11.2 C
Três Lagoas
quarta-feira, 24 de junho de 2026
Início Site Página 1995

Começa convocação da lista de espera do Sisu 2022

0

Nesta chamada, as instituições vinculadas ao programa vão utilizar a listagem para preencher vagas que não forem ocupadas na chamada regular, que teve o prazo de matrícula encerrado terça-feira

Começa hoje (10) a convocação de candidatos que se inscreveram na lista de espera do Sistema de Seleção Unificado (Sisu) 2022/1.

O programa permite que estudantes com melhores desempenhos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) conquistem vagas em universidades públicas. Começa convocação da lista de espera do Sisu 2022Começa convocação da lista de espera do Sisu 2022

A nova chamada será feita diretamente pelas instituições de ensino, por isso, os estudantes devem ficar atentos aos dias, horários e locais de atendimento definidos por cada instituição, divulgados em seus próprios editais.

O programa ofereceu, para o primeiro semestre deste ano, 221,79 mil vagas. Mais de 84,5% delas foram para as instituições federais (universidades e institutos). As vagas  foram para 6.146 cursos de graduação, em 125 instituições públicas de ensino superior de todo o país.

Auxílio recebido indevidamente poderá ser devolvido em até 60 parcelas

0

Devoluções devem ser realizadas quando constatada irregularidade

Decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro nesta quarta-feira (9) regulamenta o procedimento para devolução de recursos dos benefícios do auxílio emergencial recebidos de forma indevida. A medida vale quando for constatada irregularidade ou erro material na concessão, manutenção ou revisão do benefício. Auxílio recebido indevidamente poderá ser devolvido em até 60 parcelasAuxílio recebido indevidamente poderá ser devolvido em até 60 parcelas

Pelas regras do novo decreto, o beneficiário que tiver recebido indevidamente o auxílio emergencial poderá ser notificado por meio eletrônico, por mensagem encaminhada por telefone celular, pelos canais digitais dos bancos, correio, pessoalmente ou por edital para devolução dos valores.  

A partir da notificação, o beneficiário poderá optar pelo pagamento à vista ou em até 60 parcelas mensais. O valor das parcelas não será inferior ao valor mínimo estabelecido para a emissão da Guia de Recolhimento da União – GRU Cobrança. O beneficiário ficará dispensado do ressarcimento à União se o valor total devido for igual ou inferior ao valor mínimo estabelecido para emitir a GRU Cobrança.

O decreto estabelece que o parcelamento do débito pelo beneficiário implicará confissão do valor a ser ressarcido, renúncia expressa da interposição de recursos e desistência daqueles que eventualmente tenham sido interpostos. O beneficiário que não efetuar o pagamento de três parcelas, consecutivas ou alternadas, terá o parcelamento cancelado e será considerado inadimplente.

Cobrança extrajudicial

Se o beneficiário não restituir voluntariamente os valores devidos, será efetuada a cobrança extrajudicial. Somente serão cobrados os valores devidos se o beneficiário tiver renda familiar mensal per capita superior a meio salário mínimo ou renda mensal familiar superior a três salários mínimos.

Se discordar da cobrança, o beneficiário poderá apresentar defesa no prazo de 30 dias da notificação. Da decisão administrativa que julgar improcedente a defesa apresentada pelo beneficiário, caberá recurso no prazo de mais 30 dias.

O beneficiário será considerado inadimplente caso, após 60 dias da ciência da notificação, não efetue o pagamento, não solicite o parcelamento do débito ou não apresente defesa. Ainda segundo o decreto, o beneficiário inadimplente será inscrito na dívida ativa da União.

Custo

O Ministério da Cidadania estimou que a cobrança dos valores deverá custar R$ 21,8 milhões ao longo de 2022, 2023 e 2024. Os valores serão usados na contratação de serviços de tecnologia da informação para levantamento de dados de renda familiar e per capita, na realização de notificação eletrônica, correspondências e carta registrada com aviso de recebimento (AR); e em parceria com os Correios para garantir os direitos de ampla defesa e de recurso a pessoas vulneráveis, sem acesso aos meios digitais, que serão atendidas pelo Balcão do Cidadão.

O Auxílio Emergencial foi criado em 2020 para apoiar os trabalhadores informais que ficaram sem renda em meio a pandemia. O programa se estendeu até o final do ano passado, quando foi encerrado.

Governo de MS desobriga uso de máscaras em locais fechados a partir de hoje

0

Atenção e o monitoramento em relação ao coronavírus continuam

Após reunião do Comitê do Programa Prosseguir e a equipe técnica da Secretaria de Estado de Saúde (SES), o Governo do Estado decidiu por desobrigar o uso de máscaras em locais fechados em todo o Mato Grosso do Sul.

A medida vale a partir de hoje (10).

Conforme o presidente do Prosseguir, secretário de Infraestrutura, Eduardo Riedel, a decisão se deu após análise de dados apresentados pela SES, porém, a atenção e o monitoramento em relação ao coronavírus continuam.

“A atenção da saúde em relação ao comportamento da Covid é permanente. Dentro do Prosseguir, toda nossa decisão é baseada em indicadores que continuarão a ser monitorados e o governo nunca irá hesitar em tomar qualquer medida para a proteção à saúde da população. Agora, nesse momento, entendemos que é tranquila essa decisão e, graças também a vacinação, vai manter uma condição positiva da população”, pontuou.

