22.7 C
Três Lagoas
segunda-feira, 22 de junho de 2026
Início Site Página 94

Mulher é detida por falsa comunicação após acionar polícia com história inventada em Água Clara

0
Foto: Portal Água Clara

Caso mobilizou a Polícia Militar após mensagens e vídeo com arma de pressão; suspeita foi levada à Polícia Civil para esclarecimentos

Uma mulher foi detida na noite de domingo (19), na Rua Rachel de Queiroz, no bairro Novo Horizonte, em Água Clara, após acionar a Polícia Militar com mensagens nas quais afirmava que iria se entregar, chegando a enviar sua localização para ser buscada.

De acordo com informações, a própria mulher relatou que criou a situação com o objetivo de “dar um susto” no marido, que estaria em um bar sem o consentimento dela. Durante as mensagens, ela também fez críticas à atuação policial e exibiu, em vídeo, uma carabina de pressão, o que aumentou a preocupação em torno da ocorrência.

Diante do caso, uma equipe policial foi até o endereço indicado e constatou que não havia nenhuma situação real que justificasse o acionamento.

A mulher foi detida por suspeita de falsa comunicação de crime. O objeto exibido no vídeo foi apreendido. Ela foi encaminhada à Delegacia de Polícia Civil, onde prestou esclarecimentos.

Por: Da Hora Bataguassu

Brasil já tem 4,5 milhões de empreendedores da Economia Prateada

0
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

População 60+ empreende cada vez mais para permanecer ativa

O Brasil soma 4,5 milhões de empreendedores da chamada Economia Prateada, que reúne os maiores de 60 anos. O número cresceu 58,6% na última década, de acordo com o Sebrae Nacional. A entidade desenvolve programas voltados para o chamado empreendedorismo sênior, focado em apoiar o público nesta faixa etária que deseja investir em negócios próprios.  Brasil já tem 4,5 milhões de empreendedores da Economia PrateadaBrasil já tem 4,5 milhões de empreendedores da Economia Prateada

Em 2025, o programa atendeu 869 mil pessoas e a meta para 2026 é chegar a 1 milhão. A gestora nacional do programa Empreendedorismo Sênior 60+, Gilvany Isaac, descreve esse crescimento como uma “onda forte”, em razão do desejo desse público em permanecer ativo. 

“Existe uma possibilidade de carreira, de continuidade. Tenho visto que as pessoas de 60 anos se identificam com  um propósito. Elas querem algo que tenha a ver com a sua experiência, mas que resolva também problemas da comunidade”, aponta Gilvany. 

Raízes fortes 

Gilvany relata que, ao longo do programa, percebeu uma vocação deste público em trabalhar com saberes tradicionais e vocações locais. Seja no artesanato, na cultura de sementes ou de ervas medicinais. No Sul por exemplo, ela destaca a produção de artesanato a partir de redes de pesca, por mulheres de comunidades pesqueiras.  

“A gente vê que a geração 60+ tem esse cuidado com o planeta, porque viu muita transformação. Onde a gente está caminhando, percebemos essa responsabilidade sobre integrar, ou seja, manter esse planeta vivo do jeito que a pessoa conheceu”, conta Gilvany. 

Dentre os setores que este público mais se interessa em empreender destacam-se turismo, comércio e serviços. O Sebrae oferece aos empreendedores mentorias e consultorias, tanto para orientar quem quer ser empreendedor, quanto para quem deseja abrir um negócio focado no consumidor 60+. No programa, a participação dos idosos é alta e o índice de desistência, reduzido.  

“Eles são muito participativos. O Sebrae faz todo o projeto adequado às necessidades do empreendedor maduro que quer curtir a vida, sem dedicar todo o seu tempo disponível ao negócio”, explica.  

O suporte é gratuito, desde o desenho da jornada, até cursos e atendimentos individuais. São promovidos ainda eventos para fortalecer a rede de empreendedores, estimulando a troca de experiências.  

Transformação do mercado 

Aliado ao desejo de empreender, o crescimento dos negócios comandados pelos 60+ está relacionado também às transformações populacionais e, por consequência, do mercado de trabalho. 

O aumento da expectativa de vida ao nascer – que era e 62,6 anos em 1980 e passou para 76,4 anos em 2023 – impactou o mercado de trabalho para a chamada Geração Prateada (60+). 

Atualmente, um quinto da população brasileira em idade para trabalhar é composta por este grupo, aponta estudo da pesquisadora do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV), Janaína Feijó.

As maiores proporções de idosos na População em Idade Ativa (PIA) em 2024 estavam nos estados do Rio de Janeiro (24,1%), Rio Grande do Sul (23,7%) e São Paulo (21,7%). As menores proporções foram encontradas em Roraima (12%), Acre (12,4%) e Amazonas (13%). 

“Ao contrário de estereótipos antigos que associavam o envelhecimento à inatividade ou à dependência, a Geração Prateada é marcada por um perfil mais saudável, engajado e consumidor”, destaca Janaína. 

Ela destaca dois perfis entre os idosos economicamente ativos: os que trabalham por uma necessidade de renda e os que permanecem nos postos de trabalhar para manterem-se ativos e com vínculos profissionais. 

A pesquisadora destaca que o etarismo – a discriminação aos mais velhos – é um dos grandes empecilhos à manutenção dos 60+ no mercado de trabalho. Ela reafirma a necessidade de se combater esse preconceito tanto na sociedade, quanto nas empresas. 

“O que acontece no Brasil é que a população está envelhecendo e não dispõe de jovens para repor essa mão-de-obra, que está envelhecendo. Se a gente não contar com a mão-de-obra 60+, no fim das contas, a gente está prejudicando o crescimento econômico do país”.

A pesquisadora aponta o empreendedorismo como um caminho para aqueles que já se aposentaram, mas desejam permanecer ativos. Ela ressalta, entretanto, a importância de que o empreendedor 60+ se formalize para não estar em uma situação de vulnerabilidade. 

Fonte: Agência Brasil (por Alana Gandra)

Mulher causa tumulto no Hospital Regional de Nova Andradina e é levada à delegacia

0
Foto: Arquivo/Jornal da Nova

Segundo a Polícia Militar, paciente de 41 anos apresentava comportamento alterado após uso de droga e desrespeitou equipe médica durante atendimento em Nova Andradina

Uma mulher de 41 anos foi encaminhada à Delegacia de Polícia Civil após causar tumulto no Hospital Regional de Nova Andradina, na manhã do último domingo (19).

