Os relacionados devem agendar dos dias 02 a 06 de maio, os exames no Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho
Mais 53 candidatos aprovados no Concurso Público, da Prefeitura Municipal de Três Lagoas, realizado no dia 30 de janeiro deste ano, foram convocados para a etapa de exames admissionais.
A resolução nº 015/2022 publicada nesta quarta-feira (13), no Diário Oficial da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), edição nº 3072 convoca os candidatos aprovados para os cargos de secretário escolar, especialista em educação e atendente de educação infantil.
Os relacionados devem agendar dos dias 02 a 06 de maio, os exames no Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), localizado na Avenida Eloy Chaves, 521, Centro ou telefone (67) 3929 1130, (67) 99155 4263 e (67) 99276 4933, das 07:00h às 11:00h e das 13:00h às 17:00h.
Todas as informações referentes ao agendamento e a atribuição estão disponíveis no site da Prefeitura, na opção Diário. Em caso de dúvidas, o candidato deve entrar em contato pelo telefone (67) 3929-1563.
Mesmo com reajuste autorizado pela Aneel, milhares de sul-mato-grossenses serão beneficiados pelo ‘Conta de Luz Zero’’
Apesar da decisão da Aneel de reajustar o valor da energia elétrica em 18,16%, milhares de sul-mato-grossenses continuam sendo beneficiados pelo programa “Energia Social: Conta de Luz Zero”, que paga a conta de 152 mil consumidores.
“A isenção na conta de energia elétrica chegou como um alívio para aproximadamente 152 mil famílias carentes de Mato Grosso do Sul, e atende exatamente a população mais vulnerável”, afirmou o pré-candidato ao Governo do Estado, Eduardo Riedel, que em sua passagem pelas secretarias de Governo e Infraestrutura teve papel fundamental na criação e implementação do programa.
Lançado pelo Governo do Estado, sob a batuta de Riedel, em 2021, o programa inclui as residências que consomem até 220 kWh por mês, tendo uma faixa em torno de R$ 118,00. “Assim, estendemos a mão para as famílias mais necessitadas. Muita gente empobreceu nestes anos de pandemia, e estamos cumprindo nosso papel de prestar assistência a essas famílias mais vulneráveis, pagando as contas de luz, 100% custeadas pelo Governo do Estado, tanto a energia quanto os tributos PIS, Cofins e Cosip”, disse o pré-candidato.
Para serem contempladas as famílias devem estar inscritas no Cadastro Único (Cadúnico) do Governo Federal e já serem beneficiadas com a “Tarifa Social”. As famílias contempladas não precisarão pagar a tarifa de energia elétrica pelos próximos 14 meses e a medida por ser estendida pelo mesmo período.
RESULTADOS
Uma das beneficiadas foi a dona Maria de Fátima Lopes, de 62 anos, que mora em um barraco de madeira no Jardim Noroeste. Na luta para conseguir a aposentadoria e portadora de diabetes, a idosa faz o que pode para pagar as contas de casa e comprar alimento. “Preciso muito [do benefício], só tenho Deus na minha vida! Não tenho filho para me ajudar, ninguém! Em casa está faltando arroz, feijão, óleo. Se não fosse essa ajuda, não sei como seria”, relatou.
O sorriso estampado no rosto dos beneficiários mostra o quanto estão agradecidos pelo benefício. É o caso da dona de casa Elisangela Ribeiro, de 35 anos, que mora no Jardim Noroeste. Ela precisou parcelar a conta de luz, da fatura anterior, por não ter condições financeiras para pagar. “Está sendo bem difícil, só com o meu esposo trabalhando, e graças a Deus fomos contemplados com esses dois programas”, disse, referindo-se aos programas sociais “Mais Social” e “Energia Social – Conta de Luz Zero”, lançados no final do ano passado pelo Governo do Estado sob a batuta de Riedel.
Elisangela ficou surpresa com a isenção da fatura atual. Ela só vai precisar pagar o parcelamento, de R$ 30, que não entra no programa. Agora, com aproximadamente R$ 100 a mais no orçamento, oriundo da economia na conta de luz, dona Elisangela pensa em ajudar ainda mais o esposo, que é jardineiro, nas necessidades do trabalho e nas compras de casa.
Moradora do bairro Leon Denizart Conte, a dona de casa Maria José Esteca Chaves não sabia o que fazer para pagar a conta de luz. “Ficamos muito felizes com a isenção na conta de luz, nesse momento tão difícil de pandemia, sem emprego há três anos. Agradeço por tudo o que o Governo do Estado está fazendo por nós”, afirmou.
Maria José disse ainda que já tem para onde direcionar o dinheiro extra da conta de luz. Diabética e com o esposo com sequelas de um acidente, a dona de casa pensa em comprar remédios e, o que sobrar, alimentos. “Vai me ajudar a compra os remédios e a comprar mistura, uma carne. Aqui em casa a gente consome mais frango e ovos por causa do preço alto da carne”, disse.
Almeida já atuou como comandante do 6º Batalhão de Polícia Militar em Corumbá e também como comandante do 10º BPM
O Batalhão de Polícia Militar de Trânsito realizou sua passagem solene de comando na data de ontem(12/04), às 9h, na sede da unidade, na Barão do Rio Branco, 2760, o Tenente-Coronel PM Wellington Klimpel do Nascimento após um ano à frente da unidade deixou o comando para assumir a Seção de Operações do Comando de Policiamento Metropolitano e o Tenente-Coronel PM Elcio Almeida assumiu a unidade.
