11.6 C
Três Lagoas
quarta-feira, 24 de junho de 2026
Início Site Página 14136

Frigorífico é maior devedor do INSS em MS: R$ 24 milhões

0

15/05/2003 16h56 – Atualizado em 15/05/2003 16h56

O maior devedor do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) no Estado é o frigorífico Eldorado, que deve R$ 24,7 milhões, em segundo lugar está a Tranpostadora Transantos, com dívida de R$ 24,6 milhões, terceiro a Agro Industrial Santa Helena, usina de álcool, que deve R$ 24,1 milhões, quarto é o Frigorífico Naviraí (dívida de R$ 16,5 milhões) e o quinto a empresa Pantanal Linhas Aéreas, cujo montante devido é de R$ 15,8 milhões.

A lista dos maiores devedores inclui várias usinas e frigoríficos, prefeituras, como a de Paranaíba, que deve R$ 5,4 milhões, a de Jardim, com dívida de R$ 4,4 milhões e até hospitais, como é o caso da Santa Casa de Misecórdia de Paranaíba. Ao todo, a listagem tem 382 devedores de Mato Grosso do Sul.

Tetila e vereadores visitam centro de saúde reformado

0

15/05/2003 16h47 – Atualizado em 15/05/2003 16h47

Tetila e vereadores visitam o posto de saúde do jardim Maracanã

O prefeito Laerte Tetila acompanhado por vereadores visitou na manhã de hoje, o Posto de Saúde “Dr. Motohide Hiraishi”, do Jardim Maracanã, onde, em convênio com o Governo do Estado, a Prefeitura realizou serviços de reforma como a recuperação do sistema elétrico, hidráulico, pintura interna e externa, ao custo de R$ 18.234,00.

O Posto foi inaugurado há quase sete anos e nunca havia passado por manutenção. O superintendente de Urbanismo e Obras da Secretaria de Infra-Estrutura, Jorge Torraca, disse que o prédio, de aproximadamente 450 m2 de área construída, estava em estado precário porque a rua que passa em frente só foi pavimentada recentemente. “Um grande problema era a poeira que se acumulou”, comentou.

Naquele local encontram-se instalados três Programas Saúde da Família (PSF), atendendo aproximadamente três mil famílias. Uma das coordenadoras, Márcia Lopes, que recepcionou as autoridades, comentou que os problemas mais comuns registrados naquela parte da cidade são as doenças infecto-contagiosas e as crônicas degenerativas. A maior incidência é a hipertensão entre a população idosa.

O centro atende bairros populosos como o Maracanã, Jardim Caimã, Santa Maria, Jardim Leste, Canaã 1, entre outros adjacentes. Além do PSF, no local são feitas em torno de 120 consultas médicas por dia, além de uma infinidade de procedimentos que incluem curativos, inalações, encaminhamentos para exames e para especialistas no Hospital Universitário.

O prefeito e a comitiva visitaram as instalações e conversaram com os funcionários e as pessoas que aguardavam atendimento. Graças ao convênio com o Estado, contando com contrapartida da Prefeitura, 12 centros de saúde estão sendo beneficiados com obras de reforma ou ampliação. Restam ainda concluir os serviços, segundo o superintendente, no Izidro Pedroso, Cachoeirinha e Vila São Pedro. Ao todo, estão sendo investidos cerca de R$ 450 mil.

Os vereadores que acompanharam o prefeito foram o presidente da Câmara, José Carlos Cimatti (PFL) que chegou logo no final juntamente com Luiz Akira (PPS), Elecir Ribeiro Arce (PT), Margarida Gaigher (PT, líder do prefeito na Câmara) e José Silvestre (PPS).

Alex do PT defende redução na passagem de ônibus

0

15/05/2003 16h45 – Atualizado em 15/05/2003 16h45

O vereador Alex do PT pretende encaminhar Agência Municipal de Transporte e Trânsito da Capital (Agetran) e à Comissão de Transporte e Trânsito da Câmara de Vereadores solicitação de redução no preço da tarifa do transporte coletivo em Campo Grande. Ele argumenta que com a redução no preço do óleo diesel entre 8% e 9%, o preço da passagem também pode diminuir.

