11.2 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de junho de 2026
Início Site Página 1996

SIG de Três Lagoas recupera mais celular furtado há 15 dias

0

Esse é o quinto aparelho recuperado pela equipe de policiais do SIG, conseguindo ressarcir o prejuízo de R$ 1.400 à vítima

Na tarde da última sexta-feira (04/03), a Polícia Civil de Três Lagoas, através da Seção de Investigações Gerais (SIG), durante investigações acerca de furtos de aparelhos de celulares ocorridos no município, recuperou um aparelho telefônico, da marca Samsung, modelo Galaxy A12, furtado três dias antes, no bairro Nova Americana neste.

Na data dos fatos, a vítima deu carona com o seu veículo para um conhecido, e após este indivíduo ter desembarcado, ao chegar em sua residência, a vítima constatou a falta do seu aparelho celular, o qual estava acondicionado no porta-luvas do veículo. Em seguida, consultou a pessoa a quem deu carona, que negou ter subtraído o objeto.

SIG de Três Lagoas recupera mais celular furtado há 15 dias

Após o registro do boletim de ocorrência, uma equipe policial da SIG/TL iniciou as investigações, localizando o aparelho de celular na posse de um indivíduo, de 20 anos de idade, morador do bairro Jardim Roriz. O indivíduo foi conduzido até a sede da SIG/TL, onde foi ouvido em declarações, alegando ter adquirido tal aparelho telefônico na tarde anterior, de um outro rapaz, em um grupo de compras e venda de aparelhos eletrônicos, chamado “DESAPEGA”, numa rede social que fazia parte.

Em razão dos fatos, foi registrado em desfavor do suspeito, o boletim de ocorrência pela prática do crime de receptação.

O respectivo aparelho de celular apreendido pela equipe policial foi devidamente restituído ao legítimo proprietário. O objeto foi avaliado em R$ 1.400,00 (Hum mil e quatrocentos reais)

As investigações continuarão para apuração da autoria do furto do objeto.

Denúncias poderão ser realizadas através dos telefones 67.3929.1173 ou 67-9.9226.8210(WhatsApp).

Mega-Sena acumulada sorteia nesta quarta prêmio de R$ 107 milhões

0

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília

A Mega-Sena sorteia nesta quarta-feira (9) um prêmio acumulado em R$ 107 milhões.Mega-Sena acumulada sorteia nesta quarta prêmio de R$ 107 milhõesMega-Sena acumulada sorteia nesta quarta prêmio de R$ 107 milhões

As seis dezenas do concurso 2.461 serão sorteadas, a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, 750, na cidade de São Paulo.

), nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet. A aposta simples, com seis dezenas marcadas, custa R$ 4,50.

Segundo a Caixa, caso apenas um apostador ganhe o prêmio da faixa principal, e aplique todo o valor na poupança, receberá R$ 535 mil de rendimento no primeiro mês.

Troféu Celina Jalad: “Temos que reconhecer o papel das mulheres na sociedade”, diz Cel David

0

Devido à pandemia, a homenagem foi feita de forma virtual e posteriormente será feita a entrega do prêmio, respeitando todos os protocolos de biossegurança

A Assembleia Legislativa realizou na terça-feira (8), no Plenário Júlio Maia, a sessão solene híbrida para a entrega do Troféu Celina Jallad, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Sempre atento e dedicado à valorização das mulheres nos mais diversos cenários, o deputado Coronel David (sem partido) aproveitou a oportunidade e homenageou dois importantes nomes, as senhoras Cátia Teresinha Duarte de Almeida e Odete Souza Porto.

Mulheres de representatividade


Comovida pelas dificuldades que os pacientes enfrentam quando recebem alta hospitalar e não tem apoio familiar ou acompanhamento pós-cirurgia de câncer, Odete Souza Porto fundou a Casa de Apoio no assentamento Santa Mônica em Terenos – MS, onde fornece fisioterapia, alimentação e condução.

“Eu fiquei muito feliz, pois não imaginei que um dia meu trabalho seria reconhecido e receber essa homenagem é um momento muito importante na minha vida, principalmente vindo de uma pessoa que gosta de fazer o bem, que não mede esforços e dá o seu melhor pela sociedade. Eu só quero ajudar as pessoas, esse foi um dos melhores presentes que já recebi e dedico a todos que trabalham comigo na Casa de Apoio. Deus abençoe o trabalho do Coronel David e que ele continue trabalhando pelo nosso MS”, destacou Odete.

Troféu Celina Jalad: “Temos que reconhecer o papel das mulheres na sociedade”, diz Cel David

Força e reconhecimento

Já Cátia Teresinha Duarte de Almeida, formada em marketing com especialização em varejo, MBA em gestão estratégica de pessoas, com curso de cerimonial pela associação brasileira de cerimonial e protocolo – Brasília/DF, que desde 2016, atua na gerência do setor de captação de recursos financeiros, materiais e eventos do hospital Santa Casa de Campo Grande foi homenageada pelo Coronel David.

Troféu Celina Jalad: “Temos que reconhecer o papel das mulheres na sociedade”, diz Cel David

“Agradeço a indicação do deputado Coronel David para receber esta homenagem tão maravilhosa. Estou muito emocionada por receber essa honraria tão importante, que é o Troféu Celina Jalad, que tem um significado muito especial. Ter seu trabalho reconhecido por minimizar o impacto da dor do próximo é muito gratificante. É uma honra enquanto pessoa e enquanto profissional”, destacou emocionada.


Devido à pandemia, a homenagem foi feita de forma virtual e posteriormente será feita a entrega do prêmio, respeitando todos os protocolos de biossegurança.

Honraria

“Parabenizo todas as mulheres por esta data e reforço que elas devem ser lembradas por seu papel importante e sua atuação na sociedade. Como parlamentar vou buscar sempre criar ações que tragam dignidade, respeito e melhorias às mulheres sul-mato-grossenses”, destacou Coronel David.

Troféu Celina Jalad: “Temos que reconhecer o papel das mulheres na sociedade”, diz Cel David

Troféu Celina Jalad
O troféu leva o nome de Celina Martins Jallad, homenagem à deputada estadual por vários mandatos consecutivos, vice-presidente da ALEMS, e também presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), que faleceu no dia 28 de fevereiro de 2011, aos 64 anos, por não resistir a uma cirurgia de emergência que tinha o objetivo de reparar um aneurisma da aorta abdominal.

Assessoria Coronel David

Ex-funcionário furta oficina e acaba preso em Ivinhema

0

Autor aproveitou da relação próxima de amizade para subtrair os itens furtados

A Polícia Civil recuperou, na manhã de ontem (8), objetos que foram furtados em uma oficina mecânica, na cidade de Ivinhema.

