11.6 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de junho de 2026
Início Site Página 14129

Sobe para 39 número de mortos no Marrocos

0

17/05/2003 10h37 – Atualizado em 17/05/2003 10h37

Pelo menos 39 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas em uma série de explosões registrada na noite desta sexta-feira na cidade de Casablanca, no Marrocos.

Cinco explosões teriam ocorrido em locais diferentes do centro da cidade, a maior do país. Pelo menos três das explosões teriam sido causadas por carros-bomba.

Entre os prédios atingidos pelos atentados estão um centro freqüentado por judeus, um hotel cinco estrelas, o consulado da Bélgica e um restaurante e casa noturna espanhóis.

O ministro do Interior do país, Mustapha Sahel, disse que os ataques levam “a marca do terrorismo internacional” e afirmou que dez suicidas estavam entre os mortos. Testemunhas dizem ter visto os responsáveis pelos ataques com granadas e outros explosivos presos ao seus cintos.

Presos

“Tudo foi muito rápido. Você ouvia as bombas e tudo estava pegando fogo. Havia sangue por toda a parte,” afirmou o morador Rafael Bermudez.

Segundo a agência de notícias marroquina MAP, três pessoas suspeitas de ter relação com os crimes já teriam sido presas. Até o momento, porém, nenhum grupo reivindicou a autoria dos atentados.

Uma porta-voz do Departamento de Estado dos Estados Unidos, Joanne Morgan, disse em Washington que nenhum alvo americano havia sido atingido pelas explosões.

O ministro do Exterior Belga, Didier Seeuws, disse a uma agência de notícias belga que o consulado da Bélgica na cidade foi seriamente danificado, e que dois policiais que estavam do lado de fora do prédio foram mortos.

Jornalistas marroquinos ouvidos pela agência de notícias Reuters disseram que o atentado contra o consulado belga poderia, na verdade, ter sido planejado para um restaurante freqüentado por judeus na vizinhança.

Eles disseram que oito pessoas morreram na explosão que atingiu o hotel. Outros dois policiais e um segurança teriam morrido na explosão que atingiu o restaurante e casa noturna espanhol.

“Há pedaços de corpos por toda parte”, disse um jornalista marroquino à BBC, descrevendo o cenário no local.

Arábia Saudita

As explosões ocorreram apenas quatro dias depois de uma série de explosões, provocadas por ativistas suicidas, ter sacudido a Arábia Saudita, matando 34 pessoas.

Nas últimas 24 horas, as autoridades britânicas haviam cancelado todos os vôos de empresas aéreas do país entre a Grã-Bretanha e vários países do leste da África, temendo atos de terrorismo na região.

O Marrocos tem sido um aliado dos Estados Unidos em termos de política externa, mas lamentou que uma saída pacífica não fosse encontrada para evitar a recente ofensiva militar americana contra o Iraque.

Milhares de marroquinos participaram de manifestações contra a guerra, sendo que um protesto apenas teria reunidos cerca de 200 mil pessoas.

Em maio e junho do ano passado, as autoridades do Marrocos prenderam três sauditas e sete marroquinos que teriam ligações com a organização extremista Al-Qaeda, acusada de estar por trás dos ataques de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos.

Schumacher conquista pole position do GP da Áustria

0

17/05/2003 10h33 – Atualizado em 17/05/2003 10h33

SPIELBERG – O alemão Michael Schumacher é o pole position do GP da Áustria, que será realizado às 9h (horário de Brasília) deste domingo no circuito de A1 Ring, em Spielberg. A Rede Globo transmite a prova ao vivo. O pentacampeão mundial marcou o tempo de 1m09s150 e vai largar na frente pela 54ª vez na carreira – é também a quarta pole em seis provas na temporada. Ao seu lado na primeira fila, Kimi Raikkonen, da McLaren, que fez 1m09s189. O finlandês lidera a classificação com 32 pontos, quatro a mais que o rival da Ferrari.

