Em Três Lagoas, sol e aumento de nuvens pela manhã e possibilidades de pancada de chuva a tarde. À noite o tempo fica aberto
Nesta quinta-feira (24) o tempo volta a ficar instável em Mato Grosso do Sul. As condições ao longo do dia serão de tempo firme com sol, calor e pancadas de chuva.
Porém, entre a tarde e à noite, o avanço de um sistema de baixa pressão avança pelo Paraguai e associado a uma frente fria, ao deslocamento de cavados e ao transporte de umidade vai provocar temporais no extremo sul e sudoeste do Estado.
Pela manhã as temperaturas podem registrar mínimas entre 19°C a 25°C e as máximas podem ficar entre 31°C a 35°C. Confira no mapa as condições de tempo e temperatura estimados pelo Cemtec para a Capital e alguns municípios do Estado.
Veja a previsão do tempo em Três Lagoas para os próximos dias:
A Polícia Civil de Brasilândia solicita que a população forneça informações de forma anônima por meio do disque – denúncia (67) 99919-5990. O sigilo é absoluto
A Polícia Civil de Brasilândia apreendeu na tarde desta quarta-feira, duas armas de fogo ilegais, autuando em flagrante delito duas pessoas.
A primeira apreensão ocorreu em uma residência localizada no Jardim Imperial. Os Policiais chegaram ao local após uma informação indicar que o morador estaria circulando portando arma de fogo e intimidando desafetos.
Na casa foi apreendido um revólver calibre .38 SPL com numeração suprimida. Por se tratar de crime iinafiançável o morador, E.M.R., 35 anos de idade, foi autuado em flagrante delito e permanece recolhido na carceragem da delegacia de Polícia de Brasilândia.
A segunda apreensão ocorreu em um bar localizado no bairro jardim Oiti. Denúncias anônimas pontavam que o proprietário do bar possuía uma arma ilegal no local. Os agentes fizeram uma busca no estabelecimento e localizaram um revólver calibre 32, municiada, em uma gaveta do balcão do bar. O responsável pelo estabelecimento, um idoso de 79 anos de idade, foi autuado em flagrante delito e solto após pagamento de fiança no valor de 01 salário mínimo.
Ainda nesta tarde a Polícia Civil localizou drogas em um terreno nos fundos de uma indústria cerâmica localizada no reassentamento Novo Porto João André. Os agentes investigavam uma denúncia anônima indicando que havia drogas escondidas no local. Foi apreendida uma sacola contendo 20 pedras de crack.
O proprietário do local e outros funcionários serão investigados em um inquérito policial instaurado pela Polícia Civil. Telefones celulares e o sistema de câmeras existente no local foram apreendidos para análise das imagens e verificação de quem esteve circulando nesta data pelo local onde a droga foi encontrada, que fica afastado do local de trabalho e convívio dos trabalhadores.
A Polícia Civil de Brasilândia solicita que a população forneça informações de forma anônima por meio do disque – denúncia (67) 99919-5990. O sigilo é absoluto.
Muito alterado, o meliante teve que ser contido pelos policiais e durante o trajeto à delegacia o sujeito auto lesionou no camburão, ainda ficando completamente nu na gaiola
Na madrugada desta quarta-feira (23), a guarnição da Polícia Militar prendeu um homem de 18 anos pelos crimes de roubo, violação de domicílio e resistência.
Os policiais militares foram acionados via 190 por volta 23:30hs, relatando que um adolescente teve seu aparelho celular roubado, defronte a um mercado no Jardim Acapulco. No local, a equipe PM fez contato com a mãe do adolescente, onde ela informou que seu filho estava na praça que fica em frente ao mercado, quando um indivíduo chegou amistosamente e passou a conversar com ele.
Num momento de distração, o autor sorrateiramente se apossou do aparelho celular do adolescente e saiu correndo, tomando rumo ignorado. De posse das características do autor a guarnição realizou rondas pela região, porém, ele não foi encontrado.
Já por volta das 02:20hs, os policiais militares perceberam quando um cachorro passou a latir insistentemente, numa residência situada na Rua Paranaguá. Ao verificarem a situação, se depararam com um indivíduo com as mesmas características do autor do roubo, sendo que ele estava com um martelo e uma faca nas mãos.
Ao receber voz de prisão, o homem atirou o martelo em direção aos policiais, atingindo um dos componentes na perna direita. O autor foi preso e algemado, mediante uso moderado de força física. Com ele, a equipe PM localizou o aparelho celular que havia sido roubado.
No trajeto até a delegacia de polícia, o autor passou a se debater no compartimento de presos. Ao retirá-lo, verificou-se que ele estava nu, com lesões e escoriações pelo corpo.
Diante dos fatos foi registrado o boletim de ocorrência e apresentado à DP, juntamente com o autor, onde foi lavrado o auto de prisão em flagrante.
Vereador corre ainda o risco de ser afastado do cargo pelo juiz da Comarca
Redação Vox MS
O vereador e presidente da Câmara Municipal de Ribas do Rio Pardo, Tiago Gomes de Oliveira (PSDB), também conhecido como Tiago do Zico, foi indiciado pela polícia por corrupção passiva, advocacia administrativa e abuso de autoridade.
O inquérito já está em poder do Ministério Público Estadual, que analisa se irá ajuizar ação contra o parlamentar, um dos mais atuantes entre os que integram grupo na Câmara Municipal que tenta há meses inviabilizar a administração do prefeito João Alfredo Danieze (PSOL).
