14 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de junho de 2026
Início Site Página 2004

Carreta com carga de celulose tomba na BR 158, próximo ao Shopping Três Lagoas

0

Uma carreta bitrem com  carga de celulose capotou há pouco no BR 158, próximo a entrada do Shopping Três Lagoas e ao trevo de acesso à avenida Fillinto Muller.

O comboio traseiro da carga foi o que tombou, espalhando fardos de celulose pela rodovia, situação que congestionou o trânsito dos dois lados da rodovia. Alguns motoristas manobraram os veículos acessando o residencial Montanini, cortando caminho pela rua Urias Ribeiro até o centro de Três Lagoas.

Carreta com carga de celulose tomba na BR 158, próximo ao Shopping Três Lagoas

Equipe da Polícia Rodoviária Federal está no local coordenando o trabalho de desobstrução da pista.

A cauda do acidente ainda não foi revelada, porém apenas o comboio traseiro foi o que causou o acidente, desengatando da primeira unidade. O motorista, segundo as primeiras informações nada sofreu.

Policial Militar de Bataguassu é a vítima fatal de acidente na BR-267

0

O policial militar seguia em direção a Presidente Epitácio quando colidiu na traseira da carreta

Foi identificar como sendo o Policial Militar Abner Henrique Caetano Carneiro de 25 anos, a vítima do acidente fatal que aconteceu na manhã deste domingo (27) na BR-267 em Bataguassu.


De acordo com informações apuradas pelo Da Hora Bataguassu, Abner havia entrado na corporação a pouco mais de um ano, quando se formou como soldado e foi lotado na 7ª CIA em Bataguassu.

Policial Militar de Bataguassu é a vítima fatal de acidente na BR-267

O militar seguia a VW/Saveiro, placas de Nova Andradina, em direção a Presidente Epitácio (SP), quando por motivos ainda a serem apurados, acabou violentamente colidindo com a traseira de uma carreta que seguia na mesma direção.

Com a violência do impacto o jovem ficou preso as ferragens e morreu na hora.

Motorista morre após colisão com carreta na BR-267 em Bataguassu

0

Acidente aconteceu a poucos metros da base da PRF em Bataguassu

Um acidente fatal nas primeiras horas deste domingo (27) vitimou o condutor de um veículo Saveiro, após ele colidir violentamente contra a traseira de uma carreta na BR-267 em Bataguassu.

De acordo com informações apuradas no local, por motivo ainda a ser apurado, o condutor de uma Saveiro placas de Nova Andradina, colidiu violentamente contra a traseira de uma carreta sider que era rebocada por um cavalo Mecânico VW/24.420, que seguia na mesma direção que a vítima. O acidente aconteceu na altura do quilômetro 18 da BR-267, a poucos metros da base da Policia Rodoviária Federal.

Motorista morre após colisão com carreta na BR-267 em Bataguassu
8

O condutor da carreta, um homem de 52 anos contou a reportagem do Da Hora Bataguassu, que sentiu um forte impacto o fazendo ir pra frente, quando notou que havia acontecido o acidente.

Motorista morre após colisão com carreta na BR-267 em Bataguassu

Pela violência do impacto, mostra que a saveiro estava em alta velocidade, fazendo com que o condutor não conseguisse parar o veículo e evitasse a colisão.

A PRF realizou o sinalização do trânsito, que segue em meia pista, enquanto aguarda a chegada da Policia Civil e também da perícia de Nova Andradina.

Capotamento entre Amandina e Ivinhema deixa uma jovem morta

0

O acidente aconteceu durante a madrugada deste domingo na BR 376

Por Marcos Donzeli

Uma jovem, identificada por Emilly, morreu neste domingo na BR-376, por volta das 04horas da madrugada, próximo ao Distrito de Amandina, no município de Ivinhema após um capotamento na BR-376. Ela seguia como carona no carro VW Gol, no sentido Amandina – Ivinhema.

No veículo com placas do Mercosul, seguia o condutor de 22 anos, residente em uma fazenda da região e a jovem que veio a óbito. Segundo informações apuradas pelo Nova Noticias junto ao Corpo de Bombeiros, o condutor do veículo, foi retirado debaixo do carro, que estava com as quatro rodas para o alto na pista, aparentando estar consciente e orientado, porem com suspeita de fraturas no fêmur da perna esquerda.

No momento em que o jovem era socorrido pela guarnição ele reclamava de dores na região abdominal, informou o Corpo de Bombeiros. Após os procedimentos de praxe feito pelos socorristas, o jovem foi levado até o Hospital Municipal de Ivinhema para atendimento médico.

