O morador de 36 anos não estava no local, mas sua mãe e irmã estavam
A Polícia Civil prendeu ontem, 27/03, P.M.L., 38 anos, suspeito de praticar dois homicídios qualificado na forma tentada e incêndio. A prisão foi feita por uma equipe da Seção de Investigações Gerais (SIG), da Delegacia de Ribas do Rio Pardo-MS.
Segundo o apurado, o suspeito é vive em situação de rua e, há duas semanas, foi convidado a residir temporariamente na chácara de uma das vítimas do crime de incêndio, um homem de 36 anos. A chácara fica localizada na região do Assentamento Pedreira, zona rural de Ribas do Rio Pardo, e é composta por três casas distintas.
No entanto, pelo fato da mãe e irmã da vítima de 36 anos não aceitarem a permanência do suspeito no local, ele foi convidado a se retirar há poucos dias. Isso o deixou enfurecido e fez com que ele passasse a ameaçar os moradores, dizendo que voltaria e colocaria fogo no terreno, matando todos que estivessem presentes.
Ontem, durante a madrugada, o suspeito retornou para cumprir o prometido. O morador de 36 anos não estava no local, mas sua mãe e irmã estavam. O suspeito colocou fogo nas diversas casas existentes no mesmo terreno e, se não bastasse, anunciou que mataria as mulheres para se vingar do homem que lhe expulsou do imóvel.
Enquanto ocorria o incêndio, o suspeito ainda entrou em luta corporal com as vítimas presentes, vindo a destruir praticamente todos os objetos que guarneciam as residências. As mulheres só não morreram, porque conseguiram fugir por uma das portas do imóvel e, ainda, porque receberam pronto atendimento emergencial, sendo levadas ao Hospital Municipal. Elas sofreram diversas lesões corporais.
Assim que cometeu o crime o suspeito fugiu, quando percebeu a presença de vizinhos. Os fatos foram comunicados à Polícia Civil, que de imediato iniciou os trabalhos investigativos e de inteligência policial no intuito de qualificar o suposto autor dos fatos.
Depois de horas de diligências incessantes e ininterruptas, policiais civis conseguiram capturar o suspeito, que foi encontrado transitando pelo Bairro Parque Estoril. Na ocasião, ele confessou prontamente a autoria delitiva.
Ante o exposto, P. M. L. recebeu voz de prisão e irá responder por homicídios tentados, qualificados pelo emprego de fogo, bem como por incêndio.
O principal atrativo do Bioparque Pantanal é o circuito que forma o maior aquário de água doce do mundo, onde o visitante terá contato com as principais espécies de peixes do Pantanal e dos 5 continentes
O Bioparque Pantanal – Espaço de Experiência e Conhecimento inaugurado nesta segunda-feira (28) conclui o programa “Obra Inacabada Zero”. Localizado nas dependências do Parque das Nações Indígenas, o complexo abriga o maior aquário de água doce do mundo.
Em 2015, o governador Reinaldo Azambuja assumiu o Governo do Estado com o desafio de terminar todas as obras deixadas pelo governo anterior. Ao todo foram 235 obras concluídas. “As obras, muitas vezes, vão sendo sucedidas de um governo para o outro e nunca concluídas. O Brasil tem uma enormidade de ‘elefantes brancos’ inacabados em várias frentes e seria muito ruim deixar uma obra dessa complexidade inacabada”, destacou.
Compromisso: governador entrega todas obras deixadas por gestões anteriores (Foto: Edemir Rodrigues)
“Isso é o que a população espera de nós gestores, concluir as obras independente se foi iniciada por nós ou não, e o Obra Inacabada Zero é um programa de cunho de respeito ao dinheiro ao sul-mato-grossense”, completou o governador ao relembrar obras como o Hospital do Trauma e o campus da UEMS (Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul), ambos em Campo Grande, concluídas nesta gestão.
No comando da Seinfra, Riedel concluiu uma das obras mais emblemáticas de MS (Foto: Chico Ribeiro)
Para o secretário de Estado de Infraestrutura, Eduardo Riedel, todos esses anos foram de desafio. “Não poderíamos admitir mais uma obra sem conclusão e por isso a gente fez o máximo de esforço possível. Conseguimos atender a um pleito da área técnica e dividir a obra em 13 frentes de trabalho, foram 13 contratos licitados e é um esforço muito grande para coordenar tudo isso e para que a gente chegasse nesse momento com a conclusão da obra. É um feito de engenharia e arquitetura e ganha Mato Grosso do Sul com esse importante passo que damos”, afirmou.
A obra
O principal atrativo do Bioparque Pantanal é o circuito que forma o maior aquário de água doce do mundo, onde o visitante terá contato com as principais espécies de peixes do Pantanal e dos 5 continentes. A cenografia dos tanques é de autoria do artista plástico, cenógrafo e ambientalista, Roberto Alves Gallo, reproduzindo cada ambiente conforme pode ser visto abaixo.
O Bioparque oferece também um ambiente aberto que representa o Pantanal na sua forma “bruta”, possibilitando contato com animais típicos do bioma como o jacaré vivendo ao ar livre. Uma passarela ainda na área externa conduz ao mirante de contemplação de aves e outros animais em seu habitat natural, o Parque das Nações Indígenas.
Além do turismo
O Bioparque Pantanal oferece um novo conceito que une educação, pesquisa e conservação, promovendo projetos de pesquisa e conservação de espécies, valorizando o bem-estar dos animais e orientando seus visitantes pela educação ambiental. O museu, laboratórios de educação ambiental e pesquisa científica e centro de convenções, proporcionam um conjunto de atividades e experiências, de maneira inovadora, dinâmica e viva.
Outras atividades possíveis de serem realizadas dentro do Bioparque, e que serão importante gerador de receitas para sua manutenção, são os eventos: seminários, conferências, formaturas ou eventos sociais poderão ser realizados, aproveitando toda a dinâmica que o local oferece.