De acordo com o inquérito presidido pelo delegado Bruno Santacatharina Carvalho de Lima, da Polícia Civil de Ribas do Rio Pardo, em julho de 2021 Tiago do Zico enviou a João Alfredo, pelo aplicativo WhatsApp, mensagem com pedido de vantagem indevida.
No texto, ele indaga ao prefeito se este não iria “amaciar” para as empresas locais de transporte escolar, já que havia exigências legais para que estas pudessem participar do processo licitatório da prefeitura para a contratação de interessados em transportar os estudantes do município.
João Alfredo respondeu que não poderia flexibilizar nada, mesmo porque algumas exigências, como o ano de fabricação dos veículos, são estabelecidas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.
Na condição de ex-proprietário da Trans Zico Eirelli, que hoje pertence à sua companheira Maria Aparecida de Matos, o vereador se manifestou em reunião na prefeitura e declarou seu interesse na contratação da empresa pelo município.
Ameaças
Tiago do Zico questionou o fato de o edital de licitação proibir que parentes de vereadores participassem da concorrência, ameaçando o prefeito, caso este não revisse o impedimento: “se for pra procurar coisinhas, vou ter que sair pra fiscalizar”, avisando ainda que o prefeito “não teria paz” daquele dia em diante. A ameaça foi feita na presença de outras pessoas, que prestaram depoimento à polícia.
No mesmo encontro, o vereador cogitou a possibilidade de sugerir a altreração da Lei Orgânica do Município a fim de que parentes de vereadores donos de transportadoras pudessem participar da licitação. O parlamentar chegou a participar de audiências no âmbito do processo licitatório, conversando com os demais empresários do setor envolvidos na concorrência pública.
Não satisfeito, valendo-se da condição de presidente da Câmara Municipal, sem que os demais vereadores fossem ouvidos em plenário, Tiago do Zico enviou ofício à prefeitura exigindo informações sobre a licitação, o que caracterizou abuso de autoridade com a finalidade de obter vantagem indevida. Ao inquérito o delegado juntou áudios e vídeos relacionados à denúncia.
Vereador nega
Ao prestar depoimento, Tiago do Zico negou as acusações. Disse que de fato enviou mensagem ao prefeito pelo WhastsApp, indagando se este poderia “amaciar” com as empresas, e esclareceu ter tentado ampliar de 10 para 15 anos a idade máxima dos veículos que seriam contratados para o transporte escolar.
O parlamentar informou ao delegado que agiu “em defesa da classe do transporte escolar”, não para que a Trans Zico Eirelli fosse contratada, e justificou que na condição de vereador tem legitimidade para fiscalizar a prefeitura, motivo pelo qual enviou o ofício exigindo cópia do processo de licitação.
Delegado pede afastamento
As explicações de Tiago do Zico não convenceram o delegado Bruno Santacatharina Carvalho de Lima, que ao relatar o inquérito destacou que as investigações e depoimentos resultaram em “materialidade e indícios suficientes” da prática de diversos delitos no curso do processo de licitação, concluindo por indiciar o parlamentar como incurso nos crimes de corrupção passiva, advocacia administrativa e abuso de autoridade em proveito próprio.
No relatório, o delegado solicita ao juiz da Comarca o afastamento de Tiago do Zico do cargo de vereador ou o seu afastamento da presidência da Câmara Municipal, “amparando-se na probabilidade de o indiciado continuar delinquindo, sempre se valendo do cargo de vereador e, em específico, o de presidente da Câmara”. Ao concluir, esclarece que o vereador responde na mesma delegacia a outros procedimentos relativos à prática de abuso de autoridade.
Em comemoração aos 12 anos de existência do “Bombeiros do Amanhã” as crianças participaram de uma celebração simples, mas repleta de significado
A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), em parceria com o comando do 5º Grupamento de Bombeiros Militar (5ºGBM), comemorou nesta terça-feira (22) os doze anos da formação do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) “Bombeiros do Amanhã”.
O Serviço que já se tornou tradição em Três Lagoas atende meninos e meninas com idade entre 9 e 15 anos e tem como meta o resgate da cidadania, auxiliando na construção da própria identidade das crianças e adolescentes, ensinando a gostar de si, resgatando o respeito próprio e formando multiplicadores sobre os atributos de como evitar incêndio e acidentes domésticos.
Hoje, o “Bombeiros do Amanhã” atende cerca de 70 integrantes, sendo 35 no período matutino e 35 no período vespertino, com o desenvolvimento de diversas atividades lúdicas, acompanhamento da tarefa escolar, IBM (Instrução Bombeiro Militar), natação, capoeira, judô e futebol.
Em comemoração aos 12 anos de existência do “Bombeiros do Amanhã” as crianças participaram de uma celebração simples, mas repleta de significado. Eles foram apresentados aos comandantes de anos anteriores a alguns dos participantes do programa, que já se formaram e hoje já são membros ativos da sociedade e que levam os valores aprendidos durante sua passagem pelo SCFV para a vida adulta.
Até o final deste semestre, todas as quintas-feiras a Justiça Itinerante estará em uma Unidade de Ensino
A unidade móvel da Justiça Itinerante do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul estará nesta quinta-feira (24), no bairro Nova Alvorada na Escola Municipal Nelson Custódio de Oliveira, das 7h00 às 11h00.
O Juizado Itinerante é uma forma de assegurar o acesso à justiça e cidadania a toda população, levando os serviços do TJMS a quem precisa para levar atendimento e solução de conflitos.
COMO FUNCIONA?
