18 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de junho de 2026
Início Site Página 2005

Contas públicas fecham janeiro com superávit de R$ 101,8 bilhões

0

Dados foram divulgados pelo Banco Central

As contas públicas do país registraram um superávit primário recorde em janeiro, informou hoje o Banco Central (BC). O montante, maior de toda a série histórica, foi de R$ 101,8 bilhões, ante superávit primário de R$ 58,4 bilhões em janeiro de 2021. Nos doze meses encerrados em janeiro, o superávit primário do setor público consolidado atingiu R$ 108,2 bilhões, equivalente a 1,23% do Produto Interno Bruto (PIB).Contas públicas fecham janeiro com superávit de R$ 101,8 bilhõesContas públicas fecham janeiro com superávit de R$ 101,8 bilhões

Os dados estão no relatório de estatísticas fiscais do BC. Segundo o banco, no mês de janeiro, o resultado do superávit primário do setor público consolidado foi de R$ 77,4 bilhões para o Governo Central (Previdência, Banco Central e Tesouro Nacional); R$ 20 bilhões para estados e municípios e R$ 4,4 bilhões para as empresas estatais.

O resultado primário é formado pelas receitas menos os gastos com juros, sem considerar o pagamento de juros da dívida pública. Assim, quando as receitas superam as despesas, há superávit primário.

Juros

Os juros nominais do setor público consolidado atingiram R$ 17,8 bilhões em janeiro, frente a R$ 40,4 bilhões em janeiro de 2021. De acordo com o BC, o resultado das operações de swap cambial contribuiu para essa redução.

O swap cambial é a venda de dólares no mercado futuro. Os resultados dessas operações são transferidos para o pagamento dos juros da dívida pública, como receita, quando há ganhos, e como despesa, quando há perdas.

No período, essas operações resultaram em um ganho de R$ 31,9 bilhões em janeiro de 2022 ante perda de R$ 16,3 bilhões em janeiro de 2021.

No acumulado em doze meses, os juros nominais alcançaram R$ 425,7 bilhões (4,86% do PIB) em janeiro de 2022, comparativamente a R$ 315,7 bilhões (4,2% do PIB) nos doze meses até janeiro de 2021.

O BC informou ainda que o resultado nominal do setor público consolidado, que inclui o resultado primário e os juros nominais apropriados, foi superavitário em R$ 84,1 bilhões em janeiro. No acumulado em doze meses, o déficit nominal alcançou R$ 317,5 bilhões (3,62% do PIB), ante déficit nominal de R$ 383,7 bilhões (4,42% do PIB) em dezembro de 2021.

Dívida pública

A dívida líquida do setor público (balanço entre o total de créditos e débitos dos governos federal, estaduais e municipais) fechou janeiro em R$ 5 trilhões, o que corresponde a 56,6% do PIB, uma redução de 0,6 ponto percentual do PIB no mês.

Já a dívida bruta do governo geral (DBGG) – que contabiliza apenas os passivos dos governos federal, estaduais e municipais – chegou a R$ 7 trilhões ou 79,6% do PIB. Uma redução de 0,7 ponto percentual do PIB em relação ao mês anterior.

Por Luciano Nascimento – Repórter da Agência Brasil – Brasília

Brasilândia realiza recuperação de estradas vicinais do Assentamento Mutum

0

O Município de Brasilândia tem aproximadamente 1.500 quilômetros de estradas e é um trabalho constante realizado com obras de patrolagem e encascalhamento

Devido as constantes chuvas que caíram nas últimas semanas, a Prefeitura de Brasilândia por meio da Secretaria Municipal de Obras intensificou o trabalho de manutenção de estradas na região do Assentamento Mutum.

A equipe do Departamento Municipal de Estrada e Rodagens realiza a manutenção de estradas, bem como o patrolamento, aterro de pontos críticos e curvas de nível em algumas propriedades privadas, para evitar que futuras chuvas não entrem nas estradas, resultando na formação de poças e atrapalhando o trânsito.

Na próxima quinta e sexta-feira (3 e 4 de março), a equipe não estará na região, pois realizará o trabalho emergencial de estradas mais próximas da cidade.

A partir do dia 07 de março, a equipe do Departamento Municipal de Estrada e Rodagens retorna à região do Assentamento Mutum para dar continuidade ao trabalho que tem previsão de durar em torno de 45 dias.

O Município de Brasilândia tem aproximadamente 1.500 quilômetros de estradas e é um trabalho constante realizado com obras de patrolagem e encascalhamento que facilita a vida dos moradores das áreas rurais.

A restauração dessas vias irá facilitar o transporte nas regiões beneficiadas, como também o deslocamento dos estudantes das escolas rurais, melhorando o acesso da população aos postos de saúde da localidade e outros locais da cidade.

Castramóvel atenderá cães e gatos de 02 a 25 de março na Escola Municipal “Marlene de Noronha Gonçalves”

0

O Castramóvel, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), operado pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) inicia na próxima quarta-feira (02 de março), a castração de cães e gatos machos acima de 6 meses de idade e outros serviços na Escola Municipal “Marlene de Noronha Gonçalves”, em Três Lagoas. Essa é a 40ª etapa do serviço que ficará instalado no local até o dia 25 de março.