Segundo a Polícia Militar, a equipe foi acionada via Central 190 para atender a ocorrência. No local, uma enfermeira relatou que a mulher deu entrada na unidade por volta das 9h30, informando ter feito uso de cocaína.

De acordo com o registro, a paciente apresentava comportamento agitado, falava excessivamente e não respeitou a ordem de atendimento, provocando confusão e prejudicando o funcionamento do hospital. Ainda conforme a equipe médica, ela teria gritado com profissionais e desobedecido orientações.

Os policiais confirmaram a situação ao chegarem ao local. Mesmo após receber atendimento e medicação, a mulher continuava alterada.

Diante dos fatos, ela foi conduzida à Delegacia de Polícia Civil, acompanhada do marido, para as providências cabíveis.

(*) Da Hora Bataguassu

“Nenhuma mulher está sozinha”: Coronel David convoca mulheres na caminhada contra o feminicídio e reforça combate ao silêncio

0
Foto: Divulgação

A luta contra a violência doméstica e o feminicídio ganha as ruas de Campo Grande nesta terça-feira, dia 21 de abril, com a realização da Caminhada Contra o Feminicídio, marcada para às 9h, na Praça Ari Coelho. A mobilização tem o apoio do deputado estadual Coronel David (PL) e de sua equipe, reforçando uma das principais bandeiras do parlamentar: a defesa dos direitos das mulheres.

O ato chama atenção ao enfrentamento da violência de gênero e incentiva a participação feminina como forma de romper o silêncio que ainda cerca muitos casos. A proposta é simples, mas simbólica. Cada participante é convidada a levar outra mulher (amiga, irmã ou vizinha), ampliando a rede de apoio e fortalecendo a mensagem coletiva.

Em pronunciamento, Coronel David destacou o peso social do tema e a necessidade de engajamento da população. “O que mais dói não é só a violência, é o silêncio depois dela. É quando a dor vira estatística e a vida de uma mulher vira apenas mais um número. Essa caminhada é um recado claro: nenhuma mulher está sozinha”, afirmou.

Combate à violência

Na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), o deputado tem atuação voltada à proteção das mulheres. Entre as principais iniciativas de sua autoria, está a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) nº 87/2021 que proíbe a nomeação, para cargos públicos, de pessoas condenadas por violência doméstica ou familiar.

A medida reforça o princípio da moralidade na administração pública, impedindo que indivíduos com histórico de violação de direitos ocupem funções de confiança. “A moralidade deve ser um critério fundamental na ocupação de cargos públicos, e aqueles que violam os direitos humanos não devem representar a sociedade”, defende o parlamentar.

Outro projeto de destaque é a criação do Cadastro Estadual de Criminosos Sexuais. O banco de dados, de acesso público, tem como objetivo ampliar a segurança de mulheres e crianças no estado, permitindo que a população tenha conhecimento sobre condenados por esse tipo de crime. A proposta é considerada uma ferramenta importante para prevenção e proteção das famílias sul-mato-grossenses.

Mobilização 

A caminhada desta terça-feira integra um conjunto de ações que buscam não apenas denunciar a violência, mas também estimular a conscientização e o apoio entre mulheres. “O enfrentamento ao feminicídio depende de ações conjuntas do poder público, da sociedade e, principalmente, da coragem de romper o silêncio. Denuncie!”, finaliza o deputado. 

Procon de Mato Grosso do Sul monitora preço do diesel em postos no anel viário de Campo Grande

0
Foto: Arquivo/Kleber Clajus/ProconMS

O Procon Mato Grosso do Sul, instituição vinculada à Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos), passou a monitorar o preço do diesel em postos no anel viário de Campo Grande após o anúncio da aplicação de subsídios pelos governos federal e estadual.

Com dados coletados entre os dias 8 e 10 de abril, a pesquisa complementa o levantamento realizado em postos de combustíveis nas sete regiões administrativas da Capital. Ao todo, seis estabelecimentos são monitorados nas principais saídas da cidade.

A maior variação aplica-se ao Diesel S10 nos pagamentos em dinheiro, débito e crédito. O litro do produto foi identificado entre R$ 7,09 e R$ 7,59, uma diferença de 7,05%. Já em relação ao Diesel S500, o percentual mais elevado esteve presente na modalidade crédito: 6,44%. O preço médio nas bombas de abastecimento foi de R$ 7,20.

Medidas provisórias vêm sendo editadas para conter a alta de valores decorrente de conflitos no Oriente Médio, ofertando subsídios de até R$ 1,20/litro na importação e R$ 0,80/litro para a produção nacional. Houve, ainda, isenção de PIS/Cofins aplicada ao biodiesel. Os valores, no entanto, diluem-se nas etapas de importação, distribuição e revenda até o consumidor final.

Outros combustíveis também foram monitorados. O etanol apresentou variação de 4,66% no dinheiro ou débito, enquanto a gasolina oscilou 3,78% para pagamentos no crédito.

Serviço

Pesquisa Combustíveis Anel Viário (Campo Grande) – Abril: https://tinyurl.com/bdzf3mxx

(*) Kleber Clajus, Comunicação Procon/MS

Entenda como a indústria de celulose em MS está empregando IAs, IoT e Gêmeos Digitais para otimizar a operação

0
Ilustração criada através de ferramentas de IA. (Foto: Perfil News)

Mato Grosso do Sul, maior polo de celulose do mundo, tornou-se laboratório vivo da Indústria 4.0. Nas megafábricas da Suzano e Eldorado Brasil, e com os projetos em implantação da Bracell e Arauco, tecnologias como Inteligência Artificial generativa, IoT Industrial, manutenção preditiva e Gêmeos Digitais recebem investimentos bilionários. O objetivo é claro: reduzir falhas, integrar o controle da floresta e da fábrica em tempo real e automatizar processos de manutenção para elevar a eficiência de toda a operação.

Enquanto o Brasil registrou produção recorde de 29,4 milhões de toneladas de celulose em 2025 (crescimento de 6,9% segundo a IBÁ), o diferencial competitivo em MS vem da forma como essas empresas integram as tecnologias mais atuais ao funcionamento cotidiano das plantas.

IA GENERATIVA COMO “COPILOTO” DOS OPERADORES

Uma das aplicações mais concretas é a IA generativa na linha de produção. Na unidade da Suzano em Três Lagoas, por exemplo, a assistente digital Ana MarIA (desenvolvido em parceria com a Microsoft) opera integrado ao Microsoft Teams. Ele consulta manuais técnicos, dados de equipamentos e históricos operacionais em tempo real para auxiliar os operadores na etapa crítica de cozimento da celulose (digestores do processo kraft).

