17.9 C
Três Lagoas
domingo, 21 de junho de 2026
Início Site Página 78

Sesc Camillo Boni realiza Feira de Negócios do Sesc 60+ no dia 5 de maio

0
Foto: Divulgação

O Sesc Camillo Boni promove, no dia 5 de maio, das 11h às 20h, a Feira de Negócios do Sesc 60+, na Sala de Jogos da unidade. O evento tem entrada gratuita e é aberto ao público.

A feira reúne empreendedores participantes do programa Sesc 60+, com exposição e comercialização de produtos artesanais de diferentes segmentos, como tapetes, crochê, cerâmica, café, biscoitos, semijoias, mel e derivados.

Com temática voltada ao Dia das Mães, a programação inclui o sorteio de duas cestas de produtos entre os participantes ao longo do evento.

A iniciativa busca incentivar a geração de renda, promover a troca de experiências entre os participantes e ampliar a visibilidade da produção local.

O Sistema Comércio MS é composto por Fecomércio MS, Sesc MS, Senac MS, IPF e sindicatos empresariais. A entidade é presidida por Edison Araújo e administrada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), presidida por José Roberto Tadros.

Pai deixa o filho bêbado e sem CNH dirigir e os 2 respondem por morte na MS-338

0
Moto do rapaz que acabou morto em acidente (Foto: Da Hora Bataguassu)

Jovem de 18 anos estava alcoolizado e fez ultrapassagem proibida, segundo o inquérito

A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul concluiu o inquérito que investigava o grave acidente registrado em março deste ano na rodovia MS-338, entre Bataguassu e Santa Rita do Pardo, e que terminou com a morte do motociclista Fernando Sanches, de 23 anos.

Ao fim da apuração, o motorista do VW Santana, de 18 anos, foi indiciado por homicídio consumado com dolo eventual, quando a pessoa assume o risco de matar. Segundo a investigação, ele dirigia sem habilitação, sob efeito de álcool e teria feito ultrapassagem em local proibido no momento da colisão.

O nome dele não foi divulgado pelas autoridades.

O pai do rapaz, de 45 anos, que seguia como passageiro no carro, também foi indiciado. Conforme a polícia, ele responderá por permitir que pessoa não habilitada conduzisse veículo automotor, crime previsto no Código de Trânsito Brasileiro. O nome dele também não foi informado.

O acidente aconteceu na noite de 6 de março, no quilômetro 289 da rodovia. Fernando conduzia uma motocicleta no sentido de Bataguassu a Santa Rita do Pardo, enquanto o Santana seguia no sentido contrário.

A suspeita confirmada ao longo da investigação é de que o carro invadiu a pista oposta durante uma ultrapassagem em faixa contínua e bateu de frente com a moto.

Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas, mas Fernando não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local. Polícia Científica e Polícia Militar Rodoviária também atenderam a ocorrência.

Os ocupantes do carro sobreviveram e foram levados ao hospital. Um deles reclamava de dores na coluna.

Em nota, a Polícia Civil afirmou que a rápida atuação das equipes e a coleta de provas técnicas foram fundamentais para esclarecer o caso e responsabilizar os envolvidos.

Com a conclusão do inquérito, o procedimento foi encaminhado ao Ministério Público, que vai analisar se oferece denúncia à Justiça.

Fonte: Campo Grande News (por Gabi Cenciarelli)

Em reunião virtual, autoridades dos quatro países atualizam informações sobre Corredor Bioceânico

0
Foto: Saul Schramm/Secom MS 

Autoridades e representantes dos governos do Brasil, Argentina, Paraguai e Chile participaram de uma reunião virtual na manhã desta quarta-feira (29) para atualizar as informações sobre o andamento das obras do Corredor Bioceânico de Capricórnio, a rota que vai ligar por rodovias pavimentadas os Oceanos Atlântico e Pacífico, passando por Mato Grosso do Sul. O Webinar “El Corredor Bioceánico Vial: Avances y su Potencial para Impulsar em Desarollo Económico” foi realizado pela Fundação Chilena do Pacífico e mediado pela diretora executiva da entidade, Loreto Leyton.

O governador de Antofagasta (Chile), Ricardo Díaz, foi um dos painelistas do encontro. Por Mato Grosso do Sul, a assessora da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Danniele Paiva, falou sobre o andamento das obras da ponte sobre o Rio Paraguai, da alça de acesso no lado brasileiro da obra e da construção da estrutura alfandegária.

A ponte com 1.294 metros de comprimento e 29 metros de altura está com 90% das obras concluídas e a previsão é que as duas partes da plataforma se encontrem até fim de maio (beco de las aduelas). A ponte foi financiada com recursos da Itaipu Binacional e o valor orçado é de U$ 85 milhões.

Já o acesso ligando a BR-267 com a ponte pelo lado brasileiro, com 13,1 quilômetros de extensão, está com 35% das obras executadas. Por atravessar uma região bastante úmida, a obra exigiu a construção de diversas pontes e bueiros. Com relação ao Centro Aduaneiro, as obras físicas ainda não começaram porque aguardam definições das autoridades paraguaias.

Foi apresentado, ainda, um panorama das importações e exportações de Mato Grosso do Sul diretamente dos países que serão servidos pelo Corredor Bioceânico. Os negócios com Chile, Paraguai e Argentina no ano passado somaram quase U$ 1 bilhão, sendo carnes, soja e derivados e minérios e derivados os principais produtos vendidos pelo Estado aos vizinhos.

(*) João Prestes

Número de setores industriais pessimistas é o maior desde junho de 2020

0
Foto: Claraboia Filmes/CNI

28 dos 29 segmentos da indústria demonstram falta de confiança. Em abril, índice recuou na maioria dos setores, regiões e portes de empresa confirmando a disseminação do pessimismo

Os resultados setoriais do Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), divulgados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), nesta quarta-feira (29), registraram o maior número de setores industriais pessimistas desde junho de 2020. A queda, em abril, dá continuidade ao movimento iniciado nos meses anteriores. Em fevereiro de 2026, 21 segmentos já se encontravam em situação de falta de confiança; em março, esse número aumentou para 23 e continuou a crescer, alcançando 28 setores em abril.  

Em abril, houve recuo da confiança em 19 dos 29 setores industriais analisados, o que aponta agravamento do ambiente de incerteza no setor produtivo. Já 10 setores industriais registraram avanço. Como resultado, cinco setores cruzaram a linha divisória de 50 pontos e migraram de um cenário de confiança para falta de confiança. 

