17.9 C
Três Lagoas
domingo, 21 de junho de 2026
Início Site Página 1958

PF realiza 2ª apreensão de moeda falsa em menos de 24 horas em MS

0

Na ação policial de hoje, uma mulher foi presa em flagrante logo após receber duas correspondências com aproximadamente R$ 4.000,00 em cédulas falsas

A Polícia Federal realizou na cidade de Dourados/MS ação de vigilância e acompanhamento de recebimento de correspondência do Correios com suspeita de conter cédulas falsas, na tarde desta terça-feira (12/4),

Esta é a segunda apreensão de moedas falsas na região de Dourados em menos de 24 horas, já que na manhã de ontem, em Fátima do Sul, policiais federais prenderam em flagrante um homem logo após a retirada de encomenda na agência dos Correios do município.

Na ação policial de hoje, uma mulher foi presa em flagrante logo após receber duas correspondências com aproximadamente R$ 4.000,00 em cédulas falsas com valor nominal de R$ 20,00, R$ 50,00 e R$ 100,00.

Pela Código Penal Brasileiro, quem falsificar, fabricando-a ou alterando, moeda metálica ou papel-moeda de curso legal no país ou no estrangeiro, ou ainda por conta própria ou alheia, importa ou exporta, adquire, vende, troca, cede, empresta, guarda ou introduz na circulação moeda falsa, responde pelo crime tipificado, que prevê pena de reclusão de 3 a 12 anos e multa.

Calheiros é contra candidatura de Simone à Presidência

0

Renan Calheiros conta com o apoio de 14 dos 27 diretórios estaduais do MDB para barrar a candidatura de Simone

O MDB já articula para vetar a candidatura a presidente da República de Simone Tebet, de acordo com a revista Veja.

Em entrevista ao periódico, o senador Renan Calheiros (MDB), de Alagoas, avisou que a senadora não terá o aval para “brincar” de presidenciável. Por outro lado, o ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (União Brasil), anunciou apoio ao nome da conterrânea para disputar a sucessão de Jair Bolsonaro (PL).

De acordo com a revista, os caciques do MDB se uniram para vetar a candidatura de Simone. A suposta articulação conta com o aval do ex-presidente José Sarney, do senador Jader Barbalho (Pará) e dos ex-senadores Eunício Oliveira (Ceará) e Romero Jucá (Amapá).

O grupo avalia que a senadora não vai ter a chance de repetir o fiasco do ex-ministro da Fazenda, Henrique Meirreles, que fez 1% em 2018 e levou o partido a eleger apenas 34 deputados federais. A sigla quer destinar os R$ 300 milhões do fundo eleitoral para reforçar a bancada no legislativo e retomar o poder de barganha do passado.

“O MDB não pode brincar de terceira via e apresentar um candidato sem competitividade. Já vimos esse filme e pagamos um preço altíssimo por ele na última eleição”, afirmou Calheiros, em entrevista à Veja.

“O MDB não pode brincar de terceira via e apresentar um candidato sem competitividade. Já vimos esse filme e pagamos um preço altíssimo por ele na última eleição. Nosso candidato (Henrique Meirelles, em 2018) teve 1% dos votos e massacrou a bancada. O MDB teve suas bancadas reduzidas pela metade na Câmara e no Senado”, reforçou.

“A Simone indiscutivelmente é uma grande senadora, um quadro respeitável, mas, se ela não mexer na fotografia das pesquisas, é melhor apoiar o Lula. Essa eleição tem um significado único: apoiar o Lula ou não ter candidato. Não podemos ter um Meireles 2”, vaticinou.

De acordo com a revista, Renan Calheiros conta com o apoio de 14 dos 27 diretórios estaduais do MDB para barrar a candidatura de Simone na convenção nacional. No entanto, os caciques planejam retirá-la do páreo antes, no final de maio.

A falta de apoio no MDB vai enfraquecer Simone como a candidatura da terceira via, que incluiria o PSDB e a União Brasil. A respeito, Calheiros alertou que não adianta ter um bilhão e meio e não passar de 1% a 2% nas pesquisas. Ele crê que somente Lula poderá derrotar Bolsonaro.

Por outro lado, Simone conquistou o apoio público de Mandetta, que já cogitou disputar a Presidência da República, mas desistiu após cair nas pesquisas. O ex-ministro elogiou a senadora em entrevista ao Uol.

Para Mandetta, a sul-mato-grossense é uma profissional maravilhosa e de uma escola política solidificada, já que é filha do ex-presidente do Senado, Ramez Tebet. Ele destacou que ela está totalmente preparada.

“Tem conhecimento de sobra da realidade brasileira e internacional. Eu a vejo com muita competência, desses nomes, seria a principal possibilidade neste momento”, avaliou o ex-ministro da Saúde.

Mandetta ponderou sobre a grande rejeição do ex-governador de São Paulo, João Doria (PSDB). Na sua avaliação, o tucano é aquele nome que ninguém quer ser aliado, porque arrasta o candidato para baixo. Ele definiu que o candidato vai viver um pesadelo caso seja obrigado a fazer campanha ao lado de Doria.

“A Simone dá conforto”, avaliou, classificando-a como uma mulher preparada e fácil de fazer campanha ao lado da emedebista. No entanto, a União Brasil pretende lançar o deputado federal Luciano Bivar, seu atual presidente, já que o ex-juiz Sergio Moro tem veto de importantes lideranças do partido.