Da oficina foram subtraídos:  01 gerador de energia e 01 equipamento de solda maçarico (com mangueiras, registro e dois botijões).

Assim que recebeu a notícia do crime, a Polícia Civil iniciou trabalho de investigação e apurou que o furto teria sido praticado por um ex-funcionário da oficina.

O autor foi localizado e confessou os crimes praticados.

Além da empresa que foi vítima do furto qualificado, outras duas foram vítimas do crime de estelionato, uma vez que os itens furtados foram vendidos para donos de comércios locais, sendo induzidos pelo autor a uma falsa concepção sobre os equipamentos com o intuito de obter vantagem ilícita para si.

Os equipamentos, que juntos foram avaliados em torno de R$ 13.000,00, serão entregues aos respectivos donos e o procedimento de investigação contra o autor continuará pelos crimes de furto qualificado com abuso de confiança e estelionato até a finalização do Inquérito Policial.

PF deflagra operação contra tráfico de drogas em MS

0

Operação foi deflagrada na manhã de hoje

A Polícia Federal deflagrou, na manhã de hoje (9), a Operação Chupim com o intuito de desarticular organização criminosa responsável pela logística de escoamento de grandes quantidades de drogas embarcadas na região de Pedro Juan Caballero/Paraguai, divisa com Ponta Porã/MS, tendo como destino final os grandes centros urbanos do Brasil.

A operação teve início em setembro de 2021, a partir da apreensão de um caminhão, em Ponta Porã/MS, carregado com mais de uma tonelada de maconha.

A peculiaridade da apreensão, que inclusive deu origem ao nome da operação, é que a organização criminosa estruturou sofisticada logística que ludibriou o motorista do caminhão, o qual não sabia da existência da droga, que estava oculta em compartimento adrede preparado em meio a carga lícita de outros produtos.

A Justiça Federal de Ponta Porã/MS expediu mandados de busca e apreensão e de prisão temporária em desfavor dos responsáveis por operacionalizar o esquema criminoso. As ordens judiciais estão sendo cumpridas em Ponta Porã/MS, Londrina/PR e Cambé/PR.

​O nome de batismo da operação é uma alusão ao esquema empregado pela organização criminosa, que cooptou o motorista através de anúncio em aplicativo de agenciamentos de cargas pela internet.

Assim como o pássaro “Chupim”, conhecido por colocar seus ovos para que outros pássaros criem seus filhotes, a ORCRIM introduziu a droga em meio a cargas lícitas, sem o conhecimento do motorista.

A organização desenvolveu anúncio em aplicativo de fretes pela internet, empresas de fachada para embarcar as cargas lícitas com drogas ocultas e outras artimanhas para enganar o motorista.

IEL oferece vaga de estágio em Três Lagoas

0

No município, a vaga é para estudantes de Contabilidade; também há vagas para Capital

O IEL tem 181 vagas disponíveis em Campo Grande, Dourados, Maracaju, Corumbá, Sidrolândia e Três Lagoas.

Todas as informações sobre os detalhes das vagas estão no link http://sne.iel.org.br/sne/ms, basta acessar e preencher o cadastro.

Confira as oportunidades para cada cidade:

Campo Grande

A Capital tem 148 oportunidades nas áreas de Ciência da Computação, Engenharia de Software, Administração, Publicidade e Propaganda, Arquitetura, Design de Interiores, eletroeletrônica, Ciências Contábeis, Jornalismo, Direito, Técnico em Edificações, Letras, Logística, Marketing, Educação Física, Processos Gerenciais, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Nutrição, Técnico em Informática, Técnico em Química, Telemarketing e Ensino Médio.

Dourados

Na segunda maior cidade do Estado, são 29 vagas nas áreas de Enfermagem, farmácia Ciências Contábeis, Pedagogia, Farmácia e Ensino Médio.

Corumbá

A Cidade Branca está com 1 oportunidade para Administração.

Três Lagoas

No município, a vaga é para estudantes de Contabilidade.

Maracaju

Para Maracaju tem 1 oportunidade para quem cursa Pedagogia.

Sidrolândia

Em Sidrolândia a chance é para estudantes do ensino médio, com 1 vaga.

Presidente sanciona lei que prevê retorno de grávidas ao presencial

0

Texto condiciona retorno à imunização completa contra a covid-19

O presidente Jair Bolsonaro sancionou um projeto de lei que muda as regras para o afastamento da empregada gestante, inclusive a doméstica, das atividades laborais durante o período de pandemia. O texto determina o retorno presencial de trabalhadoras grávidas após a conclusão do esquema vacinal contra a covid-19, com duas doses ou dose única (no caso da vacina da Janssen).

A medida foi aprovada de forma definitiva pelo Congresso Nacional em fevereiro, modificando uma lei que estava em vigor desde o ano passado, e que garantia às mulheres grávidas o afastamento do trabalho presencial sem prejuízo do salário.   

A nova lei, que será publicada no Diário Oficial de quinta-feira (10), estabelece as hipóteses em que o retorno ao regime presencial é obrigatório para mulheres grávidas: encerramento do estado de emergência; após a vacinação (a partir do dia em que o Ministério da Saúde considerar completa a imunização); se ela se recusar a se vacinar contra o novo coronavírus, com termo de responsabilidade; ou se houver aborto espontâneo com recebimento do salário-maternidade nas duas semanas de afastamento garantidas pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

O afastamento do trabalho presencial só continua mantido para a mulher que ainda não tenha completado o ciclo vacinal. 

O texto considera que a opção por não se vacinar é uma “expressão do direito fundamental da liberdade de autodeterminação individual”. Segundo a medida, caso decida por não se imunizar, a gestante deve assinar um termo de responsabilidade e livre consentimento para o exercício do trabalho presencial.

Para os casos em que as atividades presenciais da trabalhadora não possam ser exercidas remotamente, ainda que se altere suas funções, respeitadas suas competências e condições pessoais, a situação deve ser considerada como gravidez de risco até a gestante completar a imunização e poder retornar ao trabalho presencial.

Durante esse período, ela deve receber o salário-maternidade desde o início do afastamento até 120 dias após o parto ou, se a empresa fizer parte do programa Empresa Cidadã de extensão da licença, por 180 dias. Entretanto, não poderá haver pagamento retroativo à data de publicação da lei.

*Agência Brasil

Sol predomina e temperaturas seguem elevadas nesta quarta-feira

0

Neste dia as temperaturas podem registrar mínimas entre 21°C a 25°C, e as máximas tendem a variar entre 34°C a 38°C.

Nesta quarta-feira (09) o dia será ensolarado com variação de nebulosidade, e há chance de pancadas de chuva em áreas isoladas de Mato Grosso do Sul. O tempo quente e seco será favorecido pela atuação de um sistema de alta pressão no Estado.

