19 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de junho de 2026
Início Site Página 14065

Governo britânico diz que ainda não é hora de aderir ao euro

0

09/06/2003 16h58 – Atualizado em 09/06/2003 16h58

O governo britânico anunciou nesta segunda-feira que o país ainda não está pronto para aderir ao euro, a moeda única da União Européia, de acordo com o ministro da Fazenda, Gordon Brown.

Segundo Brown, o país ainda não se beneficiará da moeda única, pois não passou em quatro dos cinco testes econômicos criados pelo governo para decidir se é a hora certa de abandonar a libra esterlina.

A economia britânica falhou nos testes relativos à convergência econômica sustentável com a zona do euro, flexibilidade com os mercados do bloco e critérios de investimento e trabalho.

Ainda de acordo com Brown, os testes poderão ser repetidos no início do ano que vem e, caso o resultado seja positivo, um referendo pode ser realizado em seguida.

Especulação:

O anúncio de Brown, feito na Câmara dos Comuns, colocou um fim a meses de especulação sobre a posição do governo em relação ao euro.

Segundo o ministro, essa foi uma das decisões econômicas “mais importantes” já tomadas pela Grã-Bretanha.

Ele afirmou que o rendimento nacional poderia aumentar com a adesão ao euro, criando padrões de vida mais altos e preços mais baixos.

Mas alertou que a adesão antecipada pode aumentar o desemprego, reduzir o orçamento para serviços públicos e atrasar o crescimento econômico.

Conservadores:

O porta-voz para assuntos financeiros do partido Conservador (de oposição), Michael Howard, disse que estudos realizados pelo departamento do Tesouro mostraram que a adesão ao euro irá prejudicar a prosperidade britânica, reduzir postos de trabalho e diminuir o controle do governo sobre a política econômica do país.

Os conservadores são contra a adesão à moeda única européia.

Para o líder do partido, Ian Duncan Smith, o público não quer o euro.

“A população britânica não quer aderir, sabe que é uma decisão política e que as circunstâncias econômicas são periféricas nessa decisão”, afirmou.

No interior, preço da gasolina é 7% maior que na Capital

0

09/06/2003 16h56 – Atualizado em 09/06/2003 16h56

A pesquisa semanal da ANP (Agência Nacional de Petróleo) aponta que, entre os municípios pesquisados em Mato Grosso do Sul, cinco ao todo, Três Lagoas ainda figura como o que tem o maior preço para a gasolina, de R$ 2,29 por litro, seguido de Corumbá e Dourados, onde o maior valor é de R$ 2,27 por litro para a gasolina.

Em Ponta Porã, o outro município pesquisado no interior, o maior valor de revenda da gasolina é de R$ 2,24. Na cidade, os postos enfrentam a concorrência dos estabelecimentos paraguaios, onde a gasolina é mais barato. O quinto município pesquisado é Campo Grande, onde o maior valor é o mesmo que em Ponta Porã.

De acordo com a pesquisa semanal da ANP, nas cidades do interior, o preço médio da gasolina é de R$ 2,20 em Ponta Porã, de R$ 2,24 em Três Lagoas, e de R$ 2,22 em Dourados e Corumbá. Em comparação a Campo Grande, onde o preço mínimo é de R$ 2,09, o valor médio pago pelos consumidores do interior é até 7% maior.

Israel começa a destruir colônias na Cisjordânia

0

09/06/2003 16h55 – Atualizado em 09/06/2003 16h55

O Exército israelense destruiu nesta segunda-feira um acampamento israelense perto da cidade de Ramallah, na Cisjordânia.

Unidades do Exército e da polícia participaram da destruição de vários trailers que ocupavam o local – alguns acampamentos são compostos apenas por trailers e casas pré-fabricadas, muitos deles desabitados.

Este é o primeiro acampamento a ser destruído desde que o primeiro-ministro de Israel, Ariel Sharon, prometeu – durante uma cúpula realizada na semana passada – acabar com as colônias construídas sem autorização.

De acordo com autoridades israelenses, 15 acampamentos semelhantes serão destruídos na primeira fase.

Plano de paz:

De acordo com o plano de paz para a região estabelecido pelos Estados Unidos, Israel deve remover os assentamentos criados desde março de 2001 e evitar o aparecimento de novas colônias.

O número exato de assentamentos ilegais a serem desmantelados por Israel ainda não foi revelado.