A ferramenta fornece parâmetros, diagnósticos e recomendações instantâneas. Segundo a própria Suzano, a solução reduziu em até 30% o tempo de resolução de problemas nessa etapa, que representa grande parte dos custos de fabricação. Em vez de consultar volumosos manuais durante uma ocorrência, o operador recebe respostas contextualizadas imediatamente.

Diferente do aprendizado de máquina tradicional (baseado apenas em padrões históricos), a IA generativa interpreta perguntas em linguagem natural e gera respostas personalizadas a partir de grandes volumes de dados técnicos da fábrica.

IOT E SILVICULTURA DE PRECISÃO

Cada vez mais, o Brasil tem se adaptado à Indústria 4.0, com integração de tecnologias da chamada Internet das Coisas (IoT). Na silvicultura de precisão de MS, isso já é realidade.

Dentro do plantio, sensores monitoram em tempo real variáveis como umidade do solo, nutrientes, temperatura e condições climáticas. Imagens de satélite e georreferenciamento complementam os dados, permitindo decisões mais precisas de irrigação e colheita.

No florestal, a Eldorado Brasil por exemplo, utiliza desde 2024 a telemetria embarcada em mais de 200 máquinas e veículos florestais. Essa tecnologia permite rastreamento em tempo real e monitoramento remoto da frota, reduzindo custos logísticos.

Já dentro das fábricas, o Machine Learning (Aprendizado de Máquina) e sensores IoT viabilizam a manutenção preditiva. Esse processo se trata do monitoramento de equipamentos críticos (bombas, motores, digestores) por dados de vibração, temperatura e pressão. Isso ocorre através de algoritmos que identificam padrões anômalos e preveem falhas antes que elas ocorram, evitando paradas não programadas.

GÊMEOS DIGITAIS E O FUTURO DA SIMULAÇÃO INDUSTRIAL

Outro avanço em curso é o Gêmeo Digital. Se trata de uma réplica virtual completa da planta ou de processos específicos. Alimentado por dados reais de sensores, essa “cópia da fábrica em computador” permite simular mudanças operacionais, como ajustes químicos, variações de carga, otimizações energéticas, antes de aplicá-las no mundo físico. Na indústria de celulose, onde pequenas alterações impactam diretamente a qualidade e os custos da produção, essa ferramenta é especialmente poderosa.

Embora ainda em fase de expansão no Brasil, o conceito já é adotado por líderes globais como Stora Enso e UPM-Kymmene, na Finlândia e Suécia. No MS, a infraestrutura necessária (incluindo redes de baixa latência) está sendo avaliada e implementada gradualmente.

Entenda como a indústria de celulose em MS está empregando IAs, IoT e Gêmeos Digitais para otimizar a operação
Ilustração do uso dos Gêmeos Digitais (Digital Twin) para averiguação de processos de produção de celulose. (Foto: Adaptação de DC Studio/ Freepik)

IMPACTOS MULTIFACETADOS

A história da Revolução Industrial caminha lado a lado com a atualização das técnicas utilizadas. Por isso, inovar é fundamental. O setor de celulose, mais uma vez, demonstra como investir em tecnologia de ponta se traduz em qualidade. E o impacto dessas ferramentas não é singular.

Na produção, menos inatividade, redução de desperdícios, melhor aproveitamento da matéria-prima e previsão de falhas já se fazem realidade nas fábricas sul-mato-grossenses.

Na sustentabilidade, ajustes finos elevam ainda mais a eficiência no uso de água e energia, reduzem emissões e permitem a transformação de resíduos em insumos agrícolas.

Na geração de empregos, a digitalização não substitui o trabalhador, ela o valoriza. Ao automatizar tarefas repetitivas e predizer problemas, as empresas criam demanda por profissionais mais qualificados em áreas como análise de dados, manutenção avançada, operação de sistemas inteligentes e gestão de tecnologias 4.0. Em Mato Grosso do Sul, o Vale da Celulose já gera dezenas de milhares de postos diretos e indiretos. Com essas mudanças, a indústria investe em capacitação constante para que operadores atuem lado a lado com assistentes de IA e plataformas digitais.

O que antes era visão futurista agora faz parte da operação diária. Em Mato Grosso do Sul, empresas como Suzano, Eldorado, Bracell e Arauco estão transformando as fábricas em ambientes inteligentes. A digitalização deixou de ser um projeto isolado e tornou-se o novo padrão de funcionamento das plantas de celulose no estado.

Por João Pedro A. C. Oliveira

PM é acionada sobre maus tratos a animal em residência e autoriza ONG a recolhê-lo

0
Foto: Jovem Sul News

A Polícia Militar foi acionada (denúncia) para averiguar denúncia de maus tratos a um cão, que estava ocorrendo em uma residência na Rua Doze A, no Bairro São Pedro, em Chapadão do Sul.

Na residência, foi encontrado um cão amarrado a uma corrente, sendo constatada a denúncia, pois não havia água nem alimentos para o mesmo e que ele se encontrava sob o sol, demonstrando estar sem cuidados básicos de saúde e higiene.

Ocorreu a denúncia na manhã do dia 16 de abril, e naquela data, os policiais não encontraram ninguém na residência. Diante da situação foi acionada uma ONG, Organização Não-Governamental, de proteção aos animais, que removeu o cão até uma clínica veterinária para tratamento médico e providenciou a guarda do mesmo.

A Polícia Militar emitiu o Boletim de Ocorrência foi a entregou na Delegacia de Polícia Civil, para as providências cabíveis.

Fonte: Jovemsulnews (Norbertino Angeli)

Três Lagoas: Governo reforça manutenção do Pronto Atendimento do HR após alinhamento com município

0
Foto: Divulgação

Por intermédio da SES (Secretaria de Estado de Saúde), decisão foi consolidada após reunião com representantes municipais e garante continuidade da assistência à população

O Governo do Estado, por meio da SES (Secretaria de Estado de Saúde), informa que o Pronto Atendimento Médico do Hospital Regional da Costa Leste Magid Thomé, em Três Lagoas, será mantido em funcionamento, após alinhamento técnico realizado com a gestão municipal.

A decisão foi construída de forma conjunta, considerando as demandas apresentadas pelo município ao Governo, bem como diante da necessidade de garantir assistência adequada e contínua à população da região.

Durante reunião realizada na sede da SES, em Campo Grande, na semana passada, equipes técnicas do Estado e do município discutiram o funcionamento da rede e pactuaram a manutenção do serviço, com ajustes que ainda serão detalhados de forma integrada.