Com a bancada multimídia e a Biblioteca disponíveis no primeiro piso, o visitante poderá também ampliar seus conhecimentos e pesquisas em diferentes temas de seu interesse. O Bioparque Pantanal também contará com a oferta de produtos e serviços nos restaurantes, lanchonetes e lojas de artesanato e souvenires que serão implantados ao longo do ano, visando complementar a experiência do visitante e proporcionar bem-estar durante a sua estada no ambiente.
Visitação
A diretora do Bioparque Pantanal, Maria Fernanda Balestieri, destaca que a visitação aberta ao público em geral terá início no dia 1º de maio e os primeiros 30 dias após a inauguração serão de treinamento, com agendas internas e institucionais.
“Está sendo elaborada uma plataforma por onde a população poderá se cadastrar para visitar o Bioparque. Serão visitas guiadas, segmentadas. A visita será feita com um guia-chefe e dez condutores, as pessoas vão se cadastrar e será emitido um voucher com dia e horário da visita”, afirmou.
A visitação será gratuita até o último dia do ano e a capacidade diária será de 300 pessoas, 150 pela manhã e 150 à tarde.
Em Três Lagoas a segunda-feira será de sol, com aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite
As instabilidades diminuem neste início de semana, mas a tendência é de que o avanço de uma nova frente fria traga novos episódios de chuvas fortes e volte a reduzir as temperaturas.
Previsão do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima indica tempo instável para esta segunda-feira (28) e terça-feira (29). Há chance de chuvas de intensidade fraca a moderada, e tempestades isoladas nas regiões norte e nordeste, devido a disponibilidade de umidade. No restante do estado o sol aparece com variação de nebulosidade devido a atuação de um sistema de alta pressão atmosférica.
Estão previstas temperaturas médias entre 23°C e 33°C para a região pantaneira, 22°C e 33°C para a região leste, 17°C e 32°C para sudoeste e na capital entre 21°C a 32°C.
A partir de quarta-feira (30) à noite a aproximação de uma frente fria vai favorecer chuvas de intensidade moderada a forte, e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento. Os modelos de previsão analisados pelo Cemtec indicam que os maiores acumulados de chuvas podem atingir valores acima de 30 mm em 24hs, principalmente nas regiões sul, oeste e nordeste.
Nesse período as temperaturas médias podem ficar entre 15°C e 30°C para a região pantaneira, 22°C e 31°C para a região leste, 16°C e 30°C para sudoeste, e na capital entre 19°C e 29°C.
Diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul diz que meio ambiente é o principal ativo do turismo no Estado
O meio ambiente deve ser tratado como o principal ativo do turismo no Estado, de acordo com o diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur), Bruno Wendling. Segundo ele, no âmbito das políticas ambientais e sustentabilidade, a Fundtur está focada em ações desenvolvidas em parceria com o Imasul (Instituto de Meio Ambiente). O objetivo é tornar MS em “Estado Carbono Zero” até 2030 e valorizar o ecoturismo, com certificações de destinos ecológicos, como Bonito e Pantanal. A partir da inauguração do Bioparque Pantanal, que acontece nesta segunda-feira, 28 de março, o turismo científico vai reforçar a percepção sobre a importância da preservação e da conservação ambiental.
Wendling destaca que a turismo é uma atividade econômica de grande impacto social em Mato Grosso do Sul, com destinos certificados internacionalmente. “O turismo é uma atividade que gera o bem-estar social, é uma das atividades que mais empregam, geram oportunidades e têm um impacto social muito grande, porque uma das premissas é o envolvimento da população local (…) temos bons exemplos na rota Bonito-Serra da Bodoquena (…) Nossa oferta é qualificada, com boa hospedagem, ótima gastronomia e atrativos muito singulares…”, destaca Bruno Wendling, para quem a segmentação deve potencializar o setor em Mato Grosso do Sul. Hoje os principais segmentos são o ecoturismo e o turismo de pesca, seguido do turismo de negócios e eventos.
Confira entrevista com o diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul.
Pergunta – Mato Grosso do Sul é conhecido como um dos principais destinos do ecoturismo, em razão de atrativos ecológicos, como Bonito e Pantanal, entre outras regiões de rica biodiversidade e belezas naturais. Além do ecoturismo, quais outros segmentos do turismo estão em ascensão no Estado?
Bruno Wendling – Hoje a pesca esportiva é um dos segmentos que trabalhamos com campanhas específicas, junto com o ecoturismo, de contemplação da natureza, incluindo a observação de pássaros (birdwatching), que é um novo nicho no setor turístico. Aliado ao ecoturismo, há o turismo de negócios e eventos, muito mais focado nas demandas dos públicos segmentados – casal, jovem, família… A gente foca muito mais na demanda do que especificamente no segmento âncora de oferta
urismo de observação de pássaros vem crescendo no Estado (Foto: Instituto Mamede)
P – Há um segmento de turismo, o de estudos e intercâmbio, que vem crescendo muito, junto com o turismo de negócios, puxado pelos congressos e seminários, tanto na área empresarial quanto de especialidades e do conhecimento. A inauguração do Bioparque Pantanal pode ser vista como futuro catalisador do segmento científico para o trade turístico em Mato Grosso do Sul?
Bruno Wendling – Com certeza, o Bioparque Pantanal será um ambiente de pesquisa muito forte na parte da educação ambiental. Vamos atrair equipamentos técnicos e científicos, pesquisadores. Isso estará vinculado ao turismo de negócios e eventos. Fora a questão do Aquário, o turista que vem a negócios vai querer consumir também o que é conhecido como ‘leisure’, que une viagem de negócios com lazer. Será um complemento ao turismo de negócios. Dependendo do evento, grandes levas de estudantes também serão atraídos.
P – O turismo pode ser visto como uma indústria de necessidade social? Quais os principais desafios do setor? Em quais elos da cadeia os obstáculos são maiores – serviços de alimentação e hospedagem, infraestrutura, transporte, logística.
