20.4 C
Três Lagoas
terça-feira, 23 de junho de 2026
Início Site Página 14138

Zeca de Trombone faz show na Usina de Arte

0

15/05/2003 07h51 – Atualizado em 15/05/2003 07h51

A Usina de Arte Conceição Ferreira apresenta nesta quinta-feira, o músico Zeca do Trombone e uma intervenção teatral do ator Isac Zampieri. O músico vai estar acompanhado por Miguelito, na bateria, e Caxinguelê, na guitarra.

O show de Zeca do Trombone tem um repertório recheado de temas clássicos da Bossa-Nova, Samba, Blues e Jazz. Zeca, que tem seu próprio trabalho de autor, tocará algumas de suas músicas também.

A Usina de Arte fica na rua 15 de Novembro, nº 1.196. O ingresso custa R$5,00.

Zeca visita obras e participa de ato público em Bonito

0

15/05/2003 07h49 – Atualizado em 15/05/2003 07h49

Dando continuidade a agenda de compromissos pelo interior do Mato Grosso do Sul, o governador Zeca do PT vai esta tarde a Bonito (a 247 km de Campo Grande). Às 14h30, visita a reforma do aeroporto e às 15h inspeciona as obras de captação de esgoto no conjunto habitacional Che Roga Mi. Logo depois, o governador participa de ato público na rua Coronel Pilad Rebuá e visita o Contur (Conselho Municipal de Turismo), às 19h30.

Pela manhã, Zeca entrega a reforma da Escola Estadual Alziro Lopes, em Guia Lopes da Laguna e inaugura o Hospital e Maternidade Edelmira Nunes de Oliveira, às 10h, e o Centro de Diagnóstico Médico, às 10h30.

Polícia apreende 12,6 kg de maconha na BR-163

0

15/05/2003 07h46 – Atualizado em 15/05/2003 07h46

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu na madrugada de hoje, 12,6 quilos de maconha, na BR-163, próximo a cidade de Coxim.

Conforme a PRF, a droga estava escondida no bagageiro inferior do ônibus Viação Andorinha, que faz a linha Campo Grande a Cuiabá. O proprietário do entorpecente não foi encontrado. A droga foi levada para a Delegacia de Polícia Civil de Coxim.

Menem desiste; Kirchner é o novo presidente da Argentina

0

15/05/2003 07h44 – Atualizado em 15/05/2003 07h44

BUENOS AIRES (CNN) — Em pronunciamento feito na província de la Rioja, onde nasceu, o ex-presidente Carlos Menem anunciou, nesta quarta-feira, sua desistência de disputar o segundo turno das eleições presidenciais, que aconteceria no próximo domingo.

A renúncia de Menem automaticamente torna seu adversário, o também peronista Néstor Kirchner, vencedor das eleições, devendo assumir o mandato de quatro anos no dia 27 deste mês.

Menem venceu o primeiro turno, disputado em 27 de abril, com 24 por cento dos votos, uma diferença de dois pontos percentuais. Entretanto, estava cerca de 40 pontos atrás de Kirchner nas pesquisas de intenção de voto com vistas à disputa do próximo domingo.

Aos 72 anos – e, segundo analistas, selando sua extensa carreira política -, Menem disse, em declarações a emissoras de la Rioja, não haver “condições para um segundo turno”.

“Agora, temos que olhar para o futuro”, acrescentou. “Vamos começar de novo na segunda-feira”.

Antes do anúncio do adversário, muito antecipado nos últimos dias, Kirchner fez um pronunciamento em termos duros, em que chegou a chamar o ex-presidente de “covarde”.

Governador da província de Santa Cruz, Kirchner esquivou-se de afirmar se Menem realmente havia abandonado a disputa, mas acusou o adversário de fugir às suas responsabilidades.

“Menem está atacando a democracia com a mesma impunidade com que governou”, declarou Kirchner, em entrevista coletiva em um hotel de Buenos Aires. “Assim, deixou que os argentinos vissem sua nova face, a covardia, e seu último gesto, o de fugir”.

“(Menem) privou os argentinos não apenas do direito de trabalhar e comer, mas também de votar”, prosseguiu. “Minha geração se lembra de outros golpes à democracia, mas o inédito é que, desta vez, a tentativa tenha partido de um ex-presidente constitucional”.

Já na terça-feira, um dos principais assessores de Menem, o ex-embaixador argentino nos Estados Unidos Diego Guelar, tinha revelado à agência Reuters que o candidato desistiria de disputar a sucessão de Eduardo Duhalde.