Companheiro de Schumacher na escuderia italiana, o brasileiro Rubens Barrichello não esteve bem e conseguiu apenas o quinto tempo. Ele larga na terceira fila, ao lado do italiano Jarno Trulli, da Renault. Rubinho girou em 1m09s784 e ficou atrás de Juan Pablo Montoya, da Williams, terceiro no grid, e de Nick Heidfeld, da Sauber, que sai em quarto. O colombiano e o alemão fizeram, respectivamente, os tempos de 1m09s391 e 1m09s725.

Os demais brasileiros viveram situações distintas. Antonio Pizzonia, que vive um momento delicado na Jaguar devido aos resultados abaixo da expectativa, andou em 1m10s045 e largará na oitava colocação. Já Cristiano da Matta, que no último GP, na Espanha, chegou em sexto lugar e marcou seus primeiros pontos na temporada de estréia da Fórmula 1, reclamou da baixa aderência da pista e conseguiu apenas a 13ª posição no grid de largada. Sua volta foi de 1m10s402.

Pizzonia, que apesar do bom resultado, admitiu que errou e perdeu alguns décimos, conseguiu sua melhor posição no grid de largada nessa sua temporada de estréia n F-1. Ele ainda tem mais um motivo para comemorar. Vai lsair bem à frente do seu companheiro de equipe, Mark Webber, que terá de sair na 17ª colocação. Durante a semana, o piloto australiano fizera pesadas críticas ao desempenho do brasileiro.

Confira a ordem de largada e os tempos:

1 – Michael Schumacher (ALE) – Ferrari – 1m09s150

2 – Kimi Raikkonen (FIN) – McLaren – 1m09s189

3 -Juan Pablo Montoya (COL) – Williams – 1m09s391

4 – Nick Heidfeld (ALE) – Sauber – 1m09s725

5 – Rubens Barrichello (BRA) – Ferrari – 1m09s784

6 – Jarno Trulli (ITA) – Renault – 1m09s890

7 – Jenson Button (ING) – BAR – 1m09s935

8 – Antonio Pizzonia (BRA) – Jaguar – 1m10s045

9 – Giancarlo Fisichella (ITA) – Jordan – 1m10s105

10 – Ralph Schumacher (ALE) – Williams – 1m10s279

11 – Olivier Panis (FRA) – Toyota – 1m10s402

12 – Jacques Villeneuve (CAN) – BAR – 1m10s618

13 – Cristiano da Matta (BRA) – Toyota 1m10s834

14 – David Coulthard (ESC) – McLaren 1m10s893

15 – Heinz-Harald Frentzen (ALE) – Sauber 1m11s307

16 – Ralph Firman (ING) – Jordan – 1m11s505

17 -. Mark Webber (AUS) – Jaguar 1m11s662

18 – Justin Wilson (ING) Minardi – 1m14s508

19 – Fernando Alonso (ESP) – Renault – 1m20s113

20 – Jos Verstappen (HOL) – Minardi – 1m59s100

Professores fazem panfletagem durante o Ação Popular

0

17/05/2003 10h31 – Atualizado em 17/05/2003 10h31

Professores da rede estadual de ensino em greve estão fazendo, esta manhã, panfletagem durante o projeto Ação Popular, desenvolvido pelo governo do Estado no Parque do Lajeado, em Campo Grande. Conforme as informações da ACP (Sindicato dos Professore em Ensino Público de Campo Grande), 70 pessoas estão no local e a previsão é distribuir cinco mil panfletos explicando os motivos da greve, que começou na última segunda-feira. O governador Zeca do PT está na escola onde acontece o projeto, além de secretários de Estado.

