15.3 C
Três Lagoas
terça-feira, 23 de junho de 2026
Início Site Página 14081

Propaganda de veículos na mira da defesa do consumidor

0

02/06/2003 14h40 – Atualizado em 02/06/2003 14h40

As propagandas de veículos estão na mira dos órgãos de defesa do consumidor, que estão recebendo orientações do DPDC (Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor) para que não haja publicidade considerada abusiva ou enganosa. As recomendações técnicas foram listadas em reunião em Belo Horizonte e estabelece, dentre outras providências, que propagandas feitas em revistas, jornais, encartes, folders e similares utilizem letras de tamanho equivalentes ao corpo 8 da fonte arial, para facilitar a visualização.

Para publicidade em televisão, outdoor e similares, os órgãos de defesa do consumidor recomendam que as letras tenham, no mínimo, um terço do tamanho da maior letra utilizada na publicidade. Também deverão ser explicitadas despesas ou encargos adicionais, assim como condições específicas de pagamento para que o produto seja adquirido, como exigência de entrada no pagamento ou subdivisão do preço em um número determinado de parcelas.

Bezerra arrematada 173 vezes rende R$ 39,2 mil

0

02/06/2003 14h35 – Atualizado em 02/06/2003 14h35

A série de 173 leilões envolvendo uma única bezerra rendeu R$ 39,2 mil para o Hospital do Câncer, em Cassilândia, Mato Grosso do Sul. Quem arrematava, pagava e devolvia o animal para ser novamente leiloado. Seis pés de alface leiloado nas mesmas condições e com o mesmo objetivo, arrecadou R$ 500,00. As informações são de João Girotto, do cassilandia.news.com.br

Decisão sobre juros virá no document.write Chr(39)momento certo

0

02/06/2003 14h31 – Atualizado em 02/06/2003 14h31

Mesmo participando do encontro dos países ricos em Genebra, na Suíça, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não escapou de responder perguntas sobre o tema que mais implica cobranças para o seu governo: as altas taxas de juros em vigor no país.

Falando ao final de sua estadia em Genebra, onde visitou a Organização Internacional do Trabalho (OIT), Lula admitiu que “conversa sobre juros todos os dias”.

Mas também disse que decisões sobre esse assunto só serão tomadas “no momento certo” e reforçou sua confiança no ministro da Fazenda, Antônio Palocci, que fez parte da comitiva que veio à Europa.

“Tenho um ministro da Fazenda em que eu confio plenamente, um companheiro há muitos e muitos anos, que muitas vezes tem mais bom senso até do que eu, é mais equilibrado do que eu”, disse o presidente.

Negociações:

Pela manhã, em discurso na OIT, Lula disse que seu governo dá ênfase ao “resgate da credibilidade econômica”.

À tarde, na mesma linha, defendeu mais uma vez uma política gradual com respeito aos juros.

“Todos nós no Brasil entendemos que é preciso abaixar os juros, mas não se faz isso com bravata, mas com passos bem dados, no momento certo de fazer as coisas.”

“Nenhum país pode se desenvolver se as taxas de juros oferecidas pelo governo forem maiores que o lucro oferecido pela produção.”

Ele tambem criticou os juros para cartão de crédito, do cheque especial e dos empréstimos para capital de giro das empresas, que, em sua opinião, são mais danosos que as taxas definidas pelo Banco Central.

Mesmo assim, não deu a impressão de que defende uma ação mais direta do governo para forçar a queda destas taxas.

“Vamos ter que pensar direitinho, conversar com muita gente no Brasil, para encontrar soluções”, disse Lula.

