21.3 C
Três Lagoas
segunda-feira, 22 de junho de 2026
Início Site Página 87

JETs 2026: Conheça os grandes vencedores do vôlei de praia masculino

0
Foto: Sejuvel

O fim da tarde de ontem, 23 de abril, foi marcado por mais uma grande final dos Jogos Escolares Três-lagoenses (JETs) 2026. Desta vez, foram conhecidos os vencedores do vôlei de praia masculino, que protagonizaram uma bela disputa na Arena da Lagoa Maior.

Entre partidas emocionantes e decisivas, a dupla Vinícius e Riquelme, da Escola Luiz Lopes de Carvalho (Luloca), garantiu o 1º lugar. Já os alunos Teyllor e Gabriel, da Escola Fernando Corrêa, ficaram com a segunda colocação.

O 3º e o 4º lugares ficaram, respectivamente, com as duplas Heitor e Kauan Vinícius, da Escola João Ponce de Arruda, e Felipe Ribeiro e Kauã, da Escola Edwards Corrêa.

PRÓXIMAS RODADAS

Os próximos jogos de vôlei de praia serão da categoria feminina e acontecerão nesta sexta-feira, 24 de abril.

A partir das 17h30, a Arena da Lagoa Maior será palco das partidas que definirão os classificados para a semifinal e a final, previstas para ocorrer ainda hoje (24) ou amanhã (25).

SETURC abre inscrições na segunda-feira (27) para curso gratuito de fotografia em Três Lagoas

0
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (SETURC), informa que estarão abertas, a partir da próxima segunda-feira, dia 27, as inscrições para o curso gratuito de fotografia voltado a iniciantes. Os interessados devem ficar atentos, pois o prazo segue até o dia 30, com vagas limitadas.

A capacitação abordará o uso de smartphones e câmeras fotográficas, com foco no ensino de técnicas essenciais para quem deseja aprimorar o olhar e a qualidade das imagens.

DETALHES DO CURSO

Durante as aulas, os participantes aprenderão conceitos como foco, uso do flash, enquadramento, composição, ISO, abertura e velocidade, além de técnicas voltadas para retratos e fotografia de produtos. O curso também irá apresentar aplicativos para edição e melhoria de imagens.

O público-alvo são pessoas a partir de 14 anos que possuam smartphone ou câmera fotográfica.

A formação terá duração de quatro semanas, com aulas às terças e quintas-feiras, das 18h às 19h30.

INSCRIÇÕES

As inscrições devem ser realizadas presencialmente na Secretaria de Turimso e Cultura (SETURC), no Núcleo de Audiovisual (antiga Estação Ferroviária), localizado na Avenida Rosário Congro, nº 560, no Centro.

O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h.

Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (67) 98139-3524.

A SETURC reforça que o período de inscrição é curto, de 27 a 30 de abril, e recomenda que os interessados garantam a participação o quanto antes.

PRF apreende 337 kg de maconha em Ivinhema (MS)

0
Foto: PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 337 quilos de maconha, nesta quinta-feira (23), em Ivinhema (MS).

Durante abordagem a uma Ford/F400, na BR-376, os policiais realizaram a vistoria no veículo quando encontraram um compartimento oculto, dentro estava escondida grande quantidade de maconha dividida em tabletes. 

O motorista declarou ter recebido o veículo, que utilizava placas falsas, com a droga em Ponta Porã e que deveria entregá-lo em Três Lagoas. A ocorrência foi encaminhada à Polícia Civil em Ivinhema (MS).

PRF apreende celulares em Água Clara

0
Foto: PRF-MS

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 70 celulares, na última quinta-feira (23), em Água Clara. 

Durante abordagem a um micro-ônibus, na BR-262, a motorista disse que transportava passageiros e encomendas no compartimento de carga. Após vistoria, os policiais encontraram 70 celulares no bagageiro. 

Questionado sobre os celulares, a motorista disse que o proprietário da mercadoria não estava presente no veículo e que apenas fazia o transporte dos celulares de Campo Grande até Três Lagoas, sem possuir documentação fiscal da mercadoria. Os celulares foram apreendidos e encaminhados à Receita Federal.

Ações do Governo e comprometimento dos produtores garantem à suinocultura de MS padrão de qualidade mundial

0
Foto: João Castro/Famasul

Com incentivos fiscais que superam R$ 300 milhões nos últimos seis anos, acesso ao crédito para investimentos e uma política sanitária de padrão internacional, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) reforçou seu compromisso com o fortalecimento da suinocultura ao participar do 4º Encontro de Lideranças da Suinocultura de Mato Grosso do Sul, realizado ontem (23), em Campo Grande. Com a presença do governador Eduardo Riedel, o encontro evidenciou o protagonismo da atividade na economia estadual. Representando a Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), participaram o secretário Artur Falcette, o secretário-adjunto Alex Melotto, o secretário-executivo de Desenvolvimento Sustentável, Rogério Beretta, e o diretor-presidente da Iagro, Daniel Ingold.

Em sua apresentação, o secretário mostrou que Mato Grosso do Sul vive um momento de forte crescimento econômico, com a segunda maior taxa de expansão do PIB do país (+13%) e projeção de crescimento de 17% no agronegócio em 2025. Esse ambiente favorável tem impulsionado cadeias produtivas como a suinocultura, que se consolidou como um dos principais cases de sucesso do Estado.

Nos últimos três anos, a suinocultura sul-mato-grossense registrou crescimento de aproximadamente 50%, resultado de uma produção organizada, sustentável e altamente tecnificada. Atualmente, o Estado realiza o abate de cerca de 3,6 milhões de suínos por ano, ampliando sua presença no mercado nacional e internacional.

O avanço do setor também é sustentado por políticas públicas consistentes. O Governo do Estado já destinou mais de R$ 300 milhões em incentivos aos suinocultores desde 2020, promovendo competitividade, inovação e sustentabilidade na cadeia produtiva. Além disso, por meio do FCO (Fundo Constitucional do Centro-Oeste) os projetos para a atividade já chegam a quase R$ 2 bilhões nos últimos seis anos.

