28.8 C
Três Lagoas
segunda-feira, 22 de junho de 2026
Início Site Página 14162

Temperatura no sul do Estado pode chegar a 3ºC

0

08/05/2003 07h58 – Atualizado em 08/05/2003 07h58

Pode gear hoje no sul de Mato Grosso do Sul, segundo previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). A mínima é de 3ºC e a máxima de 27ºC. Em Campo Grande, o céu deve permanecer claro e as temperaturas devem ficar entre 9ºC e 24ºC.

Gato vira-lata herda 720 mil dólares

0

08/05/2003 07h56 – Atualizado em 08/05/2003 07h56

LONDRES — É um caso típico de amor extremo entre homens e animais. Graças à generosidade de uma velhinha inglesa, um gato vira-lata tornou-se o mais novo milionário de Londres.

Tinker, o bichano, está vivendo um autêntico conto de fadas. Sua dona, a viúva Margaret Layne, deixou-lhe de herança nada menos que o equivalente a 720 mil dólares – uma mansão de 560 mil dólares e um fundo de ações de 160 mil dólares.

O último desejo de Layne, que faleceu aos 89 anos, foi publicado no jornal The Times. Tinker foi nomeado o principal herdeiro do espólio, incluindo a luxuosa casa onde está vivendo como um nobre, em Harrow, noroeste de Londres.

Quando Tinker morrer, a herança passará para um casal vizinho de Layne, Ann e Eugene Wheatley, que assumiu a função de alimentar o gatinho diariamente.

Layne, que não tinha filhos, morreu no ano passado, deixando uma herança total de 937 mil dólares.

Tinker não está desfrutando sozinho de seu quinhão na fortuna. Lucy, a gatinha do casal Wheatley, decidiu se mudar para a casa do vira-lata milionário depois que ele meteu a mão – quer dizer, a pata – em sua parte na herança.

“E tem também o Stardust, um gato branco que era de um amigo nosso, que não tinha mais como cuidar dele”, contou Eugene. “Stardust também preferiu ir morar na mansão”.

Tinker só tem um motivo de preocupação: as consecutivas quedas enfrentadas pelas ações que herdou. Mas Eugene já encontrou a solução.

“Há um limite para o que ele pode gastar”, disse, mostrando que está sabendo administrar a fortuna do gato.

O casal Wheatley só não economiza na hora de satisfazer a maior vontade de Tinker: peixes frescos para o almoço.

(Com informações da Associated Press)

Pesquisadores criam tela flexível ultrafina para textos eletrônicos

0

08/05/2003 07h52 – Atualizado em 08/05/2003 07h52

INDIANÁPOLIS — Em um passo a mais para os jornais eletrônicos e telas portáteis, um grupo de cientistas criou uma tela ultrafina que pode ser dobrada, retorcida e, inclusive, enrolada sem que os textos percam a nitidez.

O material, da espessura de três fios de cabelos humanos, mostra o texto em preto sobre um fundo cinza claro, com uma resolução similar à da tela de um computador portátil.

A tela é tão flexível que pode ser enrolada em um cilindro de 1,7 centímetro de diâmetro sem perder a qualidade da imagem.

Embora ainda não realize o sonho da criação de um jornal eletrônico de apenas uma folha, que permitiria o acesso a centenas de páginas de texto, seus criadores disseram que se trata da primeira tela de computador flexível desse tipo.

“Acho que é um grande passo, pois eliminamos um grande obstáculo na criação do papel eletrônico”, disse Yu Chen, pesquisador da companhia E Ink, de Cambridge, em Massachusetts.

A E Ink é uma das várias empresas que trabalham no desenvolvimento de “papel” para livros eletrônicos e outros aplicativos, inclusive roupas com telas de computador costuradas nelas.

Chen e sua equipe criaram a tela flexível de 7,6 centímetros de largura a partir de uma folha de aço inoxidável coberta por uma capa fina de circuitos que controlam um filme de “tinta” eletrônica.

Essa “tinta”, criada em 1997 por um cientista do Instituto Tecnológico de Massachussets (MIT), contém cápsulas diminutas de partículas brancas e pretas com cargas elétricas opostas flutuando em um líquido claro.

Quando uma voltagem negativa percorre os circuitos atrás das cápsulas, as partículas brancas se movem até a parte superior dessas cápsulas. Uma corrente positiva faz o mesmo com as partículas pretas negativas.

O olho humano mistura essas formas resultantes das cápsulas em preto ou branco em um texto disposto como uma coluna tradicional.

Atualmente, a informação e a energia chegam à tela através de cabos, mas as equipe de Chen está desenvolvendo um sistema auto-suficiente capaz de receber dados mediante conexões sem fio.