O Tenente-coronel PM Elcio estava anteriormente na função de assistente do Subcomandante-Geral da Polícia Militar, já atuou como comandante do 6º Batalhão de Polícia Militar em Corumbá e também como comandante do 10º Batalhão de Polícia Militar, responsável pela área sul da cidade de Campo Grande.
O oficial tem vasta experiência operacional, além de ser formado em Direito e pós graduado em trânsito.
Na ocasião também ocorreu a passagem solene do comando do 1º Batalhão de Polícia Militar e também da 10ª Companhia Independente de Polícia Militar. Estiveram presentes no evento, o Comandante-Geral da PMMS, Coronel PM Marcos Paulo Gimenez, o Chefe do Estado Maior Geral da PMMS, Coronel PM Nivaldo de Pádua Melo, o Comandante de Policiamento Metropolitano, Coronel PM Andre Henrique de Deus Macedo, dentre outras autoridades civis e militares.
O novo comandante do BPMtran reforçou que em sua gestão realizará a otimização dos recursos humanos e materiais em prol do policiamento preventivo de trânsito com objetivo de reduzir acidentes e as mortes no trânsito. Assessoria de Comunicação Social do BPmtran
Para comemorar a data, um vídeo será apresentado em quatro episódios e foi produzido por meio da narração dos próprios personagens (associados, ex-presidentes e colaboradores)
O Sindicato Rural de Três Lagoas (SRTL) completará 55 anos no dia 26 de abril de 2022 e, para comemorar a data, preparou um vídeo documentário com os principais personagens desta história: seus ex-presidentes, associados e colaboradores. O vídeo será apresentado em quatro episódios e foi produzido por meio da narração dos próprios personagens (associados, ex-presidentes e colaboradores).
Fatos históricos como a construção do recinto de exposições, os leilões de animais, shows musicais, provas equestres e muitas curiosidades prometem emocionar os que fizeram e ainda fazem parte dessa história.
A produção é da RecLand, empresa integrante da Agência Fiuza, responsável pelo Marketing do Sindicato Rural. O jornalista Rogério Potinatti, assessor de comunicação do SRTL, assinou o roteiro e produziu as entrevistas.
O vídeo documentário terá cerca de 30 minutos e será exibido na data do aniversário da instituição, em um evento aos sócios, diretores, autoridades, colaboradores e imprensa.
Em seguida, será disponibilizado ao público em geral nas redes sociais e canais de comunicação oficiais do SRTL.
Levantamento do Instituto Pet Brasil aponta que 48% do mercado é movimentado por pequenas e médias empresas; Confira três motivos para investir no setor
Os cuidados com os animais de estimação aumentaram no país. É isso o que revela o levantamento do Instituto Pet Brasil (IPB), lançado no primeiro trimestre de 2022, que registrou alta de 27% do faturamento em 2021 de produtos, serviços e comércios no setor, atingindo R$ 51,7 bilhões. A movimentação deste segmento também mostra um cenário otimista para o investimento de pequenas e médias empresas na área, já que dados do IPB ainda apontam que 48% do mercado, principalmente a parte de vendas, é impulsionado pelos pequenos empreendedores.
Com o cenário favorável, novas empresas se destacaram no ramo, como a Doggi, a primeira rede de franquias especializada em banho e tosa por aplicativo do Brasil. Nascida em 2021, durante a pandemia da Covid-19, a empresa buscou atender a necessidade de levar comodismo e facilidade para o dia a dia dos tutores de cachorros. Segundo Rodolfo Calvo, fundador e CPO da Doggi, o segmento precisa de diferenciais que atendam as necessidades de quem precisa dos serviços para os animais. “A maioria dos players desta área não disponibilizavam um aplicativo que facilitasse o agendamento de serviços, raramente havia a opção de marcar múltiplos cuidados no mesmo dia. E essa praticidade aliada ao bom serviço que ajudam as empresas a se destacarem”, conta.
Com a experiência no empreendedorismo, Calvo acompanha a expansão do mercado neste campo e por isso apostou na criação da Doggi. Baseando-se na bagagem no ramo dos negócios que já tinha acumulado, ele compartilha três motivos para investir na área de pets no Brasil, confira:
Crescimento do cuidado com os animais
De acordo com União Internacional Protetora dos Animais (UIPA), a procura por adoção de pets aumentou 400% durante os primeiros meses da pandemia. “Essa nova demanda também gera a busca por diversos tipos de cuidados básicos com os animais, como banho, tosa – no caso dos cachorros -, hotéis para animais, cuidados médicos, recreativos e muitos outros serviços que podem ajudar na saúde e no bem-estar do bichinho. Assim, com essa necessidade, é importante pensar na ampliação de mais pontos de atendimento para eles”, destaca.
Faturamento do setor nos últimos anos
O mercado pet no Brasil faturou, em 2020, R$ 40,8 bilhões, ocupando o 3º lugar de país que mais movimenta o setor no mundo. E como já afirmado pelo IPB, boa parte dessa movimentação acontece a partir dos pequenos e médios negócios, que atendem às necessidades dos animais espalhados pelo país. Com isso, investir em produtos e serviços para a comunidade pet se tornou um bom negócio para o empreendedor.
