28.8 C
Três Lagoas
segunda-feira, 22 de junho de 2026
Início Site Página 88

Nova unidade da Casa do Trabalhador no Shopping de Três Lagoas amplia acesso a serviços e oportunidades

0
Foto: Prefeitura de Três Lagoas

Os trabalhadores de Três Lagoas passam a contar com mais facilidade e comodidade no acesso a serviços essenciais. A partir do dia 27 de abril, começa a funcionar uma nova unidade da Casa do Trabalhador dentro do Shopping de Três Lagoas, ampliando o atendimento e aproximando ainda mais a população das oportunidades de emprego.

A iniciativa é resultado da parceria entre a Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul, o Sistema Nacional de Emprego, o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal, com o objetivo de descentralizar os serviços e oferecer mais praticidade no dia a dia do cidadão.

Instalada em um ponto estratégico da cidade, a unidade funcionará de segunda a quinta-feira, das 8h às 17h, e às sextas-feiras, das 8h às 14h, no Shopping de Três Lagoas, localizado na Avenida Jamil Jorge Salomão, nº 3807. O espaço fica ao lado de órgãos como o Detran e a Sejusp, facilitando ainda mais o acesso integrado a diferentes serviços públicos.

Entre os atendimentos oferecidos estão:

  • Seguro-desemprego
  • Cadastro e encaminhamento para vagas de emprego
  • Orientações ao trabalhador
  • Emissão e suporte da Carteira de Trabalho Digital

A nova unidade representa um avanço importante na política de geração de emprego e renda, tornando os serviços mais acessíveis, ágeis e próximos da população. A proposta é justamente eliminar barreiras, facilitar o atendimento e ampliar as oportunidades para quem busca inserção ou recolocação no mercado de trabalho.

AVISO – Na terça (28) pode haver falta de água em diversos bairros de Três Lagoas

0
Foto: Prefeitura de Três Lagoas

A Sanesul informa à população de Três Lagoas que poderá ocorrer falta de água ou baixa pressão no fornecimento em diversos bairros do município no dia 28 de abril de 2026, terça-feira, devido à realização de manutenção programada no Sistema de Abastecimento de Água (SAA).

De acordo com o comunicado, os serviços terão início à 0h, com previsão de normalização gradual do abastecimento até às 23h59 do mesmo dia.

Os bairros que poderão ser afetados são: Vila Verde, Jardim Flamboyant, Imperial, Maristela, Jardim das Violetas, Interlagos, Mais Parque, Jardim Nova Europa, Paineiras, Bela Vista, Ipacaraí, Jardim Carandá, Jardim Dourados, Jardim Morumbi, Jardim Novo Aeroporto, Centro, Alto da Boa Vista, Jardim Progresso, Santa Luzia, Jardim Roriz, Condomínio Eco Ville I, Condomínio Quinta da Lagoa, Condomínio Portal da Lagoa, Condomínio Recanto das Palmeiras, Vila Nova, Jardim Cangalha, Jardim Alvorada, JK, Jardim Oiti, Atenas, Lapa, Santo André, Santa Júlia, Paranapungá, Nova Americana, Novo Aeroporto e regiões adjacentes.

A concessionária orienta que a população faça uso consciente da água durante o período de manutenção, priorizando atividades essenciais e evitando desperdícios.

A Sanesul destaca que a manutenção é necessária para garantir melhorias no sistema de abastecimento, proporcionando mais eficiência e qualidade no fornecimento de água para a população.

Governador anuncia promoções às forças de segurança de MS e reforça ações de valorização de carreiras

0
Foto: Álvaro Rezende/Secom-MS

O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, aproveitou a solenidade de entrega da Medalha Tiradentes, mais alta comenda concedida a policias e autoridades (civis e militares) que contribuem para segurança pública do Estado, para anunciar valorização efetiva dos militares estaduais, tanto da Polícia Militar, quanto do Corpo de Bombeiros.

“Em maio agora começam as promoções e estarão finalizadas até o final de ano colocando em dia todas da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e das diversas carreiras aqui presentes, juntamente com a ampliação da demanda do curso de formação de sargentos, o início do curso de habilitação de oficiais, do curso de superior e todas as ações que estavam previstas. Elas começam agora no mês de maio para que a gente esteja em dia com a instituição e, acima de tudo, com a valorização daqueles que no dia a dia dedicam seu tempo e sua vida para garantir ao Mato Grosso do Sul esse momento que a gente vive”, afirmou.

Riedel destacou ainda uma série de ações, como entrega de viaturas e armamentos, além de valorização das carreiras, reforço em ações de inteligência. Ressaltou que em Mato Grosso do Sul é necessária formação em curso superior para ingresso nas fileiras da Polícia Militar, importante ação no reforço e promoção da carreiras.

“Segurança pública se faz com investimento, inteligência, valorização desses profissionais. E é o que a gente tem buscado no dia a dia de trabalho. As demandas no cotidiano do Estado são múltiplas e complexas, mas nós temos que enfrentar uma equação nada simples para garantir o equilíbrio fiscal e de garantir o bem-estar das nossas pessoas, mas garantir também valorização a aqueles que doam o seu trabalho, o seu tempo e no caso da Polícia Militar, a sua própria vida muitas vezes pra sociedade sul-mato-grossense”, finalizou.

