11.6 C
Três Lagoas
quarta-feira, 24 de junho de 2026
Início Site Página 14135

Alerta redobrado contra terrorismo na Ásia

0

16/05/2003 08h50 – Atualizado em 16/05/2003 08h50

CANBERRA (CNN) — Citando informações de serviços secretos sobre ataques terroristas planejados por militantes islâmicos, os governos da Austrália e da Nova Zelândia estenderam um alerta contra viagens a mais países do sudeste da Ásia.

Os Estados Unidos, por sua vez, revelaram, na quinta-feira, ter recebido informações confiáveis sobre a possibilidade de terroristas voltarem a agir na Arábia Saudita, especificamente em Jidá.

Também está em vigor uma suspensão da Grã-Bretanha a todos os vôos comerciais do país que tenham o Quênia como procedência e destino.

As novas advertências seguem-se a alertas similares que visavam alguns países asiáticos, bem como o Oriente Médio e parte da África, desde os atentados suicidas ocorridos em Riad, capital da Arábia Saudita, na última segunda-feira.

O alerta da Austrália atinge Malásia, Tailândia, Cingapura, Filipinas, Brunei e Timor Leste e aconselha cidadãos que estejam nestes países a ter “cautela extrema”.

Os australianos, segundo o governo, devem evitar circular por manifestações, multidões e locais públicos, como bares e restaurantes comumente freqüentados por estrangeiros.

“Continuamos a receber informações de que elementos terroristas na região estão planejando ataques”, explicou o Departamento de Assuntos Estrangeiros da Austrália.

Já a Nova Zelândia disse que, embora não possa citar alvos ou datas específicas, as ameaças estão sendo encaradas como “reais”.

“Em virtude dos recentes atentados com bombas na Arábia Saudita, existe uma preocupação de que ataques similares possam ser perpetrados no sudeste da Ásia pelo Jemaah Islamiyah, que é conhecido por seus vínculos com a Al Qaeda e outras organizações extremistas”, declarou o ministro do Exterior neozelandês, Phil Goff.

O primeiro-ministro da Tailândia, Thaksin Shinawatra, reagiu com irritação aos novos alertas e negou que seu país seja um alvo em potencial para ataques.

“A própria Austrália é um alvo”, disse. “Eu alertaria os tailandeses que visitam a Austrália para que tenham cuidado, pois aquele país também é um alvo. Eles devem viajar apenas a cidades seguras”.

As advertências relacionadas a ações terroristas representam um novo golpe para a combalida indústria do turismo no sudeste asiático, já castigada pelo impacto da Sars, da guerra no Iraque e das explosões de outubro passado em Bali.

EUA: Jidá na mira

Na quinta-feira, o Departamento de Estado dos Estados Unidos informou ter recebido um relato sobre um possível ataque terrorista que visaria, “em um futuro próximo” um bairro habitado por norte-americanos e outros estrangeiros em Jidá, na Arábia Saudita.

“Embora não possamos nos certificar sobre a credibilidade da ameaça, esta informação está, devido aos acontecimentos recentes, sendo compartilhada com a comunidade norte-americana”, informou o governo de Washington.

A ameaça, segundo o Departamento de Estado, citou nominalmente o bairro de Al Hamra, onde residem alguns funcionários do consulado norte-americano e suas famílias.

Como conseqüência do alerta, todos os diplomatas e seus parentes foram transferidos para outras áreas de Jidá.

“Os cidadãos norte-americanos estão sendo incentivados a manter um nível alto de vigilância e a adotar medidas necessárias para aumentar sua segurança”, acrescentou.

No começo desta semana, pelo menos 34 pessoas morreram, incluindo oito norte-americanos, em três atentados simultâneos contra prédios que abrigavam estrangeiros em Riad.

Após os ataques, o Departamento de Estado determinou que todo o pessoal não-essencial a serviço dos Estados Unidos deixasse a Arábia Saudita.

Um alto funcionário do Departamento de Estado contou à CNN que a ameaça contra o bairro de Jidá partiu de um telefonema, mas não foi ainda “corroborada”.