Participaram do encontro com a secretária de Estado de Saúde em exercício, Crhistinne Maymone, e o superintendente de Governança Hospitalar da SES, Edson da Mata, a Diretora-Geral do hospital, Letícia Carneiro; o diretor-técnico Marllon Nunes; a secretária municipal de Saúde, enfermeira Juliana Rodrigues Salim; e a Diretora-geral de Saúde do município, Jamila de Lima Gomes.

“Nosso foco é garantir que a população tenha acesso ao atendimento de forma organizada e eficiente, com diálogo permanente com os municípios e responsabilidade na gestão da rede”, detalhou Crhistinne.

Três Lagoas: Governo reforça manutenção do Pronto Atendimento do HR após alinhamento com município

Organização da rede e atendimento

A SES ressalta que o Hospital Regional da Costa Leste segue como unidade estratégica para a rede pública estadual, com atuação no atendimento de urgência e emergência e no fortalecimento de especialidades de média e alta complexidade. A organização dos fluxos assistenciais continuará sendo aprimorada, com apoio do Complexo Regulador Estadual, garantindo que cada paciente seja encaminhado conforme a necessidade clínica e no tempo oportuno.

O diálogo entre Estado e município continuará nos próximos dias, com o objetivo de aprimorar fluxos assistenciais e assegurar maior eficiência no acesso aos serviços de saúde, respeitando as características e necessidades locais.

Danúbia Burema, Comunicação SES
Foto: André Lima

Briga com suposto uso de faca acaba com dois conduzidos em Chapadão do Sul

0
Foto: Divulgação

Na madrugada do domingo, 19 de abril, a Polícia Militar de Chapadão do Sul foi acionada para atender uma briga em um estabelecimento comercial, localizado na Avenida Rio Grande do Norte.

No local, a equipe policial foi informada que um home de 39 anos estava com uma faca, sendo retirado do local pela vítima, momento em que entraram em vias de fato. O autor foi preso e encaminhado para Delegacia de Polícia.

Durante o atendimento, outro homem, este de 36 anos, passou a proferir palavras de baixo calão direcionadas à equipe policial. Diante da situação, ele também foi preso e encaminhado para Delegacia de Polícia para as providências cabíveis.

A briga com o suposto uso de faca não resultou em feridos.

Fonte: Jovemsulnews (Norbertino Angeli)

Motocicleta com reboque invade a contramão em viaduto e colide de frente com caminhonete em MS

0
Foto: Divulgação

Na manhã desta segunda-feira (20), por volta das 09h30, o Corpo de Bombeiros de Chapadão do Sul foi acionado para atendimento de um sinistro de trânsito envolvendo uma moto e uma caminhonete.

Uma motocicleta, com reboque, carregando outra, ao passar pela rampa de acesso ao Viaduto Vitório Tontini, sentido centro bairro, o seu condutor, um jovem, identificado como V. K. L. Z de 21 anos, teria invadido a via oposta, colidindo com a moto em uma camionete Toyota Hilux.

O acidente ocorreu em um dos pontos mais movimentados da cidade e uma faixa do viaduto, sentido bairro centro teve que ser interditado até o final do atendimento ao caso.

Segundo relato do motociclista, aos bombeiros, ele teria se assustado com o desprender da motocicleta que ele estava rebocando, perdendo repentinamente a direção da moto e cruzando a faixa, ocasionando o sinistro.

Detectaram os bombeiros que a vítima não possuía sinais aparentes de traumas expressivos, apenas escoriações leves, porem reclamava de forte dor de membro superior direito.

O motociclista foi imobilizado e conduzido para atendimento médico no PAM, Pronto Atendimento Médico do Hospital Municipal de Chapadão do Sul e a Polícia Militar compareceu e permaneceu no local para as medidas administrativas relacionadas ao caso.

(*) Norbertino Angeli – Jovem Sul News

Tragédia sem medida: Socorrista do Samu encontra o próprio filho morto em atendimento na BR-376

0
Foto: @paulodetarso

Uma ocorrência que começou como mais um chamado de emergência terminou em uma das cenas mais dolorosas que se pode imaginar. Em Mauá da Serra (PR), um socorrista do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência viveu um pesadelo ao atender um acidente e descobrir que a vítima fatal era o próprio filho.

O caso aconteceu neste último domingo (19) na rodovia BR-376, onde um veículo capotou, mobilizando equipes de resgate. Como de costume, o socorrista seguiu para o local da ocorrência para prestar atendimento, sem imaginar que enfrentaria a pior dor de sua vida.

Ao chegar, veio o choque. Entre as vítimas do acidente, estava seu próprio filho, já sem vida. Uma cena devastadora, que transformou o profissional preparado para salvar vidas em um pai diante de uma perda irreparável.

A tragédia comoveu a cidade e reforça uma dura realidade: por trás de cada uniforme, existem histórias, famílias e sentimentos. Profissionais que lidam diariamente com o sofrimento alheio, mas que também podem ser surpreendidos pela dor mais profunda.

Nenhum treinamento prepara um pai para um momento como esse. Uma perda que ultrapassa qualquer palavra e que deixa um rastro de comoção, silêncio e solidariedade.

(*) Pollyanna Eloy com informações Paulo de Tarso (@paulodetarsog)

Com 8 mortes, Dourados inicia na próxima segunda vacinação contra a Chikungunya

0
Pessoa sendo imunizada por uma profissional da saúde (Foto: Divulgação)

Campanha começa no dia 27 de abril e prevê imunização de cerca de 43 mil pessoas entre 18 e 59 anos

Dourados inicia na próxima segunda-feira (27), a campanha de vacinação contra a Chikungunya, em meio ao avanço da doença no município, que já registra oito mortes confirmadas. A ação foi anunciada pelo COE (Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública), criado pela Prefeitura para coordenar o enfrentamento da epidemia tanto na Reserva Indígena quanto na área urbana.

A vacinação integra o Plano de Ação de Incidente para o Enfrentamento da Chikungunya, um documento com 36 páginas que reúne medidas consideradas fundamentais para conter a disseminação do vírus. De acordo com o secretário municipal de Saúde e coordenador-geral do COE, Marcio Figueiredo, a imunização seguirá critérios definidos pelo Ministério da Saúde, o que limita o público apto a receber a dose. “Nem todas as pessoas poderão tomar a vacina em razão das contraindicações estabelecidas”, explicou.