“Essa piora se refletiu nos diferentes portes de empresa, que já apresentavam falta de confiança e tiveram esse quadro aprofundado. No recorte regional, a falta de confiança aumentou em quatro das cinco regiões; apenas o Centro-Oeste registrou leve melhora no índice, mas ainda assim permaneceu abaixo de 50 pontos. Todas as regiões apresentaram falta de confiança em abril, revelando um cenário geral de pessimismo disseminado e intenso em grande parte da atividade industrial”, explica Marcelo Azevedo, gerente de Análise Econômica da CNI. 

Com isso, o número de setores com índice acima de 50 pontos caiu de seis, em março, para apenas um em abril. 28 setores passaram a demonstrar falta de confiança. 

Setores menos confiantes 

  • Produtos de material plástico – 41,0 
  • Celulose e papel – 41,9 
  • Máquinas e equipamentos – 42,0 
  • Metalurgia – 43,3 

O setor Farmoquímicos e farmacêuticos foi o único que apresentou margem positiva com 52,0 pontos.  

O recuo atingiu todos os portes de empresa pelo segundo mês consecutivo, com destaque para as médias empresas, que registraram recuo de 1,6 ponto. As pequenas empresas apresentaram queda de 1,0 ponto, enquanto as grandes indústrias tiveram redução de 0,9 ponto. Em todos os casos, a perda de confiança se aprofundou. 

Confiança recua em quase todas as regiões 

No recorte regional, apenas o Centro-Oeste apresentou leve alta na confiança dos empresários industriais, com avanço de 0,3 ponto em abril. As demais regiões registraram queda, a mais intensa no Nordeste, com recuo de 3,4 pontos, seguido pelo Norte (-2,9 pontos), Sul (-1,7 ponto) e Sudeste (-0,3 ponto). Com esse movimento, o ICEI do Nordeste caiu abaixo da linha de 50 pontos pela primeira vez desde julho de 2020, e com isso, todas as regiões do país passaram a registrar falta de confiança. 

Sobre o ICEI Setorial 

A edição de abril ouviu 1.695 empresas, sendo 699 de pequeno porte, 598 de médio porte e 398 de grande porte — entre 1 e 13 de abril de 2026.

Torneio de Pesca dispara economia em Três Lagoas e coloca cidade no radar do Brasil

0
Foto: Divulgação

Três Lagoas já vive um verdadeiro boom econômico e turístico com a chegada do 15º Torneio de Pesca Esportiva, que começa nesta quinta-feira (30) e promete transformar a cidade em um dos principais polos do turismo regional nos próximos dias.

Antes mesmo da abertura oficial, o impacto já é visível: hotéis praticamente lotados, restaurantes se preparando para alta demanda e o comércio aquecido com a chegada de pescadores e turistas vindos de diversas regiões do Brasil. O evento vai muito além da competição. Ele se consolida como uma engrenagem poderosa de geração de renda e movimentação econômica.

Torneio de Pesca dispara economia em Três Lagoas e coloca cidade no radar do Brasil
Foto: João Pedro

Realizado às margens do imponente Rio Sucuriú, no Balneário Municipal “Miguel Jorge Tabox”, o torneio chega à sua 15ª edição cercado de expectativa e estrutura reforçada. A Administração Municipal investiu na organização do espaço, com melhorias operacionais, montagem de estruturas e mobilização de equipes para garantir conforto, segurança e uma experiência completa para competidores e visitantes.

CIDADE CHEIA, ECONOMIA GIRANDO

O reflexo do evento é direto. Cada barco na água representa dinheiro circulando na cidade. Da hospedagem ao combustível, da alimentação ao comércio local, o torneio cria uma cadeia econômica que beneficia diversos setores.

Torneio de Pesca dispara economia em Três Lagoas e coloca cidade no radar do Brasil
Foto: João Pedro

Eventos como esse colocam Três Lagoas no mapa do turismo esportivo, fortalecendo a imagem da cidade como destino estratégico para lazer, natureza e grandes encontros. Não é só pesca, é desenvolvimento.

VOZES QUE FAZEM O TORNEIO ACONTECER

Quem está diretamente envolvido na realização do evento reforça que o impacto vai muito além da pesca.

O presidente da Associação de Pescadores de Três Lagoas I(APTL), Claudio Kenzo Sigaki, destaca que o torneio é resultado de um trabalho coletivo e estratégico para o desenvolvimento da cidade.

Torneio de Pesca dispara economia em Três Lagoas e coloca cidade no radar do Brasil
Foto: João Pedro

“Esse torneio não é só um evento esportivo, ele é uma ferramenta de desenvolvimento. Existe todo um planejamento por trás, uma preocupação com a estrutura, com quem vem de fora e com o retorno que isso traz para Três Lagoas. A gente trabalha para que cada edição seja melhor, porque sabemos o quanto isso impacta positivamente no turismo e na economia local.”

Kenzo também reforça que o envolvimento da associação e do poder público é fundamental para consolidar o evento no cenário regional:

“Quando você vê hotéis cheios, comércio aquecido e gente vindo de vários estados, você tem a certeza de que estamos no caminho certo. O torneio já virou referência e isso é motivo de orgulho para todos nós.”

Já o empresário e um dos competidores, Fernando Gomes Lopes traz a visão de quem está na linha de frente da competição e sente na prática a dimensão do evento.

“Não é só sobre pescar. É sobre reencontrar amigos, conhecer gente nova e viver esse clima que só Três Lagoas proporciona. A estrutura ajuda muito, a cidade recebe bem e isso faz toda diferença para quem vem competir.”

Ele ainda destaca o impacto direto que percebe fora da água:

“A gente vê a cidade cheia, movimentada, todo mundo trabalhando. Isso mostra que o evento não beneficia só quem está participando, mas toda a população.”

Torneio de Pesca dispara economia em Três Lagoas e coloca cidade no radar do Brasil
Foto: João Pedro

PROGRAMAÇÃO MOVIMENTADA

A abertura oficial acontece na noite desta quinta-feira (30), com atrações especiais. Já nos dias 1º e 2 de maio, a programação segue ao longo do dia com competições, atividades e entretenimento para o público.

Mais do que uma disputa esportiva, o torneio se transforma em um grande encontro às margens do rio, reunindo famílias, turistas e apaixonados pela pesca em um ambiente de lazer e contato com a natureza.