Em parceria com o Senai, Suzano abre inscrições para qualificação de pessoas com deficiência em Três Lagoas

0

Com 16 vagas disponíveis exclusivamente para PcDs, curso profissionalizante de Auxiliar de Produção de Celulose será realizado por meio do Programa Somar, uma parceria da companhia com o Sistema Indústria

A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, em parceria com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), irá formar pessoas com deficiência para atuarem na área de auxiliar de produção de celulose. A qualificação faz parte do Programa Somar da empresa e as inscrições seguem abertas até o dia 15 de abril, exclusivamente para PCDs, e devem ser realizadas pelo site da Fiems: http://www.ms.iel.org.br/

Para participar do processo seletivo, é necessário atender aos seguintes pré-requisitos: ser PcD (candidatos e candidatas devem apresentar laudo médico atualizado dos últimos 12 meses); ter 18 anos ou mais; Ensino Médio completo; dispensa militar para homens; disponibilidade para estudar no horário vespertino (13h às 17h) e residir no município de Três Lagoas (MS).

O programa disponibilizará 16 vagas para o curso de Auxiliar de Produção de Celulose. A formação será dividida em cinco módulos, o que corresponde ao total de 160 horas/aula.  Alunos e alunas aprovadas não terão custos pelas aulas ou materiais didáticos.  

“A Suzano tem um direcionador que diz que ‘Só é bom para nós se for bom para o mundo’ e acreditamos que a inclusão de PCDs e a equidade de oportunidades é essencial no processo de desenvolvimento social e construção de uma sociedade mais justa. Por isso, é com muita satisfação que anunciamos a abertura da segunda turma do Somar em Três Lagoas. A iniciativa tem aberto oportunidades para pessoas talentosas, mas que, infelizmente, contam com pouco espaço no mercado de trabalho. Esta é uma realidade que queremos mudar”, destaca Angela Aparecida dos Santos, gerente de Gente e Gestão da Suzano em Três Lagoas.

De acordo com a gestora, por meio do Somar, a Suzano tem fortalecido suas políticas inclusivas e de promoção de um ambiente de trabalho mais plural. “A diversidade nos faz crescer e faz bem para os negócios”, completa Angela Santos.

Segundo o gerente de educação do Senai, Rogaciano Adão Canhete Junior, trabalhar a inclusão faz parte da missão da instituição. “Temos diversas parcerias que envolvem a inclusão social. A Suzano demonstrando essa preocupação e essa parceria de qualificar pessoas com deficiência vem ao encontro do trabalho que nós desenvolvemos, que tem como objetivo transformar vidas para uma indústria mais competitiva”, disse.

Oportunidade

A primeira turma do Somar foi formada no ano passado. Por conta das medidas de biossegurança contra a Covid-19, foram sete pessoas qualificadas. Deste total, três foram contratadas pela Suzano e uma está em processo admissional.

Entre os novos colaboradores, está o auxiliar de produção, Élcio Borges de Campos, 35 anos. “Durante o curso, tive a oportunidade de visitar a Suzano e conhecer todas as áreas da empresa.  Ao final das disciplinas, fomos entrevistados para fazer parte da Suzano e eu fui convidado a fazer parte do time”, relata o auxiliar.

Sobre o processo de adaptação, Élcio, que tem mobilidade reduzida, relata não ter tido dificuldades, uma vez que a empresa é focada na promoção de um ambiente de trabalho inclusivo. “Aqui todos estão abertos, não há separação entre diretores, gestores ou operadores, somos todos iguais. A empresa tem várias oportunidades de carreira e de crescimento profissional e pessoal. Além disso, se preocupa com todos os seus colaboradores e seus familiares. Eu indico a todos que tenham a possibilidade de participar do projeto. Só estando aqui para saber”, diz.

Após a conclusão do programa, todas as pessoas certificadas poderão participar de futuras seleções da Suzano, de acordo com a disponibilidade de vagas ofertadas pela companhia.

Sobre a Suzano

Suzano é referência global no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras, de origem renovável, e tem como propósito renovar a vida a partir da árvore. Maior fabricante de celulose de eucalipto do mundo e uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, atende mais de 2 bilhões de pessoas a partir de 11 fábricas em operação no Brasil, além da joint operation Veracel. Com 98 anos de história e uma capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano, exporta para mais de 100 países. Tem sua atuação pautada na Inovabilidade – Inovação a serviço da Sustentabilidade – e nos mais elevados níveis de práticas socioambientais e de Governança Corporativa, com ações negociadas nas bolsas do Brasil e dos Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www.suzano.com.br.

Boletim semanal apresenta queda de notificações de dengue em Três Lagoas

0

Como consta no boletim, na última semana foram notificados 13 casos de dengue

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, por meio da equipe de Vigilância Epidemiológica, setor da Diretoria de Vigilância em Saúde e Saneamento, divulgou o Boletim de Monitoramento da Dengue e da Leishmaniose, referente à 14ª semana de 2022, nesta terça-feira (12).

Como consta no boletim, na última semana foram notificados 13 casos de dengue, ainda esperando resultado de laboratório. Até o momento, são 634 notificações, sendo 190 casos positivos de dengue e 333 negativos.