O primeiro lote de doses chegou ao município na noite da última sexta-feira (17). Antes do início da campanha, a Secretaria Municipal de Saúde promove, nos dias 22 e 23 de abril, a capacitação de profissionais de enfermagem e vacinadores. O objetivo é prepará-los para orientar a população, identificar possíveis comorbidades e aplicar corretamente o imunizante. Segundo o secretário, o processo será mais lento, pois cada pessoa passará por avaliação prévia antes da vacinação.

A distribuição das doses para as salas de vacinação, incluindo unidades da saúde indígena, está prevista para a sexta-feira (24). Além do início da imunização na segunda-feira (27), está programada uma ação especial no dia 1º de maio, feriado do Dia do Trabalho, com atendimento em formato drive-thru no pátio da Prefeitura, das 8h às 12h.

A vacina será aplicada apenas em pessoas com idade entre 18 e 59 anos. A meta é alcançar pelo menos 27% desse público, o que corresponde a cerca de 43 mil moradores de Dourados. O imunizante foi desenvolvido pela farmacêutica Valneva em parceria com o Instituto Butantan e tem como objetivo prevenir a infecção pelo vírus da Chikungunya, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti.

A vacina foi aprovada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em abril de 2025 e será utilizada inicialmente de forma estratégica em regiões com risco elevado de transmissão. Ao todo, cerca de 20 municípios de seis estados devem participar dessa etapa inicial, conforme planejamento alinhado com o Ministério da Saúde. A escolha das cidades levou em conta critérios epidemiológicos, população e capacidade de implementação rápida da vacinação.

Dados do Informativo Epidemiológico mais recente apontam que Dourados tem 4.972 casos prováveis da doença. Destes, 2.074 foram confirmados, 1.212 descartados e 2.900 ainda estão em investigação. Das oito mortes registradas, sete ocorreram entre moradores da Reserva Indígena.

A segurança e a eficácia da vacina foram demonstradas em estudos clínicos realizados no Brasil e nos Estados Unidos. Nos testes realizados em território norte-americano, aproximadamente 99% dos voluntários desenvolveram anticorpos neutralizantes. Em geral, o imunizante apresentou boa tolerância, com efeitos adversos leves a moderados, e capacidade de induzir resposta imunológica com apenas uma dose.

Apesar disso, há uma série de contraindicações. A vacina não pode ser aplicada em gestantes ou lactantes, pessoas imunodeficientes ou imunossuprimidas, pacientes em tratamento contra o câncer, transplantados recentes, pessoas com HIV/Aids e portadores de doenças autoimunes, entre outros grupos específicos. Também não devem ser vacinadas pessoas com febre grave, que tenham contraído Chikungunya nos últimos 30 dias ou que tenham recebido recentemente outras vacinas.

A Chikungunya é uma doença viral caracterizada por febre alta de início súbito e dores intensas nas articulações, principalmente em mãos e pés. Outros sintomas incluem dor de cabeça, dores musculares e manchas na pele. Em casos mais graves, pode haver comprometimento neurológico. Um dos principais impactos da doença é a possibilidade de dor articular crônica, que pode persistir por meses ou até anos.

Sem tratamento antiviral específico, os cuidados são baseados no uso de antitérmicos e analgésicos, além de repouso e hidratação. As autoridades de saúde reforçam a importância de procurar atendimento médico ao apresentar sintomas, para diagnóstico e acompanhamento adequados.

A introdução da vacina em Dourados também será acompanhada por estudos conduzidos pelo Instituto Butantan, que pretende avaliar a efetividade do imunizante em condições reais. O monitoramento incluirá a comparação de casos entre pessoas vacinadas e não vacinadas. Além disso, será realizado um estudo de pós-comercialização para acompanhar a segurança da vacina, incluindo casos de gestantes que tenham sido imunizadas sem saber da gravidez ou que engravidem logo após a aplicação.

A Secretaria Municipal de Saúde orienta a população a permanecer atenta aos sintomas da doença e buscar atendimento nas unidades de saúde em caso de febre associada a dores no corpo ou nas articulações, contribuindo para o controle da epidemia no município.

Fonte: Campo Grande News (por Jhefferson Gamarra)

Finep leva mais de R$ 370 milhões em investimentos a Mato Grosso do Sul e impulsiona a inovação no Centro-Oeste

0
Foto: Divulgação

Com salto de mais de 16 vezes nos investimentos desde 2023, o estado entra no radar estratégico da inovação nacional e amplia oportunidades para empresas, pesquisadores e desenvolvimento regional

A iniciativa “Finep pelo Brasil” chegou a Campo Grande, nesta sexta-feira (17), consolidando-se como um marco para o fortalecimento da ciência, tecnologia e inovação no Mato Grosso do Sul. Promovido pela Finep – Financiadora de Estudos e Projetos vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em parceria com o Sebrae, o evento reuniu representantes de empresas, instituições de pesquisa, membros da academia e do setor público, em torno de oportunidades concretas de financiamento.

Um dos destaques apresentados durante o encontro foi o volume expressivo de recursos destinados ao estado, que saltou de R$ 23 milhões no período de 2019 a 2022 para R$ 372 milhões, entre 2023 e 2026, ou seja, um crescimento superior a 16 vezes.

No auditório do Sebrae, a apresentação iniciou com a exibição de um vídeo institucional sobre o Finep pelo Brasil, que acontece até o dia 30 de abril, prevendo uma série de 100 encontros itinerantes que percorrerão as principais capitais e cidades do interior em todas as regiões do país. O objetivo é tratar dos impactos das políticas públicas de fomento e estimular a inovação.

A cerimônia contou com a presença do presidente da Finep, Luiz Antônio Elias; o diretor de Operações do Sebrae, Tito Estaqueiro; a diretora técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha; o secretário-executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação da Semadesc, Ricardo José Senna; o diretor-presidente da Fundect, Cristiano Marcelo Espíndola Carvalho; e o secretário-executivo da Semadesc, Artur Henrique Falcete e demais autoridades.


O presidente da Finep destacou que os números evidenciam a ampliação significativa dos investimentos federais em inovação na região e reforça o protagonismo do Centro-Oeste na agenda nacional de desenvolvimento tecnológico. “Tenho feito uma peregrinação por vários Estados e não poderia deixar de vir a Mato Grosso do Sul. Seguimos juntos para que ciência, tecnologia e inovação sejam um motor de desenvolvimento com equidade”, concluiu Luiz Antônio Elias.

Já o diretor de operações Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Tito Estaqueiro, ressaltou que a “Finep amplia e facilita o acesso a investimentos e inovações neste país”, razão da parceria com o Sebrae e todo o Sistema S (como SENAI, SESI, SESC, SENAC, FIEMS)”.