Torneio de Pesca dispara economia em Três Lagoas e coloca cidade no radar do Brasil
Foto: João Pedro

MUITO ALÉM DA PESCA

Com o evento, a aposta da Administração Municipal se torna clara e transparente. Investir em eventos que gerem retorno real para a cidade. E o torneio já prova, mais uma vez, que essa estratégia funciona.

Com grande público esperado, estrutura reforçada e impacto econômico evidente, o 15º Torneio de Pesca Esportiva não só celebra a tradição, ele impulsiona Três Lagoas para um novo patamar no turismo regional.

E, pelo ritmo que a cidade já apresenta, uma coisa é certa: o peixe pode até escapar… mas o sucesso do evento já está fisgado.

Torneio de Pesca dispara economia em Três Lagoas e coloca cidade no radar do Brasil
Foto: João Pedro

Por: Pollyanna Eloy

Casa da Saúde altera atendimento no feriado do Trabalhador

0
Foto: Arquivo/SES

SES orienta a população a fazer a retirada de medicamento até quinta-feira, 30 de abril

A SES (Secretaria de Estado de Saúde) informa que a Casa da Saúde Carlos Alberto Jurgielewicz não terá atendimento ao público sexta-feira (1°) devido ao feriado do Dia do Trabalhador.

A Casa da Saúde Carlos Alberto Jurgielewicz é responsável pela dispensação de medicamentos disponibilizados pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Para renovação de solicitações, dispensação de medicamentos e atendimento de protocolo – primeiro cadastro – o horário de atendimento será das 7 horas às 16 horas, com distribuição de senhas das 7 horas às 15h30.

Assim, a SES orienta a população a fazer a retirada de medicamento até quinta-feira, 30 de abril. O feriado foi estabelecido pelo Governo do Estado por meio de decreto.

A Casa da Saúde Carlos Alberto Jurgielewicz retorna com o atendimento normal na segunda-feira (4).

Serviço

A Casa da Saúde Carlos Alberto Jurgielewicz está atendendo em sua nova sede, localizada a rua Dom Aquino, 1.789, Centro, em Campo Grande.

(*) Kamilla Ratier, Comunicação SES

Formalizado acordo de cooperação técnica para manejo da mosca-branca e lagarta do cartucho

0
Foto: Ampasul

A Ampasul, em parceria com: Fundação Chapadão – Sindicato Rural de Chapadão do Sul – Desafios Agro – Difusão Agricola – DeLollo – Coprasul, realizou um encontro técnico no dia 16 de abril, para discutir e debater o alto índice de infestação da mosca-branca (bemicia tabaci) e a lagarta do cartucho (spodoptera) na atual safra.

O seleto grupo de produtores, técnicos, gerentes de fazendas e pesquisadores, participantes ativos no encontro, resumiu a preocupação que as duas pragas estão promovendo no campo, e na oportunidade foi formalizado um acordo de cooperação para mitigar as pragas nas regiões dos chapadões e Goiás.

O Documento foi elaborado após ampla discussão com a participação de 85 representantes de fazendas da região. As orientações são estratégicas e importantes para o controle efetivo da infestação dessas pragas nos Chapadões.

Orientações Estratégicas foram elencadas em dez citações, que priorizam o uso de ferramentas corretas como o uso de defensivos, biológicos, químicos, tecnologia de aplicação, monitoramento efetivo das lavouras, entre outras.

Segundo o Diretor Executivo da Ampasul, Adão Hoffmann, o acordo de cooperação técnica apresentado representa um passo importante para mitigar as pragas em debate, mas que também traz orientações importantes para controle de outras pragas e doenças que ocorrem nas lavouras da região.

Veja abaixo a íntegra dos dez itens acordados:

  1. Monitorar a lavoura corretamente com ênfase nas pragas, de forma eficaz e preventivamente, orientando os monitores, quanto a importância da atenção, identificação e quantificação das amostragens precocemente;
  2. Realizar o controle preconizado, conforme necessidade (MIP – Manejo Integrado de Pragas), no sistema de produção, além das culturas comerciais instaladas, e demais plantas hospedeiras existentes na propriedade durante o ano todo;
  3. Realizar o uso, se necessário de ferramentas eficientes como controle biológico (fungos entomopatogênicos), no período reprodutivo, e no final do ciclo da cultura, visando diminuir a população das pragas no sistema;
  4. Considerar as condições climáticas e misturas compatíveis na aplicação aérea e terrestre, dos produtos químicos e biológicos, alcançando eficácia na pulverização para atingir o alvo e o efeito desejado, sem perdas por aplicação inadequada;
  5. Cooperar através de informações com dados do monitoramento das pragas em cada fazenda, compartilhando com as fazendas vizinhas e região, para gerar um mapa regional, com o objetivo de adotar medidas preventivas de controle em conjunto;
  6. Utilizar defensivos químicos e biológicos com eficiência comprovada em dose mínima recomendada pelo fabricante, atestando a eficácia dos produtos referenciais e genéricos;
  7. Adotar manejo complementar de aplicação de ovicidas/larvicidas e inseticidas químicos e biológicos junto com a desfolha, ou outra operação no final do ciclo da cultura, visando baixar população das pragas na entre safra;
  8. Inserir na pauta dos GTAs o acompanhamento do assunto, observando os índices de infestação dessas pragas, e se necessário lançar imediatamente alerta de controle para as fazendas;
  9. Informar e envolver a APROSOJA na campanha, alertando os produtores de grãos, quanto a alta incidência e a importância de monitorar e combater as pragas no cultivo da soja e milho;
  10. Fomentar junto a Fundação Chapadão, Desafios Agro, Difusão Agricola e DeLollo, a pesquisa relacionada ao manejo e rotação de produtos de maior eficiência para o controle das pragas.

Fonte: Ampasul

Produtores de MS terão até 50% de subvenção no seguro do milho safrinha

0
Foto: Divulgação

Governo federal amplia incentivo para boas práticas no campo e reforça proteção contra perdas climáticas

Mato Grosso do Sul passou a integrar a nova etapa do ZarcNM (Zoneamento Agrícola de Risco Climático por Níveis de Manejo), projeto do Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária) em parceria com a Embrapa, que amplia o acesso ao seguro rural e aumenta o percentual de subvenção para produtores que adotam melhores práticas de manejo do solo.

A segunda fase do projeto foi aprovada pelo Comitê Gestor Interministerial do Seguro Rural, por meio da Resolução nº 111, de 28 de abril de 2026, e representa um avanço importante especialmente para o campo sul-mato-grossense, onde a soja e o milho safrinha têm peso direto na economia e na geração de renda.