De acordo com o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima, as temperaturas podem atingir máximas de 38°C, e os níveis de umidade relativa do ar podem ficar bastante baixos com índices entre 15% a 35% especialmente nos municípios das regiões centro-sul e leste do Estado.

Sol predomina e temperaturas seguem elevadas nesta quarta-feira

Presidente americano suspende importação de petróleo da Rússia

0

Biden disse que preço da gasolina vai subir ainda mais

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou no início da tarde de hoje (8) a suspensão das importações de petróleo da Rússia. Biden reconheceu que muitos países aliados, devido à dependência energética, podem não ser capazes de tomar medidas parecidas.Presidente americano suspende importação de petróleo da RússiaPresidente americano suspende importação de petróleo da Rússia

“Os Estados Unidos produzem muito mais petróleo domesticamente do que todos os países europeus juntos. Na verdade, somos também exportadores, então podemos assumir essa medida, outros não podem. Estamos trabalhando também com parceiros europeus para reduzir a dependência da energia russa”, afirmou Biden.

O mandatário americano afirmou também o apoio de mais de 1 bilhão de dólares de assistência para segurança na Ucrânia em carregamentos de equipamentos de defesa e também apoio humanitário, tanto para os ucranianos que saíram quanto para os que estão lutando no país.

“Estamos implementando o pacote de sanções mais significativo da história e que está causando danos significativos na economia russa. O rublo [moeda oficial russa] caiu 50% em relação ao início da guerra, o rublo agora vale menos do que 1 centavo de dólar. Cortamos vários bancos russos do sistema financeiro internacional, o que dificulta que eles façam transações com o restante do mundo”, ressaltou Biden. 

O presidente americano disse ainda que Vladimir Putin, mandatário russo, já está prejudicando as famílias americanas devido a um aumento nos preços dos combustíveis. ”Desde que Putin entrou na Ucrânia, o preço da gasolina subiu 75 centavos de dólar. E vou fazer de tudo para evitar que suba ainda mais. Estamos liberando 60 milhões de barris de petróleo. A metade, 30 milhões, vai vir das reserva estratégica dos Estados Unidos e estamos tomando outras medidas para que o fornecimento de energia global continue”, disse Biden.

Além disso, o presidente dos Estados Unidos ressaltou que a Europa também tem que acabar com a dependência em relação ao petróleo russo. Ele disse ainda que a invasão na Ucrânia deveria motivar a transição para energias mais limpas, como o uso de carros elétricos, por exemplo. “Quando fizermos isso, ninguém vai ficar preocupado com o preço da gasolina no futuro. Isso vai significar que um país não poderá usar os preços da gasolina contra outro país como arma”.

Por Marieta Cazarre – Repórter da Agência Brasil – Washigton

CESP incentiva o empoderamento feminino no campo em Rosana (SP)

0

Na semana em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, a companhia reafirma o compromisso com o Projeto Impulsionando Mulheres, que visa promover a geração de trabalho e renda e o protagonismo das mulheres do Assentamento Porto Maria

São Paulo, 8 de março de 2022 – Na semana em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, a Companhia Energética de São Paulo (CESP) reafirma o seu compromisso de incentivar o empoderamento feminino dentro e fora de suas usinas hidrelétricas. Com o objetivo de promover o protagonismo das mulheres e a geração de trabalho e renda no campo a companhia neste ano, dá continuidade aos trabalhos iniciados em 2021, no Projeto Impulsionando Mulheres no Assentamento Porto Maria, em Rosana (SP).

A iniciativa faz parte da Plataforma de Sustentabilidade e agenda de ESG da companhia, e tem o objetivo de, por meio de capacitações e consultorias especializadas voltadas para o público feminino, dar mais autonomia para as mulheres do campo, fortalecer o desenvolvimento local, a produção de alimentos e impulsionar o turismo rural na região.  

A CESP acredita e defende a igualdade de gênero dentro e fora de suas operações e o Projeto Impulsionando Mulheres veio ao encontro desse tema prioritário para a empresa. Ele surgiu por meio do diagnóstico participativo elaborado pela companhia, que detectou um grupo de mulheres organizadas em Porto Maria. Este grupo nos chamou a atenção pelo potencial que essas mulheres têm e pela vontade delas de se desenvolverem. O projeto foi iniciado em 2021 e, em poucos meses de atuação, os resultados estão nos mostrando que estamos no caminho certo”, destaca Paula Keiko Takeda Nakayama, analista de Sustentabilidade da CESP.

CESP incentiva o empoderamento feminino no campo em Rosana (SP)

Entre as conquistas do grupo, está o aumento considerável de integrantes. Quando iniciado, o projeto contava com a participação de cerca de cinco mulheres. Hoje, este número saltou para 21 participantes do sexo feminino. Outro marco foi a criação e regularização da Associação das Mulheres Assentadas de Porto Maria (AMAPOMA), o que deverá abrir portas para novos mercados consumidores e oportunidades de captação de recurso.

A pandemia trouxe um contexto de fragilidade para todos, e com este grupo de mulheres não foi diferente, porém viram no projeto, mais um incentivo para seguir em frente. Todas as atividades e oficinas realizadas no ano passado foram definidas em parceria com elas, visando atender o que elas precisam. Os resultados foram tão positivos que elas ingressaram como grupo estratégico do Desafio Voluntário da CESP, ação desenvolvida no ano passado para que colaboradores promovessem oficinas dentro de suas áreas de atuação. E dentre os participantes, esteve o CEO da CESP, Mario Bertoncini”, completa Karina Ferreira dos Santos, analista de Sustentabilidade companhia.

A palestra ministrada pelo diretor-presidente da CESP teve como foco gestão. Além disso, as mulheres participaram de oficinas sobre comunicação e ferramentas digitais de divulgação, segurança, associativismo, legislação, combate a incêndios florestais, coleta correta de resíduos, entre outros.

EXPECTATIVA

Atualmente, o grupo de mulheres atua com a produção de hortaliças, leite e derivados (queijos, doces caseiros, pães e massas), além de artesanatos. A expectativa para este ano é aumentar a produtividade local, fortalecer as vendas de alimentos e ganhar novos mercados consumidores.

CESP incentiva o empoderamento feminino no campo em Rosana (SP)

É o que espera também Rosani Bolduan, tesoureira da Associação. Aos 47 anos, ela mora no assentamento desde 2008 e viu no projeto a injeção de ânimo que precisava. “Sempre fui dona de casa, tirava leite, etc, do lar mesmo. Daí comecei a bordar chinelos e depois veio a ideia de preparar o macarrão com massa caseira. Com o projeto, estou me sentindo mais corajosa e otimista. Acredito que virão muitas coisas boas. A nossa expectativa é de muito trabalho e luta para este ano, o que vai ser muito bom para todas nós”, ressalta.