O secretário da SES, Geraldo Resende, reforça que para a decisão ser tomada, foram levados em consideração o decréscimo no número de casos de Covid, óbitos e internações hospitalares. “Isso tudo nos dá segurança suficiente para tomar essa medida reivindicada por muito tempo pela população. Vamos continuar monitorando”, afirmou.

Geraldo Resende afirma, ainda, que os municípios podem tomar decisões de acordo com as suas realidades e recomenda que o uso de máscaras seja mantido em pessoas imunossuprimidas, com comorbidades graves e que não tenham sido vacinadas.

Além dos secretários Eduardo Riedel e Geraldo Resende, participaram da reunião o secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Rocha, a secretária-adjunta da SES, Christine Maymone, a procuradora do Estado, Ana Ali Garcia, o superintendente de Gestão Estratégica da Segov, Tanner Castro Nogueira, assessor técnico da SES, coronel Marcello Fraiha, e a diretora-geral em Vigilância em Saúde da SES, Larissa Castilho.

Frente fria se aproxima e aumenta instabilidades no Estado a partir desta quinta-feira

0

Em Três Lagoas a quinta-feira será de sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite

Nesta quinta-feira (10) o tempo continua firme em todas as áreas de Mato Grosso do Sul durante o dia. Porém a partir da tarde e noite, a previsão do Cemtec indica tempo instável com probabilidade para chuvas de intensidade moderada a forte e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento devido a convergência de umidade em baixos níveis e aquecimento diurno. 

Outro fator que favorece a formação de instabilidades nesta quinta-feira, especialmente no sul do Estado, será o avanço de um cavado pré-frontal, sistema meteorológico que antecede uma frente fria, que avança pelo Sul do Brasil e pode aumentar o volume de chuvas e trazer um refresco para as temperaturas máximas em Mato Grosso do Sul nos próximos dias. 

Nesta quinta as temperaturas seguirão elevadas no Estado com mínimas entre 22°C a 25°C e máximas que podem variar entre 31°C a 37°C. Confira no mapa as condições estimadas pela equipe do Cemtec para Campo Grande e alguns municípios do Estado. 

Frente fria se aproxima e aumenta instabilidades no Estado a partir desta quinta-feira

Mireli Obando, Subcom

Foto: Ricardo Ojeda

Onça parda mobiliza forças policiais, Corpo de Bombeiros por mais de 8 horas de Bataguassu

0

Uma equipe do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) se deslocou de Campo Grande à Bataguassu para disparar dardo tranquilizante e mobilizar o felino

A cidade de Bataguassu teve um dia diferente nesta quarta-feira, 9 de março. Uma onça-parda, provavelmente de uma reserva próxima ao município apareceu na calçada de área de uma residência do bairro São Francisco, daquela cidade.

Onça parda mobiliza forças policiais, Corpo de Bombeiros por mais de 8 horas de Bataguassu

O morador, ao abrir a porta pela manhã, deu de cara com o felino deitado na calçada da área da frente. O susto foi muito grande e o animal estressado refugiou-se nos fundos do terreno, onde havia vários materiais de construção.

Equipes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar foram mobilizados para captar o animal, porém as tentativas foram infrutíferas.

Onça parda mobiliza forças policiais, Corpo de Bombeiros por mais de 8 horas de Bataguassu

Diante disso, a Polícia Militar fechou as laterais da via para impedir a circulação de veículos e de pessoas, para impedir barulho que viesse causar estresse ao animal.

Nesse tempo uma equipe do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), veio de Campo Grande com equipamentos apropriados para capturar o animal.

A bordo de uma aeronave do Corpo de Bombeiros, um Veterinário e um Biólogo chegaram à cidade por volta das 13 horas. Ao desembarcarem na pista do frigorífico Margfrig, seguiram direto para o local, onde com muito cuidado conseguiram disparar um dardo tranquilizante, tendo sucesso na captura do felino.

Onça parda mobiliza forças policiais, Corpo de Bombeiros por mais de 8 horas de Bataguassu

Após examinada, constataram que não havia nenhum ferimento no felino, estava em boas condições de saúde. Dessa forma, foi colocado em uma gaiola da viatura da PMA e posteriormente será solta em uma reserva nas proximidades de Bataguassu.

Onça parda mobiliza forças policiais, Corpo de Bombeiros por mais de 8 horas de Bataguassu

Essa não é a primeira ocorrência de aparecimento de onça-parda na região. Em maio de 2020, um animal da mesma espécie surgiu nas ruas de Anaurilândia, cidade próxima a Bataguassu. Também, recentemente na cidade de Castilho (SP), outro felino da mesma espécie foi flagrado por um morador que chegou a filmar de dentro de um veículo o passeio da onça pelas ruas da cidade.

Fotos: Cipó – Cenário MS

Prefeitura e Biblioteca Sesi oferecem 96 vagas para Curso de Iniciação Tecnológica Lego Robótica

0

A parceria entre a Prefeitura de Três Lagoas e a Biblioteca Serviço Social da Indústria – Sesi oferece 96 vagas para a Iniciação Tecnológica Lego Robótica. O curso é destinado às crianças de 7 a 11 anos que estejam matriculadas em alguma unidade de ensino da rede pública.