Oportunidades para pequenos empreendedores
A alta demanda de cuidados e serviços não são supridas pelas grandes varejistas, desta forma, o pequeno empreendedor ganha destaque para atender o que o animal e o seu tutor precisam. De acordo com um levantamento do Sebrae em 2021, o número de microempreendedores individuais (MEIs) no mercado pet cresceu 46% no segundo semestre do ano passado. Só o setor de PMEs cresceu 39% no mesmo período, alcançando 80 mil empresas pelo país. “Para quem está começando, investir em franquias pode ser um diferencial para os empreendedores, porque começará a trabalhar em um modelo de negócio que já estrutura delimitadamente a forma de atuação de trabalho”, pontua.
Na concessão da liminar, magistrado destacou a não convocação de suplente
O juiz da Vara Única de Ribas do Rio Pardo, Idail De Toni Filho, suspendeu o processo de cassação da Câmara Municipal contra o prefeito João Alfredo Danieze (Psol). A liminar foi anexada às 7h13 desta quarta-feira no processo.
“Defiro em parte a medida liminar pleiteada para suspender o andamento do processo n.º 001/2022/CMRRP instaurado pela Câmara de Vereadores do Município de Ribas do Rio Pardo-MS, cuja finalidade é apurar eventuais práticas de infrações político administrativas e atos de improbidade administrativa, até ulterior deliberação”, informa a decisão.
DENÚNCIA
De acordo com denúncia do vereador Álvaro Andrade dos Santos (PSD), conhecido como Nego da Borracharia, o prefeito cometeu crime de improbidade com enriquecimento ilícito de terceiros e infração político-administrativa por negligenciar a gestão do dinheiro público.
O vereador apontou que o prefeito beneficiou indevidamente a empresa Tec Faz Soluções em Projetos Hidráulicos Rurais e Transporte Ltda em locações de máquinas e caminhões para a prefeitura. Segundo o denunciante, a irregularidade gerou prejuízo de R$ 40,3 mil aos cofres públicos, somente no que diz respeito a um dos veículos locados.
No último dia 6, a Casa de Leis decidiu dar sequência ao processo que pode resultar na cassação do prefeito. Na segunda-feira (dia 11), a defesa de Danieze ingressou com mandado de segurança na Justiça contra a decisão dos vereadores.
O documento apontou a necessidade de reabertura de prazo para a defesa, ausência de convocação de suplente (preceito legal determina que, estando impedido o vereador denunciante, será convocado o suplente do impedido de votar), irregularidade no voto do presidente da Câmara, suspeição do vereador Tiago Gomes de Oliveira (PSDB) e da vereadora Edervânia dos Santos Malta (DEM), nulidade da constituição e dos atos da comissão processante e ausência de delimitação da acusação. A Câmara é presidida por Tiago Oliveira.
INSTABILIDADE POLÍTICA
Na concessão da liminar, o juiz destacou a não convocação de suplente. “Em detida análise da peça preambular e dos documentos convergidos, tenho que estão presentes os requisitos essenciais para a concessão da liminar vindicada, notadamente no que toca à ausência de convocação do suplente do vereador denunciante para a sessão que recebeu a denúncia dirigida ao impetrante”.
Representantes do prefeito, os advogados André Borges e Julicezar Barbosa divulgaram nota à imprensa sobre a decisão.
“A liminar revela a pronta atuação do Judiciário, corrigindo mais uma descabida tentativa de causar instabilidade política e administrativa numa cidade que está no momento mais importante de sua história, com instalação de indústria de celulose e variados novos negócios, gerando trabalho, renda e impostos; alguns vereadores, porém, preocupados só com interesses políticos menores, jogam contra, lamentavelmente; espera-se que doravante a paz e a tranquilidade, exigidas pelos riopardenses, voltem a reinar”.
A reportagem não conseguiu contato com a Câmara Municipal de Ribas do Rio Pardo.
Dando continuidade aos trabalhos desenvolvidos junto aos agricultores familiares do Município, a equipe do Departamento de Agronegócio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA) esteve em reunião com representantes das associações de produtores rurais e representantes das instituições ligadas ao agronegócio para organizar a integração e gestão da Central de Comercialização da Agricultura Familiar de Três Lagoas.
O encontro aconteceu no último dia 07, no Sindicato Rural de Três Lagoas, onde foram discutidos o fortalecimento dos produtores engajados no processo, sendo que as ideias serão discutidas também nas comunidades, para a sensibilização dos produtores e não somente aos líderes das associações que participam das reuniões. Um dos assuntos em debate foi a formação de uma administração e gestão que seja participativa, em que todas as realidades e necessidades possam ser atendidas.
A diretora de Agronegócio, Amanda Pivotto, explica que “é essencial ir a campo e realizar encontros com os próprios produtores nos assentamentos e regiões onde vivem para que tenham conhecimento da dimensão do projeto, ouvindo seus anseios e sugestões para planejar uma gestão que esteja em comum acordo e seja vantajosa para os associados e para o consumidor”, contou.
Como a obra da Central está em fase de conclusão, o cronograma de visitas às comunidades de produtores acontecerá ainda esse mês.
Participaram da reunião representantes da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (AGRAER), Instituto Simbiose, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Sindicato Rural e SEBRAE.
O expediente nas repartições públicas municipais será retomado na próxima segunda-feira, dia 18 de abril
A Prefeitura de Bataguassu decretou ponto facultativo na quinta-feira, dia 14 de abril, data que antecede a Sexta-Feira da Paixão de Cristo, feriado católico celebrado no dia 15 de abril. O decreto com a normativa foi publicado na edição desta quarta-feira (13/04), em Diário Oficial.