Segundo a Rádio Israel, nos casos em que o Exército e os colonos não chegarem a um acordo para a saída voluntária, os soldados iriam retirá-los usando a força.

O movimento que representa os moradores dos assentamentos promete resistir à ação dos militares e planeja novos protestos nas ruas do país.

Há mais de cem acampamentos na Cisjordânia considerados ilegais pelo governo de Israel, dos quais mais de 60 foram erguidos desde a posse de Sharon, em 2001.

Os palestinos consideram ilegais todos os assentamentos estabelecidos em territórios palestinos ocupados.

Aviões fazem treinamento para evento de aviação em Campo Grande

0

09/06/2003 16h52 – Atualizado em 09/06/2003 16h52

A Base Aérea de Campo Grande está recebendo diversos esquadrões de todo o País para treinamentos da 23ª Reunião da Aviação de Transporte (RAT), que será realizado entre os dias 3 a 12 de agosto.

Os aviões da Força Aérea estão voando em Campo Grande desde maio. O evento vai reunir cerca de 30 aviões de transporte e caças e 600 militares da Força Aérea Brasileira, além de representantes do Chile Argentina e Venezuela.

Este é um dos maiores eventos de aviação militar da América Latina. Serão disputados navegação em baixa altura, onde os aviões devem passar por pontos determinados na hora exata; lançamento de fardos, simulando o lançamento de mantimentos através de pára-quedas; abastecimento de aviões de caça em vôo; tiro de combate; corrida terrestre de orientação; maratona intelectual; onde os militares precisam mostrar todo seu conhecimento teórico numa bateria de testas sobre a parte mecânica e operacional dos aviões.

O evento será aberto ao público.

Sem-teto entregam reivindicações ao governo do Estado

0

09/06/2003 16h08 – Atualizado em 09/06/2003 16h08

Lideranças do MNLM (Movimento Nacional de Luta por Moradia) e entidades que representam os sem-teto entregaram hoje ao diretor-presidente da Agehab (Agência Estadual de Habitação Popular), Amarildo Cruz, e aos assessores da Secretaria de Estado da Coordenação Geral de Governo, José Donizete de Freitas e Jô Simão, um documento destacando as necessidades e reivindicações do grupo. Entre outros pedidos, estão a regularização de moradias em áreas ocupadas e construção de mais habitações nos assentamentos. A entrega do documento faz parte das manifestações da “Marcha Pela Reforma Urbana”. No Estado, o MNLM tem 58 mil famílias que estão aguardando ser beneficiadas pelo programa da casa própria.

Cerca de 300 pessoas, entre famílias sem-teto e as que foram beneficiadas por assentamento em loteamentos sociais participam da mobilização em Campo Grande. Elas se concentraram primeiro na superintendência da Caixa Econômica Federal, depois seguiram para o Parque dos Poderes, onde foram primeiro ao MPE (Ministério Público Estadual) e depois à governadoria.

Segundo Jô Simão, o governador Zeca do PT deve se reunir com os líderes do movimento em breve para comunicar o que poderá ser atendido. A data não foi marcada.

Moradia: Movimento quer participar de seleção de família:

O Movimento Nacional de Luta pela Moradia concentrou as críticas proferidas nesta manhã, durante caminhada no Parque dos Poderes de sem-teto e famílias que têm casa de programas habitacionais, à política adotada pela prefeitura para a seleção de famílias atendidas pela casa própria. Conforme o líder do movimento, Cleuto Soares, não haveria ilegalidade, mas um problema moral.

Soares disse que a prefeitura não envolve o Movimento na seleção das famílias. A prefeitura faz sorteios. Crítico à administração municipal, Soares diz que há uso político. Ele e o prefeito André Puccinelli são desafetos há anos. O fato citado pelo líder sem-teto para criticar a prefeitura é o programa habitacional adotado na região do Jardim Veraneio.

Conforme Cleuto, só 14 das famílias que estavam na área invadida estariam sendo beneficiadas. Ele disse que quando houve o cadastro inicial era cobrada taxa de R$ 60 para seguro para a Caixa Econômica, muitos não tiveram como pagar e quando a taxa foi cancelada, a inscrição já não era permitida, explicou.