Também esperam acelerar a velocidade com a que se passa de uma página para outra na tela, do atual um quarto de segundo a 10 vezes mais rápido, a fim de poder mostrar vídeos.

Outro objetivo da equipe é fazer a tela colorida.

O trabalho de pesquisa para o desenvolvimento da nova tela é apresentado na edição da quinta-feira da revista Nature.

Aris Silzars, ex-presidente da Society for Information Display, com sede em San José, na Califórnia, disse que uma das primeiras aplicações para essa nova tecnologia poderia ser uma caderneta eletrônica que seria usada no lugar dos computadores portáteis.

No entanto, Silzars disse que as melhores aplicações da nova tela, ainda em desenvolvimento, talvez não apareçam agora.

“É muito difícil prever até onde vai tudo isso”, declarou.

(Com informações da Associated Press e da Reuters)

Candidato favorito nas eleições presidenciais na Argentina em Brasília

0

08/05/2003 07h50 – Atualizado em 08/05/2003 07h50

BRASÍLIA — O candidato presidencial argentino Néstor Kirchner, favorito nas pesquisas de intenção de voto, viajou ao Brasil, na noite de quarta-feira, e se encontrará com o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, na quinta-feira, em reunião vista como um esforço para demonstrar que é mais reconhecido para o cargo do que seu opositor, o ex-presidente Carlos Menem.

Kirchner, governador da província de Santa Cruz e que tem o apoio do presidente Eduardo Duhalde, viajou acompanhado do ministro da Economia, Roberto Lavagna, que permanecerá no cargo, se o candidato vencer o segundo turno, em 18 de maio.

“Viajo porque fui convidado por Lula, o que me deixou muito orgulhoso”, disse Kirchner, nesta quarta-feira, sobre a reunião com o presidente brasileiro. “Mas, não vou pedir nada; será uma conversa informal”.

Menem, que governou o país entre 1989 e 1990, foi o primeiro colocado no primeiro turno, em 27 de abril, mas não obteve a maioria necessária para chegar diretamente ao poder. Assim, deverá disputar o segundo turno com Kirchner, que foi o segundo candidato mais votado.

No entanto, as pesquisas de intenção de voto dão uma ampla vantagem para Kirchner, que ganhou o apoio dos opositores de Menem.

Lavagna, por sua vez, aproveitou a viagem para jantar com o ministro da Fazenda do Brasil, Antônio Palocci, na residência oficial do embaixador da Argentina, Jorge Uranga.

Kirchner disse que não participou do jantar por ainda não representar oficialmente seu país e permaneceu em um hotel da capital brasileira.

Ao chegar ao Aeroporto de Brasília, Kirchner comentou que, no encontro com o Lula, falará, entre outros temas, sobre o fortalecimento da integração do Mercosul e da América Latina.

“Precisaremos ter uma posição de maturidade e fazer com que a nossa voz tenha a maior uniformidade possível”, afirmou Kirchner, afirmando que, caso seja eleito, a união com o Brasil é uma estratégia do seu governo.

“Vamos trabalhar juntos para conseguir um bom papel no mundo”.

Kirchner prometeu ainda que, se for eleito, o Brasil será o primeiro país que visitará.

Depois da visita a Lula, Kirchner viajará a Santiago, onde se encontrará com o presidente chileno, Ricardo Lagos.

(Com informações da Reuters)

Santos derrota o Nacional nos pênaltis e está nas quartas-de-final da Libertadores

0

08/05/2003 07h47 – Atualizado em 08/05/2003 07h47

SANTOS, São Paulo (CNN) — O Santos, atual campeão brasileiro de futebol, garantiu sua vaga nas quartas-de-final da Copa Libertadores da América, nesta quarta-feira, ao derrotar o Nacional, do Uruguai, nos pênaltis, por 3-1, após um empate por 2-2 no tempo regulamentar do encontro disputado na Vila Belmiro, em Santos.

A partida de ida, realizada em Montevidéu, há duas semanas, também terminou empatada por 4-4.

Ricardo Oliveira abriu o placar para o Santos aos nove minutos de jogo, com um gol de cabeça, após um cruzamento de Elano.

Mas, aos 38 minutos, Sebastián Eguren marcou um lindo gol de bicicleta ao aproveitar uma sobra, e três minutos depois, Fabián Odocument.write Chr(39)Neil cobrou uma falta com perfeição e superou novamente o goleiro Fábio Costa.

Já no segundo tempo, aos 19 minutos, Eguren tentou desviar um lance do ataque santista, mas acabou jogando a bola para dentro de seu próprio gol, empatando o placar por 2-2, em um resultado que levou a decisão para os pênaltis.