As causas que podem ser atendidas devem envolver quantias de até 40 salários mínimos, tais como: cobranças, indenizações, acidente de trânsito, despejo para uso próprio, ações possessórias, problemas de vizinhança e etc., e também causas relacionadas ao Direito de Família, sendo elas: pensão alimentícia, execução de alimentos, revisional de alimentos, investigação de paternidade e reconhecimento de paternidade, divórcio, guarda, reconhecimento e dissolução de união estável, reconhecimento de união estável e sua conversão em casamento.
Até o final deste semestre, todas as quintas-feiras a unidade estará em uma Unidade de Ensino. Na próxima semana, dia (31), a Justiça Itinerante irá para o bairro Parque São Carlos, na Escola Municipal Irmãos Cameschi, nº 688.
SERVIÇO
Dia: 24/03
Local: Escola Municipal Nelson Custódio de Oliveira
Endereço: Rua Sergio Roberto Ribeiro, nº 1225 – Nova Alvorada
O morador relatou que saiu da residência por volta das 10 horas e quando retornou horas depois encontrou o local todo revirado e sem a TV de 50 polegadas
Na manhã desta quarta-feira, ladrões invadiram e furtaram uma residência localizada no Jardim Modelo III. A vítima ao chegar em sua casa, encontrou o local todo revirado e notou que alguns objetos haviam sido furtados, acionando a Polícia Militar logo em seguida.
Conforme consta no boletim de ocorrência, o homem de 66 anos contou que havia saído por volta das 10 horas e ao retornar poucas horas depois, encontrou a porta da cozinha aberta, notando que o guarda-roupa e a dispensa estavam revirados, sentido falta de diversos produtos alimentícios, uma caixa de cerveja “Heineken” e uma televisão de 50 polegadas.
Os ladrões ainda chegaram a danificar outra televisão que estava na sala, porém como não conseguiram retirá-la, acabaram deixando.
Segundo a vítima, os ladrões não chegaram a arrombar a porta, eles teriam utilizado uma chave que estava embaixo de um cesto. Após subtraído os produtos e eletrônicos eles pularam o muro aos fundos da residência.
Estudantes da rede municipal de ensino foram beneficiados com peça teatral
Em comemoração ao Dia Mundial da Água celebrado na terça-feira, dia 22 de março, a Sanesul, através da Sociallis Consultoria e Gestão de Projetos Sociais, em parceria com a Prefeitura de Bataguassu, por meio da Superintendência Municipal do Meio Ambiente e Secretaria Municipal de Educação promoveram ações educativas alusivas a data no município.
Trata-se do projeto “Cuidar da nossa água é cuidar da vida”, que contou com apresentação do espetáculo infantil “Dorivaldo Bonzão”, com foco na educação ambiental promovido pela companhia de teatro Guavira Soluções Artísticas. Houve ainda sorteio de brindes, plantio de mudas de árvores, distribuição de cartilhas educativas e lanche.
As atividades foram realizadas nas Escolas Municipais “Marechal Rondon”, em Bataguassu; e “Pedro Domingues de Figueiredo”, no Distrito de Nova Porto XV, com o envolvimento de em torno de 600 estudantes e abordaram temas voltados à conscientização sobre o uso racional da água. “O objetivo foi destacar a importância da água e a necessidade de estimular o uso consciente desse recurso natural para que não haja a falta de água em nosso planeta”, destacou a superintendente do Meio Ambiente, Camila Bachega.
O prefeito de Bataguassu, Akira Otsubo (MDB), que esteve acompanhando a apresentação teatral no Distrito de Nova Porto XV agradeceu a parceria da Sanesul na atividade e evidenciou a importância do consumo consciente de água. “Precisamos estimular as crianças a evitarem o desperdício e o mau uso da água tratada em seu dia a dia principalmente nas tarefas de casa em que a água é essencial. A água é muito importante na nossa vida e precisa ser utilizada com consciência”, disse Akira. Na referida escola [Pedro Domingues de Figueiredo] foram realizadas atividades educativas no decorrer da semana em alusão à data proposta pelos professores da unidade escolar além de desenvolvidas apresentações culturais.
DIA MUNDIAL DA ÁGUA
O Dia Mundial da Água” foi instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1993, com a finalidade de alertar a população sobre a necessidade de preservação do recurso para garantir a sobrevivência de todos os ecossistemas do mundo.
ESPETÁCULO
O espetáculo infantil conta a história de Dorivaldo Bonzão, que é vizinho da dona Maristelma, um homem que fazia tudo errado, prejudicando muito o meio ambiente e, pior ainda, achava que era tarde para aprender. Mas com uma forcinha muito bem vinda de sua vizinha, ele vai aprendendo que com muita paciência, amor e dedicação tudo tem uma solução.
A secretária municipal de Assistência Social, Emília Vichete, explicou que o recurso destinado serve para manutenção de despesas da Casa Acolhedora
Na manhã desta quarta-feira (23), na Sala de Reuniões da Prefeitura, profissionais da área da contabilidade receberam informações sobre a Campanha “Leão Amigo da Criança e do Adolescente”. A apresentação foi realizada pelo secretário municipal de Planejamento e Finanças, Márcio Endrigo.
O objetivo do encontro foi esclarecer sobre a possibilidade dos escritórios de contabilidade em incentivar os seus clientes a destinarem parte do seu Imposto de Renda para o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente de Brasilândia.
A destinação é prevista no artigo 260 do Estatuto da Criança e do Adolescente, na qual os contribuintes podem efetuar doações diretamente a este fundo, por meio de dedução do Imposto.
Márcio Endrigo explicou que atualmente, os recursos do Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente atendem exclusivamente a Casa Acolhedora do Município e é tudo fiscalizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). A expectativa é com a destinação de mais recursos por parte dos contribuintes, mais ações podem ser feitas para as crianças que estão acolhidas no abrigo.