Outros funcionários disseram que os Estados Unidos permanecem preocupados com o potencial para ataques terroristas no leste da África, no Iêmen, na Malásia e nas Filipinas.

Ministro da Agricultura confirma visita à 39ª Expoagro

0

16/05/2003 08h43 – Atualizado em 16/05/2003 08h43

O ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, confirmou ao deputado Geraldo Resende (PPS) que vai prestigiar a solenidade de abertura oficial da 39ª Expoagro e 4ª Expdinâomica, no próximo dia 24, às 17 horas. O parlamentar manteve ontem uma audiência com o ministro, onde discutiu vários assuntos relacionados à agricultura brasileira e de Mato Grosso do Sul, quando entregou ofício do presidente do Sindicato Rural, Gino José Ferreira, reiterando convite que já havia sido feito pela entidade.

Roberto Rodrigues aproveitou a audiência para transmitir, ao deputado Geraldo Resende, um elogio à bancada do PPS pelo posicionamento da mesma nas discussões e votações de matéria relacionada aos transgênicos. “A posição dessa bancada foi imprescindível para a aprovação da a alteração da MP dos transgênicos e conseqüente aprovação do projeto de conversão sobre a comercialização da soja transgênica produzida no Brasil”, disse o ministro.

Essa semana, Geraldo Resende fez uma visita ao Sindicato Rural de Dourados, onde conheceu os preparativos para a 39.ª Expoagro e 4.ª Expodinâmica, e se colocou à disposição da entidade para encaminhar os pleitos da classe na Câmara Federal. “Temos compromisso com o setor produtivo rural e entendemos que a agricultura familiar e a produção em grande escala podem se conviver pacificamente”, disse o parlamentar.

Políticas públicas para índios são debatidas em encontro

0

16/05/2003 08h41 – Atualizado em 16/05/2003 08h41

Discutir e elaborar ações de políticas públicas para a população indígena do Mato Grosso do Sul são os objetivos do 1º Seminário de Políticas Públicas para as Populações Indígenas, que começa hoje em Dourados.

Para o secretário municipal de Governo, Wilson Biasotto, o sucesso das ações na Reserva Indígena depende do envolvimento de todas as secretarias, com projetos de implementação conjunta.

O seminário será realizado na Escola Municipal Tengatuí Marangatu, na aldeia Jaguapiru, a partir das 8h, prosseguindo à tarde com apresentações culturais, divisão em grupos temáticos, exposição dos grupos e eleição dos delegados índios.

Amanhã, o evento continua no Caic, também a partir das 8 horas, com palestra, divisão em grupos para elaboração das propostas às ações da Prefeitura e apresentações culturais.

Motociclista morre ao bater em caminhão parado na MS-157

0

16/05/2003 08h38 – Atualizado em 16/05/2003 08h38

Um motociclista morreu no final da madrugada de hoje ao colidir com um caminhão na MS-157, entre Dourados e Itaporã. O caminhão estava parado sobre a pista, informou o site Dourados News.

O nome do motociclista não foi divulgado. Acidentes no trecho são freqüentes, são cerca de 17 quilômetros ligando as cidades. Na semana passada duas pessoas morreram na mesma região.

Acidente entre moto e caminhão fere dois no Aero Rancho

0

16/05/2003 08h35 – Atualizado em 16/05/2003 08h35

Firmo Roger, de 28 anos, e Sidney Roger, 23, se feriram nesta quinta-feira, em acidente na avenida Marechal Deodoro, próximo ao Terminal Aero Rancho, em Campo Grande. Eles estavam na moto de placa HRX5889, que colidiu com o caminhão de placas AZX0714, conduzido por Adriano Barbosa Nogueira. Firmo sofreu trauma de abdômen, fratura de costelas e escoriações generalizadas. Sidney teve fratura no braço direito e escoriações pelo corpo. Adriano não se feriu. A vítimas foram encaminhados para Santa Casa.

Criança tem queimadura de 2º grau ao brincar com álcool

0

16/05/2003 08h34 – Atualizado em 16/05/2003 08h34

José Henrique Silva Rocha, de 4 anos, teve queimaduras de primeiro e segundo graus no rosto, olhos e vias áreas superiores ao brincar com álcool, nesta quinta-feira. A criança, que reside na Vila Nogueira, em Campo Grande, foi levada para a Santa Casa.

