Na última sexta-feira (8), data em que o Elevador Lacerda completa 150 anos, os Correios lançam a Emissão Postal Comemorativa em homenagem ao monumento turístico que simboliza a importância da mobilidade urbana, como também a riqueza cultural da capital baiana, Salvador.
Em razão do desnível da cidade, as pessoas se locomoviam usando longas escadarias e ladeiras íngremes, o que dificultava o dia a dia da população, tornando o uso de guindastes a única solução para o transporte de cargas em Salvador. Assim, o engenheiro baiano Antônio de Lacerda – idealizador e construtor do monumento – sugeriu a construção do elevador, que começou a ser construído em 1869 e levou quatro anos para ser concluído. Considerada uma notável realização da engenharia à época, a estrutura conta com duas torres e quatro elevadores e atravessa a Baía de Todos os Santos, ligando a Cidade Alta à Cidade Baixa, com vista para o Porto de Salvador. Ao longo dos anos, o Elevador Lacerda evoluiu de uma simples solução de transporte para um dos principais pontos turísticos da cidade. Milhares de turistas visitam o equipamento todos os anos para apreciar a vista panorâmica.
Além de ser o primeiro elevador urbano do mundo, o monumento era também o mais alto de todos quando começou a funcionar, com 63 metros de altura. Depois de muitas reformas e de ser tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 2006, hoje apresenta uma estrutura de 72 metros de altura e já chegou a transportar 33.850 pessoas num único dia, recorde atingido em 16 de janeiro de 2019.
O selo – A emissão traz uma vívida imagem do Elevador Lacerda por meio de uma fotografia panorâmica capturada do alto da cidade. Para formar a imagem, foi usado um se-tenant, isto é, quando selos diferentes unidos entre si intencionalmente formam um conjunto. O método traz o simbolismo de unir em dois selos a Cidade Alta e a Cidade Baixa, conectadas por esta estrutura monumental que é um dos principais cartões-postais de Salvador. Do lado esquerdo está a robusta construção localizada na Cidade Alta, e do lado direito, a torre com as cabines de elevadores que descem até o nível da Cidade Baixa.
A plataforma de observação conecta os dois selos e proporciona a deslumbrante vista do pôr do sol inundando suas vidraças. Também é possível ver a Baía de Todos os Santos e uma visão única da rica paisagem urbana de Salvador.As técnicas usadas foram fotografia, feita por Igor Santos, e computação gráfica.
A emissão filatélica, que já está disponível na loja virtual dos Correios, tem tiragem de 120 mil selos. A folha possui 12 selos, com tarifa de R$2,45 cada selo, totalizando R$29,40. Mais informações sobre o selo também no Blog da Filatelia.
Mato Grosso do Sul ganhou 841 novas empresas no mês de novembro, número recorde para o mês desde que começou a ser feito esse registro, no ano 2000. O recorde anterior era de novembro de 2021, quando foram abertas 729 empresas. Os dados foram repassados pela Junta Comercial de Mato Grosso do Sul (Jucems), órgão vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc).
Mais de 70% das novas empresas abertas em novembro são do setor de Serviços (619), enquanto Comércio responde por 193 e Indústria, 29. No acumulado do ano, já são 9.520 empresas, indicando que em 2023 será ultrapassada pela primeira vez a casa dos 10 mil registros feitos pela Jucems em um ano. Serviços também lidera com 6.842, seguido do Comércio (2.321) e da Indústria (357).
Para o diretor presidente da Jucems, Nivaldo da Rocha, entende esse crescimento nos registros como resultado do processo de simplificação, da capacitação de profissionais, da agilidade no atendimento os usuários, em consonância com o desenvolvimento econômico do Estado. “O registro simplificado, a automatização de processos, vêm ao encontro da política de desenvolvimento do Governo do Estado. Isso faz aumentar o número de registros de empresas, consumando-se esse crescimento e preparando para que a gente tenha um 2024 ainda mais promissor”, afirmou.
Na distribuição regional, Campo Grande lidera a lista dos 15 principais municípios com 355 novas empresas abertas em novembro, depois vem Dourados (85), Três Lagoas (43), Naviraí (30), Ponta Porã (29), Nova Andradina (17), Chapadão do Sul (15), Aquidauana (14), Paranaíba (14), Maracaju (12), Rio Brilhante (12), Corumbá (10), Ribas do Rio Pardo (10), Aparecida do Taboado (9) e Bonito (8).
A previsão do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) para este sábado (9) indica a permanência de tempo instável em grande parte de Mato Grosso do Sul. Além disso, podem ocorrer ainda tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento. Os ventos atuam do quadrante leste com valores entre 30-50 km/h e, pontualmente, podem ultrapassar os 50km/h.