Rio da Prata, atrativo da rota Bonito-Bodoquena
Bruno Wendling – O turismo é uma atividade que gera o bem-estar social, é uma das atividades que mais empregam, geram oportunidades e têm um impacto social muito grande, porque uma das premissas é de que a população local seja envolvida nas atividades. Temos grandes e bons exemplos, principalmente no Pantanal e na rota Bonito-Serra da Bodoquena, que empregam mão de obra local e os legados da atividade são a qualificação, a integração do setor privado, a gestão dos destinos. Entendo que hoje a nossa oferta é qualificada, especialmente nos principais destinos, onde temos uma ótima gastronomia, boas hospedagens e atrativos muito singulares, inclusive premiados. MS está bem servido.
P – Alguns atrativos ecológicos recebem grandes levas de visitantes e acabam sendo demasiadamente explorados, tornando-se vulneráveis devido ao fluxo excessivo. Há algum projeto de contenção de turistas para proteger e evitar a saturação e até degradação de santuários ecológicos, como acontece em alguns destinos que instituíram o pedágio para limitar a visitação?
Bruno Wendling – Na verdade, no Estado a gente já sofre com over turismo, mas temos o controle de capacidade de cada região. Bonito-Bodoquena tem um modelo premiado, que respeita a capacidade de cada um dos atrativos. No Pantanal temos um turismo de baixíssima densidade, altamente segmentado. Não vejo a necessidade de qualquer barreira de contenção à entrada de turista, haja vista que nossa taxa de ocupação ainda pode crescer, e crescer com responsabilidade. Entendo que os controles dos atrativos hoje existentes, que sofrem mais com o impacto ambiental, estão sendo bem trabalhados.
P – Qual é o estágio atual de desenvolvimento do turismo e quais as perspectivas do setor para os próximos anos? É possível mensurar o volume de recursos que o turismo movimenta em Mato Grosso do Sul, considerando o fluxo monitorado pelo Observatório do Turismo?
Atrativo em Costa Rica (Foto: Alexis Prappas)
Bruno Wendling – Acho que em Mato Grosso do Sul os principais destinos turísticos estão em bom nível de desenvolvimento. O Estado tem destinos já consolidados perante o mercado internacional, com oferta estruturada, qualificada e diversidade de atrativos. Temos o desafio de ampliar os destinos e produtos de qualidade dentro do Estado. A Fundtur já vem trabalhando há cinco anos em uma política de ampliação, cuidando da rota Norte. Rota Cerrado-Pantanal, que estamos desenvolvendo com o apoio do Governo do Estado e observamos a necessidade de maior adensamento empresarial nessas e outras regiões, Leste e Sul, para que possamos atingir um nível estadual de oferta de destinos e produtos.
P– A Fundtur dispõe de planos de preservação e conservação dos recursos naturais, já que todo o processo econômico depende de políticas ambientais? O mapa turístico do Estado considera também essas áreas como opção aos turistas que buscam contemplar a natureza, considerando que há milhares e milhares de hectares com natureza preservada, matas exuberantes, rios e lagos cheios de vida que encantam?
Bruno Wendling – Temos um trabalho de parceria histórica com o Imasul. Participamos de vários conselhos de gestores de unidades de conservação, trabalhando com o objetivo de transformar Mato Grosso do Sul em Estado Carbono Zero até 2030, com ações focadas em certificações de destinos, especialmente Bonito e Pantanal, para atrair o turista que pensa também na conservação. Somos parceiros do meio ambiente, para que ele seja o nosso principal ativo turístico.
Infraestrutura e aparelhamento nos hospitais e postos de saúde, geração de emprego e renda e ações em prol da causa animal esses são alguns dos pontos que a população da região da Costa Leste de Mato Grosso do Sul pediu para a pré-candidata ao governo do Estado, deputada Rose Modesto (União), durante o evento MS QUE QUEREMOS, ocorrido neste sábado (26), em Três Lagoas.
”O MS QUE QUEREMOS vai passar pelos 79 municípios do nosso Estado. Fazendo pequenas reuniões para ouvir a população. O meu plano de governo não pode ser feito sem ouvir as pessoas. Eu não quero descobrir a roda, eu quero fazer ela girar mais rápido.Quem tem fome tem pressa. Quem está desempregado não pode esperar “, explica Rose Modesto.
O evento contou com a participação de várias lideranças políticas e comunitárias e durante a ação houve filiação partidária do União Brasil. Antes do grande evento, em Três Lagoas, Rose Modesto percorreu as cidades de Água Clara, Aparecida do Taboado, Selvíria e Brasilândia levando o MS QUE QUEREMOS.
Para a enfermeira Tatiane Bernardes, 43 anos, moradora de Aparecida do Taboado, o social precisa receber uma atenção especial na região do Bolsão. Ela explica que tem gente passando fome, que precisa ser cuidada, mas ninguém olha para o social.” A Rose, por ser mulher, tem um olhar sensível para o social. Ela {Rose} vindo conversar conosco é muito importante. É um sinal de respeito. Ela não vem só em período de eleição. A Rose passa por aqui{Aparecida} desde que era vice-governadora não é só quando esta em campanha”, explica Tatiane Bernandes.
Já o empresário Edinaldo da Silva Gerald, 49 anos, morador de Selvíria, acredita que os maiores gargalos da cidade é a MS 444 e a falta de industrialização e geração de renda.” Nós temos essa dificuldade da estrada que não é pavimentação e complica no escoamento da produção da agricultura Familiar.” É muito importante uma pré-candidata ao governo vir aqui escutar, olhando no olho do cidadão, para saber quais são os problemas da nossa cidade. Só assim ela {Rose} vai fazer um plano de governo real e sem maquiagens “, argumenta o empresário.
Para Aldineide Alves, 41 anos, mãe de um adolescente autista de 17 anos, acredita que uma pré-candidata ao governo vir até Três Lagoas para ouvir quais são os problemas enfrentados pelos cidadãos é um sinal de respeito.” A comunidade autista está praticamente abandonada aqui em Três Lagoas. Precisamos de uma clínica escola para cuidar dos autistas. Hoje, temos pelo menos 500 autistas desassistidos. A Rose Modesto nos destinou emenda de 1 milhão para nos ajudar. Ela não vem aqui só em tempo de eleição”, explica.