Zeca lança esta manhã Governo Itinerante em Jardim

0

16/05/2003 08h32 – Atualizado em 16/05/2003 08h32

O governador do Mato Grosso do Sul, Zeca do PT, abre esta manhã, na UEMS (Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul) em Jardim, mais uma edição do Governo Itinerante. Às 9h30, começam as audiências com prefeitos, vereadores, representantes de entidades patronais e laborais e representantes da sociedade civil organizada.

Dando continuidade a agenda de compromissos pelo interior, Zeca viaja a Caracol, onde almoça com o prefeito Chico Maia (PT) e autoridades locais, no Clube do Laço, às 12h. Logo depois, o governador vistoria as obras de pavimentação asfáltica da MS-384. A estrada vai ligar Porto Murtinho (entroncamento da BR-267), Caracol, Bela Vista e Antônio João.

Homem assalta posto de combustível e foge a pé

0

16/05/2003 08h31 – Atualizado em 16/05/2003 08h31

A Polícia Militar registrou na noite de ontem, às 21h, o assalto ao posto Petrorádio, na rua Spipe Calarge, perto do Rádio Clube Campo. Conforme a PM, um homem a pé e armado aproximou-se do frentista para pedir informação, quando anunciou assalto e levou a quantia de R$ 400.

Erakat renuncia ao posto de principal negociador palestino

0

16/05/2003 08h28 – Atualizado em 16/05/2003 08h28

JERUSALÉM (CNN) — O ministro Saeb Erakat renunciou ao posto de principal negociador da Autoridade Palestina, informaram fontes oficiais nesta sexta-feira, acrescentando que os motivos para a decisão ainda são desconhecidos.

A renúncia de Erakat, que manterá sua cadeira no Conselho Palestino como representante da cidade de Jericó, será efetivada dentro de uma semana.

Erakat comunicou sua decisão em carta ao presidente da Autoridade Palestina, Yasser Arafat, e ao primeiro-ministro Mahmoud Abbas.

Um dos aliados mais leais de Arafat, Erakat não se pronunciou publicamente sobre o assunto.

No passado, Erakat comentou o quanto sua posição de negociador palestino prejudicava sua vida em família.

Entretanto, o jornal israelense Hadocument.write Chr(39)aretz, citando autoridades palestinas, informou que Erakat estava insatisfeito com os rumos dos contatos diplomáticos com o Estado judeu.

Além disso, Erakat teria ficado bastante irritado com a decisão de Abbas de não incluí-lo na delegação que se encontrará com o primeiro-ministro de Israel, Ariel Sharon, neste sábado à noite.

Ao mesmo tempo, o ministro da Segurança, Mohammed Dahlan, e o presidente do Conselho Palestino, Abu Ala, foram convidados a integrar a comitiva do premier palestino.

O encontro de Sharon e Abbas será a primeira reunião de cúpula palestino-israelense nos últimos dois anos e meio.

Embaixador acusa EUA de manter campanha para denegrir a França

0

16/05/2003 08h17 – Atualizado em 16/05/2003 08h17

O embaixador francês em Washington, Jean-David Levitte, escreveu uma carta ao presidente George W. Bush, queixando-se do que afirmou ser uma campanha deliberada do governo norte-americano para denegrir seu país.

Por conta desta campanha, segundo Levitte, a equipe de Bush repetidamente vazou informações falsas à imprensa, denunciando uma cumplicidade entre a França e o regime de Saddam Hussein.

“Gostaria de chamar a sua atenção para a natureza problemática e verdadeiramente inaceitável desta campanha de desinformação destinada a macular a imagem francesa e a enganar o público”, diz Levitte em sua carta.

O embaixador incluiu, em sua mensagem, um resumo de oito reportagens que, em sua opinião, refletem a campanha difamatória promovida pelos Estados Unidos. Algumas destas matérias, veiculadas tanto na televisão como em jornais, citavam “fontes da inteligência norte-americana”.

“A imagem da França poderia ser gravemente danificada por estas acusações falsas”, disse Levitte em entrevista à CNN.

