22.7 C
Três Lagoas
segunda-feira, 22 de junho de 2026
Início Site Página 95

Projeto-piloto criado em MS acelera processos de inventário

0
Funcionário abrindo cartório no Centro de Campo Grande (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

Foi implementado o Cartório de Sucessões, que, na prática, concentra todo o trabalho

Projeto-piloto criado pela Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul prevê dar mais agilidade em processos de inventário com a implementação do Cartório de Sucessões. Agora, iniciaram-se estudos para expandir o cartório para todas as comarcas do Estado.

Na prática, em vez de cada defensor cuidar de todas as etapas do inventário separadamente, o projeto cria uma espécie de cartório interno para concentrar o trabalho. Além disso, a iniciativa contribui para reduzir a sobrecarga nas unidades da Defensoria.

De acordo com o coordenador do Nufam (Núcleo de Família e Sucessões), defensor público Marcelo Marinho, o projeto teve início em julho de 2025, na Comarca de Campo Grande. Depois, no segundo semestre, o projeto se estendeu para Dourados, Três Lagoas e Corumbá.

“O projeto marca uma atuação estratégica em demandas de sucessões, com foco na uniformização de procedimentos e na agilidade do trâmite dos processos de inventário”, pontuou.

O Cartório de Sucessões registrou a distribuição de 140 petições iniciais e a realização de 1.664 manifestações processuais, até o final de novembro do ano passado.

Como funciona

O cartório funciona em dois níveis de atendimento. No primeiro, servidores das unidades da Defensoria realizam o acolhimento inicial dos assistidos, reunindo documentos e emitindo procurações e declarações de hipossuficiência.

Depois disso, os casos seguem para o segundo nível, com sede na Capital, onde equipes especializadas realizam atendimentos virtuais, elaboram minutas de petições iniciais e intermediárias e acompanham o andamento processual.

Ainda de acordo com o coordenador, entre as atribuições do Cartório de Sucessões estão também o processamento das guias do ITCMD (Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação) e a requisição de certidões essenciais, como a de inexistência de testamento. “Etapas fundamentais para a tramitação dos inventários em todo o Estado”, finalizou.

Fonte: Campo Grande News (por Izabela Cavalcanti)

INSS paga primeira parcela do 13º a partir de sexta; veja calendário de depósito

0
Agência da Previdência Social no Centro de Campo Grande (Foto: Arquivo-Campo Grande News)

Pagamentos vão até 8 de maio e são feitos de acordo com o número final do benefício

A primeira parcela do 13º salário de aposentados e pensionistas começa a ser paga nesta sexta-feira (24) pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). O valor será depositado junto com o benefício mensal, seguindo o calendário regular da Previdência Social.

Os pagamentos vão até 8 de maio e são feitos de acordo com o número final do benefício, sem considerar o dígito verificador. Recebem primeiro os segurados que ganham até um salário mínimo, atualmente em R$ 1.518. Depois, o cronograma avança para quem recebe acima desse valor, até o teto previdenciário de R$ 8.475,55.

A segunda parcela está prevista para ser paga entre os dias 25 de maio e 8 de junho, mantendo a antecipação do benefício para o primeiro semestre, prática adotada nos últimos anos.

Segundo estimativa do governo federal, a medida deve beneficiar cerca de 35,2 milhões de segurados e injetar aproximadamente R$ 78,2 bilhões na economia.

Têm direito ao 13º salário os segurados que recebem aposentadoria, pensão e auxílios previdenciários. Ficam de fora os beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada) e da Renda Mensal Vitalícia.

Para quem já estava aposentado desde janeiro, a primeira parcela corresponde a 50% do valor do benefício. Já nos casos em que a aposentadoria foi concedida ao longo do ano, o pagamento é proporcional ao tempo de recebimento.

Por: Campo Grande News

Com apoio da CESP, CineSolarzinho, cinema gratuito movido a energia solar, exibe curtas e ‘Divertida-Mente 2’ em Anaurilândia

0
Foto: Divulgação

O primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil será montado na Praça João Aranda Guirado, no Centro, com evento único na quarta-feira (22/04), a partir das 19h

O CineSolarzinho, versão voltada ao público infantil do CineSolar – o primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil, será vivenciado ao ar livre em Anaurilândia (MS), na quarta-feira (22/04), a partir das 19h, na Praça João Aranda Guirado, no Centro. Em caso de chuva, o evento acontece no Clube Municipal – Parque de Exposição Maurício Tomazine. Com acesso gratuito e livre para todas as idades, a sessão de cinema aborda temas como sustentabilidade, ciências e tecnologia e, na telona, serão exibidos curtas-metragens e a animação “Divertida-Mente 2”. Os filmes contam com recursos de acessibilidade e, durante o evento, haverá distribuição de pipoca.