O representante da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Ricardo Senna, frisou o impacto estratégico desse tipo de articulação. “Contar com a Finep, não somente pelos recursos, mas pelo direcionamento da política pública, é fundamental para alinhar esforços, superar gargalos e acelerar o desenvolvimento. Estamos falando de transformar vidas por meio da inovação. É uma oportunidade ímpar de conhecer e entender melhor todas as linhas de crédito”.

Fontes de fomento

O diretor da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect) frisou o engajamento do ecossistema local e o crescimento dos investimentos. “É uma grande satisfação ver representantes de tantos segmentos aqui. Os recursos têm aumentado significativamente nos últimos anos, e isso coincide com o fortalecimento da capacidade do Estado em captar e executar projetos estratégicos”.

Durante a programação, a Finep apresentou os 13 editais recém-lançados, que somam R$ 3,3 bilhões para financiar projetos de inovação em todo o país. Os recursos são disponibilizados com taxas bem mais competitivas do que as praticadas pelo mercado e voltados ao desenvolvimento de soluções capazes de reduzir a dependência tecnológica do Brasil.

Visita aos laboratórios da UCDB

O Finep Luiz Antônio Elias também visitou os laboratórios de Biotecnologia e a reserva técnica do Museu das Culturas Dom Bosco, na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). A agência apoia, em parceria com a Fundect, sete projetos desenvolvidos pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) voltados ao fortalecimento da pesquisa científica e da inovação tecnológica no Estado, com investimentos que totalizam R$42,6 milhões. Entre as iniciativas apoiadas estão a modernização da reserva técnica do Museu das Culturas Dom Bosco e o desenvolvimento de uma plataforma inteligente baseada em peptídeos para o tratamento de feridas e otimização da cicatrização.

Para o presidente da Finep, o investimento contínuo em ciência, tecnologia e inovação é fundamental para o desenvolvimento do país. Segundo ele, não é possível promover o crescimento da sociedade brasileira sem conhecimento científico, e a estratégia da agência passa por ampliar a divulgação de seus instrumentos de fomento, aproximando empresas e instituições científicas da Finep e fortalecendo o ecossistema nacional de inovação.

A visita aos laboratórios da UCDB contou também com as presenças do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Michel Ângelo Constantino, do diretor-presidente da Fundect, Cristiano Marcelo Espínola Carvalho, e do secretário-executivo da Semadesc, Ricardo José Senna, além de pesquisadores da universidade.

Polícia Militar apreende drogas e munições e prende casal por tráfico em Coxim (MS)

0
Foto: PM-MS

A Polícia Militar, através do Batalhão de Choque da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (BPChoque) resultou na prisão de um casal por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo na noite do último domingo (19), em Coxim (MS).

A equipe policial realizava patrulhamento pela BR-163, nas proximidades do município, quando suspeitou da atitude do condutor de um veículo VW/Gol branco, que passou a realizar manobras perigosas ao perceber a presença da viatura. Diante da situação, foi dada ordem de parada, prontamente obedecida.

Durante a abordagem e busca veicular, os policiais localizaram, no interior de uma mochila, grande quantidade de substância análoga à cocaína, além de materiais relacionados ao tráfico e munições de arma de fogo.

Foram apreendidos:

  • 1 tablete de cocaína (aproximadamente 500g);
  • 7 porções (trouxas) de cocaína (cerca de 532g);
  • 118 papelotes de cocaína (aproximadamente 71g);
  • 14 munições calibre .22;
  • 5 munições calibre .38;
  • 2 balanças de precisão.

O prejuízo estimado ao crime é de aproximadamente R$ 82 mil.

Os autores, um homem de 30 anos e uma mulher de 25 anos, foram presos em flagrante. O autor confessou que adquiriu os entorpecentes na cidade de Campo Grande e que os transportava para comercialização em Coxim. A mulher também afirmou ter conhecimento da atividade criminosa e que auxiliava na venda das drogas.

Diante dos fatos, o casal, juntamente com o veículo e todo o material apreendido, foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Coxim para as providências cabíveis.

A ação reforça o trabalho contínuo da Polícia Militar no combate ao tráfico de drogas e à criminalidade na região norte do Estado.

(*) Assessoria de Comunicação Social – 5º BPM/ BPChoque

Mato Grosso do Sul se consolida como potência na piscicultura e projeta salto na industrialização da tilápia

0
Foto: Andressa Camillo

Mato Grosso do Sul reafirma sua posição como um dos principais players da piscicultura nacional. Durante o Encontro Técnico de Piscicultura, realizado pela Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) durante a semana passada na Expogrande 2026, dados apresentados pela economista Bruna Mendes Dias revelaram que o Estado vive um ciclo de expansão acelerada, impulsionado pela profissionalização e pela abertura de mercados internacionais.

Com a maior projeção para o PIB do agronegócio em 2025, o Mato Grosso do Sul já ocupa a posição de 6º maior produtor de tilápia do Brasil. O destaque fica para o município de Selvíria, que lidera a produção estadual com 9,71 mil toneladas, seguido por Mundo Novo e Dourados. O setor é peça-chave na estratégia do Governo do Estado para se consolidar como uma potência agroambiental, unindo desenvolvimento econômico e sustentabilidade.

Na palestra a economista mostrou que a piscicultura brasileira ultrapassou a marca histórica de um milhão de toneladas em 2025. Desse total, a tilápia representa quase 70% da produção nacional (707.495 toneladas). “O mercado de pescado atravessa uma mudança estrutural clara, onde a produção controlada via aquicultura substitui a pesca extrativa. A tilápia hoje é uma commodity global, e o MS está pronto para essa demanda”, explicou Bruna Mendes Dias em sua apresentação na Expogrande.

Foco na Exportação e Industrialização

Um dos pontos altos dos dados apresentados no evento, foi a mudança no perfil das exportações sul-mato-grossenses. Enquanto em 2017 o foco eram peixes frescos, o estado evoluiu para a exportação de produtos de maior valor agregado, como filés congelados. Em 2025, os Estados Unidos absorveram 99,96% das exportações de tilápia do MS, consolidando uma parceria comercial sólida que totalizou mais de US$ 1,3 milhão em produtos processados.

De acordo com a economista o futuro do setor no Estado não está apenas na criação, mas na agroindústria. A tendência é que o valor migre da commodity para o produto processado, atendendo a um consumidor que busca saúde, qualidade e conveniência.

“Oportunidade está na agroindústria, não apenas na produção primária. A margem de lucro do produtor dependerá cada vez mais da eficiência e da capacidade de agregar valor dentro da nossa própria cadeia produtiva”, destacou a economista durante o evento.

