19.2 C
Três Lagoas
terça-feira, 23 de junho de 2026
Início Site Página 1979

“Nana” é preso após furtar aparelho de som de comércio em Três Lagoas

0

Furto aconteceu no período da manhã, já a tarde “Nana” foi preso

Homem de 45 anos, conhecido do meio policial por “Nana”, foi preso em flagrante, na tarde de hoje (22), em Três Lagoas. Ele furtou um aparelho de som, por volta das 11h40min, em um comércio localizado na Avenida Capitão Olinto Mancini.

Ele aproveitou a distração de um dos funcionários e furtou um caixa de som portátil, da marca Sumay e fugiu do local em uma bicicleta elétrica.

A ação do autor foi flagrada por câmeras de monitoramento existentes na loja.

Os policiais ao tomarem conhecimento do furto, reconheceram o autor e o prenderam em flagrante no interior da residência de sua mãe, no bairro Jupiá.

O autor, que possui diversas passagens por crimes de furto neste município, indicou o local onde havia repassado a caixa de som furtado.

Os policiais seguiram até o local indicado e recuperaram o aparelho de som em um comércio na Rua Maria Guilhermina Esteves, bairro Santos Dumont.

A proprietária do comércio afirmou que havia adquirido o aparelho de som pela quantia de R$ 150.

“Nana” responderá pelo crime de furto com pena de 4 anos de prisão, já a proprietária do comércio, que adquiriu o produto do furto, pelo crime de receptação.

"Nana" é preso após furtar aparelho de som de comércio em Três Lagoas

Bairro Vila Nova vai receber obra de recapeamento em Três Lagoas

0

As ruas que serão beneficiadas serão a Rua Manoel Ferreira da Rocha, Rua Sabino José da Costa, Rua Augusto Correia da Costa, Rua Farmacêutico Júlio Mancini

A Secretaria Municipal de Infraestrutura Transporte e Trânsito (Seintra) elaborou projeto de recapeamento que vai contemplar os moradores do bairro Vila Nova, mas antes de iniciar as obras, a administração municipal notificou a Sanesul – Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul – para realizar os serviços necessários na rede de água e esgoto da região.

De acordo com o Prefeito Angelo Guerreiro e com o Secretário de Infraestrutura, Adriano Barreto, a iniciativa foi tomada para que a Sanesul realize as obras de corte no pavimento antes que o Departamento de obras inicie os trabalhos de recape, diminuindo, desta forma, os investimentos em tapa buracos, além de evitar o corte do asfalto novo.

Usina termossolar da CESP entra em operação; primeira do país

0

Planta piloto recém posta em atividade está integrada ao Complexo de Energias Alternativas Renováveis da UHE Porto Primavera e coloca a região do Oeste Paulista na vanguarda de pesquisas voltadas para a geração de energia verde

 A CESP – Companhia Energética de São Paulo colocou em atividade a primeira usina termossolar no Brasil. A planta piloto recém posta em operação é capaz de demonstrar que a tecnologia termossolar (ou heliotérmica) é tecnicamente aplicável no contexto nacional e traz a vantagem de uma produção de energia elétrica controlável e menos susceptível aos impactos da intermitência da luz solar. A unidade está integrada ao Complexo de Energias Alternativas Renováveis da UHE Porto Primavera, em Rosana (SP), e coloca a região do Oeste Paulista na vanguarda de pesquisas e estudos sobre novas tecnologias para a geração de energia verde. 

O projeto pioneiro foi desenvolvido pela companhia no âmbito do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento do Setor de Energia Elétrica, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) por meio da Chamada 019/2015 para projetos estratégicos, que se dedicou à fonte termossolar. A iniciativa foi implementada juntamente com parceiros estratégicos contratados pela CESP para a condução do projeto, entre eles: os Institutos Lactec, Eudora Energia, MRTS Consultoria e MFAP Consultoria. Os produtos do projeto foram entregues à agência reguladora e estarão disponíveis aos interessados em investir ou continuar pesquisando sobre essa nova tecnologia no país. 

Em desenvolvimento desde janeiro de 2017, o projeto recebeu R$ 57 milhões em investimento regulado pela Agência para a construção e integração de uma planta piloto de geração de energia termossolar ao Complexo de Energias Alternativas Renováveis da UHE Porto Primavera, que conta também com outras plantas experimentais de tecnologia solar fotovoltaica e sistemas de armazenamento de energia, além da própria usina hidrelétrica. 

A planta piloto construída no oeste paulista possui capacidade de 0,5 MW, o equivalente para atender a 360 residências de consumo médio em torno de 180 kWh/mês. 

Conhecida também como CSP (concentrating solar power), o tipo de tecnologia escolhido para a usina recém-inaugurada tem um processo semelhante ao das termelétricas, porém utiliza o calor do sol como fonte, em vez de combustíveis fósseis e poluentes. 

A CESP construiu a planta com as chamadas calhas parabólicas, formadas por painéis compostos por espelhos côncavos que seguem a posição do sol. O calor capturado aquece um fluido de transferência que circula por tubos posicionados na linha de foco dessas calhas, produzindo vapor que movimenta turbinas para, enfim, gerar eletricidade. 

Vantagens e incentivos

A principal vantagem da tecnologia heliotérmica em relação às outras fontes renováveis intermitentes é a possibilidade de armazenamento de calor e utilização em momentos de maior interesse para o sistema elétrico. O fluido aquecido pode continuar fornecendo energia térmica para as turbinas mesmo após o pôr do sol. 

“Em unidades de grande porte, essa geração se estende por até 18 horas, conferindo à usina capacidade de gerar energia mesmo sem a presença da fonte e proporcionando maior controle sobre os processos”, afirma Luis Paschoalotto, gerente de Engenharia de Operação e Manutenção da CESP. 

Outra particularidade da tecnologia utilizada pela CESP é que os painéis são constituídos de espelhos de alumínio com filme refletivo, material com maior vida útil do que o vidro (que é utilizado na maioria das plantas comerciais). 

“A fonte termossolar tem potencial importante para geração de energia elétrica no Brasil pois agrega uma fonte renovável a atributos importantes para a gestão do Sistema Interligado Nacional como a capacidade de controle da produção e a inércia associada às máquinas rotativas. O calor produzido também pode ser aproveitado em outros processos industriais, como em processos de cogeração, e a produção de energia também pode ser associada à produção de energia elétrica a partir de outro tipo de fonte, no modelo híbrido”, declara Paschoalotto. 