Nas cobranças de pênaltis, Ricardo Oliveira, Elano e Renato marcaram os gols da classificação do Santos, e o goleiro Gustavo Munúa fez o único do Nacional, após Fábio Costa ter defendido as cobranças de Horacio Peralta, de Oscar Morales e de Carlos Juárez.

O próximo adversário do Santos será o vencedor da série entre o mexicano Cruz Azul e o colombiano Deportivo Cali, que jogam a partida de volta no dia 13 de maio, na Colômbia.

O jogo de ida, realizado na Cidade do México, na terça-feira, terminou empatado sem gols.

Equipes:

SANTOS: 1-Fábio Costa; 22-Reginaldo Araújo (19-Nené; 17-Douglas), 2-André Luis, 6-Alex e 3-Leo; 5-Paulo Almeida, 11-Elano, 8-Renato e 10-Diego; 7-Robinho e 9-Ricardo Oliveira. Técnico: Emerson Leão.

NACIONAL: 1-Gustavo Munúa; 18-Angbwa Benoit, 16-Fernando Machado, 3-Alejandro Machado e 4-Daniel Leites; 19-Diego Scotti, 8-Marco Vanzani (24-Carlos Juárez), 5-Sebastián Eguren e 21-Oscar Morales; 13-Fabián Odocument.write Chr(39)Neill (15-Gustavo Méndez) e 9-Gabriel Alvez (19-Horacio Peralta). Técnico: Daniel Carreño.

OMS: taxa de mortalidade da Sars chega a 15 por cento

0

08/05/2003 07h45 – Atualizado em 08/05/2003 07h45

GENEBRA, Suíça (CNN) — A síndrome respiratória aguda grave (Sars) pode ser mais mortal do que se pensava inicialmente, alertou a Organização Mundial de Saúde (OMS) ao anunciar que a taxa de vítimas fatais chega a 15 por cento, e não os quatro por cento divulgados em abril.

A organização disse ter chegado a essa conclusão depois de analisar os dados mais recentes coletados no Canadá, na China, em Hong Kong, Cingapura e Vietnã.

“Com base em informações mais detalhadas e completas, e em métodos mais confiáveis, a OMS estima que a taxa de mortalidade da Sars varie de zero a 50 por cento, dependendo da faixa etária, com uma taxa média de 14 a 15 por cento”, informou a OMS em um relatório divulgado na quarta-feira.

Segundo os dados mais recentes, a mortalidade variou muito por faixa etária:

— menos de um por cento em doentes com até 24 anos;

— seis por cento, entre 25 e 44 anos;

— quinze por cento, entre 45 e 64 anos, e;

— mais de 50 por cento após os 65 anos.

A taxa, de acordo com o país, é de:

— oito por cento no Vietnã;

— de cinco a 13 por cento na China (exceto Hong Kong);

— de 13 a 15 por cento em Cingapura;

— de 11 a 17 por cento no território chinês de Hong Kong, e;

— de 15 a 19 por cento no Canadá.

Até a quarta-feira, a Sars já havia acometido 6.903 pessoas em todo o mundo, matando 495 delas, de acordo com a OMS.

O maior número de doentes concentra-se na Ásia.

Colisão de trem e ônibus com turistas alemães causa 31 mortes na Hungria

0

08/05/2003 07h42 – Atualizado em 08/05/2003 07h42

BUDAPESTE — Pelo menos 31 pessoas morreram e 12 ficaram feridas na colisão de um trem com um ônibus de dois andares transportando turistas alemães, na Hungria, nesta quinta-feira, informou Tibor Dobson, um porta-voz dos serviços de emergência.

O acidente ocorreu numa passagem de nível, perto da cidade de Siofok, um dos mais populares balneários turísticos da região do Lago Balaton, a cerca de 100 quilômetros a sudoeste de Budapeste.

Segundo autoridades policiais, o trem arrastou o ônibus por cerca de 250 metros, partindo-o em dois.

O maquinista ficou levemente ferido. Todas as outras vítimas estavam no ônibus.

Um porta-voz da Polícia, Laszlo Gelencser, disse que relatos de testemunhas mostram que o motorista do ônibus teria tentado atravessar a linha ferroviária apesar de sinais luminosos indicando a aproximação do trem.

Essa informação, no entanto, ainda está sendo investigada.

O trem ia de Budapeste, a capital, para Nagykanizsa.

(Com informações da Reuters e da Associated Press)

China aceita convite da França para participar de cúpula do G8

0

08/05/2003 07h40 – Atualizado em 08/05/2003 07h40

PEQUIM (CNN) — A China declarou nesta quinta-feira ter aceitado um convite da França para comparecer à reunião do Grupo dos Oito no próximo mês, de acordo com um porta-voz da embaixada francesa em Pequim.