A solenidade de outorga da medalha aconteceu nessa quinta-feira (23), no Comando Geral da Polícia Militar, em Campo Grande. Foram homenageados com a entrega das medalhas 84 policiais militares e 50 autoridades civis e militares, que tenham prestado relevantes serviços à corporação e que se destacaram pelo valor pessoal, profissionalismo e contribuição decisiva no fortalecimento da instituição.

Comunicação Governo de MS

DOF apreende 1,5 tonelada de maconha avaliada em R$ 3,2 milhões em Dourados

0
Foto: Divulgação/DOF

Droga era transportada em veículo roubado com placas falsas

Na última quarta-feira (22), policiais militares do Departamento de Operações de Fronteira (DOF) apreenderam cerca de 1.500 quilos de maconha durante ação no anel viário da MS-156, em Dourados. Um homem de 32 anos foi preso em flagrante.

A apreensão ocorreu durante patrulhamento, quando a equipe interceptou uma Toyota/SW4. Na abordagem, os policiais localizaram grande quantidade de droga no interior do veículo.

Em checagem, foi constatado que o condutor era foragido da Justiça, com mandado de prisão em aberto. Também foi verificado que as placas do automóvel eram falsas e que o veículo havia sido roubado no estado do Rio de Janeiro, em dezembro do ano passado.

O suspeito informou que pegou o carro carregado com a droga em Coronel Sapucaia e faria o transporte até Dourados, onde receberia R$ 5 mil pelo serviço.

A carga, avaliada em aproximadamente R$ 3,2 milhões, foi encaminhada, juntamente com o autor e o veículo, à Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira (DEFRON).

(*) Da Hora Bataguassu

Medalha Tiradentes: Coronel David reforça pedidos e Riedel anuncia promoções e ampliação nos cursos de formação da PM

0
Foto: Divulgação

A solenidade de outorga da Medalha Tiradentes, realizada na última quinta-feira (23), no Comando-Geral da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, foi marcada por anúncios importantes para a corporação. Durante o evento, o deputado estadual Coronel David (PL), representando a Assembleia Legislativa, reforçou publicamente ao governador Eduardo Riedel (PP), os pedidos por avanços na valorização dos militares, incluindo promoções, ampliação de vagas nos cursos de formação e reajuste dos níveis salariais. 

Em resposta, o governador confirmou que já determinou que as promoções de policiais militares e bombeiros sejam colocadas em dia, além do início e a ampliação de vagas no CFO (Curso de Formação de Oficiais) e CFS (Curso de Formação de Sargentos) e autorização para os cursos de Habilitação de Oficiais, Aperfeiçoamento de Oficiais e Superior de Polícia. 

Durante seu discurso, Coronel David destacou o simbolismo da data e fez um apelo direto ao governador. Ele ressaltou a importância da valorização profissional dentro da carreira militar, citando as promoções como um reconhecimento essencial para homens e mulheres da corporação.

“Esse é um pedido de toda a instituição. Promoção não é apenas um ato administrativo, é valorização, é reconhecimento. Impacta diretamente na vida do policial e de sua família”, afirmou o deputado, ao lembrar sua vivência como filho de policial militar.

A cerimônia teve início com um momento de forte comoção, marcado pela homenagem à subtenente da Polícia Militar Marlene de Brito Rodrigues, de 59 anos, vítima de feminicídio na Capital.

A Medalha Tiradentes é a mais alta honraria concedida pela Polícia Militar de Mato Grosso do Sul e tem como objetivo reconhecer civis e militares que contribuem para o fortalecimento da instituição. Neste ano, 134 pessoas foram homenageadas.

Nível Salarial

Coronel David também solicitou outras demandas da categoria, como a revisão dos níveis salariais, reforçando que o pleito é compartilhado por policiais e bombeiros militares em todo o estado.

Ao responder, Eduardo Riedel confirmou que o governo vai cumprir os compromissos assumidos.

“Não iremos faltar com a Polícia Militar. As promoções começam agora em maio e serão finalizadas até o final do ano. Também teremos a ampliação do curso de formação de sargentos e o início de novos cursos”, anunciou.

Riedel também destacou o papel estratégico da Polícia Militar no desenvolvimento do estado, ressaltando os índices de aprovação da segurança pública e o enfrentamento ao crime organizado.

A solenidade reuniu autoridades civis e militares, entre elas o anfitrião e comandante-geral da PMMS, coronel Renato dos Anjos Garnes; o ex-governador, Reinaldo Azambuja; o secretário de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira; o presidente da Aspra-MS (Associação de Praças da Polícia Militar), cabo Eduardo Ferreira; o presidente da ACS/PMBM/MS (Associação e Centro Social dos Militares Estaduais e Pensionistas do Mato Grosso do Sul), Edmar Soares da Silva; além de representantes das Forças Armadas e lideranças políticas.

(*) Thiago Gonçalves

Governo de MS antecipa cenário de risco para incêndios e reforça integração de ações para 2026

0
Foto: Comunicação Semadesc

O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), alinhou estratégias para a prevenção e o combate aos incêndios florestais em 2026 durante a 26ª reunião do Centro Integrado de Coordenação Estadual (CICOE/PEMIF), realizada no dia 15 de abril, em Campo Grande. O encontro, presidido pelo secretário Artur Falcette, da Semadesc, com a participação do secretário-adjunto Alex Melotto, reuniu órgãos estaduais e federais para definir ações diante de um cenário climático que exige atenção redobrada nos próximos meses.