Já a sua acompanhante, foi encontrada fora do veículo e da pista de rolamento, em óbito. Uma equipe do núcleo de pericias de Nova Andradina foi acionada até o local, bem como a PRF (Polícia Rodoviária Federal) para apurar as causas do acidente. O veículo teve vários danos materiais

Comando do 2º BPM deflagra Operação Saturação em Três Lagoas

0

Operação contará com várias equipes da Polícia Militar e será realizada em vários pontos de Três Lagoas durante o Carnaval em vários bairros da cidade

Em cumprimento ao discriminado na Ordem de Operações da CPA 2, fora realizada a Operação Carnaval 2022 (Ordem de Operação nº 001/P-3/2º BPM/PMMS/2022), regulando o policiamento em ações de polícia ostensiva durante o período de feriado.

De acordo com o comando do Batalhão, mesmo não ocorrendo a festividade do Carnaval, há a necessidade de intensificação de medidas de ostensividade e prevenção com a finalidade de coibir delitos e também tornar o trânsito local mais seguro.

Ademais, nesse período as famílias viajam e deixam suas residências vazias, em razão das festividades a população faz maior ingestão de bebidas alcoólicas propiciando infrações e acidentes de trânsito.

Além da realização da operação blitz na rua Maria Guilhermina Esteves cruzamento com rua Yamagut Kankit, fins de orientação e fiscalização no trânsito.

Comando do 2º BPM deflagra Operação Saturação em Três Lagoas

ATUAÇÃO ESTRATÉGICA

Sendo necessária uma atuação estratégica para saturar pontos sensíveis nos bairros São João, São Carlos e Guanabara, nesses bairros os locais de abordagem são estabelecimentos comerciais que diuturnamente ocorrem reclamações, incessantes ligações acerca de som alto, brigas, vendas ou uso de drogas. A operação teve apoio do Corpo de Bombeiros Militar, Vigilância Sanitária e Fiscais de Postura do município. Insta salientar que após a saturação nesses pontos sensíveis, as abordagens e fiscalização permaneceram em outros lugares pela cidade.

Em números gerais 115 pessoas foram abordadas e checadas, 32 veículos averiguados, além de 18 estabelecimentos comerciais fiscalizados.

B.O

Durante a operação foram registrados os seguintes boletins de ocorrência; tráfico de drogas, desobediência e Permitir, confiar ou entregar a direção de veículo automotor a pessoa não habilitada. Também foram lavrados 25 autos de infração de trânsito, 03 autos de recolhimento de documento e 07 autos de remoção de veículo. A vigilância sanitária/fiscal de postura do município elaborou 05 notificações e o Corpo de Bombeiros Militar 02 notificações referentes aos estabelecimentos comerciais irregulares.

Motorista de Ecosport capota no centro de Bataguassu

0

Motorista provavelmente teria perdido e controle do veículo, vindo a colidir com um fusca que estava estacionado; condutor não sofreu ferimentos graves

Um acidente de trânsito foi registrado na noite deste sábado (26) na área central de Bataguassu.

Segundo informações apuradas pelo Da Hora Bataguassu, um veículo Ecosport placas de Bataguassu, trafegava pela Av. Nova Andradina, quando por motivos desconhecido veio a perder o controle direcional e colidir contra um Fusca que estava estacionado.

Com a colisão a Ecosport capotou e parou em meio a rua, o condutor foi socorrido com escoriações para o Pronto Socorro Municipal de Bataguassu.

Uma equipe da Policia Militar esteve no local realizando os levantamentos de praxe.

(*) Thiago Apolinário – Da Hora Bataguassu

Sebrae premia melhores projetos de educação empreendedora em Mato Grosso do Sul

0

Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora identifica melhores práticas desenvolvidas por professores no ensino fundamental, médio, profissional e superior

Na noite desta sexta-feira (25), o Sebrae/MS anunciou os grandes vencedores da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora. Ao todo, nove educadores foram premiados. Nesta edição, foram 21 inscrições em Mato Grosso do Sul – o Estado com o maior número de inscritos da região Centro-Oeste, contemplando trabalhos de Campo Grande, Chapadão do Sul, Terenos, Camapuã, Porto Murtinho, Amambai e Nova Andradina.