O primeiro-ministro francês, Jean-Pierre Raffarin, fez o convite ao presidente chinês, Hu Jintao, em uma visita a Pequim, em abril.

Na reunião do G8, a ser realizada na cidade de Evian, Hu deve manter encontros bilaterais com vários líderes mundiais.

Integram o grupo dos oito países mais ricos do mundo Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, Itália, Japão e Rússia.

O convite é uma iniciativa simbólica, tanto no plano diplomático quanto no econômico. A China participará da cúpula como país observador e não como membro pleno.

Analistas estimam um crescimento anual de sete por cento para o Produto Interno Bruto chinês.

Milhares de objetos de arte iraquianos são recuperados

0

08/05/2003 07h38 – Atualizado em 08/05/2003 07h38

WASHINGTON (CNN) — Agentes da Alfândega dos Estados Unidos, trabalhando com as forças armadas e com peritos do Museu Nacional de Bagdá, recuperaram cerca de 40.000 manuscritos e aproximadamente 700 objetos de arte, informaram fontes do governo norte-americano, em Washington, na quarta-feira.

Assim, segundo as autoridades, apenas uma pequena quantidade de peças importantes continua desaparecida.

O museu foi saqueado depois que as forças norte-americanas tomaram Bagdá, no mês passado, mas ninguém conseguiu determinar exatamente quantos objetos de arte desapareceram.

As autoridades dos Estados Unidos acreditam que algumas peças valiosas foram levadas por ladrões profissionais.

Agentes do Departamento de Imigração e Alfândega (ICE, por sua siglas em inglês) disseram que, até agora, possuem fotos e documentação confirmando que apenas 38 itens do museu ainda estão desaparecidos.

Embora suspeitem que outras peças podem ter sido roubadas, não quiseram especular sobre itens que não estavam catalogados.

Funcionários do ICE disseram que muitos artigos que desapareceram tinham sido armazenados em áreas mais seguras do museu antes do início da guerra.

Outros itens foram devolvidos após promessas públicas de que os envolvidos nesses desaparecimentos seriam anistiados ou até recompensados.

As autoridades norte-americanas, que retornaram a Washington após uma conferência organizada pela Interpol sobre as antigüidades desaparecidas, em Lyon, na França, nesta semana, informaram que nunca se falou sobre o número exato de objetos de artes que realmente desapareceram.

O procurador-geral dos Estados Unidos, John Ashcroft, que liderou a delegação norte-americana, prometeu auxiliar nos esforços mundiais para recuperar os itens desaparecidos.

Funcionários do Departamento de Justiça dos Estados Unidos afirmaram que os ladrões agiram de maneira organizada e que os saques não foram realizados aleatoriamente.

“Pelas evidências, concluímos que os roubos foram realizados por grupos de criminosos”, declarou Ashcroft, na terça-feira, na conferência de Lyon.

Para confirmar as declarações de Ashcroft, agentes do ICE disseram, na quarta-feira, que não encontraram sinais aparentes de entrada forçada nos lugares do museu onde as peças de arte estavam armazenadas, e que as portas estavam trancadas quando os investigadores chegaram.

Os agentes disseram que encontraram em uma sala do porão do museu centenas de caixas de papelão e de plástico com itens de pouco valor que haviam sido dados como desaparecidos.

Uma caixa similar cheia com tais artigos foi recuperada na semana passada perto de Kut, no sul do Iraque, levando as autoridades a supor que os ladrões estão tentando tirar os itens ainda em seu poder de Bagdá.

ITAQUIRAÍ:Eid, um dos melhores prefeitos do Brasil

0

07/05/2003 19h25 – Atualizado em 07/05/2003 19h25

O prefeito de Itaquiraí, Edson Vieira (Eid), está sendo apontado como um dos melhores prefeitos do Brasil. A informação chegou ao conhecimento da Administração “Vivendo Novos Tempos” através de documento do Instituto Brasileiro de Apoio aos Município (IBRAM).

O diretor da empresa, Jânio Costa Menezes, ressalta que a administração do prefeito Eid foi selecionada porque preenche todos os requisitos avaliados em pesquisa nacional. “O prefeito foi escolhido em função de sua postura política, equilíbrio fiscal, concepção de gestão, dinamismo, austeridade, transparência e credibilidade junto a sua comunidade”, sentencia Menezes.

Para sacramentar o reconhecimento, o prefeito Eid vai ser condecorado com o troféu “Melhores Prefeitos do Brasil” – Biênio 2001/2002, que será entregue no próximo dia 22 de maio, dentro da programação do XXIV Congresso Brasileiro de Prefeitos e Vereadores, marcado para o período de 21 a 24 de maio no Salão de Convenções do Salvador Praia Hotel, na cidade de Salvador (BA).