A 6ª edição do CineSolarzinho é viabilizada pela Lei Rouanet, com patrocínio da CESP e apoio da Prefeitura Municipal de Anaurilândia, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, e é realizada pela Brazucah Produções, pelo Ministério da Cultura e Governo Federal.

O protagonista do projeto é o furgão do CineSolarzinho, uma estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz. O veículo é adaptado com placas fotovoltaicas no teto e carrega todo o cinema: cadeiras, banquetas, sistemas de conversão e armazenamento de energia, som, projeção e a própria tela. Com luzes coloridas, decoração de material reciclado e objetos interativos (como laser e bola de plasma), o espaço ensina, de forma lúdica, como a luz do sol se transforma em energia elétrica.

“Levar cinema para as crianças, de forma lúdica, gratuita e sustentável, é uma maneira de ampliar horizontes, estimular a criatividade e fortalecer a cultura desde a infância. O CineSolarzinho foi criado exatamente com esse propósito: proporcionar uma experiência que une arte, educação e meio ambiente, despertando novos olhares para o mundo”, explica Cynthia Alario, idealizadora do CineSolar.

Em 2026, o Circuito CESP será realizado no Mato Grosso do Sul, nas cidades de Anaurilândia e Batayporã. “Iniciativas como o CineSolar vão além do entretenimento. Elas são oportunidades de fortalecer o diálogo e a parceria com as comunidades, levando conhecimento, cultura e reflexão sobre temas essenciais, como a preservação do meio ambiente. Por meio de ações como essa, conseguimos despertar o olhar para a importância de cuidar da natureza e inspirar atitudes conscientes no dia a dia, sempre reforçando nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar das pessoas”, diz Odemberg Veronez, gerente de Sustentabilidade da CESP.

Nesta edição do CineSolarzinho, a curadoria dos curtas-metragens é assinada pela E+ – a principal plataforma de entretenimento educativo na América Latina, impulsionada pela Fundação Norma e por Leo Werthein – em colaboração com Ana Arruda, curadora e diretora da Sétima Cinema. São 22 curtas e documentários, brasileiros e de países como Argentina e Uruguai. 

Histórias que encantam, conectam e ampliam o mundo das crianças, com abordagem que combina educação, cultura e linguagens contemporâneas. “As premiadas animações nacionais convidam o público a embarcar em narrativas cheias de imaginação, afeto e aventura. Com linguagem acessível e ritmo envolvente, os filmes apresentam personagens, lendas e cenários de diferentes regiões do Brasil proporcionando às crianças experiências de descoberta, convivência com a natureza e pertencimento no universo da infância”, diz Ana Arruda.

PROGRAMAÇÃO

Anaurilândia (MS)

Sessões de Cinema (filmes com recursos de acessibilidade)

  • Data: Quarta-feira (22/04)
  • Horários: 19h – 1ª sessão: curtas-metragens I 20h – 2ª sessão: ‘Divertida-Mente 2’
  • Entrada: livre – não precisa de ingresso
  • Atração: pipoca de graça e visita ao furgão do CineSolar
  • Local: Praça João Aranda Guirado – Centro – Anaurilândia/MS
  • Local em caso de chuva: Clube Municipal – Parque de Exposição Maurício Tomazine – Rua Uruguaiana, 1003-979
  • Veja aqui: SINOPSES DOS FILMES

Sobre o CineSolar

Lançado em 2013 pela Brazucah Produções, o CineSolar é o primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia solar e transforma espaços públicos e abertos em salas de cinema. Já realizou 3300 sessões gratuitas, com exibição de 314 longas e curtas-metragens, para cerca de 500 mil pessoas em mil cidades brasileiras de 23 estados e do Distrito Federal. Também promoveu mais de 850 oficinas de audiovisual para estudantes, com temas de sustentabilidade.