LEISHMANIOSE

No monitoramento da doença, não houve registro de novos casos nesta semana. Portanto, Três Lagoas contabiliza 21 notificações, sendo 14 descartados como negativos, 06 positivos de leishmaniose visceral e 01 tegumentar.

Monitoramento da dengue.xls (11)Baixar

LEISHMANIOSE 2022 (6)Baixar

Ana Laura vence Copa Brasil Loterias Caixa em Bragança Paulista e alcança primeira colocação no ranking nacional

0

Agora, a jovem já se prepara para participar do Campeonato Brasileiro de Atletismo Sub20, que será realizado nos dias 22 a 24 de abril de 2022, em São Paulo-SP.

A atleta do projeto esportivo de atletismo da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (SEJUVEL), Ana Laura Pereira Cordeiro, conquistou o título de campeã na Prova dos 800 metros na Copa Brasil Loterias Caixa de Meio-Fundo e Fundo. A competição aconteceu no último final de semana, no Estádio do Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo, em Bragança Paulista (SP), organizada pela Confederação Brasileira de Atletismo-CBAT.

Na ocasião, a atleta quebrou seu recorde pessoal na Prova dos 800 metros com o tempo de 2’21″6, o que rendeu a medalha de ouro e a primeira colocação do ranking nacional na categoria SUB 18 da CBAT, órgão máximo do atletismo no País.

Acompanhada do técnico e professor Reynaldo Abrão Camargo e Aparecida Dias da Silva, Ana Laura comemorou a vitória e a subida de ranking e, agradeceram o incentivo e apoio do prefeito Angelo Guerreiro e secretário de Esporte, Antonio Rialino Medeiros, que foram primordiais para chegarem a estes resultados.

O secretário é contundente ao dizer que “todas as modalidades têm o destaque merecido dentro da Gestão Angelo Guerreiro, e a SEJUVEL tem essa missão de impulsionar o sonho dos nossos jovens atletas. Ana Laura é o nosso orgulho e cada vitória é a prova de que estamos no caminho certo. Parabéns pela conquista”, finalizou.

Agora, a jovem já se prepara para participar do Campeonato Brasileiro de Atletismo Sub20, que será realizado nos dias 22 a 24 de abril de 2022, em São Paulo-SP.

Ana Laura vence Copa Brasil Loterias Caixa em Bragança Paulista e alcança primeira colocação no ranking nacional

Saneamento: elevatória de esgoto de Chapadão ganha novo gerador de energia

0

Nas próximas semanas, o município de Ponta Porã também deve receber um gerador para dar apoio à rede, como medida preventiva.

O sistema de esgoto de Chapadão do Sul – município a 330 quilômetros de Campo Grande – recebeu um novo gerador de energia elétrica, que dará apoio ao funcionamento da estação elevatória responsável por levar o efluente até a unidade de tratamento.

De acordo com o supervisor da MS Pantanal no município, Lucas Willian Godoy, a instalação do gerador deve trazer mais segurança e eficiência às operações. Uma eventual queda prolongada de energia, por exemplo, pode interromper o funcionamento de elevatórias que bombeiam o efluente e causar um possível extravasamento.

Nas próximas semanas, o município de Ponta Porã também deve receber um gerador para dar apoio à rede, como medida preventiva.

A instalação dos equipamentos é um investimento da Ambiental MS Pantanal – empresa que surgiu da Parceria Público-Privada (PPP) entre a Sanesul e o Grupo Aegea, a maior companhia privada de saneamento do país.

Desde que assumiu a operação plena dos serviços de esgoto, em maio do ano passado, a MS Pantanal tem disponibilizado novos veículos e equipamentos para impulsionar os investimentos no setor. Três Lagoas, por exemplo, já conta com dois geradores do tipo.

A companhia também modernizou o sistema de monitoramento da rede de esgoto, com a instalação de novas centrais digitais nas estruturas. Com isso, qualquer falha no sistema, queda de energia ou mal funcionamento de equipamentos em toda a rede do estado é imediatamente reportada ao Centro de Controle de Operações (CCO) da empresa, localizado em Campo Grande.

Ao lado da Sanesul, a PPP tem a meta de universalizar o acesso aos serviços de afastamento, coleta e tratamento de esgoto até o final de 2031. Com isso, mais 1,7 milhão de sul-mato-grossenses serão incluídos no sistema.

Guerreiro entrega Praça do Vila Verde e moradores já podem aproveitar mais um espaço de lazer em Três Lagoas

0

A obra de revitalização urbana foi executada pela MFCon, como compensação referente à construção de 119 unidades residenciais em Três Lagoas

O Prefeito Angelo Guerreiro, acompanhado dos Secretários Municipais e vereadores de Três Lagoas, realizou na manhã desta terça-feira (12) a entrega da reforma da Praça Vila Verde, que vai trazer aos moradores do bairro mais uma opção de lazer.

As obras de revitalização urbana que acontecem em Três Lagoas têm como objetivo promover a melhoria das condições de vida da população. A praça do Bairro Vila Verde foi inaugurada em 2010, e com o tempo se passou por um processo de deterioração, sendo necessário passar pela reforma para promover a plena utilização do espaço público.

A Praça está pronta para ser utilizada pela população e conta com parquinho infantil, academia, área de descanso com pergolado e pista de caminhada. A área também contou com a instalação de novos postes de iluminação em LED, a reforma das calçadas com a implantação de piso podotátil para a acessibilidade do local e a manutenção da área gramada e implantação de paisagismo.