Ao comentar sobre o troféu que receberá como um dos melhores prefeitos do país, o prefeito Eid disse ao Diário MS que o reconhecimento vem em forma de incentivo “e aumenta nossa responsabilidade no desempenho de nossas funções. Estamos desenvolvendo uma administração séria, sem vícios ilegais que ocorreram nas administrações anteriores. Estamos investindo alto em Educação, Saúde, Habitação, Assistência Social e Obras, melhorando sobremaneira as condições de vida da população. Também estamos valorizando os servidores através de pagamento dos salários em dia e honrando compromissos com os fornecedores. Enfim, Itaquiraí está Vivendo Novos Tempos e Novos Rumos”, salienta Eid.

Trabalho da PF não é só apreensão de drogas e contrabando

0

07/05/2003 19h09 – Atualizado em 07/05/2003 19h09

Pensar que o trabalho da Polícia Federal está restrito ao combate ao narcotráfico e ao contrabando é sinal de que está pouco informado sobre as múltiplas e outras importantes atividades da Polícia Federal (PF).

A observação partiu do chefe da Delegacia da PF, em Três Lagoas, delegado Luis Antônio Batista Lino, em entrevista exclusiva à reportagem da sucursal do Diário MS.

“Combate ao tráfico de drogas e ao contrabando é uma das nossas prioridades, mas existem e surgem diligências a cada dia, que precisam ser resolvidas e têm prazo específico e legal”, esclareceu Lino, indicando a “pilha” de inquéritos em andamento, em cima de sua mesa de trabalho.

Apesar do limitado número do contingente de pessoal, a delegacia da PF de Três Lagoas abrange uma área de atuação que compreende 13 municípios da região do Bolsão, segundo informou o Delegado.

“No entanto, procuramos desenvolver nosso trabalho, dando prioridade àquilo que consideramos mais importante a cada dia, segundo o surgimento de denúncias e outras diligências que nos são requeridas”, explicou Lino.

Ele referiu-se a diligências que, por vezes, precisam ser feitas em outros municípios, como no caso da revisão eleitoral, que está sendo feita em Santa Rita do Pardo e que exige a presença da PF.

O trabalho da PF abrange a apuração e repressão de todos os crimes contra a União, como por exemplo, falsificação de moeda, fraudes contra o INSS, Receita Federal, uso indevido do dinheiro público da União, segurança e funcionamento das agências bancárias, crimes e irregularidades eleitorais, contrabando, tráfico de drogas e, para completar, tudo o que diz respeito aos estrangeiros e emissão de passaportes para viagens ao exterior.

“Apesar das amplas abrangências das nossas funções, neste ano apreendemos mais de 60 kg de cocaína e mais de 280 kg de maconha”, informou o delegado da PF.

Toda a denúncia é apurada

O delegado chefe da PF explicou que toda a denúncia sobre a existência de pontos de comercialização de drogas está sendo apurada. De janeiro a até agora, foram lavrados 20 flagrantes de drogas, segundo informou o delegado.

“Nós estamos a par de todas as denúncias e tudo é checado na ocasião oportuna”, assegurou Lino, garantindo que a PF está informada de tudo o que ocorre na cidade e na região.

Para dar um exemplo, o delegado Lino explicou como os traficantes abastecem a cidade e a região de drogas: “É a chamada entrega de arremesso”, usando pequenas aeronaves. O lançamento é feito na região do distrito de Arapuá e nas imediações das fazendas da Chanflora. “Numa dessas operações, que chegou ao nosso conhecimento, apreendemos 65 kg de cocaína”, informou Lino. Em outra recente operação, a PF apreendeu mais de 170 aparelhos eletrônicos diversos, que estavam sendo contrabandeados.

Geraldo vota inclusão de contabilistas no Simples

0

07/05/2003 18h55 – Atualizado em 07/05/2003 18h55

O deputado federal Geraldo Resende (PPS-MS) votou favorável à inclusão dos escritórios de serviços contábeis dentre as atividades que poderão optar pelo Simples. O benefício faz parte da Medida Provisória 107/03, sobre o Refis, cuja votação foi concluída terça-feira pelo plenário da Câmara dos Deputados. Com isso, foram apreciados os 15 destaques de votação em separado apresentados ao projeto de lei de conversão do deputado Professor Luizinho (PT-SP).
As intervenções de Geraldo Resende, durante a votação, foram consideradas de grande importância pelos seus pares, tendo em vista a defesa que o mesmo fez do segmento dos contabilistas, atendendo pedidos da categoria.
Negociação
O projeto de lei de conversão da MP 107/03 foi aprovado no dia 29 de abril por 366 a 68 votos, depois de várias semanas de discussões. O debate teve início com a nova legislatura em razão dos vetos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso a diversos itens da MP 66/02, que tratava da minirreforma tributária.
Inicialmente, o Governo pretendia editar nova MP para restabelecer os pontos vetados que tivessem sido negociados com a Oposição, mas acabou optando por aproveitar a MP 107/03, que se relacionava a este tema.
Deputados e líderes de vários partidos da Oposição e do Governo ressaltaram, no dia da votação inicial do texto, que as negociações proporcionaram muitos avanços em direção a um texto próximo ao acordo feito no ano passado.

