17.2 C
Três Lagoas
domingo, 21 de junho de 2026
Início Site Página 79

Quatro homens são baleados por motociclista no centro de Cassilândia

0
Policiais no local do atentado. (Foto: Cassilândia Notícias)

Um motociclista é acusado de ter baleado quatro homens na noite da última terça-feira (28), por volta das 22h, na Rua Sebastião Leal, entre a Rua Francisco Barbosa Sandoval e a Avenida Juracy Lucas, no centro da cidade de Cassilândia.

Uma informação é que os tiros foram disparados pelo carona da motocicleta. As quatro vítimas de tiros foram encaminhadas para a Santa Casa de Cassilândia, nenhuma em estado grave.

Conforme informações obtidas pelo Cassilândia Urgente, os tiros acertaram de raspão e os homens receberam alta médica ainda durante a noite. Foram constatadas marcas de tiro na parede do prédio.

A Polícia Técnica atendeu à ocorrência e a Polícia Civil investiga o caso para chegar à autoria e motivação dessa tentativa de homicídio contra quatro homens.

(*) Jovem Sul News/Cassilândia Urgente

TCE-MS avança em programa que promove autonomia financeira para mulheres em situação de violência

0
Foto: TCE-MS

A visita de uma equipe do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul à Casa da Mulher Brasileira, em Campo Grande, nesta terça-feira, 28 de abril de 2026, marcou um novo avanço na implementação do programa “Mulheres Além da Conta”. A agenda de trabalho teve como foco o alinhamento do fluxo operacional das contratações e a capacitação das equipes envolvidas, consolidando a parceria entre as instituições.

Instituído pela Resolução n. 270/2025, o programa prevê a reserva de postos de trabalho para mulheres vítimas de violência doméstica em contratos de serviços contínuos com dedicação exclusiva de mão de obra no âmbito do TCE-MS. A iniciativa busca promover a autonomia econômica como estratégia fundamental para o rompimento do ciclo de violência.

Participaram da reunião a coordenadora estadual, Carla Stephanini, a coordenadora municipal da unidade, Iacita Azamor Pionti, servidores da Casa da Mulher Brasileira e do Tribunal de Contas de MS.

Durante o encontro, foi apresentada a minuta do Termo de Cooperação Técnica, estruturado em quatro eixos principais: mapeamento de vagas disponíveis nos contratos do Tribunal; definição do fluxo de encaminhamento das candidatas assistidas; capacitação das equipes para acolhimento e gestão das contratações e acompanhamento contínuo da execução do programa.

O “Mulheres Além da Conta” foi idealizado a partir de uma visita técnica realizada em 2025 pela conselheira substituta Patrícia Sarmento. A experiência na Casa da Mulher Brasileira contribuiu para a construção da norma, que reconhece a autonomia financeira como um dos pilares para que mulheres em situação de violência possam reconstruir suas vidas com dignidade e segurança.

Com a assinatura do termo de cooperação, prevista para ocorrer em breve, o TCE-MS dará início ao preenchimento das vagas reservadas, ampliando oportunidades e reafirmando seu compromisso com a promoção de políticas públicas voltadas à inclusão social e à defesa dos direitos humanos.

PF combate tráfico de drogas em Mato Grosso do Sul

0
Foto: PF

Operação Fidelis cumpre dez mandados de busca e apreensão e dois de prisão preventiva

A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (29), a operação Fidelis, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa atuante no tráfico de drogas e em outros crimes conexos, com atuação em outros estados. 

PF combate tráfico de drogas em Mato Grosso do Sul
Foto: PF

Foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão e 2 mandados de prisão preventiva, além de medidas judiciais de bloqueio e de sequestro de bens, expedidas pela Justiça de Três Lagoas, no âmbito de investigação que apura a atuação de um grupo criminoso especializado no transporte de cocaína, com utilização de rede logística e financeira. 

As medidas patrimoniais resultaram no bloqueio e no sequestro de bens e de valores de, aproximadamente, R$ 4 milhões, com o objetivo de descapitalizar a organização criminosa e de interromper a continuidade das atividades ilícitas. 

Durante a investigação, foram identificados indícios da participação do grupo criminoso no transporte de mais de meia tonelada de entorpecentes oriundos da Bolívia, utilizando o município de Três Lagoas como entreposto logístico, para armazenamento, para fracionamento e para redistribuição da droga. 

Os suspeitos permanecerão à disposição da Justiça, e o material apreendido será submetido à análise pericial e financeira, visando ao aprofundamento das investigações e à completa responsabilização penal dos envolvidos.

PRF apreende 479 kg de cocaína em Ribas do Rio Pardo

0
Foto: PC-MS

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 479 quilos de cocaína, nesta última terça-feira (28), em Ribas do Rio Pardo.

Os policiais fiscalizavam na Unidade Operacional da PRF, quando abordaram um caminhão que seguia no sentido para São Paulo. 

Durante a fiscalização a equipe notou que o motorista da carreta demonstrou nervosismo, levantando suspeitas dos policiais. 

Foi realizada uma busca minuciosa e encontrado um compartimento oculto na carroceria do reboque, onde estavam escondidos os tabletes de cocaína. 

O motorista confessou que faria o transporte da droga de Campo Grande até o interior de São Paulo. Ele foi preso e encaminhado à Polícia Judiciária em Ribas do Rio Pardo, juntamente com a droga e o veículo. 

