19.2 C
Três Lagoas
terça-feira, 23 de junho de 2026
Início Site Página 14093

Guga estréia contra Marc Rosset em Roland Garros

0

27/05/2003 08h25 – Atualizado em 27/05/2003 08h25

PARIS, FRANÇA – O brasileiro Gustavo Kuerten inicia sua caminhada em busca do tetracampeonato de Roland Garros nesta terça-feira, por volta das 10h30m, contra o suíço Marc Rosset, 108º colocado no ranking mundial e especialista em quadras rápidas. Caso avance para a segunda rodada, Guga somará 35 pontos no ranking de entradas e outros sete na Corrida dos Campeões.

A partida será a terceira da quadra 1, após os confrontos entre o espanhol Albert Costa e o argentino Sergio Roitman e a americana Lindsay Davenport e Wynne Prakusya, da Indonésia. O ESPORTE NA GLOBO acompanha o jogo em tempo real.

Será a segunda vez que o brasileiro enfrentará o suíço. No único duelo, pelas oitavas-de-final do ATP de Lyon de 2002, disputado em quadra de carpete, Guga venceu por 2 sets a 0, com um duplo 7/6.

  • A principal arma do Rosset é o saque. Ele gosta mesmo de sacar forte e sempre foge para pegar a bola de direita. Ele vai tentar terminar os pontos em uma ou duas bolas e o Guga tem que defender bem quando precisar e atacar na hora certa. Vamos arrancar com tudo – disse Larri Passos.

É a oitava participação de Kuerten em Roland Garros, torneio que conquistou três vezes, em 1997, 2000 e 2001. Na temporada passada, quando ainda se recuperava de uma cirurgia no quadril, o brasileiro foi eliminado nas oitavas-de-final, justamente pelo atual campeão do torneio, o espanhol Albert Costa. Sua pior participação foi em 96, quando saiu da disputa logo na primeira rodada. Em 98, foi um pouco melhor, perdendo na segunda. No ano seguinte, foi derrotado nas quartas.

Nesta segunda-feira, Guga manteve suas posições na Corrida dos Campeões, em décimo, e no ranking de entradas, em 16º. Rosset é o 160º da temporada e o 108º na classificação das últimas 52 semanas.

Fonte: Globo News

GM anuncia aumento de 1,3% no preço de seus veículos

0

27/05/2003 08h22 – Atualizado em 27/05/2003 08h22

O vice-presidente da General Motors do Brasil, José Carlos Pinheiro Neto, anunciou hoje, que a empresa se viu obrigada a realinhar seus preços em 1,3%, em média, em toda a linha de veículos Chevrolet. O aumento já vigora a partir desta terça-feira Segundo Pinheiro Neto, “o aumento é conseqüência, principalmente, dos recentes reajustes de preços verificados com o aço, transportes, matérias-primas e peças”.

Enfermagem da Santa Casa de Campo Grande avalia greve

0

27/05/2003 08h14 – Atualizado em 27/05/2003 08h14

Os profissionais de enfermagem da Santa Casa de Campo Grande estão neste momento em assembléia para decidir se iniciam ou não greve. A categoria cobra reajuste salarial de 43,14%, além de cesta básica a todos os trabalhadores, prêmio de Assiduidade, insalubridade de 40%, estacionamento gratuito e folgas compensatórias pelos domingos trabalhados.

Segundo o Siems (Sindicato de Enfermagem de MS) o hospital ofereceu 5%, índice recomendado pelo Sindhesul (Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos Congêneres de MS). A proposta foi recusada.

Se optarem pela paralisação, os profissionais de enfermagem iniciam greve na semana que vem.

Morre aos 65 anos o ator Carlos Eduardo Dolabella

0

27/05/2003 08h07 – Atualizado em 27/05/2003 08h07

Carlos Eduardo Dolabella morreu na noite de ontem, no Rio de Janeiro, aos 65 anos. O ator será cremado amanhã, no Cemitério do Caju, pela manhã. O velório acontecerá no Cemitério São João Batista, na capela nº 1.