O governo de Bush não escondeu sua profunda irritação com a consistente oposição da França – e também de Alemanha, Rússia e China – à sua tentativa de conquistar apoio do Conselho de Segurança das Nações Unidas para uma resolução que autorizasse uma ação militar contra o Iraque.

Funcionários da Casa Branca rejeitaram as alegações de Levitte. A carta do embaixador será entregue também ao Congresso norte-americano.

“Há muitas coisas de que não gostamos e não temos pudor em demonstrar”, comentou um assessor ligado a questões de segurança nacional. “Mas não existe uma campanha contra os franceses”.

Um outro funcionário classificou como “ridícula” a sugestão de que Washington procurou deliberadamente macular a imagem da França e referiu-se às queixas como “uma sensação de ressentimento” de alguns franceses.

Mas não foi só Levitte quem reclamou da postura norte-americana.

“Não podemos aceitar o fato de sermos acusados repetidamente de histórias que tiveram o governo como fonte e de coisas que não fizemos”, disse, irritado, um diplomata francês. “Quem fez isso? E com que propósito?”.

Um outro diplomata desabafou: “Nosso objetivo não é apontar o dedo para os outros. Só queremos que isso pare”.

Uma das reportagens citadas na carta de Levitte foi um artigo do jornal The Washington Times, o qual sugeria que fontes da inteligência norte-americana haviam recebido informações de que autoridades francesas na Síria estavam ajudando líderes iraquianos a fugir dos militares da coalizão.

Para tal, segundo o jornal, essas autoridades estavam emitindo passaportes franceses para os iraquianos em fuga.

Uma outra reportagem, do The New York Times, alegou que, em 1998, França e Alemanha forneceram ao Iraque equipamentos de precisão, usados na detonação de bombas nucleares.

A embaixada francesa em Washington respondeu com uma carta, negando que o país tivesse feito tal transação. A mensagem foi publicada na coluna “Cartas ao Editor”.

Por sua vez, o The Washington Post publicou uma reportagem, intitulada “Quatro Países que se Acredita tenham Vírus da Varíola”, dizendo que França, Rússia, Iraque e Coréia do Norte possuíam cepas da doença.

Tal informação, segundo o jornal, também havia sido fornecida por “uma fonte da inteligência norte-americana”. Diante das queixas da embaixada francesa, o Post retratou-se e afirmou que o estoque daquele país encontrava-se dentro do permitido pela Organização Mundial de Saúde.

Outras reportagens citadas por Levitte na carta e que seriam falsas diziam respeito a supostos envios de componentes de mísseis para o Iraque, bem como aviões, blindados e radares.

Lucro da Petrobras sobe 540% no primeiro trimestre

0

16/05/2003 08h09 – Atualizado em 16/05/2003 08h09

RIO DE JANEIRO — A Petrobras registrou, no primeiro trimestre deste ano, um lucro 540 por cento maior do que o obtido no mesmo período de 2002. As informações constam em um relatório divulgado pela estatal brasileira nesta quinta-feira.

O lucro líquido da companhia situou-se em R$ 5,545 bilhões no primeiro trimestre. De janeiro a abril do ano passado, o lucro havia sido de R$ 866 milhões.

Além disso, a Petrobras teve um forte aumento em sua receita líquida no primeiro trimestre – 118 por cento -, somando R$ 24,5 bilhões.

Nos três primeiros meses de 2002, a receita ficara em R$ 11,239 bilhões.

A Petrobras atribuiu o forte crescimento dos resultados no primeiro trimestre à, principalmente, depreciação do dólar frente ao real no período.

Por outro lado, a dívida líquida da Petrobras atingiu R$ 34,926 bilhões nos três primeiros meses do ano. O resultado significa um recuo de 9,3 por cento em relação ao montante do último trimestre de 2002.

O balanço do primeiro trimestre foi divulgado apenas um dia após a Petrobras ter captado US$ 550 milhões em bônus no mercado internacional.