De acordo com o Cemtec, os termômetros em Campo Grande marcam inicialmente 23°C e atingem os 33°C. A região Grande Dourados tem mínima de 22°C e máxima de 33°C. No Sul do estado, Ponta Porã e Iguatemi apresentam valores semelhantes, com mínimas de 21°C e máximas de 31°C. Anaurilândia, na região Leste, apresenta variação entre 23°C e 34°C.
No Bolsão, Três Lagoas e Paranaíba chegam aos 35°C ao longo do dia, com mínimas de 23°C e 24°C, respectivamente. Na região Norte, Coxim registra 24°C pela manhã e 35°C no período da tarde.
Corumbá, no Pantanal, tem mínima de 26°C e máxima de 35°C. Neste sábado, Aquidauana e Porto Murtinho apresentam os valores mais altos do dia, com 24°C no início da manhã e 36°C nos horários mais quentes.
A Fundect, órgão do Governo de Mato Grosso do Sul que fomenta o desenvolvimento do ensino, ciência, tecnologia e inovação, lançou edital que disponibiliza R$ 3 milhões para extensão tecnológica que atenderá Agricultores Familiares, Povos Originários e Comunidades Tradicionais.
Podem submeter projetos pesquisadores vinculados às Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs) e Universidades sediadas em Mato Grosso do Sul. Cada proposta poderá solicitar até R$ 80 mil, com prazo de execução de até 12 meses.
Os projetos deverão estar inseridos em uma das seguintes áreas de atuação: Agronegócio; Bioeconomia; Biotecnologia; Energias Renováveis; Biodiversidade; Saúde Animal; Saúde Humana; Tecnologias Sociais; Agroecologia; Agrofloresta; Agroindústria. Além disso, deverão englobar uma das áreas temáticas de extensão: Comunicação; Cultura; Direitos Humanos e Justiça; Educação; Meio ambiente; Saúde; Tecnologia e Produção e Trabalho.
Márcio de Araújo Pereira, diretor-presidente da Fundect, destaca que é o primeiro edital de extensão já realizado pela fundação. “Será um marco para a ciência de Mato Grosso do Sul e terá impacto direto na melhora da qualidade de vida e na segurança alimentar das famílias destas comunidades”.
A execução do projeto deverá ser acompanhada por um Supervisor Regional, a ser designado pela SEAF/SEMADESC, cuja função é a de garantir que o projeto possa ser executado no âmbito do polo escolhido, além de produzir relatórios de acompanhamento em conjunto com o coordenador do projeto.
O prazo para envio dos projetos no SIGFUNDECT vai até 16 de fevereiro de 2024.
Duas mulheres ficaram feridas em um acidente de trânsito envolvendo uma moto e um carro na manhã da última quinta-feira (7), em Chapadão do Sul.
O acidente ocorreu por volta das 11h15, na Avenida Mato Grosso do Sul.
Segundo o site jovemsulnews, uma moto Honda/Biz prata, conduzida por uma mulher de 42 anos, colidiu com um carro GM/Blazer preto, que transitava pela Avenida das Gaivotas.
A colisão aconteceu no cruzamento das vias, resultando na queda da condutora e da passageira da moto. Ambas as vítimas foram socorridas pelo Corpo de Bombeiros e encaminhadas para o pronto-socorro do Hospital Municipal de Chapadão do Sul.
Ainda não há informações sobre o estado de saúde das vítimas.
A Polícia Militar foi acionada para o local e registrou a ocorrência. O boletim de ocorrência foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil para as providências necessárias.
A Prefeitura de Bataguassu, através da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura concluiu a obra de reforma da ponte de madeira localizada na Estrada do Sapé, zona rural do município. O local é acesso ao Condomínio Portal do Eldorado além de fazendas e sítios diversos.
Para a realização do investimento, o trecho da ponte foi interditado e liberado nesta sexta-feira, dia 8 de dezembro, para tráfego.
Segundo o prefeito Akira Otsubo (MDB), a melhoria na ponte que apresentava problema estrutural teve como objetivo garantir uma melhor trafegabilidade na área principalmente para as mais de 150 famílias residentes na localidade assim como para o atendimento a contento do transporte escolar e para escoamento da produção rural.
“A manutenção da ponte refletirá diretamente no dia a dia da comunidade. É importante assegurar um tráfego digno nessa localidade e por isso faremos essa benfeitoria”, comentou o prefeito.
Entre os serviços, de acordo com o setor de Engenharia, a ponte com dimensões de 4 X 6 metros foi totalmente refeita.
A obra foi executada pela empresa MDP Construção Civil LTDA e teve investimento na ordem de R$ 94.559,68 mil.
Um idoso de 65 anos foi hospitalizado nesta sexta-feira (8) após ser atacado por um enxame de abelhas em Ribas do Rio Pardo. Ele recebeu mais de 300 picadas.
A vítima, que não teve o nome divulgado, trabalhava com um trator, próximo ao frigorífico do município, quando foi atacado pelos insetos.