O projeto, que cumpre 10 dos 17 ODS, já percorreu mais de 400 mil quilômetros pelo país e atua com o objetivo de democratizar o acesso às produções audiovisuais, principalmente as nacionais, promover ações e práticas sustentáveis, a inclusão social e difundir a tecnologia da geração de energia solar. 

O CineSolar já gerou mais de 4 milhões de watts e, em parceria com a Ecooar, realiza ações ambientais compensando 79,21 toneladas de CO2e, em 10 anos, através do plantio de árvores nativas e da certificação de créditos de carbono, com a manutenção de florestas em áreas de preservação permanente, em Garça (SP). 

Também promove ações em conjunto com a Unesco no Brasil e a Unipaz (Universidade Internacional da Paz). Integra a Solar World Cinema, uma rede internacional de cinemas itinerantes movidos a energia solar, e conta com a parceria solar da Clarios – com a bateria Heliar e a Freedom Estacionária, da EnergySeg Engenharia e da Ecori Energia Solar. Saiba mais em: linktr.ee/cine.solar

Sobre a CESP

Somos uma empresa de energia com foco em geração de energia elétrica, de forma inclusiva e responsável, priorizando o desenvolvimento local para renovar toda a sociedade. Há mais de cinco décadas, produzimos energia elétrica no estado de São Paulo. Operamos com duas usinas hidrelétricas localizadas na região sudeste – Paraibuna e Porto Primavera – que, juntas, somam 1.627 megawatts (MW) de capacidade instalada. O mercado suprido pela CESP é composto pelas principais distribuidoras do país e por diversos agentes do mercado. Saiba mais: https://www.cesp.com.br/.

Eldorado Brasil apresenta relatório de sustentabilidade 2025 com avanço em produção e metas ESG

0

Documento destaca crescimento operacional, investimento em pessoas e estratégias de economia circular com foco no longo prazo

A Eldorado Brasil, companhia do setor de celulose, divulgou seu relatório de sustentabilidade referente a 2025, consolidando resultados operacionais e avanços na agenda ambiental, social e de governança (ESG). No período, a empresa atingiu uma produção próxima de 1,8 milhão de toneladas de celulose, mantendo o crescimento aliado a práticas sustentáveis.

Em entrevista ao programa Planeta Campo, o diretor de Recursos Humanos, Sustentabilidade e Comunicação da empresa, Elcio Trajano Júnior, destacou que o relatório que vem sendo publicado há 13 anos, reúne indicadores ambientais, sociais, financeiros e de governança que evidenciam a integração entre desempenho econômico e responsabilidade socioambiental.

CONEXÃO COM O MEIO AMBIENTE

Segundo o executivo, o ESG faz parte da essência da companhia desde sua fundação. “Uma empresa de celulose já nasce conectada às práticas ambientais e sociais, com rigorosos critérios de acompanhamento. O relatório traz desde certificações e licenças até a relação com stakeholders, consolidando os pilares do nosso sucesso”, afirmou.

GESTÃO

No pilar social, o destaque é a gestão de pessoas. A Eldorado Brasil emprega cerca de 6 mil colaboradores diretos, sendo mais da metade atuando no campo. A empresa investe em capacitação contínua por meio de centros de treinamento itinerantes, programas de desenvolvimento de lideranças e plataformas de ensino a distância. “A valorização das pessoas é um direcionador estratégico e está diretamente ligada aos resultados”, ressaltou Trajano Júnior.

EFICIÊNCIA E SUSTENTABILIDADE

Outro ponto abordado é a meta de “aterro zero”, que deve ser impulsionada pela implantação de uma central de tratamento de resíduos. A iniciativa permitirá transformar resíduos industriais em insumos reutilizáveis, fortalecendo a economia circular. “Tudo que utilizamos retorna ao processo produtivo ou ao meio ambiente de forma tratada, gerando eficiência e sustentabilidade”, explicou.

O relatório também apresenta metas de longo prazo, com projeções até 2030 e 2050. A empresa utiliza matrizes de risco e monitoramento para acompanhar impactos ambientais e garantir a rastreabilidade da cadeia produtiva, desde o plantio até a entrega da celulose.

O documento completo está disponível ao público no site oficial da empresa, reforçando o compromisso com a transparência e a prestação de contas.