Vivo oferece ligação a R$ 0,02 o minuto por um ano

0

02/06/2003 14h27 – Atualizado em 02/06/2003 14h27

De olho no público consumidor potencial que desponta com o “Dia dos Namorados”, comemorado em 12 de junho, o grupo Vivo está lançando uma promoção que permite ao cliente a escolhe de um número para fazer ligações locais a R$ 0,02 por minuto de Vivo para Vivo, durante um ano, e bônus de R$ 250,00 para ele e para um celular Vivo que ele indicou. Para os clientes com planos de serviço pós-pago, o bônus será concedido em três parcelas iguais a partir da segunda conta telefônica. Para os usuários de pré-pago, o valor do bônus será creditado em 12 vezes mensais mediante recarga. O grupo oferece aparelhos a partir de R$ 199,00 e condições especiais de parcelamento, de acordo com cada região onde atua. A promoção é válida de 29 de maio a 29 de junho e a oferta no preço dos aparelhos é válida de 29 de maio a 12 de junho.

Professores têm até dia 20 para escolher livro didático

0

02/06/2003 14h24 – Atualizado em 02/06/2003 14h24

Professores das redes estadual e municipal de ensino têm até o dia 20 de junho para a escolha da publicações do Programa Nacional do Livro Didático (PNDL 2004), do Fundo Nacional do Livro Didático (FNDE).

As escolas estaduais e municipais, de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental, cadastradas no Censo Escolar, já receberam o Guia de Livros Didáticos, que traz opções nas disciplinas de língua portuguesa, matemática, ciências, geografia e história, além de dicionários.

O processo de escolha pode ser feito por meio de preenchimento do formulário anexo ao guia ou pela internet e deve ser encaminhado diretamente ao FNDE/Mistério da Educação (MEC). Os livros selecionados serão entregues no próximo ano e utilizados até 2006.

As coleções, por exemplo, não precisam ser da mesma editora, o que permite que o conteúdo pedagógico e programático de 1ª a 4ª série do ensino fundamental fique garantido e tenha a mesma linha didática.

Guga perde para Robredo e é eliminado de Roland Garros

0

02/06/2003 14h17 – Atualizado em 02/06/2003 14h17

PARIS, FRANÇA – O brasileiro Gustavo Kuerten foi eliminado nesta segunda-feira de Roland Garros nas oitavas-de-final. Guga perdeu para o espanhol Tommy Robredo por 3 sets a 1, parciais de 6/4, 1/6, 7/6 (7/2) e 6/4, em 2h46m. Ambos os tenistas quebraram quatro vezes o saque do adversário.

Nas quartas, Robredo, que eliminara o australiano Lleyton Hewitt na rodada anterior, enfrentará o seu compatriota Albert Costa, atual campeão do torneio. Costa superou o francês Arnaud Clement mais cedo em três sets.

Kuerten repetiu a campanha de 2002, quando foi eliminado por Costa nas oitavas. O catarinense deve voltar a jogar apenas em Wimbledon, com início previsto para o dia 23.

Asfalto comunitário em Dourados depende de adesões

0

02/06/2003 14h13 – Atualizado em 02/06/2003 14h13

Após a conclusão do primeiro asfalto comunitário implantado em Dourados pela administração do prefeito Laerte Tetila (PT), na Chácara Flora e o início da pavimentação na Vila Aurora, a Prefeitura de Dourados deverá iniciar breve a primeira etapa desse serviço no Parque Alvorada, onde as adesões estão chegando próximas ao percentual mínimo, de 85% para garantir o começo das obras.

As duas primeiras obras de asfalto comunitário já chegaram a 16.322 metros quadrados de pavimentação e, com o início dos trabalhos na primeira etapa do Parque Alvorada, esses serviços chegarão a 42.100 metros quadrados. Com a adesão dos moradores da parte baixa do Parque Alvorada, o total de pavimentação pelo sistema comunitário pode chegar a 65 mil metros quadrados.

O secretário Municipal de Governo, Wilson Biasotto, que tem intermediado as negociações com os moradores para a implantação do asfalto comunitário, ressaltou que, para a implantação desses serviços, é necessária a adesão de pelo menos 85% dos moradores. Os valores são lançados em carnês próprios, para pagamentos mensais, a partir da conclusão das obras.