Ainda durante as visitas e reuniões nessas cinco cidades, a pré-candidata ao governo do Estado, deputada Rose Modesto, prestou conta do seu mandato e apresentou as emendas e recursos que foram destinados para esses municípios que são de mais de oito milhões de reais.
O deputado Capitão Contar se filiou ao partido é é pré-candidato ao governo de MS
Por Elizeu Ribeiro – Top Mídia News
Ao recém assumir a presidência estadual do PL em Mato Grosso do Sul, Rodolfo Nogueira, começa a trabalhar a composição da chapa que concorrerá a disputa eleitoral 2022 para deputado federal e estadual. Quando assumiu a frente da sigla, ele também destacou que vai trabalhar em prol da reeleição de Jair Bolsonaro, do mesmo partido, no Estado.
Durante o ato de filiação, o deputado estadual e também pré-candidato ao governo, Capitão Contar, foi filiado como novo membro do partido. Nos bastidores da política, cogitava-se que o PL havia descartado a possibilidade de Contar sair como candidato ao governo, o que foi desmentido pelo presidente da sigla, Rodolfo Nogueira.
Nogueira disse que “a prioridade agora é fecharmos a chapa de candidatos estaduais e federais, mas, que em momento algum disse que não teríamos candidato ao governo, porque isso quem decide é o presidente da República. Nós podemos sim ter candidato a governador, se o presidente da República entender e quiser fazer o projeto em Mato Grosso do Sul”.
Nogueira afirmou que foi designado por Bolsonaro para ser presidente do PL e que todos seus passos políticos em Mato Grosso do Sul são orientados por ele.
“Capitão Contar está filiado ao nosso partido e se a decisão do presidente for apoiar o Contar, ele será nosso candidato ao governo. Mas se a decisão do presidente for lançar outro nome, é o que vamos acatar”, disse o líder da sigla.
Nogueira disse que veio para cumprir ordens e ressaltou também, que agora não é hora de brigas internas e sim de união em cima de um propósito maior que é a reeleição do presidente Bolsonaro.
“Agora é hora da pacificação da direita e dos apoiadores do presidente Bolsonaro, para que a campanha dele no Estado não seja prejudicada. Nosso intuito maior aqui, é reelege-lo presidente da República”, conclui.
A ocorrência foi registrada pala PRF nesta madrugada. O fato aconteceu na BR 262, na entrada de Três Lagoas, próximo ao Posto Fiscal de Jupiá e mobilizou o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, além da PRF
Uma ocorrência com roteiro cinematográfico foi registrada na madrugada deste domingo pelas autoridades policiais de Três Lagoas.
O condutor de um veículo, Gol, de cor preta capotou o veículo, na BR 262, próximo ao Posto Fiscal Guinter, no Bairro de Jupiá. O barulho ocasionado pelo acidente chamou a atenção de populares do Cinturão Verde e de pessoas que trafegavam pelo local, que acionaram o Corpo de Bombeiros, informando sobre o acidente.
Conforme informações de testemunhas, uma vítima estava debaixo do veículo capotado e ajudado por populares a vítima conseguiu sair debaixo do veículo. Assim que foi retirado, o condutor mostrou que estava armado com uma faca, saindo imediatamente em fuga do local, entrando na mata do Cinturão Verde.
Quando a guarnição do Corpo de Bombeiros chegou no local, a vítima não se encontrava e diante disso a Polícia Militar foi chamada para dar prosseguimento na origem do veículo e na possível identificação do condutor.
Porém como é uma rodovia federal, a ocorrência é de competência da PRF que foi imediatamente acionada. Ao verificar os dados do veículo, os agentes constataram que o Gol, ano 2011, de placas; NVO1F39, da cidade de Piranhas (GO), ano era objeto de furto e daí o motivo da fuga do condutor.
Equipes da Polícia Militar fizeram uma busca na mata do Cinturão Verde, porém sem sucesso.
Até o fechamento dessa matéria, o motorista não havia sido localizado.
No encontro, a pré-candidata recebeu dos presidentes das entidades locais um documento com as principais reivindicações da Aliança de Entidades
Em visita à Três Lagoas neste sábado (26), a pré-candidata ao governo de Mato Grosso do Sul, Rose Modesto (União Brasil) oficializou a candidatura, na presença da senadora e presidente estadual do partido, Soraya Thronicke.
Em seguida, Rose Modesto se reuniu com os integrantes da Aliança de Entidades (ACITL, AJE, ABRASEL, APETL, AICL e SRTL), na sede da Associação Comercial e Industrial do município.
No encontro, a pré-candidata recebeu dos presidentes das entidades locais um documento com as principais reivindicações da Aliança de Entidades. Entre as solicitações, mais investimentos para o Turismo Regional, melhor infraestrutura para o desenvolvimento local – como a construção do Contorno Rodoviário e a retomada da ferrovia – a conclusão da indústria de fertilizantes UFN-3 e a pavimentação integral da rodovia MS-320.
Rose Modesto elogiou a coalizão das entidades três-lagoenses e reforçou a importância deste movimento de união para o bem comum dos moradores sul-mato-grossenses. Disse, ainda, que pretende continuar ouvindo o setor produtivo de todas as regiões do Estado, para a criação de seu plano de governo.
Além de Três Lagoas, a pré-candidata e sua equipe já estiveram em Água Clara, Aparecida do Taboado, Selvíria e Brasilândia. Conforme sua assessoria, as próximas visitas serão em Paraíso das Águas, Costa Rica, Chapadão do Sul, Cassilândia e Inocência, ainda na região costa leste do Estado.