“Para que a tecnologia termossolar ganhe escala e competitividade na matriz elétrica brasileira ainda se fazem necessários incentivos por conta de sua necessidade de investimento para implantação, operação e manutenção ainda ser significativamente superior às fontes eólica e solar fotovoltaica”, destaca. 

Hidrogênio verde 

O Complexo de Energias Alternativas Renováveis da UHE Porto Primavera abriga também um projeto de P&D ANEEL que pesquisou o armazenamento de energia através do hidrogênio verde, considerado o combustível do futuro. A geração do hidrogênio ocorre pela eletrólise da água, ou seja, quando uma corrente elétrica passa pela molécula da água e a divide em oxigênio e hidrogênio, consumindo energia elétrica e produzindo o hidrogênio, que é armazenado, sem nenhum resíduo poluente. 

Outras iniciativas no local são as plantas de energia fotovoltaica de diferentes tecnologias que somam pouco mais de 1 MW e uma estação solarimétrica que mensura, principalmente, parâmetros de radiação solar e dados meteorológicos.

Sobre a CESP

A CESP – Companhia Energética de São Paulo – atua na geração e comercialização de energia elétrica. Fundada em 1966, a Companhia detém a concessão de duas usinas de geração hidrelétrica, instaladas nas bacias hidrográficas do Rio Paraná e do Rio Paraíba do Sul, no estado de São Paulo. Juntas, as unidades Engenheiro Sergio Motta (Porto Primavera) e Paraibuna somam 1.627 MW de capacidade instalada.

Em 2020, as usinas geraram 9.064 GWh de energia, montante este que sustenta o objetivo de eficiência e que garante padrão de qualidade e de competitividade no setor. Faz parte da cultura da CESP gerar valor sem deixar de cumprir seu papel no âmbito socioambiental. Por isso, são desenvolvidos projetos de recuperação e conservação dos ecossistemas e da biodiversidade, assim como iniciativas com as comunidades das localidades em que a Companhia atua.

Com o processo de privatização da CESP, desde dezembro de 2018, a Companhia é controlada por uma joint venture formada pela Votorantim Energia e pelo Canada Pension Plan Investments (CPP Investments).

Usina termossolar da CESP entra em operação; primeira do país

PRF salva bebê que estava sem respirar em Nova Andradina

0

Após avaliação, a bebê retornou à Unidade Operacional da PRF e foi liberada para voltar para à fazenda onde mora

Uma bebê de apenas um mês e sete dias de vida, que estava desacordada e sem conseguir respirar, foi salva por um policial rodoviário federal.

O fato aconteceu no início da tarde desta segunda-feira (21), em Nova Andradina.

A pequena chegou com os pais de carro já desacordada e com as vias aéreas obstruídas, no km 129 da BR-267, onde a equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) estava de plantão.

O policial Frasson II realizou o procedimento “Heimilich” – manobra cujo objetivo é simular a tosse, por meio da elevação do diafragma e aumento da pressão intratorácica, de modo que se consiga expulsar o corpo estranho das vias aéreas em bebês – que a fez despertar e voltar a chorar.

Em seguida, a família foi encaminhada de viatura até a Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Nova Casa Verde, sendo prontamente atendida.

Após avaliação, a bebê retornou à Unidade Operacional da PRF e foi liberada para voltar para à fazenda onde mora.

Alexandre Magno Benites de Lacerda é nomeado ao cargo de Procurador-Geral de Justiça

0

A nomeação está publicada no Diário Oficial do Estado desta terça-feira 

O Governador do Estado de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja da Silva, nomeou, Alexandre Magno Benites de Lacerda para o cargo de Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público de Mato Grosso do Sul, de acordo com o resultado divulgado pela Comissão Eleitoral no final da tarde dessa segunda-feira (21).

A nomeação está publicada no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (22/3).

Alexandre Magno foi reeleito Procurador-Geral de Justiça para o biênio 2022-2024 com 97% de aprovação da classe, uma votação considerada histórica.

Ele atribui a votação expressiva que obteve na eleição à unidade institucional que foi fortalecida durante a sua primeira gestão.

“Nós temos um Ministério Público que passou por muitas dificuldades e que vem sendo construído por décadas, por pessoas comprometidas com a sociedade. E da mesma forma, como primeiro Promotor de Justiça a ocupar o cargo de Procurador-Geral e agora reeleito, tenho o compromisso, acima de tudo, com a sociedade sul-mato-grossense, unindo Promotores e Procuradores, para que nós possamos fazer o melhor, que é cumprir o dever e a nossa missão”.

Sobre a nova gestão, o Procurador-Geral de Justiça reforçou que dará continuidade ao bom trabalho, especialmente em relação à unidade, garantindo que o Ministério Público de MS atue em todas as demandas da sociedade, como saúde, educação, patrimônio público, combate à criminalidade e ao crime organizado e interesse público: “Esse é o compromisso da nossa instituição. Eu sou apenas uma engrenagem de uma equipe que continuará trabalhando forte e pujante pela sociedade sul-mato-grossense”.

Vereadores aprovam repasse para realização de torneio de pesca em Três Lagoas

0

Conforme mensagem do prefeito, encaminhada para a Câmara, o repasse no valor de R$ 130 mil, permitirá a realização da 11ª edição do Torneio de Pesca Esportiva de Três Lagoas

Na sessão do dia 22 de março, os vereadores de Três Lagoas analisaram sete projetos de lei, um projeto de resolução e um veto.

Na Ordem do Dia, foi aprovado o projeto de lei nº 21, que autoriza o município a firmar termo de contribuição com a APETL (ASSOCIAÇÃO DE PESCA ESPORTIVA DE TRÊS LAGOAS MS), entidade sem fins lucrativos, para repasse de contribuições e dá outras providências.

Conforme mensagem do prefeito, encaminhada para a Câmara, o repasse no valor de R$ 130 mil, permitirá a realização da 11ª edição do Torneio de Pesca Esportiva de Três Lagoas – MS, no balneário Municipal, nos dias 28, 29 e 30 de abril de 2022, solidificando o município junto ao cenário nacional, como destino propicio ao turismo de pesca esportiva. “Um evento que fortalece o comercio local, divulgando o município no roteiro nacional da pesca esportiva. Nas edições anteriores do evento foi constatado um aumento na ocupação hoteleira, e no consumo de bens e serviços, impactando diretamente na arrecadação do município”, destacou.