Segundo Biasotto, para a implantação do asfalto comunitário, a Prefeitura tem efetuado um levantamento das condições sócio-econômicas dos moradores, apresentando à comunidade um orçamento feito pela Secretaria Municipal de Obras do valor total dos serviços e das parcelas, para a efetivação dos contratos e a execução das obras.

“Nós gostaríamos de pavimentar toda a cidade e, se tivéssemos recebido a Prefeitura de Dourados sem as dívidas astronômicas, que estamos pagando, feitas por administrações anteriores, certamente que, com a política que desenvolvemos em outros setores, poderíamos realizar esses serviços sem necessidade do sistema comunitário”, destaca Biasotto.

Porém, completa o secretário, “como a população necessita desses serviços, a empresa tem a confiança dos moradores e o aval da Prefeitura, estamos propondo, onde os moradores podem colaborar para a execução desse tipo de obra, a sua implantação, tendo como exemplos a parte superior da Chácara Flora, a Vila Aurora e a parte superior do Parque Alvorada”, destaca Biasotto.

Conselho Antidrogas leiloa veículos apreendidos com traficantes

0

02/06/2003 14h09 – Atualizado em 02/06/2003 14h09

O Conselho Estadual Antidrogas (Cead-MS) vai leiloar este mês, 46 veículos de passeio apreendidos em Ponta Porã que eram utilizados para o narcotráfico.

Os recursos obtidos com o leilão serão revertidos para o desenvolvimento, implementação e execução de ações, programas e atividades de repressão, prevenção, tratamento, recuperação e inclusão social de dependentes químicos.

No mesmo leilão devem ser colocados à venda 35 metros cúbicos de madeira de várias espécies, também de apreensão vinculada ao narcotráfico. A madeira estava depositada no Fórum de Naviraí.

A expectativa do presidente do Cead-MS, coronel da Polícia Militar Isoli Paulo Fontoura, é arrecadar cerca de R$ 250 mil com a venda dos veículos. Segundo ele, 80% do valor obtido serão destinados ao Estado e 20% remetidos para o Fundo Nacional Antidrogas (Funad), com vistas o planejamento e execução de atividades de prevenção e repressão ao uso de drogas.

No mesmo leilão devem ser colocados à venda 35 metros cúbicos de madeira de várias espécies, também de apreensão vinculada ao narcotráfico.

Polícia Federal orienta comerciantes sobre moedas falsas

0

02/06/2003 11h21 – Atualizado em 02/06/2003 11h21

Policiais federais em conjunto com técnicos do Banco do Brasil realizaram esta manhã orientações a comerciantes no município de Ponta Porá, na fronteira com o Paraguai, sobre moedas falsas e procedimentos para identificá-las. Segundo a Agência Popular, o trabalho tem como objetivo para evitar o derrame de moedas falsas ocorrido neste último mês.

Zeca do PT assina amanhã normas para integração das polícias

0

02/06/2003 11h20 – Atualizado em 02/06/2003 11h20

O governador Zeca do PT assina, amanhã, instrumentos normativos para ações integradas entre a Polícia Militar e Polícia Civil. A solenidade será às 14 horas, no Palácio Popular da Cultura, em Campo Grande, com a presença do secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Dagoberto Nogueira Filho, entre outras autoridades.

Como a atuação conjunta dos organismos policiais é um dos principais pontos dos planos nacional e estadual de Segurança Pública, o secretário Dagoberto Nogueira nomeou uma comissão de estudos, com membros dos organismos de segurança, tendo essa equipe apresentado um diagnóstico e propostas para diversos setores, com vistas a essa integração.

Dentro da necessidade de normatização, sem a qual a integração se torna inviável, a Sejusp está levando ao governador sugestão de uma série de instrumentos normativos – resoluções, decretos e projetos de lei – que permitirão a efetiva ação conjunta das polícias. Com essas medidas, Mato Grosso do Sul está caminhando para se tornar referência nacional em integração policial, até mesmo porque em outros estados tal providência não saiu do papel em razão da falta de normatização.