Vagas do pavilhão comercial da Expoagro quase esgotadas

0

17/05/2003 10h26 – Atualizado em 17/05/2003 10h26

As vagas no pavilhão comercial do parque de exposição para a 39ª Expoagro estão quase esgotadas, alertou o presidente da Associação Comercial e Industrial de Dourados(Acid), Luiz Zarpelon, depois de visitar o local em companhia do presidente do Sindicato Rural, Gino José Ferreira.

As duas entidades mantém uma parceria pela qual a Acid fica responsável pela comercialização do standes durante a feira. São 110 espaços colocados à disposição de expositores, com ênfase o micro e pequeno empresário de diversos segmentos, como confecções em geral, bomboniere, bijouteria, área de serviço, imobiliário, artesanato etc.

Zarpelon comentou que a Expoagro “é uma excelente vitrine para a classe empresarial de Dourados e região, porque milhares de pessoas passam diariamente pelo pavilhão e os negócios acabam ocorrendo naturalmente pois são artigos de boa qualidade e a preços competitivos”.

Gino Ferreira frisou que “essa parceria feita pela administração do nosso sindicato tem sido muito bem sucedida. Aqueles que tem standes conseguem vender bem e ainda fechar negócios futuros. A experiência da Acid neste setor tem sido fundamental para que os empresários se instalemna Expoagro”.

Zeca, secretários e parlamentares abrem Ação Popular

0

17/05/2003 10h23 – Atualizado em 17/05/2003 10h23

Zeca, secretários e parlamentares abrem Ação Popular no Lajeado companhado de pelo menos cinco secretários, o governador de Mato Grosso do Sul, Zeca do PT, abriu há pouco a edição deste sábado do projeto Ação Popular,que está sendo realizado no Parque Lajeado, na Escola Estadual Thereza Noronha de Carvalho. As ações devem durar o dia todo. Além dos secretários, acompanham o governador deputados da base governista e vereadores do PT em Campo Grande.

Comerciante é assaltada em frente a loja na Capital

0

17/05/2003 10h16 – Atualizado em 17/05/2003 10h16

A comerciante Maria Alice Guarnieri Lordêlo, 37 anos, foi assaltada ontem em frente a seu estabelecimento no Jardim dos Estados. Segundo o Boletim de Ocorrência da Polícia Civil, ela estava em frente ao seu comércio quando um homem baixo e gordo, de aproximadamente 40 anos, chegou e anunciou o assalto. Apesar de não mostrar nenhuma arma, ele afirmou estar armado e levou R$ 300,00, além de uma pedra de cristal de uma das vendedoras da loja.

Funasa realiza ações de saúde e prevenção junto as comunidades indígenas

0

17/05/2003 10h03 – Atualizado em 17/05/2003 10h03

A 1ª Oficina Macro-Regional de Definições de Ações da Saúde e Prevenção de DST/AIDS, hepatite, alcoolismo e outras drogas, será realizada junto aos Povos Indígenas. Técnicos que atuam na área de saúde indígena nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul irão participar da oficina.

Além de profissionais da Secretaria de Estado de Saúde e das secretarias municipais de saúde de Dourados, Amambaí, Japorã, Tacurú, Aquidauana, Miranda e Caarapó. A abertura do evento será nesta segunda-feira às 8 horas, no Exceler Plaza Hotel, na avenida Afonso Pena n°444, em Campo Grande.

Piantoni reuniu lideranças comunitárias em café da manhã

0

17/05/2003 10h01 – Atualizado em 17/05/2003 10h01

O prefeito Vagner Piantoni (PT), reuniu ontem pela manhã diversos presidentes de Associações de Moradores para um café da manhã. O encontro aconteceu na sala vip da Prefeitura Municipal e o prefeito aproveitou para falar sobre os projetos que sua administração vem desenvolvendo no município.

De acordo com Piantoni, o café da manhã oferecido aos líderes comunitários, demonstra o quanto a sua administração está interessada em manter estreito relacionamento com a comunidade. “Temos procurado ouvir os moradores para desenvolver as ações em cima das prioridades apontadas por cada comunidade. Essa é a forma de governar com a participação popular”.