Ele argumenta que tal situação já ocorreu em algumas cidades, como Curitiba (PR). “Sempre que observamos um aumento no valor da tarifa, usa-se como argumento o aumento no preço do diesel. Por que não pode ocorrer o contrário”, questiona Alex.

Plenária sobre energia acontece amanhã em Dourados

0

15/05/2003 16h42 – Atualizado em 15/05/2003 16h42

Com o propósito de levar o debate sobre o reajuste da energia em Mato Grosso do Sul para o interior, o deputado estadual Semy Ferraz (PT) realiza a segunda Plenária Popular da Energia em Dourados, nesta sexta-feira, 16 de maio, às 17 horas. O evento acontece no auditório da ACID (Associação Comercial e Industrial de Dourados), e contará com a presença do presidente da instituição, Luiz Zarpelon. Também foram convidados o prefeito municipal, Laerte Tetila, o deputado federal João Grandão (PT) e os vereadores locais.

Semy estará representando o Fórum Permanente Contra o Reajuste da Energia, que vem atuando política e juridicamente para revogar o reajuste de 42,26% na tarifa, sendo que 32,59 já foram aplicados a partir de 8 de abril. O objetivo da plenária é explicar aos consumidores os componentes da conta de energia, como a taxa de iluminação pública e o seguro apagão. Além disso, o deputado vai relatar o histórico da mobilização contra o abuso imposto ao consumidor sul-mato-grossense pela empresa de energia do Estado, com a autorização da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

Segundo o deputado, as reuniões visam mobilizar a comunidade para que ela se organize e lute por seus direitos enquanto consumidores. “Acreditamos que ações como esta estimulam o surgimento de uma organização das comunidades. Afinal, quando a comunidade se organiza, o consumidor é respeitado”, afirma. Além disso, ele espera que cada morador seja um multiplicador e leve o debate para seu local de trabalho, escola, casa ou igreja.

A primeira Plenária Popular da Energia reuniu mais de 150 pessoas num bairro de Campo Grande, no último dia 8. Na ocasião, a líder comunitária da vila Nasser, Terezinha Gonçalves, indignada com as ações da empresa de energia, relatou que o aumento provocou uma enxurrada de reclamações por parte dos moradores. “Afinal, decidiram aumentar sem perguntar à população se ela pode arcar, numa atitude ditatorial, em que ninguém respondeu por nós”, lamentou. Ela também contou que os moradores constataram que a comunidade vila Nasser, com apenas 400 quadras, está com 257 postes de iluminação pública sem lâmpadas.

Moradores do Núcleo Industrial protestam contra presídio

0

15/05/2003 16h41 – Atualizado em 15/05/2003 16h41

Temendo a construção de um presídio federal em sua região, moradores de cinco comunidades do Núcleo Industrial estão neste momento na Câmara dos Vereadores de Campo Grande para tentar conseguir apoio dos parlamentares. “Queremos indústria, não um presídio”, afirmou a representante dos moradores, Vera Lúcia Maria Silva Souza, que mora há 20 anos na região. Ela afirmou que o local é calmo e deve ser bastante prejudicado, e se for construída a prisão, ficará desvalorizado. “Já tem gente falando em mudar de lá e isso vai trazer medo para as famílias porque serão bandidos muito perigosos que estarão no local”, explicou. Os moradores ainda não conseguiram falar com os vereadores, mas devem ficar no local até serem recebidos.

Governo amplia ações para reduzir custeio da máquina

0

15/05/2003 16h38 – Atualizado em 15/05/2003 16h38

A adoção de contratos corporativos em vez de contratos por órgão público e redução de gastos com ligações para celulares e combustíveis estão entre as medidas que o governo do Estado elaborou para reduzir as despesas com o custeio da máquina pública. O lançamento do Plano de Redução dos Gastos com Custeio da Máquina Estadual será lançado no próximo dia 23, junto com uma série de outros projetos do governo.

O lançamento foi anunciado hoje pelo governador Zeca do PT durante solenidade em Guia Lopes da Laguna. Ele disse que outra ação prevista é o corte de gastos com passagens aéreas. Cada secretário receberá duas por mês.