Também foram aprovados o projeto de lei nº 76, de 28 de julho de 2021, que institui e inclui no calendário oficial de eventos do município de Três Lagoas a “Semana Municipal do Empreendedorismo feminino, de autoria da vereadora Sayuri Baez e o projeto de lei nº 125, de 26 de outubro de 2021, que institui a campanha permanente de orientação e conscientização sobre o envelhecimento ativo e saudável no município de Três Lagoas MS, de autoria do vereador Dr. Issam Fares.

Outros seis projetos de lei foram encaminhados para emissão de parecer, das comissões permanentes, da Casa de Leis

Em Brasilândia, Programa Municipal de Apoio ao Trabalho Rural tem novas mudanças na lei

0

O Projeto de Lei é de autoria do Legislativo Municipal

O Programa Municipal de Apoio ao Trabalho Rural teve uma nova alteração em sua lei original. Foi publicada na última segunda-feira (21), a Lei 2.936/2022, no Diário Oficial, a nova redação em dois artigos.

Conforme a Lei, a partir de agora, a outorga da escritura definitiva de doação poderá ocorrer A QUALQUER TEMPO, mediante interesse do donatário.

Além disso, o Município de Brasilândia fica autorizado a outorgar a escritura definitiva de doação aos contemplados ou a seus herdeiros, nos termos do art. 7º, que somente poderão desistir, aderir a programas habitacionais, permutar o imóvel recebido em doação com a interveniência do Poder Executivo.

Vale lembrar que ainda fica vedada a venda, locação, cessão, permuta do imóvel recebido em doação sem a aprovação expressa do Poder Executivo.

O Projeto de Lei é de autoria do Legislativo Municipal.

SOBRE O PROGRAMA

O Programa foi criado no ano de 2011, e teve como um dos objetivos de dar oportunidade aos trabalhadores rurais a disponibilização de lotes de terrenos urbanizados.

Os lotes do Programa Municipal de Apoio ao Trabalhador Rural estão localizados no bairro José Alves de Freitas, o popular ‘Zé Arara’, atrás do Centro Educacional Infantil ‘Henrique Mendonça Quintino’.

Na época, 210 trabalhadores rurais foram beneficiados.

Semec convoca profissionais para exames admissionais em Três Lagoas

0

Foram convocados professor de atendimento educacional especializado, artes, ensino fundamental e educação infantil

A prefeitura de Três Lagoas publicou nesta terça-feira (22), mais uma resolução nº 017/SEMEC/2022 convocando professores das disciplinas de atendimento educacional especializado, artes, ensino fundamental e educação infantil para realização dos exames admissionais.

Publicado no Diário Oficial da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (ASSOMASUL), o documento solicita que os professores classificados e aprovados no Concurso Público em caráter de temporário, conforme previsto no art. 100 da Lei nº 1.609/2000 para o ano de 2022 compareçam no dia (23), quarta-feira, no Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), localizado na Avenida Eloy Chaves, 521, Centro, conforme agendamento divulgado no Diário.

Todas as informações a respeito do agendamento estão disponíveis no site da Prefeitura, na opção Diário. Em caso de dúvidas, o candidato deve entrar em contato pelo telefone (67) 3929-1563.

Guerreiro assina ordem de serviço e autoriza início da construção de novo prédio da CEI Santa Luzia, em Três Lagoas

0

A construção será custeada com recursos próprios e será executada pela Poligonal Engenharia E Construções LTDA, e o valor Contratado pelo valor de R$ 4,458,953,67

O Prefeito Angelo Guerreiro assinou, na manhã desta terça-feira (22), a Ordem Serviço para a construção do novo prédio que vai abrigar o Centro de Educação Infantil Santa Luzia, que vai assegurar a oferta de Educação Infantil para aproximadamente 200 crianças.

Atualmente, a unidade está instalada na Rua Trajano dos Santos e o prédio tem a capacidade de atender em torno de 149 alunos, porém a demanda da região é maior e a unidade já não tem mais capacidade de ampliação, por isso a necessidade de construção de um novo prédio, que vai ficar instalado na rua Angelina Tebet com a Abraão Matar, nas proximidades do almoxarifado municipal.

Com a construção do novo CEI, o município assegura o cumprimento da Meta 1 do Plano Municipal de Educação, “[…]ampliar a oferta de educação infantil em creches de forma a atender, no mínimo, 70% (setenta por cento) das crianças de até 3 (três) anos até a vigência deste PME”.

De acordo com o Secretário de Infraestrutura, Transporte e Trânsito, Adriano Barreto, a construção da nova unidade escolar é mais um desafio da equipe, que tem muito orgulho desta nova empreitada que vai trazer benefícios aos moradores da região.
 
O Novo prédio vai contar com infraestrutura adequada, como: hall, secretaria, sala de professores/reuniões, direção, almoxarifado, sanitários acessíveis adultos (masculino e feminino), lactário, área de higienização pessoal, área de preparo de alimentos (mamadeiras e sopas) e lavagem de utensílios, salas de atividades, fraldários/depósitos, amamentação, solário, telefonia, elétrica, sanitários infantis, copa funcionários, lavanderia, rouparia, depósito de material de limpeza (D.M.L), refeitório, cozinha, dispensa, pátio de serviço, central de GLP, depósito de resíduos, pátio coberto e playground. Isso dará possibilidades de aprendizagem e desenvolvimento das crianças, se cumprindo o princípio da educação pública, com direito de todos e dever do estado.

Guerreiro disse que o terreno de 5500 metros onde o prédio será construído foi adquirido através de desapropriação e o tempo de execução prevista da obra é de 10 meses e a expectativa é que o ano letivo de 2023 inicie na nova unidade.

A construção será custeada com recursos próprios e será executada pela Poligonal Engenharia E Construções LTDA, e o valor Contratado pelo valor de R$ 4,458,953,67.

Guerreiro ainda disse que o prédio que abrigava a CEI, após a mudança, vai se tornar a sede da Secretaria do Meio Ambiente.