As análises apresentadas pelo CEMTEC (Centro Estadual de Monitoramento do Tempo e do Clima) indicam um trimestre com chuvas irregulares e temperaturas acima da média, o que tende a aumentar o risco de incêndios florestais. Apesar de março ter registrado volumes expressivos de chuva em diversas regiões, a distribuição foi desigual, e a tendência para o período entre maio e julho aponta precipitação variável e maior probabilidade de calor intenso, associada a 61% de chance de ocorrência de El Niño.

No campo da gestão, a reunião avançou na adesão ao Sistema Nacional de Informações sobre Fogo (SISFOGO), ferramenta coordenada pelo Ibama que padroniza e integra dados sobre queimadas em todo o país. O sistema estabelece protocolos para registro de ocorrências, autorizações de queima e monitoramento das ações de combate, além de reforçar a atuação conjunta entre órgãos ambientais e operacionais. A iniciativa também abre caminho para captação de recursos federais e fortalecimento das estruturas estaduais.

Os dados apresentados pelo Imasul reforçam a necessidade de atuação focada em áreas críticas. O monitoramento aponta a predominância de queimadas em áreas de pastagem e uso agropecuário, além de registros em vegetação nativa, evidenciando a recorrência de queimas irregulares e a necessidade de ações coordenadas de fiscalização e orientação.

Como encaminhamento, os órgãos que integram o CICOE definiram o fortalecimento da atuação integrada, com foco no monitoramento de áreas reincidentes, no planejamento da Temporada de Incêndios Florestais 2026 e na consolidação de sistemas de informação que ampliem a capacidade de resposta do Estado. A estratégia reforça o uso de dados, tecnologia e integração institucional como base para reduzir riscos e proteger os biomas sul-mato-grossenses.

Marcelo Armôa, Semadesc

Procon 40 anos: sustentabilidade na defesa do consumidor de Mato Grosso do Sul

0
Foto: Kleber Clajus/Procon MS

Evoluir exige compromisso com as futuras gerações. Dessa forma, o Procon Mato Grosso do Sul, que celebra 40 anos de sua criação nesta sexta-feira (24), reafirma seu compromisso com o meio ambiente na defesa das consumidoras e dos consumidores de Mato Grosso do Sul.

Vinculada à Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos), desde 2022 a instituição digitalizou mais de 2,3 milhões de páginas de processos físicos arquivados e ativos. Ao empilhar as folhas, isso representaria aproximadamente 230 metros de altura ou um prédio de 70 andares.

Tal esforço termina na reciclagem, após o prazo de guarda de cinco anos previsto em lei. Só no último ano, foram encaminhadas mais de 8,4 toneladas de papéis para descarte de processos e eliminação de documentos, assegurando a destinação adequada dos resíduos e o cumprimento das normativas presentes na LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

“Em nossas ações, buscamos assegurar um tratamento ético, respeitoso, inclusivo e que atua de forma sustentável”, pontua o secretário-executivo do Procon Mato Grosso do Sul, Antonio José Angelo Motti. “Investimos na digitalização dos serviços e seguimos adotando soluções de consumo responsável”.

Lixo Zero

Com a adesão ao Projeto Sead Lixo Zero, outras iniciativas passaram a ser incorporadas no prédio sede do Procon Mato Grosso do Sul. Pontos para a coleta seletiva e de resíduos para compostagem, além de formação continuada, estimulam os cidadãos e servidores na adoção de práticas sustentáveis. O trabalho de sensibilização é coordenado na instituição pela servidora Ana Oyadomari.

Copos de plástico descartáveis deram espaço aos de papel reciclado, que podem ser compostados. Os resíduos orgânicos, inclusive, coletados entre agosto de 2025 e março de 2026, já se transformaram em mais de 226,5 quilos de adubo, distribuídos aos servidores.

A servidora Lia Teodoro Barbosa conta que a separação de materiais recicláveis mudou em casa depois das ações adotadas no Procon e das palestras promovidas por meio da Escola do Consumidor. “A minha hortinha está toda linda porque faço a compostagem e essa iniciativa ampliou meus conhecimentos”, comenta Lia.

Célia Sampaio, coordenadora do Projeto Sead Lixo Zero, lembra que a gestão sustentável de resíduos sólidos hoje opera como uma política institucional que não se restringe ao ambiente de trabalho, mas certamente tem um efeito replicador na vida das pessoas impactadas pelas ações e suas famílias.

Palestras de formação reforçam esse compromisso. Responsável pela manutenção, coleta de resíduos sólidos e pelo Programa Lixo Zero no Hospital São Julião, Bruno Maddalena trouxe o exemplo de uma unidade hospitalar para reafirmar que é possível adotar boas práticas, como as que estão sendo implementadas também no Procon Mato Grosso do Sul. Em sua avaliação, essa atitude e mobilização podem se converter em referência para outras instituições.

Kleber Clajus, Comunicação Procon/MS

Logística expõe gargalos históricos e pressiona rodovias no Vale da Celulose

0

Crescimento acelerado da indústria de celulose amplia o fluxo nas estradas, expõe atrasos históricos em obras e acende alerta para riscos e gargalos logísticos em MS

O avanço da indústria de celulose na Costa Leste de Mato Grosso do Sul trouxe desenvolvimento econômico e novos investimentos bilionários, mas também escancarou um problema antigo: a precariedade da infraestrutura rodoviária.

Trechos estratégicos, especialmente da BR-262, seguem sobrecarregados, perigosos e longe de atender à demanda atual.