Conforme o secretário de Gestão Pública, Ronaldo Franco, o governo irá adotar contratos corporativos para consumo de água, luz, telefone, combustível, passagens, vale-transportes, enfim, compras que feitas em um grande contrato possam representar economia. No caso da manutenção de carros, segundo Franco, foi possível fechar uma licitação onde poderá ocorrer redução de 70% nas despesas. Este tipo de procedimento uniformiza e centraliza os gastos, disse o secretário.

Controle na liberação de diárias e plantões também estão entre as medidas de enxugamento no custeio. Horas-extras já foram proibidas. A limitação da permissão de motoristas irem para casa de carro pode baixar despesas com combustível em 15% em média, conforme Franco.

A restrição de ligações telefônicas para celulares também já foi decidida. Uma quantidade limitada de linhas possibilitará estas ligações. Uma medida tomada no começo deste ano já surtiu efeito. O governo baixou portaria restringindo viagens a Brasília e determinou às secretarias que delegassem tarefas ao escritório de representação que funciona lá, em vez de deslocar técnicos até a cidade.

Em relação à redução de carga horária nas repartições públicas, como já foi adotado em outras épocas, está fora de cogitação, segundo o secretário. Ele explicou que mais de 80% dos funcionários cumprem carga específica e a volta de 6 horas só ocorrerá se houver nova necessidade de racionar energia.

Indaiá é presenteado com nova escola e sede para o clube de mães

0

15/05/2003 16h32 – Atualizado em 15/05/2003 16h32

No Assentamento Indaiá o prefeito Eid e um grande número de autoridades e moradores locais inauguraram uma escola para atender crianças do pré-escolar. Durante o discurso o prefeito Eid surpreendeu todos os presentes repassando o prédio (de duas amplas salas) a título de “comodato temporário”, para o Clube de Mães da comunidade Nossa Senhora da Guia.

Na região denominada Barranca, da comunidade Santa Luzia, a administração “Vivendo Novos Tempos” inaugurou duas novas salas de aulas em alvenaria para o funcionamento da Escola Municipal Eurípedes Pinto Soares (extensão da Rolf Wagner Müller). A antiga escola do local não oferecia nenhuma condição de funcionamento, provocando insegurança para alunos e professores devido o estado precário do prédio. A situação gerou uma indicação do vereador Edilson Luiz Pereira que pediu a construção da nova escola. Durante a inauguração o parlamentar agradeceu ao prefeito o atendimento de sua reivindicação. O vice-prefeito, Varley Fávaro (PSDC), enfatizou o investimento feito pelo Município observando que a Educação é mola mestra de uma sociedade mais justa, por isso, tinha a maior satisfação de Ter participado de mais aquela realização do Governo de Itaquiraí.

Assentamento Aliança ganha sua 1ª escola

0

15/05/2003 16h26 – Atualizado em 15/05/2003 16h26

A primeira comunidade a receber a comitiva da prefeitura de Itaquiraí foi a do Assentamento Aliança. Na manhã de segunda-feira o prefeito Eid, acompanhado pelo seu vice, Varley Fávaro e sua esposa Lucimar, vereadores Lucy Zampiva, Edilson Pereira, gerente de Educação Eurico Ribeiro, gerente de Administração Francineide Rosa, entre outros gerentes e famílias rurais, entregou a primeira escola rural do Aliança, dotada de duas salas de aulas.

As mães presentes fizeram questão de agradecer a conquista ao prefeito Edson Vieira, afirmando que em Educação agora comunidade está muito bem servida.

Lula promete assentar em 4 anos todos os trabalhadores rurais acampados no país

0

15/05/2003 16h16 – Atualizado em 15/05/2003 16h16

BRASÍLIA — O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta quarta-feira que o governo federal vai assentar todos os trabalhadores rurais acampados no Brasil nos próximos quatro anos.

Ao discursar para três trabalhadores rurais, Lula disse que a reforma agrária do seu governo terá início com o assentamento dos trabalhadores acampados que estão há mais tempo na “fila” em busca de terras.

“Quero dizer aos companheiros acampados que vocês não perdem por ter um pouco mais de paciência, porque vamos assentar todos os acampados desse país”, enfatizou.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva aproveitou o encontro com os três mil trabalhadores rurais, no enceramento do Grito da Terra 2003, para anunciar oito medidas que serão implementadas pelo governo no setor agrícola.