A cerimônia estadual, realizada na sede do Sebrae na Capital, contou com a presença de professores, secretários municipais de educação, representantes de entidades da educação, entre outros interessados. O Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora identifica as melhores práticas desenvolvidas na temática por profissionais no ensino fundamental, médio, profissional e superior. Segundo o diretor superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, a iniciativa reconhece o trabalho que promove a difusão de uma cultura empreendedora, incentivando o surgimento de novos negócios.

“Levar empreendedorismo para a sala de aula, levar conhecimentos e modelos diferentes de ensinar, isso é importante. É fundamental trazer para este aluno, que ele pode fazer a diferença em sua vida, na comunidade onde ele vive, dele acreditar que é possível não só buscar emprego, mas buscar investimentos, empreender, ser dono do seu negócio, que é possível ter mais renda. E o nosso papel enquanto Sebrae é apoiar os professores”, destacou Mendonça.

No começo do evento, foi apresentada a história da Escola Reino do Saber, localizada em Rio Verde de Mato Grosso. A instituição foi primeira do Estado a receber a placa de Educação Empreendedora do Sebrae, após ter atingido um grau elevado de implementação de metodologias voltadas para o empreendedorismo. Presente na solenidade, a coordenadora Nacional do programa de Educação Empreendedora do Sebrae, Luana Carulla, explicou a relevância de levar esta temática para o currículo escolar.

“A Educação Empreendedora é uma temática que passa a estar nos currículos a partir do novo Ensino Médio e da reformulação da Base Nacional Comum Curricular. A ideia é que a partir do eixo do empreendedorismo, os professores passem a desenvolver competências neles mesmos, e a partir deles, junto aos estudantes, para desenvolver conteúdos de projetos de vida. Por isso é tão importante desenvolvermos uma cultura do empreendedorismo desde a educação formal, para termos pessoas que tenham visão de futuro e possam construir um país mais competitivo”, reflete.

Para o presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – Undime Mato Grosso do Sul, Guerino Perius, também dirigente Municipal de Educação de Chapadão do Sul, é importante reconhecer os professores que se empenharam em levar conteúdos diferentes para a sala de aula. “Essas ações são fundamentais para os municípios. Temos que dar valor para quem se destaca. O Sebrae tem premiado de uma forma extraordinária, dando essa oportunidade. Isso traz uma visão ampla, a própria divulgação desses projetos. E, se desenvolve a prática nas escolas, ela muda toda a rotina. Por isso que temos que diversificar as nossas ações”, disse.

Premiação


Ao final do evento, foi anunciado o resultado, quando foram entregues os troféus e certificados aos classificados em 1º, 2º e 3º lugares. Quem ficou na primeira posição também recebeu uma bolsa integral para participar de um curso de MBA EAD em Educação Empreendedora 5.0 da Escola Superior de Empreendedorismo.

Uma das vencedoras, a professora Pamylla Mayara Pereira da Silva, do Centro Estadual de Educação Profissional Márcio Elias Nery (CEEP), de Camapuã, ficou em 1º e 2º lugar na categoria Ensino Profissional. Emocionada com o resultado, ela espera que outros educadores possam se inspirar. “A surpresa foi muito grande, espero que outros profissionais passem pela oportunidade que passei. É muito importante esse reconhecimento do nosso trabalho”.

Outro professor de destaque foi Gerson Leonardo, da Escola Municipal Assentamento Campo Verde, em Terenos. Ele ficou em 1º lugar na categoria Ensino Fundamental – Anos Iniciais, com o trabalho “Da terra brota a vida”. Ele comenta que a iniciativa gerou um impacto positivo em sala de aula. “Foi bem interessante, os alunos escreveram suas próprias receitas, hoje sou um prefeito ganhador do Prêmio graças aos alunos”, pontuou.

O município de Terenos, a pouco mais de 30 quilômetros de Campo Grande, consagrou-se como grande vitorioso desta edição, com quatro trabalhos premiados. A secretária municipal de Educação, Carla Diniz Brandão, celebra a conquista e destaca que é fruto de muita dedicação, ainda mais em um cenário de desafios.

“Foi um trabalho difícil, estávamos passando por um período de pandemia, e fazer diferente de forma remota não foi simples, mas, nós acreditamos. Conseguimos ganhar quatro prêmios, isso é muito importante para mostrar para outros professores que é possível, faz com que a gente tenha essa oportunidade de mostrar o nosso melhor. Acredito que o empreendedorismo pode mudar o futuro das nossas crianças”, acrescenta a secretária de Terenos.