O presidente da Asumas, Renato Spera falou sobre a importância do apoio do Governo do Estado dado a suinocultura. ”Não podemos deixar de ressaltar a importância da parceria do Governo do Estado por meio das políticas de incentivos para a atividade. Se a gente tem potencial pra crescer, se temos sanidade, se temos recursos do Governo do Estado, do Governo federal, temos participação. Temos a liberdade de chegar numa secretaria como a Semadesc e pedir apoio. Isso nos ajuda a crescer. Tudo isso faz uma diferencial para o desenvolvimento da suinocultura no Estado”.

Visão estratégica

Durante a palestra, Falcette destacou ainda que o desenvolvimento da suinocultura está alinhado a uma visão estratégica mais ampla, que posiciona Mato Grosso do Sul como uma potência agroambiental. O Estado mantém 10,98 milhões de hectares de áreas de conservação, ao mesmo tempo em que amplia a produção com eficiência, convertendo áreas de baixa produtividade em sistemas agrícolas modernos.

Outro ponto enfatizado foi o compromisso com a sustentabilidade, com a meta de tornar Mato Grosso do Sul carbono neutro até 2030. A política ambiental do Estado, aliada a instrumentos como pagamento por serviços ambientais e incentivo à bioenergia, fortalece a produção responsável e abre novas oportunidades para o setor.

“O crescimento da suinocultura é resultado de um trabalho conjunto entre governo, produtores e entidades. Estamos construindo um ambiente cada vez mais favorável para produzir com eficiência, sustentabilidade e acesso aos mercados globais”, afirmou o secretário.

A logística também foi apontada como diferencial competitivo, com destaque para a Rota Bioceânica, que deve reduzir em até 17 dias o tempo de transporte para mercados asiáticos, ampliando a competitividade das exportações sul-mato-grossenses.

O encontro reuniu lideranças, produtores e representantes de entidades do setor, consolidando-se como um espaço estratégico para alinhamento de ações e construção de novas oportunidades para a suinocultura no Estado.

Rosana Siqueira, da Semadesc

48ª Expotrês é lançada oficialmente, reforçando o protagonismo como uma das maiores exposições de MS

0

Tradicional vitrine do agronegócio, da cultura e dos grandes negócios, a Expotrês chega à 48ª edição prometendo movimentar a economia, atrair milhares de visitantes e consolidar Três Lagoas como referência em desenvolvimento e grandes eventos

A 48ª edição da Expotrês foi oficialmente lançada nesta quinta-feira (23), durante evento realizado na Casa do Criador, no recinto do Sindicato Rural de Três Lagoas, marcando o início da contagem regressiva para uma das maiores e mais tradicionais exposições de Mato Grosso do Sul.

Muito além de uma feira agropecuária, a Expotrês se consolidou ao longo das décadas como um dos principais motores de desenvolvimento econômico, social e cultural da região. Reconhecida pela grandiosidade de sua estrutura e pela capacidade de unir agronegócio, tecnologia, entretenimento e geração de negócios, a exposição reafirma seu protagonismo no calendário estadual e nacional.

O lançamento reuniu autoridades, lideranças políticas e representantes do setor produtivo, entre eles o comandante da 3ª Companhia da Polícia Militar Ambiental, Lauro Augusto Sant’Anna de Souza; o delegado regional Ailton Pereira de Freitas; o secretário de Governo e Políticas Públicas, André Bacalá Ribeiro, representando o prefeito Cassiano Maia; além do presidente do Sindicato Rural, Bruno Ribeiro, dos empresários Fábio Prates e Diego Everest, da presidente da Confederação Nacional das Mulheres do Agro, Stéphanie Ferreira, vereadores e demais lideranças locais.

Muito além de uma feira: uma vitrine de oportunidades

A Expotrês é reconhecida por ser um espaço estratégico onde se encontram produtores rurais, empresários, investidores, expositores e famílias de toda a região. O evento promove conexões, impulsiona negócios e fortalece o agronegócio, setor que sustenta grande parte da economia sul-mato-grossense.

48ª Expotrês é lançada oficialmente, reforçando o protagonismo como uma das maiores exposições de MS

A realização é fruto do trabalho do Sindicato Rural de Três Lagoas, em parceria com o poder público, patrocinadores e instituições que apostam no potencial econômico da cidade. Mais do que manter uma tradição, a feira se tornou uma verdadeira vitrine da inovação no campo, com exposição de tecnologias, troca de conhecimento e atualização para o setor produtivo.

Investimento que retorna em desenvolvimento

Durante o lançamento, um dos pontos destacados foi o investimento da Prefeitura, especialmente no patrocínio dos shows nacionais. A iniciativa é vista não como gasto, mas como investimento direto na economia local, no turismo, na cultura e no lazer da população.

O histórico comprova esse retorno. Em edições anteriores, como no show do cantor Gusttavo Lima, que reuniu cerca de 35 mil pessoas, o impacto foi imediato: hotéis com alta ocupação, bares e restaurantes lotados, comércio aquecido e maior circulação financeira em diversos setores.

48ª Expotrês é lançada oficialmente, reforçando o protagonismo como uma das maiores exposições de MS

Além do fortalecimento econômico, a Expotrês também oferece cinco dias de entretenimento e convivência social, proporcionando momentos de lazer para famílias e amigos e fortalecendo o sentimento de pertencimento da população com um dos eventos mais emblemáticos da cidade.

Em uma cidade reconhecida nacionalmente como a “Capital Mundial da Celulose”, investimentos dessa magnitude acompanham o ritmo de crescimento e a relevância econômica de Três Lagoas no cenário nacional.