Marcos Pollon destina recursos para saúde e assistência social em Aparecida do Taboado

0
Foto: Divulgação

O mandato do deputado federal Marcos Pollon (PL-MS) tem priorizado investimentos que impactam diretamente a qualidade de vida da população sul-mato-grossense. No município de Aparecida do Taboado, foram destinados R$ 540.000,00 destinados por meio de emendas parlamentares ao longo do mandato reforçam áreas sensíveis da política pública, como saúde básica, assistência social e atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade.

Entre os investimentos viabilizados está a destinação de R$ 250 mil para a Estratégia de Saúde da Família do Jardim do Lago, fortalecendo o custeio da atenção básica e garantindo melhores condições para o funcionamento da unidade responsável pelo atendimento direto da população.

O mandato também garantiu R$ 75 mil para a APAE do município, recurso aplicado no custeio das atividades de assistência social e no atendimento especializado prestado às pessoas com deficiência, ampliando a capacidade de suporte às famílias atendidas pela instituição.

Outro investimento importante foi destinado ao Lar Vicente Marques de Queiroz, entidade que realiza o acolhimento de idosos no município. O local recebeu R$ 100 mil para o custeio de suas atividades, contribuindo para manter e ampliar os serviços prestados aos moradores atendidos pela instituição.

Os investimentos destinados ao município fazem parte de uma atuação ampla no Estado. Ao longo do mandato, o deputado destinou emendas parlamentares individuais para todos os 79 municípios de Mato Grosso do Sul, ultrapassando R$ 115 milhões em recursos federais.

Passageiro fica gravemente ferido após colisão na MS-276 entre Batayporã e Anaurilândia

0
Foto: Jornal da Nova

Vítima ficou presa às ferragens após carro atingir traseira de carreta

Um homem ficou gravemente ferido em um acidente de trânsito registrado na noite deste sábado (18), na rodovia MS-276, no quilômetro 178, entre os municípios de Batayporã e Anaurilândia.

De acordo com as informações apuradas no local, um veículo VW/Parati, ocupado por dois moradores de Batayporã, seguia no sentido ao município de origem quando colidiu na traseira de uma carreta que estava parada na pista.

Com o impacto, a parte frontal e a lateral direita do automóvel, onde estava o passageiro, ficaram severamente danificadas. O condutor não sofreu ferimentos.

O passageiro ficou preso às ferragens e precisou ser retirado por equipes do Corpo de Bombeiros Militar, que realizaram o desencarceramento. Em seguida, a vítima foi socorrida e encaminhada ao pronto-socorro do Hospital Regional de Nova Andradina. O acidente provocou congestionamento nos dois sentidos da rodovia, com retenção superior a um quilômetro.

A Polícia Militar Rodoviária (PMR) atuou na sinalização da via e no registro da ocorrência.

Fonte: Da Hora Bataguassu (por Tiago Apolinário)

Após perseguição, droga que saiu de Ponta Porã é apreendida em Dourados

0
Ação integrada apreende mais de uma tonelada de droga e prende dois suspeitos na região de Dourados. (Foto: Divulgação)

Uma operação conjunta envolvendo forças de segurança resultou na apreensão de mais de uma tonelada de entorpecentes e na prisão de dois suspeitos na região de Dourados. A ação contou com a atuação integrada da Delegacia Especializada de Fronteira da PRF, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Civil – por meio do SIG do 1º Distrito Policial – e da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO).

A operação teve início após informações de inteligência indicarem que um veículo Fiat Uno sairia de Ponta Porã com destino a Dourados transportando drogas, com o apoio de um “batedor” em um Gol, com placas de Campo Grande.

Diante da informação, equipes da PRF foram mobilizadas para a rodovia MS-379, que liga Laguna Carapã a Dourados. Por volta das 23h50, os policiais tentaram abordar o Fiat Uno nas proximidades da ponte sobre o Rio Dourados. O condutor, no entanto, reagiu de forma violenta, chegando a arremessar o veículo contra a viatura policial e fugiu.

Durante a fuga, o motorista realizou manobras perigosas, trafegando em zigue-zague e invadindo a contramão, colocando em risco outras pessoas. Para conter a ação, os policiais efetuaram disparos nos pneus do veículo.

Mesmo assim, o condutor seguiu em fuga até lançar o carro em meio a um milharal, onde abandonou o automóvel e fugiu a pé.