SANTA RITA DO PARDO:Prefeito tem salário de Marajá

0

07/05/2003 18h53 – Atualizado em 07/05/2003 18h53

Não satisfeito com o salário de R$ 7,8 mil até o final de 2002, o prefeito da cidade de Santa Rita do Pardo, professor Antônio Arcanjo dos Santos, encaminhou projeto de lei à Câmara para reajustar sua remuneração para R$ 11,6 mil.

O projeto, já transformado na Lei 810/02, aprovada no dia 20 de dezembro de 2002, começou a vigorar em janeiro deste ano. A pretensão do prefeito recebeu aprovação unânime dos vereadores, presentes na sessão, convocada extraordinariamente no período do recesso do Legislativo. Apenas não votou o vereador Carlos (“Carlinhos”) Mário Pinheiro (PSL). Ele estava em tratamento de saúde em Campo Grande.

“Indignado com tamanho absurdo e abuso de poder, o vereador Carlinhos já requisitou cópia da lei que concedeu aumento ao prefeito, mas ainda não foi atendido”, informou a professora Eledir Barcelos de Souza.

ABSURDO

Ela visitou a redação do Diário MS, sucursal de Três Lagoas, na manhã de ontem. Segundo Eledir, o prefeito recebe também mensalmente a média de R$ 5 mil, a título “de diárias e de gratificações”.

“Ao mesmo tempo que é um absurdo, resta-nos o consolo de saber que o Município possui uma arrecadação expressiva”, disse Eledir, informando ainda que o funcionalismo público municipal, há mais de oito anos está sem reajuste salarial. Segundo ela, a média salarial do funcionário público municipal em Santa Rita do Pardo é um pouco superior a R$ 350. “Maioria recebe apenas o salário mínimo”, informou Eledir.

Ela estima que a prefeitura de Santa Rita do Pardo arrecada mensalmente mais de R$ 450 mil. “Por vezes, quando ocorrem obras públicas de empreiteiras, essa arrecadação chega a dobrar, por causa do recolhimento do ISS”, explicou Eledir.

Pré-candidata

Por ocasião da visita que fez à sucursal do Diário MS, Eledir anunciou que está à disposição do diretório municipal do PT, como pré-candidata do partido à Prefeitura, para o pleito de 2004.

Como uma das fundadora do PT em Santa Rita do Pardo, Eledir tem se destacado na liderança que ocupa na cidade e na região. Desde 1999, ocupa a presidência do PT no município e hoje desenvolve e viabiliza programas de desenvolvimento sustentável para o município de Santa Rita do Pardo, a convite direto do governador Zeca do PT. Além disso, Eledir é representante oficial do município junto ao Programa Fome Zero, do Governo Federal.

Diretor da agência de habitação entrega títulos

0

07/05/2003 18h51 – Atualizado em 07/05/2003 18h51

O diretor presidente da Agência Popular de Habitação do Estado de Mato Grosso do Sul, Amarildo Cruz, estará na quinta-feira em Três Lagoas, a partir das 14 horas.

O objetivo da vinda à cidade é a entrega de títulos de quitação de casa própria aos mutuários da extinta CDHU – Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano, segundo informou na tribuna da Câmara, o vereador Grimaldo Borges de Freitas (PT).

No primeiro mandato do governo Zeca do PT, com a extinção da CDHU no Estado, os títulos das prestações de financiamento da casa própria foram assumidos pela Caixa Econômica Federal (CEF). Os acordos de quitação da maioria dos imóveis começaram nessa época.

Cruz estará acompanhado do deputado estadual Akira Otsubo (PTB) e de Ana Maura Previato, representando a CEF.

Além da entrega de títulos na Câmara Municipal, a partir das 17 horas, Cruz fará também uma visita ao bairro de Vila Piloto, para reunião com moradores, atendendo a convite do deputado Akira e do vereador Luiz Akira, filho do deputado.