Brasileiros são presos após atropelar manifestantes e atirar contra civis e polícia na fronteira

0
Foto: Divulgação

Um grave episódio de violência registrado na tarde de segunda-feira (28) mobilizou forças de segurança em Capitán Bado, cidade paraguaia localizada na fronteira com Coronel Sapucaia. Um casal de brasileiros foi preso em flagrante após ser acusado de atropelar manifestantes, efetuar disparos contra civis e ainda atacar uma viatura policial.

De acordo com a Polícia Nacional do Paraguai, os envolvidos foram identificados como João Rhicardo Campos Marques, de 50 anos, e Fabiola Matias Marques, de 51, moradores da Colônia Pacolam. Eles teriam reagido de forma violenta a um protesto realizado por pais de alunos da escola pública San Roque, que reivindicavam melhores condições de ensino.

Segundo as informações apuradas, João Rhicardo conduzia uma caminhonete Toyota Hilux quando avançou contra os manifestantes, provocando momentos de pânico. Durante a ação, ele também teria efetuado disparos de arma de fogo contra a multidão, deixando ao menos uma pessoa ferida.

A ocorrência evoluiu para uma perseguição policial que se estendeu por aproximadamente dois quilômetros. Durante a fuga, o suspeito ainda teria disparado contra uma viatura da Polícia Nacional.

Os dois foram detidos em flagrante e devem responder por resistência à prisão, dano ao patrimônio público e tentativa de homicídio. No momento da abordagem, os policiais apreenderam uma pistola calibre 9 milímetros e um carregador.

Ainda conforme as autoridades, o condutor ficou ferido no pé, possivelmente atingido pela própria arma durante a ação, sendo posteriormente encaminhado a uma unidade de saúde sob escolta policial.

O caso ocorreu na rodovia PY-11, na Colônia Mariscal López, e segue sob investigação do Ministério Público do Paraguai, que busca esclarecer todas as circunstâncias do incidente.

Fonte: Ponta Porã News

Operação desarticula esquema que levava drogas de MS para Minas Gerais

0
Policial durante buscas na casa de um dos alvos (Foto: Divulgação)

Ação cumpre 57 mandados de busca, apreensão e prisão na região mineira e em mais quatro estados

Operação deflagrada pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) de Minas Gerais na terça-feira (28), revelou que Mato Grosso do Sul era ponto de origem de drogas distribuídas pelo PCC (Primeiro Comando da Capital) na região mineira e em outros estados do país.

Chamada de Operação K9, a ação teve como alvo uma ramificação da facção criminosa em Minas Gerais e nos estados do Pará, Bahia, Pernambuco e Piauí com o cumprimento de 57 mandados, sendo 47 de busca e apreensão e dez de prisão.

As investigações do Gaeco (MG) duraram aproximadamente um ano e identificaram toda a estrutura do esquema em que a droga saía de Mato Grosso do Sul e era levada principalmente para o Vale do Aço, em Minas Gerais, além de abastecer outras regiões do país.

O levantamento revelou a logística de transporte da droga, o núcleo financeiro e a hierarquia dos integrantes. Segundo o Gaeco, o grupo também é investigado por crimes como homicídio e lavagem de dinheiro.

Até o momento, nove dos dez alvos de mandado foram presos e durante a ação foram apreendidos quase R$ 230 mil em dinheiro, além de armas de fogo, drogas e vários aparelhos celulares. A operação mobilizou mais de 150 agentes entre policiais civis e promotores.

A Justiça determinou o bloqueio de contas bancárias e o sequestro de bens ligados aos suspeitos, incluindo imóveis e veículos de luxo. A soma das penas pode chegar a 73 anos de prisão.

MS como rota do tráfico

O caso reforça o papel estratégico de Mato Grosso do Sul nas rotas do tráfico de drogas no Brasil, devido à proximidade com países produtores, como Bolívia e Paraguai. As investigações apontam que o Estado era utilizado como base logística para envio de grandes cargas a outras regiões, principalmente Sudeste e Nordeste.

A Operação K9 recebeu esse nome em referência ao apelido do líder da célula criminosa investigada.

Fonte: Campo Grande News (por Ana Paula Chuva)

Mulher é encontrada morta dentro de casa em Dourados

0
Corpo da mulher sendo retirado do imóvel pelos peritos; (Foto: Leandro Holsbach)

Na noite da última terça-feira (28), mulher identificada como Ana Cleia Savala Gonçalves, de 28 anos, foi encontrada morta dentro da casa onde morava, na Comunidade Ouro Fino, em Dourados.

Informações do boletim de ocorrência dão conta de que dois líderes da comunidade encontraram a mulher, que vestia calça azul listrada e blusa preta. Ambos acionaram Polícia Militar, que isolou a área até a chegada da Perícia Técnica.

Ana Cleia foi vista pela última vez no sábado (25/4), quando foi até um bar da região. Ontem, vizinhos sentiram forte cheiro vindo da casa dela e decidiram adentrar no imóvel.

Ainda segundo a polícia, a mulher era portadora do vírus HIV, contudo não fazia o tratamento necessário para controlar a doença.