Além da castração, o Castramóvel oferece vacina antirrábica, vermífugo, orientação de posse responsável, prevenção de acidente com animais peçonhentos, profilaxia de leishmaniose.

O atendimento é das 7h30 às 12h30 e o proprietário do animal deve fazer o agendamento no próprio local onde a Unidade Móvel está instalada.

A Escola Municipal “Marlene de Noronha Gonçalves” fica localizada na Rua Manoel de Faria Duque, 2142 – bairro Vila Verde. Mais informações pelo telefone (67) 3929-1803.

Frentistas de MS ganham aumento de 10,07% e piso passa para R$ 1.503

0

O cartão alimentação dos funcionários terá um aumento de 28%

Uma boa notícia para os empregados em postos de combustíveis de Mato Grosso do Sul: A partir de 1º de março seus salários terão reajuste de 10,07%. Com isso, o piso da categoria passa para R$ 1.503,00, com o adicional de periculosidade, chega a R$ 1.953,90.

Esse foi um dos resultados positivos (ao trabalhador) da negociação salarial entre as entidades que representam os empresários e os trabalhadores, ou seja, o Sinpetro/MS (patronal) e o Sinpospetro (Sindicato dos Empregados em Postos de Serviços de Combustíveis Derivados de Petróleo de Mato Grosso do Sul.

“Consideramos uma vitória aos trabalhadores o resultado dessa negociação”, afirmou José Hélio da Silva, presidente do Sinpospetro/MS. Segundo ele, para os empregados que ganham salário superior ao piso da categoria, pactuam as partes a livre negociação desde que o reajuste não seja inferior a 10,07% sobre o salário de fevereiro de 2022. 

Pelo acordo também, o salário de gerente de posto será, no mínimo, superior a 100% do piso salarial fixado para frentistas, lavadores, atendentes de escritório, auxiliares de serviços gerais, valeteiros, lubrificantes, vigias, caixa interno do posto e atendentes de loja de conveniências, que é de R$ 1.503,00.  O cartão alimentação dos funcionários terá um aumento de 28%. O trabalhador terá a opção de receber o cartão ou receber uma cesta básica com produtos alimentícios e de higiene e limpeza. Esse é outro avanço nas negociações, em benefício dos trabalhadores, afirma o presidente José Hélio da Silva. 

SEGURO DE VIDA – A negociação trouxe outra novidade para os trabalhadores: O seguro de vida em grupo em caso de morte ou invalidez do empregado segurado terá um aumento de mais de 92% passando dos atuais R$ 13.000,00 para no mínimo R$ 25.000,00.     

Assessoria de Comunicação

Empreendedores de Inocência participam de capacitação sobre saúde e segurança no trabalho

0

Curso foi promovido pelo Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora, executado em parceria com a Prefeitura Municipal e Sesi

O Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora, executado em conjunto com a Prefeitura Municipal de Inocência, promoveu, nesta semana, uma capacitação voltada para Microempreendedores Individuais (MEI), Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP). Com o objetivo de detalhar a obrigatoriedade dos eventos de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) no eSocial, o curso foi realizado nessa quinta-feira (24), em parceria com o Sistema Fiems, por intermédio do Serviço Social da Indústria (Sesi).

A capacitação aconteceu no Espaço Conviver, com todos os protocolos de biossegurança e fez parte de uma série de cursos que são promovidos no município com a proposta de atualizar os empresários e fortalecer o comércio local. Ao longo do ano, serão trabalhadas diversas temáticas contemporâneas, como, por exemplo, Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), Inovação e Tributação Empresarial.

De acordo com o analista-técnico do Sebrae/MS, Edvaldo Araujo, o tema abordado desta vez veio para atender as novas demandas de obrigatoriedade de eventos de Segurança do Trabalho (SST), exigidos pelo Governo Federal. “As palestras do eSocial: Saúde e Segurança do Trabalho, tem esclarecido muitas dúvidas dos pequenos empresários da região Costa Leste, com diversas orientações pontuais sobre as obrigatoriedades, prazos e cuidados que eles devem manter com as empresas referente ao tema”, esclareceu o analista.

Entre as participantes da capacitação esteve Mariene Garcia de Freitas, presidente da Associação Comercial de Inocência e proprietária da empresa Sertaneja Agropecuária. Segundo a empreendedora o tema eSocial é importante para qualquer empresário e empreendedor que pretende ficar em dia com as obrigatoriedades.

“O programa Cidade Empreendedora traz para o nosso município palestras importantes como essa. Hoje falamos sobre um tema muito atual e que gera diversas dúvidas nos empresários. Então, todo conteúdo foi válido e a gente pode entender melhor o tema. É muito importante que a gente continue recebendo essas informações e atualizações”, comentou Mariene.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800 ou pelo site oficial.

Assessoria de Comunicação

Em 40 anos, agricultura brasileira produz 5 vezes mais e área plantada sequer dobra

0

Por trás desse fenômeno mundial, que é a produção de alimentos no Brasil, está uma nova geração de produtores que confiam na tecnologia e já praticam a agricultura 4.0

Prestes a celebrar o Dia do Agronegócio, na próxima sexta-feira (25), o produtor brasileiro tem muito o que comemorar. Em 2022, o Brasil deve atingir mais um recorde na sua produção de grãos, chegando a um volume de 284,4 milhões de toneladas, um aumento de 12,5% ou 32 milhões de toneladas na comparação com a safra anterior. Essa é a estimativa divulgada recentemente pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Por trás desse fenômeno mundial – que é a produção de alimentos no País – que só em 2020 respondeu por quase 70% do PIB Agro Nacional, a produção de grãos se moderniza e produz muito mais em um espaço que não aumenta na mesma proporção. 