Num primeiro momento está sendo programada a integração de setores considerados prioritários, como a inteligência policial, onde o Serviço Reservado da Polícia Militar e o Núcleo de Planejamento de Operações e Informações da Polícia Civil se vinculariam diretamente à Coordenadoria de Operações e Inteligência (COIN) da Secretaria de Segurança. Também está sendo sugerida a integração da assistência psicossocial e à saúde, dos policiais militares, civis e bombeiros.

Constam, ainda, medidas integradoras de atuação operacional da Civil e PM no Departamento de Operações de Fronteira (DOF), na Divisão de Recursos e Apoio Policial (DRAP/Garras – Grupo Armado de Repressão a Roubos e Sequestros), nas delegacias especializadas de Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA) e Atendimento à Infância e Juventude (DEAIJ). No setor de policiamento, está sendo sugerida como proposta de integração a atuação operacional da PM., Civil e Bombeiros, mantendo-se cada área sob a responsabilidade de um oficial e um delegado, estabelecendo-se a finalidade, competência e atividades que poderão ser desenvolvidas pelas polícias dentro das unidades de segurança pública.

Semana de Vacinação atinge 14 cidades de MS

0

02/06/2003 11h16 – Atualizado em 02/06/2003 11h16

Moradores de 14 cidades da fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai e com a Bolívia vão ser atingidos pela Jornada Sul-Americana de Vacinação, que começa hoje em todos os países da América do Sul, no México, Guatemala, Honduras, Costa Rica e Bahamas. A campanha vai até dia 8 de junho.

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, as equipes de saúde farão visitas à zona rural e as áreas distantes para regularizar a carteira de vacinação de crianças menores de cinco anos, mulheres em idade fértil e pessoas com menos de 20 anos. Os moradores da cidade poderão procurar os postos de saúde locais, das 7h às 17h, para que fiquem imunes de doenças como difteria, coqueluche, tétano, meningite, rubéola, cachumba, sarampo, hepatite B, tuberculose, febre amarela e paralisia infantil.

A campanha, criada no ano passado pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), pretende acelerar a erradicação do sarampo nos países latino-americanos, bem como o controle e a prevenção de doenças que podem ser evitadas com vacinas. Apesar da programação da Opas ser direcionada basicamente à imunização contra sarampo, o Brasil aproveita a oportunidade para vacinar, também, contra febre amarela, poliomielite, hepatite B, caxumba e outras doenças, dando prioridade a crianças de comunidades indígenas, áreas remotas, áreas periféricas dos grandes centros urbanos e zonas de fronteira.

Multas pelo não uso do parquímetro começam hoje

0

02/06/2003 11h14 – Atualizado em 02/06/2003 11h14

O uso do parquímetro no centro de Campo Grande passa a ser obrigatório a partir desta segunda-feira. Os motoristas que não utilizarem o sistema estarão sujeitos à multa de R$ 53,20 e R$ 106,40 em caso de reincidência. A data de início da penalidade foi prorrogada pela Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) para que os usuários pudessem se habituar ao sistema – as multas deveriam ter começado em 12 de maio. São 2.200 vagas controladas pelo sistema eletrônico. Os motoristas devem comprar chaveiros com carga de horas, podendo carregar o equipamento por até duas horas. Após o prazo, o motorista fica sujeito à multa.

Guga derrota Gaudio e chega às oitavas em Paris

0

02/06/2003 11h09 – Atualizado em 02/06/2003 11h09

PARIS – Demorou mais do que o previsto, mas Gustavo Kuerten conseguiu confirmar a classificação para as oitavas-de-final de Roland Garros. Neste domingo, no complemento do jogo contra Gaston Gaudio, interrompido no dia anterior por falta de luz natural, o brasileiro perdeu o terceiro set por 7/5 em 24 minutos, mas venceu o quarto por 6/3 em mais 43 minutos e garantiu vaga na próxima fase do Grand Slam francês com a vitória por 3 a 1.