Lula anunciou a liberação, neste ano, de R$ 5,400 bilhões para o financiamento da safra agrícola 2003/2004.

O presidente anunciou também o aperfeiçoamento da medida provisória de refinanciamento das dívidas dos pequenos agricultores, a qualificação dos assentamentos agrícolas com investimentos de infra-estrutura e a criação de um programa de habitação rural com a construção de agrovilas para os trabalhadores e criação de um programa educacional para o campo.

Além dessas cinco medidas, Lula disse que determinou providências urgentes para atender de forma emergencial as famílias atingidas pela seca no semi-árido nordestino, com ações que vão desde a distribuição de cartões-alimentação até a disponibilização de carros-pipa para as localidades mais atingidas pela seca.

Outra medida anunciada pelo presidente foi o aumento da fiscalização ao trabalho informal e escravo no meio rural que, segundo ele, “não pode persistir em um metro quadrado sequer do território nacional.

A ultima medida anunciada pelo presidente foi a garantia de condições de segurados especiais da Previdência Social para os trabalhadores rurais.

“Não queremos tratar a aposentadoria do trabalhador rural como assistência social. É aposentadoria. Ao invés de tantos documentos, é mais fácil olhar na cara de homens e mulheres com mãos calejadas e rostos enrolados para garantir a aposentadoria”, afirmou Lula.

“Presidentes”

O clima de descontração e informalidade marcou o encontro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com 3.000 trabalhadores rurais no encerramento do Grito da Terra 2003.

O próprio presidente fez questão de manter a simplicidade. Ao referir-se ao presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura, Contag, Manuel José dos Santos, Lula disse que não ia respeitar o protocolo e, assim, iria chamá-lo de companheiro.

“Existe uma formalidade na Presidência e deveríamos nos chamar de presidentes”, disse Lula.

“Mas o mandato é só de quatro anos, a nossa amizade já tem 30 anos e vai durar mais 30. Hoje, sou presidente, amanhã seremos companheiros como sempre estivemos”, brincou o presidente.

No final da cerimônia, Lula desceu do palanque e foi abraçar os trabalhadores rurais que se apertavam para ver o presidente de perto.

Forte Coimbra é estampado em cartão telefônico

0

15/05/2003 16h12 – Atualizado em 15/05/2003 16h12

O Forte Coimbra, um dos mais importantes marcos da história da colonização do Brasil, localizado em Mato Grosso do Sul, está estampado em cartões telefônicos.

A Brasil Telecom vai editadar 100 mil unidades para serem comercializadas em todo o estado e disponíveis para colecionadores de todo o país.

História- O Forte Coimbra teve sua construção iniciada em 1775 e, como era de costume, foi adotado um santo protetor do local, no caso Nossa Senhora do Carmo. Um dos fatos marcantes na história de Forte Coimbra foi o episódio ocorrido em 1864, quando os paraguaios atacaram o Forte que, embora mostrasse resistência, tinha efetivo e armamento inferior ao dos inimigos.

Quando tudo parecia perdido, entrou em cena a figura da Padroeira do Forte, Nossa Senhora do Carmo, que interveio no combate.

A imagem da Santa foi erguida sobre a muralha da fortificação, fazendo com que paraguaios e brasileiros cessassem o ataque, resultando na retirada dos estrangeiros. Em 1870, o Forte foi reconstruído e, em 1974, tombado pelo Patrimônio Histórico.

Desde 1992, a tropa de Coimbra passou a ser de Infantaria, atualmente chamada de 3a Cia Fron e FC.

Bilhetagem eletrônica atinge 30% dos usuários

0

15/05/2003 16h10 – Atualizado em 15/05/2003 16h10

O número de usuários do transporte coletivo que utilizam a bilhetagem eletrônica, em Campo Grande, chega a 30% do total de usuários.

De acordo com o presidente da Assetur (Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano), Sinval Martins Araújo, 13 mil usuários pagantes e 58 mil estudantes utilizam o cartão. A Associação prepara uma remessa de cinco mil cartões para serem utilizados por trabalhadores de grandes empresas.