Entre os manifestantes estava um dos excluídos do acesso, Edson da Silva. Mas ele explicou que ficou de fora porque ganhava além da faixa salarial estipulada para o programa pela Caixa. Entre os manifestantes a ordem durante o protesto era não dar entrevistas. O Movimento é parceiro do governo estadual nos programas habitacionais e Soares disse temer que a nova forma de inscrição, via agências fazendárias, também coloque em risco a participação social na definição dos beneficiados.

Iraque pode voltar a exportar petróleo ainda neste mês

0

09/06/2003 16h04 – Atualizado em 09/06/2003 16h04

O coordenador do Ministério do Petróleo do Iraque, Thamir Ghadhban, disse nesta segunda-feira que o primeiro carregamento de petróleo iraquiano para exportação deve sair do país na terceira semana de junho.

Ele estima que metade da produção prevista para este mês, de 1 milhão de barris por dia, poderia ser exportada e afirma que novos contratos estão sendo firmados.

A administração americana no Iraque está tentando reativar as exportações de petróleo para usar a renda na reconstrução do país.

Analistas econômicos haviam dito que a retomada da exportação em junho seria “muito otimista” por causa dos saques em poços de petróleo, que destrruíram parte da capacidade de produção do país.

Dificuldade:

O diretor-geral da South Oil Company, a empresa responsável pela extração de petróleo do sul do Iraque,

Jabar Al-Leaby, disse que a manutenção é difícil nos poços que ficam no deserto.

Saqueadores têm levado todas as peças que podem ser usadas ou vendidas, e técnicos temem fazer a manutenção pela falta de segurança nas estradas que levam até os poços da empresa.

Ainda não está claro quais empresas irão explorar o petróleo iraquiano, mas sabe-se que o trabalho vai mudar de mãos.

A administração americana do Iraque cancelou ou suspendeu três contratos de exploração de petróleo com empresas chinesas e russas, assinados durante o regime de Saddam Hussein.

“Vamos examinar cada caso de acordo com seus méritos legais e econômicos”, explicou Ghadhban.

“Certamente, iremos negociar com todas as empresas petrolíferas internacionais de forma justa e ponderada.”

Ele estimou o investimento para o reinício da produção petrolífera no Iraque em centenas de milhões de dólares, mas não em bilhões.

De acordo com o iraquiano, os níveis de produção anteriores à guerra, de 3 milhões de barris por dia, devem ser alcançados até o fim do ano.

Abilio Pietramale fez show na Aldeia Bororó em Dourados

0

09/06/2003 15h58 – Atualizado em 09/06/2003 15h58

A Aldeia Bororó de Dourados, assistiu no sábado, dia 07, o Show de Bike Trial do piloto, Abílio Pietramale.

A apresentação fez parte do Circuito de Corridas Amigo do Índio, organizado pelo professor Antônio Pietramale, que desenvolve um grande trabalho dentro da aldeia.

A apresentação, a exemplo, do que ocorre por todo o estado onde Abílio tem se apresentado, arrancou aplausos dos jovens da aldeia, pelo arrojo dos números apresentados.

Os contatos para apresentações de Abílio Pietramale podem ser feitos pelos telefones (67) 422-1690 ou 9971-8941.

Dupla armada rouba R$ 10 mil de posto em Dourados

0

09/06/2003 15h55 – Atualizado em 09/06/2003 15h55

Dois homens fortemente armados assaltaram há pouco o posto de combustíveis Gaúcho, localizada na rua Joaquim Teixeira Alves esquina com a rua Firmino Viera de Matos, na área central de Dourados.

Segundo informações do proprietário Ouvides Gabiatti, os homens chegaram no posto em uma motocicleta Falcon, de cor vermelha e após lhe renderam, levaram a importância de cinco mil reais em dinheiro, cinco mil, reais em cheques e um talão de cheques em nome da empresa, do Banco Bradesco.

A dupla composta por um homem alto e outro baixo, fugiram em seguida tomando rumo ignorado.

O caso foi registrado no 1º Distrito Policial de Dourados.

Dólar acelera ritmo de queda e é cotado a R$ 2,868. Bovespa e juros futuros recuam

0

09/06/2003 15h51 – Atualizado em 09/06/2003 15h51

SÃO PAULO – O dólar voltou a cair com mais intensidade na última hora de negociação. Às 15h54m, a moeda americana era negociada a R$ 2,863 na compra e R$ 2,868 na venda, com redução de 0,38% sobre o fechamento de sexta-feira. Na mínima do dia, o dólar foi a R$ 2,860 (queda de 0,65%), a menor cotação do ano.