Em 40 anos, agricultura brasileira produz 5 vezes mais e área plantada sequer dobra


Para se ter ideia, segundo estudos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) entre 1977 e 2017, a produção de grãos em território brasileiro que era de quase 47 milhões de toneladas, saltou para 237 milhões de toneladas, ou seja, cinco vezes mais. No mesmo período, a área plantada no País não chegou a dobrar, saindo de 37,3 milhões de hectares para 60,88 milhões de hectares. A produção do arroz, por exemplo, traduz bem esse salto de eficiência que o nosso agronegócio registrou nas últimas décadas, saindo de 1,5 milhão de toneladas, em 1977, para 6,22 milhões de toneladas, 40 anos depois.

Em 40 anos, agricultura brasileira produz 5 vezes mais e área plantada sequer dobra



“O agronegócio brasileiro está cada vez mais maduro e chegando a um patamar de eficiência e produtividade jamais visto no mundo. As novas tecnologias em maquinário, implementos e de irrigação que temos disponíveis hoje, buscam solucionar justamente essa delicada equação entre produtividade, qualidade e sustentabilidade”, afirma Cauê Campos, CEO do Grupo Pivot, empresa líder nacional na comercialização de máquinas agrícolas e sistemas de irrigação por pivô.



Filho de um dos propulsores da agricultura de irrigação no Brasil, o engenheiro agrônomo e empresário Jorge Campos, Cauê já faz parte de uma geração de empresários que entende que o agronegócio não é, e nem precisa ser, uma atividade predadora dos recursos naturais. Para o executivo, se o agronegócio brasileiro é hoje uma potência mundial, isso se deve justamente ao investimento em tecnologia, pesquisas e ao aumento da confiança dos produtores no avanço das técnicas agrícolas.

Em 40 anos, agricultura brasileira produz 5 vezes mais e área plantada sequer dobra

“Hoje o agroprodutor que se atualiza sabe muito bem que ele não precisa gastar mais terra ou mais água para ter uma grande produção. Além de sofisticados recursos de tecnologia, temos também aqui no Brasil, tanto em nossa Embrapa quanto em várias universidades, um enorme know how em estudos e pesquisas de biotecnologia voltadas ao aprimoramento de sementes e desenvolvimento de insumos”, destaca Cauê.

Uma pesquisa feita em parceria entre a Embrapa, o Sebrae e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) revelou que 84% dos agricultores brasileiros já utilizam ao menos uma tecnologia digital como ferramenta de apoio na produção. O estudo foi realizado entre abril e junho de 2020 e contou com 750 participantes entre produtores rurais, empresas e prestadores de serviços.

Cauê Campos explica que o Brasil já opera no que chamamos de Agricultura 4.0, um modelo que investe em vários recursos digitais como sensores, comunicação entre máquinas, armazenamento em nuvem, imagens de satélite, dispositivos móveis, softwares programados para processar dados e diversas técnicas de análise que ajudarão não apenas na hora de produzir, como também na tomada de decisões em termos de administração. 

“Hoje nós temos uma agricultura realmente de alta precisão, em que o desperdício é mínimo, a qualidade do produto tem um padrão elevadíssimo, uma produtividade por hectare também elevadíssima. O produtor tem hoje uma série de ferramentas digitais, muitas já agregadas às máquinas agrícolas, que os ajudam, não só nas etapas de plantio e colheita, como em toda a gestão do negócio”, salienta.

Em 40 anos, agricultura brasileira produz 5 vezes mais e área plantada sequer dobra


Menos água


Além de uma necessidade cada vez menor na extensão de terras para plantio, a Agricultura 4.0 também tem a preservação da água como foco fundamental. Nesse sentido, a agricultura irrigada tem papel único no aumento da oferta de alimentos e na garantia da segurança alimentar e nutricional da população mundial. De acordo com a Organização das Nações Unidas Para Alimentação e Agricultura (FAO), áreas irrigadas correspondem a menos de 20% da área total cultivada do planeta, mas produzem mais de 40% dos alimentos, fibras e culturas bioenergéticas.

Doutor em engenharia agrícola e engenheiro ambiental, Enoque Pereira da Silva afirma que a tecnologia traz muitas ferramentas que possibilitam o cálculo correto da quantidade de água a ser jogada na planta, e testes mostraram que um pivô de 100 hectares apresentou uma economia de 20% no consumo de água. 

“O primeiro paradigma a ser quebrado na agricultura irrigada é a questão do consumo de água, quantos litros determinada planta consome para produzir. A planta tira água do solo e transfere para a atmosfera. Apenas 1% da água que a gente joga nela é que ela absorve. O restante volta para a atmosfera em forma de evapotranspiração. A quantidade de água depende do ciclo de cultura”, explicou.