Estiveram presentes os Vereadores Silverado, Vereadora Evalda Reis, Vereadora Sirlene, o Presidente da Câmara dos Vereadores Cassiano Maia, o Secretário de Infraestrutura Transporte e Trânsito Adriano Barreto, o Secretário de Administração Gilmar Tabone, o Secretário de Desenvolvimento Econômico José Aparecido de Moraes, o Secretário de Esporte Juventude e Lazer, Antonio Rialino, além de membros da Sociedade Civil e Organizada.

Fevereiro tem crescimento na produção industrial em MS

0

Número de trabalhadores deve aumentar nos próximos seis meses

A atividade industrial de Mato Grosso do Sul melhorou na passagem de janeiro para fevereiro, conforme a Sondagem Industrial realizada pelo Radar Industrial da Fiems entre os dias 3 e 11 de março com 70 indústrias. Em fevereiro, 75% das empresas industriais do Estado apresentaram estabilidade ou crescimento da produção. Comparando com o levantamento anterior, esse resultado foi superior em 15 pontos percentuais.

Quanto à utilização da capacidade instalada, 63% dos empresários industriais disseram que ela esteve igual ou acima do usual para o mês. Já a utilização média da capacidade total de produção encerrou o mês de fevereiro em 69%.

Segundo o coordenador da Unidade de Economia, Estudos e Pesquisas da FIEMS, Ezequiel Resende, para os próximos seis meses os empresários seguem com expectativas de aumento na demanda por seus produtos e contratações. “No entanto, os índices de confiança e intenção de investimentos, mesmo permanecendo em patamares positivos, recuaram na comparação com o último levantamento”, pontou.

Ezequiel Resende explica que o comportamento sinaliza uma postura mais cautelosa que pode estar relacionada à atual conjuntura, marcada pelo encarecimento de matérias-primas e outros insumos, como a energia elétrica. “Uma inflação persistentemente alta afeta as condições de consumo em geral. Temos juros elevados, comprometendo o crédito disponível para o consumo e investimento, além das incertezas em relação ao ambiente externo e crescimento da economia”, completou.

Maioria das empresas espera aumento ou estabilidade na demanda por seus produtos

Com relação as expectativas projetadas para os próximos seis meses a partir de março, o economista da FIEMS detalha que 42,9% das empresas responderam que esperam aumento na demanda por seus produtos nos próximos seis meses. Por outro lado, para o mesmo período, 7,1% preveem queda. Já as empresas que acreditam que o nível de demanda se manterá estável responderam por 48,6% do total.

Quanto ao número de empregados, em março, 18,6% das empresas disseram que o número de trabalhadores deve aumentar nos próximos seis meses. Por outro lado, 5,7% acreditam que esse número deve cair, enquanto 74,3% das empresas esperam manter o número de funcionários estável.

Além disso, em março, a Sondagem Industrial da Fiems sinaliza que a intenção de investimento para os próximos seis meses está menos disseminada entre os respondentes, quando comparado com os meses anteriores. No atual levantamento 51,4% das empresas industriais disseram que pretendem realizar investimentos nos próximos seis meses.

Confiança do empresário industrial de MS segue positiva

Ainda de acordo com a pesquisa do Radar Industrial da Federação das Indústrias, em março, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) alcançou a marca de 57,4 pontos, indicando recuo de 2,2 pontos em relação ao último levantamento. Contudo, em relação à média histórica do mês, o índice ficou 1 ponto acima.

“Em geral, a confiança do empresário industrial de Mato Grosso do Sul segue num patamar positivo, principalmente por conta do otimismo projetado para os próximos seis meses, especialmente em relação ao desempenho esperado para a própria empresa. Por fim, o indicador permanece acima da linha divisória dos 50 pontos, sinalizando que o empresário industrial de Mato Grosso do Sul segue confiante”, detalhou Ezequiel Resende.

Para industriais, economia brasileira se manteve estável

Em março, 44,3% dos respondentes consideram que não houve alteração nas condições atuais da economia brasileira, sendo que em relação à economia sul-mato-grossense esse percentual foi de 45,7% e, a respeito da própria empresa, o número ficou em 50,0%.

Na avaliação de 28,5% dos empresários, as condições atuais da economia brasileira pioraram. No caso da economia estadual, a piora foi apontada por 22,9% dos participantes e, com relação à própria empresa, as condições atuais estão piores para 20,0% dos respondentes.

Já para 24,3% dos empresários as condições atuais da economia brasileira melhoraram. Em relação à economia estadual esse percentual ficou em 28,5% e, no caso da própria empresa, o resultado foi de 27,1%. Já os que não fizeram qualquer tipo de avaliação das condições atuais da economia brasileira, estadual e do desempenho da própria empresa responderam igualmente por 2,9%.

Expectativas para os próximos seis meses

Em março, 17,1% dos respondentes disseram que estão pessimistas em relação à economia brasileira. Em relação à economia estadual, o resultado alcançou 14,3% e, quanto ao desempenho da própria empresa, o pessimismo foi apontado por 7,1% dos empresários.
Os que acreditam que a economia brasileira deve permanecer na mesma situação ficou em 34,3%. Já em relação à economia do Estado, esse percentual alcançou 35,7% e, a respeito da própria empresa, 31,4% disseram que a situação deve permanecer igual.

Por fim, 45,7% dos empresários se mostraram confiantes e acreditam que o desempenho da economia brasileira vai melhorar. Já em relação à economia estadual, o resultado ficou em 47,1% e, no caso da própria empresa, 58,5% dos respondentes confiam numa melhora do desempenho apresentado. Os que não fizeram qualquer tipo de avaliação das expectativas em relação à economia brasileira, estadual e do desempenho da própria empresa responderam igualmente por 2,9%.

*Informações da assessoria

Suzano implanta Programa de Educação Ambiental para incentivar a conservação do meio ambiente em Ribas do Rio Pardo

0

A Suzano é referência global no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras, de origem renovável, e tem como propósito renovar a vida a partir da árvore

A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, está iniciando as atividades do Programa de Educação Ambiental (PEA) em Ribas do Rio Pardo (MS), que visa promover a conscientização sobre o uso consciente dos recursos naturais e a conservação ambiental.