Ele fugiu e pulou em uma lagoa para se proteger, mas as abelhas continuaram a atacá-lo.
Conforme o site Midiamax, o Corpo de Bombeiros foi acionado e resgatou o idoso da lagoa. Ele foi encaminhado ao Hospital José Maria Marques, onde recebeu atendimento médico.
O estado de saúde da vítima é estável. Ele recebeu medicamentos para tratar as picadas e está sendo monitorado.
O ataque de abelhas é uma situação perigosa que pode causar graves consequências. Em caso de ataque, é importante procurar ajuda médica o mais rápido possível.
Um acidente envolvendo sete veículos interditou a pista sentido Sul da BR-116, no quilômetro 89, em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, na tarde desta sexta-feira (8). Cinco pessoas ficaram feridas.
O engavetamento ocorreu por volta das 13h30. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), as causas do acidente ainda estão sendo apuradas.
Conforme o site TribunaPr, a pista sentido Sul da BR-116 está totalmente interditada. A PRF não tem previsão para liberação da pista.
Os cinco feridos foram atendidos pelo Corpo de Bombeiros e um helicóptero da PRF. Duas pessoas estão em estado grave e três com ferimentos leves.
O acidente causou congestionamento na BR-116. A PRF orienta aos motoristas que evitem a região.
Sonha com aquele lindo móvel de madeira? A oportunidade está batendo na sua porta. Já começou o 9º MegaFeirão da Mademinas. Há anos levando confiança a preço justo a seus clientes, a loja de Três Lagoas está com promoções incríveis que certamente cabem no seu bolso.
Com madeiras de qualidade, móveis rústicos e autênticos, a Mademinas oferece preços jamais vistos. Sim, sua oportunidade de conseguir aquele lindo móvel tão sonhado chegou. Desde o dia 04 de dezembro, a loja está oferecendo descontos de 10% a 50%.
A Mademinas é uma das empresas mais completas de Três Lagoas. Oferecendo produtos de qualidade e um ótimo atendimento. Mas se engana quem acredita que a loja só oferece móveis de madeira. No local você também encontra vidros, blindex, telhas e praticamente tudo o que precisa para construir e reformar sua casa.
A empresa é uma das mais conceituadas da cidade. Há anos mantendo a credibilidade de seus clientes, a Mademinas tem uma equipe de profissionais altamente capacitados. Além disso, a loja trabalha apenas com madeiras certificadas.
A promoção continua até o dia 30 de dezembro. A Mademinas fica localizada na Rua Clodoaldo Garcia, 2412, na Vila Haro, em Três Lagoas. Faça uma visitinha! Não vai se arrepender!
Até quinta-feira, 14 de dezembro, os moradores do Bairro Vila Nova podem utilizar as caçambas do Mutirão da Limpeza, promovido pela Prefeitura de Três Lagoas por meio do Setor de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (SEINTRA). Após essa data, os itens começarão a ser retirados dos locais.
Podem ser descartados objetos que possam acumular água, tais como garrafas, pneus, latas, vasos, lonas e eletrodomésticos antigos. Também são aceitos materiais orgânicos que podem entrar em decomposição, como folhas, galhos e madeira podre, além de itens que sirvam de abrigo para escorpiões, como telhas, tijolos e outros entulhos.
A ação tem como objetivo exterminar criadouros de vetores de doenças relacionadas a arboviroses, leishmaniose e escorpiões. Para isso, o município disponibiliza locais apropriados (caçambas) para o descarte de todos os itens mencionados.
Confira os locais
As caçambas da PMTL estão disponíveis nas seguintes ruas:
Um homem de 44 anos foi baleado na cabeça e está em estado grave em Chapadão do Sul, a 331 quilômetros de Campo Grande. O crime ocorreu na manhã desta sexta-feira (8).
A vítima, que não teve o nome divulgado, foi encontrada caída em uma construção na Rua Saracura, Bairro Esplanada. O Corpo de Bombeiros foi acionado e encontrou o homem com um ferimento grave na cabeça e sangramento no ouvido.
Segundo os socorristas, o estado dele é considerado grave e o projétil ficou alojado na cabeça. O homem foi levado para atendimento médico no Hospital Municipal.
A Polícia Militar foi chamada e investiga o caso. A arma e o suspeito do crime não foram encontrados.
Ao participar da abertura da 191ª reunião ordinária do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), o presidente da Fiems, Sérgio Longen, apresentou os avanços da economia de Mato Grosso do Sul nos últimos anos e destacou que o setor produtivo e o poder público trabalham juntos para desenvolver o Estado.
O evento, realizado em Bonito nesta sexta-feira (08/12), reuniu secretários de Fazenda dos 26 estados e do Distrito Federal.
Em sua fala como representante da classe empresarial, Longen apontou como exemplo positivo a criação de um grupo de trabalho entre o Governo do Estado e o setor produtivo para encarar os desafios e aproveitar as oportunidades que a Reforma Tributária trará à economia local.