A obra de revitalização urbana foi executada pela MFCon, como compensação referente à construção de 119 unidades residenciais em Três Lagoas.

Prefeitura convoca aprovados no concurso de 2018 para exames admissionais e entrega de documentos

0

Nesta convocação foram chamados os cargos de cuidador plantonista, enfermeiro, cirurgião dentista buco-maxilo-facial e agente comunitário de saúde

Foram convocados nesta terça-feira (12), mais 25 candidatos aprovados no Concurso Público/2018 para realização de exames admissionais e entrega de documentação, os convocados têm dos dias 25 a 29 para agendar e concluir às duas etapas.

A resolução Nº 014/2022, de 08 de abril de 2022, foi publicada pela Prefeitura de Três Lagoas por meio da Secretaria Municipal de Administração (SEMAD), na edição nº 3071 do Diário Oficial da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul).

Nesta convocação foram chamados os cargos de cuidador plantonista, enfermeiro, cirurgião dentista buco-maxilo-facial e agente comunitário de saúde.

Todas as informações das duas etapas estão detalhadas na resolução que está disponível no site da Prefeitura e, em caso de dúvidas, entrar em contato pelo telefone (67) 3929-1563, do Departamento de Recursos Humanos.

Equipes da Civil e Militar de Água Clara, prende machão por agressão à esposa

0

O “machão de Água Clara” foi preso pelos policiais e ficou pianinho. Acusado de violência doméstica; ele teria cortado os cabelos da companheira com uma faca

Na data de ontem, policiais civis e militares realizaram a prisão de um homem (25) suspeito de agredir constantemente a companheira, verbal e fisicamente, bem como de ter cortado os cabelos dela com uma faca.

Segundo consta, a mãe da vítima compareceu à Delegacia de Polícia, desesperada, e informou que sua filha havia sido agredida mais uma vez pelo companheiro.

Imediatamente, uma equipe do SIG procurou a vítima e constatou diversas lesões pelo corpo dela.

Os familiares relataram que ela sofre, de forma constante, violências físicas e psicológicas. Os policiais foram informados  que o agressor cortou os cabelos da vítima com uma faca, em outras ocasiões.

Porém, diante das agressões, a vítima não se mostrou cooperativa e não queria que seu companheiro fosse preso, apesar de ter requerido medidas protetivas de urgência. 

Não obstante a vontade da vítima, como o crime em questão é de ação penal pública incondicionada, equipe da Polícia Civil solicitou apoio à Polícia Militar, que efetuou a captura do agressor, sendo autuado em flagrante.

A vítima recebeu atendimento do CREAS e todo apoio necessário para lidar com os traumas.

Brasil ocupa o 5° lugar no ranking de empreendedorismo global e impulsiona o setor de delivery

0

Alfred Delivery registra crescimento de 390% no número de entregas no primeiro trimestre do ano e fatura R$ 3,5 milhões

A pandemia da Covid-19 acelerou o crescimento do setor de delivery no Brasil, que saltou de 18% em 2019 para 36% já no ano seguinte. Em 2020, o país foi responsável por 48,77% das demandas de entrega na América Latina, segundo pesquisa da empresa Statista. O cenário pandêmico também impulsionou a veia empreendedora dos brasileiros. É o que revela o relatório Global Entrepreneurship Monitor (GEM), realizado pelo Sebrae e pelo Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade. 

O levantamento, lançado em março deste ano, mostra que o Brasil subiu duas posições no ranking global de empreendedorismo entre os 50 países analisados e agora ocupa o quinto lugar (Top 5), apresentando evolução e recuperação após a crise. A Alfred Delivery, plataforma de entregas last mile com foco em pequenas e médias cidades, é uma das empresas responsáveis por incentivar o empreendedorismo regional por meio de um licenciado da marca, que oferta o serviço de entrega para estabelecimentos comerciais de diversos segmentos, como restaurantes, supermercados, farmácias, pet shop e escritórios para envio de documentos e produtos.

“Tivemos recorde de crescimento no primeiro trimestre do ano: a quantidade de entregas cresceu 390% em relação ao mesmo período do ano anterior, o número de novas licenças vendidas foi de 160, contratamos mais de 30 colaboradores e chegamos ao faturamento de R$ 3,5 milhões no período. Para o próximo trimestre a expectativa é dobrar de tamanho”, afirma Myrko Micali, CEO da Alfred Delivery.

A partir da compra de uma licença, o novo licenciado conta com todo o suporte da plataforma, passando por uma imersão de cinco dias, análises semanais de sua atuação, acesso a leads, além de suporte técnico e personalizado, tudo administrado pela Alfred. “Oferecemos condições diferenciadas aos nossos licenciados, fazendo o seguro de vida dos entregadores, cuidando do repasse de valores das entregas, prestando suporte local caso o entregador tenha algum problema com o veículo, além de promover parcerias locais com descontos em postos de gasolina e/ou mecânicos, por exemplo”, reforça Micali. 

Atualmente, a empresa conta com 193 licenciados presentes em mais de 200 cidades em todas as regiões do país, proporcionando uma experiência que atende as demandas das cidades descentralizadas. Já são mais de 2,5 milhões de entregas realizadas para cerca de 13 mil estabelecimentos comerciais. “Quanto maior for a oferta do delivery para as regiões mais afastadas, mais conexão as empresas criam em seu local de atuação, fidelizando entregadores e clientes”, finaliza o executivo. 