Apelidada há anos de “rodovia da morte”, a BR-262 no trecho entre Três Lagoas e Campo Grande é um dos principais corredores logísticos do Estado.

Desde a instalação da antiga Votorantim Celulose e Papel, há quase duas décadas, já se discutia a necessidade de duplicação da via. No entanto, passados cerca de 18 anos, a obra segue incompleta.

Ex-ministro Carlos Marun esteve em Três Lagoas em agosto de 2018 para lançar a obra de melhorias da BR 262, porém por falta de verbas o projeto não foi concluído

Durante o governo do ex-presidente Michel Temer, houve o lançamento da duplicação e início de intervenções, como implantação de terceira faixa em alguns trechos. Mas, por falta de recursos, as obras foram paralisadas.

Desde então, o DNIT tem realizado apenas ações paliativas, como operações tapa-buraco.

Enquanto isso, o fluxo de veículos pesados só cresce. A expansão da Suzano em Ribas do Rio Pardo multiplicou o tráfego de caminhões. Agora, com o Projeto Sucuriú, em Inocência, e novos empreendimentos como o da Bracell em Bataguassu, a tendência é de aumento ainda maior na circulação de cargas.

Logística expõe gargalos históricos e pressiona rodovias no Vale da Celulose

CONSÓRCIO PROMETE MELHORIAS, MAS SEM DUPLICAÇÃO TOTAL

Para enfrentar esse cenário, foi criado o consórcio “Caminhos da Celulose”, que assumirá a gestão de 870 km de rodovias estaduais e federais, incluindo trechos das MS-040, MS-338, MS-395, BR-262 e BR-267. O contrato prevê investimentos de cerca de R$ 10 bilhões ao longo de 30 anos.

Entre as melhorias anunciadas estão:

* 115 km de duplicações

* 457 km de acostamentos

* 245 km de terceiras faixas

Apesar disso, especialistas e usuários apontam que as medidas ainda são insuficientes diante do volume de tráfego projetado. No caso da BR-262, por exemplo, a duplicação completa segue fora do escopo principal, o que gera preocupação.

OUTRAS RODOVIAS TAMBÉM PREOCUPAM

A situação crítica não se limita à BR-262. Outras rodovias estratégicas apresentam problemas graves:

* BR-267: Liga Bataguassu ao restante do Estado e apresenta trechos em condições precárias, com intenso tráfego de caminhões.

* MS-040: Conecta Santa Rita do Pardo a Campo Grande e registra alto índice de acidentes, especialmente envolvendo animais na pista, devido à ausência de estruturas adequadas.

* MS-395: Entre Brasilândia e Bataguassu, carece de acostamentos, aumentando o risco de colisões.

* MS-338: Também demanda intervenções urgentes para suportar o fluxo logístico crescente.

DESENVOLVIMENTO X SEGURANÇA

O crescimento da cadeia da celulose transformou Mato Grosso do Sul em um dos principais polos do setor no país. No entanto, a infraestrutura rodoviária não acompanhou esse ritmo.

O resultado é um cenário de risco constante para motoristas, trabalhadores do transporte e moradores da região. Acidentes frequentes, pistas desgastadas e ausência de duplicações mostram que o Estado ainda corre atrás de um atraso histórico.

Com o início das operações do consórcio, a expectativa é de que as melhorias avancem. Mas, para muitos, o desafio será recuperar o tempo perdido e garantir que o desenvolvimento econômico não continue sendo acompanhado por tragédias nas estradas.

PRF apreende 750 kg de maconha em Dourados

0
Foto: PRF-MS

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 750 quilos de maconha, nesta última quinta-feira (23), em Dourados.

Durante deslocamento da equipe, os policiais avistaram uma Fiat/Strada seguindo em zigue-zague pela rodovia. Ao receber ordem de parada, o motorista da picape não parou e iniciou fuga. 

Foi realizado o acompanhamento  tático, até que o condutor acessou uma estrada vicinal e tentou abandonar o veículo na vegetação fora da pista, mas foi alcançado e detido. 

No veículo foram encontrados 726 quilos de maconha e 24 quilos de skunk. O preso, que também possuía um mandado de prisão em aberto, disse ter pego a droga em Caarapó e a levaria até Bataguassu. 

Os policiais também descobriram que a Fiat/Strada utilizava placas falsas e possuía registro de roubo/furto, desde março de 2026, no Rio de Janeiro. A ocorrência foi encaminhada à Polícia Civil em Dourados.

VAGAS DE EMPREGO – Veja as oportunidades disponíveis na Casa do Trabalhador nesta sexta-feira (24)

0
Divulgação/Prefeitura de Três Lagoas

A Prefeitura de Três Lagoas e a Casa do Trabalhador divulgam as oportunidades de empregos disponíveis nesta sexta-feira, 24 de abril de 2026. No total, são 121 vagas em diversas áreas e diferentes níveis de escolaridade.

Importante destacar que para a realização de entrevistas, os candidatos deverão comparecer na Casa do Trabalhador, à Rua Dr. Munir Thomé, 86 – Centro, para retirada de carta de encaminhamento.

Para mais informações, o candidato deve comparecer diretamente na sede do órgão ou entrar em contato pelo 67 3929-1936.