Guga volta a quadra nesta segunda-feira para enfrentar o espanhol Tommy Robredo por uma vaga nas quartas-de-final. A partida é a segunda marcada para a quadra Suzanne Lenglen e ocorrerá após o jogo entre os espanhóis Juan Carlos Ferrero e Felix Mantilla, que começa às 7h. O site ESPORTE NA GLOBO acompanha o jogo de Guga em tempo real.

  • Foi um bom gostinho para sentir novamente. O meu espírito de luta e concentração estão no ponto e tenho que realmente estar feliz por chegar às oitavas-de-final de um torneio como esse por mais de quatro anos seguidos (1997, 99, 2000, 2001 e 2002). É uma coisa que chega até a emocionar e deixa o cara arrepiado – disse o brasileiro.

Guga elogia o rival argentino:

No jogo interrompido de sábado, Guga estava em vantagem. Venceu os dois primeiros sets por 7/6 (7/1) e 7/5 e empatava o terceiro por 3/3.

Neste domingo, o jogo recomeçou equilibrado até 5/5, quando Gaudio quebrou o saque do brasileiro, conseguiu a vantagem de 6/5 e fechou em seguida. No quarto set, Guga quebrou o serviço do argentino no quarto game, fazendo 3/1. Perdeu um duplo “break-point” em seguida quando vencia por 4/1 e ainda desperdiçou um “macht-point” em 5/2, mas garantiu a classificação logo depois.

  • Foi um dia excelente para mim e também a melhor partida que fiz na temporada de saibro. Tive que usar todo o meu jogo para ganhar, tive que ser agressivo, mudar o ritmo do jogo algumas vezes e até sacar e subir à rede. É um bom sinal de confiança para passar para o meu próximo jogo. O cara tinha todas as qualidades para ser um dos favoritos para ganhar o torneio, ganhou de mim não faz nem um mês e não entrega ponto de graça – disse Guga em relação a Gaudio.

Brasileiro tem vantagem no retrospecto contra Robredo

O próximo adversário de Guga é profissional desde 1998 e ocupa o 31º lugar do ranking de entradas e é o 20º na Corrida dos Campeões. Os melhores resultados de Tommy Robredo na temporada foram as classificações para as semifinais dos ATPs de Estoril e Dubai. O retrospecto do confronto entre os dois é favorável ao brasileiro. No único jogo até agora, Kuerten venceu, por 2 sets a 0, parciais de 6/4 e 6/1, no ATP de Stuttgart de 2001, disputado no saibro.

Robredo só chegou a duas finais na carreira, sendo campeão em Sopot, na Polônia, e vice em Casablanca, no Marrocos, ambos na temporada passada. Neste ano, o espanhol já igualou a melhor performance em Roland Garros, chegando às oitavas-de-final como em 2001. Ano passado, foi eliminado na terceira rodada.

  • Não tenho mais um dia inteiro para me preparar, mas vou treinar algumas coisas diferentes e táticas para tentar surpreendê-lo. Tenho que estar preparado para outra grande luta. Com certeza teremos longas trocas de bola e nós dois estaremos muito motivados em quadra, eu vindo de uma vitória sobre o Gaudio e ele, sobre o Hewitt. Estou pronto para jogar um grande tênis. Agora só tem 16 caras na chave e estamos chegando na parte mais gostosa do torneio – afirmou Guga.

Naviraí ganha moderno laboratório de análise da Sanesul

0

02/06/2003 11h05 – Atualizado em 02/06/2003 11h05

O município de Naviraí e região contam, a partir deste mês, com moderno laboratório de análise físico-químico-bacteriológica da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul). A unidade vai funcionar descentralizada do laboratório central da empresa, em Campo Grande.