A secretária municipal de Assistência Social, Emília Vichete, explicou que o recurso destinado serve para manutenção de despesas da Casa Acolhedora. “Hoje temos oito crianças, mas já chegamos a ter 22. E funciona como uma residência doméstica, com despesas comuns e por isso que é importante as pessoas ajudarem com a sua contribuição”, explicou.
As pessoas jurídicas podem destinar até 1% do imposto sobre a renda apurada com base no lucro real e as pessoas físicas podem destinar até 6% sobre a renda verificada na Declaração de Ajuste Anual (observando o artigo 22, da Lei nº 9.532/1997).
No final da apresentação, Márcio Endrigo explicou como o profissional da contabilidade pode fazer a doação na Declaração de Imposto de Renda 2022.
Além da presença dos profissionais da contabilidade, também participaram o secretário municipal de Administração, José Carlos Soriano; a presidente do CMDCA, Silvia Honorato e a secretária executiva do CMDCA, Suely Santana; além dos servidores ligado a área de Tributação do Município.
Presidente do TCE pode ser investigado por tráfico de influência por causa de contratos milionários firmados pela empresa da esposa e do filho
Por Edivaldo Bitencourt
O Ministério Público Federal encaminhou para o Superior Tribunal de Justiça o pedido de investigação por tráfico de influência contra o presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Iran Coelho das Neves. A denúncia foi feita a partir de dois contratos milionários, firmados sem licitação, com a empresa da esposa e do filho do dirigente da corte fiscal.
A representação para investigar Das Neves foi feita pelo advogado Ênio Martins Murad. Apesar de não ter experiência, apenas oito meses de fundação e capital social de R$ 200 mil, a Prosperitate Consultoria Ltda, de Maria Francisca Silva Neves (esposa) e do auditor fiscal Adnan Silva Coelho das Neves (filho), foi contratada sem licitação por “notória especialização”.
O prefeito de Corumbá, Marcelo Iunes (PSDB), topou pagar R$ 3 mil pela regularização fundiária de cada lote. No total, a Cidade Branca pagaria R$ 4,188 milhões, mas o contrato foi suspenso pela Justiça.
Já o prefeito de Selvíria, José Fernando Barbosa dos Santos (PSDB), aceitou pagar R$ 2,5 mil por cada lote. No total, a cidade no leste pagaria R$ 4,685 milhões. Após Murad ingressar com ação popular pedindo o cancelamento do contrato, o tucano se antecipou a Justiça e suspendeu o contrato por um ano.
Paralelamente, o advogado pediu a investigação do presidente do TCE. O procurador da República, Armando César Marques de Castro, de Três Lagoas, declinou competência sobre a improbidade administrativa porque não há, teoricamente, recursos federais no contrato. Ele pediu para o caso ser encaminhado para o Ministério Público Estadual.
“Requer sejam adotadas medidas necessárias para apuração e responsabilização do Conselheiro Presidente do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul, Iran Coelho das Neves, pelo cometimento, em tese, do crime de tráfico de influência e outros delitos, bem como, o afastamento do cargo”, ponderou o procurador.
“Ainda, com relação à notícia de crime de tráfico de influência, supostamente cometido pelo Conselheiro Presidente do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul, Iran Coelho das Neves, tem-se que é autoridade com foro por prerrogativa de função (artigo 105, inciso I, alínea “a”, da Constituição Federal), vez que, em tese, o crime está sendo cometido durante o exercício do cargo e está relacionado à função desempenhada, o que justifica o envio de cópia dos autos para Secretaria da Função Penal Originária no STJ, da Procuradoria-Geral da República, para ciência e providências que entender cabíveis”, pontuou, determinando o encaminhamento do caso para Brasília.
Em junho do ano passado, o STJ determinou o cumprimento de buscas e apreensão na casa e nos gabinetes de três conselheiros do TCE – Waldir Neves, Ronaldo Chadid e Osmar Jeronymo – na Operação Mineração de Ouro. Eles são investigados por tráfico de influência, venda de sentença e até contratação de funcionários fantasmas.
No entanto, a Procuradoria-Geral da República pode analisar a representação feita por Ênio Murad e descartar a investigação por falta de indícios. O conselheiro Iran Coelho das Neves não se manifestou até o momento sobre o caso. A Prosperitate negou que houve superfaturamento no contrato de Corumbá e usou o contrato de Selvíria para justificar que tinha experiência na área em pedido para retomar o contrato milionário. O recurso é analisado pelo desembargador Dorival Renato Pavan, que negou liminar para a retomada imediata do contrato de R$ 4,188 milhões.
Festival acontece entre 21 e 24 de abril na Praça do Rádio Clube, em Campo Grande
Dançarinos e grupos de dança de todo o Brasil podem se inscrever nos prêmios “Jair Damasceno de Dança” e “Tinho Sherman de Dança Urbana” até esta sexta-feira – 25 de março. As inscrições são feitas online e o regulamento pode ser acessado pelo perfil do Instagram do Espaço FNK (@espacofnk), que organiza o MS Dance Fest 2022. O festival acontece de 21 a 24 de abril, na Praça do Rádio Clube, em Campo Grande.
Jair Damasceno, um dos homenageados do festival (Arquivo pessoal)
Nesta edição, o MS Dance Fest homenageia dois grandes artistas de nosso Estado, Jair Damasceno e Tinho Sherman, que se destacaram por suas contribuições à cultura sul-mato-grossense. Os prêmios visam reconhecer as coreografias, performances e estilos dos dançarinos e grupos ressaltando a criatividade, técnica, originalidade, entre outros quesitos.