Conforme o documento assinado pelo prefeito de Bataguassu, Akira Otsubo (MDB), considerando a celebração da Sexta Feira da Paixão de Cristo, que antecede à Páscoa (Ressurreição de Jesus Cristo), fica decretado ponto facultativo nas repartições públicas municipais no dia 14 de abril.
O ponto facultativo estabelecido para a data não se aplica, no entanto, ao Pronto Socorro Municipal; e Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura e Subprefeitura do Distrito de Nova Porto XV (que trabalharão em sistema de escala de serviço) por serem considerados serviços essenciais à população.
O expediente nas repartições públicas municipais será retomado na próxima segunda-feira, dia 18 de abril.
A equipe realizou uma vistoria na mochila da suposta estudante, onde foi localizado 01 invólucro contendo em seu interior aproximadamente 1 quilo de maconha
Uma guarnição da Força Tática do 2º Batalhão de Polícia Militar realizou a prisão de uma mulher de 28 anos, por Tráfico de Drogas.
Era por volta das 14h, de terça-feira quando a guarnição realizava policiamento ostensivo preventivo na estação rodoviária. Algum momento após a fiscalização, os policiais da Força Tática visualizaram uma mulher embarcando em um ônibus da empresa Reunidas, que tinha como destino a cidade de Mirandópolis -SP.
A mulher demonstrou atitude de suspeição com a presença dos policiais no que foi procedida a abordagem. Durante a entrevista esta relatou ser estudante residente na cidade de Mirandópolis (SP), e que estaria em Três Lagoas a estudos. A equipe realizou uma vistoria na mochila da suposta estudante, onde foi localizado 01 invólucro contendo em seu interior aproximadamente 1 quilo de maconha.
Diante dessa descoberta, a abordada relatou aos militares ter sido contratada por um desconhecido da cidade de Mirandópolis para vir até esta cidade (Três Lagoas) para buscar o ilícito, declarando também não conhecer a pessoa que lhe passou o entorpecente e que pelo transporte receberia a quantia de 150,00 reais.
Diante dos fatos foi dado voz de prisão a autora e a mesma foi encaminhada e entregue na delegacia de polícia, juntamente com a droga apreendida.
A Prefeitura de Bataguassu, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Urbano e Rural torna público o edital de convocação dos candidatos inscritos no Processo Seletivo para cadastro reserva em nível superior nas áreas de Administração de Empresas e Agronomia para a realização da entrevista.
Conforme edital publicado na edição desta quarta- feira, dia 13 de abril, em Diário Oficial (http://www.diariooficialms.com.br/assomasul páginas 95 e 96), a entrevista será realizada na próxima segunda-feira, dia 18 de abril, às 8 horas (horário MS), na sala de reuniões da pasta localizada na rua Rio Brilhante, 405, centro, próximo aos Correios.
Completamente embriagado o sujeito agrediu a esposa desferindo dois golpes de facão na barriga da companheira
No início da manhã desta terça-feira (12), uma guarnição da Polícia Militar de Ribas do Rio Pardo foi acionada via 190 por uma senhora informando que o seu cônjuge, posteriormente identificado como N.V.de F. estava bebendo há dias, e que ela tentou conversar com o mesmo por várias vezes, pedindo para ele voltar para a casa e parar de beber, momento que o homem a empurrou e mandou ela calar a boca, insultando-a com diversos xingamentos, mesmo ela estando com seu neném no colo.
Então seu filho mais velho falou que chamaria seu avô, momento que o autor foi para dentro da casa e buscou um facão e desferiu dois golpes contra a vítima na região da sua barriga, vindo a mulher a se defender com as próprias mãos, as quais também ficaram feridas. Na chegada da Guarnição PM, o homem foi encontrado bastante alterado dentro da casa dele, aparentemente embriagado, no quarto também foi encontrado o facão, sendo dada a voz de prisão para o homem, o qual foi encaminhado para a delegacia da cidade para as medidas cabíveis.
A mulher foi levada ao hospital 19 de Março com um ferimento grave no seu punho esquerdo, onde foi necessário passar por um intervenção, no qual foi necessário dar ponto para cicatrização dos ferimentos.
Caso ocorreu em Manaus e foi relatado na plataforma científica International Journal of Surgery Case Reports
De tão incomum, a história de um paciente de Manaus, de 54 anos, mereceu um relato de caso publicado na plataforma científica International Journal of Surgery Case Reports na quarta-feira (6/4).
O paciente procurou o serviço médico da capital do Amazonas relatando dores de estômago, náuseas e dificuldade de evacuação. Disse que apresentava os sintomas há dois dias, mas não forneceu detalhes sobre o que poderia ter causado a condição.
Ao realizarem um exame de raio-X, os médicos encontraram um peso de dois quilos, de cerca de 20 centímetros de comprimento, como os que são usados em academias de ginástica para exercícios de braço, dentro do homem.
O haltere estava entre o reto e o intestino grosso do paciente, que, depois do exame, admitiu ter introduzido o peso de academia no corpo para obter satisfação sexual.
Para retirar o objeto do paciente, a equipe sedou o homem. Inicialmente, os médicos tentaram puxar o halter com uma pinça cirúrgica, mas, como não foi possível manejá-lo, a retirada teve de ser feita por um dos cirurgiões com as mãos. Após três dias de internação, o paciente recebeu alta e se encontra bem.