Segundo o diretor-presidente da Sanesul, Antônio Carlos Navarrete Sanches, o laboratório de Naviraí fará, inicialmente, 447 análises de água de 17 municípios e seis distritos, cumprindo o que determina a Portaria 1.469, de 29 de dezembro de 2000, do Ministério da Saúde, que estabelece os procedimentos e responsabilidades relativos aos controle de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade.

Os novos equipamentos foram adquiridos com recursos da Resam (Reserva Orçamentária para Investimento em Saneamento Municipal), num investimento de 37 mil. Também foram investidos R$ 12 mil, recursos próprios, para a melhoria do prédio no centro de reservação, onde funciona o laboratório, visando adequá-lo para as necessidades básicas de funcionamento da nova unidade.

Agora, com os resultados imediatos da análises, a Sanesul de Naviraí pode resolver problemas localizados de cor e turbidez da água, fazendo descarga da rede local para posterior recoleta. Também passam a ser mais bem acompanhados os teores de PH, cloro e flúor, que podem ser corrigidos a qualquer momento.

Naviraí é a quinta cidade do interior a contar com laboratório próprio da Sanesul, que também existe em Corumbá, Coxim, Dourados e Paranaíba.

André cobra segurança para fazer cumprir a “lei seca”

0

02/06/2003 11h02 – Atualizado em 02/06/2003 11h02

Terminou há pouco a reunião entre o prefeito de Campo Grande André Puccinelli (PMDB) e o presidente da Câmara de Vereadores, Youssif Domingos (PDT). Eles conversaram sobre o projeto de lei criando em Campo Grande a chamada lei seca, para restringir o horário de venda de bebidas.

O prefeito garantiu que vai sancionar a lei, se aprovada na Câmara, mas pediu a participação da Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública), que propõs a criação da legislação, para garantir o cumprimento da lei. Ele alegou que os fiscais municipais precisam de segurança para aplicar a medida.

Além dos dois, participou do encontro também o secretário de Meio Ambiente e Controle Urbanístico, José Marcos da Fonseca.

Saca de milho cotada a R$ 21,70 no mercado futuro

0

02/06/2003 10h58 – Atualizado em 02/06/2003 10h58

O mercado futuro de milho está operando hoje com os próximos vencimentos a R$ 18,40/saca (julho/03), R$ 19,20/saca (setembro/03), R$ 21,10/saca (novembro/03) e R$ 21,70/saca (janeiro/04). Os dados são da BM&F (Bolsa de Mercadorias e Futuro).

Tarifa de água da Sanesul está 9,96% mais cara

0

02/06/2003 10h55 – Atualizado em 02/06/2003 10h55

A partir de ontem a Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) reajustou em 9,96%, em média, a tarifa de água e esgoto nos 68 municípios atendidos pela estatal, conforme portaria publicada no dia 14 de maio, hoje no Diário Oficial do Estado e assinada pelo diretor-presidente Antônio Carlos Navarrete Sanches.

O Diário Oficial também traz uma tabela geral em que o preço do metro cúbico custará R$ 1,87 para quem consome de 15 a 20 metros cúbicos, enquanto acima de 50 metros cúbicos o preço subirá para R$ 3,20. Para o poder público, acima de 20 metros cúbicos, o metro custará R$ 8,00.

Bezerro vale hoje R$ 391,39 para pagamento à vista

0

02/06/2003 10h50 – Atualizado em 02/06/2003 10h50

O mercado de bezerro iniciou as atividades nesta segunda-feira operando com os mesmos patamares de preços do fechamento de sexta-feira. O animal está sendo negociado a R$ 391,30 para pagamento à vista. Nos negócios a prazo, vale R$ 396,42.

Os dados são da BM&F (Bolsa de Mercadorias e Futuro), que tem a pecuária de Mato Grosso do Sul como base para a formação da cotação nacional de bezerro.

Zeca do PT vistoria pavimentação da MS-289 na sexta-feira

0

02/06/2003 10h43 – Atualizado em 02/06/2003 10h43

Reiniciada em junho do ano passado, a pavimentação da MS-289, que liga Coronel Sapucaia, na fronteira com o Paraguai, a Amambai, prossegue em ritmo acelerado.