Totalmente gratuita as aulas acontecem na Biblioteca Sesi localizada no Parque São Carlos, uma vez por semana, com turmas em dois períodos matutino e vespertino, e são ministradas pela monitora responsável Miranda Sopran.

As aulas iniciam no dia 14/03, entretanto o período de matrícula é até o preenchimento total dos quantitativo de vagas.

Prefeitura e Biblioteca Sesi oferecem 96 vagas para Curso de Iniciação Tecnológica Lego Robótica

O curso de inicialização tecnológica tem como objetivo promover o raciocínio lógico, socialização e estimular a criatividade da criança, fazendo o aluno questionar, pensar e encontrar soluções para os desafios de cada atividade em sua rotina, além de aprender montar, programar e organizar robôs.

Para efetuar a matrícula é necessário comparecer até a Biblioteca Sesi, apresentando cópia da certidão de nascimento do aluno, comprovante de residência, atestado de escolaridade (que é retirado na secretaria da escola onde o aluno estuda) e cópia dos documentos pessoais do responsável.

SERVIÇO:

Curso: Iniciação Tecnológica Lego Robótica

Vagas:  96

Local: Biblioteca Sesi

Endereço: Rua Irmãos Cameschi , nº 688 – Bairro Parque São Carlos

Horário inscrições: De segunda a sexta-feira, das 07h às 11h e das 13h às 17h

Contato: (67) 992646420

Akira entrega kits bebês para gestantes em Bataguassu e no Distrito de Nova Porto XV

0

Durante a entrega, a secretária municipal de Assistência Social, Suely Otsubo parabenizou todas as futuras mamães

O prefeito de Bataguassu, Akira Otsubo (MDB) entregou no decorrer da semana, kits bebês para gestantes. A ação é promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com os Centros de Referência em Assistência Social (Cras) em Bataguassu e do Distrito de Nova Porto XV.


Através do programa da assistência social é oferecido auxílio natalidade com a destinação de bens de consumo (enxoval completo para o bebê), beneficiando grávidas com renda per capita igual ou inferior a ½ salário mínimo. No processo, as gestantes acompanhadas pelo Cras devem realizar o pré-natal corretamente e participar das reuniões de acompanhamento familiar, ação em parceria entre Cras e Secretaria Municipal de Saúde.

Akira entrega kits bebês para gestantes em Bataguassu e no Distrito de Nova Porto XV

No total, foram entregues 19 kits compostos por banheira, fralda descartável, mamadeira, meia infantil, toalha de banho com capuz, travesseiro, macacão manga longa, manta em tecido, bodys, cobertor, calça, sabonete, fralda de tecido além de produtos de higiene para o bebê beneficiando gestantes de Bataguassu (8) e do Distrito de Nova Porto XV (11).

Durante a entrega, a secretária municipal de Assistência Social, Suely Otsubo parabenizou todas as futuras mamães pela chegada dos seus filhos e destacou que o objetivo da administração municipal é apoiá-las também após o nascimento das crianças. “Esse é um momento especial na vida de vocês. Os filhos são presentes de Deus e acredito que todas devem estar na expectativa para a chegada dos bebês. A administração municipal quer estar lado a lado de vocês, em todas as necessidades. Nosso intuito é somar”, disse a secretária.

Akira entrega kits bebês para gestantes em Bataguassu e no Distrito de Nova Porto XV

O prefeito salientou que o nascimento de uma criança é sempre um momento importante para a mulher bem como para as famílias e deixou a administração publica à disposição das gestantes. “Nosso objetivo é fortalecer os vínculos com as futuras mamães, encurtar o distanciamento entre Poder Público e a comunidade. Esse cuidados da gestão municipal com a vida das pessoas e o acolhimento necessário garante dignidade e um futuro melhor para as crianças”, considerou o prefeito.
Akira parabenizou ainda equipe da Secretaria Municipal Assistência Social pelo trabalho desenvolvido no município. “Vocês estão aqui para cuidar das pessoas mais vulneráveis, aquelas que precisam de mais cuidado e atenção, oferecendo não só o apoio físico, mas também o apoio humano”, finalizou o prefeito.

Estiveram presentes nas entregas, a coordenadora do Cras I, em Bataguassu, Hérica Okidoi; a coordenadora do Cras II, Izabella Hay Mussi, no Distrito de Nova Porto XV; além de membros das respectivas equipes.

Produção de carne orgânica e sustentável é realidade no Pantanal de MS

0

De 2019 a dezembro de 2021 foram 54.846 cabeças abatidas, com valor de R$ 5,7 milhões repassado aos produtores

Produzir uma carne da forma mais natural possível, com animais criados a pasto nativo, seguindo regras internacionais de sustentabilidade é uma realidade no Pantanal sul-mato-grossense.

Com a adoção de modernas técnicas de produção, apesar de limitações impostas pelas condições naturais, e de sucessivas crises de mercado e de crédito, o sistema produtivo se manteve com dominante vocação para produção de bezerros.

Para ajudar nesta missão, desde 2019 os produtores da região do Pantanal contam com o Programa de Incentivo à Produção de Carne Bovina Sustentável e Orgânica no Pantanal, desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar).