No relato de caso, os médicos lembram da importância de os profissionais de saúde fazerem uma abordagem cuidadosa em situações assim. De acordo com eles, por causa do constrangimento, é frequente que o paciente não revele a origem do problema.
As apostas podem ser feitas até as 19h, horário de Brasília
Mega-Sena sorteia nesta quarta-feira (13) um prêmio acumulado em R$ 60 milhões, na faixa principal.
As seis dezenas do concurso 2.471 serão sorteadas, a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº 750, na cidade de São Paulo, com transmissão ao vivo pelas redes sociais das Loterias Caixa, no Facebook e no YouTube.
As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet. A aposta mínima, com seis dezenas marcadas, custa R$ 4,50.
De acordo com a Caixa, caso apenas um apostador ganhe o prêmio principal e aplique todo o valor na poupança, receberá mais de R$ 383 mil de rendimento no primeiro mês.
Dupla de Páscoa
A Dupla Sena está no período de vendas exclusivas para o concurso especial da Dupla de Páscoa. O prêmio estimado é de R$ 30 milhões e o sorteio será realizado em 16 de abril, na noite que antecede o domingo de Páscoa.
O prêmio da Dupla de Páscoa não acumula. Se não houver ganhadores na faixa principal, com acerto de seis números, ele será dividido entre os acertadores da 2ª faixa (com o acerto de cinco números) e assim por diante.
No MS, 500 PRFs distribuídos em 9 Delegacias e 23 Unidades Operacionais da PRF reforçam a fiscalização nos 4.078 quilômetros de rodovias federais
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) irá iniciar, nesta quinta-feira (14), a Operação Semana Santa 2022, nas rodovias federais do Mato Grosso do Sul, seguindo até o domingo (17), com o objetivo de promover a segurança viária nos deslocamentos dos usuários pelas rodovias federais.
Durante o período, a PRF irá manter o reforço de fiscalização, principalmente com foco na alcoolemia ao volante, com cerca de 40 etilômetros à disposição dos policiais no estado, as ultrapassagens indevidas e o não uso de dispositivos de segurança – cinto de segurança e transporte de crianças em dispositivo próprio. Em resumo, busca-se coibir as infrações mais comuns ou potencialmente perigosas para a segurança do trânsito.
No Mato Grosso do Sul, 500 PRFs distribuídos em 9 Delegacias e 23 Unidades Operacionais da PRF reforçam a fiscalização nos 4.078 quilômetros de rodovias federais, divididos nas BRs 060, 158, 163, 262, 267, 359, 376, 419, 436, 463 e 487, que atravessam o estado, principalmente nos locais e horários onde os índices de criminalidade e acidentalidade têm mais incidência.
Restrição de tráfego
No Mato Grosso do Sul, não haverá restrição de trânsito para veículos de carga com dimensões ou pesos excedentes.
Operação Semana Santa 2021
Em 2021, durante a Operação Semana Santa, foram registrados 16 acidentes, sendo 5 considerados graves. Ao todo, 14 pessoas ficaram feridas e nenhuma morte foi registrada.
Autuações Gerais
Foram registrados 1.252 autos de infrações gerais.
Alcoolemia
A PRF realizou 13 testes com o etilômetro nas rodovias federais do MS; 17 motoristas foram flagrados em fiscalizações com o etilômetro; 6 destes condutores foram presos.
Resultados Operação Semana Santa 2022
O Balanço final da Operação Semana Santa 2022 será divulgado na segunda-feira (18 de abril), através do portal PRF.
Orientações para quem vai pegar a estrada:
Antes de viajar, o proprietário do veículo deve verificar as condições do carro. A manutenção deve estar em dia, em especial em relação aos itens de segurança, como sistema de freios, pneus e sistemas de iluminação e sinalização.
A viagem deve ser planejada de modo que o condutor evite conduzir o veículo por mais de quatro horas ininterruptas. Ele deve estar descansado e em condições físicas e psicológicas para a condução..
O condutor deve respeitar a capacidade máxima de passageiros permitida pelo fabricante. Todos os ocupantes devem usar o cinto de segurança ou, em caso de crianças, o sistema de retenção equivalente (cadeirinhas, assentos de elevação etc) devidamente preso ao veículo.
As bagagens devem ser levadas em compartimento próprio, para evitar lesões em caso de envolvimento em acidentes. Se forem levadas em compartimento de passageiros, elas podem se deslocar e machucar os ocupantes do carro.
Os motoristas devem respeitar a sinalização, a velocidade máxima estabelecida para a via e, em relação às ultrapassagens, realizar a manobra somente em locais permitidos e quando houver tempo e distância para concluir a manobra sem colocar o trânsito em risco. Ressalta-se que ultrapassagens mal realizadas são responsáveis por um terço das mortes em rodovias federais.
Em caso de chuva, a velocidade deve ser reduzida, os faróis devem permanecer acesos e a distância de segurança entre os veículos deve aumentar.
Em Três Lagoas a quarta-feira será chuvosa de manhã. Aberturas de sol à tarde e pancadas de chuva que vão até a noite
Confirmando as previsões meteorológicas, o avanço de uma frente fria aumentou o volume de chuvas e nos próximos dias vai provocar queda acentuada nas temperaturas em Mato Grosso do Sul.
A tendência é que esta frente fria avance pelo sul a partir desta quarta-feira (13) entre à tarde e à noite. São esperadas chuvas de intensidade moderada a localmente fortes e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento, que podem atingir valores até 90 km/h, e eventual queda de granizo.