A principal mudança para Mato Grosso do Sul está na inclusão do Estado tanto na soja quanto no milho de segunda safra dentro do novo modelo. Até então, o projeto-piloto havia começado apenas com a soja no Paraná, durante a safra 2025/2026.

Agora, além do Paraná, a soja passa a abranger também Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Já o milho de segunda safra entra no programa nos estados do Paraná e de Mato Grosso do Sul, o que coloca o Estado em posição estratégica dentro da política nacional de gestão de risco no agronegócio.

Na prática, o modelo aumenta o percentual de ajuda federal no pagamento do seguro rural conforme o nível de manejo da propriedade. Quanto melhor a classificação da área produtiva, maior o percentual de subvenção ao prêmio do seguro.

Para a soja, os percentuais passam a ser de 20% para áreas classificadas como NM1 (Nível de Manejo 1), 30% para NM2 (Nível de Manejo 2), 35% para NM3 (Nível de Manejo 3) e 40% para NM4 (Nível de Manejo 4).

No caso do milho safrinha, os percentuais são ainda maiores: 40% para NM1, 45% para NM2 e até 50% para áreas classificadas como NM3 e NM4, o maior percentual previsto dentro do PSR (Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural).

Isso significa que produtores sul-mato-grossenses que mantêm áreas com melhor conservação e manejo do solo poderão pagar menos pelo seguro rural e ter maior proteção financeira diante de perdas provocadas principalmente pela seca, um dos principais riscos para a produção no Estado.

Para viabilizar essa nova etapa, o governo federal destinou recursos exclusivos de R$ 1 milhão para a soja e mais R$ 1 milhão para o milho de segunda safra dentro do orçamento de 2026 do PSR.

Outro ponto importante é que o sistema agora permitirá a classificação antecipada das áreas produtivas dentro do SINM (Sistema de Identificação de Níveis de Manejo), da Embrapa. Com isso, produtores e seguradoras terão acesso prévio ao enquadramento da propriedade, permitindo uma análise mais precisa do risco, mais previsibilidade e até possíveis ajustes no custo das apólices.

O milho safrinha que será plantado conforme as janelas do Zarc no primeiro trimestre de 2027 já poderá ser enquadrado no novo modelo. As apólices poderão ser contratadas antecipadamente e serão recebidas pelo Ministério da Agricultura na abertura do sistema, prevista para o segundo semestre deste ano.

O Zarc Níveis de Manejo é uma evolução do tradicional Zoneamento Agrícola de Risco Climático. Enquanto o modelo convencional considera fatores como clima, tipo de solo e ciclo da cultura, o novo sistema também incorpora a qualidade do manejo do solo como elemento central na redução do risco climático.

A metodologia reconhece que áreas com práticas conservacionistas mais avançadas, como o Sistema Plantio Direto consolidado, apresentam maior infiltração e retenção de água no solo, além de raízes mais profundas, tornando a lavoura mais resistente em períodos de estiagem.

A Embrapa classifica as propriedades em quatro níveis de manejo, do NM1 ao NM4, com base em indicadores físicos, químicos e biológicos do solo e no histórico de práticas agrícolas adotadas. Quanto melhor esse histórico, menor o risco de perdas de produtividade por seca.

A Resolução também determina que, para participar do projeto-piloto, o produtor deve contratar apólice de seguro rural com cobertura mínima de 65% da produtividade esperada para produtos classificados como multirrisco.

Além disso, caso haja cancelamento da apólice, o valor da subvenção federal deverá ser integralmente devolvido pela seguradora ao Ministério da Agricultura.

Para Mato Grosso do Sul, a ampliação do programa reforça uma política importante em um cenário de frequentes impactos climáticos sobre a produção agrícola, especialmente no milho safrinha, cultura fortemente dependente das condições de chuva e bastante sensível a períodos prolongados de seca.

Com a entrada do Estado nessa nova fase, o ZarcNM passa a funcionar não apenas como uma ferramenta de seguro, mas também como um estímulo direto à adoção de práticas mais sustentáveis e eficientes no campo, fortalecendo a competitividade da produção sul-mato-grossense e ampliando a segurança para o produtor rural.

(*) Campo Grande News

Polícia Civil incinera 8 toneladas de drogas na fronteira com o Paraguai

0
Foto: PCMS

A Policia Civil por intermédio da Delegacia de Repressão aos Crimes de Fronteira (DEFRON), realizou nesta quarta-feira, 29/04, a incineração de 8 toneladas de drogas. A queima ocorreu em uma empresa armazenadora de grãos em Ponta Porã.

No meio do entorpecente apreendido pela DEFRON, Departamento de Operações de Fronteira (DOF) da Polícia Militar e Seção de Investigações Gerais (SIG) da Delegacia Geral da Polícia Civil em Dourados havia maconha, cocaína, pasta base, crack e skank. Esta foi a quinta incineração de drogas realizada pela DEFRON em 2026, somando o total de 58,3 toneladas incineradas até o momento.

Vídeo: PCMS

A DEFRON mantém um canal aberto para denúncias anônimas pelo telefone: (67) 99633-7982. O sigilo é garantido, e o serviço funciona 24 horas por dia.

Policia Civil indicia motorista por homicídio com dolo eventual após causar morte em rodovia de MS

0
Foto: PC-MS

A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, por intermédio da Delegacia de Polícia de Santa Rita do Pardo, concluiu o inquérito policial que apurou o grave acidente de trânsito ocorrido em março na rodovia MS-338, que resultou na morte de um jovem motociclista.

Após a realização de diversas diligências investigativas, incluindo oitiva de testemunhas, interrogatório dos envolvidos e análise de elementos periciais, a autoridade policial promoveu o indiciamento do condutor do veículo VW Santana pelo crime de homicídio consumado com dolo eventual. As investigações apontaram que o motorista, além de não possuir habilitação, conduzia o veículo sob efeito de álcool e realizou ultrapassagem em local proibido, assumindo o risco de produzir o resultado fatal.

O pai do condutor, que se encontrava no veículo como passageiro, também foi indiciado, pelo crime de permitir a condução de veículo automotor por pessoa não habilitada, conforme previsto no Código de Trânsito Brasileiro.

O caso evidencia extrema gravidade, especialmente pelo conjunto de condutas irresponsáveis que culminaram na perda de uma vida. A ingestão de bebida alcoólica aliada à direção de veículo automotor, somada à falta de habilitação e à realização de manobras perigosas, representa uma combinação altamente letal, infelizmente ainda recorrente nas rodovias.