A formalização da Associação possibilita que o grupo participe de programas de compras públicas do governo federal, como o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), o que irá colaborar com o aumento das vendas. Paralelamente, o Projeto Impulsionando Mulheres deverá atuar para fomentar o turismo rural na região. Colaboradores da CESP, também por meio do Desafio Voluntário, apoiaram o grupo fazendo pequenos reparos na pousada da Associação.

“Este espaço antes era um restaurante, que foi adaptado para uma pousada.  No ano passado, a CESP nos ajudou com uma pequena reforma do telhado, compra de tintas, reposição de algumas portas e janelas danificadas e vazamentos”.

Sobre a CESP

A CESP – Companhia Energética de São Paulo – atua na geração e comercialização de energia elétrica. Fundada em 1966, a Companhia detém a concessão de duas usinas de geração hidrelétrica, instaladas nas bacias hidrográficas do Rio Paraná e do Rio Paraíba do Sul, no estado de São Paulo. Juntas, as unidades Engenheiro Sergio Motta (Porto Primavera) e Paraibuna somam 1.627 MW de capacidade instalada. 

Em 2020, as usinas geraram 9.064 GWh de energia, montante este que sustenta o objetivo de eficiência e que garante padrão de qualidade e de competitividade no setor. Faz parte da cultura da CESP gerar valor sem deixar de cumprir seu papel no âmbito socioambiental. Por isso, são desenvolvidos projetos de recuperação e conservação dos ecossistemas e da biodiversidade, assim como iniciativas com as comunidades das localidades em que a Companhia atua.

Com o processo de privatização da CESP, desde dezembro de 2018, a Companhia é controlada por uma joint venture formada pela Votorantim Energia e pelo Canada Pension Plan Investments (CPP Investments)

Informações à Imprensa

Infomuts – Informação Inteligente

Polícia Militar recupera 02 veículos furtados em Três Lagoas

0

Policiais do 2º BPM em menos de 24 horas conseguiram localizar o Ford/Fiesta e uma motocicleta que estavam em locais diferentes. Os veículos foram levados à delegacia para serem entregues aos proprietários

Nesta terça-feira, 08 de março, equipes de policiais militares do 2º Batalhão de Polícia Militar de Três Lagoas conseguiram recuperar dois veículos que haviam sido furtados na cidade.

Nesta terça-feira, por volta das 10h20, uma guarnição de radiopatrulha do 2º Batalhão foi acionada a verificar denuncia via 190 relatando que haveria um veículo abandonado no bairro Vila Verde, onde deslocaram em diligências vindo a localizar o Ford/Fiesta, de cor branca. O automóvel estava estacionado na Rua D.  

Durante checagens nos sistemas policiais tomaram conhecimento que o carro havia sido furtado no dia 07 de março, no endereço Rua Getúlio Marques Garcia, no bairro Jardim Alvorada.

Polícia Militar recupera 02 veículos furtados em Três Lagoas

Já por volta das 14h10, outra guarnição do 2º Batalhão foi solicitada a verificar uma denúncia via 190, informando que uma motocicleta, de cor prata, estaria escondida dentro de um terreno baldio, momento em que deslocaram e durante buscas localizaram a motocicleta Honda/CG 125 Titan ES, escondida em meio à vegetação, na Rua Eurídice Chagas Cruz, no bairro Vila Nova.

Ambos os veículos após serem recuperados foram encaminhados a delegacia de polícia para serem restituídos a seus proprietários.

Vereadores aprovam reajuste para administrativos e professores de Três Lagoas

0

Também foi aprovado em Plenário, o projeto de emenda a Lei Orgânica nº 01, de 18 de fevereiro de 2022, que altera o art.20 da Lei Orgânica do município de Três Lagoas

A pauta da sessão do dia 08 de março foi extensa, teve 16 projetos de lei, um veto, um projeto de emenda e dois projetos de resolução, na Ordem do Dia. O destaque foi a aprovação do projeto de lei nº 11, encaminhado pelo Executivo e que garante um reajuste de 12.86%, para servidores do quadro administrativo da Educação. O pl foi analisado em regime de urgência e foi aprovado por unanimidade.

Os profissionais do Magistério Público da Educação Básica receberão um índice escalonado de maneira gradual, sendo: 17.05%, para exercício de 2022 e de 6,79%, mais o índice do Piso Nacional definido pelo MEC, para os exercícios de 2023 a 2025.

Os dois reajustes foram pactuados com o Sindicato dos Trabalhadores da Educação (SINTED) e validados em Assembleia Geral da categoria.

Também foi aprovado em Plenário, o projeto de emenda a Lei Orgânica nº 01, de 18 de fevereiro de 2022, que altera o art.20 da Lei Orgânica do município de Três Lagoas e mantido o veto integral ao autógrafo da lei nº 3.823, de 08 de novembro de 2021, que institui no calendário oficial de datas e eventos do município de Três Lagoas–MS, o dia do feirante e dá outras providências. 

Outros 10 pls foram arquivados, pois não receberam parecer favorável da CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e redação Final).

Encaminhamento

Ainda durante a Ordem do Dia, seis projetos de lei foram encaminhados para as Comissões Permanentes, para análise e emissão de parecer. São eles:

PROJETO DE LEI Nº 85 DE 12 DE AGOSTO DE 2021: determina a inclusão nos sites da prefeitura do município e da câmara municipal de três lagoas, de relação de serviços de proteção à mulher vítima de violência.

Comissão de Saúde

PROJETO DE LEI Nº 90 DE 19 DE AGOSTO DE 2021: determina a inclusão nos sites da prefeitura do município e da câmara municipal de três lagoas, de banner com link para encaminhamento direto de informações e canais de combate e denúncia ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

Comissão de Saúde

PROJETO DE LEI Nº 125 DE 26 DE OUTUBRO DE 2021: institui a campanha permanente de orientação e conscientização sobre o envelhecimento ativo e saudável no município de Três Lagoas-MS.

Comissão de Saúde

PROJETO DE LEI Nº 64   DE 27 DE MAIO DE 2021: dispõe sobre o programa crianças seguras nas escolas da rede pública de ensino do município de Três Lagoas/MS.

Comissão de Finanças

PROJETO DE LEI Nº 118 DE 07 DE OUTUBRO DE 2021: dispõe sobre a proibição de nomeação para cargos em comissão e função de confiança de pessoas que tenham sido condenadas pela lei federal 11.340/2006 (Lei Maria da Penha).