Arauco lança campanha Bom Vizinho 2026 e reforça diálogo com produtores rurais

0

Iniciativa aproxima empresa e produtores rurais por meio de visitas e comunicação direta com as comunidades

A Arauco lançou oficialmente, na manhã desta quarta-feira, 23, a campanha Bom Vizinho 2026. O evento, no Centro Cultural Lázara Lessonier, em Inocência (MS), reuniu representantes da área florestal, autoridades locais e convidados. Criado em 2018, o programa é o principal canal de diálogo da comunidade com a Arauco e inclui visitas, reuniões, atendimentos e divulgação do número 0800 645 7376, do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC). Nestes encontros, a equipe vai dialogar com as comunidades sobre as operações florestais da Companhia, na Costa Leste de Mato Grosso do Sul.

O gerente florestal da Arauco, Laércio Couto, destaca que o programa amplia o diálogo com as comunidades do entorno e reforça a atuação da empresa no território. “Este canal nos deixa cada vez mais próximos, promovendo a educação ambiental e contribuindo diretamente para o desenvolvimento sustentável. Isso fortalece relações baseadas na boa convivência. Acreditamos que essa iniciativa seja mais um passo concreto na construção de parcerias sólidas, com uma atuação cada vez mais responsável”, afirma.

Segundo ele, o programa também representa uma oportunidade de ampliar o contato com os moradores das áreas vizinhas. “Estamos ampliando o diálogo com quem está em nosso entorno, promovendo a conscientização e fortalecendo relações baseadas na convivência e no respeito mútuo. É um programa muito importante para a Arauco, e acreditamos que ele reforça nosso compromisso com as comunidades onde estamos inseridos”, completa.

A iniciativa também foi destacada por lideranças locais, como o vice-prefeito de Inocência, Henrique César Liria Alves. “É importante ver uma empresa como a Arauco comprometida em manter esse diálogo direto com os produtores rurais e com a comunidade. Essa aproximação contribui para que a empresa esteja cada vez mais integrada ao desenvolvimento do município e fortaleça a relação de confiança com quem vive e trabalha na zona rural. Com a proximidade do período de seca e a possibilidade de incêndios florestais, esse contato se torna ainda mais necessário”, destaca.

O chefe da brigada de incêndios florestais, Cleber Luís Ferreira Rodrigues, ressalta que a iniciativa fortalece a atuação preventiva nas áreas vizinhas. “A aproximação da brigada de combate a incêndios da Arauco com os moradores, por meio da campanha Bom Vizinho, representa um diferencial no fortalecimento da confiança e da reciprocidade construídas a partir do diálogo, da ética e da presença constante em campo. Essa sinergia entre comunidade e brigada garante mais agilidade nos acionamentos e direcionamentos, o que impacta diretamente nos resultados e reforça valores como a segurança das pessoas, a proteção da biodiversidade e das florestas”, pontua.

Serviço

O Programa Bom Vizinho conta com canais diretos de atendimento, com a Central de Produção pelo telefone (67) 9 9833-5189 e o SAC pelo número 0800 645 7376.

Sobre o Projeto Sucuriú

O Projeto Sucuriú marca a entrada da divisão de celulose da Arauco no Brasil. O investimento de US$4.6 bilhões inclui a construção de uma planta com capacidade de produção de 3,5 milhões de toneladas de fibra curta de celulose/ano. Está localizado em uma área de 3.500 hectares, a 50 quilômetros do centro da cidade de Inocência (MS) e ao lado do Rio Sucuriú. A etapa de terraplanagem começou em 2024 e a previsão de entrada em operação é no final de 2027.

Em todas as fases desenvolvimento do Projeto, e de maneira contínua, monitora e respeita a biodiversidade local, identificando espécies de flora e fauna nativas da região, além de fazer o mapeamento das áreas prioritárias para conservação.

Durante as obras, a Arauco vai oferecer capacitação e gerar mais de 14 mil oportunidades de trabalho. Depois do start up, o Projeto Sucuriú empregará cerca de 6 mil pessoas nas unidades Industrial, Florestal e operações de Logística. O propósito é impulsionar o desenvolvimento social e econômico para toda região, fomentando um aumento na geração de renda e na arrecadação de impostos, além de contribuir para atrair investimentos.

Sobre a Arauco Brasil

No país desde 2002, a Arauco atua nos segmentos Florestal e de Madeiras com o propósito de, a partir da natureza e de fontes renováveis, contribuir com as pessoas e o planeta. Emprega mais de 3000 colaboradores próprios e conta com 5 unidades industriais brasileiras.

As plantas estão distribuídas entre a produção de painéis, em três fábricas localizadas nas cidades de Jaguariaíva (PR), Ponta Grossa (PR) e Montenegro (RS); painéis e molduras, na planta localizada em Piên (PR); resinas e químicos, na unidade de Araucária (PR) e, em 2027, prepara-se para inaugurar sua primeira fábrica de celulose brasileira em Inocência (MS).

Com atuação orientada por práticas ESG, a Arauco possui certificação FSC® (Forest Stewardship Council®) em suas florestas, que reconhece o manejo ambientalmente responsável, socialmente justo e economicamente viável. Globalmente e no país, opera primando pela gestão responsável da água, a conservação da biodiversidade e a retirada de gás carbônico da atmosfera.

Mais informações à imprensa:

COR COMUNICAÇÃO 

Manual da CGE fortalece transparência e controle da gestão pública em Mato Grosso do Sul

0
Foto: Saul Schramm/Secom MS

Para fortalecer ações de transparência e controle da gestão pública em Mato Grosso do Sul, o Governo do Estado por meio da CGE (Controladoria-Geral do Estado), construiu o primeiro manual para elaboração de programas de integridade pública. A publicação se consolida como uma das primeiras do tipo no Brasil, o que aumenta ainda mais a segurança e confiabilidade da administração pública e reforça ações já desenvolvidas.

