16.7 C
Três Lagoas
segunda-feira, 22 de junho de 2026
Início Site Página 14110

Canadá reconhece caso de mal da vaca louca

0

21/05/2003 08h08 – Atualizado em 21/05/2003 08h08

MONTREAL, Canadá — Em entrevista coletiva à imprensa em Edmonton, nesta terça-feira, autoridades do Canadá anunciaram a existência de um caso confirmado no país de encefalopatia espongiforme bovina (EEB), ou mal da vaca louca

O reconhecimento oficial levou o governo dos Estados Unidos a determinar a suspensão de importação da carne canadense.

O ministro canadense procurou tranqüilizar o governo norte-americano ressaltando que o caso é circunscrito e está sob controle.

“Devo destacar que se trata de uma só vaca”, disse o ministro canadense da Agricultura, Lyle Vanclief.

O titular da Agricultura da província de Alberta, Shirley McClellan, observou que a “causa exata” desse primeiro caso é desconhecida.

“Não estamos totalmente certos se o animal era doméstico ou importado”, disse o ministro canadense, em entrevista à rede de televisão CTV. “Estamos investigando para confirmar a origem do animal”, acrescentou.

O rebanho a que o animal pertencia foi colocado em quarentena e a carne não entrou na cadeia alimentar, segundo Shirley McClellan.

Fraco e doente, o animal, de oito anos, foi sacrificado em janeiro passado, mas a análise de EEB só ocorreu na última sexta-feira.

O primeiro resultado positivo liberado pelos laboratórios de Winnipeg foi confirmado na manhã desta terça-feira por um laboratório britânico.

“Não havia nenhuma indicação de que esse animal tinha EEB, o que explica a demora”, disse Shirley, estimando que o registro do caso em um rebanho de seis milhões de animais mostra a confiabilidade do sistema.

As garantias canadenses não foram suficientes para Washington, que anunciou imediatamente ter colocado o Canadá “sob as restrições da EEB”

A secretária norte-americana de Agricultura, Ann Veneman, disse “que não aceitará nenhum ruminante nem produtos derivados vindos do Canadá até que sejam feitas mais investigações”.

Caem ações da McDonalddocument.write Chr(39)s

“Estamos enviando uma equipe de técnicos até o Canadá para colaborar na investigação e daremos informações mais detalhadas assim que as tivermos”, acrescentou.

Ann conversou com o secretário de Agricultura canadense e disse acreditar que o Canadá “está tomando as medidas apropriadas contra o que parece ser um caso isolado de vaca louca”.

O anúncio do caso da doença provocou uma queda no valor da ação da rede de lanchonetes McDonalddocument.write Chr(39)s, o que contribuiu para o enfraquecimento do índice Dow Jones.

A rede afirmou que não usa carne canadense na fabricação de seus hambúrgueres.

O embargo, ainda que temporário, representa um duro golpe para o Canadá, principalmente para a província de Alberta, onde a criação de gado é a segunda principal atividade econômica, depois do petróleo.

Um total de 90% das exportações de carne bovina canadense têm como destino os Estados Unidos, segundo o órgão Statistique Canada.

Em 1993, a província de Alberta registrou um caso de vaca louca, mas se tratava de um animal de origem britânica. O restante do rebanho foi abatido.

(Com informações da France Presse)

Cônsul-geral de Israel visita Campo Grande nesta quarta

0

21/05/2003 08h05 – Atualizado em 21/05/2003 08h05

O cônsul-geral de Israel em São Paulo, Medad Medina, visita Campo Grande nesta quarta-feira. Acompanhado pelo vice-governador, Egon Krakhecke, Medina visitará a Assembléia Legislativa, a prefeitura de Campo Grande e veículos de comunicação do Estado. Às 16h, eles se reúnem na Seplanct (Secretaria de Estado de Planejamento e de Ciência e Tecnologia).

Para Egon, a visita de Medina é importante para aprofundar as relações entre Mato Grosso do Sul e Israel. “Israel é um importante parceiro comercial do nosso Estado e temos uma expectativa muito positiva em relação à visita do cônsul”, afirmou.

Somente no ano passado, os negócios entre o MS e Israel movimentaram U$ 11,5 milhões. Somente a exportação de carnes, algodão e matéria-prima utilizada na indústria farmacêutica para Israel rendeu a Mato Grosso do Sul U$ 7,4 milhões. Por outro lado, o Estado gastou US$ 4 milhões com a importação de produtos químicos e equipamentos para telecomunicações produzidos pela indústria israelense.