A operação entra para a 9ª Edição e dessa vez contou com a participação de agentes da Polícia Civil, reforçando ainda mais a fiscalização, checando 49 veículos
Os bairros; Nova Três Lagoas, Vila Nova, Lapa e adjacências foram os alvos de fiscalização da Operação Saturação IX na noite de ontem e madrugada deste sábado.
Desta vez, a os militares tiveram a colaboração da Polícia Civil, ajudando a intensificar o policiamento ostensivo/preventivo e repressivo pelos bairros, tendo como escopo os pontos com maior concentração ou fluxo de pessoas. No decorrer dos trabalhos os policiais procederam a uma varredura em cada um dos bairros mencionados, resultando em inúmeras abordagens a pessoas e veículos, culminando em prisões e recuperação de veículos produto de furto/roubo.
Cabe salientar que foi organizada uma blitz educativa/preventiva em diversos pontos com o fito de inibir crimes de trânsito e averiguar veículos ou pessoas com pendências criminais.
Dados Estatísticos:
– Viaturas empenhadas: 103081, 103083, 103084, Força Tática e uma viatura da Polícia Civil.
– Efetivo policial empenhado: 19 policiais.
– Pessoas presas: 4.
– Veículos recuperados: 2 (uma motoneta e um carro).
– Quantidade de pessoas abordadas: 72 pessoas.
– Veículos checados: 49.
– Boletins de ocorrência: BO SIGO nº 136/2022 (veículo produto de furto recuperado; direção perigosa, Receptação); BO SIGO nº 422 (Veículo produto de roubo recuperado), BO SIGO nº 423 (portar drogas para consumo pessoal), BO SIGO nº 424 (portar drogas para consumo pessoal).
VEJA COMO FOI A OPERAÇÃO NA GALERIA DE IMAGENS ABAIXO
Ele estava foragido da Justiça após conseguir liberdade provisória e após sair da prisão não foi localizado pela justiça que determinou o retorno ao regime fechado
Na última quinta-feira, a Polícia Civil de Três Lagoas, através da Seção de Investigações Gerais (SIG) e do Núcleo Regional de Inteligência, deu cumprimento a um mandado de prisão preventiva em desfavor de um homem de 39 anos, acusado da prática dos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e posse ilegal de munições.
O homem foi preso em flagrante no ano de 2019, quando foi surpreendido em posse de diversas porções de cocaína e de maconha, além de munições de calibre 32.
Após conseguir liberdade provisória para responder ao processo em liberdade, não mais foi localizado, e desde então encontrava-se foragido da Justiça.
Pelo motivo, foi expedido mandado de prisão preventiva, pela 3ª Vara Criminal de Três Lagoas, no dia 22/03/2022.
Dois dias depois, após investigações e levantamento de informações acerca do paradeiro do homem, uma das equipes da SIG foi até uma residência no Bairro Santa Rita, neste município, onde ele foi localizado.
Após cumprimento da ordem judicial, o homem preso passou por exame de corpo de delito junto ao IML, e posteriormente foi encaminhado à Penitenciária de Segurança Média de Três Lagoas, à disposição da Justiça.
Denúncias sobre a prática de crimes e a localização de foragidos da Justiça poderão ser realizadas através dos telefones (67) 3929-1173 ou (67) 99226.8210 (WhatsApp). O sigilo e anonimato são garantidos.
Os músicos parabenizaram Bataguassu, suas lideranças e autoridades pelo incentivo à cultura local
Os familiares da instrumentista Helena Meirelles estiveram no último dia 15 de março, em visita ao município de Bataguassu. Os sobrinhos, que também são músicos Rubens, José Neto e esposa Girlene Araújo; Mario de Araújo e esposa Flávia Sandoval; e que residem respectivamente nas cidades de Guarujá (SP), Santo André (SP) e Pium (TO) visitaram o espaço do Museu Municipal “Helena Meirelles” e a exposição permanente em homenagem a violeira.
Na ocasião, foram recepcionados pelo prefeito de Bataguassu, Akira Otsubo (MDB); secretário municipal de Esportes, Lazer, Cultura e Turismo, João Carlos Kotai; a coordenadora municipal de Cultura, Maria Aparecida Businaro Meira e equipe do museu.
Inaugurado em 2019, o Museu Municipal “Helena Meirelles” conta com um acervo doado pelo sobrinho da artista – Mário de Araújo, um conjunto composto por quadros de grande, médio e pequeno porte que destacam através de fotografias os grandes momentos da trajetória de vida e obra da artista.
De acordo com o prefeito Akira Otsubo, “o material com a obra da artista deverá estar exposto no museu, assim, estaremos providenciando a aquisição dos traineis e demais componentes para as exposições, afirmou o prefeito”.
Retornando à São Paulo, na sexta-feira, dia 18 de março, os músicos aceitaram o convite da equipe do museu e realizaram uma mostra cultural, com apresentação de músicas sertanejas de raiz, em que destacaram entre o rasqueado, chamamé, polca e guarânias, intercalando em suas falas diversos aspectos importantes da música de raiz, entre outros.
“A música brasileira vem sofrendo, de certa forma uma “deturpação”, e a música de raiz é sempre a maior vítima, como se fosse uma “espécie em extinção, por isso, é importante valorizar iniciativas como esta, valorizar os músicos locais e a nossa boa música de raiz que tem uma riqueza de ritmos, elementos importante da nossa identidade. Defendemos também essa bandeira, que era a bandeira de tia Helena”, afirma Mário Araújo.
Araújo comentou aos presentes uma peculiaridade de Helena Meirelles: o “ouvido absoluto” da multi-instrumentista. “Helena Meirelles tinha comprovadamente o ouvido absoluto, isto é a capacidade de identificar perceber ou recriar notas musicais, seja vindas de sons da natureza, vozes de animais, buzina, barulhos de máquinas, um fenômeno raro e característico por quem tem a capacidade de receber e interpretar estímulos do lado esquerdo do cérebro, onde os sons são processados. Helena afinava o seu violão e de sua equipe em fração de segundos”, lembrou o sobrinho.