Coordenada pela área de Meio Ambiente da Suzano no município, a iniciativa tem como objetivo incentivar, por meio de atividades educativas, o fortalecimento da consciência socioambiental e, consequentemente, contribuir para a melhoria da qualidade de vida da comunidade local e dos colaboradores que atuam na construção da nova fábrica no município.O PEA divide-se em três frentes de atuação. No ambiente escolar de Ribas do Rio Pardo, está capacitando gestores e professores para a criação de espaços educativos com atividades lúdicas e vivenciais que propiciem o desenvolvimento do potencial humano e a prática da cultura de sustentabilidade. 

Inicialmente, estão sendo atendidas as escolas municipais Balão Mágico e São Sebastião, beneficiando cerca de 700 estudantes e professores.

No canteiro de obras da nova fábrica da Suzano, segunda frente de atuação, já estão sendo desenvolvidos diálogos mensais com diferentes temas e campanhas de conscientização voltadas para a conservação do meio ambiente e dos recursos naturais. Além disso, o programa também contempla a promoção de campanhas de conscientização para a comunidade em geral, bem como familiares dos colaboradores e colaboradoras da Suzano, com a divulgação de temas ambientais por meio de mídias digitais.

“A Suzano tem como um dos seus pilares a promoção do desenvolvimento sustentável. Por meio do PEA, queremos conscientizar nossos colaboradores e toda a comunidade que é possível construir um futuro melhor, respeitando e conservando a nossa biodiversidade. Nossa mensagem é que todos podem utilizar de forma consciente os recursos naturais, essenciais para a sobrevivência de toda a população. Com isso, reforçamos nosso direcionador que diz que ‘só e bom para nós se for bom para o mundo’. Queremos deixar um legado de boas práticas aqui na cidade”, ressalta o gerente de Meio Ambiente da Suzano, Filip Lacerda Rocha.

Dia Mundial da Água

Com o intuito de conscientizar a população local sobre a importância da conservação ambiental, uma das primeiras ações do PEA é voltada para a importância do uso consciente da água. Em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado nesta terça-feira (22), a Suzano está realizando uma apresentação de fantoches no Centro de Educação Infantil São João e uma campanha de comunicação, com a divulgação de materiais educativos impressos e nas mídias digitais para os públicos interno e externo.

As ações buscam mostrar à comunidade e aos colaboradores, a partir de exemplos simples e de forma didática, que pequenas mudanças no dia a dia podem fazer grande diferença para o planeta. “Todos nós podemos, e devemos, fazer a nossa parte. E não precisamos de grandes ações, mas sim de pequenas mudanças no nosso comportamento cotidiano. Um exemplo de reflexão que trazemos em nossa campanha é sobre a hora de escovar os dentes: quem usa um copo de água para enxaguar a boca consome cerca de meio litro de água a cada escovação. Porém, ao deixar a torneira ligada o tempo todo, o consumo sobe para em torno de 12 litros por escovação”, completa Filip.

Sobre a Suzano

A Suzano é referência global no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras, de origem renovável, e tem como propósito renovar a vida a partir da árvore. Maior fabricante de celulose de eucalipto do mundo e uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, atende mais de 2 bilhões de pessoas a partir de 11 fábricas em operação no Brasil, além da joint operation Veracel. Com 97 anos de história e uma capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano, exporta para mais de 100 países. Tem sua atuação pautada na Inovabilidade – Inovação a serviço da Sustentabilidade – e nos mais elevados níveis de práticas socioambientais e de Governança Corporativa, com ações negociadas nas bolsas do Brasil e dos Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www.suzano.com.br

Acidente entre caminhões deixa um morto na BR-262, conhecida como rodovia da morte

0

Foi identificado como José Cosme, o homem que morreu, na manhã de hoje (22), após acidente de trânsito na BR-262, próximo ao posto Mutum. O corpo dele ficou preso às ferragens.

Informações enviadas ao Perfil News indicam que o acidente envolveu um caminhão prancha e um caminhão boiadeiro. A vítima, segundo informado, seria do caminhão prancha.

Ainda não há detalhes oficiais de como o acidente aconteceu. Outras três pessoas ficaram feridas.

Equipes da PRF (Polícia Rodoviária Federal), Corpo de Bombeiros e Perícia estão no local.

Breve mais informações.

Sodrugestvo assume operação da antiga Soceppar e garante empregos em Bataguassu

0

Nathalia Pelzl e Ricardo Ojeda

Na ocasião, o diretor do grupo, Danilo Dalla agradeceu o apoio do prefeito, de Bataguassu, Akira Otsubo e da população

Na manhã de hoje (22), em frente ao prédio da Prefeitura de Bataguassu, foi assinado incentivos fiscais para o Grupo Sodrugestvo, que irá reativar e por em operação a planta da antiga Soceppar, que partir de agora passa a ser administrada pela empresa Aliança Agrícola do Cerrado.

Na ocasião, o diretor do grupo, Danilo Dalla agradeceu o apoio do prefeito, de Bataguassu, Akira Otsubo. Ele pontou que será gerado cerca de 250 empregos na cidade, sendo que, uma média de 15 pessoas são de foram do município.

“Agradeço ao município, população de Bataguassu, temos varias pessoas trabalhando já no município. Todas muito felizes com toda receptividade, como todo processo de novas vagas de contratações. Estamos conseguindo pessoas qualificadas e sempre disposta a fazer o melhor para o município e nossa empresa”, pontuou.

Ele destacou que a companhia opera gerando pouco mais de 2 milhões de toneladas de grãos.

“Temos braço forte destinado a esmagamento de grãos, possuímos planta localizada em são Paulo, esse é o segundo projeto. Além de parcerias com outras fabricas no Brasil, temos movimentação de exportação de grãos de norte a sul do país, e importação de trigo e milho.  Nosso grupo entra nesse projeto com objetivo claro atrelado a nossa missão, que  é fornecer produtos e serviços de formas sustentáveis, visando desenvolvimento dos nossos colaboradores”, pontuou.

Além do prefeito de Bataguassu, Akira Otsubo, estiveram presentes no evento o secretário da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Jaime Verruck, presidente da Assembleia Legislativa, Paulo Correa e vereadores.

CONHEÇA O GRUPO

O Grupo Sodrugestvo foi fundado em 1994, é um conglomerado agroindustrial internacional sediado em Luxemburgo. Ao longo dos últimos anos, conquistou uma posição de destaque no cenário global, alcançando um faturamento bruto superior a US$ 3 bilhões e consolidando-nos como uma das maiores empresas do segmento na Europa.