Os irmãos Déborah Novais Cordeiro e Galba Vieira Cordeiro Cordeiro Junior, da Vitória Agronegócios, são um bom exemplo de quem são esses modernos produtores brasileiros. Propriedades em Paracatu, Unaí e João Pinheiro, em Minas Gerais, desde que começaram com suas atividades no campo em 2006, eles nunca desassociaram produtividade de sustentabilidade e sabem que a tecnologia é a forma de se resolver tal equação. “Os sistemas de irrigação por pivô, por exemplo, viabilizam o plantio em nossa região e otimizam o uso da água. Através de tecnologias e ações simples no dia a dia, mensuramos o controle e evitamos o desperdício”, frisa Déborah.

(*) Comunicação Sem Fronteiras

Veja o que abre e o que fecha na Prefeitura de Três Lagoas durante o ponto facultativo de Carnaval

0

Em caso de necessidade de atendimento, a população pode falar diretamente com a prestadora do serviço pelo telefone (67) 3524-8350

Na próxima segunda-feira (28) e terça-feira (1º), diversos setores públicos e privados estarão fechados por conta do Ponto Facultativo de Carnaval. A Prefeitura de Três Lagoas informa quais são os setores públicos municipais que estarão fechados e quais funcionarão nos dois dias de feriado no Município.

O QUE ABRE E O QUE FECHA?

Não haverá expediente nas secretarias municipais, assim como nos departamentos de atendimento ao público, CRAS, CREAS, Procon, Tributação e Trânsito.

ADMINISTRAÇÃO (CONCURSO)

Os setores administrativos vão estar fechados na segunda (28) e terça-feira (1º), com exceção dos serviços indispensáveis à conclusão do Concurso Público.

SAÚDE

A Unidade de Saúde da Família (USF), também estarão fechadas neste período, ficando apenas em funcionamento os setores de urgência e emergência SAMU e UPA 24 horas.

Em relação à vacinação Covid-19, a Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Coordenação de Imunização, vai realizar vacinação de crianças de 5 a 11 anos de idade contra Covid-19 na Clínica da Criança e todos com mais de 12 anos na Central de Imunização neste sábado (26) das 8h às 12h.

Na segunda (28) e na terça-feira (1º) não será realizada vacinação sendo retomada a aplicação dos imunizantes na quarta-feira (2) a partir das 8h em todas as USF.

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Pela Secretaria de Assistência Social (SMAS), permanecerá o atendimento no Acolhimento POP. Em caso de emergência ou necessidade de atendimento, a população pode entrar em contato pelo telefone (67) 9.9274-4942 e falar com os servidores plantonistas da pasta.

INFRAESTRUTURA

Equipes do Departamento de Serviços Públicos (DSP) e da Diretoria Municipal de Trânsito estarão em escala de plantão nos serviços de obras e reparos. Com isso, caso a população precise de apoio do DSP basta entrar em contato pelo (67) 99201-9237, mas se o assunto for trânsito, o contato é o (67) 99125-3865 ou (67) 99300-1941.

ESPORTE E LAZER

As quadras dos Ginásios Esportivos “Cacilda Acre Rocha” e Poliesportivo “Eduardo Milanez” só estarão a disposição para quem agendou o uso até esta sexta-feira (25).

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO

O Balneário Municipal também estará aberto e com entrada gratuita para qualquer idade, gratuidade essa que segue até 31 março de 2022. Para agendamento de quiosques (Precisa pagar taxa) e mais informações, o contato é o (67) 9 9153-1229.

MEIO AMBIENTE

Durante o ponto facultativo, a coleta de lixo funcionará normalmente. No entanto, conforme a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA), o serviço de coleta de animais mortos e o buracão do Jupiá, destinado a receber entulhos vão funcionar normalmente na segunda-feira (28), param na terça-feira (1º) e retomam o atendimento na quarta-feira (2).

O Ecoponto estará com as atividades suspensas na segunda e terça-feira e volta o atendimento na quarta-feira.

Em caso de necessidade de atendimento, a população pode falar diretamente com a prestadora do serviço pelo telefone (67) 3524-8350.

SERVIÇOS

As agências das empresas Elektro e Sanesul estarão fechadas. No entanto, os usuários podem utilizar os recursos online que as concessionárias disponibilizam.

Coronel David solicita ao Governo mais policiais militares na região norte do Estado

0

Quanto mais policiais nas ruas, mais o cidadão estará seguro, o bandido se sentirá ameaçado e diminuiremos os índices de violência no Estado

Atentos às necessidades e as principais demandas da segurança pública em MS, o deputado Coronel David (sem partido), encaminhou uma solicitação em caráter de urgência ao Governo do Estado por mais efetivo policial e viaturas na região norte do Estado, mais precisamente à cidade de São Gabriel do Oeste.


Em resposta ao pedido do subcomandante da 12ª CIPM CAP QOPM Yago Arruda Cunha, que buscou o apoio do parlamentar, Coronel David enviou ao governador Reinaldo Azambuja e secretário de segurança Antônio Carlos Videira, solicitando aumento de efetivo no 12ª CIPM, na cidade de São Gabriel do Oeste em mais quatorze novos policiais militares.

“Atualmente o 12ª CIPM garante a segurança de mais 46 mil sul-mato-grossenses, com destaque à cidade de São Gabriel do Oeste, que possui população aproximada de 28 mil cidadãos. Mesmo sendo a 3ª unidade que mais recebeu os novos soldados, recentemente teve a baixa de 04 (quatro) bravos profissionais, por isso buscamos o apoio do deputado para atender melhor a nossa população e garantir mais segurança”, destacou o subcomandante.