Grandes shows e expectativa elevada

A edição 2026 será realizada entre os dias 11 e 15 de junho e promete uma programação de grande porte, reunindo nomes consagrados da música brasileira como Chitãozinho e Xororó, Alok, Zé Neto e Cristiano, Alexandre Pires e Country Beat.

48ª Expotrês é lançada oficialmente, reforçando o protagonismo como uma das maiores exposições de MS

A expectativa é de recorde de público, maior visibilidade para as marcas expositoras e impactos positivos em toda a cadeia econômica local, desde o setor de serviços até o comércio e o turismo.

Tradição, negócios e futuro

Mais do que um evento anual, a Expotrês representa tradição, identidade e projeção de futuro. A cada edição, reafirma seu papel como uma das principais engrenagens do desenvolvimento regional e uma das mais importantes exposições agropecuárias de Mato Grosso do Sul.

Com estrutura robusta, programação diversificada e forte apoio institucional, a edição 2026 promete entrar para a história, consolidando ainda mais Três Lagoas no cenário dos grandes eventos brasileiros e mostrando, mais uma vez, a força de uma cidade que cresce, investe e acredita no seu potencial.

Suinocultura de MS aposta na Rota Bioceânica para incrementar vendas para a Ásia

0
Hoje, o estado exporta somente entre 3% e 4% do que produz, apesar de possuir o quarto maior rebanho suíno do país (Foto: Semadesc/DivulgaçãO)

Corredor logístico pode aumentar competitividade e impulsionar exportações

A suinocultura de Mato Grosso do Sul aposta na entrada em operação da Rota Bioceânica para ampliar exportações à Ásia e transformar um setor ainda concentrado no mercado interno em nova frente de crescimento internacional. Hoje, o estado exporta somente entre 3% e 4% do que produz, apesar de possuir o quarto maior rebanho suíno do país.

São 125 mil matrizes reprodutivas e, no ano passado, Mato Grosso do Sul abateu, segundo a Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), 3,75 milhões de animais. Apesar dessa dimensão, a maior parte da produção segue destinada ao consumo interno.

Segundo o MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços), no primeiro trimestre de 2026, o estado exportou 6,208 mil toneladas para 19 países, obtendo receita de US$ 14,364 milhões. O principal destino foi as Filipinas, com 1,984 mil toneladas, o equivalente a 32% do total embarcado, e faturamento de US$ 4,103 milhões, ou 28,6% da receita.

No acumulado de janeiro a março, a Ásia foi o continente que mais comprou carne suína sul-mato-grossense. Foram 4,052 mil toneladas, 65,3% do volume exportado, resultando em receita de US$ 9,951 milhões, o equivalente a 69,3% do total.

A rota é uma megaestrada com mais de 2,4 mil quilômetros que liga os oceanos Atlântico ao Pacífico, passando por Brasil, Paraguai, Argentina e Chile. Porto Murtinho, em Mato Grosso do Sul, é o portal brasileiro do corredor. A expectativa dos quatro países é que a ligação se transforme em grande via de escoamento de produtos e importação de mercadorias entre a América do Sul e os mercados asiáticos, com possibilidade de redução de até 30% nos custos e de até 15 dias no tempo de transporte frente a rotas marítimas tradicionais, como o Canal do Panamá.

“Hoje a carne suína é a mais consumida no mundo. E entre os países asiáticos é o que eles mais comem. Com a Rota Bioceânica, diminuindo de 12 até 17 dias de deslocamento de navio na exportação para esses países, nós vamos ser muito competitivos. Hoje, nossas exportações são feitas por Santa Catarina, mas com a rota mudamos a logística e, com a crescente melhoria da produtividade de grãos, nós ficamos em primeiro lugar em competitividade e temos tudo para crescer muito”, projeta o presidente da Asumas (Associação Sul-Mato-Grossense de Suinocultores), Renato Leandro Spera.

Duas obras fundamentais para viabilizar o corredor devem ser concluídas nos próximos meses. A Ponte da Bioceânica, que liga Porto Murtinho a Carmelo Peralta, no Paraguai, está com 89% dos trabalhos executados e a previsão é de conclusão no segundo semestre deste ano.

Já a pavimentação do terceiro trecho da rota no Paraguai, com 224 quilômetros da rodovia PY-15 entre Mariscal Estigarribia e Pozo Hondo, deve ser finalizada até janeiro de 2027, conforme o MOPC (Ministério das Obras Públicas e Comunicações do Paraguai).

Nesta quinta-feira (23), durante encontro de lideranças da cadeia produtiva, Spera destacou que Mato Grosso do Sul reúne todos os elos do segmento, da genética à nutrição, passando pela produção e abate.

“Lá atrás, se voltarmos 25 anos, tínhamos somente dois polos de produção isolados, em Dourados e São Gabriel do Oeste. E isso foi crescendo, cada polo desse. Hoje, onde está o principal rebanho do estado, está em Glória de Dourados. Depois temos Dourados, Jateí, São Gabriel… E assim sucessivamente. Esses polos foram crescendo em matrizes, em granjas de creche, em recria e terminação. Hoje temos também uma central de genética, de produção de sêmen para Mato Grosso do Sul, estados vizinhos e com potencial para exportação. Temos agora Sidrolândia crescendo. Com o sistema de integração em cooperativa muitos produtores têm sido atendidos e temos avançado de maneira sólida”, concluiu.

Entretanto, ele aponta que ainda existem desafios a serem superados pela atividade. “Mão de obra qualificada em primeiro lugar. As granjas estão atingindo um nível tecnológico muito grande, então precisamos de pessoas capacitadas e de parcerias, como o Senar/MS, por exemplo, para fazer isso. Também precisamos de estrutura nos municípios para atender as pessoas que vão trabalhar com a atividade. Saúde, escola para as crianças. E precisamos também continuar nos preocupando com aspectos como o bem-estar animal e a preservação do meio ambiente, porque tudo isso assegura a sustentabilidade da atividade”.