De acordo com os analistas, é natural que o baixo volume de negociações altere a cotação. A entrada de recursos externos captados por empresas no exterior, no entanto, puxa a moeda para baixo.

A Usiminas iniciou uma captação de US$ 50 milhões, com prazo de 12 meses para os papéis. A Telesp Celular também concluiu a emissão de US$ 150 milhões, a primeira grande captação de uma empresa não exportadora no ano. Novas captações estão sendo esperadas pela Ambev, Bradesco, Sabesp e Votorantim, entre outras empresas.

BLACK – O dólar paralelo em São Paulo acompanhou hoje a queda do comercial e fechou em redução de 2,58%, a R$ 2,970 na compra e R$ 3,020 na venda. No Rio de Janeiro, o black fechou estável, cotado a R$ 2,850 na compra e R$ 3 na venda. O dólar turismo em São Paulo encerrou com queda de 0,33%, a R$ 2,860 na compra e R$ 2,960 na venda.

BOLSA – A semana começou em ritmo fraco na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), que mantém queda de 0,52% nesta última hora de negociação. Depois de ganharem com a alta nos últimos quatro pregões, os acionistas estão realizando lucro, de acordo com operadores de mercado. A queda na Bovespa também é puxada pelo resultado das bolsas americanas. Há pouco o índice Dow Jones apresentava recuo de 0,98%.

O Ibovespa está a 13.850 pontos e o volume financeiro é de R$ 357,4 milhões. Entre as ações mais negociadas estão Telemar PN, Petrobras PN e Embratel PN. As maiores baixas são Telemar PNA (5%), Tele Centro Sul (2,8%) e Copel PNB (2,3%). Já as maiores altas são Klabin PN (4%), Embratel ON (2,1%) e Itausa PN (2%).

JUROS FUTUROS – As taxas de juros negociadas no mercado futuro estão em baixa. O Depósito Interfinanceiro (DI) de janeiro, o mais negociado na Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F), projetava às 15h10m taxa anual de 23,58%, com queda de 0,59% sobre o fechamento de sexta-feira. O DI de julho registrava queda de 0,11%, a 26% ao ano, meio ponto percentual menor que a atual taxa básica. Já o de agosto, apresentava queda de 0,23%, a 25,69% ao ano.

RISCO – O principal título da dívida externa brasileira segue com cotações próximas da estabilidade. O C-Bond registra leve queda, de 0,08%, negociado a 91,84% de seu valor de face (US$ 0,9184).

Apesar de o recuo do C-Bond ser bastante tímido, o risco Brasil sobe de maneira mais expressiva. Conforme levantamento feito pelo banco JP Morgan Chase, o Embi+ aponta alta de 0,41%, a 730 pontos-base.

MS vai vender milho para outros estados

0

09/06/2003 15h48 – Atualizado em 09/06/2003 15h48

Com a estimativa de safra recorde de milho safrinha, Mato Grosso do Sul poderá exportar o grão para os estados onde a colheita será insignificante. A opinião é do vice-presidente da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), o agricultor Ari Basso, ao comentar nesta segunda-feira a previsão de 1,825 milhão de toneladas e rendimento médio de 2,9 mil toneladas por hectare feita pelo IBGE/MS (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas).

“Temos notícias de que em alguns estados a produção de milho será insuficiente. Com isso, Mato Grosso do Sul pode vender o excesso e não perder no preço”, diz Ari Basso em nota distribuída pela assessoria de imprensa da Famasul.

De acordo com a Granos Corretora de Cereais, a saca de milho está cotada esta tarde a R$ 16,00, posto em Campo Grande, incluindo o preço do frete. Em Dourados, o produtor está pedindo R$ 15,00 diante da oferta de R$ 14,00 do comprador.

Em 2001 o excesso de produção fez com que a saca de milho chegasse a custar até R$ 7,00, lembra a Famasul. Por conta disso, segundo a entidade, houve uma debandada de agricultores do setor para a produção de soja, gerando escassez de milho e aumento do custo de produção na suinocultura e avicultora.

Quase metade dos adolescentes não lava as mãos, diz estudo

0

09/06/2003 15h44 – Atualizado em 09/06/2003 15h44

Quase metade dos adolescentes não lava as mãos depois de ir ao banheiro ou antes de comer, de acordo com uma pesquisa da federação britânica da indústria alimentícia.