Todos os primeiros lugares de cada categoria terão seus trabalhos avaliados na etapa nacional, que terá a cerimônia de premiação em maio de 2022. “Pela qualidade dos projetos inscritos em MS, acreditamos que poderemos ter finalistas na etapa nacional”, finaliza a gestora estadual do programa Educação Empreendedora do Sebrae/MS, Priscila Veloso.

Confira a lista completa dos vencedores:

Categoria Ensino Fundamental – Anos Iniciais
Gerson Leonardo (1º Lugar) – Terenos
Laisa Ramai Guimarães (2º Lugar) – Terenos
Dodimar da Silva Garcia (3º lugar) – Chapadão do Sul
 
Categoria Ensino Fundamental – Anos Finais

Marinalva Corrêa da Silva (1º Lugar) – Terenos
Lucilene Trindade Pereira Milbratz (2º lugar) – Chapadão do Sul
João Roberto Paulino (3º lugar) – Terenos

Categoria Ensino Médio
Tamiles Carvalho Fragnan (1º lugar) – Nova Andradina

Categoria Ensino Profissional
Pamylla Mayara Pereira da Silva (1º lugar e 2º lugar) – Camapuã

Categoria Ensino Superior
Gabriel Ferraciolli (1º lugar) – Campo Grande

(*) Assessoria de Comunicação

Em Três Lagoas motorista de caminhão gaiola aciona a PM ao ver nota fiscal adulterada

0

O caminhoneiro foi contratado para transportar gado, porém ao chegar na fazenda ele suspeitou que a nota fiscal estava adulterada e acionou a Polícia Militar

 Na sexta-feira, 5, a expertise de um caminhoneiro evitou o roubo de um carregamento completo de gado. Um caminhoneiro que trabalha em transporte de gado foi contratado para fazer um frete de uma propriedade rural no município. O profissional ao chegar à Fazenda União, próxima ao KM 36 da BR 262, após checar a nota fiscais ele suspeitou que seria falsa, pois percebeu que algumas informações não estariam de acordo com os animais a serem transportados.

Diante da situação ele se negou a realizar o serviço de transporte. No local havia outros indivíduos, os quais seriam os autores da fraude e que após o solicitante realizar a ligação ao 190, os suspeitos evadiram do local em um veículo descrito como um HB20 de cor branca.

Dados os fatos, o caminhoneiro, juntamente com o dono da fazenda e o carregamento de animais foram apresentados ao DEPAC para que sejam tomadas as providencias cabíveis.

Prefeitura de Bataguassu decreta ponto facultativo em virtude do Carnaval

0

Expediente nas repartições públicas municipais será retomado na quarta-feira, dia 2 de março, a partir das 13 horas (horário de Brasília)

Em virtude das festividades do Carnaval, a Prefeitura de Bataguassu decretou ponto facultativo nas repartições públicas municipais nos dias 28 de fevereiro e 1º de março; e até às 13 horas do dia 2 de março (quarta-feira de Cinzas). Nestas datas não haverá atendimento à população.


Conforme Decreto Municipal publicado na edição desta sexta-feira, dia 25 de fevereiro, em Diário Oficial, o Decreto não se aplica a Farmácia Municipal, que atenderá à população das 8 às 12 horas (horário de Brasília) no dia 28 de fevereiro; e ao Pronto Socorro Municipal.


O documento informa ainda que tanto a Secretaria Municipal de Infraestrutura quanto a Subprefeitura do Distrito da Nova Porto XV no dia 28 de fevereiro (segunda-feira) devido os serviços desenvolvidos serem considerados de caráter essencial à população, os profissionais ficarão à disposição dos titulares das pastas, através de escala de serviço a ser definida pelos mesmos.


O expediente nas repartições públicas municipais será retomado na quarta-feira, dia 2 de março, a partir das 13 horas (horário de Brasília).

Foto Assecom Prefeitura de Bataguassu

CTG Brasil doa equipamentos da Usina Jupiá para o IFMS

0

Itens pertencentes ao antigo maquinário de uma das unidades geradoras serão utilizados com finalidade didático-pedagógica pela instituição

 A CTG Brasil, uma das líderes em energia limpa no País, realizou, na última quarta-feira (23), a entrega de 154 equipamentos eletrônicos e eletromecânicos da Usina Hidrelétrica Jupiá, sob concessão da companhia, para o Instituto Federal do Mato Grosso do Sul (IFMS).

Os 154 equipamentos compreendem 20 itens, como dispositivos temporizados e de sinalização, disjuntores, botoeiras e transformadores. É a primeira vez que a empresa realiza uma doação dessa natureza.