Araújo afirma que um dos principais atrativos do cartão, o Sit Card, é a segurança. Em caso de extravio ou roubo, os créditos existentes podem ser cancelados eletronicamente, o que não causa qualquer prejuízo ao usuário.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-6470060. A ligação é gratuita.

Zeca retoma defesa da mudança do nome do Estado

0

15/05/2003 16h04 – Atualizado em 15/05/2003 16h04

O governador Zeca do PT, durante entrevista na rádio Kadiuéus, de Guia Lopes da Laguna, voltou a defender a mudança do nome do Estado. Segundo ele, a não inclusão de Mato Grosso do Sul no estudo encomendado pela BM&F (Bolsa de Mercadorias e Futuro) para localizar regiões com possibilidade de expansão no potencial produtivo agrícola, foi justamente devido a essa questão.

Zeca enfatizou que falta ao Estado uma identidade cultural, por isso a troca é necessária.No entanto, afirmou que as sugestões estão em aberto. Já foi cogitado Estado do Pantanal, Estado de Maracaju e Estado de Campo Grande.

Prefeitura de Dourados recupera pontes na zona rural

0

15/05/2003 16h01 – Atualizado em 15/05/2003 16h01

A Prefeitura de Dourados continua atendendo os produtores rurais do município com a recuperação pontes na zona rural. Até agora, 8 pontes já foram concluídas, das quais 7 com recursos próprios da Administração Popular e uma com recursos do Governo do Estado, por intermédio do Fundersul.

Mais uma ponte, a sobre o Córrego Laranja Doce, no distrito de Vila São Pedro, ligando aquela localidade ao Panambi, está em construção, também com recursos do Fundersul, viabilizados junto à Secretaria de Estado de Infra-Estrutura com a intervenção do prefeito Laerte Tetila junto ao governador José Orcírio dos Santos, o Zeca do PT.

Entre as 8 pontes já entregues pelo prefeito Laerte Tetila, apenas a do Travessão do Ventura, sobre o Córrego Laranja Lima, foi construída com recursos do Fundersul. As outras 7 pontes, em seis diferentes localidades, foram construídas ou reformadas com recursos próprios da Prefeitura de Dourados, com execução das obras pela Secretaria Municipal de Infra-Estrutura.

Sobre o Córrego Laranja Doce, no distrito de Vila Vargas, a Prefeitura construiu a maior ponte nesta etapa de recuperação da malha viária da zona rural, com 24 metros de extensão, garantindo o acesso dos produtores rurais por um caminho mais curto, à BR-163 e ao distrito do Panambi.

No Travessão do Castelo, a Prefeitura promoveu a recuperação total da ponte sobre o Córrego da Lagoa, com extensão de seis metros; na Vila Formosa, foi reformada a ponte sobre o Córrego Laranja Azeda, numa extensão de 22 metros; no Guassu, a ponte sobre o Córrego Guanandi, com oito metros de extensão e, no distrito de Itahum, a construção da ponte sobre o Córrego Bocó, com oito metros de extensão.

Além da ponte no Travessão do Ventura, a Prefeitura de Dourados concluiu recentemente a reforma completa da ponte sobre o Córrego Laranja Lima, na 5ª Linha, no distrito de Indápolis, com 11 metros de extensão, entregue na última quarta-feira pelo prefeito Laerte Tetila e que atende os moradores daquela região.

O prefeito também vistoriou o estado da ponte sobre o mesmo córrego, na 6ª Linha, ainda na região de Indápolis, que deverá ter um projeto de recuperação, assim como as já projetadas do Distrito Industrial e a que liga a BR-463, próximo à Eletrosul, ao distrito da Picadinha. “Essas pontes estavam há muito tempo sem manutenção e, assim que viabilizarmos os recursos, elas serão recuperadas”, destacou o secretário Municipal de Infra-Estrutura, Guilherme Meldau Neto.

Além de produtores rurais, estavam presentes durante a entrega das pontes os vereadores José Carlos Cimatti (PFL), Sidlei Alves (PFL), Akira Oshiro (PPS), Ribeiro Arce (PT), Elias Ishy (PT) e os secretários municipais de Infra-Esrutura, Guilherme Meldau Neto, e de Administração, José Marques Luiz.