O governador Eduardo Riedel recebeu hoje (23) um exemplar do manual, entregue pelo controlador-geral do Estado, Carlos Eduardo Girão e pelo diretor-geral de governança e compliance da CGE, Everson Cordeiro.

“Parabenizo a CGE por mais este produto que é um passo importante e que deve reger a administração pública no Estado. Hoje o manual é concluído, um dos primeiros do Brasil, bem elaborado no âmbito estadual e que já é uma referência para várias entidades públicas. É um caminho para ser percorrido em termos de transformação de cultura, que a gente tem seguido no compliance, na integridade, no bom uso de recurso público de uma maneira geral”, disse o governador.

Em março do ano passado o Governo do Estado publicou decreto que institui a PCP (Política de Compliance Público) para todo o Poder Executivo estadual, que determina a produção de relatórios por comitês de compliance.

A CGE (Controladoria-Geral do Estado) é a responsável pelo fomento da PCP a partir de elaboração de material técnico, cursos de capacitação, oficinas e outros instrumentos que subsidiem os órgãos estaduais na implantação das normas.

Além disso, a Controladoria também oferece orientação técnica necessária para que a política de compliance seja devidamente implementada, executada e monitorada.

“O manual é fruto de trabalho técnico comprometido com a melhoria da gestão pública. O objetivo é oferecer um guia prático e acessível para que os órgãos possam desenvolver programas de integridade alinhados a realidade e boas práticas”, afirmou Girão.

Conheça a PCP

A Política de Compliance Público é o conjunto de estruturas e de procedimentos destinados a assegurar a conformidade dos atos de gestão com padrões morais, éticos e legais e a garantir o alcance dos resultados das políticas públicas e a satisfação dos cidadãos, por meio do fomento, da implantação, da execução e do monitoramento de ações relacionadas à integridade pública e à gestão de riscos, segundo explica o decreto.

Os dois eixos principais da PCP são a integridade e a gestão de riscos. No caso da integridade, ela é definida como “conjunto de ações institucionais voltadas à prevenção, à detecção, à punição e à remediação de fraudes e de atos de corrupção, visando a orientar e a guiar o comportamento dos agentes públicos de forma a alinhá-los ao interesse público”.

Já a gestão de riscos é elencada como “arquitetura necessária (princípios, objetivos, estrutura, competências e processo) para gerenciar riscos, por meio dos procedimentos de identificação, de análise, de avaliação e de tratamento dos riscos que possam afetar os objetivos institucionais”.

Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS

PRF recupera veículo em Nova Alvorada do Sul (MS)

0
Foto: PRF-MS

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou um veículo, nesta quinta-feira (23), em Nova Alvorada do Sul (MS).

Durante fiscalizações na BR-267, foi dada ordem de parada a um Chevrolet/Onix. O condutor tentou fugir, mas desistiu e foi preso após acompanhamento tático. Após vistoria, os policiais descobriram que o veículo utilizava placas falsas e possuía registro de roubo/furto. 

O motorista, que viajava acompanhado por uma passageira, disse ter pego o veículo emprestado de outra pessoa e sabia que o veículo possuía restrições judiciais. A ocorrência foi encaminhada à Polícia Civil em Nova Alvorada do Sul (MS).

Carro capota na MS-164 e idosa morre presa às ferragens

0
Foto: Divulgação

Um grave acidente foi registrado por volta do meio-dia de hoje na rodovia MS-164, no trecho entre Ponta Porã e o Distrito de Nova Itamarati. Um veículo de passeio capotou na pista e uma mulher idosa, que estava no carro, faleceu no local. A vítima ficou presa às ferragens.

Equipes do Corpo de Bombeiros e do SAMU foram acionadas e estão no local para retirada do corpo e atendimento da ocorrência. A Polícia Militar Rodoviária também atende o caso e sinaliza a pista.

O tráfego está lento no local. Motoristas que seguem pela MS-164 devem redobrar a atenção e reduzir a velocidade entre Ponta Porã e Itamarati. O nome da vítima e as circunstâncias do capotamento ainda não foram divulgados oficialmente pelas autoridades.

(*) Ponta Porã News

Copa Junqueira Uniformes de Futebol chega à semifinal em Três Lagoas

0
Foto: Divulgação

Copa Junqueira Uniformes de Futebol realizada em Três Lagoas desde março, está prestes a chegar à sua fase decisiva. Com a participação de oito equipes e um público sempre presente, o torneio enfrenta agora suas partidas semifinais, marcadas para o próximo domingo, 26, a partir das 08h, no Campo do Bairro Osmar Dutra.

As semifinais prometem ser emocionantes, com os seguintes confrontos programados:

08h00: vila nova x Unidos do morro

09h0: cavaquinho x Master fc

Altivo Alves de Oliveira Júnior, organizador do evento, destacou que as manhãs de domingo têm se tornado momentos de união e lazer para as famílias locais, fortalecendo o espírito comunitário em torno do futebol.

Saúde de Três Lagoas amplia atendimentos com investimento de R$ 1,8 milhão e inicia atendimentos neste fim de semana

0
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciou uma importante ação para ampliar o acesso da população a exames, consultas e cirurgias, com foco na redução das filas e na agilidade do diagnóstico e tratamento.