CTG Brasil doa equipamentos da Usina Jupiá para o IFMS

“Foi um esforço realmente grande de vários times e que contou com diversas etapas e análises. Essas peças faziam parte do antigo maquinário da Unidade Geradora 02, que foi substituído recentemente por novos equipamentos, por conta da modernização que estamos realizando na usina”, diz Giulliano Gallo, Gerente de O&M da CTG Brasil.

Os aparelhos doados serão utilizados com a finalidade didático-pedagógica nos laboratórios dos cursos técnicos do instituto federal no Câmpus Três Lagoas (MS).

Walterisio Gonçalves Carneiro Júnior, Diretor-Geral do IFMS, diz que a doação por parte da CTG Brasil demonstra a responsabilidade socioambiental da empresa, além de auxiliar a instituição no cumprimento de sua missão: promover a educação de excelência por meio do ensino, pesquisa e extensão, nas diversas áreas do conhecimento técnico e tecnológico. “Parabenizamos a CTG Brasil pela iniciativa, que contribuirá na formação de novos profissionais para o mercado de trabalho”, completou.

CTG Brasil doa equipamentos da Usina Jupiá para o IFMS

Segundo a diretora de Marca, Comunicação e Sustentabilidade, Salete Hora, o compromisso com o desenvolvimento sustentável envolve todas as atividades da CTG Brasil. “Negócios somente serão sustentáveis se gerarem valor para todas as partes interessadas. Essa foi uma ação que nos deixou particularmente muito felizes, porque, ao mesmo tempo que serviu de alternativa ao descarte convencional, contribuindo assim para a redução de impactos ambientais, também vai ajudar na capacitação técnica de jovens da comunidade”, diz.

Sobre a CTG Brasil

A CTG Brasil trabalha para desenvolver o mundo com energia limpa em larga escala. Segunda maior geradora privada de energia do País, conta com a dedicação de seus talentos locais e está comprometida em contribuir com a matriz energética brasileira, pautada pela responsabilidade social e respeito ao meio ambiente. A empresa tem investimentos em 17 usinas hidrelétricas e 11 parques eólicos, com capacidade instalada total de 8,3 GW. Criada em 2013, é parte da China Three Gorges Corporation, uma das líderes globais em geração de energia limpa.

Por Assessoria de Comunicação

Polícia Militar realiza passagem de Comando em Água Clara

0

Na manhã desta sexta-feira (25/02) foi realizada a solenidade de passagem de comando do 3º Pelotão, da 2ª Companhia, do 2º Batalhão de Polícia Militar na Câmara Municipal de Água Clara.

O ato solene da transmissão do Comando do 3º Pelotão (Água Clara) foi presidido pelo Comandante do 2º Batalhão, o Tenente Coronel QOPM Paulo Ribeiro dos Santos, onde o Capitão QOPM Wellington Luiz Peralta Cuenca passou o Comando do 3ºPel/2ªCia/2°BPM/CPA2 para o 1° Tenente QAOPM Cristian Pontes Formigário.

O evento contou com as presenças do: Vice-prefeito de Água Clara – Sebastião Ottoni, neste ato representando a prefeita municipal Gerolina; o Presidente da câmara municipal – Saylon Cristiano de Moraes; os Vereadores municipais: Fernando Roberto, Marcelo de Araujo, Ricardo Moreira; o Comandante da 6ª Cia de Polícia Militar Ambiental – Capitão QOPM Gabriel Gomes da Rocha; o 1º Tenente QOPM Gabriel de Oliveira Martins, do 2º Pelotão de Polícia Militar de Ribas do Rio Pardo; o Promotor de Justiça – Felipe Almeida Marques; o Defensor Público – Marcel Leonardo Pelagio Gaio; o Delegado de Polícia Civil – Felipe Cândido Rossato; o Diretor de Trânsito – Luiz Carlos; a Conselheira Tutelar – Geyssi Mara; a Sra. Monica de Lima, representando o Conselho da Comunidade, além do efetivo policial militar de Água Clara, autoridades locais e cidadãos aguaclarenses.

Em Campo Grande, bebê é flagrado pendurado em janela do 5° andar; veja

0

As imagens mostram a criança pendurada na janela, escorado na tela de proteção, se movimentando e sozinha, conforme testemunhas

Um bebê foi flagrado pendurado em uma janela no 5º andar de um prédio, no bairro Rita Vieira, em Campo Grande.