Arte prêmio Tinho Sherman
O prêmio “Jair Damasceno de Dança” contempla os coreógrafos, com intuito de valorizar sua dedicação, pesquisa e talento. A criatividade dos movimentos será o principal ponto a ser avaliado. Essa categoria engloba as categorias: balé clássico (não valendo balés de repertório), neoclássico, dança contemporânea, moderna, jazz, lírico, dança de salão, entre outras. Podem participar artistas solos, duos, trios e conjuntos que competirão entre si.
Jair Damasceno, um dos homenageados do festival que nos deixou ano passado (Arquivo pessoal)
Já o prêmio “Tinho Sherman de Danças Urbanas” contemplará obras que apresentam trabalhos nas vertentes das danças urbanas. Coreografias que incluem uma gama de estilos, como street, comercial, dancehall, locking/popping, waacking, krumping, vogue, breaking, house dance, street jazz, entre outros, podem participar dessa categoria. Esta premiação está dividida em duas categorias: “Júnior”, com dançarinos de até 16 anos e “Sênior”, com dançarinos a partir de 17 anos.
Tinho Sherman, que também é homenageado pelo MSDF 2022
Os vencedores de ambos os prêmios receberão troféu e um valor em dinheiro. No prêmio “Jair Damasceno de Dança” o total será de R$ 3 mil. No prêmio “Tinho Sherman de Danças Urbanas” os prêmios somam R$ 11,9 mil.
Em sua 11ª edição o MS Dance Fest conta com financiamento por meio do Fundo de Investimentos Culturais (FIC), da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, instituição do governo do Estado.
O dançarino Tinho Sherman nos deixou no final de 2020 e agora recebe homenagem do festival
Tinho Sherman, que também é homenageado pelo MSDF 2022
Serviço – Os formulários de inscrição devem ser preenchidos online. Eles estão disponíveis clicando aqui ou através do perfil do Instagram do Espaço FNK (@espacofnk), assim como o regulamento da competição.
O inicio das aulas está programado para o dia 5 de abril, mas os interessados podem continuar se inscrevendo nos Cras que novas turmas serão abertas ao longo do ano
A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) abriu inscrições para uma série de cursos profissionalizantes, com o objetivo de capacitar os jovens de Três Lagoas a ingressar no mercado de trabalho. Os cursos serão ministrados no Núcleo de Estudo e Capacitação da Assistência Social e os interessados em participar devem realizar as inscrições nos Cras de referência do seu bairro até sexta-feira (25). As vagas são para pessoas acima de 16 anos.
Os cursos disponíveis neste primeiro semestre são de embelezamento, com vagas para: Corte e Escova, Manicure e Pedicure, Design de Sobrancelha e Barbearia. Para se inscrever o jovem deve ter 16 anos ou mais e se comprometer a frequentar às aulas que serão ministradas.
No Distrito de Arapuá, também haverá abertura de vagas para o curso de Design de Sobrancelha, que será ministrado no Centro Comunitário e o processo de inscrição será realizado pela equipe volante do Cras Ruth, referência do Distrito.
O inicio das aulas está programado para o dia 5 de abril, mas os interessados podem continuar se inscrevendo nos Cras que novas turmas serão abertas ao longo do ano.
De acordo com a Secretária Municipal de Assistência Social, Vera Helena Arsioli Pinho, o projeto de educação profissional para os jovens três-lagoenses significa a abertura de novas oportunidades e novas opções de trabalho para aqueles que decidiram se dar esta chance.
Vera reforçou também sobre a importância de se manter frequente, iniciar o curso e seguir a formação até o final.
As inscrições estão abertas para todas as pessoas interessadas, sem distinção de gênero, origem, etnia, deficiência ou orientação sexual, na Plataforma de Oportunidades da empresa
A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, está com cinco processos seletivos abertos para atender suas operações em Ribas do Rio Pardo e Três Lagoas (MS). As inscrições podem ser feitas por todas as pessoas interessadas, sem distinção de gênero, origem, etnia, deficiência ou orientação sexual, na Plataforma de Oportunidades da empresa (https://jobs.kenoby.com/Suzano).
Em Ribas do Rio Pardo, são quatro processos seletivos abertos para os cargos de Supervisor/a de Manutenção Mecânica – Linha de Fibras, Supervisor/a de Manutenção Mecânica – Recuperação, Supervisor/a de Manutenção Mecânica – Secagem e Supervisor/a de Manutenção Mecânica – Utilidades. Para participar das seleções, as pessoas interessadas devem atender aos seguintes pré-requisitos: ter Ensino Superior completo em Engenharia Mecânica, Mecatrônica, Produção; pós-graduação em Engenharia de Manutenção e/ou em Tecnologia de Celulose e Papel; curso técnico em mecânica e/ ou mecatrônica; experiência em manutenção industrial, planejamento, controle de manutenção e em gestão de pessoas; gestão e estruturação de indicadores de manutenção: MCC, TPM, WCM; experiência em Pacote Office em especial Excel e em sistemas e aplicações (SAP, MS Project e Power BI); inglês intermediário/avançado para leitura e escrita e disponibilidade para viagens.
Já para Três Lagoas, o processo seletivo em aberto é para Auxiliar Administrativo. Candidatos e candidatas precisam ter: Ensino Médio Completo; experiência com SAP (Sistemas de Gestão) e Excel e experiência com atividades florestais. As inscrições seguem aberta até o preenchimento da vaga e podem ser feitas pela página https://jobs.kenoby.com/Suzano/job/auxiliar-administrativo/6228bf3fe3d606a5b699b27e?utm_source=website.