Fonte: Campo Grande News (por Anderson Viegas)

Dourados concentra 42% das mortes por chikungunya no país

0
Água acumulada em área exposta favorece a proliferação do mosquito transmissor da Chikungunya em Dourados (Foto: divulgação/Prefeitura de Dourados)

Município de MS soma 8 dos 19 óbitos registrados no Brasil em 2026 e enfrenta surto com alta incidência

Dourados, a segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul, concentra 42% das mortes por chikungunya registradas no Brasil neste ano. Dados do Ministério da Saúde apontam que, até 17 de abril, o país contabilizou 19 óbitos pela doença, sendo 8 apenas no município sul-mato-grossense.

No Estado, a situação também preocupa. Dos 13 óbitos registrados em Mato Grosso do Sul, a maioria ocorreu em Dourados, que vive um cenário de surto com impacto direto sobre a rede pública de saúde.

Diante do avanço da doença, o prefeito Marçal Filho decretou situação de calamidade em saúde pública no dia 20 de abril. A medida permite agilizar contratações e ações emergenciais para conter a epidemia.

O município acumula 4.959 casos prováveis de chikungunya, com 2.204 confirmações. O índice de incidência chega a 2.037,6 casos por 100 mil habitantes, patamar muito acima do limite considerado epidêmico por organismos de saúde, que é de 300.

Entre as vítimas, há forte impacto sobre a população indígena. Das oito mortes registradas na cidade, sete são de indígenas, incluindo dois bebês com menos de três meses de idade.

A pressão sobre o sistema de saúde já é visível. Pelo menos 41 pacientes seguem internados, enquanto o município criou um COE (Centro de Operações de Emergências) para coordenar o enfrentamento da doença.

Como resposta, o governo do Estado reforçou a estrutura hospitalar com a abertura de 15 leitos exclusivos no HRD (Hospital Regional de Dourados), além de implantar um fluxo emergencial para casos graves.

No campo, as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti foram intensificadas, principalmente em áreas indígenas. Em mutirões, mais de 4 mil residências foram vistoriadas, com identificação de mais de mil focos do vetor, a maioria em recipientes como caixas d’água e lixo acumulado.

Apesar das medidas, especialistas apontam que o cenário favorece a disseminação da doença. Fatores como clima quente, período chuvoso e dificuldade no controle do mosquito contribuem para o avanço da chikungunya na região.

No Brasil, já são mais de 31 mil casos prováveis da doença em 2026. Diante do cenário, Dourados e outros municípios foram incluídos em uma estratégia piloto de vacinação, com início previsto ainda em abril, na tentativa de conter o avanço da epidemia.

Fonte: Campo Grande News (por Viviane Oliveira)

Oficina de Inovação do Programa Centelha acontece neste sábado no Sebrae

0
Foto: Prefeitura de Três Lagoas

Acontece neste sábado, 25 de abril, a Oficina Maratona de Inovação Orientada Centelha MS, uma oportunidade valiosa para quem é cheio de ideias que deseja tirar do papel. Em parceria com a Prefeitura Municipal, a oficina vai acontecer na Sede do Sebrae, localizada na Rua Zuleide Perez Tabox, 826, centro de Três Lagoas.

Durante a oficina, os participantes aprenderão as principais estratégias e ferramentas fundamentais para consolidar um projeto, além de dicas práticas que fará sua ideia se destacar das demais, aumentando a chance de transformá-la em um negócio inovador.

INSCRIÇÕES

As vagas para a Oficina Maratona de Inovação Orientada Centalha MS são limitadas e os interessados podem se inscrever gratuitamente através do link disponível: https://forms.office.com/r/KJ5dcTjSVp

EDITAL CENTELHA

O Edital Centelha é um programa nacional do Sebrae que apoia projetos inovadores no Brasil inteiro, ajudando a transformar ideias em empresas, oferecendo ajuda financeira, capacitações e mentorias para os participantes. A Oficina Maratona de Inovação é uma oportunidade de entrar bem preparado nesse programa.

OFICINA MARATONA DE INOVAÇÃO

Data: 25 de abril
Horário: das 8h às 16h
Local: Sebrae de Três Lagoas (R. Zuleide Perez Tabox, 826 – Centro)

Suzano abre vagas em Brasilândia, Ribas do Rio Pardo e Três Lagoas para áreas florestal e de manutenção

0
Foto: Divulgação

As oportunidades incluem os cargos de Mecânico(a) de Caminhão e Carretas, Técnico(a) de Operações Florestais II e Mecânico(a) Especialista, com inscrições abertas pela Plataforma de Oportunidades da empresa

A Suzano abriu vagas em Brasilândia, Ribas do Rio Pardo e Três Lagoas para áreas florestal, industrial e de manutenção. As inscrições estão abertas a todas as pessoas interessadas, sem distinção de gênero, idade, origem, deficiência ou orientação sexual, por meio da Plataforma de Oportunidades da Suzano (https://suzano.gupy.io/). As oportunidades disponíveis são para os cargos de Mecânico(a) de Caminhão e Carretas; Técnico(a) de Operações Florestais II; e Mecânico(a) Especialista.