Dolabella sofria de diabetes e estava internado no Hospital Samaritano, na zona sul do Rio de Janeiro, havia 102 dias – desde 12 de fevereiro deste ano. O ator estava respirando com ajuda de aparelhos e estava em coma induzido.

Dolabella teve falência múltipla de órgãos e morreu às 19h20. Seu problema de saúde começou com uma insuficiência no miocárdio. Em 2002, ele foi submetido a duas cirurgias.

O último trabalho do ator carioca na TV Globo foi a minissérie A Muralha, em 2000. Um dos primeiros papéis de Dolabella na Globo foi na novela Selva de Pedra, de Janete Clair, no início da década de 70, sendo um dos maiores galãs da TV nas décadas de 70 e 80. Ele tinha 35 anos de carreira: na televisão fez 29 novelas, quatro minisséries e 13 Casos Especiais. Fora da telinha, Dolabella participou de 16 peças e 15 longa-metragens.

Ele também atuou em O Bem Amado, Força de um Desejo, Labirinto, Por amor, O campeão, Engraçadinha… seus amores, seus pecados, O Provedor, A Próxima Vítima, Irmãos Coragem, entre muitas outras.

O ator Dado Dolabella, filho de Carlos Eduardo com a atriz Pepita Rodrigues – que agora está gravando um CD, dedicou uma música de seu disco para o pai. A faixa chama-se Intuição e tem a participação de Tarcísio Meira, lendo um texto de Mário Lago. Além de Dado, Dolabella, deixa mais um filho do casamento com Pepita.

Rapazes presos com 29 quilos de maconha em ônibus

0

27/05/2003 08h03 – Atualizado em 27/05/2003 08h03

Raimundo dos Santos Pereira, 26 anos e Antônio Gimenez Aguillar, 19 anos, foram presos por volta das 12h de ontem com 29 quilos de maconha. A droga estava distribuída em 23 tabletes.

Os dois foram presos por policiais rodoviários federais no posto Capey, entre Dourados e Ponta Porã. Os dois estavam em um ônibus que tinha saída da cidade fronteiriça e seguia para Campo Grande. Os dois foram entregues à Polícia Civil.

Ataques matam dois soldados dos EUA no Iraque

0

27/05/2003 07h57 – Atualizado em 27/05/2003 07h57

O Exército dos Estados Unidos viveu seu dia mais violento no Iraque, desde que a guerra no país chegou ao fim.

Na manhã desta segunda-feira, um comboio de oito carros do Terceiro Regimento de Cavalaria foi atacado por pistoleiros a cerca de 190 km de Bagdá, a capital do Iraque. Segundo o Comando Central dos Estados Unidos, neste ataque um soldado morreu e outro ficou ferido.

Horas depois, em um segundo incidente, uma explosão causada por uma mina terrestre atingiu um comboio militar na periferia de Bagdá, próximo ao aeroporto, matando um soldado e ferindo outros três. O veículo em que eles estavam foi destruído.

O Comando Central dos Estados Unidos disse em um comunicado oficial que o veículo passou por cima de uma mina terrestre ou de um projétil que não foi detonado e que a explosão parece ter sido provocada por uma “ação hostil”.

Outro ataque:

Uma divisão militar americana ao norte de Bagdá também foi atingida por um ataque de granada. Ninguém se feriu no atentado, mas soldados dos Estados Unidos atiraram contra uma mulher que supostamente estaria portando granadas e caminhando na direção deles.

Ainda na cidade de Baiji, no norte do país, perto de Tikrit – a cidade natal de Saddam Hussein – a 101ª Divisão de Aerotransporte dos Estados Unidos sofreu o mesmo tipo de ataque, mas a granada que os atingiu acabou não explodindo.

As informações sobre a explosão na periferia de Bagdá são contraditórias. Alguns soldados americanos disseram que viram uma granada ser lançada contra o veículo. Outros negam a versão.

document.write Chr(39)Mina terrestredocument.write Chr(39)

“Uma granada com foguete de propulsão não teria causado isso. Deve ter sido uma mina terrestre”, disse um soldado que fazia parte do comboio.