Mais detalhes sobre os processos seletivos, assim como os benefícios oferecidos pela empresa, estão disponíveis na Plataforma de Oportunidades da Suzano (https://jobs.kenoby.com/Suzano). Na página, candidatos e candidatas também poderão acessar todas as vagas abertas no Estado e em outras unidades da Suzano no País, além de se cadastrar no Banco de Talentos da empresa.
Sobre a Suzano
A Suzano é referência global no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras, de origem renovável, e tem como propósito renovar a vida a partir da árvore. Maior fabricante de celulose de eucalipto do mundo e uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, atende mais de 2 bilhões de pessoas a partir de 11 fábricas em operação no Brasil, além da joint operation Veracel. Com 98 anos de história e uma capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano, exporta para mais de 100 países. Tem sua atuação pautada na Inovabilidade – Inovação a serviço da Sustentabilidade – e nos mais elevados níveis de práticas socioambientais e de Governança Corporativa, com ações negociadas nas bolsas do Brasil e dos Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www.suzano.com.br
O IEL disponibiliza nesta semana 115 vagas de estágio distribuídas pelos municípios de Campo Grande, Corumbá, Dourados, Maracaju, Sidrolândia e Três Lagoas. Além de ser uma oportunidade para ingressar no mercado de trabalho, adquirir experiência e fazer contatos, as bolsas ainda podem chegar até R$ 1,4 mil.
As vagas são destinadas a alunos que estão no Ensino Médio, fazem cursos técnicos ou estão na graduação. Todas as informações podem ser obtidas pelo link http://sne.iel.org.br/sne/ms. Na mesma página, os interessados podem fazer o cadastro.
Confira as oportunidades da semana para cada cidade:
Campo Grande
A Capital tem 115 oportunidades nas áreas de Ciência da Computação, Engenharia de Software, Administração, Publicidade e Propaganda, Arquitetura, Design, Eletroeletrônica, Ciências Contábeis, Jornalismo, Direito, , Letras, Logística, Marketing, Educação Física, Processos Gerenciais, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Nutrição, Psicologia, Técnico em Informática, Técnico em Radiologia, Técnico em Edificações e Ensino Médio.
Dourados
Na segunda maior cidade do Estado, são 29 vagas nas áreas de Enfermagem, farmácia Ciências Contábeis, Pedagogia, Farmácia e Ensino Médio.
Corumbá
A Cidade Branca está com 1 oportunidade para Administração.
Maracaju
A cidade de Maracaju tem 1 vaga para pedagogia.
Três Lagoas
Para Três Lagoas, são 2 vagas para estudantes de Contabilidade e Administração.
Sidrolândia
Em Sidrolândia, o cargo é para estudantes do ensino médio, com 1 vaga.
Serviço – Mais informações sobre o programa de estágio do IEL pelo site www.iel.org.br ou pelos telefones (67) 99277-4574 e (67) 3044-2114.
Conforme apontou as investigações, três funcionários desviaram centenas de peças automotivas do estoque da empresa, escondendo-as em uma carreta estacionada no pátio da empresa
Na última sexta-feira (18/03), a SIG de Três Lagoas foi acionada por representantes de uma empresa do setor de logística e transportes, sediada neste município, os quais informaram que três funcionários do local, agindo em conluio, teriam desviado centenas de peças automotivas, retirando-as do estabelecimento, sem a devida autorização dos responsáveis e sem o lançamento da baixa nos sistemas de controle do almoxarifado.
De posse das informações foram iniciadas investigações pelos policiais da SIG, e após as diligências, todas as peças foram localizadas em uma carreta, modelo bitrem, no pátio de outra empresa.
Os responsáveis pela retirada das peças de dentro da empresa foram apontados pela diretoria, e assim, foram localizados e conduzidos a sede da SIG pela equipe policial.
O representante legal da empresa foi inicialmente ouvido e apontou todo o sistema de funcionamento do local, no que tange a entrada e saída de peças, ressaltando que de fato, àquelas apreendidas pela equipe da SIG foram retiradas sem o conhecimento e a autorização dos responsáveis, o que caracterizaria, em tese, o crime de furto qualificado pelo abuso de confiança.
Os três suspeitos foram formalmente ouvidos e negaram a prática do crime, mas os fatos continuarão sendo investigados no inquérito policial correspondente.
As peças retiradas da empresa, avaliadas em R$ 90.000,00 (noventa mil reais), foram formalmente apreendidas, e posteriormente restituídas a empresa vítima.
Lançado na segunda-feira, Boletim Econômico viabiliza acesso às informações sobre receita e despesas do Estado
Conhecer a finalidade e destino dos tributos pagos é essencial para que a população tenha maior conhecimento sobre a economia de sua cidade, estado e país, assim como para a transparência das ações do poder público.
Com o objetivo de ampliar o acesso a estas informações, o Sindifiscal/MS (Sindicato dos Fiscais Tributários Estaduais de Mato Grosso do Sul) lançou na segunda-feira (21), em Campo Grande, o Boletim Econômico, desenvolvido pelo Observatório Econômico da entidade e com dados sobre o desenvolvimento econômico estadual, pautando-se no comparativo entre receita total e despesas líquidas a partir de 2020. “Como agente fiscalizador, iniciamos a análise da arrecadação do Estado para subsidiar as tratativas da diretoria frente às negociações do governo. Este trabalho, iniciado em 2015 cresceu à medida que víamos a influência e receptividade destes dados, já rotineiros no setor e, sendo assim, nasceu este produto que será de grande importância para gestores públicos, representantes de segmentos produtivos e para a imprensa”, relata o presidente do Sindifiscal/MS, Francisco Carlos Assis, conhecido como Chiquinho.