“Temos que continuar o nosso trabalho para que o Governo atenda cada vez mais as nossas demandas amparando a segurança pública, os policiais e a sociedade. Quanto mais policiais nas ruas, mais o cidadão estará seguro, o bandido se sentirá ameaçado e diminuiremos os índices de violência no Estado. Garantir o bem-estar individual e coletivo da população é uma das prioridades do nosso mandato enquanto parlamentar”, pontuou Coronel David.

EFETIVO


Hoje a 12ª CIPM conta com o efetivo de 54 (cinquenta e quatro) policiais, sendo 25 (vinte e cinco) lotados na sede – São Gabriel do Oeste; 16 (dezesseis), lotados no 2º Pelotão de Camapuã, MS e 13 (treze) lotados no 3º Pelotão de Rio Negro, MS.

Taciane Peres – DRT 512/MS

PRF apreende 425 mil maços de cigarros e 3.900 Kg de agrotóxicos em Caarapó

0

O motorista foi preso com uma pistola, munições e 80 comprimidos de anfetaminas

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 425.000 maços de cigarros e 3.900 Kg de agrotóxicos contrabandeados, uma pistola, munições e 80 comprimidos de anfetamina, na manhã desta quinta-feira (24), em Caarapó (MS). 

Os policiais rodoviários federais fiscalizavam na BR-163, quando abordaram um caminhão Scania/G 420 acoplado a dois reboques. O motorista, de 34 anos, demonstrou nervosismo durante a abordagem, levantando suspeitas da equipe. 

Após vistoria nos reboques, os policiais encontraram as caixas de cigarros de origem paraguaia e grande quantidade de agrotóxicos de origem estrangeira. Na cabine do caminhão ainda foi encontrada uma pistola calibre 9mm, dois carregadores, nove munições e 80 comprimidos de anfetamina.

PRF apreende 425 mil maços de cigarros e 3.900 Kg de agrotóxicos em Caarapó

Questionado, o condutor confessou ter aceito fazer o transporte da carga de Mundo Novo (MS) até Cuiabá (MT) e que pelo transporte receberia R$ 10.000,00. Sobre a pistola, ele disse que adquiriu para uso pessoal e os medicamentos seriam consumidos durante viagens longas. 

Akira assegura construção da Casa do Artesão no Distrito de Nova Porto XV

0

O prefeito ressaltou ainda que o artesanato em Nova Porto XV é um dos símbolos culturais de Bataguassu e é um importante produto turístico que precisa ser valorizado

Em reunião na quarta-feira, dia 23 de fevereiro, com artesãos e oleiros residentes no Distrito de Nova Porto XV, o prefeito de Bataguassu, Akira Otsubo (MDB) assegurou que irá realizar a construção da Casa do Artesão.


No encontro realizado na Subprefeitura do Distrito, Akira informou aos presentes que o projeto de engenharia está em andamento e que, em breve, irá para licitação. “Vamos construir uma nova Casa do Artesão, com novos boxes, área para praça de alimentação e parquinho infantil para as crianças, tudo com o intuito de movimentar o espaço e incentivar o turismo no local”, comentou o prefeito.

Akira assegura construção da Casa do Artesão no Distrito de Nova Porto XV


Akira disse que administração municipal pretende incentivar a diversificação de produtos entre os artesãos. “Na área da costura e do bordado, por exemplo, se houver interesse, nós como Poder Público podemos adquirir máquinas de costura e bordado e realizar a cedência; e buscar parcerias para cursos de capacitação na área, com foco em estimular outros moradores a trabalharem nesse outro segmento”.


O prefeito ressaltou ainda que o artesanato em Nova Porto XV é um dos símbolos culturais de Bataguassu e é um importante produto turístico que precisa ser valorizado.

“Nossa intenção é ajudar os profissionais a se fortalecerem ainda mais, agregar mais produtos e gerar mais emprego aos moradores do Distrito”, frisou.
Estiveram presentes na reunião, a procuradora geral do município, Nadir Vilela Gaudioso; o subprefeito do Distrito de Nova Porto XV, Euzébio Businaro Varaldo (Binha) além do presidente da Associação de Artesãos da Nova Porto XV, Jorge Alexandre da Silva; da vice-presidente da Associação de Artesãos da Nova Porto XV, Vera Nunes dos Santos e os oleiros Geziel Firmino de Oliveira, Paulo Targino Gomes e Janete da Silva Pereira.

Fotos Assecom Prefeitura de Bataguassu

Vai viajar no Carnaval? confira dicas da Polícia Civil para deixar casa segura

0

Evite que sua casa seja alvo de criminosos

Com a chegada do ponto facultativo do carnaval, muita gente aproveita a oportunidade para viajar. Nesse período do ano, imóveis acabam se tornando alvos fáceis para bandidos. Por isso, quem vai se ausentar de casa durante os dias de folga deve se atentar às dicas da Polícia Civil para evitar quaisquer tipos de transtorno.