Uma investigação será realizada para verificar com precisão a causa da explosão.

A teoria de uma emboscada não é descartada justamente pelos americanos terem sido alvos de vários ataques no Iraque. Apenas nesta segunda-feira, aconteceram outros dois ataques, mas sem causar vítimas.

Greve em aeroportos pode causar caos na França

0

27/05/2003 07h52 – Atualizado em 27/05/2003 07h52

O tráfego aéreo na França corre o risco de viver um dia de caos nesta terça-feira devido a uma greve de funcionários de aeroportos que são contra a reforma do sistema previdenciário planejada pelo governo.

Espera-se que 80% dos vôos sejam cancelados no país porque os controladores de vôo e outros trabalhadores vão parar durante a maior parte do dia.

A Air France anunciou que vai operar apenas um terço de suas linhas de curta e média distância, enquanto os vôos mais longos sofrerão menos distúrbios.

Empresas não-francesas, como a British Airways e a holandesa KLM, divulgaram que a maior parte de seus vôos para a França não vai funcionar nesta terça-feira.

Adiamento:

Passageiros afetados pela paralisação estão recebendo a devolução do dinheiro pago pelas passagens ou estão sendo enviados para países vizinhos, com a promessa de que serão levados por terra para a França.

A paralisação dos funcionários dos aeroportos segue uma série de manifestações do tipo realizada por trabalhadores do setor público contra a reforma previdênciária.

A lei elaborada pelo governo de Jean-Pierre Raffarin deve ser aprovada por seu gabinete na quarta-feira e enviada ao Parlamento nas próximas semanas.

O projeto prevê que os trabalhadores teriam que adiar um pouco mais sua aposentadoria a fim de receber pensões equivalentes a 100% de seus salários.

Mais protestos:

No domingo, centenas de milhares de pessoas, a maioria formada por professores e outros servidores públicos, tomaram as ruas de Paris para protestar.

Os professores também devem parar nesta terça-feira – o nono dia de greve desde o começo do ano escolar –, assim como outros servidores.

Mas o governo insiste que a reforma da Previdência Social é indispensável.

“Os franceses estão protestando em grande número”, reconhece o ministro de Assuntos Sociais, François Fillon.

“Mas mais ainda vão atacar o governo se não tiver a coragem de levar a reforma em frente.”

HU de Dourados inicia atendimentos com 50 leitos

0

26/05/2003 17h09 – Atualizado em 26/05/2003 17h09

Um ambulatório de especialidades médicas funciona na Santa Casa de Dourados há quase dois meses e já realizou 12 mil procedimentos.

Mas, em uma cerimônia de entrega de cinco computadores para a unidade de saúde, na última sexta-feira, o secretário João Paulo Esteves colocou a necessidade de funcionamento de 50 leitos. “O município, que é referência para 34 cidades, tem de aumentar sua oferta de serviços”, afirmou Esteves.

A Secretaria de Estado de Saúde repassa mensalmente à Prefeitura de Dourados 200 mil reais. E, para que o Hospital que também servirá ao ensino universitário possa implantar os novos atendimentos, Esteves encaminhará equipamentos e material para o início das atividades.

Na mesma visita, foi entregue a reforma e ampliação do posto de saúde da Vila Hilda, onde mora cerca de 20 mil pessoas. O investimento na unidade que realiza 1.500 atendimentos por mês soma aproximadamente 74 mil reais. No total, foram investidos em Dourados pelo Estado 450 mil reais para reestruturar 15 postos.

O secretário enfatizou aos servidores presentes no evento que o importante não são as obras nem mesmo as tecnologias, mas sim, o envolvimento de todos para a concretização de um SUS mais humanizado. “Desde os agentes comunitários até os gestores em saúde, o que precisamos é de pessoas satisfeitas”, concluiu Esteves.