Os responsáveis pelo estudo alertam que, além de uma afronta às regras de higiene, o hábito de não lavar as mãos coloca os jovens sob risco de intoxicação alimentar.

Os jovens que admitiram não lavar as mãos com freqüência apontaram como justificativas a falta de tempo e a sujeira dos banheiros escolares ou simplesmente disseram que se esquecem de limpar as mãos.

A pesquisa afirma ainda que 40% dos adolescentes que disseram que lavam as mãos não utilizam sabonete para limpá-las.

Pressa:

Mais de 65% dos jovens disseram saber que é preciso lavar as mãos depois de ir ao banheiro, e 41% reconheceram que devem limpar as mãos antes de comer.

A federação britânica da indústria alimentícia entrevistou mais de 500 adolescentes com idade entre 11 e 19 anos.

De acordo com os resultados, 75% dos jovens que afirmam lavar as mãos costumam secá-las nas próprias roupas quando estão com pressa.

Os responsáveis pelo estudo afirmam ainda que a presença de germes é mil vezes mais freqüente em mãos úmidas do que em mãos secas.

“Os hábitos de higiene dos adolescentes são uma receita em potencial para um desastre”, afirma Martin Paterson, vice-diretor-geral da federação britânica da indústria alimentícia.

“Enquanto a maioria dos jovens não entender como a intoxicação alimentar é causada, eles não vão tomar precauções simples para evitá-la”, acrescentou.

“Lavar as mãos é uma coisa simples, que todo mundo pode fazer para reduzir o risco de intoxicar a si mesmo e aos outros”, conclui Judith Hilton, chefe do departamento de segurança alimentar da agência que regula o setor de alimentação na Grã-Bretanha.

Mais um soldado americano é morto no Iraque

0

09/06/2003 15h40 – Atualizado em 09/06/2003 15h40

Mais um soldado americano foi morto a tiros no Iraque, desta vez perto de um posto de checagem onde os atiradores chegaram pedindo ajuda médica.

Um comunicado do Comando Central americano diz que o ataque ocorreu no sábado à noite na cidade de Al-Qaim, no oeste do país, perto da fronteira com a Síria.

Os americanos revidaram, matando um dos atiradores, e capturaram outro. Pelo menos um deles conseguiu fugir.

É o terceiro soldado americano morto em cinco dias, o que alguns analistas apontam como um modelo de resistência local que estaria surgindo em várias partes do país.

Falluja:

Também houve tiroteios na cidade de Falluja, 50 km a oeste de Bagdá, considerada um foco de violência no país.

Soldados americanos afirmaram que faziam uma patrulha “agressiva” quando pessoas começaram a atirar de dentro de uma mesquita.

Vários moradores reclamam da presença das tropas americanas, que, segundo eles, estariam agindo com severidade em excesso.

Muitos ataques às forças americanas têm ocorrido em Falluja desde os confrontos com moradores em abril, quando soldados mataram 15 pessoas e deixaram dezenas de feridos.

Mais de 3 mil soldados americanos e dezenas de tanques foram enviados para o local – uma cidade muçulmana majoritariamente sunita.

Aproximadamente 30 soldados morreram em batalhas ou acidentes desde o dia 1º de maio, quando o presidente americano, George W. Bush, declarou que a guerra no Iraque estava efetivamente terminada.

Apenas em maio, 85 ataques contra forças americanas foram registrados – quase o triplo do número observado em abril.

Hillary nega intenção de concorrer à Casa Branca em 2008

0

09/06/2003 15h38 – Atualizado em 09/06/2003 15h38

WASHINGTON – A senadora Hillary Rodham Clinton, cujas memórias do período em que foi primeira-dama dos EUA chegam às livrarias do país nesta segunda-feira, disse que não tem intenção de concorrer à Presidência em 2008, como vem se especulando. Em seu primeiro mandato no Senado, uma das figuras mais polarizadoras da política americana, disse em diferentes entrevistas à revista “Time” e à ABC News, na noite de domingo, que não tem planos de disputar a Casa Branca.

  • Não tenho intenção ou plano de concorrer – disse à entrevistadora Barbara Walters, da ABC.