Comissão de Finanças

DIA DA MULHER

No que se refere ao Dia Internacional da Mulher, os vereadores fizeram questão de destacar na Tribuna, a violência contra a mulher, que tira a vida de muitas; repudiar falas preconceituosas e misóginas, enfatizando os riscos e desrespeitos que as mulheres enfrentam, nos dias atuais.

“E justamente, no mês da mulher, a fala machista, repudiante e asquerosa, me refiro a uma das maiores indignidades, que já ouvi de um deputado estadual (Arthur Lira- PODEMOS SP). A fala do deputado, agredi as mulheres, não só da Ucrânia, mas de todo mundo”, frisou a vereadora Charlene Bortoleto.

A vereadora Sayuri Baez parabenizou todas as mulheres pela data e citou o trabalhando das representantes da AFADA (Associação Fazendo a Diferença no Autismo), Nadir Villalva e Neide Lima (presentes em Plenário, pela luta incansável, em prol das mães e familiares de autistas, do município. Ela ainda convidou todos a visitar uma exposição sobre mulheres que ocorre, no Três Lagoas Shopping.

A vereadora Sirlene lembrou de dois feminicídios ocorridos, no final de semana, no município. “Sinto muito por estas famílias, que perderam seus entes queridos, no mês dedicado as mulheres. Por covardia, de certos homens. A mulher tem que ser amada, respeitada, ninguém tem o direito de tirar a vida de ninguém”, destacou.

A vereadora Marisa Rocha também situações casos de violências, ocorridos no município e pediu as mulheres que na data façam uma reflexão sobre o que pode ser feito para combater a violência contra a mulher. “É hora de dar uma basta nesta situação. Tenham coragem, vamos mudar nossa história, não vamos mais ser vítimas de feminicídio”, enfatizou.

Marisa e Sirlene apresentaram uma indicação conjunta pedindo ao prefeito e secretários de Infraestrutura e de Desenvolvimento, a possibilidade de implantar em nosso município o Projeto de lei que cria o selo de responsabilidade social “parceiros das mulheres”, certificando empresas que priorizam a contratação de mulheres vítimas de violência doméstica.  

Evalda Reis fez questão de destacar a atuação parlamentar das vereadoras Marisa Rocha e Sirlene dos Santos Pereira, que apresentam sempre importantes propostas, que colaboram com a população, com as mulheres. Neste sentido, Evalda também se colocou à disposição, para contribuir e somar na atual legislatura.

Vereadores aprovam reajuste para administrativos e professores de Três Lagoas
Aldeneide Alves de Lima Pereira e a veredora Charlene Bortoleto (Foto: Assessoria)

Ainda durante a sessão, a integrante da diretoria da AFADA (Associação Fazendo a Diferença no Autismo), Aldeneide Alves de Lima Pereira foi homenageada, pelos relevantes serviços prestados a comunidade.

Neide Lima é casada há 24 anos com Gerson Marques Pereira, tem dois filhos: Natália e Henrique. Ela recebeu uma Moção de Congratulação e flores da vereadora.

Na noite desta terça-feira (8), a partir das 19h, haverá uma sessão solene, no Plenário da Câmara, para homenagear mulheres da cidade, com Moção de Congratulação. Os títulos serão entregues pelas cinco  vereadoras, da atual legislatura, para personalidades e lideranças femininas que fazem a diferença no município.

Reinaldo Azambuja defende mudança na “base da sociedade” para defesa das mulheres

0

Ele afirmou que todos os esforços e avanços só serão suficientes quando a sociedade se unir no mesmo propósito

Em evento alusivo ao Dia Internacional da Mulher, realizado nesta terça-feira (8), na Governadoria, o governador Reinaldo Azambuja fez uma reflexão sobre as políticas públicas de proteção às mulheres adotadas pelo Governo do Estado nos últimos sete anos.

Ele afirmou que todos os esforços e avanços só serão suficientes quando a sociedade se unir no mesmo propósito.

“Penso que além dos deveres do Estado, a grande mudança precisa acontecer na base da nossa sociedade e tudo começa dentro de casa, na maneira como criamos nossos filhos e filhas. É neste momento que os valores como respeito e igualdade definem o caráter de cada um, e essa não é tarefa só dos poderes públicos, mas de cada um de nós na rotina de cada dia”, afirmou Reinaldo Azambuja.

Neste Dia Internacional da Mulher, a Subsecretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (SPPM) do Governo do Estado organizou evento para entregar uma série de equipamentos para órgãos da rede de proteção à mulher instalados em 18 municípios da faixa de fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai e a Bolívia.

Com investimentos de R$ 439,8 mil, foram adquiridos computadores, mesas e cadeiras giratórias e fixas para a estruturação das coordenadorias da mulher dos municípios fronteiriços. Deste recurso, R$ 400 mil são de emenda parlamentar da deputada federal Bia Cavassa e R$ 39,8 mil corresponde à contrapartida do Governo do Estado, visando contribuir para a melhoria da qualidade do atendimento e dos serviços oferecidos.

Os investimentos foram feitos dentro do programa MS Fronteiras, que reúne os municípios Amambai, Aral Moreira, Antônio João, Bela Vista, Caracol, Coronel Sapucaia, Corumbá, Eldorado, Iguatemi, Japorã, Ladário, Laguna Caarapã, Mundo Novo, Paranhos, Porto Murtinho, Ponta Porã, Sete Quedas e Tacuru.

Na mesma cerimônia, o governador Reinaldo Azambuja assinou documentos promovem políticas públicas para as mulheres.

Brasil registra 78ª posição em ranking sobre igualdade de gênero

0

Pontuação do país no Índice de Gênero dos ODS 2022 chegou 66,4

O Brasil alcançou a 78ª posição no ranking que mede igualdade de gênero em 144 países. O dado faz parte do Índice de Gênero dos ODS 2022, desenvolvido pela Equal Measures 2030, um relatório global que avalia a evolução dos países em metas e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para a agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

A pontuação do Brasil chegou 66,4, atrás de países como Uruguai (31º), Argentina (44º), Chile (49º) e Paraguai (74º). Na edição anterior do ranking, em 2019, a posição do país era a 77ª.

De acordo com o documento, a pandemia de covid-19 expôs ainda mais a desigualdade de gênero no mundo. A publicação aponta que menos de um quarto dos países está fazendo progressos considerados rápidos em direção à igualdade de gênero, e um em cada três países não está fazendo nenhum progresso ou está se movendo na direção errada.