Estatuto do Torcedor suspende o Campeonato Brasileiro

0

21/05/2003 08h04 – Atualizado em 21/05/2003 08h04

A rodada do Campeonato Brasileiro das Séries A e B está provisoriamente suspensa. Onze dos principais representantes do futebol nacional decidiram parar as duas competições sob a alegação de que não têm tempo para cumprir o que manda o Estatuto, que passou a vigorar na última sexta-feira.

O Estatuto do Torcedor exige monitoramento por vídeo da entrada de torcedores, colocação de assentos, lugares numerados em todo o estádio, e dos dirigentes serem responsabilizados em caso de briga de torcedores dentro ou nas mediações dos locais das partidas.

Santos, Flamengo, Vasco, Fluminense, Grêmio, Cruzeiro, Atlético-PR e Atlético-MG já aprovaram a suspensão. A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) vai consultar os demais clubes antes de decretar a suspensão das duas competições.

Londres promulga lei que tinha sido vetada por Zeca

0

21/05/2003 08h03 – Atualizado em 21/05/2003 08h03

O Diário Oficial de hoje traz a promulgação de lei que tinha sido vetada pelo governador Zeca do PT e em abril o veto foi derrubado pelos deputados. Ela determina o parcelamento em até três vezes do valor cobrado pelo IPVA (Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotores).

O governo já cobrava desta forma mas sem a obrigatoriedade. Quando o veto do governador voltou para análise dos deputados, o autor do projeto, o deputado Paulo Corrêa (PL), fez articulação com os parlamentares para evitar que ele fosse mantido.

Na mesma sessão em que foi derrubado o veto, em 30 de abril, foi mantido outro, de um projeto que previa a redução na conta de água e esgoto de hospitais filantrópicos e Santas Casas.

Polícia Civil de Dourados terá unidade móvel na Expoagro

0

21/05/2003 08h02 – Atualizado em 21/05/2003 08h02

Uma delegacia móvel vai estar funcionando no Parque de Exposições de Dourados durante a 39ª Expoagro. O delegado Regional de Dourados, Sebastião Portes de Cerqueira, disse que o objetivo é agilizar o trabalho policial e dar mais segurança para quem for participar da festa.

A unidade Móvel cedida pela secretaria de Segurança pública terá um delegado um escrivão e dois agentes. A delegacia móvel possui computador, radio de comunicação e outros equipamentos necessários para que os policiais possam realizar o trabalho cartorário sem sair do recinto de exposição.

O delegado Regional de Dourados, Sebastião Portes de Cerqueira, disse que a unidade móvel deverá ser usada também em outros grandes eventos e em rondas por bairros da cidade.

Encontro discute hoje graduação nas universidades

0

21/05/2003 08h01 – Atualizado em 21/05/2003 08h01

O 16º Encontro Nacional do ForGRAD (Fórum Nacional de Pró-Reitores das Universidades Brasileiras), que está sendo realizado no Hotel Jandaia, em Campo Grande, desde domingo, discute nesta quarta-feira a graduação nas universidades do país.

O Fórum congrega todas as universidades públicas (federais, estaduais e municipais), privadas, comunitárias e confessionais, bem como os centros universitários. Participam do evento cerca de 100 dirigentes de universidades públicas e aproximadamente 90 de universidades e centros acadêmicos da rede privada de ensino de todo o Brasil.

Os pró-reitores querem intensificar o debate sobre as mudanças estruturais que serão promovidas pelo Governo Federal nas universidades brasileiras a partir da aprovação das novas diretrizes curriculares, que serão implementadas pelo Ministério da Educação.

Na programação de hoje, que começa às 8h30, mesas de debates, que prosseguem até o fim do dia, quando acontecerá a eleição da próxima cidade a sediar o evento em 2004.

Sema faz pré-lançamento da Semana de Meio Ambiente 2003

0

21/05/2003 07h59 – Atualizado em 21/05/2003 07h59

A Secretaria de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul realiza nesta quarta-feira, o pré-lançamento da Semana do Meio Ambiente 2003. O evento será no Auditório da Sema, e contará com a presença do secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente, Claudio Langone, que vai falar sobre Política Nacional do Meio Ambiente.