Evite que sua casa seja alvo de criminosos e ajude a Polícia a cuidar do seu patrimônio, seguindo alguns passos fundamentais, antes de seguir viagem. Confira as dicas:

  • A porta da cozinha deve ser protegida e a área tem que ser isolada do restante da casa com o trancamento das portas intermediárias. Isso porque os arrombamentos são mais frequentes pelos acessos dos fundos dos imóveis;
  • Não guarde objetos de valores em casa. Faça seguro deles e confie a custódia a cofres de bancos. Se preferir, use cofres de segurança dentro da residência, mas sempre que possível instale mais de um, sendo um deles fora dos aposentos particulares;
  • Os alarmes sonoros ou luminosos devem ser testados periodicamente. Isso melhora a segurança e também ajuda os vizinhos que, avisados, reconhecem com facilidade o sistema e podem ajudar em caso de perigo;
  • Faça o máximo para dificultar a ação de delinquentes, desde a colocação de trincos e travas nas portas e janelas até trancas, correntes e cadeados nos pontos mais vulneráveis. Improvise as defesas conforme necessidade;
  • Conheça seus vizinhos e combine com eles medidas de auxílio mútuo. A solidariedade é importante nos momentos de perigo. Os vizinhos devem estar sempre alerta pela segurança de sua rua ou bairro;
  • Participar de grupos de Whatsapp, por exemplo, colabora com a segurança de seu bairro. Movimento de pessoas estranhas podem ser observados, criando alarde e dificultando a ação de bandidos, bem como, na obtenção de informações a serem passadas para a polícia posteriormente;
  • Evite deixar as luzes acesas durante o dia. É um sinal claro de que não há ninguém em casa;
  • Mantenha luzes acesas durante a noite e combine com vizinhos de confiança para que fiquem responsáveis por monitorar a casa e evitar jornais e correspondências acumuladas;
  • Não divulgue em redes sociais que vai sair a passeio;
  • Leve as chaves da casa com você. Não deixe a chave de sua residência em um local inapropriado como debaixo do tapete, próximo à janela ou a um vaso de plantas, por exemplo, pois é uma deixa para que o ladrão a encontre;
  • Em condomínios fechados ou edifícios, não deixe as chaves na portaria.
  • Ao sair ou retornar da residência, observe as proximidades e se constatar a presença de estranhos, não entre;
  • Oriente familiares e empregados para que não comentem com estranhos sobre os hábitos da família.

E se mesmo assim não for possível evitar o furto, informe imediatamente a Polícia Militar pelo telefone 190.

A lista com o endereço e telefone de todas as delegacias da Polícia Civil pode ser acessada pelo site www.pc.ms.gov.br/servicos-2/busca-unidades.

Caixa conclui pagamento da parcela de fevereiro do Auxílio Brasil

0

Recebem hoje beneficiários com NIS final 0

A Caixa Econômica Federal conclui hoje (25) o pagamento da parcela de fevereiro do Auxílio Brasil. Nesta sexta-feira (25), recebem os beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) de final 0.Caixa conclui pagamento da parcela de fevereiro do Auxílio BrasilCaixa conclui pagamento da parcela de fevereiro do Auxílio Brasil

O valor mínimo do benefício é $ 400. As datas seguem o modelo do Bolsa Família, que pagava nos dez últimos dias úteis do mês.

O beneficiário poderá consultar informações sobre datas de pagamento, valor do benefício e composição das parcelas em dois aplicativos: Auxílio Brasil, desenvolvido para o programa social, e Caixa Tem, usado para acompanhar as contas poupança digitais do banco.

Atualmente, 17,5 milhões de famílias são atendidas pelo programa. No início do ano, 3 milhões foram incluídas no Auxílio Brasil.

A lei que criou o programa definiu que a mulher responsável pela família terá preferência, assim como mulheres vítimas de violência doméstica.

Benefícios básicos

O Auxílio Brasil tem três benefícios básicos e seis suplementares, que podem ser adicionados caso o beneficiário consiga emprego ou tenha filho que se destaque em competições esportivas, científicas ou acadêmicas.

Podem receber as famílias com renda per capita até R$ 100, consideradas em situação de extrema pobreza, e até R$ 200, em condição de pobreza.

Entre as dúvidas que o beneficiário pode tirar estão critérios para integrar o programa, nove tipos diferentes de benefícios e o que aconteceu com o Bolsa Família e o auxílio emergencial, que vigoraram até outubro.

Neste mês, não haverá pagamento do Auxílio Gás, que atende 5,5 milhões de famílias até o fim de 2026. O benefício, que equivale a 50% do preço médio do botijão de 13 quilos, só é pago a cada dois meses e retornará em março

“Seus c*zões”: alterada, mulher tira roupa em bar, xinga PMs e acaba na delegacia em Três Lagoas

0

Equipe encontrou a autora de sutiã com o vestido nas mãos e dançando sozinha

A Polícia Militar foi acionada, na noite de ontem (24), para atender solicitação de ato obsceno e perturbação da tranquilidade em um bar na Avenida Antônio Estevam Leal, no Jardim Guapore, em Três Lagoas.

Conforme informações do boletim de ocorrência, o dono do local relatou a equipe policial que a mulher estava muito alterada e embriagada pelo bar, ficando nua na frente dos clientes.

A equipe encontrou a autora de sutiã com o vestido nas mãos, dançando sozinha.