Em 2009, iniciou operação no Brasil com a comercialização de grãos. Posteriormente, passou a atuar também no esmagamento de soja, produzindo farelo e óleo, armazenagem de grãos e prestação de serviços de transporte. Atualmente, a empresa é uma das maiores processadoras de soja do estado de São Paulo, com crescimento consistente no segmento de exportação e atuação estratégica nos maiores estados produtores de soja no Brasil.

Para sustentar um crescimento contínuo, o grupo garante operações pautadas na qualidade, na segurança e na inovação, que são alguns dos pilares da empresa. Além disso, a Sodrugestvo conta com equipe competente e de alta performance que é responsável por essa vantagem competitiva, que possibilita figurar entre as principais empresas do segmento.

A Sodrugestvo Brasil está comprometida com o desenvolvimento local, gerando valor de forma sustentável para a cadeia produtiva do agronegócio brasileiro e para suas operações globais, alinhada com sua posição estratégica no comércio exterior e o processamento de oleaginosas.

POLÍTICA DE QUALIDADE E SEGURANÇA DE ALIMENTOS

Fornecer produtos seguros e competitivos quanto à qualidade e custo, assegurando a satisfação dos clientes através da melhoria contínua dos processos, sempre avaliando os riscos, as oportunidades do negócio e o gerenciamento de mudanças. Atender aos requisitos regulamentares e estatutários aplicáveis e os especificados pelos clientes.

Capacitar e conscientizar os colaboradores para que entendam a importância das suas contribuições e se comprometam em atingir os objetivos estabelecidos para a manutenção do Sistema de Gestão da Qualidade e Segurança de Alimentos.

“Os pais tem o direito de saber quem é pedófilo”, diz deputado Coronel David ao defender cadastro barrado pela PGE

0

Cadastro Estadual de Pedófilos possibilitará ao cidadão o conhecimento sobre condenados por atitudes relacionadas ao crime de pedofilia, protegendo e prevenindo crimes contra crianças e adolescentes

O deputado estadual Coronel David (Partido Liberal) concedeu entrevista nesta segunda-feira (21.03) ao site de notícias TopMídiaNews e reforçou seu posicionamento contra a decisão da PGE (Procuradoria Geral do Estado), que emitiu um parecer barrando o Cadastro Estadual de Pedófilos.

“O nosso Cadastro Estadual de Pedófilos foi sancionado em 31 de julho de 2017 pelo Governador do Estado e agora por essa decisão da PGE, está proibindo o cidadão ter acesso ao Cadastro, onde ele poderia ver a foto de quem cometeu este crime e já foi condenado. O nosso cadastro é uma ferramenta de proteção da sociedade contra quem comete esse tipo de crime bárbaro, transformando pra sempre a vida de uma criança indefesa e agora uma decisão, por uma canetada está protegendo o criminoso enquanto a sociedade está indefesa. Os pais tem o direito de proteger seus filhos e saber quem é pedófilo”, frisou Coronel David.

Combate aos crimes de pedofilia

A poderosa ferramenta contra os agressores idealizada pelo parlamentar atualmente não funciona como deveria, pois a listagem está desatualizada e já inclusive foi tema para debate na Casa de Leis em outros momentos, a fim de que o site com informações sobre os criminosos fosse atualizado.

Na avaliação de quem denuncia, o caso é grave e só levou a um nome disponível no sistema até agora. “A foto do cidadão ao invés de estar com a carona bem grande para todos saberem, o cara está com a cara de lado. Já havia procurado o TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) responsável por alimentar o sistema e a resposta que tive foi que todos os pedófilos que tiveram ação transitada e julgada no Estado tinham sido penalizados antes da lei entrar em vigor”, concluiu David.

Cadastro Estadual de Pedófilos – Lei 5.038/2017

O Cadastro Estadual de Pedófilos possibilitará ao cidadão o conhecimento sobre condenados por atitudes relacionadas ao crime de pedofilia, protegendo e prevenindo crimes contra crianças e adolescentes. A lei prevê que o cadastro de pedófilos tem como foco a identificação daqueles condenados por decisão judicial definitiva (transitada em julgado, no termo técnico). Quaisquer crimes contra criança ou adolescente que tenham conotação sexual serão objeto do cadastro.

Mãe e filho morrem em acidente entre carro e caminhão na BR-376

0

Uma criança de 7 anos ficou ferida

Acidente entre um carro e um caminhão caçamba vitimou quatro pessoas, sendo que, mãe e filho, morreram no local.

O acidente aconteceu na tarde desta segunda-feira (21), na rodovia BR-376, trecho que liga o distrito de Amandina a Ivinhema.

O caminhão seguia pela rodovia sentido Amandina, enquanto o veículo GM/Corsa Sedan, com placas de Ivinhema, ocupado por quatro pessoas, trafegava no sentido contrário, quando houve o choque num trecho de linha reta.

As informações são do site Jorna da Nova. Com o impacto, o carro capotou várias vezes. 

Ewerton Andrade de Souza, 26 anos, sua mãe Maria José da Conceição Andrade,  47 anos, morreram no local, outros dois passageiros foram socorridos e encaminhados para o Hospital Municipal de Ivinhema, sendo uma menina, de 7 anos e seu pai, de 55 anos. 

Já o motorista do caminhão caçamba também foi socorrido, pois devido ao acidente estava em estado de choque.

Equipes do Corpo de Bombeiros Militar, PRF (Polícia Rodoviária Federal), Polícia Civil de Ivinhema e Perícia Criminal de Nova Andradina se deslocaram para o local.

Homem é preso após agredir a ex-companheira com pedaço de tábua

0

Vítima ficou gravemente ferida

Em Ivinhema, homem de 25 anos foi preso por lesão corporal dolosa (violência doméstica).

A prisão aconteceu nesta segunda-feira (21).

A Polícia Civil foi acionada pelo Hospital Municipal de Ivinhema, após a entrada da vítima com lesões graves.

Em diligências os policiais civis entrevistaram a vítima ainda na unidade hospital, a qual relatou ter sido surpreendida em casa e agredida fisicamente por seu ex-convivente com uma tábua de madeira de 1x20m, além de ter sido agredida também verbalmente com diversos xingamentos.