De acordo com o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima, essas instabilidades ocorrem devido ao avanço de um cavado pré- frontal, sistema meteorológico que antecede a frente fria e provoca aumento de nuvens e chuva para praticamente todas as regiões do Estado. São esperados acumulados significativos de chuva, que podem atingir valores acima de 40mm/24h.
Além das chuvas, o destaque da Semana Santa, serão as temperaturas, que ao longo de quinta-feira (14) começam a cair no Estado. A meteorologia indica temperaturas mínimas amenas, entre 12°C a 14°C para as regiões sul e sudoeste.
Na sexta-feira (15) a massa de ar frio avança para outras áreas do Estado que pode registrar temperaturas mínimas em torno de 11°C. Em Ponta Porã são esperados valores entre 11-13ºC, em Corumbá entre 17-19ºC e na Capital valores em torno de 15-17ºC. Segundo o Cemtec, a queda das temperaturas está associada ao avanço do sistema de alta pressão pós-frontal e, com isso, o tempo deve ficar firme em todo o estado.
Para o sábado (16) e também no domingo (17) são esperadas temperaturas relativamente baixas ao amanhecer, com os termômetros marcando em torno de 15°C a 16°C na região Sul. Porém ao longo do final de semana, com o tempo mais firme, as temperaturas entram em gradativa elevação. Nas regiões centro-norte e pantaneira, as máximas ficam próximas aos 30°C. No sul as máximas podem ficar entre 23-25°C.
Confira no mapa elaborado pela equipe técnica do Cemtec/Semagro as condições de tempo e temperatura estimados para Capital e alguns municípios do Estado.
As propostas são de autoria dos vereadores Britão do Povão, Dr. Issam Fares, Marisa Rocha e do Executivo Municipal.
Na sessão do dia 12 de abril, os vereadores da Câmara de Três Lagoas aprovaram quatro projetos de lei. As propostas são de autoria dos vereadores Britão do Povão, Dr. Issam Fares, Marisa Rocha e do Executivo Municipal.
O projeto de lei nº 64, de autoria do vereador Britão do Povão, dispõe sobre o programa crianças seguras nas escolas da rede pública de ensino do município de Três Lagoas/MS. Conforme parágrafo único do pl, o programa visa promover palestras para orientação e prevenção sobre diversos temas relacionados às atividades dos bombeiros dentre elas a prevenção de acidentes de trânsito, com animais peçonhentos, acidentes domésticos, enchentes, primeiros socorros, temas relacionados a incêndio para as crianças e congêneres, nas escolas de educação infantil e fundamental, no município de Três Lagoas.
O projeto de lei nº 87, de autoria da vereadora Marisa Rocha, dispõe que agressores que cometerem crime de maus-tratos arquem com as despesas do tratamento do animal agredido, na forma que menciona e dá outras providências. No caso, o custeio de despesas veterinárias e demais gastos decorrentes da agressão, na forma do Código Civil.
No artigo 2º da proposta está previsto, que: o agressor ficará obrigado, inclusive, a ressarcir a Administração Pública todos os custos relativos aos serviços públicos de saúde veterinária, prestados para o total tratamento animal.
O pl nº 114, de autoria do vereador Dr. Issam Fares, torna de utilidade pública a Associação de Pais e do Grupo Escoteiro Guaicurus 9.
“Desde a sua constituição a Associação tem contribuído para a formação do jovem em nossa cidade, realiza várias ações de cunho social junto à população de Três Lagoas”, destacou a vereadora na justificativa do PL.
A proposta do Executivo Municipal institui a Comissão Permanente para análise das aquisições de bens, contratação de serviços e obras da Prefeitura municipal de Três Lagoas.
Conforme mensagem do Executivo a Comissão estabelecerá uma melhor articulação intersecretarial junto aos demais órgãos e entidades da Administração.