Paralelamente, outra equipe da PRF conseguiu interceptar o veículo batedor. O motorista foi preso e identificado como Cleton Losbaqui Espíndola, conhecido como “Bugre”, morador de Dourados, com antecedentes por violência doméstica.

Com o avanço das diligências e apoio da Polícia Civil, o segundo suspeito, identificado como José Dias dos Santos, foi localizado e preso na manhã seguinte, em uma residência na rua Olga Melgarejo. Ele confessou ser o condutor do Fiat Uno.

No imóvel, os policiais apreenderam ainda porções de crack (cerca de 10 gramas) e cocaína. José informou que já responde por tráfico de drogas.

Durante a vistoria no Fiat Uno, foi constatado que o veículo possuía registro de furto em Dourados, pertencente a uma técnica de enfermagem. No interior do automóvel, foram encontrados 1.064,75 quilos de maconha.

Todo o material apreendido, juntamente com os suspeitos, foi encaminhado à Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (DEPAC), onde os envolvidos foram autuados em flagrante por tráfico de drogas, associação para o tráfico e receptação.

Fonte: Ponta Porã News

Estão abertas as inscrições para concurso de desenho da Secretaria de Meio Ambiente de TL

0
Foto: Divulgação/Prefeitura de Três Lagoas

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA), abriu nesta segunda-feira, 20 de abril, as inscrições para o concurso de desenho com o tema “Reduzir, Reutilizar e Reciclar”.

A iniciativa tem como objetivo incentivar a conscientização ambiental entre estudantes da rede municipal de ensino, estimulando a criatividade e a reflexão sobre práticas sustentáveis no dia a dia.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas de forma online, por meio do formulário disponível no link: https://forms.gle/WfQGJRvMJsbkddQJA

O concurso é voltado para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II de escolas municipais específicas, e os interessados devem estar atentos aos critérios estabelecidos no regulamento anexo no final do texto.

Cada participante poderá inscrever um único desenho, que deverá ser original, feito à mão e abordar o tema proposto, destacando ações relacionadas à redução do consumo, reutilização de materiais e reciclagem.

Após a inscrição, os trabalhos deverão ser entregues nas unidades escolares, conforme orientações da organização, respeitando o prazo estabelecido.

A ação integra as políticas de educação ambiental desenvolvidas pelo município e reforça o compromisso da Prefeitura de Três Lagoas com a formação de cidadãos mais conscientes e comprometidos com a preservação do meio ambiente.

A SEMEA destaca a importância da participação dos estudantes e reforça que iniciativas como essa contribuem diretamente para a construção de uma cidade mais sustentável.

VEJA O EDITAL COMPLETO

PF apreende cerca de uma tonelada de maconha em Ponta Porã

0
Foto: PF-MS

Entorpecente foi localizado em imóvel desabitado após denúncia anônima

A Polícia Federal apreendeu, na noite da última sexta-feira (17), aproximadamente uma tonelada de substância análoga à maconha em uma área desabitada no município de Ponta Porã.

A ação teve início após o plantão da Polícia Federal receber uma denúncia anônima, informando sobre a existência de um possível depósito de entorpecentes em uma região com intensa movimentação suspeita.

Ao chegarem ao local para averiguação, as equipes policiais constataram que o imóvel situava-se em uma área erma e sem ocupação aparente, informação que foi corroborada por moradores da vizinhança. Durante a inspeção técnica no perímetro, os agentes identificaram indícios da presença de material ilícito. Ao acessarem o interior do imóvel, confirmaram a existência da droga, que foi devidamente apreendida.

Não houve prisões no local. As investigações prosseguem com o objetivo de identificar e responsabilizar os envolvidos no crime de tráfico de drogas.

(*) Comunicação Social da PF em MS

Economia prateada mostra força de consumidores e empreendedores 60+

0
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Público movimenta R$ 2 trilhões na economia

O Brasil já soma mais de 33 milhões de pessoas com 60 anos ou mais e caminha para ser o quinto país com mais idosos do mundo. É um público que movimenta R$ 2 trilhões na economia, de acordo com estudo realizado pela consultoria Data8.

Esse potencial econômico é formado tanto por consumidores, como pelos empreendedores da chamada economia prateada, em alusão aos cabelos grisalhos.  