De 2019 a dezembro de 2021 foram 54.846 cabeças abatidas, com valor de R$ 5,7 milhões repassado aos produtores. Já a média do incentivo pago por animal ficou em R$ 118,20.

O programa fomenta a competitividade dos produtores e incentiva a pecuária de baixo impacto ambiental, baseada no modelo tradicional, com baixo nível de intervenção nos recursos naturais existentes daquela região.

O uso de novas tecnologias visando linhas de produtos característicos e diferenciados, com maior agregação de valor e devidamente certificados, por empresas certificadoras independentes de terceira parte também está previsto no programa.

De acordo com o secretário Jaime Verruck, da Semagro, o sistema de produção busca a valorização do homem pantaneiro, sua cultura e processos produtivos que historicamente preservaram o bioma do pantanal.

“O tipo de produção tem que garante o bem-estar animal em todas as fases do processo produtivo, minimizando também os impactos negativos que possam representar à sociedade através da conservação dos recursos naturais da biodiversidade local, preservando os ecossistemas, disponibilizando, por fim, um produto final saudável, obtido com responsabilidade social e ambiental”, afirma.

O coordenador do programa Marivaldo Miranda, explica que o produtor inscrito no PROAPE, Subprograma – Carne Sustentável do Pantanal – recebe incentivo fiscal de 67% do imposto devido no caso de operações internas com bovinos que forem certificados na modalidade Pantanal Orgânico, e cujas identificações, por brincos de numeração Sisbov, forem conferidas por intermédio de sumários emitidos pelo Serviço Oficial de Inspeção de Produtos de Origem Animal; e 50% do imposto devido no caso de operações internas com bovinos que forem certificados na modalidade Pantanal Sustentável, e cujas identificações, por brincos de numeração Sisbov, forem conferidas por intermédio de sumários emitidos pelo Serviço Oficial de Inspeção de Produtos de Origem Animal.

Atualmente, são 16 técnicos habilitados para acompanhar o programa que conta com 40 estabelecimentos rurais cadastrados nos municípios de Aquidauana, Bandeirantes, Corumbá, Coxim, Porto Murtinho, Miranda, São Gabriel, Rio Negro e Rio Verde. “Os abates são feitos em 7 frigoríficos credenciados e existem ainda mais 5 em processo de credenciamento”, lembra Marivaldo Miranda.

As informações são da assessoria.

Cel David pede estudo ao Governo para desobrigar uso de máscaras em ambientes fechados

0

Em Mato Grosso do Sul e a média móvel de óbitos dos últimos sete dias está em 12,9

O deputado estadual Coronel David (sem partido) encaminhou por meio da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, no último dia (04.03) e leu durante sessão ordinária desta quarta-feira (09.03), uma solicitação ao governador Reinaldo Azambuja (PSDB), ao secretário de saúde Geraldo Resende e ao secretário de infraestrutura Eduardo Riedel, para que seja realizado um estudo sobre a possível flexibilização da obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes fechados.

O parlamentar usou exemplos como os Estados de Santa Catarina e Rio de Janeiro que já vem flexibilizando o uso de máscaras também em locais públicos. “Há tempos o mundo vem vivendo um momento crítico devido aos efeitos da Pandemia causada pelo COVID-19, onde afetou a vida de toda a população mundial. No Estado de Mato Grosso do Sul não foi diferente, todavia, no atual momento, em nosso Estado temos um alto número de sul-mato-grossenses vacinados, que vem nos trazendo uma certa “resistência” e felizmente tem diminuído os números de casos graves devido a complicações do vírus do novo Coronavírus”, destacou David.

Cel David pede estudo ao Governo para desobrigar uso de máscaras em ambientes fechados

Exemplo no combate à pandemia
Não é demais lembrarmos que o Estado de Mato Grosso do Sul ocupa lugar de destaque no ranking nacional de vacinação, visto o alto índice de adesão da população a vacina, e ainda, ao eficiente sistema montado pelo Governo do Estado para aplicação das doses do imunizante.

De acordo com dados publicados pela da Secretaria de Estado de Saúde (SES), que apontam que a taxa de letalidade da Covid-19 está em 2,1% em Mato Grosso do Sul e a média móvel de óbitos dos últimos sete dias está em 12,9.

Assessoria Coronel David

Justiça Itinerante estará em Arapuá nesta quinta-feira (10) e sexta-feira (11) na E.M Ramez Tebet

0

No dia seguinte, sexta-feira (11), a unidade volta a atender os moradores da região do bairro Jardim Morumbi, na Escola Municipal Professor Ramez Tebet, das 7h00 às 11h30

A unidade móvel da Justiça Itinerante estará nesta quinta-feira (10), no Distrito de Arapuá, situada na Escola Estadual Francisco Xavier Tranin, das 8h30 às 11h30 prestando serviço para toda comunidade local pela primeira vez neste ano.

Quem não conseguir atendimento ou juntar documentação para usufruir o serviço amanhã, terá uma segunda oportunidade de suporte no dia 14 de abril, no mesmo horário.

O Juizado Itinerante é uma forma de assegurar o acesso à justiça e cidadania a toda população. O serviço do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul vai até quem precisa para levar atendimento e solução de conflitos.