Ainda segundo o presidente, é essencial explicar detalhadamente sobre a influência dos tributos – responsáveis pela arrecadação e geração de receita, no cotidiano social. “Muitas vezes as pessoas questionam o pagamento de impostos, mas estes são essenciais para a administração pública. Sem os tributos, não há arrecadação e logo, não há entrega de serviços indispensáveis à população. Nosso papel como fiscais tributários é cobrar do sistema a qualidade da entrega dos serviços diante dos tributos arrecadados e por isso o Boletim é tão importante, ao ampliar o conhecimento e acesso à radiografia atual da situação econômica do Estado, por meio de dados consolidados”, pontua Chiquinho.
MS em expansão
Mesmo diante do impacto mundial de situações negativas, como a pandemia de Covid-19 e a recente guerra entre Rússia e Ucrânia, Mato Grosso do Sul segue em significativo crescimento. É o que aponta o primeiro Boletim Econômico, cuja compilação de dados revela crescimento de 22,9% na arrecadação em 2021, alcançando o montante de R $16,2 bilhões. Dentre os tributos, o ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), responsável por 85,3% do total da receita tributária do Estado, atingindo a marca de R $13,8 bilhões no último ano. A variação da arrecadação deste tributo entre 2020 e 2021 atingiu 24,6%. “A importação dos fertilizantes é muito importante para o agronegócio, um dos principais setores produtivos. Diante da guerra é importante ficarmos atentos à atuação do governo Federal, para que isso não se torne um problema para nossa produção”, avalia o fiscal tributário e diretor do Observatório Econômico do Sindifiscal/MS, Clauber Aguiar.
Ainda segundo o fiscal é importante observar a escalada de preços do barril do petróleo, o que impacta diretamente todos os segmentos da economia nacional. “A paridade precisa ser trabalhada politicamente, via União e estados, devido ao ICMS, já que o valor do barril saltou de 60 dólares para 120 dólares em um ano, impacta diretamente no produto, não apenas na bomba de gasolina e no proprietário dos veículos, mas a todos os setores atrelados, como comércio e serviços”, destaca.
Entretanto, Mato Grosso do Sul se manteve economicamente estável mesmo diante das influências políticas e sociais recentes. Com o agronegócio forte, alavancando outros setores produtivos, o comparativo entre receita e despesas teve saldo positivo. “Observamos crescimento das despesas liquidadas no período, o que ocorreu porque a receita subiu muito. A variação na casa dos 20% acima do previsto entre o início e final do ano é a comprovação de que as transferências vindas da União durante a pandemia resultaram em acréscimo na receita do Estado, ou seja, só houve aumento das despesas liquidadas porque houve crescimento da receita. É um cenário positivo, já que a arrecadação de tributos sobre o valor dos combustíveis puxou a arrecadação, que não registrou queda, se mantendo sempre acima da inflação”, finaliza Aguiar.
O boletim bimestral será disponibilizado gratuitamente no portal da entidade (www.sindifiscalms.org.br). Caso haja sazonalidade em setores determinantes da economia, a periodicidade poderá ser alterada, antecipando a disponibilidade de informações.
Observatório Econômico –
O Observatório Econômico é uma estrutura pertencente ao Sindifiscal/MS. O principal objetivo é monitorar a economia do Estado de Mato Grosso do Sul. O projeto foi lançado em 2015 e produz pesquisas e elabora estudos técnicos com informações e propostas que possibilitem a atuação da entidade e municípios no cenário governamental. E assim, cumprir sua responsabilidade social, pensando soluções para o seu desenvolvimento.
A Prefeitura de Brasilândia por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e Finanças e Secretaria Municipal de Assistência Social realizam nesta quarta-feira (23), no Paço Municipal, uma reunião com os contadores da Cidade para promoverem a campanha “Leão Amigo da Criança e do Adolescente”.
O objetivo é incentivar os contribuintes que fazem a sua Declaração Anual do Imposto de Renda, também podem doar recursos do imposto para o Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente.
O encontro será na Sala de Reuniões da Paço Municipal, a partir das 8h (MS). A reunião é somente para os contadores que fazem a Declaração de Imposto de Renda de 2022.
Vacinação contra a covid-19 é a principal responsável pela queda
O Brasil registrou queda de 60,4% na média móvel de óbitos por covid-19 desde o pico nas ocorrências causadas pela variante Ômicron. Segundo o Ministério da Saúde, o recuo foi de 895,36, em 18 de fevereiro, para 354,3, registrado na segunda-feira (21). A média móvel de casos caiu 77,7% desde o dia 5 de fevereiro, quando a pandemia atingiu a máxima histórica de casos, registrando média de 183 mil.
De acordo com a pasta, a vacinação contra a covid-19 é a principal responsável pela queda nos registros. Atualmente, 91,38% da população acima de 12 anos está vacinada com a primeira dose (D1) e 85,35% desse mesmo público está imunizada com a dose única ou com a segunda dose (D2).
Pesquisa da Universidade de Oxford indica que a vacinação aumenta em até 100 vezes a imunidade contra a doença. Até o momento, 41% do público vacinável tomou o reforço. Atualmente, 59,4 milhões de brasileiros estão prontos para o recebimento da dose de reforço, mas ainda não voltaram aos postos de vacinação. A mesma pesquisa indica 17,6 milhões de pessoas só receberam a primeira dose.