“Deixamos uma mensagem muito clara para todos os secretários, que façam o que já estamos fazendo em Mato Grosso do Sul, que é a formação de um grupo de trabalho visando melhorar e simplificar processos. São novas ferramentas que deverão ser construídas”, disse Longen após a abertura do Confaz.
O Confaz é o colegiado formado pelos Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal. Possui competência para celebrar convênios de concessão ou revogação de isenções, incentivos e benefícios fiscais e financeiros. O conselho também pode sugerir medidas de simplificação e harmonização de exigências legais.
Ao ressaltar o ambiente favorável aos negócios em Mato Grosso do Sul, o governador do Estado, Eduardo Riedel, elogiou a participação da classe produtiva no processo.
“Se nós tivermos a capacidade de dialogar e colocar claramente os objetivos de onde queremos chegar, a gente faz as coisas acontecerem. É o que estamos fazendo aqui com governo, setor produtivo, secretarias de fazenda, para criar cada vez mais competitividade ao nosso Estado”, afirmou Riedel.
A reunião do Confaz foi presidida pelo secretário especial da Receita Federal, Robinson Barreirinhas.
Bonito também sediou a 43ª reunião ordinária do Comitê Nacional de Secretários de Fazenda, Finanças, Receita ou Tributação dos Estados e DF (Comsefaz), que debateu o cenário fiscal dos estados e a articulação entre as Secretarias de Fazenda, fortalecendo a gestão fiscal, financeira e tributária das unidades federativas.
O Brasil bateu o record de país onde mais se rouba celulares. É que na última quinta-feira (7), a repórter Ju Massaoka, do programa “Encontro com Patrícia Poeta”, sofreu uma tentativa de furto durante uma reportagem ao vivo na avenida Paulista, em São Paulo.
O caso aconteceu dias depois de outro assalto, dessa vez contra a repórter Beatriz Backes, do “Bom Dia São Paulo”.
Ju Massaoka estava se preparando para falar sobre os 132 anos da avenida Paulista quando um homem, que aparentemente era um entregador de comida, passou por trás dela e tentou levar seu celular. A repórter percebeu a ação e conseguiu se defender, mas ficou em pânico e nervosa.
A apresentadora Patrícia Poeta, que estava no estúdio, ficou em choque com o ocorrido e mostrou o momento em câmera lenta. O caso foi registrado na polícia.
O incidente aconteceu dias depois de outro assalto contra uma repórter da Globo. Em outubro, Beatriz Backes foi assaltada enquanto cobria a situação dos metrôs da linha prata, que estavam com atrasos e superlotações.
Os dois casos mostram a preocupação com a segurança de jornalistas que trabalham na rua. A Globo informou que está tomando medidas para proteger seus profissionais.
Cerimônia de certificação contou com presença de professores e familiares. (Foto: Alessandro Riquelme)
Campus Campo Grande realizou na última quarta-feira (6), a certificação de 20 estudantes concluintes dos cursos de Assistente em Administração e Informática Básica
O Campus Campo Grande do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) realizou a noite de quarta-feira (6), a certificação de 20 estudantes concluintes dos cursos de Assistente em Administração e Informática Básica, ofertados pelo Programa Qualifica Mais Inclusão.
A cerimônia contou com a participação do diretor-geral Dejahyr Lopes, de professores dos cursos, bolsistas e também familiares dos estudantes.
Os cursos do Qualifica Mais Inclusão tem como público-alvo, prioritariamente, pessoas com deficiência (auditiva, mobilidade reduzida permanente e autismo níveis 1 e 2), com ensino fundamental completo. O diretor-geral destacou a pluralidade dos concluintes, considerando que alguns deles já haviam sido estudantes da instituição e outros que tiveram a chance de conhecer o Campus.
“Ofertar cursos de qualificação profissional para este público é motivo de muita alegria e, por isso, espero que essa tenha sido a primeira de muitas outras ofertas do Qualifica Mais Inclusão”, afirmou o diretor, que agradeceu ainda o apoio recebido.
“Agradeço a reitoria por ter acreditado e buscado recursos para que o projeto se concretizasse e também a todos os servidores que, de alguma forma, estiveram envolvidos na preparação ou execução do curso”, concluiu.
As aulas do curso iniciaram ao final do mês de outubro e terminam nesta primeira semana de dezembro nos demais campi com oferta de cursos: Dourados, Ponta Porã e Três Lagoas. Ambos os cursos tiveram carga horária de 50 horas/aula.
A qualificação profissional, com a respectiva certificação, pode auxiliar os concluintes para que as empresas vejam o seu potencial. É o que acredita a professora Jocimara Paiva Grillo, professora do curso de Assistente em Administração.