Serão apresentadas a campanha publicitária da Semana de Meio Ambiente e a programação das atividades que irão acontecer no período de 2 a 7 de junho, em Campo Grande e em outros municípios do Estado.

Justiça promove mesa redonda sobre o projeto Adotar

0

21/05/2003 07h58 – Atualizado em 21/05/2003 07h58

Nesta noite, a partir de 19h30, no Tribunal do Júri do Fórum de Campo Grande será realizada uma discussão sobre a adoção. Ela ocorre em comemoração ao Dia Nacional da Adoção, dia 25.

Pais que adotaram crianças, pessoas habilitadas pela Justiça e profissionais do setor foram convidados para uma mesa redonda sobre o tema. A ação desta noite faz parte do Projeto Adotar, criado em agosto do ano passado para divulgar as condições para uma adoção e buscar pais para crianças que estão em abrigos.

Neste mês está sendo feita uma campanha com outdoors e panfletagem em Campo Grande. Freqüentemente o Juizado da Infância e da Adolescência tem promovido encontros com pessoas interessadas em conhecer mais sobre a adoção.

Professores decidem à tarde se encerram a greve

0

21/05/2003 07h56 – Atualizado em 21/05/2003 07h56

Os professores da rede estadual de ensino fazem assembléia nesta tarde, a partir das 15h, na sede da Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande, para decidir se aceitam a proposta apresentada ontem pelo governo.

Pela proposta, a categoria aceita agora os 10% para professores e 8% para administrativos e terá a correção dos salários pela inflação e em maio do ano que vem o governo eleva a R$ 1,2 mil o piso para professores com formação superior.

Ontem houve assembléia nos municípios. Em Campo Grande a proposta não foi aceita, nem em Dourados. Em Corumbá, os professores aceitam a negociação proposta pelo governo.A greve na Educação começou na segunda-feira passada. A Fetems diz que a adesão está em média em 70%. Ontem o governador Zeca do PT avaliava que a apresentação da proposta esvaziaria a greve até o fim de semana.

Zeca participa de reuniões em 4 ministérios nesta quarta

0

21/05/2003 07h56 – Atualizado em 21/05/2003 07h56

O governador do Mato Grosso do Sul, Zeca do PT, passa esta quarta-feira em Brasília, onde participa de audiências em quatro Ministérios e almoço na Embaixada da Espanha.

O primeiro compromisso será às 9h, no Ministério da Integração Nacional. O governador vai tratar com o ministro Ciro Gomes de projetos para Porto Murtinho e o assentamento Itamarati. Em seguida, Zeca participa de almoço na Embaixada da Espanha, quando conversará com o embaixador José Cordech sobre investimentos e intercâmbios comercial, cultural, científico e tecnológico.

Às 14h, o governador se reunirá com o ministro da Fazenda, Antonio Palocci, para tratar do programa de transferência de rodovias federais ao Estado. Logo depois, Zeca terá audiência com o ministro da Cultura, Gilberto Gil, com quem vai tratar dos projetos do Museu da Guerra do Paraguai e Trilha da Retirada da Laguna.

A última audiência será às 17h, no Ministério dos Transportes. Zeca vai discutir com o ministro Anderson Adauto e o secretário-executivo do Ministério dos Transportes, Keiji Kanashiro, o plano de recuperação da BR-262.

ITAQUIRAÍ:Eid busca recursos em Brasília

0

20/05/2003 20h34 – Atualizado em 20/05/2003 20h34

Ronney Campos Minella

O prefeito Edson Vieira – Eid (PDT) está desde ontem em Brasília (DF), visitando gabinetes dos deputados federais e senadores e órgãos do Governo Federal. Em todas as audiências Eid leva e apresenta projetos e faz reivindicações em nome do Município de Itaquiraí.

Entre as inúmeras ações o prefeito apresenta projetos junto ao Ministério da Integração Nacional, objetivando garantir recursos e investimentos para os assentamentos Tamakavi, Boa Sorte, Santa Rosa, Lua Branca, Guassu, Aliança, Indaiá e Bonito.

A área de saneamento básico, através da abertura de poços artesianos e implantação de rede de água potável é uma das melhorias que Eid busca viabilizar junto a União. “Queremos garantir o abastecimento de residências dos assentamentos com uma água saudável e própria para consumo humano, de modo que com a execução deste projeto estaremos promovendo mais Saúde e bem estar social de nossas famílias”, justifica o prefeito de Itaquiraí.