Comunidades de Jaraguari recebem atendimento social

0

26/05/2003 17h06 – Atualizado em 26/05/2003 17h06

O Instituto Social de Ação e Cidadania (ISAC), formado por profissionais liberais, pastores, terapeutas ocupacionais, psicológicos e enfermeiros, atenderam este fim-de-semana, em Jaraguari, duas comunidades da cidade, totalizando 140 pessoas, que passaram pelo posto médico improvisado em um ônibus. Além da realização de consultas médicas (com aviamento da receita na hora), orientação psicológica, terapias ocupacionais e tratamento antiparasitário, as famílias participaram de palestras educativas sobre prevenção aos canceres de colo de útero e da mama, e noções básicas de saúde.

Frio alavanca vendas de supermercados

0

26/05/2003 17h03 – Atualizado em 26/05/2003 17h03

O frio é um dos grandes aliados do setor de alimentação, estimulando a compra de produtos de maior valor agregado. De um modo geral, segundo o setor, as vendas aumentam para a maior parte dos produtos, porque as temperaturas baixas motivam as pessoas a ficarem em casa. Alguns produtos, como vinhos, por exemplo, têm as vendas elevadas em mais de 100%.

Em geral o presidente do Sindicato dos Supermercados de Campo Grande, Luiz Carlos Verati Campos, acredita que o inverno eleve as vendas em 10% com destaque para produtos de maior valor agregado. Apesar de reduzir o comércio de cerveja e bebidas servidas geladas, Verati afirma que o saldo é positivo ao setor. “A margem de valor lucro que temos com cervejas e refrigerantes é muito menor”, explica.

O gerente da rede de supermercados Comper, que tem sete lojas em Campo Grande, Monacy Moura, afirma que de um modo geral as vendas de alimentos no inverno têm desempenho melhor que no verão. Os destaques são para os vinhos, chocolates, achocolatados, massas e linhas de cafés e capuccinos. Se por um lado a venda de produtos gelados, como sorvetes, e hortaliças caem, de outro aumentam as vendas de leguminosas usadas em sopas. “No geral é melhor. As vendas aumentam mais do que diminuem”, afirma.

Crianças da Capital são alfabetizadas na pré-escola

0

26/05/2003 17h00 – Atualizado em 26/05/2003 17h00

A nova política do Ministério da Educação, que prevê a ampliação do ensino fundamental de 8 para 9 anos, deve ter mudanças de nomenclatura no sistema de ensino de Campo Grande, como explicou a secretária de Reme (Rede Municipal de Ensino), Maria Nilene Badeca da Costa. Segundo a secretária, a política do município já é de alfabetizar na pré-escola e o estudante chega alfabetizado à primeira série. Na Reme, o estudante ingressa com seis anos na pré-escola, mas pode entrar com 5, desde que complete seis durante o ano escolar. “Atualmente os estudantes têm capacidade de se alfabetizar mais cedo e, reforçamos as primeiras séries porque, quando a criança aprende a ler, vai embora”, resumiu.

Atualmente, o município conta com 85 escolas, sendo 77 urbanas, 8 rurais e 10 extensões, todas informatizadas, que atendem a 72.284 estudantes em todos os níveis.

Rede Municipal de Ensino altera Diretrizes Curriculares:

Até o fim de junho, a Reme (Rede Municipal de Ensino) de Campo Grande divulga as modificações nas Diretrizes Curriculares para o ensino. O objetivo, segundo a secretária de município de Educação, Maria Nilene Badeca da Costa, é aperfeiçoar o ensino, porque a última revisão ocorreu em 1998. As mudanças incluem sugestões dos professores. O trabalho inclui ainda o reforço das atividades de qualificação dos 3 mil professores, que são feitas de acordo com o nível em que atuam. A qualificação dos docentes, segundo a secretaria, é feita a cada 15 dias.