(*) Ponta Porã News

Riedel convoca reunião com militares após pedido de Coronel David

0
Registro da reunião do dia 6 de abril. (Foto: Pedro Ernesto)

O governador Eduardo Riedel (PP) convocou para a próxima quinta-feira (30), às 8h, na Governadoria, uma reunião com representantes das entidades de classe dos militares estaduais. O encontro atende a um pedido do deputado estadual Coronel David (PL), formalizado no dia 06 de abril, em agenda no gabinete do governador, e reforçado publicamente durante a solenidade da Medalha Tiradentes, na última quinta-feira (23).

A reunião deve tratar de temas considerados prioritários pela categoria, como a autorização de cursos de formação e aperfeiçoamento, a regularização das promoções e a ampliação de vagas nos cursos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

O movimento ocorre dias após o anúncio feito por Riedel, durante a entrega da Medalha Tiradentes, quando confirmou a retomada das promoções e a ampliação de cursos como o CFO (Curso de Formação de Oficiais) e o CFS (Curso de Formação de Sargentos), além da autorização para capacitações estratégicas dentro da carreira militar. 

Na ocasião, Coronel David destacou a importância das medidas para a valorização profissional da tropa e cobrou avanços também na política salarial. O deputado tem defendido a revisão dos níveis salariais como uma demanda extremamente importante aos militares estaduais. 

Após a solenidade, o governador informou ao deputado Coronel David  que convocaria uma reunião para decisão das medidas solicitadas. Essa informação foi imediatamente passada pelo parlamentar ao comandante-geral da Polícia Militar coronel Renato dos Anjos Garnes, ao comandante-geral do Corpo de Bombeiros coronel Frederico Reis Pouso Salas; bem como ao presidente da Aspra-MS (Associação de Praças da Polícia Militar), cabo Eduardo Ferreira e ao presidente da ACS/PMBM/MS (Associação e Centro Social dos Militares Estaduais e Pensionistas do Mato Grosso do Sul), Edmar Soares da Silva, que estavam presentes no evento. 

“Além das promoções, ampliação de vagas e autorização de cursos na PM e Bombeiros, sigo lutando pela revisão dos níveis salariais”. Coronel David ressalta que segue fazendo gestão junto ao Governo do Estado para viabilizar o reajuste dos níveis salariais da categoria, mesmo diante das restrições impostas pelo limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal. 

A reunião desta quinta-feira é vista como mais um passo nas negociações entre o Executivo e as entidades representativas, com expectativa de avanços concretos para policiais e bombeiros militares em Mato Grosso do Sul.

(*) Thiago Gonçalves

PRF realiza Operação Dia do Trabalho em MS

0
Foto: PRF-MS

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) irá iniciar, nesta quinta-feira (30), a Operação Dia do Trabalho 2026, nas rodovias federais de Mato Grosso do Sul, seguindo até o domingo (3). 

Em todo o estado, será mantido o reforço de fiscalização, principalmente com foco na alcoolemia ao volante, velocidade e ultrapassagem, sendo realizadas ações com a utilização de câmeras de videomonitoramento, com o apoio da Motiva Pantanal.

No Mato Grosso do Sul, policiais rodoviários federais atuarão a partir de nove Delegacias e 24 Unidades Operacionais, reforçando o policiamento em mais de 4 mil quilômetros de rodovias federais, distribuídos em 11 rodovias que atravessam o estado.

Restrição de tráfego

  • No Mato Grosso do Sul, NÃO haverá restrição de trânsito
  • O balanço final da Operação será divulgado na segunda-feira (4). 

Orientações para quem vai pegar a estrada:

Antes de viajar, o proprietário do veículo deve verificar as condições do carro. A manutenção deve estar em dia, em especial em relação aos itens de segurança, como sistema de freios, pneus e sistemas de iluminação e sinalização.

A viagem deve ser planejada de modo que o condutor evite conduzir o veículo por mais de quatro horas ininterruptas. Ele deve estar descansado e em condições físicas e psicológicas para a condução.

O condutor deve respeitar a capacidade máxima de passageiros permitida pelo fabricante. Todos os ocupantes devem usar o cinto de segurança ou, em caso de crianças, o sistema de retenção equivalente (cadeirinhas, assentos de elevação etc) devidamente preso ao veículo.

As bagagens devem ser levadas em compartimento próprio, para evitar lesões em caso de envolvimento em acidentes. Se forem levadas em compartimento de passageiros, elas podem se deslocar e machucar os ocupantes do carro.

Servidores da Prefeitura participam de nova etapa do Cidade Empreendedora e reforçam compromisso com gestão moderna

0
Foto: Divulgação/SEBRAE

A Prefeitura de Três Lagoas segue avançando na construção de uma gestão pública cada vez mais eficiente, inovadora e conectada às necessidades da população. Servidores municipais participaram de mais uma etapa do programa Cidade Empreendedora, iniciativa desenvolvida em parceria com o Sebrae que tem como foco fortalecer os municípios por meio de capacitação técnica e planejamento estratégico.

A participação dos profissionais demonstra o compromisso da Administração Municipal com a qualificação contínua das equipes e com a busca por soluções modernas capazes de impulsionar o desenvolvimento econômico e social da cidade.

Durante a nova fase do programa, os servidores tiveram acesso a conteúdos voltados ao aprimoramento da gestão pública, inovação administrativa, melhoria de processos internos e criação de políticas públicas mais eficazes para atender a população.