Hillary disse que se sente honrada pelas especulações e que espera que isso encoraje outras mulheres a sonhar com o Salão Oval – que seu marido, Bill Clinton, ocupou de 1992 a 2000.

Muito barulho antecedeu o lançamento do livro “Living History”, em que Hillary revive suas memórias do escândalo Monica Lewinsky. Toda a publicidade insuflou as especulações sobre o futuro político da senadora.

Hillary Clinton já havia negado sua intenção de concorrer em 2004 à Casa Branca. Nove outros democratas já estão se preparando para enfrentar George W. Bush, que tentará a reeleição.

À revista “Time”, Hillary disse que está gostando da vida no Senado e vai tentar se reeleger em 2006. Indagada pela revista sobre suas pretensas ambições de disputar a Presidência em 2008, ela replicou:

  • Não tenho intenção de concorrer à Presidência.

No livro, Hillary relata como o ex-presidente Bill Clinton mentiu para ela durante sete meses sobre seu caso com a estagiária Monica Lewinsky, confessando-o somente dias antes de testemunhar na Justiça.

“Como esposa, eu queria apertar o pescoço de Bill”, escreveu a ex-primeira-dama, detalhando também como seu marido e ela passaram a dormir em camas separadas depois disso.

Indagada por Barbara Walter se ainda acredita que houve uma “grande conspiração de direita” contra seu marido, ela respondeu:

  • Diria que há uma rede de pessoas de direita muito bem financiada que estava atrás dele desde o início. Não é realmente uma conspiração, porque se dá à luz do dia.

Preso que matou na Máxima de Dourados é ouvido no 2º DP

0

09/06/2003 15h35 – Atualizado em 09/06/2003 15h35

O assassino confesso do presidiário Elizeu Porfírio, ocorrido na manhã de hoje, na Penitenciária de Segurança Máxima Harry Amorim Costa, Luiz Rodrigues Ruiz está sendo ouvido neste momento na 2ª Delegacia de Polícia de Dourados.

Em entrevista concedida para a FM Grandourados, ele reafirmou que Elizeu jogou água quente no rosto de Leo Félix de Lima 31 anos preso por tráfico e oriundo de Foz do Iguaçu no Paraná. Léo é o preso que faz a “correria”, no linguajar dos presos a pessoa que faz a entrega da alimentação para os demais presos, nas celas. E hoje, ao chegar até o “boquete”(espaço para passagem de bandeja para os presos) Elizeu, teria jogado água quente em seu rosto.

Luiz Rodrigues disse que chamou a atenção de Elizeu para evitar problemas ali dentro, pois todos acabariam sendo punidos disciplinarmente. Elizeu, não gosto da reprimenda do companheiro de cela e segundo ele, partiu de faca. Na confusão Luiz levou a melhor e acertou golpes que o mataram..

Depois de ser ouvido pelo delegado ele volta para a Máxima. O encarregado do caso, Dr. Sandro Márcio Pereira, não descarta a possibilidade de haver outros envolvidos no assassinato de Elizeu Porfírio.

Leilão Quilombo vende tourinhos por R$ 3,5 mil cada

0

09/06/2003 15h33 – Atualizado em 09/06/2003 15h33

O 1º Leilão Peso Provado Quilombo vendeu ontem 130 tourinhos a um preço médio de R$ 3,5 mil cada. Os animais são todos aprovados na 1ª Prova de Ganho de Peso Quilombo como Superior e Elite. Foram avaliadas as partes reprodutiva e de ganho de peso dos bovinos em teste. O faturamento total do leilão foi de R$ 463.960,00 e teve transmissão ao vivo pelo Canal do Boi.

O touro Tinelo da Quilombo – filho de Orlan da Quilombo e Lenda da Quilombo -, foi adquirido pela ABS Pecplan pelo valor recorde do pregão, por R$ 16,8 mil.

INSS inicia análise de documentos apreendidos

0

09/06/2003 15h32 – Atualizado em 09/06/2003 15h32

O INSS começa nesta semana a análise do material apreendido pelos integrantes da Força Tarefa, grupo formado por auditores do INSS, policiais federais e procuradores da República. Os documentos foram recolhidos em escritórios de advocacia da Capital.

Além do falso advogado, Ribamar Osório de Paiva, preso pela Polícia Federal por golpe contra a Previdência, a força tarefa apreendeu documentos em escritório de cinco advogados em Campo Grande. Todos dividiam salas num edifício no centro da Capital e são suspeitos de armarem golpes contra o INSS.