Piantoni também discorreu sobre as várias melhorias implantadas pela sua administração em pouco mais de dois anos. Ele destacou os avanços conseguidos na saúde, educação no setor de inclusão social, além do pagamento de dívidas herdadas de administrações anteriores.

O encontro promovido pelo prefeito foi elogiado pelos presidentes de associações de moradores. Eles destacaram que através de parcerias entre a comunidade e o Executivo Municipal, poderão surgir sugestões para elaboração de projetos que atendam os anseios da população.

Alemanha endossa pedido dos EUA sobre fim das sanções ao Iraque

0

17/05/2003 09h56 – Atualizado em 17/05/2003 09h56

BERLIM (CNN) — Em um sinal do reaquecimento nas relações entre os dois países, o chefe do governo alemão, Gerhard Schroeder, afirmou, nesta sexta-feira, que concorda com a posição dos Estados Unidos de que as sanções das Nações Unidas contra o Iraque devem ser revogadas.

Schroeder recebeu, em Berlim, o secretário de Estado norte-americano, Colin Powell.

“Nossa opinião é que as sanções não fazem mais sentido e que elas devem ser suspensas o mais rápido possível”, afirmou.

Powell, que viajou à Alemanha com um duplo objetivo – normalizar as relações estremecidas pelo novo confronto no Golfo Pérsico e conquistar apoio para o fim do embargo ao Iraque -, saudou o anúncio de Schroeder.

“Estou satisfeito com o compromisso do chanceler em agir tão rapidamente quanto nós pelo fim das sanções”, disse. “Assim, poderemos retomar o fluxo de petróleo, que irá gerar a receita que beneficiará o povo iraquiano”.

“Estamos trabalhando juntos para encontrar a fórmula de uma resolução a ser apresentada às Nações Unidas, capaz de ganhar o apoio de todos os membros do Conselho de Segurança”, acrescentou.

Apesar do apoio da Alemanha, o fim das sanções deverá motivar uma nova disputa no Conselho de Segurança.

A Rússia e a França temem que a revogação do embargo permita aos Estados Unidos assumir o controle das imensas reservas de petróleo do Iraque. Ambos defendem, ainda, a volta dos inspetores da ONU ao país do Golfo, com a missão de comprovar o desarmamento iraquiano.

Schroeder referiu-se às conversações com Powell, como “muito francas e abertas”, mas esquivou-se de comentar as divergências recentes entre Berlim e Washington.

“Foi uma troca muito aberta e amistosa de opiniões”, resumiu o chefe do governo alemão. “Nossa conversa foi muito direta, como cabe a dois amigos e aliados”.

Já Powell afirmou que as divergências foram abordadas, bem como a gravidade de suas conseqüências.

“Mas também conversamos sobre projetos conjuntos”, acrescentou, destacando a cooperação bilateral no Afeganistão, nos Bálcãs e na guerra contra o terrorismo.

Estados Unidos e Alemanha estiveram a um ponto de romper relações no final do ano passado, quando Schroeder, em campanha eleitoral, insistiu na retórica contra a guerra pretendida por George W. Bush.

A situação agravou-se depois que a então ministra da Justiça de Schroeder comparou Bush a Adolf Hitler e com declarações do líder do partido do chanceler no Parlamento, dizendo que o presidente norte-americano e o imperador romano Júlio César eram idênticos.

A viagem à Alemanha foi a escala final de um giro que levou Powell à Europa e ao Oriente Médio.

Schumacher é novamente pole; Barrichello é o 5º

0

17/05/2003 09h51 – Atualizado em 17/05/2003 09h51

O piloto alemão Michael Schumacher vai largar na pole position do Grande Prêmio da Áustria neste domingo, às 8 horas (horário de Mato Grosso do Sul). Ele fez o melhor tempo no treino oficial realizado esta manhã. Já o brasileiro Rubens Barrichello largará na quinta posição.