Também na quarta-feira, a Petrobras foi incluída pelo Ministério da Previdência Social na lista dos maiores devedores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Boca Juniors elimina o Paysandu da Copa Libertadores

0

16/05/2003 08h05 – Atualizado em 16/05/2003 08h05

BELÉM, Brasil — O Boca Juniors, da Argentina, derrotou o brasileiro Paysandu por 4-2, nesta quinta-feira, no estádio do Mangueirão, em Belém, estado do Pará, e se classificou para as quartas-de-final da Copa Libertadores da América 2003.

O atacante Guillermo Barros Schelotto foi o destaque do encontro ao marcar três gols para o Boca Juniors, que havia perdido a partida de ida por 1-0, há duas semanas, em Buenos Aires.

Schelotto abriu o placar aos 14 minutos de jogo, em um resultado que levaria a decisão para os pênaltis.

Já no segundo tempo, aos sete minutos, Lecheva conseguiu empatar para o Paysandu, reacendendo as esperanças dos torcedores que lotaram o Mangueirão.

Mas, cinco minutos depois, Marcelo Delgado voltou a colocar o Boca na frente, e Schelotto garantiu a vitória do time argentino com um gol aos 22 minutos e outros aos 25.

E, aos 41 minutos, Nicolás Burdisso marcou, contra, o segundo gol do Paysandu, que terminou a partida com nove jogadores pelas expulsões de Wellington e Sandro.

O adversário do Boca nas quartas-de-final será o Cobreloa, do Chile, que venceu sua série contra o Pumas, do México.

Com a eliminação do Paysandu e do Corinthians, na véspera, o Brasil conta agora com dois representantes nas quartas-de-final da Libertadores: o Santos e o Grêmio.

O próximo adversário do Santos será o Cruz Azul, do México, e o Grêmio jogará contra o colombiano Independiente Medellin.

Equipes:

PAYSANDU: Ronaldo, Wellington, Gino, Jorginho, Luis Fernando (Jobson), Sandro, Bruno, Wélber (Balão), Lecheva, Iarley e Vandick.

BOCA JUNIORS: Roberto Abbondanzieri, Rolando Schiavi, Nicolás Burdisso, Diego Crosa, Pablo Jerés, Alfredo Cascini, Sebastián Battaglia, Diego Cagna (Gustavo Pinto), Marcelo Delgado (Matías Donnet), Carlos Tévez e Guillermo Barros Schelotto.

(Com informações da Associated Press)

Um espetáculo celestial: eclipse lunar emociona milhões

0

16/05/2003 08h02 – Atualizado em 16/05/2003 08h02

Alguns puderam apreciá-lo por mais de três horas; outros, por apenas 53 minutos. Mas, para todos que viram o fenômeno no final da noite desta quinta-feira, o eclipse lunar reservou um espetáculo celestial inesquecível e emocionante.

Na América do Norte, este foi o primeiro eclipse lunar em três anos. Apesar do horário tardio, muitas crianças fizeram questão de ficar acordadas para ver a Terra projetando sua sombra na Lua cheia.

Em Los Angeles, uma menina estranhou o formato do eclipse, que ganhou tons misteriosos devido à densa neblina que cobria a cidade californiana.

“Parece uma nuvem cor-de-rosa”, exclamou.

No Hemisfério Norte, a Lua não ficou totalmente escurecida. Alguns raios indiretos do Sol ainda atingiram o satélite, após cruzarem a atmosfera terrestre.

Uma vez que a atmosfera filtrou a luz azul, os raios indiretos pintaram a Lua de vermelho e laranja.

Onde as condições climáticas permitiram, o fenômeno foi observado em todo o continente americano, bem como no oeste da Europa e em partes da África.

Ao contrário dos eclipses solares, os espectadores não precisaram usar proteção para os olhos. E mesmo quem não dispunha de lunetas ou telescópios, pôde ver a olho nu todo o esplendor do fenômeno.

No Brasil, o eclipse começou às 22:05 (hora local) e apenas duas horas e oito minutos depois a Lua foi totalmente coberta pela sombra do Sol.

Quem perdeu a chance desta quinta-feira, poderá ver novamente um eclipse lunar em 8 de novembro próximo.