Dentre as canções apresentadas, uma homenagem a tia – a composição “Tia Helena” (José Neto), o “Cuitelinho” de Paulo Vanzolini e Antônio Carlos Xandó, “O canto do Rouxinol” (Zé do Rancho) “Homenagem a Mato Grosso”, (Pedro Bento e Zé da Estrada) e Instrumental (Zé Neto).
Os músicos parabenizaram Bataguassu, suas lideranças e autoridades pelo incentivo à cultura local. “O município está de parabéns. Valorizar a história, a cultura e a memória é sem dúvida, muito importante, valorizar as raízes culturais e manter viva as origens no sentido de afirmar a identidade”, destacou Rubens Araújo.
O evento foi prestigiado por munícipes, representantes do poder público, funcionários, equipe do Museu Municipal “Helena Meirelles” e pela diretora da rádio Portal 98 Fm, Aparecida Maria Nita Maia.
A partir de segunda-feira (28), estacionamento da Feira mudará de local, por conta do início das obras da 2º fase do projeto
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SEDECT) informa que a partir de segunda-feira (28), o estacionamento da Feira Central de Três Lagoas mudará provisoriamente de local, por conta do início da 2º fase do projeto que prevê a construção da infraestrutura entorno da Feira.
Durante o período de execução da obra, o estacionamento ficará localizado em três locais distintos para acomodar melhor todos os usuários, com acessos pela Avenida Rosário Congro e Rua Alexandre Abrão.
De acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (SEINTRA) a previsão estimada de duração da obra é de 120 dias. A SEINTRA divulgou o mapa de acesso dos novos locais de estacionamento, confira abaixo:
No evento, o parlamentar relembrou em discurso o período em que comandou o batalhão e destacou a importância da Polícia Militar Ambiental na sociedade
O deputado estadual Coronel David (PL) participou na manhã desta sexta-feira (25.03) da celebração dos 35 anos da PMA (Polícia Militar Ambiental).
No evento, o parlamentar relembrou em discurso o período em que comandou o batalhão e destacou a importância da Polícia Militar Ambiental na sociedade.
“É uma grande honra fazer parte da história da Polícia Militar Ambiental. Lembro que fui comandante no período de 2000 a 2002 e passamos por diversas lutas até que ela se tornasse uma grande referência às polícias militares do Brasil. Temos que dar destaque a este trabalho que realiza atividades repressivas, de proteção ao meio ambiente e que desenvolvem projetos na área socioambiental com crianças e adolescentes. Nesse contexto, deixo aqui os meus parabéns a esses homens e mulheres que há mais de três décadas combatem crimes ambientais e protegem a nossa sociedade”, destacou Coronel David.
Atualmente a PMA possui 336 policiais distribuídos em 26 sub-unidades, responsáveis pela fiscalização ambiental em toda extensão do Estado, sendo 86.260 km só de território pantaneiro.
Para a população sul-mato-grossense, quando se fala em fiscalização ambiental, a PMA é um órgão lembrado instantaneamente pela referência no combate aos crimes ambientais.
A Polícia Militar foi acionada noite de ontem (24), após um homem de 59 anos agredir a mãe, de 90 anos, dentro de uma residência no bairro Jardim Novo Aeroporto, em Três Lagoas.
Segundo o Boletim de Ocorrência, o suspeito estava arrumando uma torneira na casa de sua mãe.
Ele iniciou uma discussão e derrubou a idosa no chão. A irmã, de 59 anos, interferiu e também foi agredida com tapas no rosto.
O suspeito disse mataria os familiares. A Polícia Militar encaminhou o acusado para a Delegacia de Polícia Civil.
A operação foi deflagrada com o apoio da Delegacia Especializada de Repressão a Roubos a Banco, Assaltos e Sequestros (Garras), do Batalhão de Choque, do Bope (Batalhão de Operações Especiais) e da Gisp (Gerência de Inteligência do Sistema Penitenciário).
O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO), deflagrou, nesta sexta-feira (25/3), a Operação “Courrier”, para cumprimento de 38 mandados judiciais nas cidades de Campo Grande, Dourados, Jardim e Jaraguari, dos quais são alvos seis advogados, um servidor do Poder Judiciário, um servidor da Defensoria Pública, um policial penal, entre outros.
As investigações do GAECO apontaram a formação do núcleo “Sintonia dos Gravatas”, célula do Primeiro Comando da Capital (PCC), na qual advogados valem-se, criminosamente, de suas prerrogativas constitucionais para transmitirem recados de faccionados presos a outros membros da organização criminosa, inclusive referentes a planejamento de atentados contra a vida de agentes públicos, dentre os quais, um Promotor do GAECO/MS e um Juiz de Direito da Capital.
A operação foi deflagrada com o apoio da Delegacia Especializada de Repressão a Roubos a Banco, Assaltos e Sequestros (Garras), do Batalhão de Choque, do Bope (Batalhão de Operações Especiais) e da Gisp (Gerência de Inteligência do Sistema Penitenciário).
Devido à baixa procura, a vacinação ocorrerá apenas nas Unidades de Saúde dos Bairros de segunda à sexta-feira
Após meses realizando ações de imunização contra Covid-19 aos finais de semana, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas anuncia que, a partir do dia 28 de março, devido à baixa procura nessas ações, a vacinação ocorrerá apenas nas Unidades de Saúde dos Bairros de segunda à sexta-feira.
Sábado, domingo e até mesmo em feriados, essa foi a rotina de muitos profissionais de saúde nos últimos meses para ampliar ao máximo o número de pessoas imunizadas contra a Covid-19. Foram dias de calor, frio, adaptações e melhorias, erros e acertos, sempre com foco em bem receber a população consciente de que a vacina era/é a melhor solução para dar o início ao fim da pandemia.
Com ações diárias na Central de Imunização, que funciona no prédio da Biblioteca Municipal da Circular da Lagoa Maior e, para aqueles que têm entre 5 e 11 anos, na Clínica da Criança, além de ações pontuais em eventos com grande público, a SMS sempre buscou o resultado que hoje é atingido: vacinar a maior parte da população. Porém, com o passar do tempo, a demanda foi diminuindo e é chegado o momento de a vacina contra a Covid-19 virar uma rotina apenas das Unidades de Saúde.