Em segundo no grid está o líder do campeonato, Kimi Raikkonen, da McLaren, seguido pelo colombiano Juan Pablo Montoya, da Williams. O quarto tempo foi do alemão Nick Heidfeld, da Sauber.

O brasileiro Antonio Pizzonia marcou o oitavo tempo, e Cristiano Da Matta, da Toyota, sairá em 13º lugar.

Assaltantes levam passes e dinheiro de cobrador

0

17/05/2003 09h48 – Atualizado em 17/05/2003 09h48

O cobrador Abmael de Souza, de 26 anos, teve 120 vales transportes e R$ 80,00 em dinheiro roubados ontem em frente à Praça dos Imigrantes, localizada na rua Joaquim Murtinho, no centro de Campo Grande. O roubo aconteceu dentro de um ônibus, cuja linha não foi divulgada ao Boletim de Ocorrência da Polícia Civil. Além dos vales e do dinheiro, os ladrões levaram a carteira da vítima e uma caixa de óculos.

PRF retém carga de 1,7 mil cds virgens contrabandeados

0

17/05/2003 09h45 – Atualizado em 17/05/2003 09h45

Policiais rodoviários federais apreenderam ontem, em São Gabriel do Oeste, na BR-163, uma carga de 1, 7 mil cdes virgens contrabandeados, que, conforme a polícia, estavam em poder de Marcos Lima Alves Pereira. Ele era passageiro de um ônibus de turismo, cujo itinerário não foi informado. As mercadorias, vindas do Paraguai, foram encaminhadas à Receita Federal de Campo Grande.

Ladrões levam R$ 12 mil em equipamentos de informática

0

17/05/2003 09h34 – Atualizado em 17/05/2003 09h34

O comerciante Maurício Leonardo Belle, 42 anos, teve seu estabelecimento comercial, localizado na Vila Progresso em Campo Grande, arrombado ontem. Ele comunicou à Polícia Civil que assaltantes levaram do local 4 computadores, 2 impressoras e outros equipamentos de informática. A estimativa é de que o prejuízo tenha sido de R$ 12 mil.

PM prende quadrilha especializada em arrombar cofres

0

17/05/2003 09h32 – Atualizado em 17/05/2003 09h32

Quatro homem foram presos no início da madrugada de hoje, em flagrante, por homens do 1º Batalhão da Polícia Militar, quando tentavam assaltar uma agência do Banco do Brasil na rua Rui Barbosa, em Campo Grande. Segundo a Polícia Militar, todos vieram de Santa Catarina e foram presos por volta de 1 hora quando estavam dentro da agência. Eles foram detidos porque populares desconfiaram de sua presença no interior do bando e chamaram os policiais. Ainda segundo a polícia, com os assaltantes foram encontrados cinco mochilas e duas malas, preparadas para levar o dinheiro roubado, uma mochila com ferramentas específicas para arrombar cofres, celulares, uma espécie de spray usado para impedir o acionamento de alarmes e um automóvel Marea, cor prata, placa AMEI – 5710 de Joiville – SC. Foram presos André Luiz Michels, Diorges Rodrigues, Luciano Paduano e Antônio Carlos Zimerman. Este último, segundo a PM, foi detido no hotel Americano, quando aguardava os demais chegarem do assalto. Os homens presos estão no Garras (Grupo Armado de Repressão a Assaltos, Roubos e Sequestros) e não há informações ainda se são os mesmos que assaltaram uma agência do Banco do Brasil na avenida B andeirantes, também ontem.

Estadual de Rallye terá largada às 9h na Afonso Pena

0

17/05/2003 09h23 – Atualizado em 17/05/2003 09h23

O Campeonato Estadual de Rallye de Regularidade, o EcoRallye 2003, começa neste sábado com percurso de 250 quilômetros de estradas de terra entre Campo Grande e São Gabriel do Oeste. Há pouco a organização do evento informou que a largada será às 9 horas, na Avenida Afonso Pena, esquina com Bandeirantes, no centro de Campo Grande.