ANAURILÂNDIA:Município aguarda recuperação de rodovias e isntalação de posto dos correios

0

07/05/2003 18h48 – Atualizado em 07/05/2003 18h48

O deputado Akira Otsubo está reivindicando providências da Cesp e do Governo do Estado para recuperar o asfalto em trechos das Rodovias 276 e 480, além da implantação de um mini-posto da ECT no distrito Quebracho

O deputado estadual Akira Otsubo está acompanhando os desdobramentos das indicações que ofereceu em abril, à Assembléia Legislativa, buscando benfeitorias para o município de Anaurilândia e região. Dentre os expedientes encaminhados, destaca-se o que se dirige à Agência Estadual de Gestão e Empreendimentos (Agesul), com cópia para a Companhia Energética de São Paulo (CESP), solicitando imediata recuperação da Rodovia 276 (Anaurilândia e Bataiporã) e Rodovia 480 (276 à Hidrelétrica Sérgio Motta), no trecho Bataiporã – hidrelétrica.

As rodovias em questão foram construídas pela CESP. No trecho de acesso à hidrelétrica, concluído há menos de seis meses, a pavimentação asfáltica, por razões de qualidade, não está suportando o tráfego de carretas que levam soja ao porto de Paranaguá (Paraná).

Correios

A pedido do deputado Akira, a Assembléia Legislativa dirige expediente à Empresa de Correios e Telégrafos (ECT), pela implantação de um mini-posto de atendimento no distrito Quebracho. A solicitação ao gabinete do parlamentar, partiu do vereador Sebastião Moisés Bastos, que em sua justificativa esclareceu que atualmente os integrantes da comunidade local, quando necessitam dos serviços de correio, têm que se deslocar até à sede do município de Anaurilândia.

Novo programa na FM Cidade prestigia produtor rural

0

07/05/2003 18h46 – Atualizado em 07/05/2003 18h46

“Voz do Produtor” é o mais recente programa de rádio da FM Cidade (102,9), empresa do Sistema Regional de Rádio (SRR), apresentado semanalmente aos sábados, das 6 horas às 7 horas.

O programa está no ar, graças à parceria firmada entre o presidente do Sindicato Rural de Três Lagoas, Domingos Martins de Souza, e o diretor do Sistema Regional de Rádio, Nivaldo Franco Bueno.

“A iniciativa de levar ao ar um programa de rádio, especialmente dedicado ao produtor rural, colocando-o a par das novidades no campo e das mais recentes tecnologias, usadas na agropecuária, partiu de insistentes pedidos dos próprios pecuaristas da região de Três Lagoas”, informou Nivaldo.

“O programa é totalmente produzido pelo Sindicato Rural de Três Lagoas e, além das informações sempre atualizadas do que existe de mais recente em tecnologia e vida no campo, divulga também o melhor de nossa música regional sertaneja”, completou o diretor do SRR.

Com o patrocínio assegurado das melhores empresas do ramo de produtos agropecuários da cidade e da região, o programa “Voz do Produtor” possui tudo para conquistar a liderança de audiência em seu horário.

Botões de rosas

Como o faz em todos os principais eventos, a FM Cidade de Três Lagoas prestigia o comércio local e o consumidor, com distribuição de brindes e homenagens.

Nesta semana, lembrando e homenageando as mães e com o apoio total dos empresários locais, a Cidade FM estará, todos os dias, em frente aos principais pontos de comércio, distribuindo botões de rosas às mulheres consumidoras.

Segundo informações da gerência da emissora, serão distribuídos mais de três mil botões de rosas, sem contar os inúmeros brindes.

PRF apreende caminhão Volvo com carga suspeita

0

07/05/2003 18h45 – Atualizado em 07/05/2003 18h45

Equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Três Lagoas apreendeu carga suspeita de peças de motor e de câmbio e eixos de carretas em um caminhão Volvo de Rondonópolis (MT).

A apreensão aconteceu no posto da PRF, na BR 262, em Água Clara, no início da tarde de ontem, segundo informou o inspetor Gratão, chefe da Delegacia da PRF em Três Lagoas.

O motorista do caminhão, Sílvio Lemes de Brito, residente em Campo Grande, alegou que, em São Paulo, foi efetuada a carga do seu caminhão, mas desconhecia a procedência das peças. Elas seriam levadas para a Capital. Brito também assegurou aos policiais que não acompanhou a carga, mas limitou-se apenas a pegar a nota fiscal das mercadorias.

Segundo foi apurado pela PRF, o motorista possui antecedentes criminais por envolvimento em crime de receptação e de adulteração de chassis de veículos.

A carga e o caminhão, assim como o motorista foram levados à Delegacia de Polícia Civil de Água Clara, aonde foi lavrado o Boletim de Ocorrência.

Tanques redes são inaugurados hoje em Três Lagoas

0

07/05/2003 18h44 – Atualizado em 07/05/2003 18h44

Com a presença do secretário estadual de Desenvolvimento Agrário, Valteci Ribeiro de Castro Júnior (“Mineiro”), serão inaugurados hoje, a partir das 15 horas, Tanques Redes, às margens do Rio Paraná, em Três Lagoas.