Em Campo Grande, os policiais federais, com autorização judicial, realizaram busca e sete salas comerciais de um mesmo prédio onde atuavam esses cinco advogados. Entre o material apreendido havia Carteira de Trabalho, certidões de nascimento e de casamentos e até mesmo escrituras de propriedades rurais usadas para a concessão de aposentadorias para trabalhadores rurais. A expectativa do delegado Ivan Fernandes é de que a documentação apreendida o levará a desbaratar todo um esquema de falsificação de benefícios que vinha atuando na Capital.

Aneel estabelece critérios para instalação de medidores de energia

0

09/06/2003 11h28 – Atualizado em 09/06/2003 11h28

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) publica hoje, no Diário Oficial da União, a Resolução 258/2003 que estabelece critérios e procedimentos a serem adotados pelas concessionárias que optarem pela instalação de equipamentos de medição de energia elétrica em locais fora das unidades consumidoras. O consumidor não terá nenhum custo pela instalação ou transferência do medidor para postes localizados nas vias públicas.

A implantação de medidores externos regulamentada pela Aneel contribui para o aumento da eficiência do processo de leitura do consumo e para a diminuição dos faturamentos por estimativa que ocorrem quando, por qualquer motivo, não é possível o acesso do leiturista ao medidor. Outra vantagem é permitir maior privacidade ao consumidor, uma vez que não será mais necessário o ingresso de empregados das concessionárias ao interior das unidades consumidoras.

A regulamentação estabelece ainda que os consumidores não terão que arcar com custos derivados de irregularidades verificadas ou por danos causados aos medidores, salvo se as concessionárias comprovarem que os atos foram cometidos por eles.

Fonte: Agência Brasil

Moradores ganham lixeiras recicladas

0

09/06/2003 11h27 – Atualizado em 09/06/2003 11h27

A primeira de uma série de ações da Prefeitura de Campo Grande que buscam a conscientização ambiental dos habitantes do São Conrado acontece, no próximo dia 12, com a entrega de lixeiras recicladas a um grupo de 40 moradores pré-selecionados da região. O trabalho faz parte de um projeto amplo e sistemático de atividades sociais do Projeto Viva Seu Bairro juntamente com o programa “Mudando Para Melhor Buriti-Lagoa” coordenado pela Empresa Municipal de Habitação (Emha), financiado pelo Projeto Habitar Brasil/BID (HBB).

A solenidade de distribuição será realizada a partir das 9 horas, na rua Coronel Hélio de Macedo esquina com rua Vitório Zardo e contará com apresentações culturais e palestras educativas alusivas ao meio ambiente. As lixeiras recicladas são feitas pelos profissionais das oficinas de saneamento da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) utilizando pneus usados como matéria-prima.

Detran faz reparos em lombadas para fotografar motos

0

09/06/2003 11h26 – Atualizado em 09/06/2003 11h26

Técnicos do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) estão fazendo reparos na lombada eletrônica da avenida Ceará, em frente à Uniderp (Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal), em Campo Grande. O equipamento deve estar pronto para fotografar as motos que passarem acima da velocidade permitida ainda esta semana.

As duas lombadas que já estão fotografando motos – da avenida Costa e Silva e na rua da Divisão, no Jardim Aero Rancho –, também estão passando por reparos. Em ambas estão sendo implantado tachões, os chamados “amarelinhos” para que a captação da imagem da moto não tenha brechas. Na do Jardim Aero Rancho, o equipamento está ainda com sensibilidade além do necessário, flagrando até bicicletas.

De acordo com o Detran, até o final de junho 12 lombadas estarão fotografando motos. As demais serão habilitadas gradualmente. Quem exceder o limite de velocidade permitido, será multado em R$ 127.

Celulares sem nota fiscal eram trazidos da Bolívia

0

09/06/2003 11h23 – Atualizado em 09/06/2003 11h23

Sete aparelhos celulares, sem nota fiscal, foram apreendidos em poder de David Rozas Sandoval. Ele estava num ônibus da empresa boliviana Cruceña. Os celulares, de diversos modelos, estavam sendo trazidos da Bolívia para Campo Grande. A apreensão aconteceu no Posto da PRF em Miranda.

A polícia suspeita que os aparelhos, que não eram novos, foram roubados.

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.