FOFOCA: Conheça os 12 investigadores de O Jogo

0

17/05/2003 09h20 – Atualizado em 17/05/2003 09h20

A Rede Globo anunciou, nesta sexta-feira (16), os doze participantes que vão participar do próximo reality show da emissora, que vai misturar ficção e suspense.

Serão seis investigadores homens e seis mulheres que terão de desvendar um crime na cidade fictícia de Santo Antônio. A atração, que estréia no dia 27 de maio, terá dez episódios e um prêmio de até R$ 250 mil para o vencedor.

Zeca Camargo será o apresentador e comandará as investigações de Elaine, Breno, Marco Antônio, Fernanda, Antônio, Joana, Sidney, Priscila, Tatiana, Rebeca, Henrique e Marcelo.

Elaine é carioca, mas mora em São Paulo, tem 27 anos e atualmente está desempregada.

O mineiro Breno, de 25 anos, é advogado e praticante de jiu-jitsu.

Marco Antonio, 30 anos, também mineiro, é músico. Marco tem doze tatuagens espalhadas pelo corpo e é pai de duas meninas.

Fernanda estuda administração em Goiânia, trabalha em uma loja de roupas e tem 23 anos. A moça acha que vai se dar bem no programa porque conseguiu fazer a polícia localizar bandidos que a mantinham como refém em um seqüestro relâmpago.

Antônio tem 41 anos e se autodenomina o maior especialista em demônio no Brasil, já tendo publicado dois livros sobre o assunto.

Joana, 21 anos, é carioca e estudante de cinema. Em 2001, a jovem foi eleita a musa do verão do Rio.

Sidney, paulista, tem 28 anos e é administrador de empresas e adepto dos esportes radicais. Nos fins de semana, pula de pára-quedas, surfa, pilota karts e aviões.

Priscila, 26 anos, é do Rio de Janeiro e tem um salão de beleza em sociedade com a irmã.

Tatiana tem 30 anos e um nome badalado nas colunas sociais de Belo Horizonte. A jovem organiza festas e eventos.

Rebeca nasceu em Curitiba, viveu em Salvador por muito tempo e, atualmente, mora no Rio. A estudante de Design de Interiores tem 22 anos.

Henrique, 32 anos, é arquiteto bem sucedido em Recife e um apaixonado por surfe.

Marcelo, de 32 anos, é cientista e faz doutorado em Neuroquímica. O carioca acha que pode se dar bem no programa por dominar o método científico.

Fonte : Rádio Grande FM

PM de Dourados prende albergado após tentativa de assalto

0

17/05/2003 09h15 – Atualizado em 17/05/2003 09h15

Uma equipe do 3º Batalhão de Polícia Militar de Dourados prendeu no início da madrugada de hoje, Sérgio Alves Martinez, 27 anos, que estava cumprindo pena por furto e tentativa de estupro, em regime semi-aberto, no albergue de Dourados. Após tentar assaltar a proprietária de uma lanchonete localizada na área centra de Dourados, Reilda Cabral, residente na rua Valdomiro do Amaral, no jardim Londrina.

Segundo informações de Reilda, por volta das duas horas, ela tinha acabado de fechar a lanchonete e estava indo para casa, quando foi abordada por Sérgio que teria lhe agredido, momento em que ela reagiu e de posse de um canivete acertou dois golpes no pescoço do assaltante e por coincidência uma viatura da PM passava pelo local e conseguiu dete-lo.

Sérgio foi encaminhado para o 1º Distrito Policial, onde está sendo autuado em flagrante e em seguida será transferido para o presídio de segurança máxima Harry Amorim Costa.