Com o crescimento populacional gerando uma demanda extra projetada de 735 mil toneladas até 2055, o Mato Grosso do Sul se prepara para ser o grande fornecedor de proteína de peixe de alta qualidade para o mundo.

Brasil

O setor da piscicultura brasileira vive um momento histórico, tendo ultrapassado a marca de um milhão de toneladas produzidas em 2025, com um crescimento de 4,41%. Desse volume total, a tilápia consolida-se como o principal protagonista, representando 69,94% da produção nacional, com 707.495 toneladas e um crescimento anual de 6,8%. Em contraste, a produção de peixes nativos registou uma ligeira queda de 0,63%.

O mercado global de pescado (seafood) atravessa uma mudança estrutural clara, marcada pela substituição da pesca extrativa pela produção controlada via aquicultura. A tilápia, especificamente, é tratada como uma commodity altamente padronizada de água doce. A dinâmica deste mercado é impulsionada por grandes exportadores, como a China, e grandes importadores, como os EUA, a União Europeia e o Japão.

Confira alguns dados da píscicultura

6º maior produtor de pacu e patinga (maior produtor: Ponta Porã).

  • 11º maior produtor de pintado e cachara (maior produtor: Rio Brilhante).
  • 13º maior produtor nacional na aquicultura geral.

No âmbito das exportações, o estado teve flutuações no perfil dos produtos: em 2017/2018 exportou apenas tilápias frescas ou refrigeradas, enquanto entre 2021 e 2023 o foco foram as tilápias congeladas. Em 2025, os principais destinos das exportações sul-mato-grossenses foram os EUA (99,96%) e o México (0,01%), com destaque para os filés de tilápia congelados.

(*) Rosana Siqueira, da Semadesc

Cultura do emagrecimento transforma hábitos e mexe com o consumo em bares no Brasil

0

Uso crescente de medicamentos para perda de peso, aliado a mudanças no estilo de vida, reduz consumo de alimentos e bebidas e levanta debate: tendência duradoura ou modismo passageiro?

A busca por um corpo mais magro e saudável nunca esteve tão em evidência. Impulsionada pelo avanço de medicamentos como Ozempic e Mounjaro, a chamada “cultura do emagrecimento” vem ganhando força no Brasil e já impacta diretamente hábitos de consumo — especialmente em bares e restaurantes.

Um levantamento da Abrasel revela que 61% dos empresários do setor perceberam mudanças no comportamento dos clientes. Entre as principais transformações estão a preferência por porções menores, o compartilhamento de pratos e a redução no consumo de sobremesas. Além disso, cresce a procura por opções mais leves e bebidas não alcoólicas.

Essa mudança não acontece por acaso. Ela está ligada a um novo estilo de vida que valoriza saúde, bem-estar e prática de atividades físicas. Mais do que estética, o emagrecimento passou a ser associado a qualidade de vida — ainda que a pressão social por um corpo ideal continue sendo um fator relevante.

Menos álcool, menos consumo

Um dos impactos mais visíveis dessa nova cultura está no consumo de bebidas alcoólicas. Segundo a pesquisa, 65% dos empresários notaram alterações nos pedidos, com redução significativa na ingestão de álcool. Pessoas que antes consumiam várias cervejas em uma única saída agora moderam ou até substituem por alternativas sem álcool.

Para o setor, isso já começa a refletir no faturamento. Menos consumo por cliente significa novos desafios para bares e restaurantes, que precisam se adaptar a um público mais consciente e seletivo.

Cultura do emagrecimento transforma hábitos e mexe com o consumo em bares no Brasil
Em um ano, o médico Dr Issam Fares perdeu mais de 50 quilos, passando de 191,3 kg para cerca de 134 kg (Divulgação)

Transformações reais: o exemplo de Issam Fares

O médico Issam Fares é um exemplo claro dessa transformação. Em cerca de um ano, ele perdeu mais de 50 quilos, passando de 191,3 kg para cerca de 134 kg.

Segundo ele, o processo não se resumiu ao uso de medicamentos, mas envolveu uma mudança completa de hábitos. Alimentação equilibrada, disciplina e um novo ritmo de vida foram fundamentais para o resultado. O caso ilustra como a cultura do emagrecimento vai além de soluções rápidas — e exige compromisso contínuo.

Vantagens e desvantagens

A tendência traz benefícios evidentes. Entre eles, a melhora na saúde, redução de doenças associadas à obesidade e maior consciência alimentar. Também há um estímulo à prática de exercícios e à busca por equilíbrio.

Cultura do emagrecimento transforma hábitos e mexe com o consumo em bares no Brasil

Por outro lado, especialistas alertam para riscos. O uso indiscriminado de medicamentos sem prescrição médica pode trazer sérias consequências. Há ainda o perigo de reforçar padrões estéticos irreais, gerando ansiedade e pressão social.

Outro ponto de atenção é o mercado paralelo: a venda ilegal de medicamentos para emagrecimento, muitas vezes contrabandeados, representa um risco direto à saúde.

Tendência ou modismo?

A grande questão é se essa cultura veio para ficar. Embora parte do movimento possa ter características de modismo — impulsionado por redes sociais e celebridades —, há indícios de que mudanças mais profundas estão em curso.

A valorização da saúde, aliada ao acesso a novas tecnologias e tratamentos, sugere que o comportamento do consumidor pode não voltar ao padrão anterior. Em vez disso, o mercado tende a se adaptar a um público que come e bebe menos, mas com mais consciência.

Para bares e restaurantes, o desafio está lançado: reinventar cardápios, investir em opções saudáveis e acompanhar uma transformação que, ao que tudo indica, vai além de uma simples tendência passageira.

Transição do outono para o inverno deve ser mais quente que o normal em MS

0
Fim de tarde num dia de inverno quente e seco em Campo Grande, em 2025 (Foto: Juliano Almeida)

Pode chover além do esperado, mas apenas nos extremos noroeste e norte

A previsão para o trimestre de maio até julho, que marca a transição do outono para o inverno, é de meses mais chuvosos em duas regiões e mais quentes em todo o Mato Grosso do Sul.

Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), a precipitação esperada para o extremo norte e extremo noroeste do Estado pode ficar acima da média. Parte do Pantanal de Corumbá e os municípios de Pedro Gomes, Sonora e Coxim, por exemplo, se enquadram nesses pedaços do mapa.

Essas duas regiões como um todo são as que normalmente recebem menos chuva, sendo a média de 50 a 100 mm no trimestre. Já entre as demais, a distribuição de precipitação tende a ser irregular.