Para o cargo de Mecânico(a) de Caminhão e Carretas, os pré-requisitos são: CNH categoria B; ensino fundamental completo; cursos de Mecânica Básica, Elétrica Básica, Hidráulica Básica e Solda com eletrodo revestido; experiência com manutenção de ônibus e caminhões; e curso de Direção Defensiva. Será considerado diferencial curso técnico em Mecânica, conhecimento básico em Pacote Office e residir em Campo Grande ou Ribas do Rio Pardo. As inscrições seguem abertas até o dia 26/04/2026, na página: Página da Vaga | Mecânico(a) de Caminhão e Carretas

Para o cargo de Técnico(a) de Operações Florestais II, os pré-requisitos são: residir em Três Lagoas (MS) e/ou ter disponibilidade para mudança; ensino técnico completo e/ou estar cursando ensino superior; experiência com silvicultura (plantio de eucalipto) e/ou manutenção de florestas; experiência com ferramentas de controle, como Excel, Power BI, entre outras; e CNH categoria B ou superior definitiva. As inscrições seguem abertas até o dia 29/04/2026, na página: Página da vaga | Técnico(a) de Operações Florestais

Para o cargo de Mecânico(a) Especialista, em Brasilândia, os pré-requisitos são: ensino fundamental completo; CNH categoria C ou superior; experiência mínima de dois anos em manutenção de maquinários de silvicultura; e disponibilidade total para residir em Brasilândia. As inscrições seguem abertas até o dia 01/05/2026, na página: Página da vaga | Mecânico(a) Especialista

Mais detalhes sobre os processos seletivos, assim como os benefícios oferecidos pela empresa, estão disponíveis na Plataforma de Oportunidades da Suzano (https://suzano.gupy.io/). A Suzano reforça que todos os processos seletivos são gratuitos, sem a cobrança de qualquer valor para garantir a participação, e que as vagas oficiais estão abertas a todas as pessoas interessadas. Na página, candidatos e candidatas também poderão acessar todas as vagas abertas no estado e em outras unidades da Suzano no país, além de se cadastrar no Banco de Talentos da empresa.

Sobre a Suzano

A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina e líder no segmento de papel higiênico no Brasil. A companhia adota as melhores práticas de inovação e sustentabilidade para desenvolver produtos e soluções a partir de matéria-prima renovável. Os produtos da Suzano estão presentes na vida de mais de 2 bilhões de pessoas, cerca de 25% da população mundial, e incluem celulose; itens para higiene pessoal como papel higiênico e guardanapos; papéis para embalagens, copos e canudos; papéis para imprimir e escrever, entre outros produtos desenvolvidos para atender à crescente necessidade do planeta por itens mais sustentáveis. Entre suas marcas no Brasil estão Neve®, Pólen®, Suzano Report®, Mimmo®, entre outras. Com sede no Brasil e operações na América Latina, América do Norte, Europa e Ásia, a empresa tem mais de 100 anos de história e ações negociadas nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais em: www.suzano.com.br.

(*) Infomuts – Informação Inteligente

PRF recupera veículo em Três Lagoas

0
Foto: Arquivo/PRF-MS

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou um veículo na última quinta-feira (23), em Três Lagoas.

Durante fiscalizações na BR-262, os policiais deram ordem de parada ao condutor de uma Gm/Tracker, porém o condutor não parou e iniciou fuga. Foi realizado o acompanhamento tático até que o motorista colidiu em uma caminhonete que seguia na rodovia. O condutor empreendeu fuga a pé após a colisão e não foi localizado. 

Os policiais descobriram que a Gm/Tracker havia sido furtada, no mesmo dia, em Araçatuba (SP). A ocorrência foi encaminhada à Polícia Judiciária local.

Nova unidade da Casa do Trabalhador no Shopping de Três Lagoas amplia acesso a serviços e oportunidades

0
Foto: Prefeitura de Três Lagoas

Os trabalhadores de Três Lagoas passam a contar com mais facilidade e comodidade no acesso a serviços essenciais. A partir do dia 27 de abril, começa a funcionar uma nova unidade da Casa do Trabalhador dentro do Shopping de Três Lagoas, ampliando o atendimento e aproximando ainda mais a população das oportunidades de emprego.

A iniciativa é resultado da parceria entre a Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul, o Sistema Nacional de Emprego, o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal, com o objetivo de descentralizar os serviços e oferecer mais praticidade no dia a dia do cidadão.

Instalada em um ponto estratégico da cidade, a unidade funcionará de segunda a quinta-feira, das 8h às 17h, e às sextas-feiras, das 8h às 14h, no Shopping de Três Lagoas, localizado na Avenida Jamil Jorge Salomão, nº 3807. O espaço fica ao lado de órgãos como o Detran e a Sejusp, facilitando ainda mais o acesso integrado a diferentes serviços públicos.

Entre os atendimentos oferecidos estão:

  • Seguro-desemprego
  • Cadastro e encaminhamento para vagas de emprego
  • Orientações ao trabalhador
  • Emissão e suporte da Carteira de Trabalho Digital

A nova unidade representa um avanço importante na política de geração de emprego e renda, tornando os serviços mais acessíveis, ágeis e próximos da população. A proposta é justamente eliminar barreiras, facilitar o atendimento e ampliar as oportunidades para quem busca inserção ou recolocação no mercado de trabalho.

AVISO – Na terça (28) pode haver falta de água em diversos bairros de Três Lagoas

0
Foto: Prefeitura de Três Lagoas

A Sanesul informa à população de Três Lagoas que poderá ocorrer falta de água ou baixa pressão no fornecimento em diversos bairros do município no dia 28 de abril de 2026, terça-feira, devido à realização de manutenção programada no Sistema de Abastecimento de Água (SAA).

De acordo com o comunicado, os serviços terão início à 0h, com previsão de normalização gradual do abastecimento até às 23h59 do mesmo dia.

Os bairros que poderão ser afetados são: Vila Verde, Jardim Flamboyant, Imperial, Maristela, Jardim das Violetas, Interlagos, Mais Parque, Jardim Nova Europa, Paineiras, Bela Vista, Ipacaraí, Jardim Carandá, Jardim Dourados, Jardim Morumbi, Jardim Novo Aeroporto, Centro, Alto da Boa Vista, Jardim Progresso, Santa Luzia, Jardim Roriz, Condomínio Eco Ville I, Condomínio Quinta da Lagoa, Condomínio Portal da Lagoa, Condomínio Recanto das Palmeiras, Vila Nova, Jardim Cangalha, Jardim Alvorada, JK, Jardim Oiti, Atenas, Lapa, Santo André, Santa Júlia, Paranapungá, Nova Americana, Novo Aeroporto e regiões adjacentes.