O momento foi registrado ontem (24), por vizinhos que ficaram indignados com o ocorrido.

As imagens mostram a criança, aparentemente, de fralda, pendurada na janela, escorado na tela de proteção, se movimentando e sozinha, conforme testemunhas.

Os vizinhos relataram ao G1, que escutaram a criança chorando, ao saírem na janela para ver o que poderia está acontecendo se depararam com a criança na tela.

A pessoa que fez o vídeo disse que não acionou a polícia ou o conselho tutelar. A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros confirmaram não ter recebido nenhuma ocorrência deste caráter.

Celular roubado no mês de janeiro é recuperado em Três Lagoas

0

O suspeito, um homem de 29 anos de idade, foi então conduzido à sede da SIG, onde formalmente ouvido em declarações, alegou que havia comprado o aparelho de uma mulher

A Polícia Civil de Três Lagoas/MS, através da Seção de Investigações Gerais (SIG/TL), durante diligências para apuração de um roubo de um telefone celular, ocorrido no mês de janeiro, conseguiu localizar e recuperar o aparelho.

Os agentes da SIG de Três Lagoas/MS investigavam o crime, praticado contra uma estudante de 24 anos de idade, no momento em que caminhava pela Rua Egidio Thomé, no Jardim Alvorada, quando foi abordada por um homem, que de maneira agressiva subtraiu o seu aparelho celular, marca Samsung.

Na continuidade das diligências, os policiais da SIG obtiveram informações sobre o indivíduo que estaria em posse do aparelho, e após diligências, conseguiram identificá-lo e localizá-lo, na Vila Piloto.

O suspeito, um homem de 29 anos de idade, foi então conduzido à sede da SIG, onde formalmente ouvido em declarações, alegou que havia comprado o aparelho de uma mulher, em um grupo de vendas numa rede social, pelo valor de R$ 200,00 (duzentos reais). Ele poderá ser processado pela prática do crime de receptação.

O aparelho telefônico, avaliado em R$ 1.100,00 (um mil e cem reais) foi apreendido, e entregue à sua legítima proprietária.

Com relação ao crime de roubo, as investigações continuarão para identificação do autor.

Enquete da Joven Pan questiona: “Qual Brasil você prefere: o de Lula ou o de Bolsonaro?”

0

Bolsonaro marcou vantagem grande com relação ao ex-presidente

Ano eleitoral e não é de hoje que questionar a preferência dos brasileiros entre Lula e Bolsonaro agita pesquisas.

A Joven Pan lançou o seguinte questionamento: “Qual Brasil você prefere: o de Lula ou o de Bolsonaro?”

Participaram da votação 2.070.865 (dois milhões, setenta mil e oitocentos e sessenta e cinco pessoas).

No resultado, Bolsonaro aparece com 1.378.087 (um milhão, trezentos e setenta e oito mil e oitenta e sete votos) de votos, ou seja, 66,5% na preferência dos eleitores.

Já Lula aparece com 692.778 (seiscentos e noventa e dois mil, setecentos e setenta e oito votos) ou 33,5% do total.

MS registra mais 15 mortes por Covid-19; moradora de Três Lagoas está entre as vítimas

0

Ela tinha diabetes, doença respiratória crônica e hipertensão

Boletim epidemiológico desta sexta-feira (25) revela mais 2.953 casos de Covid-19 em Mato Grosso do Sul, totalizando 496.484 desde o início da pandemia, e 15 novas mortes, somando 10.284.

Entre os óbitos está uma mulher de 41 anos, moradora de Três Lagoas, com diabetes, doença respiratória crônica e hipertensão. Ela faleceu na última quarta-feira (23), mas o caso foi contabilizado apenas no boletim mais recente.

Influenza

O documento também informa mais uma hospitalização por conta da Influenza, resultando em 472 desde o ano passado. Não foram registrados novos óbitos em decorrência da infecção respiratória viral, além das 89 pessoas que faleceram desde 2021.

Hoje é último prazo para estudante se inscrever no Prouni

0

*Agência Brasil

Prazo vai até às 23h59 (horário de Brasília)

Termina nesta sexta-feira (25) às 23h59 (horário de Brasília) o prazo para  inscrições no Programa Universidade para todos (Prouni) do primeiro semestre de 2022. O Prouni oferece bolsas de estudo integrais ou parciais (50%) em faculdades particulares a estudantes de baixa renda.Hoje é último prazo para estudante se inscrever no ProuniHoje é último prazo para estudante se inscrever no Prouni

Requisitos

Para ter acesso à bolsa integral, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal até 1,5 salário mínimo por pessoa. Para a bolsa parcial, a renda familiar bruta mensal deve ser até três salários mínimos por pessoa. É necessário também que o interessado tenha cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou da rede privada com bolsa integral ou parcial.