O Governador Zeca do PT estará vistoriando a obra na sexta-feira, dia 6 de junho, em companhia do prefeito de Coronel Sapucaia, Eurico Mariano (PMDB). O asfaltamento da MS-289 estava paralisado há mais de 10 anos. Dos 44,3 quilômetros da rodovia, restavam pavimentar 24,87 quilômetros.

O último levantamento feito pela Seinfra (Secretaria de Estado de Infra-Estrutura e Habitação) mostra que já foram executados 9,46 quilômetros. O custo total da obra é de R$ 7,183 milhões, recursos oriundos do Fundersul (Fundo de Desenvolvimento do Sistema Rodoviário de Mato Grosso do Sul).

A retomada da pavimentação asfáltica da MS 289 foi autorizada pelo governador Zeca do PT em ato público realizado na Escola Estadual Coronel Sapucaia, no dia 19 de junho de 2002. “Estamos atendendo uma antiga reivindicação do município e fico mais contente ainda de poder vir aqui para, efetivamente, dar um reinício e um fim para esta obra. Minha vinda aqui só teria sentido se fosse para isso, e estou satisfeito por que sei que esta obra será concluída e possibilitará mais desenvolvimento para esta região”, disse Zeca, na ocasião.

Além do acesso a Coronel Sapucaia, o governo do Estado executa obras de asfaltamento em outros sete municípios: Laguna Carapã (recursos de R$ 14 milhões para asfaltar trecho da MS-379), Dois Irmãos do Buriti (investimento de R$ 3 milhões para pavimentar o trecho da MS-162 que liga a cidade à BR-262), Rio Negro (R$ 14 milhões para pavimentar a MS-080) e a pavimentação da MS-384, que liga Antônio João-Bela Vista-Caracol-Porto Murtinho, com extensão de 184,8 quilômetros e investimento de R$ 58,752 milhões.

No segundo semestre de 2003 está previsto o reinício das obras na MS-156, que liga Amambai a Caarapó.

Aldeia Taquapery ganha escola moderna em Cel. Sapucaia

0

02/06/2003 10h38 – Atualizado em 02/06/2003 10h38

A pequena índia guarani-caiuá Zezalina, de 9 anos de idade, que estuda na 4ª série do ensino fundamental e outros 190 estudantes da Aldeia Taquapery, em Coronel Sapucaia (391 quilômetros de Campo Grande), ganharam uma escola nova, ampla, moderna, com arquitetura que segue padrões das construções indígenas e completamente equipada. Na sexta-feira, 6 de junho, o governador Zeca do PT vai inaugurar a escola.

A escola foi construída pelo governo do Estado com recursos próprios e verba federal que ultrapassam R$ 268 mil. São quatro salas de aula, cozinha, dependências administrativas, conjuntos sanitários e dependências para hospedar o professor, além de uma ampla área coberta.

A construção chama a atenção pelo design e pela qualidade do material e mobiliário. A cozinha, mobiliada com pias e balcões de mármore e armários embutidos em fórmica, foi equipada com fogão industrial de quatro bocas, geladeira, freezer e todos os utensílios necessários.

Vivem na Aldeia Taquapery 1882 índios, dos quais 460 são estudantes. A escola construída pelo governo do Estado foi intitulada Ñande Reko Arandu, cuja tradução para o português significa “nós temos conhecimento”.

Esta é a segunda escola indígena inaugurada pelo governador Zeca do PT. No dia 14 de março foi entregue a Escola Marcolino Lili, na Aldeia Lagoinha, em Aquidauana. O governo do Estado está construindo outras duas unidades no mesmo padrão, no assentamento Nova Querência, em Terenos e na Aldeia Mbokajá, em Caarapó. O investimento total nestas quatro obras é de R$ 1,2 milhão.

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.