“Para dar um exemplo, o Brasil ainda é o quinto no ranking mundial de casamentos infantis em números absolutos. Isso porque o problema é ainda maior quando consideramos as uniões informais, muito mais frequentes por aqui”, explicou a gerente de empoderamento econômico e gênero da Plan International Brasil, Raíla Alves. “Embora, em 2019, o Brasil tenha mudado a legislação sobre o casamento infantil, ela ainda tem uma brecha, pois permite a união a partir dos 16 anos com a autorização de responsáveis e/ou da Justiça. Na prática, os casamentos continuam ocorrendo e atingem, principalmente, meninas com menos de 18 anos”, acrescentou.

De acordo com o documento, a pontuação do índice do Brasil estagnou com o “não progresso” entre 2015 e 2020. Segundo Raíla Alves, atualmente “não há projeção de avanço às metas da Agenda 2030, sobretudo no que tange ao quesito de igualdade de gênero e empoderamento de meninas e mulheres”. “[Este cenário] representa um prejuízo que pode afetar não só as meninas de hoje, mas as gerações futuras também”, ponderou.

Índice
O índice abrange 56 indicadores-chave em 14 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Dos 144 países pesquisados, 135 têm estatísticas de pelo menos dois anos, o que possibilita acompanhar o progresso entre 2015 e 2020. Segundo o relatório, não é possível “voltar ao normal” em relação à igualdade de gênero em um cenário pós-pandemia.

“Voltar ao normal seria retomar um cenário anterior à pandemia. Comparando a posição do Brasil em 2019 à atual, percebemos que pouco mudou. Por isso, para alcançarmos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para 2030 não basta só retomar o que fazíamos antes. Vamos precisar acelerar muito para recuperar o tempo perdido. E isso não diz respeito apenas ao Brasil, mas a boa parte dos países no mundo”.

O documento apontou ainda que nenhum dos 144 países pesquisados alcançou a igualdade de gênero e nenhum país tem o melhor desempenho do mundo – ou mesmo entre os dez melhores do mundo – em todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Segundo o documento, em 2020, mais de três bilhões de meninas e mulheres ainda viviam em países com pontuações “ruim” ou “muito ruim” para igualdade de gênero.

Por outro lado, o índice aponta que mais da metade dos países em todo o mundo estão se movendo na direção certa em relação à igualdade de gênero.

Recomendações
A pesquisa faz seis recomendações para acelerar o progresso na igualdade de gênero. Entre elas, está a reforma de leis e a adoção de políticas afirmativas. O documento sugere ainda o incentivo a grupos de jovens meninas líderes; acabar com a falta de dados sobre gênero; investimento em serviços públicos e infraestrutura social; Investimento na criação de espaços e apoio a organizações e movimentos feministas; além de trabalhar no empoderamento de garotas e mulheres jovens.

“Como o relatório aponta, “países que fazem bom uso de leis para facilitar a inclusão econômica das mulheres têm melhores resultados de saúde, nutrição e educação para mulheres e suas famílias, emprego mais resiliente para mulheres e mais mulheres na política”, afirmou Raíla.

Políticas públicas
Hoje, no Dia Internacional da Mulher, serão lançadas pelo governo iniciativas voltadas para o público feminino. Serão lançados o Programa Mães do Brasil, a Estratégia Nacional de Empreendedorismo Feminino – Brasil pra ELAS e o Comitê de Empreendedorismo Feminino. O programa promoverá a proteção integral à gestante e à maternidade. A estratégia e o comitê têm o objetivo de estimular o empreendedorismo feminino.

*Agência Brasil

Traficante de Brasilândia é preso pela polícia

0

Traficante tinha sido preso e deixado prisão recentemente

A Polícia Civil prendeu na tarde de ontem (7), rapaz de 20 anos, acusado de tráfico de drogas.

Ele foi preso em Brasilândia-MS, por uma equipe da Delegacia da cidade.

A prisão ocorreu após prévia investigação criminal, iniciada cerca de um mês atrás, quando o suspeito deixou o presídio onde cumpria pena por tráfico de drogas e passou a cumprir pena em regime aberto em Brasilândia.

Uma semana após ele deixar a prisão, a Polícia Civil já recebeu informações de que ele estaria traficando drogas novamente.

Investigadores de Polícia passaram a realizar diligências e levantaram os endereços nos quais o suspeito vendia drogas.

Já na tarde, após verificarem a intensa movimentação no local, Policiais Civis abordaram o suspeito no portão da casa dele e encontraram 04 trouxinhas de maconha no bolso da bermuda dele, além de outras 07 pedras e crack sobre um armário da cozinha.

Na sequência os Policiais foram até a segunda casa do suspeito, onde encontraram 10 trouxinhas de maconha embaladas em filme plástico transparente, 05 invólucros grandes de maconha com peso de 140 gramas, uma pedra grande de crack com peso de 181 gramas, além de 03 invólucros plásticos, contendo 45 pedras de crack.

A Polícia Civil também apreendeu balanças de precisão e petrechos empregados na embalagem e preparo da droga.

Candidatos selecionados na 1ª chamada do Sisu têm até hoje para fazer matrícula

0

O Sisu é o processo seletivo pelo qual estudantes concorrem a vagas de instituições públicas de ensino superior a partir da nota no Exame Nacional do Ensino Médio

Hoje é o último dia para candidatos selecionados na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do primeiro semestre de 2022 fazerem suas matrículas. Os estudantes aprovados deverão comparecer às instituições de ensino em que foram concedidas as vagas.Candidatos selecionados na 1ª chamada do Sisu têm até hoje para fazer matrículaCandidatos selecionados na 1ª chamada do Sisu têm até hoje para fazer matrícula

Vagas

Nesta primeira edição de 2022 do programa, foram oferecidas 221.790 vagas para 6.146 cursos de graduação, em 125 instituições públicas de ensino superior. Mais de 84,5% das vagas foram para as instituições federais (universidades e institutos).

Lista de espera

Nesta terça-feira (8) também termina o prazo para que estudantes não selecionados se inscrevam na lista de espera do Sisu. O resultado da segunda chamada será divulgado quinta-feira (10) no site do programa.

Organização Social de Cultura “Sustenidos” oferece vagas para Educadores Musicais em Três Lagoas

0

O Musicou tem como proposta implementar novos núcleos em parceria com iniciativa privada ou pública, para oferecer cursos gratuitos de iniciação musical, com canto coral e instrumentos, com ênfase na faixa etária entre 6 a 18 anos de idade

A Sustenidos – Organização Social de Cultura em parceria com a Prefeitura de Três Lagoas por meio da Secretaria de Educação e Cultura (SEMEC), realizará este ano na sede da Diretoria de Cultura, o Projeto Musicou e está ofertando vagas para contratação de educadores musicais.

As contratações são de responsabilidade da Sustenidos Organização Social de Cultura responsável pela gestão do Projeto. São oferecidas três vagas para Três Lagoas: educador(a) musical – viola caipira; educador(a) musical – percussão; educador(a) musical – canto coral e iniciação musical.