A Polícia Civil destaca que a atuação rápida e técnica das equipes foi fundamental para a elucidação dos fatos, com coleta de provas consistentes que permitiram a correta responsabilização dos envolvidos.

Com o indiciamento, os investigados passam a responder criminalmente pelos atos praticados, estando sujeitos às penalidades previstas em lei, que podem incluir penas privativas de liberdade. O procedimento será agora encaminhado ao Ministério Público, a quem caberá a análise e eventual oferecimento de denúncia.

A instituição reforça seu compromisso com a defesa da vida, a responsabilização de condutas criminosas e a promoção da segurança no trânsito, alertando a população sobre as graves consequências jurídicas e humanas decorrentes de comportamentos imprudentes ao volante.

Polícias Civil, Militar e Prefeitura realizam Operação contra receptação e apreendem cobre e drogas em TL

0
Foto: Divulgação

A Polícia Civil de Três Lagoas, em ação conjunta com a Polícia Militar e a Prefeitura Municipal, deflagrou, nesta terça-feira (29), uma operação voltada ao combate de crimes patrimoniais, especialmente a receptação de cobre e seus derivados, com ênfase na subtração e comercialização de cabos de energia.

A iniciativa teve como objetivo identificar e coibir a atuação de receptadores, além de fiscalizar estabelecimentos suspeitos de adquirir ou comercializar materiais de origem ilícita. Durante a operação, diversos pontos de reciclagem e ferros-velhos foram vistoriados por equipes integradas.

Como resultado, foram apreendidos cobre e entorpecentes, reforçando os indícios de que alguns desses locais vinham sendo utilizados tanto para a receptação de produtos furtados quanto para a prática de outros crimes.

No curso dos trabalhos de inteligência policial, com base em levantamentos prévios que indicavam áreas críticas, um homem de 52 anos, identificado pelas iniciais M.J.D.S., foi localizado em um estabelecimento de reciclagem e preso. Constatou-se que havia contra ele mandado de prisão em aberto, estando evadido do sistema prisional desde dezembro de 2025.

Polícias Civil, Militar e Prefeitura realizam Operação contra receptação e apreendem cobre e drogas em TL
Foto: Divulgação

Durante a vistoria no local, os investigadores encontraram aproximadamente um quilo de maconha oculto em meio a bags de latinhas, evidenciando a continuidade de atividades ilícitas no estabelecimento.

A operação evidencia a atuação integrada das forças de segurança e do poder público municipal no enfrentamento à criminalidade, especialmente no combate à receptação, prática que fomenta furtos e gera prejuízos à coletividade, notadamente em relação à subtração de cabos de energia, com impacto direto em serviços essenciais.

A Polícia Civil ressalta que ações dessa natureza terão continuidade, com o objetivo de desarticular pontos ilegais, responsabilizar os autores e ampliar a sensação de segurança da população de Três Lagoas.

Polícias Civil, Militar e Prefeitura realizam Operação contra receptação e apreendem cobre e drogas em TL
Foto: Divulgação

Flagrantes em sequência: ação do DEPTRAN expõe rotina de infrações e alerta para causas de multas e acidentes em Três Lagoas

0
Foto: Pollyanna Eloy

Em poucos minutos de observação, jornalistas registraram dezenas de irregularidades no trânsito, reforçando a preocupação do DEPTRAN com o comportamento imprudente de motoristas e motociclistas na cidade

Uma ação educativa promovida pelo Departamento Municipal de Trânsito (DEPTRAN) na manhã desta quarta-feira (29) revelou uma realidade preocupante nas ruas de Três Lagoas: o alto número de infrações cometidas em poucos minutos de observação, cenário que ajuda a explicar o grande volume de multas aplicadas e os frequentes acidentes registrados no município.

Flagrantes em sequência: ação do DEPTRAN expõe rotina de infrações e alerta para causas de multas e acidentes em Três Lagoas
Foto: Pollyanna Eloy

A mobilização aconteceu em um dos pontos de maior fluxo da cidade, na rotatória da Avenida Custódio Andries com a Rua Sobral, no Jardim Flamboyant, dentro da programação da 20ª Semana Municipal de Trânsito. A atividade contou com a participação da imprensa, que teve a missão de acompanhar de perto o comportamento dos condutores e registrar, na prática, as irregularidades cometidas no dia a dia.

Flagrantes em sequência: ação do DEPTRAN expõe rotina de infrações e alerta para causas de multas e acidentes em Três Lagoas
Foto: Pollyanna Eloy

Infrações flagradas em tempo recorde

Em cerca de 10 minutos de observação, os jornalistas que participaram da ação registraram mais de 40 infrações de trânsito, evidenciando que o desrespeito às leis é mais frequente do que muitos imaginam.

Flagrantes em sequência: ação do DEPTRAN expõe rotina de infrações e alerta para causas de multas e acidentes em Três Lagoas
Foto: Pollyanna Eloy

Entre os flagrantes mais recorrentes estavam motoristas e passageiros sem cinto de segurança, motociclistas pilotando de chinelos, uso incorreto do cinto, motos transportando mais de duas pessoas e até crianças sendo levadas de forma irregular em motocicletas — situações que colocam vidas em risco e preocupam diretamente as autoridades de trânsito.

Relatório

Para dimensionar ainda mais o problema, a direção do DEPTRAN apresentou aos profissionais da imprensa um relatório com o total de notificações registradas em 2025. Ao todo, foram aplicadas 22.472 multas no município, sendo 14.738 lavradas pelos agentes de trânsito e outras 7.734 pela Polícia Militar.

A infração que lidera o ranking é a falta do uso do cinto de segurança, com 4.879 notificações. Em segundo lugar aparece dirigir com calçado inadequado, com 1.634 autuações. Logo em seguida está o uso do celular ao volante, responsável por 1.589 infrações.

Flagrantes em sequência: ação do DEPTRAN expõe rotina de infrações e alerta para causas de multas e acidentes em Três Lagoas
Foto: Pollyanna Eloy

Os números reforçam que muitas das autuações aplicadas diariamente são resultado direto de comportamentos imprevidentes e repetitivos, e não de qualquer suposta “indústria da multa”, discurso frequentemente utilizado por parte da população.

Fiscalização como ferramenta de conscientização

Segundo o DEPTRAN, a ação também teve como objetivo mostrar que a fiscalização no trânsito vai além da punição: ela funciona como instrumento de prevenção e conscientização.

Ao presenciarem as infrações em tempo real, os próprios jornalistas puderam comprovar que os flagrantes acontecem de forma contínua, em plena luz do dia, demonstrando que o problema está no hábito de ignorar regras básicas de segurança.

