05/12/2002 16h07 – Atualizado em 05/12/2002 16h07
BRASÍLIA – A qualidade do ensino entre 1999 e 2001 caiu. É o que constata a avaliação da educação básica, que engloba os ensinos médio e fundamental. Segundo o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), as médias obtidas pelos alunos em português e matemática estão menores nas três séries avaliadas pelo Ministério da Educação (4ª e 8ª séries do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio). Comparado com a avaliação anterior de 1999, as médias também estão mais baixas. Só houve melhora na avaliação de português dos alunos da 8ª série.
O Ministério da Educação sustenta, no entanto, que devido ao intervalo de confiança (uma espécie de margem de erro da avaliação) só teria sido registrada queda no desempenho entre 1999 e 2001 na avaliação da 4ª série tanto em português como em matemática. Nas demais avaliações, segundo o MEC, o desempenho continua estável.
Na comparação entre os estados, Rio Grande do Sul e Distrito Federal se alternam na liderança da avaliação. O Rio aparece em 3º lugar nas avaliações de português na 4ª e 8ª séries. O pior desempenho do estado foi em matemática (4ª série), quando ficou em sétimo lugar. Nas demais avaliações, o estado esteve sempre entre os cinco primeiros.
O Saeb mostrou ainda que 58,9% dos alunos de 4ª série alcançaram no máximo o nível 2 na avaliação do MEC da língua portuguesa. Não chegam a ter capacidade para entender textos mais complexos e longos. Dessa parcela 22% ficaram abaixo do menor nível, onde os alunos conseguem entender apenas pequenos textos acompanhados de imagens, como histórias em quadrinhos.
Na 3ª série do ensino médio, apenas 1% dos alunos atingiu o nível mais alto da avaliação em língua portuguesa. Considerados os três últimos níveis de apreensão, o contingente de alunos chega a 25%. Na prova de matemática, apenas 6% dos alunos da 3ª série conseguiram alcançar os três últimos níveis da avaliação que equivalem a conhecimentos compatíveis com o ensino médio, ou seja, a grande maioria chega ao final do médio dominando no máximo conhecimentos do ensino fundamental.
Fonte: O Globo