Menem chegou na manhã desta quarta-feira à sua província natal, La Rioja, a quase 1.200 quilômetros da capital, e lembrou, de forma supersticiosa, do significado que esta quarta-feira tinha para sua carreira política.

“Ganhei a presidência pela primeira vez em um 14 de maio, me reelegi em um 14 de maio”, disse.

Presidente por uma década, entre 1989 e 1999, Menem foi acusado de plantar as sementes da pior crise econômica e social enfrentada pela Argentina, mas insistia que sua experiência ajudaria o país a se recuperar.

PRF apreende 1,7 Kg de cocaína em pára-choque de carro

0

15/05/2003 07h41 – Atualizado em 15/05/2003 07h41

A PRF (Polícia Rodoviária Federal) apreendeu 1 quilo e 750 gramas de cocaína no pára-choque traseiro do Fiat Uno conduzido por Clei Almir Gonçalves Vieira, 43 anos. Segundo a polícia, Clei Almir, mecânico desempregado, afirmou que procurava emprego em uma oficina quando foi abordado por um estranho que lhe ofereceu dinheiro para buscar o veículo em Campo Grande, levá-lo a Corumbá e retornar à Capital. A polícia fez rondas na região, mas não localizou suspeitos. O motorista foi levado à Delegacia Especializada em Repressão a Narcóticos (Denar) para averiguação.

Correios promovem campanha do agasalho a partir de hoje

0

15/05/2003 07h39 – Atualizado em 15/05/2003 07h39

As agências da ECT (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos) de Mato Grosso do Sul vão estar recebendo, a partir de hoje, doações de agasalhos. A campanha vai até o dia 31 deste mês e tem a coordenação da Coep/MS (Comitê de Combate a Fome e pela Vida), que reúne empresas da iniciativa pública e privada do Estado.

Lula promete assentar em 4 anos todos os trabalhadores rurais acampados no país

0

14/05/2003 17h01 – Atualizado em 14/05/2003 17h01

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, há pouco, que o governo federal vai assentar todos os trabalhadores rurais acampados no Brasil nos próximos quatro anos. Ao discursar para três trabalhadores rurais da Contag, Lula disse que a reforma agrária do seu governo terá início com o assentamento dos trabalhadores acampados que estão há mais tempo na “fila” em busca de terras. “Quero dizer aos companheiros acampados que vocês não perdem por ter um pouco mais de paciência, porque vamos assentar todos os acampados desse país”, enfatizou.

Lula aproveitou o encontro com os trabalhadores para dizer que, ao contrário de alguns ex-presidentes da República, vai manter sua ligação com os trabalhadores rurais quando deixar o governo. “A diferença que nós temos com outros governos, sem fazer julgamento daqueles que me antecederam, é que, possivelmente, muitos sindicalistas nunca mais vão ter contato com ex-presidentes. No meu caso, a ligação com o movimento social está nas minhas veias”, enfatizou.

Fonte: Agência Brasil

Santa Casa diz que dívida do PS é de R$ 5 milhões

0

14/05/2003 16h59 – Atualizado em 14/05/2003 16h59

A dívida acumulada do Pronto Socorro da Santa Casa de Campo Grande junto de fornecedores e bancos ao longo do ano passado foi de R$ 5 milhões. A informação é da assessoria de imprensa do hospital e também consta em dados apresentados pela direção em audiência na Assembléia Legislativa. A segunda etapa de conversas que têm como enfoque principal a superlotação continuou hoje. Mensalmente o débito estimado é de R$ 430 mil. A situação é debitada à defasagem dos valores repassados pelo SUS (Sistema Único de Saúde) para procedimentos médicos e medicamentos. Segundo o hospital o reajuste na tabela do SUS desde 1994 foi de 35,10%.

Geraldo Resende diz que saiu fortalecido de encontro do PPS

0

14/05/2003 16h58 – Atualizado em 14/05/2003 16h58

O deputado federal e presidente regional do PPS, Geraldo Resende, disse que saiu fortalecido do encontro que o diretório municipal do seu partido fez em Dourados no sábado passado. Essa é a avaliação que ele faz após ter sido indicado, por unanimidade, como pré-candidato a prefeito nas próximas eleições, e depois de ver aprovada sugestão de que o presidente da Executiva, Luis Carlos Ribeiro, cobre uma posição do prefeito Laerte Tetila sobre diversos pontos em que o PPS vem divergindo da atual administração, cujas respostas serão avaliadas em nova reunião que acontecerá dentro de 15 dias.