O QUE É ATENDIDO?

As causas que podem ser atendidas devem envolver quantias de até 40 salários mínimos, tais como: cobranças, indenizações, acidente de trânsito, despejo para uso próprio, ações possessórias, problemas de vizinhança e etc., e também causas relacionadas ao Direito de Família, sendo elas: pensão alimentícia, execução de alimentos, revisional de alimentos, investigação de paternidade e reconhecimento de paternidade, divórcio, guarda, reconhecimento e dissolução de união estável, reconhecimento de união estável e sua conversão em casamento.

COMO PARTICIPAR

No dia do atendimento, leve tudo o que puder para comprovar as suas alegações, como certidão de nascimento, certidão de casamento, identidade, cópias de acordo feito em juízo, notas promissórias, notas fiscais, fotos, cópias de contratos, recibos ou qualquer escrito que possa dar início a uma prova para ajuizamento de ação, nomes e endereços de pessoas e firmas envolvidas na questão.

PRÓXIMA PARADA

No dia seguinte, sexta-feira (11), a unidade volta a atender os moradores da região do bairro Jardim Morumbi, na Escola Municipal Professor Ramez Tebet, das 7h00 às 11h30.

SERVIÇO

Dia: 10/03

Local: Escola Estadual Francisco Xavier Tranin 

Endereço: Rua José Ribamar s/n – Centro

Horário: Das 8h30 às 11h30

Dia: 11/03

Local: Escola Municipal Professor Ramez Tebet

Endereço: Av. Filinto Müller, 3215 – Jardim Morumbi

Horário: Das 7h00 às 11h30

Vereadoras de Três Lagoas celebram o Dia da Mulher com homenagens

0

Após a entrega das honrarias, exibiram um vídeo com uma mensagem da senadora Simone Tebet

Na noite desta terça-feira (08), as vereadoras da Câmara Municipal de Três Lagoas prestaram homenagens e outorgaram honrarias a mulheres em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. No total, onze moções de congratulação foram entregues pelas parlamentares Charlene Bortoleto, Evalda Reis, Marisa Rocha, Sayuri Baez e Sirlene.

MESA DE AUTORIDADES

Também estiveram presentes na solenidade e compuseram a mesa: os vereadores Doutor Cassiano Maia, presidente da Câmara, e Tonhão; o vice-prefeito, Paulo Salomão; a procuradora do trabalho, Cláudia Noriler; a secretária municipal de educação, Ângela Brito; a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), Rosires Magalhães da Silva; a suplente do senador Nelson Trad, professora Terezinha Bazé; a capitã do exército, Rosalva Pereira Mendes; a diretora do Programa Mulher Segura (Promuse), Cabo PM Selma de Souza; e a presidente da Associação das Mulheres Trabalhistas (AMT/PDT Três Lagoas), Cintia Giselle Baltazar. Quem presidiu a solenidade foi Marisa Rocha, vice-presidente da Câmara.

Vereadoras de Três Lagoas celebram o Dia da Mulher com homenagens

MULHERES HOMENAGEADAS

Cada vereadora homenageou duas mulheres. Charlene Bortoleto entregou honraria à pipoqueira Silvia Maria Alves Firmino e à feirante Maria Ferreira da Silva. Evalda Reis entregou honraria à faxineira Eliana Silva e à funcionária pública Maria Aparecida da Silva Machado. Marisa Rocha entregou honraria à jornalista Ana Cristina Santos e à terapeuta familiar Lucia Helena Scalabrini. Sayuri Baez entregou honraria à presidente da rede feminina de combate ao câncer, Márcia Adriene Viana dos Santos Carriço, e à funcionária pública aposentada Elenir Aparecida de Araújo Corrêa. Sirlene entregou honraria à professora aposentada Neide Kalil Bussamra e à pastora Ozair Prado Pagini. Ao final, entregaram uma moção coletiva à enfermeira Daiani Rosa, coordenadora da UTI Covid.

MENSAGEM

Após a entrega das honrarias, exibiram um vídeo com uma mensagem da senadora Simone Tebet: “é um dia muito especial para lembrar os avanços e lembrar que há muito que se fazer para que possamos ter igualdade. Temos que ser protagonistas da nossa própria história”, destacou Tebet.

Cintia Baltazar, presidente da AMT/PDT Três Lagoas, ressaltou que “uma mulher sabe entender a outra, por isso, precisamos dar as mãos. Já tivemos muitas vitórias, mas ainda tem muito para ser feito e tem muita mulher que não se sente capaz”. Terezinha Bazé disse que estamos vivendo um momento de “protagonismo feminino”.

PROBLEMAS

Rosires Magalhães, presidente do CMDM, explicou um pouco sobre o funcionamento do conselho e explicou que as mulheres conselheiras discutem a problemática do dia-a-dia, como o fato de que na pandemia cresceu o número de feminicídios. “Mulheres, vocês não estão sozinhas, busquem ajuda”, concluiu Rosires.