UFMS deferiu mais de 60% dos pedidos de redução de taxa

0

26/05/2003 16h56 – Atualizado em 26/05/2003 16h56

A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) deferiu 2.151 pedidos de redução da taxa cobrada para fazer o exame vestibular, o que representa mais de 60% dos 3.569 requerimentos analisados. Do total de beneficiados 455 receberam isenção de 25%, 793 de 50%, outros 702 terão abatimento de 75% e 201 não pagarão nada pela inscrição. A divulgação da listagem de beneficiados será feita na sexta-feira próxima com fixação da relação de nomes no quisque da Copeve (Coordenação Permanente de Vestibular) e através dos veículos de imprensa. A isenção vale para o Vestibular de Inverno de 2003 e atendeu critérios de baixa renda do requerente.

Codesul ajudará Brasil fortalecer Mercosul, diz Zeca

0

26/05/2003 16h28 – Atualizado em 26/05/2003 16h28

O governador Zeca do PT apontou como fundamental a participação dos governadores do Codesul (Conselho de Desenvolvimento e Integração dos Estados do Sul) no processo de integração e fortalecimento do Mercosul. Neste sentido, ele destacou que na primeira quinzena da junho, os governadores do Paraná, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Santa Catarina se reunirão com os governadores de seis províncias argentinas.

A reunião será para discussão de relações comerciais e foi acertada neste fim de semana, durante a posse do presidente argentino Néstor Kirchner, da qual Zeca e o governador Germano Rigotto (RS) participaram, convidados como membros da comitiva do presidente Luis Inácio Lula da Silva.

Os governadores tiveram a oportunidade de jantar com Lula, o ministro das Cidades, Olívio Dutra e o presidente do Senado, José Sarney (PMDB/AP). No encontro, Zeca destacou a importância do Mercosul e de ampliação do bloco com a inclusão da Bolívia e Chile.

Zeca aproveitou a viagem para conversar com Lula sobre programas que considera estratégicos como o Trem do Pantanal e iniciativa de integração física e econômica do Estado.

Dólar comercial fecha em forte alta cotado a R$ 3,025

0

26/05/2003 16h24 – Atualizado em 26/05/2003 16h24

O dólar comercial chegou ao final dos negócios desta segunda-feira em alta acentuada de 3,59% em relação ao fechamento de sexta-feira. A moeda norte-americana ficou cotada a R$ 3,02 para compra e a R$ 3,025 para venda.

O motivo da valorização foi a decisão do Banco Central de acabar com a política de rolar 100% do principal dos títulos e contratos atrelados ao câmbio que venciam no dia 1º de junho. Com isso, o governo pretende reduzir a exposição das dívidas do governo à variação da cotação do dólar.

A medida foi interpretada pelo mercado como uma intervenção indireta no câmbio. Para operadores, o governo deixa claro com essa decisão que o dólar tem limite para cair.

Zeca promove reuniões de avaliação com secretários

0

26/05/2003 16h23 – Atualizado em 26/05/2003 16h23

O governador Zeca do PT iniciou nesta tarde uma série de reuniões individuais com todos os secretários para avaliar as ações dos diferentes setores do governo. Hoje ele conversou com o secretário de Educação, Hélio de

Lima e também tinha reunião com a secretária Eloisa Castro Berro, de Assistência Social, Trabalho e Economia Solidária e com o secretário de Saúde, João Paulo Esteves.

Nesta terça-feira, Zeca reúne-se com o secretários de Produção e Turismo, José Felício; de Desenvolvimento Agrário, Valteci Ribeiro de Castro Jr; Silvio Nucci, de Cultura, Esporte e Lazer; e Egon Krakhecke, de Planejamento,

Ciência e Tecnologia.

As reuniões de avaliação terminam na quarta-feira, quando o governador recebe o secretário de Receita e Controle, José Ricardo Cabral; Dagoberto Nogueira, de Justiça e Segurança Pública; Ronaldo Franco, de Gestão Pública e Maurício Arruda, de Infra-Estrutura e Habitação.

No começo do ano, o governador reuniu os secretários em um encontro que definiu o planejamento estratégico para a realização de ações prioritárias. Periodicamente ele está conversando com os secretários para acompanhar a execução dos projetos.