Flagrantes em sequência: ação do DEPTRAN expõe rotina de infrações e alerta para causas de multas e acidentes em Três Lagoas
Foto: Pollyanna Eloy

A iniciativa integra a Semana Municipal de Trânsito e segue o tema da campanha nacional deste ano: “Desacelere, seu bem maior é a vida”, reforçando a necessidade de um trânsito mais humano e responsável.

Flagrantes em sequência: ação do DEPTRAN expõe rotina de infrações e alerta para causas de multas e acidentes em Três Lagoas
Foto: Pollyanna Eloy

O alerta está dado

A ação deixou evidente que o principal problema do trânsito em Três Lagoas não está na fiscalização, mas no comportamento de quem insiste em desrespeitar a legislação.

Flagrantes em sequência: ação do DEPTRAN expõe rotina de infrações e alerta para causas de multas e acidentes em Três Lagoas
Foto: Pollyanna Eloy

O cenário observado nesta quarta-feira retrata uma realidade diária nas ruas da cidade: infrações constantes, riscos reais e a urgente necessidade de mais responsabilidade ao volante.

Mais do que aplicar multas, o desafio do DEPTRAN segue sendo preservar vidas.

Por: Ricardo Ojeda e Pollyanna Eloy

Caminhos da Celulose reforça serviços de manutenção e segurança nas BR-262, BR-267 e MS-040

0
Foto: Divulgação

Programação que antecede o feriado do Dia do Trabalhador concentra intervenções em trechos de maior fluxo para ampliar segurança e fluidez no tráfego

Com a proximidade do feriado prolongado do Dia do Trabalhador, a Caminhos da Celulose intensificou a programação de serviços de manutenção e conservação em trechos da BR-262, BR-267 e MS-040, em Mato Grosso do Sul. As frentes de trabalho foram distribuídas em pontos estratégicos das rodovias para melhorar as condições de trafegabilidade e reforçar a segurança viária em um período de maior movimentação nas estradas.

O cronograma contempla serviços de limpeza de drenagem, roçada, revitalização de sinalização horizontal, manutenção de obras e reparos emergenciais, com atuação simultânea ao longo da semana em trechos distintos. “Estamos com o cronograma de obras e serviços de conservação adiantado em relação ao previsto, o que nos permite intensificar, nesse período que antecede o feriado do Dia do Trabalhador, as intervenções em trechos de maior circulação de veículos”, explica o diretor-presidente da Caminhos da Celulose, Luiz Fernando de Donno.

Segundo ele, os trechos escolhidos buscam aumentar a segurança viária. “Nosso objetivo é atuar de forma preventiva e concentrada justamente onde o fluxo é mais intenso, garantindo melhores condições de trafegabilidade, mais conforto e, principalmente, mais segurança viária aos motoristas que utilizam diariamente as BR-262, BR-267 e a MS-040”, pontua.

Durante a execução dos trabalhos, os motoristas devem respeitar a sinalização temporária implantada nos locais em obras, reduzir a velocidade e redobrar a atenção, especialmente nos trechos com operação siga e pare.

Trabalho contínuo

As intervenções que antecedem o feriado integram um conjunto de ações executadas pela Caminhos da Celulose desde o início da concessão. Atualmente, já foram realizadas pavimentação e reparos emergenciais em 402 quilômetros de rodovias, além da limpeza de drenagem em 59 quilômetros e a retirada de 21 mil quilos de lixo e entulho às margens da malha concedida.

Na área de conservação e sinalização, os trabalhos também somam 9.142 metros quadrados de sinalização horizontal, mais de 738 mil metros quadrados de roçada, poda e capina, implantação de 156 metros quadrados de sinalização vertical, instalação de 1.680 tachas refletivas e 550 metros de defensas metálicas, reforçando as condições de visibilidade, orientação e segurança viária em diferentes segmentos das rodovias.
O cronograma completo da semana com os trechos que terão intervenção podem ser conferidos neste link: https://caminhosdacelulose.com.br/boletins/

Sobre a Caminhos da Celulose

A Caminhos da Celulose é a concessionária responsável pela administração da Rota da Celulose, que abrange aproximadamente 870 quilômetros de rodovias nas regiões central e leste de Mato Grosso do Sul, incluindo trechos das MS-040, MS-338, MS-395 e das federais BR-262 e BR-267. A companhia atua com foco em segurança viária, eficiência operacional e modernização da infraestrutura, promovendo melhorias contínuas para usuários e para a logística regional.

Ação conjunta de vacinação fortalece integração entre Brasil e Paraguai na fronteira

0
Foto: Divulgação Prefeitura Municipal de Ponta Porã

Mobilização binacional no Dia D da Semana de Vacinação nas Américas leva imunização e ações de saúde à linha internacional entre os dois países

A linha internacional entre Ponta Porã e Pedro Juan Caballero foi palco, nesta terça-feira (28), do lançamento oficial da Semana de Vacinação nas Américas 2026, com a realização do Dia D de mobilização social voltado à imunização em áreas de fronteira.

A ação ocorre simultaneamente nos dois lados da fronteira, com funcionamento das 7h às 12h no Brasil e das 8h às 13h no Paraguai, reunindo equipes de saúde, autoridades e a população em um esforço conjunto.

Estratégia essencial em regiões de fronteira

A vacinação em áreas binacionais é considerada estratégica devido ao intenso fluxo de pessoas entre os países, o que aumenta o risco de circulação e transmissão de doenças.

O secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões, destaca a importância da ação integrada. “Vacinar na fronteira é uma medida essencial para proteger a população que vive e circula entre os dois países. Essa integração fortalece a vigilância em saúde e amplia nossa capacidade de prevenir surtos e reduzir casos graves”, afirma.

A secretária-adjunta de Saúde, Crhistinne Maymone, reforça o caráter estratégico da mobilização. “Essa ação conjunta demonstra que a saúde não tem fronteiras. Quando os países atuam de forma integrada, conseguimos ampliar a proteção coletiva e responder com mais eficiência aos riscos sanitários”, pontua.

Manter a vacinação em dia contribui diretamente para a redução de casos graves e para o fortalecimento da vigilância em saúde de forma articulada entre os países, garantindo proteção coletiva, especialmente em áreas mais vulneráveis.

Mobilização conjunta e proteção coletiva

Durante a programação, estão previstas a abertura de postos de vacinação, atendimentos básicos de saúde, ações de promoção, além de atividades culturais e vacinação simbólica com autoridades dos dois países.