No entendimento de Geraldo Resende, o PPS tem tido uma postura exemplar dentro da atual administração, uma vez que as duas secretarias comandadas pelo partido, a de Infra-Estrutura e de Planejamento tem apresentado excelentes resultados. “A Secretaria de Saúde, que era comandada pelo PPS, por sua vez somente não deu certo porque, como acontece até hoje, não tinha a autonomia necessária”, salienta o parlamentar.

Diante desta constatação, Geraldo Resende discorda da avaliação de alguns setores da imprensa de que o PPS teria resolvido continuar na administração para garantir sua “boquinha”. “Temos nossos melhores quadros e o partido já provou que é produtivo na administração. O que ficou decidido é que vamos aguardar uma posição oficial do prefeito sobre nossas cobranças para daí, sim, decidirmos o rumo a tomar”, explica.

O deputado é um crítico sobre a forma como várias decisões vêm sendo tomadas pela atual administração, de forma isolada, pelo PT. Entre elas, a morosidade em várias ações na área de saúde, como por exemplo, a demora para colocar um aparelho de densitometria óssea em funcionamento; o desmantelamento da estrutura de atenção básica à saúde (postos de saúde e o PAM); a ativação da Santa Casa, sem a capacidade técnica e financeira do Município; e o fato dos aliados políticos não serem ouvidos e até mesmo serem tratados como adversários do PT.

“Esperamos que nessa conversa do nosso presidente municipal com o prefeito, encontremos respostas positivas para diversos questionamentos que estamos fazendo e que haja urgentes mudanças de rumo, pois a população de Dourados não pode continuar sendo penalizada com o aval do PPS”, afirmou Geraldo Resende. Na condição de pré-candidato a prefeito, porém, Geraldo Resende reitera indicado pelo partido, vai manter diálogo com todas as demais forças políticas da cidade. “Independente de eventual continuidade do PPS dentro da atual administração, vamos ouvir o que as demais lideranças têm para oferecer à população”, salienta.

Acusado de matar escrevente se apresenta a polícia

0

14/05/2003 16h56 – Atualizado em 14/05/2003 16h56

O soldado da Polícia Militar, Jorci Alves da Cruz, acusado de matar o escrevente José Alves de Albuquerque dentro do 6º Batalhão da Polícia Militar de Corumbá se apresentou hoje à corporação.

O soldado irá cumprir expediente interno diário, até às 18h, até a conclusão do inquérito. O acusado prestou depoimento e ficará no local até o término do inquérito..

O delegado da Polícia Civil, Valmi Moura Fé, explica que as investigações do crime serão feitas pelo pelas polícias Civil e Militar.

Ontem foram ouvidas testemunhas do crime na delegacia. Conforme Moura Fé, em 40 dias o inquérito deve ser concluído.

O crime ocorreu por volta das 21h do último domingo, depois de uma discussão. O escrevente estava preso no local cumprindo pena por homicídio duplo. Ele é acusado de ter matado a mulher e suspeito de ser o amante dela no ano passado. José Alves de Albuquerque levou um tiro no peito.

Exportações em MS cresceram 44%

0

14/05/2003 16h55 – Atualizado em 14/05/2003 16h55

As exportações da região Centro-Oeste cresceram 50% no primeiro trimestre desse ano e os Estados, dentre eles Mato Grosso do Sul, tiveram elevação das importações.

A informação foi divulgada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. No primeiro trimestre de 2003, a região Centro-Oeste obteve um desempenho de US$ 611,653 milhões em exportações, o equivalente a 4,07% do total de vendas brasileiras.

Mato Grosso do Sul foi responsável por US$ 103,220 milhões em exportações. Esse valor representa uma participação de 0,69% no total de vendas da região e um crescimento de 44,07% em relação a 2002.

As importações sul-mato-grossenses atingiram US$ 96,332 milhões no primeiro trimestre de 2003. Dos três estados da região Centro-Oeste, o que mais cresceu e exportou, entre janeiro e março, foi Mato Grosso.

Em relação a 2002 a região exportou US$ 405,276 milhões (participação de 3,41% no total brasileiro), o crescimento foi de 50%. As importações registraram US$ 361,689 milhões entre janeiro e março. No mesmo período do ano passado, as compras ficaram em US$ 374,188 milhões.

Os principais produtos exportados no primeiro trimestre foram os grãos de soja, bagaços e outros resíduos da extração do óleo e carnes desossadas de bovino congeladas.

Umidade do ar vai a 34% em Campo Grande, abaixo do ideal

0

14/05/2003 16h53 – Atualizado em 14/05/2003 16h53

Campo Grande registrou nesta quarta-feira uma das umidades relativas do ar mais baixas do ano. A quantidade de partículas de água no ar está em apenas 34%, quando o nível considerado de alerta é de 50%. O nível considerado ideal é de 80%, para que a população não sinta os efeitos do tempo seco. Para piorar a sensação de desconforto, a temperatura em Campo Grande está alta. Hoje ela foi de 32 graus, conforme a estação meteorológica da Embrapa.

