casais gays

0

11/06/2003 10h39 – Atualizado em 11/06/2003 10h39

Uma corte de apelação de Toronto, no Canadá, tomou uma decisão histórica, ao julgar que casais homossexuais que queiram regularizar suas uniões devem receber licenças de casamento.

Segundo o texto judicial, a definição de casamento como sendo a união de duas pessoas de sexo diferente é inconstitucional.

A decisão cobre toda a província de Ontrario – onde Toronto é situada – e já está em vigor.

Os primeiros a se beneficiarem da medida foram os canadenses Michael Leshner e Michael Stark, que se casaram nesta terça, em Toronto.

“Presente ao Canadá”

“Este é nosso presente ao Canadá, porque somos apenas dois canadenses normais que se amam”, disse Michael Lesher.

A decisão ainda pode ser revista pelo governo do Canadá, mas até que isso aconteça, a medida conta com endosso legal.

Caso haja não haja uma apelação, a província de Ontario será a primeira jurisdição na América do Norte a legalizar integralmente o matrimônio homossexual.

O Estado americano de Vermont e a província canadense de Quebec permitem uniões civis homossexuais, mas não cerimônias de casamento completas.

Mas o governo canadense não parece querer impor quaisquer barreiras à nova lei. “Acho que é hora de reconhecermos que casamentos do mesmo sexo fazem parte de nossa norma social”, afirmou o vice-primeiro-ministro do Canadá, John Manley.

Dono de jornal presta depoimento hoje à tarde

0

11/06/2003 10h32 – Atualizado em 11/06/2003 10h32

O proprietário do jornal semanário Boca do Povo, Benedito de Paula, será ouvido hoje à tarde, às 14 horas, na Delegacia Especializada de Homicídios (DEH), em Campo Grande. Benedito era sócio de Edgar Ribeiro Pereira de Oliveira, 43 anos, assassinado a tiros na noite de segunda-feira.

A assessoria da Diretoria Geral da Polícia Civil (DGPC) informou que todos os funcionários do jornal já foram ouvidos. De acordo com a assessoria uma equipe da DEH está realizando diligências para apurar o caso.

Ontem, a polícia divulgou que tem três suspeitos de terem assassinado Edgar Pereira. O primeiro seria relacionado a um caso que envolve extorsão. Os dois outros seriam ligados a matérias publicadas pelo jornal.

Segundo a assessoria, foi colocado um telefone à disposição da população para eventuais denúncias sobre o crime. O número é o 325-02409.

Executivo vai ditar prioridade na Câmara

0

11/06/2003 10h31 – Atualizado em 11/06/2003 10h31

O prefeito de Campo Grande, André Puccinelli (PMDB), definirá a prioridade para a votação de projetos importantes em tramitação na Câmara apresentados pelo Executivo. Antes do início do recesso, em 1º de junho, há apenas 4 sessões e dois projetos da prefeitura para votar.

O presidente da Câmara, Youssif Domingos (PDT), disse que é possível a realização de sessões extraordinárias- sem reumuneração, frizou- caso o prefeito peça urgência para os projetos encaminhados. Cada assunto deve ser votado em dois turnos. Se forem seguir a tramitação normal, ficarão para o segundo semestre.

O regime de urgência será concedido após reunião com lideranças de bancadas. Os projetos que tramitam na Câmara são o pedido de autorização para a prefeitura lançar o edital de concessão da exploração do lixo em Campo Grande e para o leilão de 19 casas do projeto Sóter.

No caso do lixo, o prefeito anunciou o projeto de instalação de uma usina para aproveitamento de lixo na geração de energia e agora precisa de autorização da Câmara para licitar o serviço. O projeto pedindo a autorização foi apresentado ontem à Câmara pelo secretário de Governo, Carlos Eduardo Santos Pereira.

Em relação ao leilão, diz respeito a casas que não foram ocupadas por famílias removidas das margens do córrego Sóter. Youssif explicou que elas sobraram e a prefeitura irá vender através de leilão.

Outro assunto importante, que diz respeito ao Executivo, é a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias). Ontem foi apresentado o relatório e o projeto será votado amanhã e na terça-feira da semana que vem.

Discussão entre vizinhos provoca morte de mulher inocente

0

11/06/2003 10h25 – Atualizado em 11/06/2003 10h25

Cileide da Silva Leite, de 23 anos de idade, solteira, residente numa casa da rua dom Luiz IV, no Jardim das Oliveiras, nas proximidades da Vila Haro, em Três Lagoas, foi acidentalmente alvo de um tiroteio, na noite desta terça-feira, por volta das 22h10.