Este ano, a novidade é que um decreto, assinado na semana passada pelo presidente Jair Bolsonaro, estabelece que a pré-seleção dos estudantes inscritos no Prouni considere as duas últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para ingresso em cursos de graduação ou sequencial de formação específica. No Enem, o candidato deve ter alcançado, no mínimo, 450 pontos de média das notas e não pode ter tirado 0 na redação.

Até então, a regra em vigor era de que apenas a nota da última edição do Enem, aquela imediatamente anterior ao processo seletivo do Prouni, poderia ser utilizada pelos candidatos para entrar no programa.

Consulta

As vagas disponíveis podem ser consultadas. A busca pode ser feita por curso, instituição de ensino ou município no site do programa.

ProUni 2/2022

A edição do Prouni do segundo semestre deste ano pode ampliar o acesso de estudantes de escolas privadas não bolsistas ao programa. A possibilidade está prevista na Medida Provisória (MP) 1.075/2021, editada pelo presidente Jair Bolsonaro em dezembro. Para sair do papel, no entanto, a regra precisa ser convertida em lei pelo Congresso até o dia 17 de março, quando perderá o efeito. O texto tramita na Câmara em regime de urgência e, se aprovado, segue para o Senado.

Cronograma

Primeira chamada: 2 de março

Comprovação de informações: 3 a 14 de março

Segunda chamada: 21 de março

Comprovação de informações: 21 a 29 de março

Lista de espera: 4 e 5 de abril

Resultado: 7 de abril.

Comprovação de informações: 8 a 13 de abril

Merendeiras da REME recebem capacitação para a volta às aulas

0

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) promoveu nesta quinta-feira (24), na Câmara Municipal, capacitação das merendeiras que preparam as refeições dos alunos nas Unidades da Rede Municipal de Ensino de Três Lagoas (REME).

O Prefeito Angelo Guerreiro, acompanhado do presidente da Câmara Municipal Cassiano Maia, vereadora Evalda Reis e a secretária da SEMEC, Angela Brito, participaram da entrega de utensílios para cozinha que serão utilizados pelas servidoras neste ano letivo.

“Estamos fazendo essa entrega dos vários utensílios para nossas merendeiras realizarem um trabalho ainda melhor à frente das cozinhas das nossas Escolas”, explicou Guerreiro.

Foram distribuídos utensílios como mamadeiras e copos; travessas; panelas; panelas de pressão, copos; pratos; chaleiras entre outros objetos. As profissionais também receberam uniformes: avental; camiseta; calça e jalecos para nutricionistas.

Visando seguir todos os protocolos de segurança no combate a Covid-19 no retorno das aulas presenciais as servidoras receberam itens de Equipamento de Proteção Individual (EPIs), como avental de napa; avental térmico; calçado de segurança; fixador de luvas; luva de procedimentos não cirúrgico; luva térmica; luva plástica e touca descartável.

Contas públicas fecham janeiro com superávit de R$ 101,8 bilhões

0

Dados foram divulgados pelo Banco Central

As contas públicas do país registraram um superávit primário recorde em janeiro, informou hoje o Banco Central (BC). O montante, maior de toda a série histórica, foi de R$ 101,8 bilhões, ante superávit primário de R$ 58,4 bilhões em janeiro de 2021. Nos doze meses encerrados em janeiro, o superávit primário do setor público consolidado atingiu R$ 108,2 bilhões, equivalente a 1,23% do Produto Interno Bruto (PIB).Contas públicas fecham janeiro com superávit de R$ 101,8 bilhõesContas públicas fecham janeiro com superávit de R$ 101,8 bilhões

Os dados estão no relatório de estatísticas fiscais do BC. Segundo o banco, no mês de janeiro, o resultado do superávit primário do setor público consolidado foi de R$ 77,4 bilhões para o Governo Central (Previdência, Banco Central e Tesouro Nacional); R$ 20 bilhões para estados e municípios e R$ 4,4 bilhões para as empresas estatais.

O resultado primário é formado pelas receitas menos os gastos com juros, sem considerar o pagamento de juros da dívida pública. Assim, quando as receitas superam as despesas, há superávit primário.