O Cidade Empreendedora é reconhecido por apoiar os municípios na implementação de ações que estimulam o ambiente de negócios, fortalecem o empreendedorismo local e tornam os serviços públicos mais ágeis e eficientes.

Em Três Lagoas, a adesão ao programa reforça a visão da atual gestão de investir em conhecimento técnico, planejamento e modernização da máquina pública, garantindo melhores resultados para os cidadãos.

Além de capacitar os servidores, a iniciativa também contribui para aproximar diferentes setores da administração municipal, promovendo integração entre secretarias e fortalecendo o trabalho coletivo em prol do desenvolvimento da cidade.

A Prefeitura destaca que investir nas pessoas que constroem diariamente o serviço público é essencial para transformar realidades e preparar Três Lagoas para os desafios do futuro.

Com mais essa etapa concluída, o município segue consolidando uma gestão comprometida com inovação, eficiência e geração de oportunidades para toda a população.

Obra do Shopping Popular de Três Lagoas segue avançando

0
Foto: João Marques Neto

A obra do novo Shopping Popular de Três Lagoas segue em andamento e vem sendo acompanhada de perto pela Administração Municipal, que fiscaliza a execução dos serviços realizados pela empresa terceirizada vencedora do processo licitatório.

Recentemente, representantes da Prefeitura estiveram no local para vistoriar o avanço da construção, acompanhar o cronograma e dialogar com integrantes da diretoria do Shopping Popular e futuros lojistas que aguardam a conclusão do espaço.

Dividida em duas etapas, a obra avança conforme o planejamento e representa um importante passo para reorganização do comércio popular no município, oferecendo mais estrutura, segurança e melhores condições de trabalho aos empreendedores.

“Nosso objetivo é garantir que este projeto atenda, de fato, às necessidades dos trabalhadores e da população. O Shopping Popular será um importante polo de geração de renda e fortalecimento da economia local”, destacou o prefeito Dr. Cassiano Maia.

Além do acompanhamento técnico, a presença constante da Prefeitura demonstra o compromisso da gestão municipal em assegurar que a obra seja entregue com qualidade, dentro das exigências contratuais e atendendo às expectativas da população.

Quando concluído, o Shopping Popular deverá impulsionar a economia local, fortalecer o pequeno comércio e proporcionar um espaço moderno e organizado para comerciantes e consumidores de Três Lagoas.

SED convoca candidatos de processo seletivo de Agentes de Merenda e Limpeza

0
Foto: Divulgação

A SED (Secretaria de Estado de Educação) e SAD (Secretaria de Estado de Administração) divulgaram, nesta quarta-feira (29) no DOE (Diário Oficial Eletrônico) n. 12.141, Edital n. 13/2026 – SAD/SED/ADM26/2026, a convocação dos candidatos relacionados nos Anexos I, II, e III do Edital, para apresentação de documentos e comprovação de requisitos para a contratação.

O Processo Seletivo Simplificado, destinado à seleção de pessoal, por meio de contratação temporária, de 845 (oitocentos e quarenta e cinco) Agentes de Atividades Educacionais, para atuar na prestação de serviços nas funções de Agente de Limpeza e Agente de Merenda, com a finalidade de atender demanda temporária de excepcional interesse público existente nas escolas da REE (Rede Estadual de Ensino).

  • Anexo I consta a lista do endereço para apresentação de documentos e comprovação de requisitos para a contratação, devendo o candidato comparecer no munícipio no qual está convocado.
  • Anexo II consta a relação dos candidatos convocados para contratação.
  • Anexo III consta a relação dos candidatos da Exclusividade Indígena convocados para contratação.

Procedimentos

A contratação, de caráter eliminatório consistirá na realização dos seguintes procedimentos, todos de natureza obrigatória: a) Procedimento 1: preenchimento do pré-cadastro dos dados pessoais do candidato convocado e remessa online de documentos; b) Procedimento 2: apresentação presencial dos originais dos documentos, comprovação dos requisitos exigidos para a contratação do cargo/função, de acordo com o estabelecido no Item 10 do Edital n. 1/2025 – SAD/SED/ADM26/2026.

Para realização do Procedimento 1, o candidato deve preencher o pré-cadastro dos dados pessoais e remessa online de documentos acessando o Portal do Servidor, por meio do endereço eletrônico www.portaldoservidor.ms.gov.br , a partir das 14h do dia 28 de abril de 2026, qualquer dúvida entrar em contato no telefone (67) 33182409.

Apresentação

Após a efetivação do pré-cadastro, para a realização do Procedimento 2 – Apresentação Presencial, de caráter obrigatório, o candidato convocado deverá apresentar-se no local, data e horário especificados no Anexo Único do Edital, munido das VIAS ORIGINAIS dos documentos exigidos, para conferência e efetivação da comprovação de requisitos.

O período de contratação será de até 1 (um) ano, podendo ser prorrogado ou rescindido a qualquer tempo, na forma da Lei Estadual n. 4.135 de 15 de dezembro de 2011, e suas alterações.

(*) Adersino Junior, SED

VAGAS DE EMPREGO – Veja as oportunidades disponíveis na Casa do Trabalhador nesta quarta-feira (29)

0
Foto: Prefeitura de Três Lagoas

A Prefeitura de Três Lagoas e a Casa do Trabalhador divulgam as oportunidades de empregos disponíveis nesta quarta-feira, 29 de abril de 2026. No total, são 118 vagas em diversas áreas e diferentes níveis de escolaridade.