Segundo estava sendo apurado, no 1º Distrito Policial, onde foram ouvidas as primeiras testemunhas, inicialmente houve uma discussão entre Humberto de Souza Calixto, conhecido como “Beto”, de 18 anos de idade e o filho da inquilina, aonde residia Cileide.

Segundo as testemunhas já ouvidas, Beto estava aparentemente embriagado. Ao separarem a briga e discussão entre eles, Beto havia dito que voltaria, porque “as coisas não ficariam desse jeito”.

Passado algum tempo, ele voltou armado e acompanhado de uma outra pessoa não identificada, também armada. Ao chegarem em frente à casa de Cileide, eles dispararam as armas contra a porta da cozinha da residência.

Naquele momento, quando a vítima havia se levantado da cama e havia se dirigido para a cozinha para tomar água, foi atingida por um dos tiros.

Os supostos autores estão foragidos e não se tem conhecimento ainda que tipo de arma foi usada no crime. Presume-se que os suspeitos tenham usado uma espingarda cartucheira, calibre 22.

Alca e Mercosul irão dominar encontro de Lula e Kirchner

0

11/06/2003 10h20 – Atualizado em 11/06/2003 10h20

Duas semanas depois de tomar posse e a poucos dias da reunião de cúpula do Mercosul, na próxima semana em Assunção, o presidente da Argentina, Néstor Kirchner, desembarcou em Brasília nesta terça-feira para sua primeira viagem oficial.

O encontro começa com uma reunião privada entre Kirchner e Lula, às 11h30 desta quarta-feira, é seguido de uma reunião ampliada com a participação de ministros dos dois países e de um almoço, no Palácio da Alvorada. Às 15 horas, os dois presidentes fazem um comunicado conjunto à imprensa.

De acordo com o Itamaraty, a pauta do encontro será “ampla”, já que se trata da primeira visita de Kirchner ao Brasil depois de eleito. Mas as conversas sobre o fortalecimento do Mercosul e a criação da Área de Livre Comércio das Américas (Alca) devem dominar as conversas.

Com o início de recuperação na economia argentina este ano, depois de quatro anos de recessão, a balança comercial entre os dois países também começa a crescer.

Apoio dos EUA:

Kirchner veio ao Brasil acompanhado da mulher, a senadora Cristina Fernandez de Kirchner, do chanceler Rafael Bielsa e do ministro da Economia, Roberto Lavagna.

Poucas horas antes de viajar ao Brasil, Kirchner recebeu em Buenos Aires a visita do secretário de Estado americano, Colin Powell, e teria pedido o apoio dos Estados Unidos para o adiamento dos prazos para pagameto da dívida argentina.

Com a visita ao colega brasileiro, Kirchner coloca em prática uma promessa de campanha de priorizar as relações com o Brasil e de só negociar a Alca através do Mercosul. Ele também retribui o gesto do presidente Lula, que fez ao país vizinho sua primeira viagem como presidente eleito.

A viagem serve ainda para agradecer o apoio de Lula durante a campanha, quando Kirchner foi recebido pelo presidente brasileiro ainda como candidato.

A eleição de Kirchner foi recebida com grande alívio em Brasília, já que o outro candidato, o ex-presidente Carlos Menem – que renunciou antes do segundo turno – se dizia favorável a uma negociação direta da Argentina com os Estados Unidos.

Tanto o governo argentino como o brasileiro consideram que o Mercosul deve participar unido das negociações para a Alca. “Quatro votos valem mais do que um”, dizem os que defendem esta estratégia.

Conselho de Segurança:

Além das questões comerciais, os presidentes também devem discutir a antiga pretensão brasileira de ocupar uma vaga permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas, que ganhou força no governo Lula.

Até agora, o Itamaraty tem conseguido incluir o apoio à candidatura brasileira em todas as declarações recentes de chefes de Estado que visitaram o país.

Como a Argentina também já teve pretensões a ocupar o mesmo posto, ainda não se sabe se a declaração conjunta dos dois presidentes – praxe neste tipo de encontro – vai incluir o apoio argentino à candidatura brasileira.

A última reunão bilateral entre Brasil e Argentina aconteceu no dia 14 de janeiro, quando Lula recebeu a visita do ex-presidente Eduardo Duhalde.

Zeca e universidades assinam convênio do Bolsa Universitária

0

11/06/2003 10h07 – Atualizado em 11/06/2003 10h07

O governador Zeca do PT assina às 9h, no auditório da Governadoria, convênios com 15 instituções de ensino superior de Campo Grande e dos outros quatro maiores municípios do Estado: Dourados, Corumbá, Três Lagoas e Ponta Porã, para participação no Programa Bolsa Universitária, que auxiliará pessoas carentes a fazerem um curso superior.

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.