Encaminhamentos
Ainda na Ordem do Dia foram analisados e encaminhados para Comissões Permanentes, da Casa de Leis, os seguintes projetos:
PROJETO DE LEI Nº 133 DE 17 DE NOVEMBRO DE 2021: “DISPÕE SOBRE A DIVULGAÇÃO NO SITE DA PREFEITURA MUNICIPAL DE TRÊS LAGOAS DOS DADOS BÁSICOS DE TODAS AS OBRAS PÚBLICAS MUNICIPAIS EM ANDAMENTO.” Comissão de Transporte
PROJETO DE LEI Nº 13 DE 09 DE MARÇO DE 2022: “ALTERA DISPOSITIVOS DA LEI Nº 2.295, DE 21 DE OUTUBRO DE 2008 E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS, DE MODO A CORRIGIR O ROTEIRO ANTERIOR.” Comissão de Indústria, Comércio e Agronegócios
PROJETO DE LEI Nº 14 DE 09 DE MARÇO DE 2022: “ALTERA DISPOSITIVOS DA LEI Nº 1.941, DE 16 DE DEZEMBRO DE 2004 E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS, DE MODO A CORRIGIR O ROTEIRO ANTERIOR.” Comissão de Indústria, Comércio e Agronegócios
PROJETO DE LEI Nº 15 DE 09 DE MARÇO DE 2022: “ALTERA DISPOSITIVOS DA LEI Nº 2.623, DE 18 DE SETEMBRO DE 2012 E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS, DE MODO A CORRIGIR O ROTEIRO ANTERIOR.” Comissão de Indústria, Comércio e Agronegócios
PROJETO DE LEI Nº 25 DE 25 DE MARÇO DE 2022: “DISPÕE SOBRE A REFORMULAÇÃO DA LEI Nº 3.296, DE 04 DE JULHO DE 2017, QUE ORGANIZA O ACOLHIMENTO, EM RESIDÊNCIAS DE FAMÍLIAS PREVIAMENTE CADASTRADAS E APTAS, DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES AFASTADOS DA FAMÍLIA DE ORIGEM MEDIANTE MEDIDA PROTETIVA, DENOMINADO – FAMÍLIA ACOLHEDORA”. Comissão de Saúde e Assistência Social
PROJETO DE LEI Nº 26 DE 23 DE MARÇO DE 2022: “DISPÕE SOBRE A REFORMULAÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”. Comissão de Saúde e Assistência Social
PROJETO DE LEI Nº 122 DE 21 DE OUTUBRO DE 2021: “TORNA OBRIGATÓRIO O TESTE DO CORAÇÃOZINHO – OXIMETRIA DE PULSO – EM RECÉM-NASCIDOS COM 24 A 48 HORAS DE VIDA, NA REDE DE SAÚDE PÚBLICA E PRIVADA DO MUNICÍPIO DE TRÊS LAGOAS – MS E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.” Comissão de Finanças e Orçamento
PROJETO DE LEI Nº 32 DE 04_DE ABRIL DE _2022: “DISPÕE SOBRE A INSERÇÃO DE PROFISSIONAIS DA ÁREA DE SERVIÇO SOCIAL E DE PSICOLOGIA NAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO BÁSICA.” Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final
PROJETO DE LEI Nº 33 DE 04_DE ABRIL DE _2022: “INSTITUI NO MUNICÍPIO DE TRÊS LAGOAS-MS A ‘SEMANA MUNICIPAL DA SAÚDE BUCAL EM CRECHES E PRÉ-ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO”, A SER REALIZADA, ANUALMENTE, A PARTIR DO DIA 12 DE OUTUBRO.” Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final
PROJETO DE LEI Nº 34 DE 07_DE ABRIL DE _2022: “INSTITUI NO MUNICÍPIO DE TRÊS LAGOAS/MS., A “SEMANA MUNICIPAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO”, A SER COMEMORADA, ANUALMENTE, APARTIR DO DIA 02 DE ABRIL, QUANDO É COMEMORADO O DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.” Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final
PROJETO DE LEI Nº 35 DE 07_DE ABRIL DE _2022: “INSTITUI O DIA 10 DE DEZEMBRO “DIA MUNICIPAL DO FEIRANTE” E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.” Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final
PROJETO DE LEI Nº 36 DE 08_DE ABRIL DE _2022: “DISPÕE SOBRE A REVOGAÇÃO DA LEI 2.506, DE 26 DE ABRIL DE 2011.” (EXECUTIVO) Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final
PROJETO DE LEI Nº 37 DE 08_DE ABRIL DE _2022: “ACRESCE DISPOSITIVO AO ARTIGO 2º DA LEIO Nº 1.746 DE 17 DE DEZEMBRO DE 2001, QUE DISPÕE SOBRE FERIADOS MUNICIPAIS CIVIS E RELIGIOSOS E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.” Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final
Adolescente de 17 ano, em posse de diversas porções de a maconha, crack e cocaína, destinadas ao tráfico de drogas, foi apreendido, na manhã de hoje (12), por investigadores da SIG (Seção de Investigações Gerais) de Três Lagoas.
Após o recebimento de uma denúncia, informando a comercialização de drogas, no Bairro Novo Oeste, os investigadores foram até o Condomínio Andorinha.
Lá, visualizaram um adolescente, já apreendido há menos de um mês, por envolvimento com o tráfico de drogas.
Diante disto, foi realizada busca pessoal, quando foram encontradas em seu bolso, uma porção de substância análoga à maconha, e outra porção de substância análoga à cocaína.
Na abordagem, o adolescente acabou afirmando que tinha mais substância entorpecente ocultada em uma residência no mesmo condomínio.
Os agentes da SIG foram até ao local, onde encontraram a droga escondida pelo adolescente, sendo duas grandes porções de substâncias análogas a crack e cocaína.
Ouvido na delegacia, na presença de representante do Conselho Tutelar, o adolescente afirmou que toda a substância ilícita encontrada lhe pertencia e que havia escondido ali na manhã de hoje, sem o conhecimento da proprietária do imóvel, e que toda a droga era destinada a venda para usuários.
Após a oitiva, o adolescente foi entregue ao Conselho Tutelar, para responder em liberdade pelo ato infracional praticado, conforme observação da legislação vigente.
Lançado pelo governador Reinaldo Azambuja em 2021, o programa “Energia Social – Conta de Luz Zero” inclui as residências que consomem até 220 kWh por mês
O Governo de Mato Grosso do Sul manterá o programa “Energia Social: Conta de Luz Zero”, que paga a conta de 152 mil consumidores mesmo com o reajuste na energia elétrica em 18,16%.
Lançado pelo governador Reinaldo Azambuja em 2021, o programa “Energia Social – Conta de Luz Zero” inclui as residências que consomem até 220 kWh por mês. Para serem contempladas, as famílias devem estar inscritas no Cadastro Único (Cadúnico) e já serem beneficiadas com a “Tarifa Social”.