CONDECORAÇÃO

Após as audiências na Capital Federal, Edson Vieira segue para Salvador (BA), onde receberá, amanhã, o troféu “Melhores Prefeitos do Brasil” – Biênio 2001/2002, numa honraria que foi confirmada e estará sendo concedida pelo Instituto Brasileiro de Apoio aos Municípios (IBRAM), aos melhores prefeito do país. Eid foi escolhido entre os mais de 5 mil prefeitos do Brasil.

Em Mato Grosso do Sul apenas três chefes de Executivo Municipal foram selecionados, entre eles o prefeito de Itaquiraí, que teve toda sua administração avaliada e aprovada por técnicos em gestão pública. “Este título de Melhores Prefeitos do Brasil eu dedico a toda a população itaquiraiense”, retribui Eid ao ser lembrado da condecoração.

Prefeitos da fronteira têm reunião no ministério das Relações Exteriores

0

20/05/2003 20h31 – Atualizado em 20/05/2003 20h31

Prefeitos de vários municípios da região de fronteira ou que são referência na área de saúde, entre eles o de Amambai e atual presidente da Assomasul, Dirceu Lanzarini, estarão nesta terça-feira (20) em Brasília participando de duas audiências de grande importância para debater a questão da saúde nessas localidades, ambas agendadas pelo deputado federal Geraldo Resende (PPS). A primeira será às 10:00 horas, com o ministro da Saúde, Humberto Costa; e a segunda, às 15:30 horas, com os diplomatas Raul de Taunay e João Carlos de Souza Gomes, além do diretor geral de Representação Geográfica do Itamarai, Adolfo Stenfalen e o chefe de gabinete do Ministério das Cidades, Dirceu Lopes.
Segundo Geraldo Resende, no Ministério da Saúde será discutida a necessidade de aumento do teto financeiro do SUS para Mato Grosso do Sul, a fim de possibilitar a continuidade do atendimento aos estrangeiros que atualmente é feito em hospitais e unidades de Saúde localizadas em municípios brasileiros. Outro assunto será a necessidade de ativação do Hospital Universitário de Dourados, já que o mesmo vai ser referência para 34 municípios da região.
No Ministério das Relações Exteriores, será discutida a possibilidade de elaboração de convênios ou protocolos de intenções entre o Brasil e os países da fronteira, visando alguma forma de compensação e controle do atendimento aos estrangeiros. “A perspectiva de ampliação do Mercosul é uma ótima oportunidade para discutirmos também a questão da saúde”, afirma Geraldo Resende.
Para o encontro nos dois ministérios, Geraldo Resende convidou prefeitos e secretários municipais de Saúde de Dourados, Amambai, Antonio João, Aral Moreira, Bela Vista, Coronel Sapucaia, Corumbá, Eldorado, Iguatemi, Mundo Novo, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho, Sete Quedas, Tacuru. Também deverão estar presentes representantes da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul e do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde de MS
Recursos Geraldo Resende vai aproveitar o encontro com o ministro da Saúde para cobrar ca liberação de um convênio, firmado com o Estado em maio do ano passado, no valor de R$ 840 mil, para a compra de equipamentos para o Hospital Universitário de Dourados. Também vai apresentar outro projeto, no valor de R$ 4,8 milhões, cujos recursos serão utilizados para equipar totalmente o HU de Dourados e outros hospitais do Estado.
Confirmaram presença no encontro, além do prefeito Dirceu Lanzarini, o prefeito de Bela Vista, Geraldo Murano; o prefeito de Coronel Sapucaia, Eurico Mariano; o prefeito de Paranhos, Eliomar Klabund; o prefeito de Japorã, Sebastião Aparecido de Souza; os secretários municipais de Saúde de Porto Murtinho, Marcos Antonio Rolon Romero, e de Corumbá, Mário Sérgio Lombardi Kassar.