Apesar de a Central de Imunização continuar operando no mesmo local – prédio da Biblioteca da Circular da Lagoa Maior – este sábado (26) será o último dia em que o local e a Clínica da Criança abrirão aos finais de semana para vacinação contra a Covid-19, ou seja, a partir de segunda-feira (28) a vacinação segue apenas nas Unidades de Saúde.
VACINA INFANTIL VAI PARA USFs
A SMS informa, também, que a partir do dia 04 de abril, a aplicação da dose infantil (de 5 a 11 anos) – hoje administrada apenas na Clínica da Criança – passará também a ser realizada apenas nos postinhos dos bairros.
TRAJETÓRIA
A secretária de Saúde, Elaine Fúrio, lembra dos desafios que foi criar métodos para evitar aglomerações, ao mesmo tempo em que era necessário vacinar o maior número de pessoas em um curto período e a escassez de vacinas.
“Erramos, acertamos, nos desesperamos com a falta de vacinas no início, nos apoiamos uns nos outros; a trajetória da campanha de imunização contra a Covid-19 foi um misto de vários sentimentos e desafios. Mas, hoje, o principal é de missão cumprida, pois conseguimos atingir um número satisfatório de vacinados que permitiu frear a pandemia”, lembrou a secretária.
Foram mais de 2.000 pessoas imunizadas por dia, algo que foi possível também graças a ajuda de outros órgãos como Corpo de Bombeiros, administração do Shopping Três Lagoas, da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (SEJUVEL) que cedeu ginásio de esportes para serem postos de vacinação e o atendimento de crianças nas escolas em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), além da ampla divulgação efetivada pela Diretoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Governo e Políticas Públicas (SEGOV).
Vale ressaltar que estes trabalhos são realizados por equipes próprias da Prefeitura de Três Lagoas, lotadas na SEINTRA
Cuidar do que temos e projetar para construir o novo, esta é a filosofia de avanço adotada pelo Prefeito Angelo Guerreiro que através da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito, (SEINTRA) vem transformando Três Lagoas em um verdadeiro canteiro de obras e melhorando a vida da população.
Além das obras grandiosas e o árduo trabalho de pavimentação e drenagem em diversos bairros de Três Lagoas, as equipes de manutenção da Diretoria de Serviços Públicos (DSP) está atenta às necessidades da população e diariamente realiza trabalhos pontuais que contribuem para a manutenção da pavimentação, drenagem e limpeza da cidade.
Nesta semana, algumas das manutenções realizadas pelas equipes da DSP foram o aterro e patrolamento, reparos em via pavimentada, operação tapa buracos e limpeza de bueiros em diversos bairros do município.
De acordo com secretário da pasta, Adriano Barreto, os trabalhos de manutenção são realizados diariamente. As necessidades dos bairros são incluídas do planejamento da DSP e realizadas conforme cronograma.
Na última semana, algumas das obras executadas pelas equipes do DSP foram o Aterro e patrolamento, manutenção de tampa e limpeza de boca de lobo, execução de pavimentação asfáltica, reperfilamento asfáltico, operação tapa buraco, além de roçadas e limpeza em diferentes pontos de Três Lagoas.
As equipes realizaram o patrolamento de acesso à cascalheira e ao bairro Montanini, executaram o aterro e patrolamento nos bairros Cinturão Verde, Chácara Imperial, Jardim das Primaveras, na região da segunda lagoa além do almoxarifado da Prefeitura. A equipe rural ainda realizou a manutenção das estradas do Vera Cruz.
Em relação à pavimentação, foram realizadas trabalhos na Avenida Júlio F. Xavier, antiga Ponta Porã, a manutenção asfáltica no Bairro Santa Julia, foi iniciada também a terraplanagem no bairro Jardim Esperança, a preparação do terreno para receber posteriormente a Pavimentação. Foram realizadas operações tapa buraco na Rua Munir Thomé, Rua Luís Corrêa da Silveira, Avenida Rafael de Haro, Rua Manoel de Oliveira Gomes e nas ruas do Distrito de Arapuá.
Outro trabalho de manutenção realizado diariamente são as limpezas de boca de lobo e bueiros, roçada mecanizada em diversos pontos de Três Lagoas.
Vale ressaltar que estes trabalhos são realizados por equipes próprias da Prefeitura de Três Lagoas, lotadas na SEINTRA, o que contribui para a agilidade no trabalho e economia de recursos públicos, e em paralelo ainda acontecem grandes obras que são executadas por empresas que venceram processos licitatórios.
O Programa Amigos do Campo conta agora com aparelho de ultrassonografia veterinário e uma autoclave (esterilizadora) de mesa e, em breve, estará disponível entre os diversos serviços já elencados.
Ampliando cada vez mais as ações voltadas para o pequeno produtor rural de Três Lagoas, o Departamento de Agronegócio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA) acaba de adquirir dois novos equipamentos para auxiliar os criadores de gado leiteiro na região.
O Programa Amigos do Campo conta agora com aparelho de ultrassonografia veterinário e uma autoclave (esterilizadora) de mesa e, em breve, estará disponível entre os diversos serviços já elencados.
O secretário da pasta, Celso Yamaguti, explica que esta novidade é a primeira etapa de um projeto que começou há alguns anos e agora pode ser colocado em prática. “Desde o início do mandato anterior, fizemos diversas tratativas com o prefeito Angelo Guerreiro para esta aquisição, que na verdade, é a ponta de um projeto maior: a inseminação artificial em bovinos. Estou muito orgulhoso e grato por estes equipamentos terem chegado em boa hora, ampliando o nosso assistencialismo ao pequeno produtor rural de Três Lagoas”, disse.