Importante destacar que para a realização de entrevistas, os candidatos deverão comparecer na Casa do Trabalhador, à Rua Dr. Munir Thomé, 86 – Centro, para retirada de carta de encaminhamento.

Para mais informações, o candidato deve comparecer diretamente na sede do órgão ou entrar em contato pelo 67 3929-1936.

Confira as vagas:

Polícia Civil recupera roçadeiras furtadas em Cassilândia e prende três envolvidos

0
Foto: PC-MS

A Delegacia de Polícia Civil de Cassilândia, por meio do SIG (Setor de Investigações Gerais), recuperou, nesta última terça-feira (28), dois motores de roçadeira furtados no último fim de semana na zona rural do município.

A recuperação dos objetos foi possível após a condução de dois autores do furto, qualificado pelo concurso de pessoas. Um dos envolvidos foi surpreendido quando tentava deixar a cidade com destino a São Paulo/SP. O segundo autor foi localizado em uma propriedade rural no município de Paranaíba, a 32 quilômetros de Cassilândia.

Já o terceiro envolvido foi preso em flagrante pelo crime de receptação. Ele mantinha os dois motores em depósito no distrito de Vila Santa Rita, em Cassilândia/.

Os três autores foram conduzidos à Delegacia de Polícia de Cassilândia para as providências cabíveis. Os motores de roçadeira recuperados foram restituídos à vítima.

Inclusão em foco: Seminário sobre autismo destaca avanços da gestão e reforça compromisso com o TEA em Três Lagoas

0
Foto: Pollyanna Eloy

A Câmara Municipal de Três Lagoas foi palco, nesta terça-feira (28), de um importante momento de diálogo e construção coletiva em torno do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Com o plenário cheio, o Seminário sobre Autismo reuniu autoridades, profissionais e representantes da sociedade para discutir avanços, desafios e fortalecer políticas públicas voltadas à inclusão.

Inclusão em foco: Seminário sobre autismo destaca avanços da gestão e reforça compromisso com o TEA em Três Lagoas
Foto: Pollyanna Eloy

A iniciativa foi proposta pelo vereador Antônio Luiz Teixeira Empke Júnior, o ‘Tonhão’, presidente da Casa de Leis, que destacou a importância do evento como ferramenta de conscientização e transformação. Em sua fala, ele reforçou que discutir o autismo é dar visibilidade à causa, ampliar direitos e construir uma cidade mais humana e preparada para acolher as diferenças.

Inclusão em foco: Seminário sobre autismo destaca avanços da gestão e reforça compromisso com o TEA em Três Lagoas
Foto: Pollyanna Eloy

Avanços concretos para o TEA

Um dos pontos altos do seminário foi a participação de secretários municipais, que apresentaram ações e avanços significativos desenvolvidos durante a gestão do prefeito Dr. Cassiano Maia.

Inclusão em foco: Seminário sobre autismo destaca avanços da gestão e reforça compromisso com o TEA em Três Lagoas
Foto: Pollyanna Eloy

As falas evidenciaram investimentos, ampliação de atendimentos e a integração entre as secretarias, mostrando que o cuidado com o autismo vem sendo tratado de forma ampla e estratégica no município.

Inclusão em foco: Seminário sobre autismo destaca avanços da gestão e reforça compromisso com o TEA em Três Lagoas
Foto: Pollyanna Eloy

Palestras

A primeira palestrante foi a secretária de Educação, Ângela Maria de Brito, ao lado da pedagoga Izabella Krisciny Dias, que abordou os desafios e avanços da educação inclusiva no município.

Inclusão em foco: Seminário sobre autismo destaca avanços da gestão e reforça compromisso com o TEA em Três Lagoas
Foto: Pollyanna Eloy

A segunda palestra ficou por conta da secretária de Saúde, Juliana Salim, juntamente com a assistente em saúde Aline Aparecida de Oliveira, destacando a importância do diagnóstico precoce e do acompanhamento contínuo.

Inclusão em foco: Seminário sobre autismo destaca avanços da gestão e reforça compromisso com o TEA em Três Lagoas
Foto: Pollyanna Eloy

E por último, porém, não menos importante,  o secretário de Assistência Social, Fernando Garcia de Brito, e a diretora de apoio Daiane Queiroz, falaram sobre o acolhimento às famílias e o suporte oferecido pela rede municipal.

Inclusão em foco: Seminário sobre autismo destaca avanços da gestão e reforça compromisso com o TEA em Três Lagoas
Foto: Pollyanna Eloy

União que gera transformação

O evento contou ainda com a presença dos vereadores Maria Diogo, Mi do Santa Luzia e Marco Silva, além de lideranças e representantes da causa.

Inclusão em foco: Seminário sobre autismo destaca avanços da gestão e reforça compromisso com o TEA em Três Lagoas
Foto: Pollyanna Eloy

Mais do que um seminário, o encontro reforçou que Três Lagoas avança na construção de políticas públicas mais inclusivas, onde o diálogo entre poder público e sociedade é essencial para garantir dignidade, respeito e qualidade de vida às pessoas com TEA.