Geraldo Resende quer redução de IPI para mototáxis

0

14/05/2003 16h50 – Atualizado em 14/05/2003 16h50

A regulamentação da profissão de mototaxista em âmbito nacional é uma das principais reivindicações da categoria, atualmente. Essa semana, o deputado federal Geraldo Resende (PPS/MS) recebeu uma comissão de profissionais do setor que solicitaram apoio ao projeto de lei nº 6.302, que tramita no Congresso Nacional e tem por objetivo regulamentar o exercício das atividades dos motociclistas especializados em transporte de passageiros.

Resende disse que apóia as propostas da categoria mas orientou os profissionais a se mobilizarem, nacionalmente e a se dirigirem a Brasília quando o projeto de regulamentação entrar na pauta de votação. O parlamentar disse ainda que após a regulamentação da atividade, vai apresentar projeto de lei propondo a redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para a compra de motos e equipamentos para mototaxistas.

Além do pedido de apoio político em Brasília, os mototaxistas relataram ao deputado a situação da categoria em Dourados, lembrando que até o momento a administração municipal não colocou cobertura nos pontos. Também reclamaram o fato de que não há fiscalização quanto à ação dos clandestinos, que hoje chegam a ocupar pontos demarcados pela Prefeitura.

Além de manifestar seu apoio aos mototaxistas, Geraldo Resende colocou sua assessoria jurídica à disposição do sindicato e da categoria para eventuais cobranças que tenham que ser feitas na justiça ou no Ministério Público. Atualmente, há 280 mototaxistas ativos (com licença para atuarem) e outros cerca de 200 clandestinos.

Participaram da reunião com Geraldo Resende, entre outras lideranças da classe, os mototaxistas Ramão de Oliveira, Marcos Roberto Silveira e Darci Dal Bosco, além do representante do vereador Walter Hora, Ivo Campos.

CMDU analisa a implantação de presídio federal na Capital

0

14/05/2003 16h42 – Atualizado em 14/05/2003 16h42

O CMDU (Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano) se reúne logo mais às 18 horas, no auditório do Planurb para discutir a Carta Consulta enviada pelo Governo Federal para implantação em Campo Grande, de um Presídio Federal de Segurança Máxima.

De acordo com a solicitação do Governo, a proposta é a construção das instalações do presídio em parte da área de 318 hectares pertencente ao município, onde está sendo implantado o Pólo Empresarial Oeste, localizada próxima aos bairros Vila Eliane, Jardim Carioca, Santa Mônica, Vila Popular e Núcleo Industrial, na saída para Terenos.

Aeronáutica cria até 2004 vigilância da fronteira

0

14/05/2003 16h37 – Atualizado em 14/05/2003 16h37

O comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro Luis Carlos da Silva, afirmou há pouco, na Base Aérea de Campo Grande, que até o ano que vem será implantado um esquadrão para a vigilância da fronteira. Conforme ele já há até aviões designados para o serviço.O comandante informou que de 10 a 12 aeronaves serão utilizadas pelo esquadrão, que terá de 80 a 90 militares. A implantação não ocorreu ainda por falta de recursos, explicou. Campo Grande seria a base deste grupo, que fiscalizaria a movimentação de aeronaves nas fronteiras com o Paraguai e Bolívia. Segundo o comandante um esquadrão para o mesmo fim já existe na Amazônia e tem radares para monitorar a aeronave.O tenente-brigadeiro veio a Campo Grande para uma visita de rotina e nesta tarde participa de uma solenidade na Base Aérea.

PM prende dois homens que atiraram contra rapaz

0

14/05/2003 16h35 – Atualizado em 14/05/2003 16h35

A Polícia Militar prendeu há pouco, dois homens que atiraram contra um rapaz, funcionário de uma oficina, na Vila Marli, em Campo Grande. Segundo informações da PM, os dois chegaram ao local de trabalho do jovem já fazendo ameaças e disparando os tiros em seguida.

Os dois foram levados para o 3º pelotão. As primeiras informações são de que um deles seria menor.

Tetila agradece ajuda da população para o Fome Zero

0

14/05/2003 16h32 – Atualizado em 14/05/2003 16h32

O prefeito Laerte Tetila agradeceu na terça-feira (13.05) as doações que a população fez para a Campanha Fome Zero em Dourados e a parceria do Circo Beto Carrero que cedeu ingressos que foram trocados por cerca de 4 mil quilos de alimentos não perecíveis. O agradecimento foi feito na arena do circo, durante a abertura do espetáculo. A sessão de terça-feira foi dedicada à campanha.