Municípios da fronteira terão seminário para discutir aumento do teto

0

20/05/2003 20h30 – Atualizado em 20/05/2003 20h30

Os municípios da região de fronteira, impactados com atendimento a estrangeiros, também poderão ter aumento do teto de recursos repassados pelo SUS. Para tanto, ficou acertado no encontro de hoje (20) em Brasília, que o assunto será debatido em um seminário que deverá ser marcada nos próximos dias pela Assomasul, com 14 prefeitos e o chefe do Departamento de Programas Estratégicos do Ministério da Saúde, Cipriano Maia, em Campo Grande.
Na oportunidade, os prefeitos irão apresentar levantamentos sobre o atendimento e as reivindicações de cada cidade. Posteriormente, os pleitos serão encaminhados para a CIB (Comissão Intergestora Bipartite) de Mato Grosso do Sul, que poderá contar, inclusive, com a presença de Gastão Vagner. Sensibilizado com o problema levado pelos prefeitos e secretários municipais, além do deputado Geraldo Resende que falou em nome da bancada sul-mato-grossense, o secretário acenou com a possibilidade auxiliar esses municípios a avançarem para a condição de gestão plena no SUS.
Participaram da reunião no Ministério da Saúde, os prefeitos Dirceu Lanzarini, (Amambai); Geraldo Murano (Bela Vista); Eurico Mariano (Coronel Sapucaia); Eliomar Klabund (Paranhos); e Sebastião Aparecido de Souza (Paranhos), além dos secretários municipais de Saúde de Porto Murtinho, Marcos Antonio Rolon Romero, e de Corumbá, Mário Sérgio Lombardi Kassar.
O mesmo assunto também foi discutido ontem (20) à tarde no Ministério das Relações Exteriores, onde Geraldo Resende acompanhou prefeitos e secretários municipais em audiência com a secretária da Assessoria de Relações Exteriores Fátima Hishitani. Ela ficou de encaminhar a solicitação dos prefeitos, que assinaram a “Carta da Fronteira” ao ministro Celso Costa.
Posteriormente Geraldo Resende esteve com o prefeito de Japorã, Sebastião de Souza, no Ministério das Cidades, onde discutiram com o chefe de Gabinete, Dirceu Lopes, contratos com saldos cancelados não apenas de Japorã, mas de vários municípios do Estado.

SUS:teto de Dourados aumentará R$ 290 mil

0

20/05/2003 20h28 – Atualizado em 20/05/2003 20h28

Em reunião realizada na manhã de hoje (20) em Brasília com prefeitos e secretários de saúde de vários municípios sul-mato-grossenses, o secretário executivo do Ministério da Saúde, Gastão Vagner, disse que Dourados deverá ter um aumento no teto financeiro do SUS da ordem de R$ 290 mil mensais. Mato Grosso do Sul também passará a receber mais R$ 720.910,00/mês para poder aprimorar a prestação de serviços em saúde.
Na reunião, agendada pelo deputado federal Geraldo Resende (PPS-MS), Gastão Vagner disse que o aumento do teto deverá ser referendado em reunião que acontecerá na próxima quinta-feira (22) na CIT (Comissão Intergestora Tripartite), quando o Ministério da Saúde poderá pactuar com todos os Estados e Municípios que estão em gestão plena, um adicional de R$ 2,50 para R$ 7,51 no custeio de consultas especializadas feitas pelo SUS.
No encontro, o secretário executivo anunciou aumento de recursos para vários outros municípios, além de Dourados. Campo Grande, por exemplo, receberá mais R$ 1.313.380 todo mês, além do teto atual. Coxim será outra cidade beneficiada (R$ 23.870 a mais, por mês), assim como Ivinhema (R$ 14.725/mês), Maracaju (R$ 3.295 ao mês), Nova Andradina (R$ 17.280/mês), Rio Brilhante (R$ 6.385 mensais) e Três Lagoas (R$ 119.430 ao mês).
“Com o aumento do repasse do Ministério da Saúde para Dourados, que chegará a 1,4 milhão/mês, mais a aplicação obrigatória do Município que perfaz hoje cerca de R$ 700 mil mensais e o valor de R$ 350 mil que a Secretaria Estadual de Saúde está repassando, Dourados tem hoje um aporte de R$ 2,5 milhões mensais para a área de saúde, possibilitando oferecer uma saúde de excelente qualidade aos douradenses”, avalia Geraldo Resende.

Aguirre hipoteca apoio aos evangêlicos

0

20/05/2003 20h25 – Atualizado em 20/05/2003 20h25

Na manhã desta terça-feira (20), o presidente da Câmara Municipal de Três Lagoas, vereador Valdomiro Aguirre recebeu em seu gabinete o presidente da Apletel (Associação de Pastores e Líderes Evangélicos de Três Lagoas), Ivanildo Teixeira de Faria, que responde também pela Igreja Batista Independente.