Por: Pollyanna Eloy

Eldorado Brasil é reconhecida com Selo H por excelência em saúde mental no trabalho

0

Premiação reconhece programa “Cuidadosamente” e a gestão de riscos psicossociais da companhia

A Eldorado Brasil Celulose foi reconhecida com o Selo H, a primeira certificação brasileira em saúde mental no trabalho com padrão internacional, reforçando sua atuação estratégica na promoção de ambientes corporativos mais saudáveis e psicologicamente seguros.

A premiação foi concedida durante cerimônia realizada na última sexta-feira (24), em São Paulo e contou com representantes do ecossistema de inovação e do setor público, como especialistas ligados à Universidade de São Paulo e integrantes da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo. O reconhecimento destaca organizações que adotam práticas consistentes de gestão de riscos psicossociais e promoção do bem-estar no ambiente de trabalho.

A Eldorado foi premiada pelo case “Cuidadosamente”, programa que integra ações de promoção de saúde mental, prevenção e gestão de riscos psicossociais, além do fortalecimento de uma cultura organizacional pautada no cuidado com as pessoas.

Para Elcio Trajano Jr., diretor de Recursos Humanos, Sustentabilidade e Comunicação da Eldorado, o reconhecimento evidencia a maturidade da gestão de pessoas na companhia. “É muito gratificante que o Selo H ateste nossa execução estruturada em saúde e bem-estar para nossos colaboradores, consolidando uma cultura em que o cuidado com as pessoas é parte central do posicionamento da empresa”, afirma.

Selo H – O prêmio reconhece empresas, instituições educacionais, cidades e organizações esportivas alinhadas às melhores práticas internacionais em saúde mental no trabalho com base em critérios técnicos rigorosos, que buscam medir de forma objetiva o bem-estar dentro das instituições. Entre os principais indicadores analisados estão o índice mínimo de felicidade organizacional, estabelecido em cerca de 70%, o nível de engajamento nas medições, que deve atingir pelo menos 51% dos colaboradores, além da existência de planos de ação estruturados com métricas claras; além da presença de profissionais habilitados em saúde mental e a validação dos dados por um comitê técnico independente, garantindo consistência e credibilidade ao processo.

Sobre a Eldorado Brasil

A Eldorado Brasil Celulose, empresa da J&F S.A., é reconhecida globalmente por sua excelência operacional e seu compromisso com a sustentabilidade, resultado do trabalho de uma equipe qualificada de mais de 5 mil colaboradores. Inovadora no manejo florestal e na fabricação de celulose, produz 1,8 milhão de toneladas de celulose de alta qualidade por ano, atendendo aos mais exigentes padrões e certificações do mercado internacional. Seu complexo industrial em Três Lagoas (MS) também tem capacidade para gerar energia renovável para abastecer uma cidade de 2,1 milhões de habitantes. Em Santos (SP), opera o EBLog, um dos mais modernos terminais portuários da América Latina, exportando o produto para mais de 40 países. A Companhia mantém um forte compromisso com a sustentabilidade, inovação, competitividade e valorização das pessoas.

Assessoria

Últimos dias: confira os horários de atendimento eleitoral no Estado

0
Foto: Divulgação

Serviços são realizados das 8h às 18h em todo o estado, com plantões no feriado e fim de semana

Com a proximidade do fechamento do cadastro eleitoral, que acontece no dia 6 de maio, a Justiça Eleitoral de Mato Grosso do Sul ampliou o atendimento ao público em todo o Estado. 

Desde o dia 27 de abril, os cartórios eleitorais do interior passaram a funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, horário que estava sendo exercido em Campo Grande desde o dia 6 de abril devido ao maior número de eleitores. A medida segue até o encerramento do prazo, que não será prorrogado. 

Para garantir mais acesso aos serviços, também foram programados plantões em datas específicas. No feriado de 1º de maio (Dia do Trabalhador) e nos dias 2 e 3 de maio (sábado e domingo), o funcionamento será das 8h às 13h em todos os cartórios eleitorais do interior e no Memorial da Cultura, em Campo Grande, localizado na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559 – Centro.

Nos dias 4, 5 e 6 de maio, o atendimento retorna com início às 8h e término às 18h, reforçando a capacidade de atendimento nos últimos dias.

Durante o atendimento, os eleitores podem realizar serviços como: emissão do primeiro título, coleta biométrica, regularização de pendências e emissão de guias de multas.

A Justiça Eleitoral reforça a importância de não deixar a regularização para a última hora, a fim de evitar filas e possíveis transtornos nos dias finais do prazo.

Agendamento

Nas cidades de Dourados, Ivinhema e Coxim, está disponível a opção de agendamento prévio pelo site do TRE-MS. O serviço não é obrigatório, mas é recomendado para garantir mais comodidade e reduzir o tempo de espera.