A diretora de Agronegócio, Amanda Pivotto, ressalta a importância desse atendimento dentro do Programa. “Assim como os demais serviços que o Amigos do Campo oferece, em breve poderemos auxiliar o criador de pequenos rebanhos e produtores de leite com mais este serviço, que conta com a nossa equipe técnica profissional, equipamento moderno de última geração e o que é melhor, com custo zero para o proprietário”, complementou.
O médico veterinário da SEMEA, Marlon Donadoni, explica que “a autoclave é uma esterilizadora própria para materiais de uso veterinário, o que nos dará mais segurança no atendimento com os animais. O aparelho de ultrassom nos permitirá investigar as possibilidades de gestação das vacas, problemas no aparelho reprodutor, antecipando a medidas a serem tomadas no tratamento. Com este recurso, será possível dizer se o animal está em condições de ser inseminadas”.
O secretário pondera que, os equipamentos devem passar por inspeção técnica e os profissionais por treinamento para utilizá-los com precisão. Assim que, todos os procedimentos forem concluídos, estará à disposição do homem do campo, que se enquadre como pequeno produtor rural.
SOBRE O PROGRAMA
Criado em 2018, o Programa Amigo do Campo auxilia o pequeno produtor rural com equipe técnica composta por médica veterinária, técnicos agrícolas, engenheiro agrônomo e técnico agropecuário. Os serviços prestados gratuitamente são: mochação, castração e descornas de bovinos, vermifugação, vacinação de brucelose, carbúnculo e febre aftosa, apoio técnico em horta, pastagem e controle de pragas.
SERVIÇO
Para ter o apoio da equipe do Programa “Amigos do Campo”, o pequeno produtor pode estar entrando em contato pelo número (67) 3929-9665 ou indo até a Secretaria de Meio Ambiente e Agronegócio, localizada na Rua Munir Thomé, 959 – Centro.
O curso, gratuito, tem como objetivo capacitar os jovens de Três Lagoas a ingressar no mercado de trabalho
Termina nesta sexta-feira (25) o prazo de inscrições para os cursos profissionalizantes, voltado ao embelezamento, que será realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS).
O curso, gratuito, tem como objetivo capacitar os jovens de Três Lagoas a ingressar no mercado de trabalho. Os cursos serão ministrados no Núcleo de Estudo e Capacitação da Assistência Social e os interessados em participar devem realizar as inscrições nos Cras de referência do seu bairro até sexta-feira (25). As vagas são para pessoas acima de 16 anos.
Os cursos disponíveis neste primeiro semestre são de embelezamento, com vagas para: Corte e Escova, Manicure e Pedicure, Design de Sobrancelha e Barbearia. Para se inscrever o jovem deve ter 16 anos ou mais e se comprometer a frequentar as aulas que serão ministradas.
No Distrito de Arapuá, também haverá abertura de vagas para o curso de Design de Sobrancelha, que será ministrado no Centro Comunitário e o processo de inscrição será realizado pela equipe volante do Cras Ruth, referência do Distrito.
O Início das aulas está programado para o dia 5 de abril, mas os interessados podem continuar se inscrevendo nos Cras que novas turmas serão abertas ao longo do ano.
De acordo com a Secretária Municipal de Assistência Social, Vera Helena Arsioli Pinho, o projeto de educação profissional para os jovens três-lagoenses significa a abertura de novas oportunidades e novas opções de trabalho para aqueles que decidiram se dar esta chance.
Vera reforçou também sobre a importância de se manter frequente, iniciar o curso e seguir a formação até o final.
Os mandados de prisão foram expedidos pela 2.ª Vara Criminal de Três Lagoas no dia 18
Em diligências pela cidade, a Polícia Civil de Três Lagoas, através da Seção de Investigações Gerais e do Núcleo Regional de Inteligência, prendeu duas mulheres, condenadas a oito anos de reclusão cada uma, pela prática do crime de roubo majorado em razão de lesão corporal de natureza grave sofrida pela vítima, um homem de 65 anos.
Os mandados de prisão foram expedidos pela 2.ª Vara Criminal de Três Lagoas no dia 18 de março.
Às duas mulheres, com a filha de uma delas, invadiram uma residência, e de lá subtraíram roupas, eletrodomésticos e um veículo da vítima, tudo avaliado, à época dos fatos, em R$ 16.000,00.
De acordo com o apurado no processo, na madrugada do crime, uma das mulheres invadiu a residência da vítima e de posse de uma marreta, exigiu que o idoso lhe entregasse dinheiro, mas diante da negativa do homem, passou a agredi-lo com marretadas na cabeça e pelo corpo, e depois, amarrou suas mãos, utilizando-se de peças de roupas e de um cinto. Em seguida, com a ajuda de uma das comparsas, carregou o veículo da vítima com diversos pertences, e depois, após a subtração dos objetos, antes de deixar a residência, ainda passou a pisotear a cabeça do idoso, saindo do local e deixando-o amarrado e sangrando. Após diligências, as mulheres foram identificadas, e o inquérito policial tramitou pela 3ª Delegacia de Polícia Civil, tendo a autoridade policial daquela unidade representado pela prisão temporária das mulheres, as quais foram presas dias depois.
No final do processo, as mulheres foram condenadas cada uma a oito anos de reclusão, e após recorrerem da sentença, as condenações foram mantidas, e assim expedidos os mandados de prisão.
De posse dos mandados, durante esta semana, equipes da SIG iniciaram diligências para o seu cumprimento, e com apoio do Núcleo Regional de Inteligência, prenderam às duas mulheres. A primeira, de 28 anos, foi presa próximo à rodoviária local, e a segunda, de 45 anos, foi presa no Bairro Santa Rita. A terceira mulher envolvida no crime já se encontrava presa.
Após as prisões, elas foram conduzidas até a sede da SIG/TL pela equipe policial, onde foram dados os devidos cumprimentos da ordem judicial, tendo as mesmas passado por exame de corpo de delito junto ao IML, e posteriormente encaminhadas ao Estabelecimento Penal Feminino de Três Lagoas, onde permanecerão, à disposição da Justiça.