A concessionária orienta que a população faça uso consciente da água durante o período de manutenção, priorizando atividades essenciais e evitando desperdícios.

A Sanesul destaca que a manutenção é necessária para garantir melhorias no sistema de abastecimento, proporcionando mais eficiência e qualidade no fornecimento de água para a população.

Governador anuncia promoções às forças de segurança de MS e reforça ações de valorização de carreiras

0
Foto: Álvaro Rezende/Secom-MS

O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, aproveitou a solenidade de entrega da Medalha Tiradentes, mais alta comenda concedida a policias e autoridades (civis e militares) que contribuem para segurança pública do Estado, para anunciar valorização efetiva dos militares estaduais, tanto da Polícia Militar, quanto do Corpo de Bombeiros.

“Em maio agora começam as promoções e estarão finalizadas até o final de ano colocando em dia todas da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e das diversas carreiras aqui presentes, juntamente com a ampliação da demanda do curso de formação de sargentos, o início do curso de habilitação de oficiais, do curso de superior e todas as ações que estavam previstas. Elas começam agora no mês de maio para que a gente esteja em dia com a instituição e, acima de tudo, com a valorização daqueles que no dia a dia dedicam seu tempo e sua vida para garantir ao Mato Grosso do Sul esse momento que a gente vive”, afirmou.

Riedel destacou ainda uma série de ações, como entrega de viaturas e armamentos, além de valorização das carreiras, reforço em ações de inteligência. Ressaltou que em Mato Grosso do Sul é necessária formação em curso superior para ingresso nas fileiras da Polícia Militar, importante ação no reforço e promoção da carreiras.

“Segurança pública se faz com investimento, inteligência, valorização desses profissionais. E é o que a gente tem buscado no dia a dia de trabalho. As demandas no cotidiano do Estado são múltiplas e complexas, mas nós temos que enfrentar uma equação nada simples para garantir o equilíbrio fiscal e de garantir o bem-estar das nossas pessoas, mas garantir também valorização a aqueles que doam o seu trabalho, o seu tempo e no caso da Polícia Militar, a sua própria vida muitas vezes pra sociedade sul-mato-grossense”, finalizou.

A solenidade de outorga da medalha aconteceu nessa quinta-feira (23), no Comando Geral da Polícia Militar, em Campo Grande. Foram homenageados com a entrega das medalhas 84 policiais militares e 50 autoridades civis e militares, que tenham prestado relevantes serviços à corporação e que se destacaram pelo valor pessoal, profissionalismo e contribuição decisiva no fortalecimento da instituição.

Comunicação Governo de MS

DOF apreende 1,5 tonelada de maconha avaliada em R$ 3,2 milhões em Dourados

0
Foto: Divulgação/DOF

Droga era transportada em veículo roubado com placas falsas

Na última quarta-feira (22), policiais militares do Departamento de Operações de Fronteira (DOF) apreenderam cerca de 1.500 quilos de maconha durante ação no anel viário da MS-156, em Dourados. Um homem de 32 anos foi preso em flagrante.

A apreensão ocorreu durante patrulhamento, quando a equipe interceptou uma Toyota/SW4. Na abordagem, os policiais localizaram grande quantidade de droga no interior do veículo.

Em checagem, foi constatado que o condutor era foragido da Justiça, com mandado de prisão em aberto. Também foi verificado que as placas do automóvel eram falsas e que o veículo havia sido roubado no estado do Rio de Janeiro, em dezembro do ano passado.

O suspeito informou que pegou o carro carregado com a droga em Coronel Sapucaia e faria o transporte até Dourados, onde receberia R$ 5 mil pelo serviço.

A carga, avaliada em aproximadamente R$ 3,2 milhões, foi encaminhada, juntamente com o autor e o veículo, à Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira (DEFRON).

(*) Da Hora Bataguassu

Medalha Tiradentes: Coronel David reforça pedidos e Riedel anuncia promoções e ampliação nos cursos de formação da PM

0
Foto: Divulgação

A solenidade de outorga da Medalha Tiradentes, realizada na última quinta-feira (23), no Comando-Geral da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, foi marcada por anúncios importantes para a corporação. Durante o evento, o deputado estadual Coronel David (PL), representando a Assembleia Legislativa, reforçou publicamente ao governador Eduardo Riedel (PP), os pedidos por avanços na valorização dos militares, incluindo promoções, ampliação de vagas nos cursos de formação e reajuste dos níveis salariais. 

Em resposta, o governador confirmou que já determinou que as promoções de policiais militares e bombeiros sejam colocadas em dia, além do início e a ampliação de vagas no CFO (Curso de Formação de Oficiais) e CFS (Curso de Formação de Sargentos) e autorização para os cursos de Habilitação de Oficiais, Aperfeiçoamento de Oficiais e Superior de Polícia. 

Durante seu discurso, Coronel David destacou o simbolismo da data e fez um apelo direto ao governador. Ele ressaltou a importância da valorização profissional dentro da carreira militar, citando as promoções como um reconhecimento essencial para homens e mulheres da corporação.

“Esse é um pedido de toda a instituição. Promoção não é apenas um ato administrativo, é valorização, é reconhecimento. Impacta diretamente na vida do policial e de sua família”, afirmou o deputado, ao lembrar sua vivência como filho de policial militar.

A cerimônia teve início com um momento de forte comoção, marcado pela homenagem à subtenente da Polícia Militar Marlene de Brito Rodrigues, de 59 anos, vítima de feminicídio na Capital.

A Medalha Tiradentes é a mais alta honraria concedida pela Polícia Militar de Mato Grosso do Sul e tem como objetivo reconhecer civis e militares que contribuem para o fortalecimento da instituição. Neste ano, 134 pessoas foram homenageadas.