As unidades com agendamento disponível são:

  • 18ª Zona Eleitoral – Dourados (Dourados e Douradina)
  • 43ª Zona Eleitoral – Dourados (Dourados, Laguna Carapã e Itaporã)
  • 27ª Zona Eleitoral – Ivinhema (Ivinhema, Novo Horizonte do Sul e Angélica)
  • 12ª Zona Eleitoral – Coxim

A consulta da situação eleitoral pode ser feita de forma rápida por meio do autoatendimento disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

“A Rota Bioceânica já começou, e Mato Grosso do Sul precisa se posicionar agora”, diz professor de MBA Internacional

0
Foto: Divulgação

A UNIGRAN promoveu, na sexta-feira (24), Aula Magna para apresentar o MBA Internacional em Rotas Bioceânicas, reunindo acadêmicos, profissionais e convidados interessados em uma das iniciativas estratégicas de integração logística da América do Sul. O evento contou com palestra do professor mestre Oto Ferreira Cândido de Souza, que destacou os impactos econômicos e educacionais da nova configuração regional para Mato Grosso do Sul e para os quatro países envolvidos no corredor: Brasil, Paraguai, Argentina e Chile.

Primeiro curso de pós-graduação da América do Sul voltado exclusivamente ao tema, o MBA Internacional em Rotas Bioceânicas é ofertado pela UNIGRAN Capital e surge em um momento decisivo para o desenvolvimento regional. A Rota Bioceânica conectará o Centro-Oeste brasileiro aos portos do norte chileno, criando uma alternativa logística ao Oceano Atlântico e aproximando a produção nacional dos mercados asiáticos.

Durante a palestra, o professor Oto Cândido ressaltou que Mato Grosso do Sul deixa de ocupar apenas a posição de estado produtor para assumir protagonismo como plataforma logística internacional. “A Rota Bioceânica conecta o Brasil ao Paraguai, Argentina e Chile, criando uma saída mais direta para o Oceano Pacífico e aproximando o Centro-Oeste dos mercados asiáticos. Mato Grosso do Sul já possui uma posição geográfica estratégica e uma base produtiva forte, especialmente no agronegócio, mas o diferencial estará na capacidade de transformar essa vantagem em competitividade. Quem se preparar primeiro tende a capturar melhor as oportunidades que virão com a Rota Bioceânica”, afirmou.

Segundo ele, setores como turismo, agronegócio, indústria, comércio exterior e serviços especializados tendem a ser beneficiados. No caso do agronegócio, o avanço logístico pode potencializar cadeias produtivas de grãos, carnes, fibras e celulose, segmentos que já sustentam parte expressiva da economia sul-mato-grossense. Dados do Ministério da Agricultura apontam que o Brasil exportou mais de US$ 166 bilhões em produtos do agronegócio em 2025, evidenciando a relevância estratégica da competitividade logística nacional.

O professor destacou também o caráter imediato da busca por qualificação, tendo em vista que a previsão de entrega da ponte é para agosto deste ano. “A Rota Bioceânica não é mais uma oportunidade distante: ela já começou. Os movimentos econômicos, institucionais e territoriais em torno do corredor já estão acontecendo, e Mato Grosso do Sul precisa se posicionar desde agora para aproveitar plenamente esse novo ciclo de desenvolvimento. A ponte sobre o Rio Paraguai, entre Porto Murtinho e Carmelo Peralta, está prevista para agosto de 2026, o que reforça ainda mais a necessidade de preparação imediata”, alertou.

A coordenadora do MBA, professora Cristiane Viegas, explicou que o curso foi estruturado para formar profissionais aptos a atuar em processos de integração econômica, institucional e logística. “O aluno desenvolverá competências em planejamento logístico, gestão de cadeias internacionais de suprimentos, comércio exterior, sustentabilidade e análise geopolítica”, destacou.

Com duração aproximada de 10 meses e metodologia ativa, a pós-graduação oferece aulas on-line, estudos de caso e projetos aplicados à realidade dos países que integram o corredor bioceânico. O público-alvo contempla gestores públicos, empresários, profissionais de logística, comércio exterior, agronegócio e recém-graduados que buscam inserção em uma área em expansão.

Para o professor Oto, o maior desafio agora é transformar potencial geográfico em competitividade concreta. “A rota não vai gerar resultados automaticamente. Será preciso preparar empresas, produtores, trabalhadores, gestores públicos e instituições para transformar esse corredor em oportunidades concretas de negócios, turismo, exportação, industrialização e integração regional”, pontuou. As inscrições para a nova turma estão abertas e podem ser realizadas pela página da pós-graduação (materiais.unigran.br/mba-rotas-bioceanicas#rd-form-joq3m2m5), no site da UNIGRAN Capital.

Pantanal resiste ao fogo, mas a combinação de fatores reduz a biodiversidade

0
Horizonte completamente atingido por incêndios na Serra do Amolar, no Pantanal em 2020 (Foto: André Zumak)

Pesquisa indica que a intensidade dos incêndios e o nível de inundação definem o impacto sobre as espécies

Pesquisa recém-publicada na plataforma científica Springer Nature Link indica que o Pantanal tem capacidade de se recuperar após incêndios, mas essa resiliência tem limite e pode ser comprometida quando fogo, inundação e pressão do gado atuam juntos.

O estudo, desenvolvido por pesquisadores do PELD (Programa de Pesquisa Ecológica de Longo Prazo), foi disponibilizado na última semana na revista Wetlands Ecology and Management, da Springer Nature, uma das principais bases internacionais de produção científica. A plataforma reúne milhões de artigos e livros acadêmicos e, no Brasil, pode ser acessada por meio do Portal Capes e redes institucionais.

Com base em experimentos de longo prazo no bioma, os cientistas analisaram como diferentes tipos de queimadas, níveis de alagamento e a presença de herbivoria moldam a vegetação do Pantanal. A conclusão é direta: o sistema suporta perturbações, mas não de qualquer forma.