Tetila elogiou o circo pela iniciativa, permitindo a arrecadação de aproximadamente quatro mil quilos. Esse trabalho foi uma parceria entre o circo, a Prefeitura que ofereceu apoio logístico, divulgou a iniciativa e o Comitê Fome Zero. O prefeito aproveitou para assistir ao show.

O presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, João Pinheiro, disse hoje que os alimentos serão levados para o estádio Douradão, amanhã estarão sendo separados e as entidades e instituições a serem atendidas, as mais necessitadas no momento, serão chamadas para pegar a cota destinada a cada uma. Serão atendidas aquelas que estão cadastradas no conselho.

Foram montados dez postos de arrecadação. Tetila avaliou a campanha como positiva diante da quantidade arrecadada e o nível da parceria. “O alimento está caro (…) tem entidades que atendem idosos e crianças que estão precisando”. Até sexta-feira toda a carga já deverá estar distribuída. A mercadoria será separada por lotes.

CBF aprova dez árbitros de MS para o quadro nacional

0

14/05/2003 16h28 – Atualizado em 14/05/2003 16h28

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) confirmou nesta quarta-feira a aprovação de dez árbitros do futebol de Mato Grosso do Sul para o quadro nacional da entidade. A lista recebida esta tarde pela FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul) ainda tem dez árbitros assistentes. Todos passaram por avaliação. Confira a lista dos aprovados pela CBF:

Árbitros:

Elvécio Zequetto

Ailton da Conceição Benites

Edivaldo da Silva Santos

Luiz Antônio Pereira

Luiz Nunes D’Avila

José Carlos de Oliveira

Manoel Paixão dos Santos

Paulo Rodrigues de Souza

Paulo Sérgio Salmazio

Mara Eliana da Silva

Assistentes:

Adnilson da Costa Pinheiro

Alécio Aparecido Lezo

Carlito da Silva Carmo

Edmilson da Silva Rodrigues

Ezequiel Barbosa Alves

Ivanilton Bandeira da Silveira

João Roberto de Freitas

Paulino Mariano Fernandes

Paulo Cezar Pereira de Freitas

Francismeire do Carmo Zavala

Egon reúne-se com colônia paraguaia hoje à noite em Dourados

0

14/05/2003 16h26 – Atualizado em 14/05/2003 16h26

O vice-governador Egon Krakhecke participa, logo mais, do início das comemorações organizadas pela colônia paraguaia de Dourados pelo aniversário da independência do país vizinho.

As festividades têm início hoje à noite (20h) no Teatro Municipal de Dourados, onde harpistas paraguaios promovem um concerto cujo repertório “passeia” por quase 200 anos da música tradicional paraguaia. Temas como “Mercedita”, “Galopera” e “Che Pyharé” estão entre as polcas e guarânias que serão executadas por músicos paraguaios e seus descendentes sul-mato-grossenses.

De acordo com o IBGE, os paraguaios compõem a mais numerosa colônia estrangeira instalada em Mato Grosso do Sul. Cerca de 60% dos imigrantes que vivem no Estado são oriundos do país vizinho.

“O povo paraguaio é responsável por contribuições inestimáveis à riqueza cultural do nosso Estado e isso já é reconhecido pois o 15 de maio já consta no nosso calendário oficial como Dia do Povo Paraguaio em MS”, comentou Egon, lembrando que a integração entre os dois povos pode ser conferida no cotidiano.

O dia do Povo Paraguaio em MS é 15 de maio e o reconhecimento aconteceu através de lei sancionada há dois anos pelo governador Zeca do PT. O Dia do Povo Paraguaio coincide com a data da proclamação da independência do país, ocorrida em 1811.

“O próprio governador do Estado sintetiza muito bem esta realidade de integração entre os dois países, afinal ele próprio nasceu e cresceu em Porto Murtinho, na fronteira com o Paraguai”, disse Egon.

PM prende homens durante tiroteio

0

14/05/2003 16h23 – Atualizado em 14/05/2003 16h23

A Polícia Militar (PM) prendeu duas pessoas na tarde desta terça-feira, na vila Marli, em Campo Grande. Os policiais foram chamados devido a um tiroteio no bairro.

Os envolvidos foram levados ao 3ª pelotão da PM. Um dos detidos seria um menor.

Apesar do tiroteio, ninguém se feriu.

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.