Dólar comercial dispara fecha contado a R$ 2,97

0

15/05/2003 15h59 – Atualizado em 15/05/2003 15h59

O dólar comercial chegou ao final dos negócios desta quinta-feira em alta de 2,76% em relação ao fechamento de ontem, cotado a R$ 2,965 para compra e a R$ 2,97 para venda.

A moeda, que passou o dia em alta, subiu ainda mais com as preocupações de que a crise interna do PT atrapalhe o andamento das reformas defendidas pelo governo. Pela manhã, o senador Tião Viana (PT-AC) ameaçou renunciar à liderança da bancada petista no Senado em reação a um manifesto assinado por oito dos 14 senadores do partido em solidariedade aos chamados radicais do PT.

Produção industrial dos EUA cai 0,5% em abril

0

15/05/2003 15h57 – Atualizado em 15/05/2003 15h57

A produção industrial dos Estados Unidos caiu em abril, pelo segundo mês consecutivo, de acordo com um relatório divulgado pelo Federal Reserve (banco central) nesta quinta-feira.

As fábricas do país estão operando no seu ritmo mais lento desde a presidência de Ronald Reagan (1980-88).

O Fed informou que a produção dos setores manufatureiro, de minas e de serviços de infra-estrutura caiu 0,5 por cento, taxa igual à de março.

A capacidade de utilização passou de uma média de 74,8 por cento para 74,4 por cento.

As fábricas estão operando em um ritmo ainda mais lento, com apenas 72,5 por cento da capacidade, a leitura mais baixa desde maio de 1983, quando também foi de 72,5 por cento.

Analistas de Wall Street haviam previsto uma queda levemente menor na produção, de 0,4 por cento, e uma capacidade de uso de 74,4 por cento.

(Com informações da Reuters)

EUA capturam dois ex-líderes iraquianos e detêm 260 suspeitos na cidade de Saddam

0

15/05/2003 15h53 – Atualizado em 15/05/2003 15h53

Um oficial de alta patente do Exército iraquiano e uma autoridade do Partido Baath renderam-se às forças da coalizão nos últimos dias, confirmou o Comando Central dos Estados Unidos, nesta quinta-feira.

Ibrahim Ahmad Abd Al-Sattar Muhammad Al-Tikriti foi chefe do Estado-Maior das Forças Armadas do Iraque e Fadil Mahmud Gharib, um presidente do partido de Saddam Hussein no distrito de Babil. Ambos constavam da lista de 55 ex-autoridades iraquianas mais procuradas pelos EUA.

A notícia foi divulgada horas depois de um contingente do Exército norte-americano invadir um vilarejo nas imediações de Tikrit, a cidade natal de Saddam, efetuando mais de 260 prisões, na madrugada desta quinta-feira.

Os soldados não encontraram nenhuma resistência durante as cinco horas de operação, segundo porta-vozes militares. Cerca de 230 dos detidos foram libertados horas mais tarde.

Viveriam na região em torno de Tikrit simpatizantes do Baath e ex-militares de alta patente que desfrutavam de privilégios durante o regime deposto.

Autoridades norte-americanas disseram que um dos capturados nesta quinta-feira está na lista de iraquianos procurados, mas não revelaram seu nome.

Cinco oficiais iraquianos também foram presos na operação – incluindo dois generais do Exército e um das forças de segurança.

(Com informações da Associated Press)

Dois homens tentaram assaltar clientes no Banco Itaú

0

15/05/2003 15h51 – Atualizado em 15/05/2003 15h51

Informações de funcionários do Banco Itaú dão conta de que dois homens tentaram, nesta tarde, assaltar clientes do banco Itaú, na área externa da agência, no caixa eletrônico. A polícia foi avisada e conseguiu prender um deles, que está neste momento no Garras (Grupo Armado de Repressão a Assaltos, Roubos e Seqüestros). Ainda não há informações sobre o outro homem. A agência, que fica na rua 14 de Julho, voltou a funcionar normalmente.

Homem armado é preso em frente a agência do Itaú :

Policias do Garras (Grupo Armado de Repressão a Assaltos, Roubos e Seqüestros) estão neste momento na agência do Banco Itaú na Rua 14 de Julho, na esquina com a Rua da Liberdade. Conforme a PM (Polícia Militar) um homem foi preso com uma arma no local. Não há ainda informações sobre o que aconteceu exatamente.