Vereadoras de Três Lagoas celebram o Dia da Mulher com homenagens

A secretária Ângela Brito reforçou: “a gente pode ser o que quiser ser e no espaço que nós ocuparmos temos que fazer a diferença”. O vereador Tonhão afirmou que “as mulheres têm um brilho especial, irradiam vida. Somos abençoados por ter cinco mulheres aqui nessa Casa de Leis”. A procuradora Cláudia Noriler relembrou as discrepâncias da mulher com o homem no mercado de trabalho. “Infelizmente, ganhamos menos e somos menos em cargos diretivos. O Ministério Público se compromete a lutar por condições de igualdade”, destacou Noriler.

CONSTRUINDO A HISTÓRIA DA CIDADE

Paulo Salomão, vice-prefeito, comentou que cada uma das histórias por trás das homenagens ajudou a construir a história de Três Lagoas. “São histórias que inspiram e geram forças para mulheres denunciarem quando houver abuso”, reforçou o vice. Marcia Carriço, presidente da rede feminina de combate ao câncer, falou sobre a rede e finalizou dizendo que as mulheres “devem sim se valorizar e buscar seus direitos”.

Encerrando a solenidade, as vereadoras falaram rapidamente sobre suas homenageadas, agradecendo a todas pela contribuição e inspiração. Por fim, a vereadora Charlene declarou encerrada a solenidade, desejando um feliz dia das mulheres.

Grupo Cataratas desiste de gestão do Aquário do Pantanal na Capital

0

Agora, Governo do Estado vai assumir a gestão temporária do local

O Conselho Administrativo do Grupo Cataratas decidiu pela desistência amigável do contrato de concessão no modelo de PPP (Parceria Público-Privada) e não vai gerenciar o Aquário do Pantanal, em Campo Grande.

A informação foi divulgada hoje (9) pela Semagro.

De acordo com o titular da Semagro, o Grupo Cataratas informou que está participando de uma série de concessões no país. “Devido a essa revisão estratégica e ao tempo decorrido entre o processo de concessão e a entrega desse ativo, houve um reposicionamento da empresa. O Conselho de Administração do Grupo tomou a decisão então de não assumir a concessão do Aquário do Pantanal, fazendo desta forma um distrato amigável entre as
partes como assim já previa o contrato de concessão”, finalizou.

Receita zera PIS/Pasep e Cofins incidentes sobre importações de gás de cozinha

0

Medida é adotada em meio à disparada no preço do petróleo

A Receita Federal publicou instrução normativa zerando alíquotas do PIS/Pasep e da Cofins sobre o botijão de gás de cozinha de 13 quilos (kg) de uso doméstico.

A medida, publicada hoje (9),  incide sobre a importação e a receita de comercialização do produto.

Ficam reduzidas a zero as alíquotas da Contribuição para o PIS/Pasep-Importação e da Cofins-Importação incidentes sobre o gás liquefeito de petróleo (GLP) que será, posteriormente à operação, envasado em recipientes de até 13 kg e destinado ao uso doméstico, diz a norma.

A medida é adotada em meio à disparada no preço do petróleo em razão do conflito envolvendo Rússia e Ucrânia. A Rússia é o maior exportador mundial de petróleo e derivados combinados, com exportações de cerca de 7 milhões de barris por dia, ou 7% da oferta global.

Na segunda-feira (7), os preços atingiram os níveis mais altos desde 2008. O petróleo Brent subiu US$ 5,1, ou 4,3%, para fechar em US$ 123,21 o barril, e o dos EUA (WTI) avançou US$ 3,72, ou 3,2%, encerrando o dia em US$ 119,40 o barril.

Durante a sessão, os benchmarks (marcas de referência) atingiram o nível mais alto desde julho de 2008, com o Brent chegando a US$ 139,13 por barril e o WTI, a US$ 130,5.

Levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) mostra que o gás de cozinha ultrapassou os R$ 100 em todas as regiões do país, variando de R$ 109,40 a R$ 140

Circuito do empoderamento feminino é montado na Lagoa Maior em alusão ao 8 de março

0

O Dia Internacional da Mulher é uma data para ser celebrada sempre, pois, representa a luta dos direitos da mulher na sociedade

Um corredor de mulheres empoderadas se formou em um trecho da pista de caminhada da Lagoa Maior na tarde desta terça-feira (8). A Ação foi idealizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, em alusão ao Dia Internacional das mulheres e teve como objetivo homenagear as três-lagoenses.

Ao longo da pista de caminhada, mulheres seguravam cartazes com placas de incentivo e ao final do circuito as mulheres cruzavam a linha de chegada com os dizeres “Mulher, você pode ser o que quiser!”


O Dia Internacional da Mulher é uma data para ser celebrada sempre, pois, representa a luta dos direitos da mulher na sociedade.

A ação contou com a participação de diversas mulheres que se sentiram felizes com a homenagem prestada pela Prefeitura de Três Lagoas.

As ações alusivas ao Dia da Mulher continuam ao longo do mês de março. No dia 10, as mulheres atendidas no CRAM participarão de um café com prosa no próprio órgão. A Campanha também terá uma Live no dia 17, às 9h, diretamente do plenário da Câmara Municipal.


Além disso, durante todo o mês, nas redes sociais da Prefeitura e da SMAS serão publicados vídeos com histórias de mulheres empoderadas e que inspiram outras mulheres. Demais ações podem ser incluídas na programação informou a SMAS.