Sobre o Alfred Delivery

O Alfred Delivery é uma plataforma de entregas last mile presente em mais de 200 cidades espalhadas pelo Brasil. Fundada em 2017 pelos empresários Myrko Micali e Allan Nicola em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, a empresa oferece serviços de intermediação de entregas de produtos dos mais variados segmentos. Atualmente conta com cerca de 193 empreendedores licenciados, que trabalham de forma 100% digital na gestão do negócio em suas respectivas cidades. Saiba mais aqui.

Fernanda Simplício
Assessora de Imprensa

Mais um acidente entre caminhões é registrado na BR 262, em frente ao Posto Mutum

0

Ocorrência foi registrada por volta das 4hs30 desta terça-feira e foi atendido pela PRF e Corpo de Bombeiros de Ribas do Rio Pardo

Um violento acidente que destruiu a frente de um caminhão baú ocorreu na madrugada (4hs30) desta terça-feira na BR 262, em frente ao Posto Mutum, em Ribas do Rio Pardo.

O condutor do caminhão baú ficou preso nas ferragens da cabine devido à violência da colisão e o Corpo de Bombeiros de Ribas do Rio Pardo realizou o desencarceramento. O transporte do condutor para receber atendimento no Hospital de Ribas,  foi feito pelo SAMU. Ele apresentava fratura no antebraço esquerdo e ferimentos na face.  O motorista do outro caminhão saiu ileso sem necessidade de intervenção por parte do Corpo de Bombeiros.

Conforme mostra o Boletim de Ocorrência da PRF, o caminhão baú seguia pela rodovia e foi atingido pela carreta caçamba que saia do Posto Mutum. Com a violência do impacto, a cabine do caminhão ficou destruída, rasgando a lateral da carroceria baú, espalhando a carga pela rodovia.

O acidente provocou lentidão no tráfego da rodovia, até a chegada de uma equipe da PRF que controlou o trânsito.

Terça-feira de tempo instável e quente em Mato Grosso do Sul

0

Em Três Lagoas, terça-feira de sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite

A meteorologia indica tempo instável para Mato Grosso do Sul nesta terça-feira (12). Enquanto algumas áreas podem ter chuvas isoladas, outras regiões ainda seguem com tempo firme neste dia. De modo geral o sol aparece com variação de nebulosidade em todas as áreas ao longo do dia.  

O Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec/Semagro) estima chuvas de intensidade moderada a forte, e tempestades que podem vir acompanhadas de raios e rajadas de vento devido atuação de cavados aliado ao transporte de ar quente e úmido vindo da Amazônia, principalmente no período da tarde e noite. 

Um sistema de baixa pressão no Paraguai também contribui para reforçar as instabilidades que devem ocorrer especialmente nas regiões pantaneira, sudoeste e sudeste. São esperados acumulados significativos que pontualmente podem atingir valores acima de 30mm em 24 horas, principalmente nos municípios do sul do Estado. 

As temperaturas seguem elevadas nesta terça-feira, e há tendência de valores entre 21°C a 27°C para a região sudoeste, entre 25°C a 31°C para a região pantaneira, entre 23°C a 33°C para leste e norte, e mínima de 22°C e máxima de 30°C para a Capital. 

Confira no mapa elaborado pela equipe técnica do Cemtec/Semagro as condições de tempo e temperatura estimados para Capital e alguns municípios do Estado. 

Terça-feira de tempo instável e quente em Mato Grosso do Sul

Mireli Obando, Subcom

Foto: Ricardo Ojeda

PF apreende moeda falsa em Fátima do Sul/MS

0

Na ação policial, um homem de 20 anos foi preso em flagrante

A Polícia Federal, subsidiada com informações da área de Segurança dos Correios, na manhã desta segunda-feira (11/4), realizou na cidade de Fátima do Sul/MS uma ação de vigilância e acompanhamento de recebimento de correspondência com suspeita de conter cédulas falsas.

Na ação policial, um homem de 20 anos foi preso em flagrante ao efetuar a retirada da correspondência, que continha R$ 2.000,00 em cédulas falsas com valor nominal de R$ 50,00 e R$ 100,00.

Pela Código Penal Brasileiro, quem falsificar, fabricando-a ou alterando, moeda metálica ou papel-moeda de curso legal no país ou no estrangeiro, ou ainda por conta própria ou alheia, importa ou exporta, adquire, vende, troca, cede, empresta, guarda ou introduz na circulação moeda falsa, responde pelo crime tipificado, que prevê pena de reclusão de 3 a 12 anos e multa.

Delegacia da Polícia Federal em Dourados/MS
Comunicação Social SR PF MS

Mulher capota carro na MS-473, em Nova Andradina

0

Acidente aconteceu após passar motorista passar por uma aquaplanagem

Motorista de um veículo Fiat/Uno, com placas de Nova Andradina, perdeu o controle da direção e capotou o carro, nesta segunda-feira (11). Ela teve ferimentos leves.

O acidente aconteceu na MS-473, nas proximidades do Pesqueiro Campestre, em Nova Andradina.

 A motorista teria perdido o controle possivelmente devido a uma aquaplanagem durante uma forte chuva que caia no momento do acidente.