(Com informações da Associated Press)

Motorista preso com contrabando de 3 mil garrafas de bebidas

0

16/05/2003 07h55 – Atualizado em 16/05/2003 07h55

O motorista Clóvis Melandia de Rocha, de 41 anos, foi preso ontem na BR-163, perto de Campo Grande. Ele conduzia um caminhão carregado de 3 mil garrafas de bebidas alcoólicas, sem nota fiscal. A Polícia Rodoviária Federal encaminhou o caso para a Delegacia de Roubos e Furtos da Capital por suspeitar que a carga era roubada.

PSDB perde Rubens da São Luiz

0

15/05/2003 18h42 – Atualizado em 15/05/2003 18h42

O empresário Rubens Miranda Mello, diretor do Grupo São Luiz, e membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico, o denominado “Conselho de Notáveis” oficializou seu pedido de desfiliação do PSDB, nesta quarta-feira.

Alegando “razões estritamente particulares”, o empresário elogiou “a postura ética”, assumida pelo presidente do diretório local, advogado Cristovam Lajes Canela.

Por sua vez, o presidente do diretório do PSDB, ao comentar a desfiliação do empresário, assim se manifestou: “Lamentamos. Rubens é uma pessoa que tem o respeito e a admiração de grande parte da população de Três Lagoas. Ele aqui investiu e aqui cresceu como empresário. Esta foi uma perda que lamentamos profundamente”.

Ao anunciar a saída do PSDB, em entrevista exclusiva ao Diário MS, sucursal de Três Lagoas, o empresário informou que sua desfiliação não significa “abandono da política e da preocupação que tenho por esta nossa terra de Três Lagoas. Estou sempre à disposição para participar, incentivar e prestigiar toda e qualquer iniciativa que traga melhorias para a qualidade de vida de nossa comunidade”, frisou Rubens.

Projetos políticos continuam

“Meus projetos políticos continuam de pé e continuo colocando meu nome à disposição de quem apresentar um projeto que melhor sintonize com minhas idéias e meus sonhos”, confessou o empresário.

Questionado se já havia optado por alguma nova sigla partidária, Rubens assegurou que não: “Meu nome continua à disposição, mas também não tenho pretensões de entrar em um novo partido, já com pretensões definidas”.

Quanto à sua presença no Conselho de Notáveis, Rubens, de modo tranqüilo, manifestou o seguinte: “apesar de na época, ser filiado do PSDB, que é oposição ao Governador, recebi o convite honroso do Zeca do PT, através do deputado Akira Otsubo (PTB). Mesmo não havendo bandeira política partidária entre os membros do conselho, minha postura será estar apoiando os projetos de desenvolvimento do governador”.

Foi preso quando tentava furtar sapato em supermercado

0

15/05/2003 18h33 – Atualizado em 15/05/2003 18h33

Adilson dos Santos Fernandes, de 27 anos de idade, residente em Campo Grande, foi preso em Três Lagoas, quando tentava sair de um supermercado sem pagar um par de sapatos.

O caso aconteceu por volta do meio dia desta quarta-feira, quando Fernandes se dirigiu ao magazine do supermercado e escolheu um par de sapatos de seu gosto. Com o par de sapatos nos pés, ele pediu para a funcionária do setor guardar os sapatos velhos na caixa, porque iria ficar com os novos já nos pés.

Desconfiada perante tal procedimento, a funcionária avisou a equipe de segurança do supermercado para que ficasse atenta aos procedimentos do estranho indivíduo.

Antes de chegar ao caixa, Fernandes perguntou onde existia um telefone público para efetuar uma ligação. Ao ser-lhe indicado o telefone, ele caminhou em sentido inverso, iniciando a tentativa de fuga.

Chamada a Polícia Militar, Fernandes foi levado ao 1ºDP, aonde foi autuado em flagrante. Nas interrogações iniciais ele informou que cumpria pena na Colônia Agrícola em Campo Grande, mas estava ausente para tratamento de saúde.

Polícia investiga morte de homem encontrado dentro de um poço

0

15/05/2003 18h32 – Atualizado em 15/05/2003 18h32

O delegado titular do 1ºDP de Três Lagoas, Carlos Roberto Giacomelli, instaurou inquérito policial para averiguar os fatos que culminaram com a morte de Domingos Garcia Pereira, de 45 anos de idade.