Petrobrás deve ser indiciada por vazamento de ácido

0

26/05/2003 16h01 – Atualizado em 26/05/2003 16h01

A Petrobrás deve ser indiciada pelo vazamento de ácido clorídrico ocorrido em sua planta asfática no dia 12 de abril acabou vazando e atingindo a população dos bairros Jardim Sayonara e Vila Eliane, em Campo Grande. A promotora de Meio Ambiente, Marigô Bittar, recebeu na sexta-feira o relatório da empresa prestadora de serviços Rodes Engenharia, que explicou que a manutenção da planta era atribuída à empresa Mendes e Mendes e não a ela, comprovando que as peças que foram danificadas proporcionando o vazamento não foram montadas por ela. “De qualquer maneira a Petrobrás é responsável e estamos encaminhando o processo para a Polícia Civil instaurar inquérito”, afirma a promotora.

Funcionários não usavam proteção no dia do vazamento:

Os funcionários da planta asfática da Distribuidora BR/ Petrobrás, em Campo Grande, que trabalhavam no dia 12 de abril, quando ocorreu vazamento de ácido clorídrico não usavam equipamento de proteção individual no momento do acidente. A constatação é da promotora de Meio Ambiente, Marigô Bittar, que vai encaminhar a denúncia ao MPT (Ministério Público do Trabalho). Ela afirma que o processo todo envolvendo o vazamento também será encaminhado à Polícia Civil, para que seja instaurado inquérito contra a Petrobrás. A promotora afirma que ainda não sabe se vai ajuizar ação civil ou firmar termo de compromisso com a empresa. No dia do vazamento moradores do bairro Sayonara e Vila Eliane foram atingidos e sofreram queimaduras.

Polícia Ambiental apreende 120 m3 de carvão irregular

0

26/05/2003 15h56 – Atualizado em 26/05/2003 15h56

A Polícia Militar Ambiental apreendeu durante o fim de semana 120 m3 de carvão nativo que estavam sendo transportados sem preenchimento da ATPF (Autorização para Transporte de Produto Florestal), que é expedida pelo Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Hídricos). A apreensão aconteceu em Ribas do Rio Pardo e o produto estava sendo transportado pela empresa Carvoribas Produção de Carvão Vegetal Lenha Ltda, que foi autuada em R$ 12 mil. Conforme a Polícia Militar Ambiental, o transporte irregular de carvão mineral, sem a expedição da ATPF, é comum em Mato Grosso do Sul, e configura uma das formas de burlar a fiscalização. Somente em 2002, foram apreendidos 3,5 mil m3 de carvão no Estado, segundo a polícia.

Piloto brasileiro venceu as 500 Milhas de Indianápolis

0

26/05/2003 15h53 – Atualizado em 26/05/2003 15h53

INDIANÁPOLIS, EUA – O brasileiro Gil de Ferran, vencedor das 500 Milhas de Indianápolis neste domingo, disse que sua principal virtude foi saber aproveitar as chances surgidas na parte final da prova da IndyCar-IRL. O piloto dividiu os méritos da conquista com a equipe Penske.

  • A estratégia da equipe nos deixou entre os primeiros. Estava em segundo, consegui ultrapassar o Helio e percebi que precisava andar no máximo. Passei a me concentrar apenas na próxima curva – disse Gil, referindo-se ao seu companheiro Helio Castroneves, que tentava o tricampeonato das 500 milhas e terminou na segunda posição.

Gil de Ferran não disfarçou a emoção após a prova. O brasileiro chorou abraçado a familiares e festejou ao lado de integrantes da Penske. O piloto lembrou o acidente em Phoenix, no qual sofreu fissura em uma vértebra, e que o deixou ausente da corrida em Motegi, no Japão.

  • Seis semanas atrás eu não sabia quando poderia voltar a correr. Agora, estou vivendo um momento indescritível – comemorou.

O campeão não se mostrou impressionado com o US$ 1 milhão de premiação. Segundo ele, a gorda quantia será dividida entre os membros de sua equipe.