A inauguração oficial será prestigiada também com a presença do secretário especial de Aqüicultura e Pesca da Presidência da República, José Fritsch.

A criação de peixes em Tanques Redes, instalados no lago da represa da hidrelétrica de Jupiá tem sido uma antiga reivindicação dos pescadores de Três Lagoas e a experiência já começou a dar excelentes resultados.

A criação de peixes em tanques tem evitado a pesca predatória e tem amenizado o problema de geração de renda da classe dos pescadores, principalmente no período da Piracema, quando a pesca é limitada e até proibida em determinados locais.

O projeto, já em andamento está sendo supervisionado pelo zootecnista, José Américo Boscaine. Ele é o coordenador técnico regional do projeto, ligado ao Instituto de Desenvolvimento Agrário, Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Mato Grosso do Sul (IDATERRA).

Câmara apoia festival gospel

0

07/05/2003 18h40 – Atualizado em 07/05/2003 18h40

Na próxima segunda-feira (12) acontece na quadra coberta do Sesi o I Festival Gospel de Três Lagoas, uma realização da empresa Águas Produções e Marketing, sob a coordenação da radialista Aurora Vilalba. Além de empresas particulares, o evento tem o apoio da Prefeitura Municipal, do vereador Valdomiro Aguirre presidente da Câmara Municipal e dos deputados estaduais Jerson Domingos, Simone Tebet e Akira Otsubo.

Cedido por Aguirre, nesta quarta-feira (07), aconteceu uma reunião no gabinete da presidência da Câmara, onde foram acertados com os participantes os últimos detalhes do festival como, por exemplo, o sorteio da ordem de apresentação e a questão do som.

Ao todo são 25 candidatos inscritos, sendo que todos farão apresentação solo. Alguns serão acompanhados por bandas, a maioria, entretanto, utilizará play back.

Com entrada franca, o início do evento está previsto para as 19 horas. Haverá ainda a apresentação de Ana Clécia, vencedora de um concurso realizado no mês passado em Brasilândia.

Será gravado um CD ao vivo do evento para ser distribuído a todos os participantes e às emissoras de rádio, para divulgação.

Premiação

Além troféus, os três primeiros lugares do festival serão contemplados com premiação em dinheiro. Oferecido pelo deputado Jerson Domingos, o primeiro lugar receberá R$ 1.000,00. O segundo lugar levará R$ 300,00 da deputada Simone Tebet e o deputado Akira Otsubo pagará R$ 200,00 ao terceiro colocado.

Ministro visitará Bonito a convite de Geraldo Resende

0

07/05/2003 18h26 – Atualizado em 07/05/2003 18h26

Mares Guia prometeu estar na cidade durante o Festival de Inverno, quando assinará convênio para construção de portal

O ministro do Turismo, Walfrido Mares Guia vai visitar Bonito entre os dias 14 e 15 de julho, durante o Festival de Inverno, que será promovido de 12 a 19 do mesmo mês. O compromisso foi firmado ontem (7) durante audiência com o deputado federal Geraldo Resende (PPS), que estava acompanhado do prefeito Geraldo Marques (PPS), do presidente da Câmara do município, Nelson Vieira e dos vereadores Hélio Caldeira, Kátia Said, Milton Oliveira, Luemir Coelho, Élio Perin, Paulo Joel e Odinei Arruda.

Na reunião, Mares Guia também se comprometeu a priorizar o município de Bonito, através da elaboração de um convênio que terá por objetivo controlar o fluxo de turistas. Outro compromisso foi agilizar e liberar a primeira parcela de recursos para a implantação do Centro de Convenções do Município.

Segundo Geraldo Resende, o ministro se mostrou bastante interessado em apoiar o município para fortalecer o fluxo de turistas internacionais e para tanto, também vai estudar medidas de apoio ao saneamento básico e infra-estrutura, através do programa Prodetur-Sul.

Atendendo solicitação de Geraldo Resende, Mares Guia firmou compromisso, ainda, de assinar convênio, durante sua visita à cidade, para a construção do Portal de Bonito, antigo anseio daquela comunidade. Outro pedido feito pelo deputado que o ministro prometeu analisar é a ativação do Trem do Pantanal, medida que também favorecerá o turismo na região.

O prefeito Geraldo Marques considerou de fundamental importância a intervenção do deputado Geraldo Resende na reunião com o ministro. “A atuação do deputado Geraldo Resende mostra o carinho que ele tem com a população de Bonito e o seu compromisso com a comunidade de todo o Estado, já demonstrada quando exerceu os mandatos de deputado estadual e secretário estadual de Saúde”.

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.