Vagas

– Educador(a) Percussão – CLIQUE AQUI

– Educador(a) Viola Caipira – CLIQUE AQUI

– Educador(a) Iniciação Musical e Canto Coral – CLIQUE AQUI

Cresce índice de contratações de mulheres na Unidade da Suzano em Três Lagoas

0

Na semana em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, a Suzano comemora o aumento na contratações de mulheres em Mato Grosso do Sul; Somente em 2021, 239 colaboradoras passaram a fazer parte do time da companhia

Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher (8 de março), a Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, celebra o aumento de mulheres atuando na Unidade de Três Lagoas (MS). Somente em 2021, 239 mulheres ingressaram nos setores industrial e florestal da companhia, o equivalente a 25% do total de contratações realizadas no período. O resultado vem ao encontro da meta de promoção da igualdade de gênero da companhia, que prevê a inserção de 30% de mulheres em posição de liderança até 2025.

“Aos poucos, o mercado de trabalho vem se moldando, abrindo mais espaço para as mulheres, e a Suzano se orgulha de estar na vanguarda dessa mudança. Ao se tornar porta de entrada para novas profissionais, sem distinção de gênero, sexo, idade, etnia ou orientação sexual, a companhia reforça seu compromisso com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Para isso, a empresa tem investido em programas de qualificação voltados para o ingresso de mulheres no setor florestal e industrial.  Além disso, a empresa também trabalha para garantir um ambiente de trabalho cada vez mais plural. Queremos mostrar que os setores florestal e da indústria de celulose também são lugar de mulher”, ressalta Angela Aparecida dos Santos, gerente de Gente e Gestão da Unidade Três Lagoas da Suzano.  

Cresce índice de contratações de mulheres na Unidade da Suzano em Três Lagoas
Luciane Amparo – Segurança do Trabalho

Luciane Amparo, 43 anos, é um dos exemplos de onde a mulher pode chegar quando há equidade nas oportunidades. Com 25 anos de atuação na área de Segurança do Trabalho, ela ingressou na Suzano em 2019. No ano seguinte, foi promovida e passou a ser a primeira mulher à frente da gestão da equipe de Segurança do Trabalho na Unidade de Três Lagoas. O pioneirismo se repetiu no ano passado, quando assumiu o posto de Gerente Regional de Segurança do Trabalho de toda a Regional Sul (que inclui, além de MS, as unidades da Suzano no interior de SP). A jornada para chegar até onde está, recorda, não foi fácil. Porém, vê grandes avanços para a igualdade de gênero no mercado de trabalho.

“Iniciei na área de segurança há 25 anos. Nessa época, a área era completamente masculina. Tive muitas dificuldades. O preconceito, no início, foi muito forte. Mas, não me arrependo. Me fortaleceu. Por isso, é tão importante que tenhamos oportunidade para todos e todas e que o respeito seja nosso maior direcionador. Hoje em dia, houve uma evolução grande e já temos muitas mulheres trabalhando na área. Na Suzano, vejo a evolução quanto as oportunidades para mulheres em todos os níveis. Temos um caminho longo pela frente, mas estamos na rota certa. Tenho muito orgulho em fazer parte dessa transformação”, ressalta Luciane.

Siméia Alves Pereira, 43 anos, também vem quebrando estereótipos. Ela participou dos programas de qualificação da Suzano, em dezembro de 2020, e, hoje, comemora seis meses de atuação na companhia como Operadora de Colheita. “Para mim, estar à frente de uma máquina de colheita é um sonho realizado. Já estou acostumada com maquinários agrícolas e florestais, mas de colheita é a primeira vez.  Eu mesma já perdi oportunidades de emprego no passado por ser mulher. E uma empresa como a Suzano, que abre as portas para todas as pessoas sem qualquer diferença, vê o funcionário e a funcionária como eles são. Aqui, na Suzano, não tem divisão entre mulheres ou homens, a empresa abraça a todos e todas com carinho. Ela busca a capacidade de cada um. E isso nós temos”, completa Siméia.

Cresce índice de contratações de mulheres na Unidade da Suzano em Três Lagoas
Siméia Alves Pereira – Operadora de Colheita

PROGRAMA PLURAL

A política de igualdade de gênero e promoção da diversidade da Suzano foi um dos fatores que mais chamou a atenção de Laura Timóteo, 28 anos, Consultora de Utilidades – Águas e Efluente da Unidade de Três Lagoas. Ela ingressou na Suzano em 2019, por meio do Programa de Trainee Jovens Engenheiros da Suzano e, um ano e meio depois, foi promovida a consultora na área de águas e efluentes. “A promoção da diversidade e igualdade de gênero foi uma das coisas que me encantou quando conheci a Suzano. Assim que entrei, ainda na ambientação, conheci o Programa Plural da empresa e vi quantas ações eram feitas e a seriedade com que o tema é tratado pela empresa. É algo pessoalmente importante e que vem ao encontro do meu propósito, que é de influenciar mulheres a ingressarem na ciência e em áreas da indústria que são, comumente, mais ocupadas por homens”, explica Laura.

Cresce índice de contratações de mulheres na Unidade da Suzano em Três Lagoas
Laura Timóteo, 28 anos, Consultora de Utilidades – Águas e Efluente da Unidade de Três Lagoas

O Programa Plural é um movimento orgânico formado por colaboradoras e colaboradores que atuam, voluntariamente, como embaixadores na promoção da diversidade e a igualdade dentro e fora da Suzano. A iniciativa nasceu em 2016 e, responsável por mudanças significativas em todas as unidades da empresa, foi ampliada em 2018 e institucionalizada em 2019, como estratégia de Sustentabilidade, Diversidade e Inclusão da Suzano. Para a Consultora de Utilidades, a inciativa já está trazendo bons resultados.

Sobre a Suzano

Suzano é referência global no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras, de origem renovável, e tem como propósito renovar a vida a partir da árvore. Maior fabricante de celulose de eucalipto do mundo e uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, atende mais de 2 bilhões de pessoas a partir de 11 fábricas em operação no Brasil, além da joint operation Veracel.

Com 98 anos de história e uma capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano, exporta para mais de 100 países. Tem sua atuação pautada na Inovabilidade – Inovação a serviço da Sustentabilidade – e nos mais elevados níveis de práticas socioambientais e de Governança Corporativa, com ações negociadas nas bolsas do Brasil e dos Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www.suzano.com.br

Informações à Imprensa

Performa Comunicação

Agenda do Castramóvel em Três Lagoas está lotada; próxima agenda será divulgada

0

Além da castração, o Castramóvel oferece vacina antirrábica, vermífugo, orientação de posse responsável, prevenção de acidente com animais peçonhentos, profilaxia de leishmaniose

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) informa que a agenda do Castramóvel, instalado na Escola Municipal “Marlene de Noronha Gonçalves”, em Três Lagoas, está encerrada.