Nível Salarial

Coronel David também solicitou outras demandas da categoria, como a revisão dos níveis salariais, reforçando que o pleito é compartilhado por policiais e bombeiros militares em todo o estado.

Ao responder, Eduardo Riedel confirmou que o governo vai cumprir os compromissos assumidos.

“Não iremos faltar com a Polícia Militar. As promoções começam agora em maio e serão finalizadas até o final do ano. Também teremos a ampliação do curso de formação de sargentos e o início de novos cursos”, anunciou.

Riedel também destacou o papel estratégico da Polícia Militar no desenvolvimento do estado, ressaltando os índices de aprovação da segurança pública e o enfrentamento ao crime organizado.

A solenidade reuniu autoridades civis e militares, entre elas o anfitrião e comandante-geral da PMMS, coronel Renato dos Anjos Garnes; o ex-governador, Reinaldo Azambuja; o secretário de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira; o presidente da Aspra-MS (Associação de Praças da Polícia Militar), cabo Eduardo Ferreira; o presidente da ACS/PMBM/MS (Associação e Centro Social dos Militares Estaduais e Pensionistas do Mato Grosso do Sul), Edmar Soares da Silva; além de representantes das Forças Armadas e lideranças políticas.

(*) Thiago Gonçalves

Governo de MS antecipa cenário de risco para incêndios e reforça integração de ações para 2026

0
Foto: Comunicação Semadesc

O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), alinhou estratégias para a prevenção e o combate aos incêndios florestais em 2026 durante a 26ª reunião do Centro Integrado de Coordenação Estadual (CICOE/PEMIF), realizada no dia 15 de abril, em Campo Grande. O encontro, presidido pelo secretário Artur Falcette, da Semadesc, com a participação do secretário-adjunto Alex Melotto, reuniu órgãos estaduais e federais para definir ações diante de um cenário climático que exige atenção redobrada nos próximos meses.

As análises apresentadas pelo CEMTEC (Centro Estadual de Monitoramento do Tempo e do Clima) indicam um trimestre com chuvas irregulares e temperaturas acima da média, o que tende a aumentar o risco de incêndios florestais. Apesar de março ter registrado volumes expressivos de chuva em diversas regiões, a distribuição foi desigual, e a tendência para o período entre maio e julho aponta precipitação variável e maior probabilidade de calor intenso, associada a 61% de chance de ocorrência de El Niño.

No campo da gestão, a reunião avançou na adesão ao Sistema Nacional de Informações sobre Fogo (SISFOGO), ferramenta coordenada pelo Ibama que padroniza e integra dados sobre queimadas em todo o país. O sistema estabelece protocolos para registro de ocorrências, autorizações de queima e monitoramento das ações de combate, além de reforçar a atuação conjunta entre órgãos ambientais e operacionais. A iniciativa também abre caminho para captação de recursos federais e fortalecimento das estruturas estaduais.

Os dados apresentados pelo Imasul reforçam a necessidade de atuação focada em áreas críticas. O monitoramento aponta a predominância de queimadas em áreas de pastagem e uso agropecuário, além de registros em vegetação nativa, evidenciando a recorrência de queimas irregulares e a necessidade de ações coordenadas de fiscalização e orientação.

Como encaminhamento, os órgãos que integram o CICOE definiram o fortalecimento da atuação integrada, com foco no monitoramento de áreas reincidentes, no planejamento da Temporada de Incêndios Florestais 2026 e na consolidação de sistemas de informação que ampliem a capacidade de resposta do Estado. A estratégia reforça o uso de dados, tecnologia e integração institucional como base para reduzir riscos e proteger os biomas sul-mato-grossenses.

Marcelo Armôa, Semadesc

Procon 40 anos: sustentabilidade na defesa do consumidor de Mato Grosso do Sul

0
Foto: Kleber Clajus/Procon MS

Evoluir exige compromisso com as futuras gerações. Dessa forma, o Procon Mato Grosso do Sul, que celebra 40 anos de sua criação nesta sexta-feira (24), reafirma seu compromisso com o meio ambiente na defesa das consumidoras e dos consumidores de Mato Grosso do Sul.

Vinculada à Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos), desde 2022 a instituição digitalizou mais de 2,3 milhões de páginas de processos físicos arquivados e ativos. Ao empilhar as folhas, isso representaria aproximadamente 230 metros de altura ou um prédio de 70 andares.

Tal esforço termina na reciclagem, após o prazo de guarda de cinco anos previsto em lei. Só no último ano, foram encaminhadas mais de 8,4 toneladas de papéis para descarte de processos e eliminação de documentos, assegurando a destinação adequada dos resíduos e o cumprimento das normativas presentes na LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

“Em nossas ações, buscamos assegurar um tratamento ético, respeitoso, inclusivo e que atua de forma sustentável”, pontua o secretário-executivo do Procon Mato Grosso do Sul, Antonio José Angelo Motti. “Investimos na digitalização dos serviços e seguimos adotando soluções de consumo responsável”.

Lixo Zero

Com a adesão ao Projeto Sead Lixo Zero, outras iniciativas passaram a ser incorporadas no prédio sede do Procon Mato Grosso do Sul. Pontos para a coleta seletiva e de resíduos para compostagem, além de formação continuada, estimulam os cidadãos e servidores na adoção de práticas sustentáveis. O trabalho de sensibilização é coordenado na instituição pela servidora Ana Oyadomari.

Copos de plástico descartáveis deram espaço aos de papel reciclado, que podem ser compostados. Os resíduos orgânicos, inclusive, coletados entre agosto de 2025 e março de 2026, já se transformaram em mais de 226,5 quilos de adubo, distribuídos aos servidores.

A servidora Lia Teodoro Barbosa conta que a separação de materiais recicláveis mudou em casa depois das ações adotadas no Procon e das palestras promovidas por meio da Escola do Consumidor. “A minha hortinha está toda linda porque faço a compostagem e essa iniciativa ampliou meus conhecimentos”, comenta Lia.