Diante das informações colhidas, a equipe da Delegacia de Ivinhema foi até o endereço onde possivelmente o autor estaria. Ele foi preso em flagrante e conduzido para a Delegacia de Polícia Civil para a lavratura do flagrante.

O autor segue preso até sua audiência de custódia. Caso permaneça preso, será recambiado ao EPMRFI (Estabelecimento Penal Masculino de Regime Fechado de Ivinhema).

Governo zera imposto de importação de etanol e de seis alimentos

0

A medida beneficia os seguintes alimentos: café, margarina, queijo, macarrão, açúcar e óleo de soja

Até o fim do ano, o etanol e seis alimentos não pagarão imposto para entrarem no país. A redução a zero das alíquotas foi anunciada hoje (21) à noite pelo Ministério da Economia, após reunião extraordinária do Comitê-Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior (Camex).Governo zera imposto de importação de etanol e de seis alimentosGoverno zera imposto de importação de etanol e de seis alimentos

A medida beneficia os seguintes alimentos: café, margarina, queijo, macarrão, açúcar e óleo de soja. Em relação ao etanol, a alíquota foi zerada tanto para o álcool misturado na gasolina como para o vendido separadamente. O imposto será zerado a partir de quarta-feira (23), quando a medida for publicada no Diário Oficial da União.

Segundo o secretário-executivo do Ministério da Economia, Marcelo Guaranys, a medida tem como objetivo segurar a inflação. “Estamos preocupados com o impacto da inflação sobre a população. Estamos definindo redução a zero da tarifa de importação de pouco mais de sete produtos até o final do ano. Isso não resolve a inflação, isso é com política monetária, mas gera um importante incentivo”, declarou.

De acordo com a pasta, a medida fará o preço da gasolina cair até R$ 0,20 para o consumidor. Atualmente, o litro da gasolina tem 25% de álcool anidro. Por causa da alta recente dos combustíveis, o governo espera que a redução da tarifa de importação praticamente zere os efeitos do último aumento.

“Nós temos uma estimativa que isso poderia levar a uma redução do preço da gasolina da ordem de R$ 0,20 na bomba. Isso é uma análise estática. Na prática, essa medida vai acabar arrefecendo a dinâmica de crescimento dos preços na ordem de R$ 0,20”, disse o secretário de Comércio Exterior, Lucas Ferraz.

Em relação aos produtos alimentícios, o Ministério da Economia informou que os produtos beneficiados são o que mais estão pesando na inflação, pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Esse indicador mede o impacto dos preços sobre as famílias de menor renda.

Atualmente, o café paga Imposto de Importação de 9%; a margarina, 10,8%; o queijo, 28%; o macarrão, 14,4%; o açúcar, 16%; o óleo de soja, 9% e o etanol, 18%.

Caixa paga Auxílio Brasil a beneficiários com NIS final 3

0

Valor mínimo para cada família é R$ 400

Os beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) final 3 recebem hoje (22) a parcela de março do Auxílio Brasil. O valor mínimo do benefício é R$ 400. As datas seguirão o modelo do Bolsa Família, que pagava os beneficiários nos dez últimos dias úteis do mês.Caixa paga Auxílio Brasil a beneficiários com NIS final 3Caixa paga Auxílio Brasil a beneficiários com NIS final 3

O beneficiário poderá consultar informações sobre datas de pagamento, valor do benefício e composição das parcelas em dois aplicativos: Auxílio Brasil, desenvolvido para o programa social, e Caixa Tem, usado para acompanhar as contas poupança digitais do banco.

Atualmente, 17,5 milhões de famílias são atendidas pelo programa. No início do ano, 3 milhões foram incluídas.

Auxílio Gás

O Auxílio Gás também é pago hoje às famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com NIS final 3. O benefício segue o calendário regular de pagamentos do Auxílio Brasil.

Com duração prevista de cinco anos, o programa beneficiará 5,5 milhões de famílias, até o fim de 2026, com o pagamento de 50% do preço médio do botijão de 13 quilos, conforme valor calculado pela Agência Nacional do Petróleo (ANP). Pago a cada dois meses, o Auxílio Gás tem orçamento de R$ 1,9 bilhão para este ano.

Só pode fazer parte do programa quem está incluído no CadÚnico e tenha pelo menos um membro da família que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

A lei que criou o programa definiu que a mulher responsável pela família terá preferência, assim como mulheres vítimas de violência doméstica.

*Agência Brasil

Caixa libera abono salarial para trabalhadores nascidos em setembro

0

Servidores públicos com inscrição final 8 também recebem hoje

Os trabalhadores da iniciativa privada nascidos em setembro recebem hoje (22) o abono salarial ano-base 2020. A Caixa Econômica Federal iniciou o pagamento em 8 de fevereiro e prosseguirá com a liberação até 31 de março, baseada no mês de nascimento do beneficiário.Caixa libera abono salarial para trabalhadores nascidos em setembroCaixa libera abono salarial para trabalhadores nascidos em setembro

Também hoje, o Banco do Brasil libera o abono salarial para os trabalhadores do setor público com inscrição final 8. O pagamento para essa categoria começou a ser feito em 15 de fevereiro e segue até 24 de março, com base no dígito final da inscrição do servidor.

O abono salarial de até um salário mínimo é pago aos trabalhadores inscritos no Programa de Integração Social (PIS) ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) há pelo menos cinco anos. Recebe o abono agora quem trabalhou formalmente por pelo menos 30 dias em 2020, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos.

O benefício não é pago aos empregados domésticos. Isso porque o abono salarial exige vínculo empregatício com uma empresa, não com outra pessoa física. Jovens aprendizes também não têm direito.

Trabalhadores da iniciativa privada que recebem pela Caixa Econômica Federal:

Mês de nascimentoData do pagamento
Janeiro   8 de fevereiro
Fevereiro10 de fevereiro
Março15 de fevereiro
Abril17 de fevereiro
Maio 22 de fevereiro
Junho24 de fevereiro
Julho15 de março
Agosto17 de março
Setembro 22 de março
Outubro24 de março
Novembro29 de março
Dezembro   31 de março

Trabalhadores do setor público, que recebem pelo Banco do Brasil:

Final da inscrição   Data do pagamento
015 de fevereiro
1  15 de fevereiro
217 de fevereiro
3  17 de fevereiro
422 de fevereiro
524 de fevereiro
615 de março
7  17 de março
8   22 de março
924 de março

Os valores pagos a cada trabalhador variam de acordo com a quantidade de dias trabalhados durante o ano-base 2020.