Zeca lança 9,2 mil metros de esgoto em Bonito

0

15/05/2003 15h48 – Atualizado em 15/05/2003 15h48

O governador Zeca do PT lança hoje, às 17 horas, as obras do sistema de esgoto no município de Bonito. São 9,2 mil metros de rede que devem beneficiar cerca de 3 mil moradores, segundo a Agência Popular de Notícias. Segundo o presidente da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul), Antônio Navarrete, a obra é orçada em R$ 442,9 mil. Os recursos foram captados em parceria com a prefeitura através da Resam (Reserva Orçamentária para Investimento em Saneamento Municipal). Ainda segundo Navarrete, a obra aumenta em 11% a população atendida no município com rede de esgoto, elevando o percentual dos atuais 50% para 61%.

Múmia e sarcófago são leiloados por US$ 1,43 milhão

0

15/05/2003 15h45 – Atualizado em 15/05/2003 15h45

LONDRES — Quanto vale uma múmia egípcia de 3.000 anos? Se estiver em perfeito estado e dentro de seu sarcófago original, pode apostar em 1,43 milhão de dólares.

Foi este o valor pago por um colecionador particular, que pediu segredo sobre sua identidade, em um leilão da Christiedocument.write Chr(39)s, de Londres.

Representante da 21ª Dinastia (1070 a 945 a.C.), a múmia foi arrematada por 883.750 libras, ou 20 vezes o valor do lance inicial, conforme anúncio feito nesta quarta-feira pela famosa casa de leilões. Era um artigo extremamente raro.

“Nunca as múmias e seus sarcófagos foram leiloados juntos”, comentou a historiadora Christine Insley Green, especialista em Egito antigo.

“Além disso, sua procedência é maravilhosa e ela está muito bem conservada”, acrescentou. “O sarcófago é todo desenhado; há uma narrativa completa”.

Green descreveu a 21ª Dinastia como a melhor fonte da arte egípcia.

“Você não vai encontrar um sarcófago completo e uma múmia nestas condições fora de um museu”, concluiu.

A peça leiloada pela Christiedocument.write Chr(39)s havia sido adquirida no século 19, fora do Egito, e permaneceu nas mãos de uma família alemã até ser vendida a um comerciante anônimo, em outubro de 2000.

(Com informações da Reuters)

Brasil estreará contra Colômbia nas Eliminatórias da Copa de 2006

0

15/05/2003 15h42 – Atualizado em 15/05/2003 15h42

SANTA CRUZ, Bolívia — A Confederação Sul-Americana de Futebol (CSF) confirmou que o formato das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2006 será igual ao que precedeu o mundial de 2002, com os jogos começando em 6 de setembro. O Brasil estreará contra a Colômbia, no campo do adversário.

Apesar de ser a detentora do título mundial, a seleção brasileira terá que disputar as Eliminatórias Sul-Americanas devido a mudanças nas regras – a partir de 2006, apenas o país-sede da Copa terá vaga garantida na competição.

A CSF informou que, ao todo, serão 18 rodadas, em uma única chave, reunindo 10 seleções. O encerramento está previsto para outubro de 2005, de acordo com o presidente da entidade, Nicolas Leoz.

O dirigente fez o anúncio em Santa Cruz, na Bolívia, ao final de uma reunião do comitê executivo da confederação, na quarta-feira.

As quatro melhores seleções se classificação para a Copa, na Alemanha, embora a CSF esteja exortando a Federação Internacional de Futebol Associado (Fifa) a aprovar um aumento no número de participantes no mundial, de 32 para 36, o que poderia dar à América do Sul uma quinta vaga.

Na primeira rodada das Eliminatórias Sul-Americanas, a Argentina receberá o Chile, em 6 ou 7 de setembro.

Já o Paraguai enfrentará o Peru, no campo do adversário, o Uruguai receberá a Bolívia, e Venezuela e Equador jogarão em campo venezuelano.

As outras rodadas marcadas para este ano serão realizadas em 9 ou 10 de setembro, 15 ou 16 de novembro e 18 ou 19 de novembro.

Sete rodadas serão disputadas em 2004 e outras sete em 2005.

(Com informações da Reuters)

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.