“Muitas vezes a pessoa com deficiência é vista pela sociedade como incapaz, mas ao ofertar o curso, demonstramos para os estudantes e para toda a sociedade que eles são capazes e podem concorrer a boas vagas de emprego, não necessitando se manter em subempregos ou empregos em vagas que não os valorizam como pessoa”, analisa a docente.
No caso do estudante Igor Moraes, concluinte do curso de Assistente em Administração, as oportunidades já começam a aparecer. Ele foi chamado para uma entrevista de emprego na Fundação Municipal do Trabalho (Funtrab).
“Quando recebi o contato perguntei: como? quem te deu meu contato? Então a atendente disse que foi o IFMS que indicou os concluintes e que eles haviam se interessado e que gostariam de fazer a entrevista”, conta o estudante.
Segundo ele, a experiência durante o curso foi gratificante e ele espera poder fazer mais cursos na instituição, já reivindicando um curso de Informática para o público surdo. “Eu gostaria muito que outros cursos fossem oferecidos, como um curso de Informática aprofundado pois essa área é muito importante para nós, surdos, e também se relaciona com a área de Administração“, disse o jovem.
“Foi minha primeira vez aqui no Campus então quando cheguei, fiquei maravilhado, desde o ambiente, os professores, a adaptação, a relação do curso com nosso dia-a-dia, as aulas nos laboratórios, e todas essas experiências irão nos auxiliar no mercado de trabalho. Com um certificado de 50 horas, temos mais chances de pleitear uma boa vaga”, relatou.
Recursos – O recurso para a oferta dos cursos do Programa Qualifica Mais Inclusão foram obtidos junto à senadora Soraya Thronicke, que por meio de emenda parlamentar individual, que destinou os recursos necessários ao desenvolvimento do projeto, que foram aplicados em bolsas-auxílio, tanto para os servidores como para os estudantes matriculados.
O coordenador geral do Programa foi o professor Sidney Souza, do Campus Aquidauana, que foi auxiliado por coordenadores locais, além de docentes conteúdistas e docentes formadores, auxiliados por servidores que atuaram como intérpretes de Libras, assessores ou apoio administrativo.
Em painel da CNI, a diretora de Sustentabilidade da JBS Brasil apresentou as iniciativas adotadas ao longo de toda a cadeia, e classificou o tema como agenda pré-competitiva
A diretora de Sustentabilidade da JBS Brasil, Liége Correia, afirmou que o maior desafio do setor agrícola para atingir a neutralidade climática é o Escopo 3, a categoria de emissões de gases de efeito estufa (GEE) que não são controladas diretamente por uma organização, como a cadeia de suprimentos, transporte, uso ou descarte de produtos. No caso do setor de alimentos, a parte mais relevante desse grupo está nos fornecedores agropecuários. Segundo a executiva, a solução é trabalhar junto aos produtores rurais, sem perder de vista que muitos deles são famílias que dependem daquela atividade para se sustentar. “Nossa base reúne mais de 70 mil fornecedores que apoiamos, mas o Brasil tem uma realidade de 6,5 milhões de propriedades rurais. Então temos que pensar não só nos nossos, mas também nos outros que precisam de suporte para conseguir avançar na descarbonização”, afirmou.
“Não basta a gente impor condições a esses produtores. Temos de ser parceiros deles nessa transição. Então, a gente leva tecnologia, acesso a crédito, apoio técnico etc. Ao longo de dois anos, a JBS estabeleceu 20 Escritórios Verdes, que trabalham não só a regularização das propriedades, mas também o compartilhamento de técnicas produtivas mais eficientes e sustentáveis”, disse Correia. Até o momento, mais de 19 mil fazendas já foram assistidas e mais de 7 mil avançaram em seus processos de regularização socioambiental, resultando na recuperação florestal de mais de 2.000 hectares.
Outra ação da empresa apresentada como forma de reduzir as emissões de escopo 3 foi a redução da idade do abate. “Afinal, um ano a menos desse animal no campo é um ano a menos de emissão”, explicou. Em sua fala, também destacou que a JBS tem estudado aditivos alimentares para redução da emissão do metano entérico, aquele produzido pelo sistema digestivo do gado ruminante. No Brasil, a JBS fez acordo com o Instituto de Zootecnia da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo para explorar esse potencial. O estudo concluiu que o uso de uma mistura de taninos e saponinas reduz as emissões desse tipo de metano em até 17% para o gado de corte confinado.
Liège Correia participou do painel “Estratégias de Baixo Carbono”, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em que foi debatida a implementação de programas e tecnologias necessárias para avançar na redução das emissões de gases de efeito estufa, visando a neutralidade climática até 2050.