A coordenadora de imunização da SES (Secretaria de Estado de Saúde), Ana Paula Goldfinger, reforça o papel da mobilização social. “A vacinação é uma das ferramentas mais eficazes de proteção em saúde pública. Em regiões de fronteira, esse trabalho precisa ser ainda mais integrado, garantindo que a população dos dois lados esteja protegida”, destaca.

Municípios envolvidos

A estratégia de vacinação em áreas de fronteira contempla diversos municípios de Mato Grosso do Sul, reforçando a cobertura vacinal em regiões estratégicas: Amambai, Aral Moreira, Bela Vista, Coronel Sapucaia, Corumbá, Eldorado, Iguatemi, Ladário, Mundo Novo, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho e Tacuru.

André Lima, Comunicação SES

Motorista morre ao invadir pista contrária e bater de frente com caminhão

0
Foto: Divulgação/Campo Grande News

Acidente aconteceu na noite de terça-feira, mas vítima só foi identificada na manhã desta quarta-feira

Motorista de 53 anos identificado como João Paulo morreu na noite de terça-feira (28), após bater um Ford Fusion de frente com um caminhão na BR-060, em Sidrolândia, a 71 quilômetros de Campo Grande.

De acordo com o boletim de ocorrência, o acidente aconteceu por volta das 21h30. João Paulo seguia no sentido Sidrolândia quando, por motivos ainda apurados pela perícia, invadiu a pista contrária e atingiu o caminhão, com placas de Campo Grande, que vinha no sentido oposto.

Vídeo: Divulgação/Campo Grande News

No asfalto, os investigadores não encontraram marcas de frenagem, o que indica que não houve tentativa de evitar a colisão por parte do condutor do carro de passeio.

Com o impacto, o Ford Fusion ficou destruído e o motorista morreu preso às ferragens. O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas a vítima já não apresentava sinais vitais quando o socorro chegou. O condutor do caminhão, identificado apenas como José, sofreu lesões leves e foi encaminhado ao Hospital de Sidrolândia queixando-se de dores nos braços.

Equipes da PRF (Polícia Rodoviária Federal), Polícia Civil e Perícia Técnica estiveram no local para realizar os levantamentos de praxe. A identificação da vítima fatal só foi possível após diligências da Polícia Civil, que localizou os familiares na manhã desta quarta-feira (29).

O caso foi registrado na Delegacia de Polícia de Sidrolândia como sinistro de trânsito com vítima fatal provocado pela própria vítima, além de lesão corporal culposa na direção de veículo automotor. O corpo foi removido por uma empresa funerária e as causas do acidente seguem sob investigação.

Fonte: Campo Grande News (por Ana Paula Chuva)

Campanha “Declare Seu Carinho” incentiva contribuintes a destinarem parte do Imposto de Renda para projetos sociais

0
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Três Lagoas apoia a campanha “Declare Seu Carinho”, promovida pelo Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), que incentiva contribuintes a destinarem parte do Imposto de Renda devido para fundos que financiam ações voltadas à proteção de crianças, adolescentes e idosos.

A iniciativa busca conscientizar a população de que é possível transformar parte do imposto em investimento social, sem custo adicional ao contribuinte. Os valores destinados permanecem no município e podem ser aplicados em projetos locais que promovem inclusão, acolhimento, cidadania e melhoria da qualidade de vida.

Por meio da campanha, pessoas físicas e jurídicas podem direcionar percentual permitido por lei aos Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente e aos Fundos Municipais da Pessoa Idosa, fortalecendo entidades e programas que atuam diretamente com esses públicos.

A Prefeitura destaca que a adesão da comunidade é fundamental para ampliar os recursos destinados às políticas públicas sociais, garantindo mais atendimento e oportunidades para quem mais precisa.

Além de colaborar com causas importantes, a destinação é simples e pode ser realizada no momento da declaração do Imposto de Renda, dentro das regras estabelecidas pela Receita Federal. O valor que seria encaminhado integralmente à União pode beneficiar diretamente projetos desenvolvidos em Três Lagoas.

A Administração Municipal reforça que ações como a campanha “Declare Seu Carinho” demonstram como a união entre poder público, instituições e sociedade pode gerar resultados concretos e positivos para a população.

VEJA O PASSO A PASSO E MAIS SOBRE A CAMPANHA

Últimos dias para transformar sua escola em um espaço de educação ambiental

0
Divulgação/SED

Uma escola mais sustentável começa com ações do gestor que acredita no futuro

O tempo está acabando para as escolas da Rede Estadual de Ensino que ainda não aderiram ao Programa MS+ECO – Escolas Mais Sustentáveis. As inscrições encerram no dia 3 de maio de 2026 e devem ser feitas, exclusivamente, pelo Portal de Sistemas SED, aqui.

O que está em jogo

As escolas inscritas concorrem ao Selo MS+ECO, certificação que reconhece unidades escolares que integram práticas sustentáveis ao cotidiano educativo, nos eixos de Gestão Escolar, Currículo, Espaço e Educomunicação Socioambiental.

Clique aqui e saiba mais sobre o programa.

Não perca o prazo

 Último dia para inscrição: 3 de maio de 2026

 Portal de Sistemas SED

(*) Gilberto Junior, SED

Obra de pavimentação e drenagem avança nos bairros Itamaraty, Nossa Senhora de Fátima e Eunice em Três Lagoas

0
Foto: João Marques Neto

A Prefeitura de Três Lagoas segue avançando com importantes obras de infraestrutura urbana no município. Os serviços de pavimentação asfáltica e drenagem de águas pluviais nos bairros Jardim Itamaraty, Jardim Nossa Senhora de Fátima e Jardim Eunice já alcançaram quase 33% de execução.

Os trabalhos estão sendo realizados pela empresa NOROMIX CONCRETO S/A, responsável pela execução do contrato, com acompanhamento técnico da Administração Municipal. De acordo com o balanço atualizado da obra, já foram executados cerca de R$ 2 milhões em serviços, de um total previsto de quase R$ 5,8 milhões em investimentos.

A obra contempla melhorias essenciais para a mobilidade urbana e qualidade de vida da população, levando mais segurança, valorização imobiliária e melhores condições de tráfego para moradores das regiões atendidas.

Conforme o secretário de Infraestrutura, Transporte e Trânsito, Osmar Dias, “além do asfalto, a implantação do sistema de drenagem pluvial é considerada fundamental para evitar alagamentos, garantir o escoamento correto da água da chuva e aumentar a durabilidade da pavimentação.”