“O Pantanal é resiliente, mas não é indestrutível”, resume o artigo ao mostrar que incêndios mais intensos, especialmente em áreas mais alagáveis, reduzem a diversidade de espécies e tornam o ambiente mais homogêneo.

O trabalho é assinado por pesquisadores ligados à UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), ao Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e a outras instituições, como Alexandre de Matos Martins Pereira, Francielli Bao, Evaldo Benedito de Souza, Arnildo Pott, Valli Joana Pott e Geraldo Alves Damasceno-Júnior.

Um dos principais pontos do estudo desmonta a visão simplista de que todo fogo é necessariamente prejudicial. Segundo os pesquisadores, queimadas de baixa intensidade, feitas no início ou no fim da estação seca, podem até favorecer a biodiversidade em áreas menos inundadas.

Por outro lado, o chamado “fogo modal”, mais intenso e comum no auge da seca, tem efeito contrário e reduz tanto a diversidade de espécies quanto a variedade de funções ecológicas. Na prática, isso significa que o impacto do fogo depende mais de como ele ocorre do que da sua simples presença.

Água e rebanho

O regime de cheias aparece como um fator decisivo. Áreas mais alagadas já impõem um filtro natural para a sobrevivência das espécies. Quando esse cenário se combina com incêndios intensos, o efeito é potencializado.

O estudo mostra que a interação entre fogo e inundação pode levar à perda de diversidade e à simplificação da vegetação, principalmente nas regiões que permanecem alagadas por mais tempo. Ou seja, discutir incêndio no Pantanal sem considerar o ciclo das águas é análise incompleta.

Mais um ponto sensível é a herbivoria, associada principalmente ao pastejo de gado. O estudo indica que, quando combinada com o fogo, ela pode intensificar a perda de espécies. Em alguns cenários, o efeito conjunto de fogo e herbivoria reduz a diversidade de forma semelhante a incêndios de alta intensidade.

Os pesquisadores destacam que o Pantanal mantém sua riqueza biológica justamente pela variação de condições no espaço e no tempo, conceito conhecido como “pirodiversidade”. Ambientes com queimadas em diferentes momentos tendem a ser mais diversos do que áreas afetadas por eventos extremos concentrados.

Essa heterogeneidade é essencial para sustentar os serviços ecossistêmicos do bioma.

Apesar dos riscos, o estudo não descarta o uso do fogo como ferramenta. Pelo contrário, aponta que queimadas controladas, bem planejadas e ajustadas ao regime de cheias podem ajudar a manter o equilíbrio do sistema.

Combinações erradas de intensidade do fogo, período do ano e pressão de pastejo podem levar à perda de biodiversidade, especialmente em áreas mais vulneráveis. A pesquisa reforça que estratégias de manejo precisam considerar simultaneamente clima, hidrologia e uso econômico do território.

Fonte: Campo Grande News (por Kamila Alcântara)

Polícia Civil desarticula grupo envolvido em furtos de caminhonetes e prende suspeitos em flagrante

0
Foto: PCMS

A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, desarticulou parte de uma organização criminosa envolvida em furtos de caminhonetes na região sul do estado, após investigação integrada com unidades regionais. A ação resultou na prisão em flagrante de dois suspeitos.

Os crimes, que vinham sendo registrados em diferentes municípios da região sul, geraram preocupação entre produtores rurais e a população. As investigações apontaram que os veículos mais visados eram caminhonetes de um modelo específico amplamente utilizado no campo, cuja vulnerabilidade técnica vinha sendo explorada por grupos criminosos.

A apuração contou com atuação conjunta da DEFRON, Delegacias Regionais e do Setor de Investigações Gerais (SIG) de Dourados. O trabalho incluiu ações especializadas de inteligência e investigação policial com uso maciço de tecnologia, o que permitiu identificar um veículo suspeito utilizado no apoio às ações criminosas.

A partir do cruzamento de informações, equipes policiais localizaram o automóvel em outro município e iniciaram monitoramento, que levou à identificação dos suspeitos responsáveis pelo suporte logístico das ações.

Prisões e apreensões

Durante a operação realizada nesta segunda-feira (27/04), um homem foi abordado ao deixar um imóvel investigado, enquanto conduzia um veículo. Simultaneamente, outra equipe realizou diligências no local, onde uma mulher foi localizada. Ambos foram presos em flagrante.

Nas buscas, foram apreendidos objetos relacionados à investigação, incluindo itens que serão submetidos à perícia. O material pode contribuir para o avanço das apurações e identificação de outros envolvidos.

Segundo as investigações, o grupo atuava de forma estruturada, com divisão de tarefas entre os integrantes, incluindo execução dos furtos, apoio logístico e coordenação das ações. Os suspeitos presos teriam participação no suporte operacional. Outros envolvidos já foram identificados, e as diligências continuam para localizá-los.

Continuidade das investigações

A Polícia Civil destaca que as investigações seguem em andamento e novas informações poderão ser divulgadas oportunamente, conforme o avanço dos trabalhos, respeitando a legislação vigente.

A instituição reforça seu compromisso com a segurança pública e com o enfrentamento qualificado aos crimes patrimoniais, especialmente aqueles que impactam diretamente o setor produtivo e a economia regional.

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.