Vacinação
Ao todo, foram distribuídas 464,8 milhões de vacinas contra a covid-19. Dessas, 391,5 milhões de doses chegaram aos braços dos brasileiros como D1 e D2 – respectivamente 171,8 milhões e 153,7 milhões.
Na etapa da dose de reforço, 63,3 milhões de brasileiros acima de 18 anos, público-alvo dessa estratégia, receberam a proteção. Quanto ao público infantil, 8,9 milhões de crianças entre 5 e 11 anos tomaram a D1.
Quarta-feira de sol com algumas nuvens em Três Lagoas. Não há previsão de chuva
A atuação de um sistema de alta pressão frontal continua mantendo o tempo firme em grande parte de Mato Grosso do Sul nesta quarta-feira (23). De acordo com o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec/Semagro) o sol predomina com variação de nebulosidade ao longo do dia.
Porém a combinação de calor e umidade pode provocar chuvas e tempestades isoladas a partir da tarde e a noite nas regiões pantaneira e centro-norte. Segundo o Cemtec, ao final do dia no extremo sul podem ocorrer chuvas de intensidade moderada a forte e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento devido a atuação de um cavado em médios níveis.
As temperaturas seguem em gradativa elevação no Estado. Nesta quarta os termômetros podem registrar mínimas de 20°C a 24°C e máximas entre 29°C a 34°C no decorrer do dia. Confira no mapa as condições de tempo e temperatura estimados pelo Cemtec para a Capital e alguns municípios do Estado.
A companhia investe em projetos ambientais voltados ao monitoramento das bordas dos reservatórios, qualidade da água e reprodução e soltura de peixes
Para contribuir com a preservação da biodiversidade e dos recursos hídricos de quase 8,5 mil quilômetros de bordas de reservatórios, uma área maior que a extensão da costa brasileira, a CTG Brasil, uma das líderes em geração de energia limpa do País, desenvolve uma série de ações alinhadas com o propósito do Dia Mundial da Água.
Celebrada nesta terça-feira (22/3), a data chama a atenção para a conscientização sobre a importância do recurso hídrico para a sobrevivência do planeta. A empresa opera 14 usinas hidrelétricas e gera energia limpa suficiente para atender cerca de 22 milhões de brasileiros.
A qualidade da água dos reservatórios onde as usinas operam é monitorada constantemente e reconhecida como Classe 2 segundo Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (RES. CONAMA 357/2005), variando entre ótima e boa, segundo IQA Índice de qualidade das águas da CETESB.
Essa classificação indica que a água pode ser destinada ao abastecimento público após tratamento convencional, além da proteção das comunidades aquáticas, recreação, irrigação e criação de espécies para alimentação. Um dos principais esforços da CTG Brasil para manter a qualidade dos reservatórios é o repovoamento de peixes nos rios Paraná e Paranapanema.
Anualmente, a companhia solta 3,6 milhões de peixes nos rios Paraná e Paranapanema. A soltura faz parte do Programa de Manejo e Conservação da Ictiofauna, realizado pela empresa com o objetivo de repovoar e garantir a diversidade de espécies nativas. Os peixes são produzidos na Estação de Piscicultura, mantida pela CTG Brasil em Salto Grande (SP).
No laboratório, além da produção dos peixes, são desenvolvidas pesquisas em parceria com universidades. No âmbito da Pesquisa & Desenvolvimento (P&D), a CTG Brasil também mantém vários projetos em andamento, apoiados nos pilares da inovação e da preservação socioambiental. Um deles visa facilitar o ciclo reprodutivo de espécies ameaçadas de extinção – como a Piracanjuba – usando um formato de “barriga de aluguel”.
O projeto conta com tecnologias que otimizam a reprodução e repovoamento da espécie e foi desenvolvido pelo Laboratório de Biotecnologia de Peixes, que se tornou o mais moderno da América Latina. Por meio da iniciativa, os cientistas conseguiram transpor gametas da piracanjuba para que se desenvolvam a partir de outras espécies, como o matrinxã e lambari.
A expectativa é permitir a reprodução artificial e em larga escala, aumentar a produtividade do pescado nacional e melhorar as técnicas de preservação da variabilidade genética da ictiofauna brasileira.
A CTG Brasil conta também com outros projetos de P&D que trazem benefícios ao meio ambiente e estão relacionados à preservação do recurso hídrico, tais como o controle genético do mexilhão dourado e o aproveitamento de macrófitas para produção de biocombustível. “O respeito ao meio ambiente é uma premissa fundamental e de todos.
Desenvolvemos projetos focados na preservação dos recursos naturais, bem como no desenvolvimento e fortalecimento socioambiental. A comunidade também pode contribuir fazendo sua parte, ajudando a conservar as nascentes e respeitando as Áreas de Preservação Permanentes (APP), se atentando aos critérios estabelecidos por lei para a pesca em cada região e não jogando lixo nos reservatórios”, diz Rogério Marchetto, gerente de Meio Ambiente da CTG Brasil.
Sobre a CTG Brasil
A CTG Brasil trabalha para desenvolver o mundo com energia limpa em larga escala. Segunda maior geradora privada de energia do País, conta com a dedicação de seus talentos locais e está comprometida em contribuir com a matriz energética brasileira, pautada pela responsabilidade social e respeito ao meio ambiente. A empresa tem investimentos em 17 usinas hidrelétricas e 11 parques eólicos, com capacidade instalada total de 8,3 GW. Criada em 2013, é parte da China Three Gorges Corporation, uma das líderes globais em geração de energia limpa.