A iniciativa conta com um investimento de R$ 1,8 milhão, viabilizado por meio de parceria com a empresa Arauco, com todos os atendimentos regulados pelo Sistema Único de Saúde, garantindo organização, transparência e acesso igualitário aos serviços.

Os atendimentos já começam neste fim de semana, tendo como primeiro prestador o HNSA. No sábado (25), serão realizados 25 exames de ressonância magnética a partir das 7h, além de 29 tomografias, com chegada dos pacientes também às 7h. No domingo (26), a programação se repete, com mais 25 ressonâncias e 29 tomografias.

Ao longo da ação, haverá uma ampliação significativa da oferta de exames, com mais de 150 ressonâncias magnéticas, mais de 1.000 ultrassonografias e 450 exames com Doppler, além de mamografias, eletroencefalogramas, ecocardiogramas e exames de Holter 24 horas, entre outros procedimentos essenciais para diagnóstico e acompanhamento de saúde.

Também está prevista a ampliação de consultas em especialidades com grande demanda, como endocrinologia, psiquiatria, neurologia e gastroenterologia, possibilitando maior acesso da população aos atendimentos especializados.

A iniciativa contempla ainda a realização de cirurgias oftalmológicas importantes, como procedimentos para tratamento de glaucoma, estrabismo e outras condições que normalmente apresentam maior tempo de espera na rede pública.

Com a ampliação dos serviços, a expectativa é reduzir significativamente as filas, garantindo mais rapidez no diagnóstico e no início do tratamento, refletindo diretamente na qualidade de vida da população.

Mais escolas da rede estadual são contempladas com Selo MS+ECO

0
Foto: Divulgação

Responsabilidade ambiental e sustentabilidade ganhando espaço na aprendizagem

Em um momento em que a educação ambiental se consolida como política pública estruturante, Três Lagoas viveu na tarde da última sexta-feira, 17 de abril, um momento de celebração e reconhecimento.

A CRE 12 (Coordenadoria Regional de Educação 12), representando a SED (Secretaria de Estado de Educação) realizou a cerimônia de entrega do Selo MS+ECO – Escolas Mais Sustentáveis, reunindo gestores, educadores, estudantes e autoridades em torno de um propósito comum: a valorização de escolas que transformam a consciência socioambiental em prática diária.

Conheça as escolas certificadas

Duas unidades da CRE 12 conquistaram o Selo MS+ECO 2025, integrando o grupo das seis escolas premiadas em todo o Estado.

  1. Escola Estadual Afonso Francisco Xavier Trannin, escola do campo, sob a direção da professora Márcia Mota de Castro.
  1. Escola Estadual Bom Jesus, escola de tempo integral, sob a direção do professor Ângelo José Marques Ribeiro.

A partir de agora, são escolas certificadas e reconhecidas pelo desenvolvimento de projetos que fortalecem a relação entre currículo escolar e ações socioambientais, ou seja, espaços onde responsabilidade ambiental e sustentabilidade estão presentes no cotidiano da aprendizagem.

Além das certificações, receberam Menção Honrosa a Escola Estadual Luiz Lopes de Carvalho e a Escola Estadual Professor João Magiano Pinto – Jomap, pelo empenho e comprometimento na participação do programa MS+ECO.

Voz a quem faz acontecer

A solenidade contou com falas de estudantes e diretores, exibição de vídeo sobre os trabalhos desenvolvidos nas escolas e a entrega dos certificados e troféus.

O evento reuniu autoridades como a secretária Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio de Três Lagoas, Mariana do Amaral; o comandante da Polícia Ambiental, Lauro Santana; o coordenador de Endemias, Alcides Ferreira; e a coordenadora Adjunta do Eixo Educação e Aprendizagens da Associação Integra Costa Leste, professora Dra. Terezinha Bazé.

Estudantes como protagonistas

O programa reconhece escolas onde os alunos são os principais agentes da transformação ambiental.

A coordenadora da CRE 12, Marizeth Bazé acredita que a investigação do território e o desenvolvimento de práticas sustentáveis ajudam a compreender que, cuidar do meio ambiente começa no espaço onde se aprende.

“O Selo MS+ECO tem como objetivo integrar a Educação Ambiental ao cotidiano escolar, estimulando o protagonismo dos estudantes e transformando as escolas em espaços vivos de aprendizagem, cuidado e responsabilidade”, disse a coordenadora Marizeth.

Um movimento que cresce

Ao final da cerimônia, foi destacada a importância da continuidade e ampliação das políticas de sustentabilidade na Educação Pública, e o convite já está feito: o Edital MS+ECO 2026 está aberto para novas adesões de escolas da Rede Estadual de Ensino, aqui.

Gilberto Junior, SED

Polícia Civil prende apontado por furto de motocicleta e recupera veículo em Nova Andradina

0
Foto: PC-MS

Na última quinta-feira (23), a Seção de Investigações Gerais (SIG), de Nova Andradina, esclareceu o furto de uma motocicleta ocorrido no município de Taquarussu (MS) e recuperou o veículo durante diligências realizadas na região.

Conforme apurado, a vítima relatou que chegou do trabalho em sua residência, localizada na zona rural de Taquarussu, por volta das 20h, estacionando sua motocicleta Yamaha YBR 125 Factor, de cor vermelha, em frente ao imóvel.

Poucos minutos depois, ao sair novamente para a área externa da residência, percebeu que o veículo não mais se encontrava no local, constatando o furto.