Após conversarem sobre vários assuntos relacionado ao mundo cristão, o vereador se colocou à disposição da entidade, bem como de toda a comunidade evangélica local. “Estarei sempre pronto a apoiar as entidades religiosas, porque sei que a recompensa virá da parte de Deus”, disse o vereador.

Consciente do importante trabalho social que as igrejas evangélicas realizam, recentemente o vereador Aguirre deu total apoio a um festival de música gospel que aconteceu na cidade, como sempre tem prestigiado também evento de outros credos religiosos.

Presidente do Santo André busca apoio na Câmara

0

20/05/2003 20h19 – Atualizado em 20/05/2003 20h19

Dando seqüência à proposta de trabalhar em parceria com as lideranças comunitárias, na manhã desta terça-feira (20) o vereador Valdomiro Aguirre, presidente da Câmara Municipal de Três Lagoas, reuniu-se com uma comissão de moradores do Núcleo Habitacional Santo André. Participou também da reunião, o gerente de Obras da prefeitura, Paulo Guedes e o representante de uma empreiteira da cidade.

Liderada pela presidente Neuza Barrios da Silva, a comissão procurou o vereador Aguirre em busca de apoio para a implantação de asfalto comunitário no bairro. Como duas ruas do bairro estão sendo pavimentadas como parte das obras compensatórias da CESP, os moradores gostariam o benefício fosse estendido a outras quatro vielas e quatro quadras.

As ruas que atualmente estão sendo pavimentadas são a José Hamilcar Congro Bastos e Wilson Carvalho Viana, no trecho entre as avenidas Filinto Muller e Antonio de Souza Queiroz.

A intenção dos moradores é que seja feito asfalto comunitário. “Não queremos nada de graça”, disse a presidente, que entregou ao vereador um abaixo-assinado contendo mais de 70 assinaturas.

Após ouvir as reivindicações dos moradores, Aguirre se comprometeu em analisar a questão mais a fundo para ver qual poderá ser sua parcela de contribuição. Considerando a reivindicação mais do que justa Aguirre se colocou à inteira disposição dos moradores, não só para esse assunto, mas para qualquer outro problema que o bairro esteja enfrentando. “Estaremos sempre abertos aos legítimos representantes dos bairros”, disse o vereador.

Hélio Morales inicia entrosamento com lideranças do PT

0

20/05/2003 20h06 – Atualizado em 20/05/2003 20h06

“Meu primeiro trabalho é procurar conhecer melhor as lideranças do Partido dos Trabalhadores (PT) para conseguir perfeito entrosamento e conquistar a confiança de todos”, foi o que disse o empresário Hélio Leal Morales, em entrevista exclusiva à reportagem do Diário MS, sucursal de Três Lagoas, na tarde desta terça-feira.

Ele explicou que sua recente filiação ao PT é a concretização de uma idéia que vem amadurecendo desde as últimas eleições, quando o PPS apoiou Zeca do PT, no segundo turno.

“O PT, pela dinâmica administrativa de resultados positivos e pelo governo popular que vem governando o Estado, tem demonstrado e dado o exemplo de uma política eficiente, voltada para a solução de importantes questões sociais, que estão transformando o MS”, observou Hélio. Segundo ele, o PT lhe oferece maior espaço e condições de levar adiante um “projeto de renovação política, administrativa e social para Três Lagoas”.

Morales observou que “esta é a grande oportunidade histórica para a cidade participar do sucesso e dos resultados de um bom governo estadual e de um promissor Governo Federal, também administrado pelo PT”.

Por outro lado, “tenho consciência de que não entrei no PT para impor nada nem mesmo apresentei qualquer exigência. No entanto, sei que o meu nome será submetido à apreciação do Diretório do partido e, se escolhido, serei eu o pré-candidato do PT”, explicou Hélio.

Além do entrosamento o PT, Hélio quer intensificar encontros com lideranças de outros partidos políticos da cidade, “dispostos a formarem coligação”.

Ele enfatizou a importância da união de todos os pequenos partidos, citando o PMN, o PSB e o PSC. “Se não nos unirmos num bloco só, não conseguiremos levar adiante um novo projeto político para Três Lagoas”, observou o mais recente filiado do PT.