Célia Sampaio, coordenadora do Projeto Sead Lixo Zero, lembra que a gestão sustentável de resíduos sólidos hoje opera como uma política institucional que não se restringe ao ambiente de trabalho, mas certamente tem um efeito replicador na vida das pessoas impactadas pelas ações e suas famílias.

Palestras de formação reforçam esse compromisso. Responsável pela manutenção, coleta de resíduos sólidos e pelo Programa Lixo Zero no Hospital São Julião, Bruno Maddalena trouxe o exemplo de uma unidade hospitalar para reafirmar que é possível adotar boas práticas, como as que estão sendo implementadas também no Procon Mato Grosso do Sul. Em sua avaliação, essa atitude e mobilização podem se converter em referência para outras instituições.

Kleber Clajus, Comunicação Procon/MS

Logística expõe gargalos históricos e pressiona rodovias no Vale da Celulose

0

Crescimento acelerado da indústria de celulose amplia o fluxo nas estradas, expõe atrasos históricos em obras e acende alerta para riscos e gargalos logísticos em MS

O avanço da indústria de celulose na Costa Leste de Mato Grosso do Sul trouxe desenvolvimento econômico e novos investimentos bilionários, mas também escancarou um problema antigo: a precariedade da infraestrutura rodoviária.

Trechos estratégicos, especialmente da BR-262, seguem sobrecarregados, perigosos e longe de atender à demanda atual.

Apelidada há anos de “rodovia da morte”, a BR-262 no trecho entre Três Lagoas e Campo Grande é um dos principais corredores logísticos do Estado.

Desde a instalação da antiga Votorantim Celulose e Papel, há quase duas décadas, já se discutia a necessidade de duplicação da via. No entanto, passados cerca de 18 anos, a obra segue incompleta.

Ex-ministro Carlos Marun esteve em Três Lagoas em agosto de 2018 para lançar a obra de melhorias da BR 262, porém por falta de verbas o projeto não foi concluído

Durante o governo do ex-presidente Michel Temer, houve o lançamento da duplicação e início de intervenções, como implantação de terceira faixa em alguns trechos. Mas, por falta de recursos, as obras foram paralisadas.

Desde então, o DNIT tem realizado apenas ações paliativas, como operações tapa-buraco.

Enquanto isso, o fluxo de veículos pesados só cresce. A expansão da Suzano em Ribas do Rio Pardo multiplicou o tráfego de caminhões. Agora, com o Projeto Sucuriú, em Inocência, e novos empreendimentos como o da Bracell em Bataguassu, a tendência é de aumento ainda maior na circulação de cargas.

Logística expõe gargalos históricos e pressiona rodovias no Vale da Celulose

CONSÓRCIO PROMETE MELHORIAS, MAS SEM DUPLICAÇÃO TOTAL

Para enfrentar esse cenário, foi criado o consórcio “Caminhos da Celulose”, que assumirá a gestão de 870 km de rodovias estaduais e federais, incluindo trechos das MS-040, MS-338, MS-395, BR-262 e BR-267. O contrato prevê investimentos de cerca de R$ 10 bilhões ao longo de 30 anos.

Entre as melhorias anunciadas estão:

* 115 km de duplicações

* 457 km de acostamentos

* 245 km de terceiras faixas

Apesar disso, especialistas e usuários apontam que as medidas ainda são insuficientes diante do volume de tráfego projetado. No caso da BR-262, por exemplo, a duplicação completa segue fora do escopo principal, o que gera preocupação.

OUTRAS RODOVIAS TAMBÉM PREOCUPAM

A situação crítica não se limita à BR-262. Outras rodovias estratégicas apresentam problemas graves:

* BR-267: Liga Bataguassu ao restante do Estado e apresenta trechos em condições precárias, com intenso tráfego de caminhões.

* MS-040: Conecta Santa Rita do Pardo a Campo Grande e registra alto índice de acidentes, especialmente envolvendo animais na pista, devido à ausência de estruturas adequadas.

* MS-395: Entre Brasilândia e Bataguassu, carece de acostamentos, aumentando o risco de colisões.

* MS-338: Também demanda intervenções urgentes para suportar o fluxo logístico crescente.

DESENVOLVIMENTO X SEGURANÇA

O crescimento da cadeia da celulose transformou Mato Grosso do Sul em um dos principais polos do setor no país. No entanto, a infraestrutura rodoviária não acompanhou esse ritmo.

O resultado é um cenário de risco constante para motoristas, trabalhadores do transporte e moradores da região. Acidentes frequentes, pistas desgastadas e ausência de duplicações mostram que o Estado ainda corre atrás de um atraso histórico.

Com o início das operações do consórcio, a expectativa é de que as melhorias avancem. Mas, para muitos, o desafio será recuperar o tempo perdido e garantir que o desenvolvimento econômico não continue sendo acompanhado por tragédias nas estradas.

PRF apreende 750 kg de maconha em Dourados

0
Foto: PRF-MS

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 750 quilos de maconha, nesta última quinta-feira (23), em Dourados.

Durante deslocamento da equipe, os policiais avistaram uma Fiat/Strada seguindo em zigue-zague pela rodovia. Ao receber ordem de parada, o motorista da picape não parou e iniciou fuga. 

Foi realizado o acompanhamento  tático, até que o condutor acessou uma estrada vicinal e tentou abandonar o veículo na vegetação fora da pista, mas foi alcançado e detido. 

No veículo foram encontrados 726 quilos de maconha e 24 quilos de skunk. O preso, que também possuía um mandado de prisão em aberto, disse ter pego a droga em Caarapó e a levaria até Bataguassu. 

Os policiais também descobriram que a Fiat/Strada utilizava placas falsas e possuía registro de roubo/furto, desde março de 2026, no Rio de Janeiro. A ocorrência foi encaminhada à Polícia Civil em Dourados.

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.