O carro capotou e parou com as rodas para cima às margens da via.

Testemunhas acionaram o Corpo de Bombeiros Militar, que encaminhou a vítima ferida até o Pronto Socorro do Hospital Regional.

Segundo informações de familiares do proprietário do Uno, o carro era emprestado de uma amiga da vítima, que foi até a empresa pela manhã e voltava para a cidade de Nova Andradina.

Mulheres podem colocar o DIU gratuitamente em Três Lagoas

0

O DIU não causa infertilidade ou aborto, e a mulher volta a poder engravidar imediatamente após a retirada do dispositivo

O município de Três Lagoas oferece vários tipos de anticoncepcionais hormonais e não hormonais pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Em seis meses, 114 procedimentos de inserção do dispositivo intrauterino (DIU) foram realizados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Além disso, juntamente com Clínica da Mulher, foram ofertados, entre o ano de 2021 até o momento, 381 procedimentos.

A colocação do dispositivo no consultório médico é bastante simples e, de acordo com o ginecologista Dr. Rafael Cassemiro, pode ser usado por praticamente toda mulher.

“Inclusive, logo após uma gravidez ou aborto. O DIU pode ser colocado desde a adolescência até a menopausa e não possui grandes efeitos colaterais”, enfatizou.

ONDE PROCURAR ATENDIMENTO?

Hoje, o município de Três Lagoas oferta o procedimento do DIU através da Clínica da Mulher – Av. Cap. Olinto Mancini, 2034 – Centro -, e também nas Unidade de Saúde da Família (USFs) do Vila Alegre, Paranapungá, Novo Oeste, Santa Luzia e São Carlos e é realizado tanto por especialista como por generalistas da Atenção Primária à Saúde (APS).

O DIU É SEGURO?

Vale ressaltar, que o DIU não causa infertilidade ou aborto, e a mulher volta a poder engravidar imediatamente após a retirada do dispositivo.

“Também é muito importante frisar que o DIU não dispensa o uso de camisinha, pois ele não previne contra doenças contraídas sexualmente. Além de que se faz necessário acompanhamento, conforme orientação médica, para controle e manutenção”, enfatizou Rafael Cassemiro.

A Secretária Municipal de Saúde, Elaine Fúrio, explicou, também, que o DIU é um dos métodos contraceptivos mais eficientes e possui uma durabilidade de até dez anos. “A atenção primária é um cenário importante para ofertar o DIU, pois é a principal porta de entrada para o planejamento reprodutivo, o que vai facilitar e ampliar o acesso”, frisou Elaine Fúrio.

O coordenador da Unidade de Saúde do Novo Oeste, Fernando Garcia, enfatiza que “garantir o amplo acesso ao planejamento familiar, vai possibilitar mais autonomia na decisão do melhor momento de ter um filho, mais que isso, reduzir os indicadores de gravidez não planejada, abortos e, consequentemente, mortalidade materna.”

SMAS realiza capacitação com famílias interessadas no projeto ‘Família Acolhedora’

0

Famílias interessadas em participar podem procurar a equipe do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) realizou na última semana mais uma capacitação de novas famílias interessadas em participar do Serviço da Família Acolhedora. A proposta em acolher crianças distanciadas de suas famílias por ordem judicial chamou a atenção e criou o interesse de mais duas famílias para fazer parte do Serviço.

Durante a capacitação foram realizadas palestras com representantes do Poder Judiciário da Vara da Infância e Juventude, Departamento de Proteção Social Especial (DPSE), Equipe Multidisciplinar de Prevenção (EMP) ao acolhimento, Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), além da Psicóloga Clínica dos acolhidos e famílias que já estão inseridos no programa de acolhimento, que trabalharam 3 eixos com os interessados em fazer parte do programa, os aspectos jurídicos, históricos e assistenciais e as especificidades do acolhimento familiar.

“Fazer parte deste serviço é uma missão, um ato de amor”. É dessa forma que Soraia Colino, que recebe pela quinta vez uma criança no seio de sua família, relata a felicidade que sente com esta troca de carinho.

“É uma missão que está disponível a quem se propor a amar e ser muito amado. Cada acolhimento é único, a transformação é nítida, não só na vida de quem está sendo acolhido, mas em nossa vida também, com certeza não somos mais os mesmos. Fomos transformados por cada vida que passou por nós. Porque o amor é assim! Cura, transforma, fortalece e nos faz melhores. Somos uma ponte por onde as crianças passam para seguirem suas vidas com segurança, levando consigo um pouco de nós e deixando em nossos corações para sempre lembranças de lindas histórias de amor”, ressaltou Soraia.

Voluntária pela primeira vez, Karoline Anselmo acompanhou a palestra e relatou sua intenção em ser Família Acolhedora. “Estamos muito ansiosos para a criança chegar. Fazer parte da família acolhedora já tem sido muito benéfico, tanto como família como casal, é se doar a quem necessita de amor, é ser luz num mundo escuro, é dar novas oportunidades e receber novas oportunidades. A criança nem chegou ainda e já estamos muito felizes; nós queremos ser amor nesse mundo de abandono.”

SERVIÇO

Famílias interessadas em participar podem procurar a equipe do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora, pelos telefones (67) 3929-1454 e (67) 99286-0561 ou pessoalmente, de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h, na própria sede, localizada na Rua Zuleide Perez Tabox, número 97, no Centro.