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Segundo Correia, existe um sentimento de ceticismo em relação às metas de descarbonização previstas para 2050. Mas, por outro lado, “temos visto mudanças climáticas nos afetando agora. Então, não se trata mais de um plano, um projeto, mas de uma realidade”, afirmou. Nesse sentido, a JBS tem implementado trabalhos concretos para se tornar Net Zero até 2040. Entre as iniciativas, há a cobertura das lagoas de resíduos. No Brasil, a implementação da captura de metano em nove unidades da Friboi por meio do sistema de tratamento de efluentes tem possibilitado a retirada de mais de 80 mil metros cúbicos de biogás por dia. Isso representa 65% do escopo 1 da Friboi e 26% do escopo 1 da Companhia no país como um todo. Globalmente, a JBS já investiu mais de R$ 220 milhões em projetos de captura de biogás nas suas operações para geração de energia em 14 fábricas nos Estados Unidos e Canadá.
Outra ação rumo ao Net Zero destacada foi a ampliação da frota de caminhões elétricos da Companhia. Lançada em 2022, a No Carbon é uma empresa da JBS Novos Negócios e conta atualmente com 260 caminhões frigoríficos movidos exclusivamente por eletricidade. A frota é responsável hoje pela distribuição dos produtos das marcas Friboi, Seara e Swift em viagens dentro de centros urbanos em diferentes regiões do país. “Aqui temos um desafio: o Brasil tem uma matriz energética limpa na qual ele pode abastecer esses caminhões, mas e o descarte dessas baterias? O que vamos fazer quando chegar lá? Não basta ter uma matriz limpa, é preciso pensar no descarte”, disse a executiva.
Para a diretora de Sustentabilidade da JBS Brasil, o setor agropecuário necessita de uma agenda pré-competitiva para avançar nessa descarbonização. “Chegamos a um ponto em que a ciência precisa de mais recursos e mais investimentos para a gente conseguir avançar na redução das emissões. A gente tem testado tudo o que é possível e investido em escalabilidade nos escopos 1 e 2, que é dentro de casa, mas também no escopo 3, dando suporte aos produtores rurais”, disse.
No encerramento, ela convidou os presentes a circular pelos pavilhões da COP. “Para sairmos daqui inspirados e conseguir levar para o Brasil novas tecnologias, novas ideias. Mais do que expor, entendo que temos de usar a oportunidade dessa conferência para ouvir. Ouvir outras culturas, outras falas. Estar aberto para participar de discussões, porque é na divergência que a gente consegue crescer, e assim levar de volta novas tecnologias, novos aprendizados para o Brasil”, afirmou.
Sobre a JBS
A JBS é uma das maiores empresas de alimentos do mundo. Com uma plataforma diversificada por tipos de produtos (aves, suínos, bovinos e ovinos, além de plant-based), a Companhia conta com mais de 270 mil colaboradores, em unidades de produção e escritórios em todos os continentes, em países como Brasil, EUA, Canadá, Reino Unido, Austrália, China, entre outros. No Brasil, a JBS é uma das maiores empregadoras do país, com 152 mil colaboradores. No mundo todo, a JBS oferece um amplo portfólio de marcas reconhecidas pela excelência e inovação: Friboi, Seara, Swift, Pilgrim’s Pride, Moy Park, Primo, Just Bare, entre muitas outras, que chegam todos os dias às mesas de consumidores em 190 países. A empresa investe em negócios correlacionados, como couros, biodiesel, colágeno, higiene pessoal e limpeza, envoltórios naturais, soluções em gestão de resíduos sólidos, reciclagem e transportes, com foco na economia circular. A JBS conduz suas operações priorizando a alta qualidade e a segurança dos alimentos e adota as melhores práticas de sustentabilidade e bem-estar animal em toda sua cadeia de valor, com o propósito de alimentar pessoas ao redor do mundo de maneira cada vez mais sustentável.
A equipe do Núcleo de ESG e Sustentabilidade da Fiems conheceu, na semana passada, o sistema de monitoramento de incêndios do IHP (Instituto do Homem Pantaneiro), em Corumbá. Além de coordenar inúmeros projetos de conservação ambiental, o instituto é o primeiro com certificação de crédito de carbono no Pantanal.
De acordo com a assessora do Núcleo, Cláudia Borges, conhecer as iniciativas das entidades comprometidas com a conservação ambiental em Mato Grosso do Sul é importante para traçar um panorama de possibilidades de parcerias com as indústrias de Mato Grosso do Sul interessadas em adotar iniciativas de investimento social privado e contribuir com sua agenda de sustentabilidade.
“Trabalhar em conjunto com as comunidades locais é uma das formas mais efetivas de atuação em um contexto ambientalmente privilegiado como o de Mato Grosso do Sul. O instituto nos mostra possibilidade de investir em projetos já estruturados, reconhecidos e com equipes preparadas para este tipo de atuação”, destacou.
O Núcleo iniciou em 2023 o mapeamento de boas práticas nas indústrias do Estado. A intenção é criar um banco, dar visibilidade e estimular a adoção de iniciativas ambientalmente corretas, socialmente justas, transparentes e com boa governança. Identificar possibilidades de atuação conjunta e em parceria também faz parte da proposta.