De imediato foi realizada uma abordagem policial e solicitado para que a autora colocasse suas roupas, porém a mesma negou-se e ofendeu a equipe policial, gritando: “vão se foder! Seus cuzões! desgraçados”.

Diante da situação, foi dada voz de prisão para a autora, sendo necessária técnicas de imobilização com o auxílio de algemas.

A autora estava alterada, assinou termo de compromisso e foi liberada. O caso foi registrado como desacato e perturbação do trabalho ou sossego alheio.

Casal briga por ciúmes e homem acaba esfaqueado em Três Lagoas

0

Mulher diz que agiu para se defender

Homem  de 34 anos acabou esfaqueado na barriga após brigar com a esposa, na noite de ontem (24), em Três Lagoas. A briga teria sido motivada por ciúmes, conforme boletim de ocorrência.

Segundo registro, a Polícia Militar foi acionada pelo homem, que informou sobre a briga. Ele contou que a esposa pegou o garfo e faca e o agrediu. Ele teve ferimentos superficiais na barriga e próximo ao pescoço. No entanto, recusou atendimento médico.

Já a mulher, quando questionada, contou que ambos estavam fazendo uso de bebida, quando começaram a discutir.

Ela relata que usou apenas o garfo e foi para se defender, já que, segundo a mulher, o homem teria ido para “cima dela”.

Na delegacia, ela assinou termo e foi liberada. O caso foi registrado como lesão corporal. O homem tem o prazo de 6 meses para representar contra a mulher.

Final de semana será de sol, chuva e calor em MS

0

Para o sábado (26) e domingo (27) o tempo firme com variação de nebulosidade deve predominar no Estado

O Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima, indica predomínio de tempo instável entre sexta-feira (25) e sábado (25), com probabilidade para chuvas de intensidade fraca a moderada, mas com chance de chuvas localmente fortes e tempestades que podem vir acompanhadas de raios e rajadas de vento. 

O deslocamento de cavados, associados à disponibilidade de umidade e ao aquecimento diurno, além da atuação de um sistema de baixa pressão no Paraguai favorece a formação dessas instabilidades, com destaque para as regiões centro norte, pantaneira e sudoeste.

Para o sábado (26) e domingo (27) o tempo firme com variação de nebulosidade deve predominar no Estado. Porém, segundo o Cemtec, ainda há possibilidade de pancadas de chuvas com tempestades bem isoladas devido a combinação de aquecimento diurno e disponibilidade de umidade. 

Mesmo com as condições favoráveis à chuva, o final de semana deve registrar temperaturas elevadas em todo Estado e baixos níveis de umidade relativa do ar. As temperaturas podem atingir máximas de até 38°C e os índices de umidade podem ficar abaixo de 30% nas horas mais quentes do dia, principalmente no domingo. 

Confira no mapa elaborado pela equipe do Cemtec, as condições de tempo e temperatura estimados para Campo Grande e algumas regiões do Estado nesta sexta-feira. 

Final de semana será de sol, chuva e calor em MS

Polícia de Santa Rita do Pardo prende membro de associação criminosa

0

Os meliantes eram especializados em furtos de camionetas

A prisão ocorreu no final da manhã desta quinta-feira, quando policiais civis, após troca de informações com a Polícia Civil de São Paulo, localizaram o suspeito trafegando no perímetro urbano de Santa Rita do Pardo. Policiais civis de Santa Rita solicitaram apoio à Policia Militar e juntos interceptaram o suspeito, que foi preso e será encaminhado para o estado de São Paulo.

O foragido C. C. de O., 45 anos, foi preso no ano 2020 em uma operação envolvendo as Polícias Civis dos estados e São Paulo e Mato Grosso do Sul por integrar uma associação criminosa especializada em furtos em propriedades rurais e principalmente em furtos de camionetas. Naquela oportunidade foram recuperadas duas camionetas furtadas, uma delas em Panorama e a outra no município de Brasilândia.

A prisão preventiva cujo mandado foi cumprido nesta data foi expedida pela Justiça da Comarca de Panorama, para onde será recambiado o preso, informou o delegado Thiago José Passos da Silva.

Carro roubado em Minas Gerais é recuperado em Brasilândia

0

Possuidor do veículo foi identificado e será indicado por crime de receptação e falsificação de documento público

Policiais Civis e Brasilândia recuperaram um veículo Fiat Strada ano 2016, produto de roubo ocorrido na cidade de Uberaba, em Minas Gerais.

A ocorrência foi registrada na tarde de hoje (24).

A equipe fazia diligências no bairro João Paulo da Silva, quando suspeitou de um veículo que estava parado em uma estrada não pavimentada, aparentemente com pane mecânica.

O veículo estava abandonado.

Os policiais fizeram inspeção no veículo e constataram divergências entre os sinais identificadores, concluindo que o veículo estava com uma placa “fria” afixada.

Na sequência, os policiais conseguiram obter os dados dos demais sinais identificadores do veículo e constataram que se tratava de produto de roubo ocorrido dois anos atrás no estado de Minas Gerais.   

A Polícia Civil já identificou possuidor do veículo, que será indicado por crime de receptação e falsificação de documento público.