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) realizou na última semana mais uma capacitação de novas famílias interessadas em participar do Serviço da Família Acolhedora. A proposta em acolher crianças distanciadas de suas famílias por ordem judicial chamou a atenção e criou o interesse de mais duas famílias para fazer parte do Serviço.

Durante a capacitação foram realizadas palestras com representantes do Poder Judiciário da Vara da Infância e Juventude, Departamento de Proteção Social Especial (DPSE), Equipe Multidisciplinar de Prevenção (EMP) ao acolhimento, Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), além da Psicóloga Clínica dos acolhidos e famílias que já estão inseridos no programa de acolhimento, que trabalharam 3 eixos com os interessados em fazer parte do programa, os aspectos jurídicos, históricos e assistenciais e as especificidades do acolhimento familiar.

“Fazer parte deste serviço é uma missão, um ato de amor”. É dessa forma que Soraia Colino, que recebe pela quinta vez uma criança no seio de sua família, relata a felicidade que sente com esta troca de carinho.

“É uma missão que está disponível a quem se propor a amar e ser muito amado. Cada acolhimento é único, a transformação é nítida, não só na vida de quem está sendo acolhido, mas em nossa vida também, com certeza não somos mais os mesmos. Fomos transformados por cada vida que passou por nós. Porque o amor é assim! Cura, transforma, fortalece e nos faz melhores. Somos uma ponte por onde as crianças passam para seguirem suas vidas com segurança, levando consigo um pouco de nós e deixando em nossos corações para sempre lembranças de lindas histórias de amor”, ressaltou Soraia.

Voluntária pela primeira vez, Karoline Anselmo acompanhou a palestra e relatou sua intenção em ser Família Acolhedora. “Estamos muito ansiosos para a criança chegar. Fazer parte da família acolhedora já tem sido muito benéfico, tanto como família como casal, é se doar a quem necessita de amor, é ser luz num mundo escuro, é dar novas oportunidades e receber novas oportunidades. A criança nem chegou ainda e já estamos muito felizes; nós queremos ser amor nesse mundo de abandono.”

SERVIÇO

Famílias interessadas em participar podem procurar a equipe do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora, pelos telefones (67) 3929-1454 e (67) 99286-0561 ou pessoalmente, de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h, na própria sede, localizada na Rua Zuleide Perez Tabox, número 97, no Centro.

Carro furtado no Parque dos Ipês é recuperado em Três Lagoas

0

Veículo foi devolvido para vítima

Um carro que havia sido furtado na madrugada de ontem (10), no Jardim dos Ypês, em Três Lagoas, foi recuperado na manhã desta segunda-feira (11), por agentes da SIG (Seção de Investigações Gerais) da cidade.

Conforme informado pela polícia, no domingo (10), a vítima procurou a DEPAC (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário), e informou que durante a madrugada, haviam subtraído um veículo Renault/Sandero, de propriedade da empresa que trabalha, o qual utilizava para o desempenho de suas funções, mas que não tinha outros detalhes ou suspeitas sobre a autoria do crime.

De posse das informações, uma equipe da SIG desencadeou investigações para identificação de suspeitos, localização e recuperação do bem furtado. Durante as diligências, foram levantadas algumas imagens de câmeras de segurança e testemunhas para apuração dos fatos.

Na continuidade das diligências, a equipe conseguiu encontrar o Renault/Sandero subtraído, na Rua Rio Negro, Bairro OT, neste município, a mais de oito quilômetros do local do furto.

O veículo foi encaminhado para a realização de exame pericial papiloscópico, visando a revelação de impressões digitais dos autores do furto.

Foram coletadas amostras na lataria, nas maçanetas, nos vidros e no interior do carro, as quais serão submetidas a confrontação em bancos de dados. A SIG aguarda o encaminhamento do laudo pericial para a conclusão das investigações.

Após a sua recuperação, o veículo avaliado em R$ 45.000,00 (quarenta e cinco mil reais), foi regularmente apreendido e restituído a vítima.

Sesi inicia vacinação contra gripe nas indústrias de MS

0

22,5 mil trabalhadores deverão ser imunizados

A imunização dos 15 funcionários da indústria gráfica Pontual, em Campo Grande, nesta segunda-feira (11/04), marcou o início da campanha anual de vacinação contra a gripe entre os colaboradores do setor industrial sul-mato-grossense. Uma equipe móvel do Sesi foi até a sede da empresa para aplicar as doses da vacina tetravalente, que previne contra as principais variantes do vírus influenza, entre elas a H1N1 e a H3N2.

Segundo o gestor de saúde ocupacional do Sesi, Ewerton de Oliveira Souza, a expectativa do Sesi é atender este ano até 60 empresas em Mato Grosso do Sul. “Para isso, o Sistema Fiems adquiriu 22,5 mil doses do imunizante. A campanha deve se estender pelos próximos três meses”, informou.

O proprietário da Gráfica Pontual e diretor do Sistema Fiems, Julião Gaúna, foi uma das pessoas imunizadas no início da campanha. Para o empresário, a iniciativa demonstra o cuidado e a atenção que o Sistema Indústria oferece aos trabalhadores e aos empreendedores. “A Fiems tem trabalhado fortemente nessa direção, e não resta dúvidas de que, com isso, a indústria de Mato Grosso do Sul cresceu e conseguiu manter sua empregabilidade. Todos devem se vacinar para proteger a si e sua família, com saúde e firme para o trabalho”, afirmou.