Fotos: Divulgação/Assessoria FIEMS
Na ocasião da visita, a equipe do IHP mostrou como funciona o programa de monitoramento de incêndios na Rede de Proteção e Conservação da Serra do Amolar. O território se estende por toda extensão do Rio Paraguai, nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, e é composto de 13 propriedades, entre fazendas e reservas privadas.
Por meio de inteligência artificial, o instituto aprimorou um sistema de monitoramento da biodiversidade da Serra do Amolar, composto por câmeras, para identificar processos e ações antrópicas que possam afetar a conservação das áreas e identificar as possíveis áreas de conservação legal na modalidade RPPN.
O monitoramento ao vivo permite identificar, por exemplo, áreas de incêndio e, assim, acionar as brigadas mais próximas para conter as chamas com tempo entre 3 e 5 minutos e precisão de 70% a 93%, de acordo com o assessor de Comunicação do Instituto, Rodolpho Cezar de Sousa.
Pioneirismo
O IHP é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos. Fundado em 2002 e instituído no dia 30 de março de 2012, em Corumbá, atua na conservação e preservação do bioma Pantanal e da cultura local.
Dentre as atividades desenvolvidas pela instituição destacam-se a gestão de áreas protegidas, desenvolvimento de pesquisas e promoção de diálogo entre os atores com interesse na área.
Neste ano, o IHP conseguiu ter o primeiro projeto com certificação de crédito de carbono no Pantanal. O Programa Conexão Jaguar, desenvolvido pela ISA e suas empresas, é responsável pelo financiamento e apoio técnico deste primeiro projeto REDD+ (Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal) certificado no Pantanal pela Verra.
Os créditos de carbono são instrumentos de incentivo à preservação, desenvolvidos no âmbito da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC) para recompensar financeiramente áreas em desenvolvimento por seus resultados de redução de emissões de gases de efeito estufa.
O projeto tem potencial de redução de mais de 430 mil toneladas de CO², até 2030. A iniciativa terá ainda o desafio de reduzir em 90% o desmatamento não planejado, no qual está incluído o fogo, considerado o principal fator de desmatamento no bioma, de acordo com o IHP.
SoluBio busca maior eficiência operacional com o ERP
Garantir sustentabilidade e produzir mais com menos. Essa é a missão da SoluBio, empresa de biotecnologia especializada no agronegócio. Com o intuito de apoiar seu crescimento sustentável no mercado e obter melhorias nos processos operacionais, a fábrica adotou o SAP Business One, sistema de gestão para empresas em crescimento da multinacional alemã. O projeto foi de responsabilidade da SEIDOR.
Fundada em 2016, em Goiás, a SoluBio surgiu com o propósito de levar aos seus clientes alternativas mais sustentáveis e econômicas para as atividades rurais. Atualmente, a empresa conta com mais de 500 colaboradores, e está presente em grande parte do país, levando sempre ávido o compromisso de assegurar a sustentabilidade no agro.
Com o decorrer das operações, a empresa percebeu que precisava evoluir e garantir melhorias em seus processos operacionais, bem como nos controles sistêmicos. A partir disso, biotech avaliou o sistema de gestão até então utilizado, e foi constatado que seria necessário dar um passo à frente na busca por uma nova ferramenta. Com isso, a empresa adotou o SAP Business One.
Segundo Rodrigo Coradini, gerente de TI da SoluBio, um dos fatores que os levaram à escolha do ERP foi sua ampla relevância no mercado. “A SAP já é uma marca com mais de 50 anos no mercado, e 87% das transações comerciais no mundo passam por algum sistema da multinacional. Além disso, o SAP Business One trata-se de uma ferramenta robusta que oferece a integração dos processos, algo que veio ao encontro daquilo que nossa empresa precisava”, diz.
Após a escolha da semente, era necessário definir a consultoria para realizar o plantio. E a selecionada foi a SEIDOR. “Ter o apoio de um time de especialistas é essencial para a realização de um projeto. E, em se tratando da SEIDOR, é importante destacar o comprometimento e a maleabilidade que a empresa teve durante todo o processo, nos dando um atendimento personalizado e único o que, sem dúvidas, fez toda a diferença” , complementa.
Para Rodrigo Martins, gerente regional de SAP Business One da SEIDOR, a concretização do projeto da SoluBio é satisfatória. “O agronegócio tem uma ampla representatividade na economia do país, dessa forma, é essencial contribuirmos com as iniciativas que visam seu crescimento. O projeto da SoluBio é um importante exemplo da importância de investir e aprimorar a gestão, a fim de garantir a solidificação dos negócios. Nos sentimos honrados pela confiança em nós depositada”, destaca.