O corpo dele foi encontrado na manhã de ontem, dentro de um poço, de 8,50m de profundidade, no sítio Nossa Senhora Aparecida, nas proximidades do Balneário Municipal.

Os exames de necrópsia acusaram que Pereira, que era funcionário do sítio, de propriedade de Portolano Correia Tomas, apresentava profundos cortes na cabeça.

Existem suspeitas de homicídio doloso. Por esse motivo, agentes de polícia do 1ºDP iniciaram as investigações.

Creche da Vila Haro supera expectativas de atendimento

0

15/05/2003 18h31 – Atualizado em 15/05/2003 18h31

Procurando adequar-se à filosofia aplicada desde o ano de 1997 pela administração Issam Fares, que é a de levar à comunidade infantil treslagoense melhores condições e cuidados em seus Centros de Educação Infantil – CEI (antigas creches), a unidade recentemente implantada na Vila Haro, com pouco mais de 2 semanas de funcionamento, já começa a dar retorno pedagógico e operacional em sua rotina do dia-a-dia. A creche “Massumi Otsubo”, que sob a coordenação de Dalva Aparecida Catanante supera a expectativa inicial de público e já conta com 55 crianças regularmente matriculadas, transformando-se num importante apoio àquelas famílias onde os pais, as mães e responsáveis trabalham em tempo integral.

De acordo com a coordenadora, o Centro atende crianças de 0 a 3 anos de idade – nascidos à partir de janeiro de 2000, recebendo cuidados próprios desta faixa etária, com atendimento alimentar que inclui café da manhã ou mamadeira, almoço, lanche, banho e jantar, além das atividades previstas pela Gerência Municipal de Educação.

Segundo Dalva, a alimentação é o ponto alto do atendimento: “Todos comem muito bem. A alimentação é muito boa e a maioria das mães dizem que quando as crianças voltam da creche não querem realmente comer mais nada, porque estão satisfeitas de verdade. Raras são as que ainda jantam em casa”, afirmou.

ESTRUTURA

A unidade conta atualmente com três salas, berçário, maternal 1 e maternal 2, completamente lotadas, existindo inclusive uma lista de espera para futuras matrículas, pois a rotatividade na periferia é grande e as vagas são disputadas. A equipe de servidores é formada por duas recreadoras, três professoras, lavadeira, cozinheira e uma auxiliar para limpeza, bem como aguarda-se para a próxima semana, a chegada de mais recreadoras para melhorar o atendimento rotineiro.

Recentemente o CEI da Vila Haro recebeu por ocasião da abertura de pré-escola na unidade do bairro Guanabara, as crianças do berçário daquele local. “Nós estamos com diversas atividades, não apenas de alimentação e cuidados, mas também a recreação e o estímulo à fala, incentivo ao reconhecimento das cores, figuras e formas, números, linguagem das mãos e a linguagem codificada, que estamos gradativamente introduzindo, pois elas estão ainda em fase de adaptação, para que não tenham aquele impacto de sair do colo da mãe e ir direto para dentro de uma sala de aula”, informou a coordenadora, salientando ainda ser necessária muita cautela para uma boa adaptação e para que o desenvolvimento pedagógico aconteça com mais tranqüilidade.

Gerência de Saúde prioriza a prevenção nos PSF

0

15/05/2003 18h24 – Atualizado em 15/05/2003 18h24

A Prefeitura de Três Lagoas, através de sua Gerência Municipal de Saúde, tem procurado priorizar ações consideradas preventivas junto à comunidade local, principalmente após a implantação do Programa de Saúde da Família (PSF), instituído durante a atual administração. Dentro dessa ótica e sendo o município o primeiro do Estado a contar com esses trabalhos em uma unidade de saúde, o Posto localizado na Vila Haro é um bom exemplo das vantagens do Programa.

Atendendo a mais de 8 mil pessoas, distribuídas entre 2.192 famílias em sua região, o posto possui duas equipes chamadas de PSF 3. Cada equipe é formada por uma coordenadora – um médico, enfermeira padrão de nível superior, dois auxiliares de enfermagem, sete agentes comunitários de saúde e um funcionário administrativo. Com respeito aos agentes, cada um é responsável por uma micro-área e realiza visitas periódicas às famílias cadastradas, quando é feito um acompanhamento sistemático das condições de saúde de cada pessoa, condições de higiene de suas moradias e inserção, se necessário, em programas oferecidos pela municipalidade.