Quanto às temperaturas, o Estado todo pode registrar temperaturas acima do normal, especialmente em dias de céu com menos nuvens e maior incidência de radiação solar.

El Niño

De acordo com o Cemtec, modelos climáticos consultados indicam 61% de probabilidade de o fenômeno El Niño influenciar o trimestre.

As chances podem aumentar durante a primavera e verão. Essa condição favorece mais ondas de calor e altas temperaturas.

(*) Campo Grande News

Circuito Sesc de Corridas abre inscrições para etapa Horto Florestal

0
Foto: Divulgação

Corrida irá celebrar os 80 Anos do Sesc e promover a prática de atividades físicas e a solidariedade

A partir do dia 21 de abril, o Sesc MS abre inscrições para o Circuito Sesc de Corridas, etapa Horto Florestal, que será realizado no dia 17 de maio, em Campo Grande. A largada será às 7h, em frente ao Senac Hub Academy.

A etapa do Circuito Sesc de Corrida integra a programação da Semana S e faz parte das comemorações dos 80 anos do Sesc, com esporte, saúde e participação coletiva.

Com o objetivo de incentivar a participação de corredores de todos os níveis, o evento contará com percursos acessíveis: caminhada de 3 km e corrida de 5 km.

As inscrições podem ser feitas no site https://www.kmaisclube.com.br/. Comerciários com a credencial do Sesc válida terão desconto de 10% na inscrição.

Além da inscrição, os participantes devem levar no dia da entrega dos kits 1 kg de alimento não perecível, que será destinado a instituições sociais cadastradas no programa Sesc Mesa Brasil.

Premiação

A corrida é aberta a todos os públicos e contará com premiações para os cinco primeiros colocados nas categorias masculino e feminino, tanto para o público geral quanto para os comerciários do Sesc. Além disso, haverá troféus para as categorias por faixa etária, abrangendo idades que vão até 70 anos e acima dessa faixa.

O Sistema Comércio MS é composto por Fecomércio MS, Sesc MS, Senac MS, IPF e sindicatos empresariais. A entidade é presidida por Edison Araújo e administrada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), presidida por José Roberto Tadros.

Serviço — Circuito Sesc de Corridas, etapa Horto Florestal

  • Data da Corrida: 17/05
  • Horário: 7h
  • Local: Entorno do Horto Florestal – largada em frente ao Senac Hub Academy
  • Percursos: Caminhada 3 km e Corrida 5 km
  • Inscrições: A partir de 21 de abril no Kmais Clube
  • Contato para Informações: WhatsApp (67) 98465-4030 
  • Entrega dos kits: a definir

Corpo encontrado em bairro da fronteira é identificado

0
Foto: Divulgação

O corpo encontrado na manhã desta segunda-feira (20), no bairro General Genes em Pedro Juan Caballero, foi identificado como sendo de Christian Rodrigo Toledo, de 35 anos. A identificação foi realizada por meio do sistema AFIS (Sistema Automatizado de Identificação de Impressões Digitais), da Polícia Nacional paraguaia.

De acordo com o relatório médico-forense César Gonzales, a causa da morte foi asfixia provocada por lesão grave na via aérea principal, decorrente de um profundo corte na região do pescoço. A vítima apresentava uma ferida de aproximadamente 15 centímetros na parte anterior e lateral do pescoço, atingindo estruturas vitais como traqueia, vasos sanguíneos, músculos e nervos.

Além disso, o corpo apresentava outros sinais de violência, incluindo lesões na região do crânio e indícios de agressões anteriores no tórax e abdômen. Outro detalhe que chama atenção é o fato de a vítima estar com as mãos e os pés amarrados, o que reforça a hipótese de um crime com elevado grau de brutalidade.

Investigadores também consideram a possibilidade de que o homicídio tenha ocorrido em outro local, com o corpo sendo posteriormente abandonado na região onde foi encontrado.

Ele tinha antecedentes criminais por furto qualificado e outros delitos.

Ao lado do corpo há um cartaz onde está escrito em espanhol: “No Robar JDF vamos por más”. O crime está sendo atribuído ao autodenominado Justiceiros da Fronteira, que age na região eliminando pessoas que praticam roubos e furtos em Pedro Juan Caballero, Zanja Pytã e Ponta Porã.

O caso segue sob investigação do Ministério Público e da Polícia Nacional, que trabalham para esclarecer a dinâmica do crime, identificar os responsáveis e confirmar todas as circunstâncias envolvidas.

Fonte: Ponta Porã News

Projeto-piloto criado em MS acelera processos de inventário

0
Funcionário abrindo cartório no Centro de Campo Grande (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

Foi implementado o Cartório de Sucessões, que, na prática, concentra todo o trabalho

Projeto-piloto criado pela Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul prevê dar mais agilidade em processos de inventário com a implementação do Cartório de Sucessões. Agora, iniciaram-se estudos para expandir o cartório para todas as comarcas do Estado.

Na prática, em vez de cada defensor cuidar de todas as etapas do inventário separadamente, o projeto cria uma espécie de cartório interno para concentrar o trabalho. Além disso, a iniciativa contribui para reduzir a sobrecarga nas unidades da Defensoria.

De acordo com o coordenador do Nufam (Núcleo de Família e Sucessões), defensor público Marcelo Marinho, o projeto teve início em julho de 2025, na Comarca de Campo Grande. Depois, no segundo semestre, o projeto se estendeu para Dourados, Três Lagoas e Corumbá.

“O projeto marca uma atuação estratégica em demandas de sucessões, com foco na uniformização de procedimentos e na agilidade do trâmite dos processos de inventário”, pontuou.

O Cartório de Sucessões registrou a distribuição de 140 petições iniciais e a realização de 1.664 manifestações processuais, até o final de novembro do ano passado.

Como funciona

O cartório funciona em dois níveis de atendimento. No primeiro, servidores das unidades da Defensoria realizam o acolhimento inicial dos assistidos, reunindo documentos e emitindo procurações e declarações de hipossuficiência.

Depois disso, os casos seguem para o segundo nível, com sede na Capital, onde equipes especializadas realizam atendimentos virtuais, elaboram minutas de petições iniciais e intermediárias e acompanham o andamento processual.

Ainda de acordo com o coordenador, entre as atribuições do Cartório de Sucessões estão também o processamento das guias do ITCMD (Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação) e a requisição de certidões essenciais, como a de inexistência de testamento. “Etapas fundamentais para a tramitação dos inventários em todo o Estado”, finalizou.

Fonte: Campo Grande News (por Izabela Cavalcanti)

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.