PT de Santa Rita do Pardo reivindica regularização das casas

0

20/05/2003 19h56 – Atualizado em 20/05/2003 19h56

O diretório municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) de Santa Rita do Pardo apresentou documento ao deputado Akira Otsubo (PTB), na tarde desta segunda-feira, em Três Lagoas. Na ocasião estava sendo realizada audiência pública na Câmara Municipal sobre as questões pendentes dos acordos firmados com a Cesp – Companhia Energética de São Paulo.

No documento, assinado pela presidente do diretório do PT, Eledir Barcelos de Souza, e pelo vereador Carlos Mário Pinheiro (PT), constam “as reivindicações das 150 famílias que ocuparam irregularmente as casas construídas pela Cesp”, naquele município.

Segundo a proposta do PT, há necessidade que se faça cadastro, seleção e triagem, assegurando às famílias a posse das casas, desde que “se enquadrem nos padrões de carência”.

O PT de Santa Rita do Pardo pede também que seja fixado um prazo para o término das obras, com toda a infra-estrutura concluída (encanamento de água, energia elétrica, esgoto e drenagem).

Além disso, o PT sugere que seja contratada mão-de-obra entre os moradores que ocuparam as casas, algumas ainda tão somente no alicerce. E, por fim, que sejam doadas cestas básicas às famílias selecionadas, até o prazo de recebimento das moradias.

Segundo Eledir, cópia do mesmo documento foi entregue aos deputados do PT, presentes na audiência pública, Pedro Teruel e Semy Ferraz.

Expo Mulher valoriza empreendimento feminino

0

20/05/2003 19h41 – Atualizado em 20/05/2003 19h41

“Iniciativas, que às vezes parecem pequenas, mas que têm o poder de transformar velhas situações e comportamentos e que mostram também a força das mulheres e de sua indispensável contribuição para mudar o mundo”. Foi assim que surgiu a idéia de promover a Expo Mulher em Três Lagoas, segundo explicou Gisella Peron, da Cia de Eventos, promotora da feira que chega ao nono ano consecutivo.

A IX Expo Mulher está marcada para o primeiro sábado de junho, dia 7, a partir das 12 horas, no Três Lagoas Clube (TLC).

Neste ano, além da exposição de produtos da mulher empreendedora, serão realizados dois concursos de beleza, dentro da própria Expo Mulher: garota expo mulher e garota country.

“O evento, que já faz parte do calendário de acontecimentos da cidade, já está sendo apresentado como modelo de sucesso, colaborando para o fortalecimento da mulher na economia, na política e na transformação da sociedade como um todo”, disse Gisella.

Como nos anos anteriores, além da presença das mulheres de Três Lagoas, a Expo Mulher já recebeu a confirmação da presença de grupos das vizinhas cidades paulistas de Pereira Barreto, Ilha Solteira, Guaraçaí e de Mirandópolis. Também estão sendo aguardadas representações de Campo Grande e das principais cidades da região do Bolsão.

Akira pede mais recursos no combate a leishmaniose

0

20/05/2003 19h30 – Atualizado em 20/05/2003 19h30

O parlamentar deseja garantir a continuidade do Programa de Controle e Combate a leishmaniose no município, o que depende da alocação de novos recursos tendo como fonte o Ministério da Saúde

O deputado estadual Akira Otsubo teve aprovado pelo plenário das deliberações da Assembléia Legislativa, em sua indicação no sentido de solicitar em caráter de urgência, recursos financeiros para que não sejam interrompidas as atividades de controle e combate a leishmaniose no município de Três Lagoas. O desenvolvimento do programa se tornou possível graças a repasse de verbas do Ministério da Saúde; mas em aproximadamente 30 dias o prazo do convênio será esgotado, vencendo também o contrato do pessoal executor das ações. Para as providências pleiteadas pelo parlamentar, estão sendo acionados o secretário de Saúde e o ministro da Saúde.

“A epidemia de leishmaniose em Três Lagoas ainda não está totalmente sob controle, e é necessário uma ação rápida dos órgãos de saúde, visando o aporte de verbas para a continuidade do programa no município”, disse Akira Otsubo logo após concretizar a sua indicação no dia 20 (hoje). A situação é de emergência, posto que as ações em andamento têm impedido o avanço da doença entre a população.

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.