Em Brasilândia, beneficiários Cassems podem acessar o demonstrativo de Imposto de Renda sem sair de casa

0

A Cassems disponibiliza o demonstrativo de pagamento, exercício 2020, para seus beneficiários, via o recurso DMED, a partir do dia 28 de fevereiro, no Portal do Beneficiário. O demonstrativo é referente ao Titular e seu Grupo Familiar, conforme Lei nº 3.904 e 3.928/10 e, se for o caso, para efeito de Imposto de Renda.
Confira as principais dúvidas relacionadas à emissão do seu demonstrativo de Imposto de Renda:

  • Quais dados constam no informe de rendimentos?
    O Informe de Rendimentos da Cassems traz informações do plano de saúde referentes à percentual de contribuição do titular, taxação dependentes e agregados, por meio do recurso da DMED, com informações detalhadas por CPF.
  • Os dependentes serão informados individualmente?
    Como as informações são detalhadas por CPF, os beneficiários dependentes terão acesso à um informe individual.
  • A vacina será informada?
    De acordo com a legislação brasileira, o informe de rendimentos de vacinação não é aceito pela Receita Federal. Portanto, não há necessidade de informação.
  • Exames de Covid serão informados?
    Se houve pagamento de fator participativo na Cassems, todos os exames são dedutíveis na Receita Federal e fazem parte do informe de rendimentos.
  • Exames pagos nas unidades hospitalares da Cassems serão informados?
    As despesas pagas nas unidades hospitalares da Cassems não fazem parte da DMED. Para isso, as unidades hospitalares fornecem nota fiscal e, com ela, é possível realizar o informe de rendimentos.

Fonte: Cassems

Bolsonaro cancela agenda para debater preço dos combustíveis

0

Presidente se encontrará com ministros Paulo Guedes, Bento Albuquerque e Ciro Nogueira

Em meio às discussões dentro do governo sobre qual a fórmula a ser adotada para evitar o repasse do salto do petróleo no mercado internacional às bombas de combustíveis no Brasil, o presidente Jair Bolsonaro decidiu cancelar sua agenda desta quarta-feira (9) em Duque de Caxias (RJ) para ficar em Brasília e convocou reunião para as 11h no Palácio do Planalto com pesos-pesados da Esplanada.

De acordo com a agenda oficial do presidente, divulgada no final da noite de terça-feira (8), estarão na reunião os ministros Paulo Guedes (Economia), Bento Albuquerque (Minas e Energia) e Ciro Nogueira (Casa Civil). O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, também deve participar, informa o governo, mas o compromisso ainda não consta da agenda do chefe da autoridade monetária.

O cancelamento de agenda em Duque de Caxias foi confirmado pela Secretaria Especial de Comunicação (Secom) do governo, mas ainda não havia sido oficializado pelo Planalto até o fim da noite de terça. Bolsonaro iria ao município fluminense realizar entrega de aparelhos auditivos.

Inesperada nos bastidores do Executivo, a mudança repentina de planos ocorre após Guedes, Ciro e Bento não chegarem a consenso em reunião desta terça sobre qual é a melhor forma de evitar um reajuste acentuado nos preços dos combustíveis. Enquanto a ala política segue em defesa de um subsídio temporário, a Economia prefere mudanças estruturais na tributação, como rever a cobrança de ICMS por estados.

Fiel da balança em casos de divergências na Esplanada, Bolsonaro não participou da agenda desta terça com os ministros, apesar de a questão dos combustíveis ser considerada um grande problema para o governo. No mesmo horário, o presidente estava reunido com lideranças evangélicas no Palácio da Alvorada.

Até o momento, todas as opções seguem sobre a mesa, de acordo com técnicos e ministros que participaram das tratativas ocorridas mais cedo. O petróleo está em escalada no exterior por conta da guerra na Ucrânia e das sanções econômicas aplicadas à Rússia.

Nesta semana, Bolsonaro reiterou críticas à política de preços da Petrobras, que firma paridade entre reajustes do petróleo no mercado internacional e alterações de preço nos combustíveis no país.

Redação: Contra Fatos

Escola Municipal Assentamento Mutum receberá ampla reforma

0

Em breve, a Escola Municipal Assentamento Mutum passará por uma ampla reforma. A unidade escolar rural, localizada a 148 quilômetros de Brasilândia receberá uma série de novas adequações, além da construção de uma quadra poliesportiva coberta.

A última reforma que a escola passou foi no ano de 2012, também na gestão do prefeito Dr. Antonio Thiago e dentro de alguns dias receberá mais uma reforma.

Haverá troca de pisos, forros, pintura interna e externa em todas as salas, incluindo a área administrativa, sala de professores e cozinha, instalação de playground para as crianças e a construção da quadra poliesportiva.

Além disso, receberá revisão elétrica, hidráulica e demais reparos no local.

Com isso, o novo prédio trará comodidade e aumento na demanda de estudantes da zona rural.

O valor da obra é de R$ 1.740.576,13 com 100% de recursos próprios e será realizada pela empresa Tecnika Construção e Locação de Equipamentos Ltda.