Prefeitura divulga resultado final de concurso e convoca aprovados em Três Lagoas

0

Veja na reportagem como acessar informações

Foi publicada nesta quinta-feira (24) a homologação do Concurso Público de Provas e Títulos para provimento de cargos pertencentes ao quadro permanente de pessoal da Prefeitura Municipal com resultado final e classificação.

Ao todo, são três editais e uma resolução que estão disponíveis no site da Prefeitura, na opção Diário, e na página eletrônica da banca responsável pelo certame, a Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (FAPEC).

No Edital Nº 015/2022 consta o resultado dos recursos contra a prova de títulos e resultado preliminar, já no Edital Nº 016/2022 o resultado final juntamente com a classificação e pôr fim a homologação do concurso no Edital Nº 017/2022.

Também foi publicada nesta quinta-feira, a Resolução Nº 004/SEMAD/2022, com a primeira lista de convocação de candidatos aprovados da Educação, para realizar a entrega dos documentos comprobatórios dos requisitos ao cargo público. Os demais aprovados serão convocados conforme a demanda das Secretarias da Administração Municipal.

Nesta primeira chamada foram convocados os cargos: professor de ensino fundamental; professor de educação infantil; professor de arte; atendente de educação infantil; professor de atendimento educacional especializado; professor de matemática – educação no campo; professor de língua estrangeira moderna – inglês; professor de educação física; especialista em educação; professor de ensino fundamental – educação no campo; professor de educação física – educação no campo; professor de língua portuguesa – educação no campo; professor de libras; professor de braile e professor de arte – educação no campo.

Os candidatos deverão comparecer nos dias 26 e 27 (sábado e domingo), das 7h às 17h, na Escola Municipal Profº Ramez Tebet, localizada na Avenida Fillinto Muller, 3215, Jardim Morumbi, munidos da relação de documentos solicitada na Resolução.

Todas as informações seguem no documento abaixo:

Edital Nº 015/2022

Edital Nº 016/2022

Edital Nº 017/2022

Resolução Nº 004/2022

Prefeitura de Três Lagoas decreta ponto facultativo no Carnaval

0

Prefeito Angelo Guerreiro reforçou a importância de a população não aglomerar durante o feriado

Analisando o atual cenário da Pandemia em Três Lagoas e o fato de as repartições estaduais, bancos e algumas empresas privadas não funcionarem durante o período do carnaval, a Prefeitura de Três Lagoas avaliou e deliberou por decretar Ponto Facultativo e os setores administrativos não vão funcionar nos dias 28 de fevereiro e 1 de março. O Decreto vai ser publicado no Diário Oficial dos Municípios na edição desta sexta-feira (25).

A decisão foi tomada na manhã desta quinta-feira (24) durante encontro do Prefeito Angelo Guerreiro com o Presidente da Câmara de Vereadores Cassiano Maia, o Secretário Municipal de Administração, Gilmar Tabone, o Assessor Jurídico, Luiz Henrique Gusmão, o Presidente do Sindicato do Comércio Varejista, Sueide Silva Torres e o Presidente do Sindicato dos empregados no Comércio de Três Lagoas,Eurídice de Freita.

Durante a reunião foi debatido o atual cenário de contaminação da Covid-19 em Três Lagoas, o cenário econômico do município e em consenso foi decidido que a administração municipal vai ter ponto facultativo na segunda e terça-feira e volta ao expediente na quarta-feira (2) a partir das 7h.

O Prefeito Angelo Guerreiro reforçou a importância de a população não aglomerar durante o feriado, não participem de festas e mantenham os cuidados de biossegurança para que não haja uma nova onda de contágio de Covid-19 em Três Lagoas.

Bolsonaro garante estar focado em proteger brasileiros na Ucrânia

0

Presidente fez postagem em sua página do Facebook na tarde de hoje

O presidente da República, Jair Bolsonaro publicou, na tarde desta quinta-feira (24), em sua página do Facebook, que está empenhado no esforço de proteger e auxiliar os brasileiros que estão na Ucrânia.

“Nossa Embaixada em Kiev permanece aberta e pronta a auxiliar os cerca de 500 cidadãos brasileiros que vivem na Ucrânia e todos os demais que estejam por lá temporariamente”, escreveu.

“A Embaixada do Brasil em Kiev está renovando o cadastramento dos brasileiros e orientando-os, por SMS ou por meio de mensagens em seu site (kiev.itamaraty.gov.br), em sua página no Facebook (https://www.facebook.com/Brasil.Ukraine) e em grupo do aplicativo Telegram (https://t.me/s/embaixadabrasilkiev)”, complementou o presidente na postagem.

Além disso, ele destacou que, os cidadãos brasileiros em território ucraniano, em particular aos que se encontrem no leste do país e em outras regiões em conflito, devem manter contato diário com o governo brasileiro por meio de nossa Embaixada.

“Caso necessitem de auxílio para deixar a Ucrânia, devem seguir as orientações do serviço consular da Embaixada e, no caso dos residentes no leste, deslocar-se para Kiev assim que as condições de segurança o permitam”, reforçou.

Ao final da postagem, Bolsonaro destacou que foi disponibilizado canis de comunicações para que os brasileiros tenham contatos com seus familiares.

“Para casos de emergência consular de brasileiros na Ucrânia e seus familiares, o número de telefone de plantão consular +55 61 98260-0610. Atenderemos todas as demandas com total empenho e prioridade”, finalizou.

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.