O cronograma de trabalho no PSF da Vila Haro é prioritariamente executado da seguinte forma: no período da manhã ocorre o atendimento ambulatorial e consultas por parte do clínico geral, coleta de sangue e exames preventivos, enquanto que no período da tarde, as prioridade são as visitas para aqueles pacientes (em sua maioria acamados) que não podem se locomover até o posto .Um verdadeiro atendimento de “médico da família”, bastante comum décadas atrás. O posto inicia seu atendimento às 6:00 horas da manhã, quando são marcadas as consultas que acontecem, invariavelmente no mesmo dia. Durante todo dia também são executados procedimentos normais de uma unidade básica de saúde como curativos e vacinação.

CARINHO E DEDICAÇÃO

A filosofia defendida no atendimento preventivo, onde a ação dos Agentes Comunitários de Saúde é bastante importante, evitando que as doenças se instalem, a partir de orientação, aconselhamento com normas básicas de saúde, noções de limpeza e higiene, além de muitas outras para as quais os componentes das equipes estão preparados.

Dentro deste serviço ainda encontra-se o acompanhamento junto às famílias da validade de vacinas, integração das mesmas em programas de saúde oferecidos pelo município como prevenção e tratamento de Hanseníase, saúde mental, gestantes, diabetes e hipertensão.

A equipe PSF 2 atende a 1.050 famílias cadastradas nos bairros Santos Dumont, Santa Teresinha, Flamboyant, Maristela e arredores, enquanto que o PSF 3 cuida dos bairros localizados das imediações da Gráfica Rimolli até a saída para Campo Grande, como Vila Haro, Jardim Eunice, Jardim Guaporé, Vila Verde e região, num total de 1.142 famílias. Segundo a coordenadora do PSF 3 Neide Hiroko Yuki, “é sempre a importante a colaboração da comunidade em receber sempre bem aos agentes e que prestem bastante atenção nas orientações que são repassadas para cada família”, comentou. A coordenadora revela ainda que embora a jornada de trabalho seja de 8 horas, os servidores em não encontrando pessoas em casa retornam em horários não usuais como à noite e durante o almoço, bem como durante o final de semana.

Índice de adesão à greve aumenta em Três Lagoas

0

15/05/2003 18h24 – Atualizado em 15/05/2003 18h24

O índice de adesão à greve dos professores da rede estadual de ensino aumentou em Três Lagoas. Segundo levantamento do Sinted, na manhã de ontem, o índice geral de adesões atingiu 84,11%. Nas seis das maiores escolas estaduais do município, a adesão à greve seria de 100%, segundo a diretoria do Sinted.

Em reunião com um grupo de vereadores, na sede do sindicato, os professores manifestaram a vontade de oficializar o pedido de afastamento de Ronaldo Franco da mesa de negociações. Segundo os professores, ele está “sendo duro, sarcástico e irônico”, ao tratar sobre a questão da greve.

Além do presidente da Câmara, vereador Valdomiro Aguirre (PTB), participaram da reunião os seguintes vereadores: Gilmar Garcia Tosta (PT), Márcia Moura de Paula (PMDB), José Fernando Machado (PDT) e Walter Augusto Martinho (PMDB).

Na ocasião, Aguirre quis tomar conhecimento dos últimos dados sobre o índice de adesão à greve dos professores, não só de Três Lagoas, mas da região do Bolsão e das principais cidades do Estado.

Segundo os vereadores, a Moção de Apoio, aprovada por unanimidade na última sessão do Legislativo, será pessoalmente entregue ao governador Zeca do PT, ao senador Delcídio do Amaral, aos deputados Jerson Domingos e Akira Otsubo, ambos do PTB.

O vereador Gilmar prontificou-se a entregar também ao governador o posicionamento dos professores de Três Lagoas, quanto à linguagem usada por Franco, na mesa de negociações.

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.