A enfermeira do Sesi Patrícia Dellevati Ferreira explica que a pessoa não precisa mais aguardar um intervalo mínimo de dias ou semanas para receber as vacinas da covid-19 e da influenza. “No ano passado, a gente teve de dar intervalos entre as doses da covid-19 e da H1N1. Mas ainda no fim do ano o Ministério da Saúde lançou uma nota técnica que dispensa essa necessidade. A pessoa pode tomar vacina do covid-19 em um dia, e no outro pode tomar vacina da H1N1, sem problema nenhum”.

Ao receber o imunizante, o trabalhador fica protegido de complicações graves e internações. O impressor off-set João Pires de Almeida tem consciência da importância de se vacinar e garantiu doses tanto de covid-19 como de influenza. “A coisa mais importante é estar imunizado para qualquer eventualidade. Eu e meus parceiros da gráfica estamos praticamente todos imunizados da covid e da gripe. É difícil sair na rua e correr o risco de adoecer. Por isso a gente precisa se proteger com a vacina”, disse.

Vacinação contra a gripe no país

De acordo com o Ministério da Saúde, a campanha nacional de vacinação contra a gripe teve início em 4 de abril e prevê a distribuição de aproximadamente 78 milhões de doses em todo o país. O dia nacional de mobilização nos postos de saúde está programado para o dia 30 de abril.

Na primeira etapa da campanha, serão vacinados idosos com 60 anos ou mais e profissionais da saúde. Já na segunda etapa, serão vacinadas crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade; gestantes e puérperas; povos originários; professores; pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência; funcionários das forças de segurança, salvamentos e Forças Armadas; trabalhadores de transporte coletivo; jovens sob medidas socioeducativas; e população carcerária.

*Assessoria

IFMS abre curso livre sobre desenvolvimento de jogos 2D

0

Curso básico possui carga horária de 40 horas. Atividades são realizadas totalmente online, sem tutoria

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) está com um novo curso livre aberto. Com carga horária de 40 horas, “Desenvolvimento de Jogos 2D com Unity” é realizado a distância e sem tutoria.

Ou seja, as atividades podem ser cumpridas pelo participante de acordo com sua conveniência, seja por meio de computadores ou dispositivos móveis.

Através do programa Unity, utilizado para o desenvolvimento de jogos, o objetivo é capacitar o aluno, com ênfase na computação gráfica em duas dimensões (2D), para plataformas variadas, como computador, consoles e dispositivos móveis.

Voltado àqueles que tenham interesse em aprender sobre conceitos, ferramentas e práticas do desenvolvimento de jogos, o curso possui caráter básico.

“O estudante poderá instalar, configurar, importar imagens e criar scripts para o desenvolvimento de jogos utilizando essa game engine [motor de jogo]. Os conhecimentos se aplicam tanto para 2D quanto 3D, mas o foco desse curso, por ser de natureza introdutória, são os jogos 2D mesmo”, explica o docente de Informática do Campus Corumbá, Rafael Françozo, criador do curso.

O professor destaca que os jogos em duas dimensões recuperaram espaço com o avanço dos smartphones. Alguns clássicos do mundo dos jogos eletrônicos – como Super Mario World, PacMan, Sonic CD, Flappy Bird e Among US – foram criados com tecnologia 2D.

Ela também permite o desenvolvimento de outros jogos como dominó, dama, xadrez e baralho.

“A ideia é de que os participantes possam usar vários recursos envolvendo simulações físicas, efeitos e animações para a construção de jogos multiplataforma. Também serão disponibilizadas sugestões de continuação de estudos envolvem algoritmos, programação em C#, design gráfico, etc”, aponta Françozo.

Inscrição – O interessado pode acessar a plataforma de cursos livres do IFMS e fazer a inscrição. Caso seja o primeiro curso, é necessário criar uma conta previamente. Tudo de maneira gratuita.

Para ter direito a certificado, o cursista deve concluir as atividades até 30 de junho. Já o prazo mínimo para obtenção do certificado é de oito dias após a inscrição.

Além de “Desenvolvimento de Jogos 2D com Unity”, o Instituto Federal oferta ainda outros 18 cursos livres nas mais diversas áreas, disponibilizados pelo Centro de Referência em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância (Cread) da instituição.

Dúvidas podem ser encaminhadas ao e-mail [email protected].

*Assessoria

Prefeitura de Bataguassu realiza Audiência Pública referente à Lei de Diretrizes Orçamentárias 2023

0

Toda população pode participar da atividade

A Prefeitura de Bataguassu realiza na terça-feira, dia 12 de abril, Audiência Pública referente à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício financeiro de 2023. A atividade será desenvolvida no plenário da Câmara de Vereadores (rua Recanto, 82, Jardim Santa Luzia), às 15 horas (horário de Brasília).

A LDO é um instrumento de planejamento de gestão, que fixa as metas e prioridades da administração pública para o próximo exercício financeiro e que também norteia a elaboração do orçamento anual atendendo aos requisitos legais previstos no artigo 44 da Lei nº 10.257/01 (Lei do Estatuto das Cidades) e no artigo 48 da Lei Complementar nº 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal).

Toda população pode participar da atividade.

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.