Com a consolidação do SAP Business One, a SoluBio, já vislumbra os resultados. Dentre eles, está a integração das operações que permite a rastreabilidade desde as etapas de produção, vendas, até o acompanhamento da entrega, a qual podem monitorar. Além disso, esse controle permite a execução de correções caso necessárias, até mesmo para uma melhor compreensão dos negócios.
Vale destacar que só em 2023, a empresa ampliou o uso da ferramenta, implementando o software em mais sete unidades de negócio do grupo. E, mais uma vez, a parceria entre a SEIDOR e a SoluBio mostrou grande afinidade, isso porque, foi executado o go live simultâneo dessas filiais, com 100% de sucesso.
Após as conquistas com o ERP, a SoluBio mantém suas expectativas altas. “Nossa empresa vem evoluindo e crescendo exponencialmente, e o SAP Business One nos dá base para entender que temos condições de crescer mesmo ritmo nos próximos anos. E, sabermos que podemos contar com o apoio da SEIDOR nessa caminhada, nos dá ainda mais motivação”, finaliza o gerente de TI.
Sobre a SEIDOR:
A SEIDOR é uma empresa dedicada ao fornecimento de soluções tecnológicas na área de consultoria de software e serviços de TI, inovação, estratégia, infraestrutura, desenvolvimento e manutenção de aplicações on-demand, cloud computing, IoT, entre outros. Com mais de 30 anos de experiência e um volume de negócio anual de mais de R$ 3 bilhões e mais de 8 mil profissionais na Europa, América Latina, África, Oriente Médio, Ásia e nos EUA, a empresa possui alianças estratégicas com os principais e maiores desenvolveres internacionais de tecnologia. No Brasil, possui escritórios em São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Vitória, Goiânia e Recife, contando com mais de 1.500 mil profissionais.
As equipes Os Muleque é Liso e Só Resenha se enfrentam neste sábado, dia 9 de dezembro, em busca do título de campeão do Campeonato de Futebol Varzeano 2023. A partida ficará concentrada no Estádio Municipal de Bataguassu, às 18 horas (horário de Brasília).
Antes, às 16 horas (horário de Brasília), as equipes Borussia e União Taboca disputam o 3º e 4º lugar da competição. Após os jogos, haverá a cerimônia de entrega da premiação, com a presença de autoridades municipais.
O Campeonato Varzeano é uma realização da Prefeitura de Bataguassu, através da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude. A competição teve início no dia 21 de outubro e contou com a participação de dez equipes (Os Mlk é Liso, Barcelona, União Taboca, Mafia, Borussia, Amigos da Vila, STL Esport, Os Parças, Sport Jr. e Só Resenha).
Médico do CEUB detalha medidas de prevenção e a proteção dos indivíduos que convivem com o vírus
Em 2022, o Ministério da Saúde registrou 10.994 mortes atribuídas ao HIV, marcando uma redução de 8,5% em comparação aos 12.019 óbitos contabilizados em 2012. De acordo com o novo Boletim Epidemiológico sobre HIV divulgado pelo Ministério da Saúde, do total de óbitos, 61,7% foram pessoas negras (47% pardas e 14,7% pretas), enquanto 35,6% afetaram pessoas brancas. Os números mostram a importância da campanha “Dezembro Vermelho”, que alerta para a prevenção, a assistência e a proteção aos direitos humanos dos portadores de HIV.
Para o professor de Medicina do Centro Universitário de Brasília (CEUB) e ginecologista Nícolas Cayres, o HIV ainda é considerado uma epidemia no Brasil e no mundo. Com o aumento das campanhas reforçando a prevenção, a incidência da AIDS tem diminuído: “O objetivo do Dezembro Vermelho é conscientizar a população sobre sinais e sintomas de HIV e AIDS. A campanha também mobiliza quem está nos grupos de risco a realizar o exame. Através do diagnóstico precoce do HIV, conseguimos evitar que a AIDS aconteça”.
Confira 3 principais medidas para prevenção da doença:
Caso o paciente descubra que tem HIV Deve procurar um infectologista imediatamente, seja no SUS (Sistema Único de Saúde) ou em uma clínica privada para começar o esquema de tratamento retroviral. No Brasil, o SUS distribui gratuitamente os medicamentos para pacientes com o HIV. A partir do vírus controlado, os casos de AIDS são muito menores e os pacientes podem ter uma excelente qualidade de vida.
Vida sexual exposta a riscos Para o indivíduo com o hábito de ter relações sexuais sem preservativo, o teste de HIV é fundamental para o diagnóstico precoce do vírus. O uso do preservativo é indispensável no quesito prevenção de infecções sexualmente transmissíveis.
A medicação, oferecida gratuitamente em hospitais públicos, consiste na tomada diária de um comprimido que permite ao organismo estar preparado para enfrentar um possível contato com o vírus. Profissionais do sexo e pessoas com o histórico de múltiplos parceiros possuem prioridade para iniciar o tratamento pelo SUS.