A Prefeitura reforça que segue acompanhando de perto cada etapa dos trabalhos para assegurar que o cronograma seja cumprido e que os serviços sejam entregues com qualidade à população.

Inscrições na segunda chamada do PSA Conservação do Pantanal se encerram nesta quinta-feira (30)

0
Foto: Divulgação

As inscrições para a segunda chamada do PSA Conservação do Pantanal – Programa de Pagamento por Serviços Ambientais no Pantanal – se encerram nesta quinta-feira, 30 de abril, e não devem ser prorrogadas. Quem tiver interesse em participar, o formulário está disponibilizado online (clique aqui) e deve ser acompanhado da documentação exigida no Edital, como certidões negativas de débitos diversos, regularidade ambiental, entre outros.

O resultado final – após análise dos formulários e prazos para recursos – será publicado no Diário Oficial do Estado no dia 15 de junho, conforme prevê o cronograma. O Edital PSA Pantanal foi publicado também no Diário Oficial no dia 23 de fevereiro e traz toda regulamentação para se proceder às inscrições.

Na primeira chamada foram recebidas 71 inscrições e 40 propriedades classificadas com base no Índice de Serviços Ambientais (ISA), instrumento que considera critérios como conservação da vegetação, conectividade de habitats e relevância ambiental das áreas. A liberação dos recursos relativos ao pagamento por serviços ambientais dessa chamada ocorreu na semana passada.

Para essa etapa do programa, propriedades que tiveram ocorrência de fogo em 2025 terão a área queimada descontada da área excedente de vegetação nativa e aqueles proprietários que receberam autorização ambiental para fazer supressão ou substituição de vegetação nativa, terão que solicitar o arquivamento das referidas autorizações para terem suas inscrições aceitas.

O Programa

Lançado em abril de 2025, o PSA Pantanal é o mais ambicioso programa ambiental que remunera quem ajuda a preservar o bioma pantaneiro. São contemplados produtores rurais, comunidades tradicionais, organizações de sociedade civil, entre outros, por meio de projetos para realizar ações de recuperação do meio ambiente. O Programa está subdividido em dois subprogramas: o PSA Prevenção e Combate a Incêndios Florestais – Brigadas e o PSA Conservação e Valorização da Biodiversidade.

O PSA Brigadas remunera projetos com a finalidade de prevenção e combate aos incêndios. Lançado em julho do ano passado, esse subprograma teve 13 projetos selecionados e já liberou os recursos para pagamento pelos serviços ambientais comprovados, que totalizaram R$ 6.166.934,32. O PSA Conservação teve o edital da primeira chamada publicado também em julho e as inscrições se estenderam até setembro, tendo sido selecionados 40 projetos. Os pagamentos foram liberados nessa semana, no valor total de R$ R$ 2.961.274,95 referente à 112.098,79 hectares de área de excedente de vegetação nativa protegidos no Pantanal.

O PSA Pantanal está inserido no conjunto de ações promovidas pelo Governo do Estado para ampliar a preservação do bioma Pantanal. Os recursos para custear a iniciativa saem do Fundo Clima Pantanal, que foi criado pela Lei do Pantanal, de dezembro de 2023. O objetivo é promover o desenvolvimento sustentável do bioma e gerenciar as operações financeiras destinadas a Programas de Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA) na planície pantaneira, e também a conservação de ecossistemas, como parte do PESA (Programa Estadual de Serviços Ambientais).

O Fundo Clima do Pantanal foi criado com aporte de R$ 40 milhões do Governo do Estado, e mais tarde recebeu doação de R$ 100 mil da Famasul (Federação de Agricultura de Mato Grosso do Sul).

(*) João Prestes

Polícia Civil autua em flagrante padrasto e mãe por maus-tratos e estupro de vulnerável contra bebê de 1 ano e 8 meses

0
Foto: PCMS

Nesta terça-feira (28), a Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA), tomou conhecimento da prática dos crimes de maus-tratos majorados e estupro de vulnerável contra uma criança do sexo masculino de apenas 1 ano e 8 meses de idade, praticados, em tese, por um homem de 21 anos e uma mulher de 31 anos.

A ação teve início após acionamento via COPOM, por volta das 7 horas da manhã, acerca de uma ocorrência envolvendo uma criança de 1 ano de idade que sofreu colapso cardiorrespiratório pela manhã, no bairro Vila Santa Luzia, em Campo Grande.

Conforme apurado, a criança foi deixada sob os cuidados do padrasto enquanto a mãe saiu por volta das 6 horas. Por volta das 6h40min, o padrasto teria constatado que a criança apresentava sinais de parada cardiorrespiratória. Uma guarnição da Polícia Militar foi acionada e chegou ao local iniciando o atendimento e realizando manobras de reanimação pulmonar, que foram continuadas pela equipe do SAMU, que conseguiu reanimar a criança, a qual foi encaminhada em estado grave à Santa Casa, onde permanece internada. Durante o atendimento, os profissionais de saúde constataram a presença de múltiplos hematomas pelo corpo da vítima e indícios de possível abuso sexual, motivando a acionamento da polícia judiciária.

No local, foram identificados possíveis vestígios de sangue na coberta e na cama do casal, levando à requisição de perícia forense completa. A criança foi submetida a exame clínico que evidenciou hematomas na região da cabeça, estendendo-se até a área ocular.

O padrasto foi autuado em flagrante delito pelos crimes de maus-tratos majorado (art. 136, § 3º, do Código Penal) e estupro de vulnerável com causa de aumento de pena (art. 217-A c/c art. 226, II, do Código Penal), sendo representada, ainda, pela sua prisão preventiva ao Poder Judiciário, em razão da excepcional gravidade dos fatos e do risco concreto à ordem pública e à instrução criminal. A genitora foi autuada em flagrante delito pelo crime de maus-tratos majorado (art. 136, § 3º, do Código Penal). Ambos aguardam audiência de custódia.

A DEPCA reforça seu compromisso permanente com a proteção da criança e do adolescente e apela à população para que, diante de quaisquer indícios de maus-tratos ou abuso sexual contra crianças, realize imediatamente a denúncia pelo Disque 100 (Disque Direitos Humanos), pelo 190 (Polícia Militar) ou diretamente à DEPCA, pelo telefone (67) 3323-2500.

Em atenção à proteção integral da criança vítima, nos termos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA – Lei nº 8.069/1990), nenhuma informação que permita a identificação da vítima será divulgada.

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.