Após tomar conhecimento dos fatos, investigadores da SIG iniciaram diligências ininterruptas, localizando o autor, de 29 anos, bem como a motocicleta subtraída, no bairro Morada do Sol, em Nova Andradina.

O suspeito foi conduzido à Delegacia de Polícia para os procedimentos legais cabíveis, enquanto o veículo será restituído ao legítimo proprietário.

Fiscalização apreende R$ 10 milhões em emagrecedores ilegais em 2,5 meses

0
Foto: Divulgação

Operação com atuação diária em centro de triagem intercepta quase 1 tonelada de produtos irregulares, expõe estratégias de envio clandestino e abastece investigações policiais

Em pouco mais de dois meses e meio de atuação contínua, a operação Visa-Protege já resultou na apreensão de quase uma tonelada de ampolas e canetas emagrecedoras irregulares no Centro de Distribuição e Triagem dos Correios, na Capital. A ação teve início em fevereiro e ocorre todos os dias da semana, com fiscalização permanente realizada pela Vigilância Sanitária Estadual em parceria com a Anvisa.

A carga apreendida é avaliada em mais de R$ 10 milhões, considerando os preços praticados ao consumidor final. A maior parte das remessas tinha como destino estados da região Nordeste, o que evidencia a utilização da malha logística para distribuição em larga escala de produtos sem regularização sanitária.

Segundo o fiscal da Vigilância Sanitária Estadual, Matheus Moreira Pirolo, o diferencial da operação está na continuidade das ações. “A fiscalização permanente permite não apenas retirar esses produtos de circulação, mas também identificar padrões de envio e avançar na responsabilização dos envolvidos. É uma atuação baseada em rotina, inteligência e integração entre as instituições”, afirma.

Produtos eram ocultados em encomendas e até em alimentos para burlar fiscalização

A atuação da força-tarefa também revelou estratégias utilizadas para tentar driblar o controle sanitário. Parte das ampolas e canetas emagrecedoras era enviada escondida em meio a outros produtos, inclusive alimentos, além de acondicionadas de forma inadequada, sem controle de temperatura e sem qualquer garantia de procedência. As irregularidades incluem ausência de registro na Anvisa, rotulagem inconsistente e indícios de substâncias sem comprovação de segurança, o que amplia os riscos à saúde de quem consome esses itens.

Todo o material apreendido está sob custódia da SES (Secretaria de Estado de Saúde), armazenado em local seguro, e será incinerado nas próximas semanas em ambiente adequado, conforme os protocolos sanitários. Paralelamente, as informações sobre remetentes e destinatários estão sendo encaminhadas às autoridades policiais para subsidiar o aprofundamento de investigações.

As apurações envolvem possíveis crimes contra a saúde pública, relações de consumo, o erário e o exercício irregular de profissões, diante de indícios de atuação contínua de grupos organizados na distribuição desses produtos.

A operação Visa-Protege integra um conjunto de medidas do Governo do Estado voltadas ao fortalecimento da vigilância sanitária, com foco na ampliação da capacidade de monitoramento, interceptação e resposta a irregularidades que colocam em risco a saúde da população.

O trabalho conta com a atuação integrada da Vigilância Sanitária Estadual, da Anvisa, da CVPAF-MS (Coordenação de Vigilância Sanitária de Portos, Aeroportos e Fronteiras de Mato Grosso do Sul), do CRF/MS (Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso do Sul) e dos Correios.

Danúbia Burema, Comunicação SES

Boletim Epidemiológico: MS registra 3.490 casos confirmados de chikungunya

0
Foto: Divulgação/SES

Mato Grosso do Sul já registrou 7.599 casos prováveis de chikungunya, sendo 3.490 confirmados no SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação), em 2026. Estes dados foram apresentados no boletim referente à 15ª semana epidemiológica, divulgado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) nesta quinta-feira (23).

Conforme o documento, 13 óbitos pela doença foram confirmados nos municípios de Dourados, Bonito, Jardim e Fátima do Sul. Entre as vítimas, oito possuíam algum tipo de comorbidade. O boletim também aponta 52 casos confirmados de chikungunya em gestantes. Dois óbitos estão em investigação.

Dengue

Já em relação à dengue, o Estado contabiliza 4.187 casos prováveis, sendo 597 confirmados. Não há nenhum óbito registrado nem em fase de investigação.

Nos últimos 14 dias, Corumbá, Pedro Gomes, Santa Rita do Pardo, Inocência, Batayporã, Ladário, Bonito, Jardim, Nioaque, Camapuã, Rio Brilhante, Aquidauana, Três Lagoas e Dourados registraram baixa incidência de casos confirmados de dengue.

Vacinação

Ainda conforme o boletim, 223.322 doses do imunizante contra a dengue já foram aplicadas na população-alvo. Ao todo, Mato Grosso do Sul recebeu do Ministério da Saúde 241.030 doses.

O esquema vacinal é composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas. A vacinação é recomendada para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias, faixa etária que concentra o maior número de hospitalizações por dengue entre pessoas de 6 a 16 anos.

A SES reforça que a população deve evitar a automedicação. Em caso de sintomas de dengue ou chikungunya, a orientação é procurar uma unidade de saúde do município.

Confira os boletins:

Boletim Epidemiológico Chikungunya SE 15 – 2026

Boletim Epidemiológico Dengue SE15 – 2026

(*) Kamilla Ratier, Comunicação SES

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.