Devem receber o benefício cerca de 22 milhões de trabalhadores, com valor total de mais de R$ 20 bilhões. Os recursos são do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

A Caixa informou que o crédito será depositado automaticamente para quem tem conta no banco. Os demais beneficiários receberão os valores por meio da Poupança Social Digital, que pode ser movimentada pelo aplicativo Caixa Tem.

Caso não seja possível a abertura da conta digital, o saque poderá ser realizado com o Cartão do Cidadão e senha nos terminais de autoatendimento, unidades lotéricas, Caixa Aqui ou agências, sempre de acordo com o calendário de pagamento.

Para os beneficiários residentes nos municípios da Bahia, de Minas Gerais e do Rio de Janeiro em situação de emergência devido às fortes chuvas, o pagamento foi liberado em 8 de fevereiro, independentemente do mês de nascimento.

*Agência Brasil

Dia da Água: Reinaldo Azambuja destaca políticas públicas que garantem água de qualidade em MS

0

Uma das principais ferramentas implantadas na gestão de Reinaldo Azambuja foi o monitoramento das águas subterrâneas, que teve o primeiro relatório publicado em 2021

Abrigando oito aquíferos, um deles considerado uma das principais reservas de água doce do mundo, o Guarani, Mato Grosso do Sul segue fortalecendo as políticas públicas de gestão de recursos hídricos, garantindo água de boa qualidade à sua população.

No dia em que se comemora o Dia Mundial da Água (22 de março), o governador Reinaldo Azambuja destaca a riqueza de Mato Grosso do Sul em relação à água. “Temos mais de 1.600 nascentes e rios que percorrem nosso Estado e construímos uma política pública para melhorar a qualidade das águas internas de Mato Grosso do Sul”, afirmou.

Dia da Água: Reinaldo Azambuja destaca políticas públicas que garantem água de qualidade em MS
O diretor-presidente do Imasul, André Borges (Foto: Bruno Rezende)

Uma das principais ferramentas implantadas na gestão de Reinaldo Azambuja foi o monitoramento das águas subterrâneas, que teve o primeiro relatório publicado em 2021, apontando boa qualidade dos oito aquíferos existentes no Estado (Cenozoico; Bauru; Serra Geral; Guarani; Aquidauana – Ponta Grossa; Pré-cambriano Calcários e Pré-cambriano) além dos poços. Desde 1994, o monitoramento era feito apenas das águas superficiais, em 198 pontos de monitoramento georreferenciados de qualidade de água. “Desses quase 200 pontos que fazemos, para ter uma ideia, 86 pontos onde medimos a vazão, 13 são em tempo real”, acrescentou o diretor-presidente IMASUL (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), André Borges. A intenção é aumentar de 13 para 23 os rios monitorados em tempo real.

Também implantada nesta gestão, o SIRIEMA (Sistema Imasul de Registros e Informações Estratégicas do Meio Ambiente), vem somando no monitoramento. Ferramenta de outorga online a quem queira fazer o uso da água seja para abastecimento, irrigação ou lançamento de barragens, o SIRIEMA realizou, só em 2021, 1.356 usos outorgados, sendo: 759 captações subterrâneas, 228 barragens, 37 lançamentos de efluentes, 332 captações superficiais e 934 usos regularizados como uso insignificantes, sendo: 278 de captações subterrâneas, 211 barragens e 445 captações superficiais.

André Borges destaca que o avanço ao longo desses anos foi muito grande e um parceiro fundamental é a ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico), através de parcerias com programas como o Progestão, Procomitês (Programa Nacional de Fortalecimento dos Comitês de Bacias Hidrográficas) e QUALIÁGUA (Programa de Estímulo à Divulgação de Dados de Qualidade de Água), que estabelece parâmetros para a análise das amostras da água. “Desses parâmetros, a nossa água é avaliada como ótima, boa e aceitável, nossa avaliação fica em torno de 98.6% das amostragens. As nossas águas são de boa qualidade, a gente está mantendo a conservação e manutenção da qualidade desses recursos hídricos.  Somos o Estado referência na execução desses projetos pois todas as metas temos alcançado ano a ano e isso foi um trabalho muito forte do secretário Jaime Verruck para poder cumprir todas as metas”, disse André Borges.

PPP da Sanesul

Uma das principais iniciativas do Governo do Estado a ser lembrada neste Dia da Água é a Parceria Público-Privada (PPP) do Esgotamento Sanitário. Logo após a sanção do Marco Legal do Saneamento, a Sanesul e Aegea celebraram contrato para que toda a população sul-mato-grossense tenha acesso a água potável e tratamento e coleta de esgoto.

Dia da Água: Reinaldo Azambuja destaca políticas públicas que garantem água de qualidade em MS
O governador durante a o leilão da PPP da Sanesul (Foto: Chico Ribeiro)

“Nos próximos 10 anos, MS terá orgulho de ser o primeiro Estado do Brasil a ter 100% de coleta e tratamento do esgoto sanitário, atingindo assim a universalização do saneamento básico”, garantiu o governador Reinaldo Azambuja. Com a PPP, o investimento será de R$ 3,8 bilhões ao longo de 30 anos de concessão do serviço.

Ações e ferramentas como essas permitem que água de boa qualidade chegue ao lar do sul-mato-grossense, em sua maioria, atendidos pela Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul), que abrange 68 municípios. Aproveitando a data, o diretor-presidente da Sanesul, Walter Carneiro Júnior, chama a atenção sobre uso consciente da água. “Neste Dia Mundial da Água, quero reforçar a importância desse recurso para as famílias sul-mato-grossenses. Diariamente, trabalhamos com ações preventivas que garantem a segurança hídrica no abastecimento, por isso contamos com a atenção redobrada da população contra o desperdício e o mau uso da água tratada. Cuidar é o que a Sanesul faz, preservá-la é o que você consumidor pode fazer”, concluiu.

Joilson Francelino, Subcom

Foto do destaque: Chico Ribeiro

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.