A agenda foi aberta na última quarta-feira (2) e devido à grande procura dos moradores das imediações da escola, a agenda de atendimentos que acontecem até o dia 25 de março está totalmente preenchida. A próxima etapa do serviço acontece nas imediações dos bairros Santa Júlia, Jardim das Acácias, Jardim Oiti e Jardim Atenas.

Governo de MS lista histórias de mulheres que inspiram determinação e buscam pela realização de sonhos

0

De várias idades e profissões, mulheres tem ganhado cada vez mais destaque

Governo de Mato Grosso do Sul listou a história de quatro mulheres vitoriosas, que conseguem, diariamente, vencer desafios e conquistar espaços na sociedade.

A matéria foi divulgada hoje (8), Dia Internacional da Mulher.

Marcella, Larissa, Amanda e Valesca fazem parte do Governo do Estado, seja no trabalho remunerado ou no acesso aos serviços prestados. Conheça agora a jornada delas, que inspiram outras pessoas.

Conforme divulgado, Marcella Andrade Morisco tem 35 anos, mãe de quatro filhos e atua como investigadora da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul.

Nomeada em 2021 para o cargo que ocupa, ela coleciona aprovações em concursos públicos. Já foi assistente de vistoria e identificação veicular do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito) e recentemente passou em um concurso de Mato Grosso para ser delegada. Ela conta que o desejo de seguir carreira na segurança surgiu após um evento trágico em 2015.

“Minha irmã foi assassinada”, lembra. O crime motivou ela a “trabalhar pelo bem social e poder contribuir com algo a mais, principalmente na área de combate à violência contra a mulher”.

Nos nove meses e 11 dias de Academia de Polícia Civil, Marcella viveu dias intensos por conciliar a formação com a maternidade e ainda enfrentar uma contaminação grave por Covid-19.

“Quando iniciei o processo, meu filho mais novo tinha 16 dias de vida. Isso foi um motivo maior para eu seguir em frente”, diz. Hoje, trabalhando na cidade de Angélica, ela se sente realizada. “Todo esforço valeu a pena, toda lágrima, todo choro”, afirma.

Já Larissa Castilho, 37 anos, trabalha como diretora-geral de Vigilância em Saúde da SES (Secretaria de Estado de Saúde).

O setor que ela comanda é responsável pela gestão da pandemia de Covid-19 no Estado, da imunização à tabulação dos dados com o boletim epidemiológico. Por isso, os últimos anos, para ela, foram de muito trabalho e desafios. “24 horas por dia”, comenta. Em todo esse tempo, o maior deles foi conciliar  a vida profissional e pessoal.

“A gente tenta ajustar e aprimorar nosso tempo, principalmente na pandemia, que sugou nossa energia. Sempre trabalhando e ao mesmo tempo atendendo a família. Tenho uma filha de 12 anos, que é adolescente”, conta. Olhando para o futuro, Larissa planeja continuar a cuidar da saúde sul-mato-grossense. “Espero que a gente viva em paz e, além da Covid-19, continuar a melhorar a saúde da nossa população”, diz.

Com 20 anos de idade, Amanda Caetano Amorim mora na Aldeia Córrego Seco, em Aquidauana, mas está prestes a se mudar para Campo Grande. Ela vai sair da comunidade onde nasceu em busca da realização de um sonho: se tornar médica. Em janeiro deste ano, após uma pesada rotina de estudos no ensino médio, incluindo cursos no ensino técnico, preparatórios e de pré-vestibular, a jovem que fazia as atividades escolares em um celular, pois não tinha notebook com internet wi-fi, passou em primeiro lugar no vestibular de Medicina da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul). “Foi um dos dias mais emocionantes da minha vida”, recorda a estudante sobre o dia em que descobriu a aprovação.

Amanda sabe que a rotina daqui pra frente não será nada fácil, ainda mais porque está grávida, mas ela tem certeza que a determinação que carrega desde criança e apoio que recebe da família farão dela vencedora.

“Espero ter força para enfrentar um dia de cada vez, eu sei como é essa rotina e eu passei vários dias da minha vida acordando 5h e dormindo meia noite para poder dar conta dos estudos. Eu sei que vai ser a mesma rotina (na universidade), ou até pior. Eu sonhei com essa profissão a minha vida toda, desde criança. Mesmo sendo muito dedicada e tendo boas notas à vida inteira, eu já vi muitas risadas e deboches desse sonho. Então, superando todas as dificuldades de todos esses anos eu consegui passar. E agora eu tenho mais um motivo e um dos melhores que existem: que é minha menina que vai nascer em abril. Ela não foi planejada, mas é muito esperada por mim e minha família. Ela agora é meu maior motivo para aguentar todos os dias e dar o meu melhor para me formar. Espero que daqui seis anos eu possa voltar para Aquidauana, poder atender as aldeias da minha região e voltar viver na minha aldeia como profissional. Eu amo minha comunidade e eu sei que eu faço parte dela e ela é parte de mim. Voltar para cá é um dos maiores objetivos e motivações. Eu achava que seria difícil alguém nas minhas condições chegar lá. Conseguir realizar o sonho de criança. Quero servir de inspiração e motivação para crianças. Se eu consegui elas também conseguem”, relata a jovem, que pensa em ser médica pediatra.

Valesca da Silva Cruz, de 23 anos, também nasceu em Aquidauana. Depois de ser aprovada em Jornalismo na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso Sul) a jovem se mudou para a Capital. Ao iniciar a rotina de estudos, ela foi aprovada pelo programa Vale Universidade, da Sedhast (Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho), e estagiou por três anos na assessoria de comunicação da própria secretaria. Agora, no último ano da faculdade, ela conseguiu passar na seleção do Programa de Estágio Supervisionado do Governo do Estado e conquistou uma vaga na Superintendência Socioeducativa da Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública).

“Venho de uma família de baixa renda, que tem a realidade econômica diferente da maioria, e o Vale Universidade foi a única forma de eu conseguir me manter estudando. Eu moro sozinha e com esse novo programa, agora, eu tenho um ganho melhor, já que a bolsa oferecida é maior. Esses dois programas são essenciais. Se eu não tivesse acesso a eles não conseguiria ter que trabalhar normal e me dedicar aos estudos”, destaca a jovem. Ao deixar uma mensagem de apoio e incentivo para quem está começando a vida acadêmica, Valesca é clara: “não desista”. “Toda conquista passa por uma dificuldade. Mesmo se estiver com medo, vá com apoio dos familiares e dos amigos. Acredite em você”, pontua.

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.