  • São mais de cem pessoas.

Turismo da pesca é o Vilão do Turismo sexual em MS

0

26/05/2003 15h51 – Atualizado em 26/05/2003 15h51

A diretora executiva do Ibiss (Instituto Brasileiro de Inovação Pró-sociedade Centro-Oeste), Stela Scândola, disse hoje, que o turismo de pesca é o principal vilão do turismo sexual sem gerar recursos para os municípios que o sediam.

Ela defende que o governo combata esse tipo de atividade e estimule o turismo por famílias que vão deixar mais renda do município. Corumbá e Porto Murtinho são os municípios onde a situação é a mais gritante. A gravidade maior é que o turismo sexual envolve crianças e adolescentes.

Stela lembra que em Campo Grande mesmo foi constatado em uma boate, há quatro anos, “leilão” de garotas virgens com 12 anos de idade. Para combater a atividade, a principal ferramenta, acredita a diretora do Ibiss, é a soma de esforço entre os poderes e conscientização. Ela conta que em entrevistas feitas com prefeitos um deles chegou a defender a atividade, por movimentar recursos.

“Combater a exploração sexual não é feita por um herói. É preciso rede de entidades sintonizadas, promotores, delegados, envolvidos e ONGs fortes, além de conselho tutelar preparado e equipado, Poder Judiciário sensibilizado e mobilização social”, afirma. Hoje o Ibiss já está aprimorando a parceria com a PRF (Polícia Rodoviária Federal) o que está proporcionando avanço em vários passos.

Convênio garante recursos para equipar CCZ de Dourados

0

26/05/2003 15h49 – Atualizado em 26/05/2003 15h49

Na presença de vereadores e de algumas autoridades, o prefeito Laerte Tetila (PT) e o deputado Geraldo Resende (PPS) assinaram hoje, às 11 horas, o convênio que garante a liberação de R$ 249.592,00, por parte da Fundação Nacional de Saúde, mais uma contrapartida da Prefeitura no valor de R$ 24.954, 20, para a aquisição de materiais e equipamentos para a unidade do Centro de Controle Zoonoses de Dourados, cuja obra se encontra pronta há meses, no Jardim Guaicurus.

O deputado disse que o presidente da Fundação Nacional de Saúde, Valdi Camarcio Bezerra, garantiu-lhe a liberação dos recursos assim que o convênio fosse assinado. Geraldo disse que terça-feira estará entregando o documento ao presidente em Brasília para que a verba seja liberada o mais rápido possível, possivelmente já no próximo mês. A prioridade da fundação é equipar os centros já construídos “e ele tem um compromisso de dar prioridade para o de Dourados”, afirmou o parlamentar.

A assinatura foi prestigiada pelos vereadores José Silvestre (PPS) e Eduardo Marcondes (PMDB), além de secretários, representantes da fundação em nível local e do diretor do Jornal Diário MS, Vitor Cales.

O prefeito reforçou o pedido ao deputado para que ajude a conseguir recursos para a reforma e ampliação do posto de saúde da Aldeia Bororó. O parlamentar disse que já conversou sobre isso no Ministério da Saúde. O prefeito lembrou que a comunidade indígena vem aumentando e hoje, com 11 mil habitantes, chega a ser do tamanho, por exemplo, de Glória de Dourados.

As autoridades discutiram também sobre questões relacionadas à saúde pública de Dourados, mas a reunião teve o objetivo apenas de se discutir o convênio. Há uma pressa para se colocar logo em funcionamento o CCZ levando em conta o aparecimento de casos de leshimaniose visceral no Estado, uma doença transmitida por cães e gatos para o homem, a partir da picada do mosquito. Dourados, por exemplo, possui uma população aproximada em 60 mil cães e pelo menos 30 mil gatos.

O secretário de Governo, Wilson Biasotto, aproveitou para pedir o apoio dos vereadores para se aprovar o organograma de funcionamento do centro que prevê a criação de novos cargos dentro do quadro da Prefeitura.

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.