Suzano abre 17 vagas para Curso de Qualificação Mecânico Comboísta em Ribas do Rio Pardo

0

Realizado em parceria com o Senai, curso de formação oferece bolsa de estudo aos participantes de R$ 1.200,00; as inscrições seguem até o dia 13/03 e devem ser feitas, preferencialmente, pela internet (https://forms.gle/W26iAqVesAcBDGK78)

A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, abriu 17 vagas para o curso de Qualificação Profissional Mecânico Comboísta em Ribas do Rio Pardo (MS). A formação será oferecida em parceria com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e as inscrições seguem até o dia 13 de março e deve ser feitas, preferencialmente, pela internet, por meio da página https://forms.gle/W26iAqVesAcBDGK78.

O curso de formação será ministrado no município de Ribas do Rio Pardo, de segunda a sexta-feira, com 8 horas diárias de capacitação, entre aulas práticas e teóricas. Entre os benefícios oferecidos estão bolsa-auxílio no valor de R$ 1.200, alimentação e certificado de formação profissional. Para pessoas de outras cidades que tenham interesse em se inscrever e venham a ser selecionadas, a empresa também vai oferecer estadia em alojamento.

“Uma das contribuições mais significativas da construção da nova fábrica de celulose da Suzano em Ribas do Rio Pardo é o desenvolvimento socioeconômico, fomentado pela geração de emprego, renda e qualificação profissional. Alguns dos participantes do curso poderão ser contratados para atuar em sua operação florestal de silvicultura (plantio) em Ribas do Rio Pardo. Os demais participantes estarão capacitados para atuar em outras empresas do mercado, com certificado do Senai, uma das instituições mais respeitadas do País”, afirma Elaine Maria Dias, coordenadora de Recursos Humanos da Suzano.

As pessoas que não têm acesso a internet poderão procurar uma das unidades da Evoluir RH – empresa parceira da Suzano que atuará na seleção dos interessados e interessadas em participar dos cursos – para fazer sua inscrição e/ou esclarecer dúvidas (até o dia 11/03, em horário comercial). Em Ribas do Rio Pardo, o escritório da Evoluir RH está localizado na Rua Carlos Ancone, 496, Vista Alegre, e o telefone de contato é (67) 98412-4490 (WhatsApp). Em Três Lagoas, a unidade fica na Rua Aparício da Silva Camargo, 298, Jardim Roriz, e os telefones são (67) 3521-7734 e (67) 98465-7734 (WhatsApp).

Requisitos

As inscrições para os cursos de formação da Suzano são abertas a todas as pessoas interessadas, sem distinção de gênero, idade, etnia, origem, classe social, formação, deficiência e orientação sexual, desde que atendam a alguns pré-requisitos. Para o curso de Qualificação Profissional Mecânico Comboísta, os pré-requisitos são: Ensino Fundamental incompleto e CNH (Carteira Nacional de Habilitação) na categoria C ou D.

Sobre a Suzano

A Suzano é referência global no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras, de origem renovável, e tem como propósito renovar a vida a partir da árvore. Maior fabricante de celulose de eucalipto do mundo e uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, atende mais de 2 bilhões de pessoas a partir de 11 fábricas em operação no Brasil, além da joint operation Veracel. Com 97 anos de história e uma capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano, exporta para mais de 100 países. Tem sua atuação pautada na Inovabilidade – Inovação a serviço da Sustentabilidade – e nos mais elevados níveis de práticas socioambientais e de Governança Corporativa, com ações negociadas nas bolsas do Brasil e dos Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www.suzano.com.br

Informações à Imprensa

Performa Comunicação

Cachorro é vítima de maus-tratos e morre de fome em MS

0

Dono dele foi autuado em R$ 1 mil pela PMA

Vítima de maus-tratos, cachorro foi encontrado morto, nesta terça-feira (8), na cidade de Nova Andradina.

O dono dele foi autuado em R$ 1 mil pela PMA (Polícia Militar Ambiental).

De acordo com as informações da PMA, o cachorro foi encontrado morto na residência do Bairro Centro Educacional após denúncia de uma veterinária, que acionou a polícia.

De acordo com o laudo, a morte do cão foi por falta de cuidados, pois não havia cobertura para o animal no quintal, ainda com a presença de ectoparasitas e sinais de desnutrição.

A PMA foi ao local e autuou o dono do cachorro em R$ 1 mil.

 A multa administrativa será julgada pelo órgão ambiental estadual, depois de ampla defesa do autor. Ele também responderá por crime ambiental de maus tratos. A pena prevista para este tipo de crime é de dois a cinco anos de reclusão.

Onça invade casa em Bataguassu

0

Dono da casa acordou com cachorros latindo e agitados

Uma onça parda invadiu uma casa, na manhã desta quarta-feira (9), em Bataguassu.

Equipes do Corpo de Bombeiro foram no local na Avenida Padre Anchieta, no Bairro São Francisco para resgatar o felino.

Onça invade casa em Bataguassu

Segundo informações apuradas pelo Da Hora Bataguassu, o proprietário acordou com o barulho dos cachorros que estavam bastante agitados e percebeu a presença da onça no imóvel.

Onça invade casa em Bataguassu

As equipes do Corpo de Bombeiros fazem a prevenção da residência e aguardam também a chegada da Polícia Militar Ambiental, que já foi acionada. No local também funciona uma tapeçaria.

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.