Juros

Os juros nominais do setor público consolidado atingiram R$ 17,8 bilhões em janeiro, frente a R$ 40,4 bilhões em janeiro de 2021. De acordo com o BC, o resultado das operações de swap cambial contribuiu para essa redução.

O swap cambial é a venda de dólares no mercado futuro. Os resultados dessas operações são transferidos para o pagamento dos juros da dívida pública, como receita, quando há ganhos, e como despesa, quando há perdas.

No período, essas operações resultaram em um ganho de R$ 31,9 bilhões em janeiro de 2022 ante perda de R$ 16,3 bilhões em janeiro de 2021.

No acumulado em doze meses, os juros nominais alcançaram R$ 425,7 bilhões (4,86% do PIB) em janeiro de 2022, comparativamente a R$ 315,7 bilhões (4,2% do PIB) nos doze meses até janeiro de 2021.

O BC informou ainda que o resultado nominal do setor público consolidado, que inclui o resultado primário e os juros nominais apropriados, foi superavitário em R$ 84,1 bilhões em janeiro. No acumulado em doze meses, o déficit nominal alcançou R$ 317,5 bilhões (3,62% do PIB), ante déficit nominal de R$ 383,7 bilhões (4,42% do PIB) em dezembro de 2021.

Dívida pública

A dívida líquida do setor público (balanço entre o total de créditos e débitos dos governos federal, estaduais e municipais) fechou janeiro em R$ 5 trilhões, o que corresponde a 56,6% do PIB, uma redução de 0,6 ponto percentual do PIB no mês.

Já a dívida bruta do governo geral (DBGG) – que contabiliza apenas os passivos dos governos federal, estaduais e municipais – chegou a R$ 7 trilhões ou 79,6% do PIB. Uma redução de 0,7 ponto percentual do PIB em relação ao mês anterior.

Por Luciano Nascimento – Repórter da Agência Brasil – Brasília

Brasilândia realiza recuperação de estradas vicinais do Assentamento Mutum

0

O Município de Brasilândia tem aproximadamente 1.500 quilômetros de estradas e é um trabalho constante realizado com obras de patrolagem e encascalhamento

Devido as constantes chuvas que caíram nas últimas semanas, a Prefeitura de Brasilândia por meio da Secretaria Municipal de Obras intensificou o trabalho de manutenção de estradas na região do Assentamento Mutum.

A equipe do Departamento Municipal de Estrada e Rodagens realiza a manutenção de estradas, bem como o patrolamento, aterro de pontos críticos e curvas de nível em algumas propriedades privadas, para evitar que futuras chuvas não entrem nas estradas, resultando na formação de poças e atrapalhando o trânsito.

Na próxima quinta e sexta-feira (3 e 4 de março), a equipe não estará na região, pois realizará o trabalho emergencial de estradas mais próximas da cidade.

A partir do dia 07 de março, a equipe do Departamento Municipal de Estrada e Rodagens retorna à região do Assentamento Mutum para dar continuidade ao trabalho que tem previsão de durar em torno de 45 dias.

O Município de Brasilândia tem aproximadamente 1.500 quilômetros de estradas e é um trabalho constante realizado com obras de patrolagem e encascalhamento que facilita a vida dos moradores das áreas rurais.

A restauração dessas vias irá facilitar o transporte nas regiões beneficiadas, como também o deslocamento dos estudantes das escolas rurais, melhorando o acesso da população aos postos de saúde da localidade e outros locais da cidade.

Castramóvel atenderá cães e gatos de 02 a 25 de março na Escola Municipal “Marlene de Noronha Gonçalves”

0

O Castramóvel, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), operado pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) inicia na próxima quarta-feira (02 de março), a castração de cães e gatos machos acima de 6 meses de idade e outros serviços na Escola Municipal “Marlene de Noronha Gonçalves”, em Três Lagoas. Essa é a 40ª etapa do serviço que ficará instalado no local até o dia 25 de março.

Além da castração, o Castramóvel oferece vacina antirrábica, vermífugo, orientação de posse responsável, prevenção de acidente com animais peçonhentos, profilaxia de leishmaniose.

O atendimento é das 7h30 às 12h30 e o proprietário do animal deve fazer o agendamento no próprio local onde a Unidade Móvel está instalada.

A Escola Municipal “Marlene de Noronha Gonçalves” fica localizada na Rua Manoel de Faria Duque, 2142 – bairro Vila Verde. Mais informações pelo telefone (67) 3929-1803.

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.