Para reduzir os efeitos negativos da pandemia de Covid-19, o Governo do Estado também abriu mão de receita e reduziu em três pontos percentuais o ICMS nas faturas de energia elétrica durante a bandeira de escassez hídrica, mesmo contrariando o entendimento de outros 19 estados brasileiros, e, antes, já havia reduzido em 2 pontos a cobrança sobre a bandeira vermelha.
Agora, com a decisão da Aneel, a tarifa de energia elétrica terá reajuste médio, a partir de sábado (16), de 18,16% para 1,08 milhão de consumidores em 74 municípios de Mato Grosso do Sul.
Também a partir do mesmo dia entrará em vigor a bandeira verde, devendo se manter até o fim do ano, sem acréscimos adicionais na conta de luz, além dos aumentos estabelecidos pela Aneel.
Conforme a coordenação do serviço, todo animal que for atendido pelo Castramóvel receberá um microchip que é colocado debaixo da pele e que permite identificar o animal
Segurança à saúde pública e foco no bem-estar animal. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), passará a realizar inserção de chip de identificação eletrônica de forma gratuita em cães e gatos atendidos no Castramóvel.
Conforme a coordenação do serviço, todo animal que for atendido pelo Castramóvel receberá um microchip que é colocado debaixo da pele e que permite identificar o animal, pois o minúsculo dispositivo armazena um código numérico identificador único, como se fosse um RG do animal. Além disso, a leitura do chip é universal, isto quer dizer que em qualquer lugar do mundo poderá identificar seu animal, APESAR DE NÃO SE TRATAR DE UM RASTREADOR.
O serviço gratuito será ofertado apenas em novos cães e gatos – lembrando que por ora o serviço atender apenas machos – e registra todos os dados do animal, como: endereço, telefone, características, doenças existentes e medicações.
O veterinário da SMS, Hugo Nogueira, explica que esse chip garante a tutela do animal, por isso, se ele for perdido, qualquer clínica veterinária poderá usar uma leitora e identificar o pet, garantindo a segurança dele até o tutor poder ir buscá-lo. Além disso, o animal ganha uma coleira com uma etiqueta (tag) que contém um QR Code (código de barras) único que permite acessar as informações por meio da leitura com a câmera do celular.
A secretária da pasta, Elaine Fúrio, destacou que “em casos de roubo ou desaparecimento, também poderá garantir que o animal que tem um tutor, seja ‘resgatado’, pois somente ele (tutor) poderá fazer a transferência de posse. O uso em viagens é muito necessário, pois diversos países não aceitam migração do Brasil de animais que não sejam microchipados”, disse.
Além disso, essa ação se baseia no cumprimento da Lei nº 2.990 de 10 de maio de 2005, que exige a sistematização da posse responsável de cães e gatos no Estado de Mato Grosso do Sul.
COMO É O PROCEDIMENTO
O microchip tem um tamanho de um grão de arroz e a capsula contendo o item é implantado sob a pele do animal através de um implantador, que se trata de uma agulha especial um pouco mais grossa e que permite a inserção do chip sob a pele.
O coordenador do CCZ, Everton Otoni, enfatiza que “a implantação não causa dor no animal. Mesmo assim, o chip é colocado ao final da castração, pois aproveitamos a anestesia do procedimento evitando, ainda mais, que o animal sinta qualquer desconforto.”
PRIMEIRO ANIMAL ATENDIDO
Como forma de teste, a SMS e o CCZ realizaram a microchipagem de um animal que recebeu atendimento no Castramóvel. Se trata do Bob, que é um cachorrinho de 03 anos de idade. O tutor, Mauro Diniz, técnico em teatro de 38 anos, diz que o serviço é rápido e garante ainda mais proteção e segurança ao seu amigo.
“Fomos muito bem atendidos no Castramóvel, pessoal capacitado e que sabe esclarecer todas as dúvidas, além de muito solícitos. Mais que isso, fizeram uma pequena entrevista conosco sobre a saúde do animal e já conseguimos aplicar a vacina contra raiva no Bob. Super recomendo, ainda mais agora com essa opção de microchipar o pet”.
As inscrições podem ser feitas no próprio Poliesportivo ou diretamente na SEJUVEL, localizado no Ginásio Municipal de Esporte “Cacilda Acre Rocha”
Alinhando saúde, bem estar físico e esporte, a Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (SEJUVEL) abriu prazo de inscrições para os treinos funcionais em Três Lagoas.
As aulas serão ministradas pelo professor Denis Miranda no Ginásio Poliesportivo “Eduardo Milanez” (Ginásio da Lagoa Maior), todas as segundas, quartas e sextas-feiras.
De início serão duas turmas no período da manhã, sendo das 7h30 às 8h30 e das 9h às 10h. Haverá treino funcional adaptado para o público da melhor idade.
As inscrições podem ser feitas no próprio Poliesportivo ou diretamente na SEJUVEL, localizado no Ginásio Municipal de Esporte “Cacilda Acre Rocha”, das 7h às 11h e das 13h às 17h.
Assim como os médicos recomendam, o professor reforça que uma hora diária de atividade física propicia muitas melhorias à saúde, em especial o sistema cardiovascular e respiratório, contribui para perda de peso, aumento da massa muscular, memória e a qualidade de vida.
Vale lembrar que os treinos funcionais começam na próxima semana, são totalmente gratuitos, com profissionais capacitados, materiais de qualidade e aberto à toda a população.