Policial rodoviário estadual preso por tráficar cocaína

0

17/05/2003 09h09 – Atualizado em 17/05/2003 09h09

A Polícia Civil em Ivinhema prendeu ontem o policial rodoviário estadual que estaria traficando cocaína. Conforme o delegado Messias Furtado de Souza, o policial foi delatado pelo contador José Luiz Franco, 38 anos, preso com 27 gramas de cocaína que estavam em caixas de fósforos presas ás suas roupas. O delegado explicou que no início da tarde de ontem José Luiz delatou o policial, cujo nome divulgado foi apenas Gilmar. Conforme a polícia, ele estava com 300 gramas escondidas dentro de um armário em seu quarto. Os dois foram presos e autuados em flagrante.

Lula diz a Kirchner e que aliança com Argentina é estratégica para o Brasil

0

17/05/2003 09h03 – Atualizado em 17/05/2003 09h03

BRASÍLIA — Em carta de cumprimentos enviada ao presidente eleito da Argentina Néstor Kirchner, divulgada nesta sexta-feira pelo Itamaraty, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ressaltou que a prioridade da política externa brasileira é garantir uma “aliança estratégica com o país vizinho.

Lula observou que tal aliança é fundamental para a integração da América do Sul.

“Terei a honra e a satisfação de levar pessoalmente meus votos e minha expressão de amizade em 25 de maio”, afirma Lula em sua carta a Kirchner.

Kirchner, que garantiu a eleição após a de seu opositor Carlos Menem de não concorrer a novo mandato, assume no dia 25 de maio, substituindo Eduardo Duhalde, que apoiou sua candidatura.

Lula, que recebeu Kirchner em Brasília após sua vitória no primeiro turno, disse ainda em sua carta que desejava que o novo presidente conseguisse “amplo êxito no exercício de seu mandato constitucional”.

(Com informações da Reuters)

Explosões abalam centro de Casablanca e causam dezenas de mortos e feridos

0

17/05/2003 08h53 – Atualizado em 17/05/2003 08h53

RABAT, Marrocos (CNN) — Vários atentados à bomba, realizados quase simultaneamente, abalaram o centro de Casablanca nesta sexta-feira à noite, causando pelo menos 24 mortos e 60 feridos. Pelo menos três dos atentados foram com explosões de carros-bomba.

As explosões ocorreram em meio a alertas de que estavam sendo planejados atentados terroristas em várias partes do mundo, e poucos dias depois de uma série de explosões na Arábia Saudita, responsáveis por 34 mortos, dos quais oito norte-americanos.

Casablanca foi abalada por cinco explosões quase simultâneas por volta das 10 horas, locais, espalhando mortos e feridos nas ruas e levando as autoridades locais a pedir reforço de ambulâncias as cidades vizinhas.

As explosões com carro-bomba visaram o prédio do Consulado da Bélgica, do Hotel Safir e do clube da Aliança Israelita. Uma bomba explodiu na Casa de Espanha, matando dois policiais e um guarda, informou a agência Map, órgão do governo.

De imediato, não houve atribuição aos autores dos atentados, mas se acredita que tenha sido obra da rede terrorista Al Qaeda, que já citara Marrocos como alvo.

Um porta-voz do Ministério do Interior limitou-se a afirmar que a cidade foi vítima do terrorismo que hoje atinge várias partes do mundo. Três suspeitos foram presos.no hotel, pouco depois das explosões.

“A situação está sob controle e o país calmo”, disse um porta-voz do ministério do Interior..

A Espanha se tornou alvo terrorista por seu apoio aos Estados Unidos no ataque militar para depor o regime de Saddam Hussein no Iraque.

Fontes do Conselho das Comunidades Israelitas do Marrocos em Casablanca informaram que um clube noturno freqüentado por judeus foi um dos alvos dos atentados.

O clube, contudo, estava vazio na hora da explosão. “Já estava fechado por causa do Shabbat”, disse.

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.