Para atender a esse público, os modelos de negócio precisam adaptar-se a novas demandas. Eles querem melhor iluminação nas lojas, sinalização visível, acessibilidade, atendimento acolhedor e processo de compra simplificado. O empreendedor que oferece esses diferenciais acaba tendo a preferência do público mais velho, afirma a  gestora nacional do programa Empreendedorismo Sênior 60+ do Sebrae, Gilvany Isaac. 

“Eu acho que a Economia Prateada reflete a transformação estrutural da sociedade brasileira. Os empreendimentos que compreenderem essa mudança e desenvolverem produtos alinhados a essa realidade, não apenas vão acessar o mercado de expansão, mas também contribuirão para o modelo de desenvolvimento mais inclusivo, sustentável e conectado à longevidade”, afirma Gilvany.

O bancário aposentado João Gualberto de Almeida Teixeira, pertence ao público 70+. Ele conta que o que sente mais falta no atendimento é, primordialmente, atenção.  

“Tenho notado que a pessoa vai a algum local e os atendentes estão distraídos, olhando outras coisas, e não dão atenção para o que você merece e, principalmente, precisa. É você estar sendo atendido com atenção, quer dizer, olho no olho. Isso é fundamental”, afirmou. 

Segmentos 

Entre os segmentos com maior potencial para o público 60+, Gilvany destaca o de saúde e bem-estar, como academias especializadas. “Treino adaptado, acompanhamento, foco na funcionalidade e não apenas na estética”, aponta. 

Outro nicho são os negócios da telemedicina e serviços de monitoramento remoto de saúde. “Os cuidadores também vêm com uma força muito grande porque podem ser microempreendedores individuais (MEI) e ter um CNPJ, o que vai ser muito importante para as famílias que querem o conforto de um contrato, bem como para os próprios cuidadores”, diz.  

Outro segmento com amplo potencial para atender a população é o de turismo e lazer – especialmente empresas que oferecem pacotes fora da alta temporada, com roteiro cultural e viagens de experiência. Ela destaca ainda os serviços na área financeira, como planejamento para aposentadoria ativa, além da habitação adaptada.  

“Estamos falando de arquitetura e de soluções de acessibilidade de moradias, que fazem uma adaptação em residências para dar um conforto melhor para pessoa idosa”, exemplifica.  

Gilvany ressalta ainda, do lado dos consumidores 60+, um movimento crescente no comércio eletrônico. Eles compram mais pela internet, mas é preciso incrementar o engajamento digital desse público, que hoje constitui a parcela da população que mais recebe golpes. Há um crescimento de escolas de computação e de conhecimento eletrônico voltadas para esse segmento.

Mel Mania 

O microempreendedor João Lopes procurou o Sebrae-RJ para saber como formatar o seu negócio para atende especificamente o público 60+. Em junho de 2024 criou a  Mel Mania, que comercializa a substância. Aos 54 anos, João viu nesse público uma forte oportunidade de negócio.  

“O meu público é totalmente 60+. Eu tenho um cliente com 84 anos que compra mensalmente, como se fosse uma assinatura. A família toda consome, mas ele é a porta de entrada”, explica.  

Além da venda do mel, para todo o país, a empresa capacita, sem custos, pessoas que contam com espaços ociosos para a produção do produto. João oferece instrumentos, suporte e depois compra a produção dos parceiros. A Mel Mania já inseriu 112 pessoas na apicultura.  

“Depois que eu passei pelo Sebrae, descobri que sou empreendedor social, porque o meu negócio gera impacto positivo na sociedade. Quem compra o meu mel sabe que está gerando renda para as pessoas”, diz. 

Capacitação 

No Rio de Janeiro, o Sebrae desenvolve um projeto para atender justamente a população mais madura que deseja permanecer produtiva. O Sebrae Economia Prateada está em sua terceira edição e a próxima turma terá início em maio.  Ao todo, 144 pessoas já foram atendidas pelo projeto. 

O perfil dos participantes é majoritariamente feminino e envolve segmentos multissetoriais.  

“Há muita gente empreendendo na área de gastronomia, economia criativa, artesanato, moda, beleza e, também, em negócios ligados à consultoria na prestação de serviços”, explica a gestora do projeto e analista do Sebrae RJ, Juliana Lima. 

Do lado dos consumidores seniores, Juliana Lima ressaltou a existência de um mercado em forte expansão, uma vez que o envelhecer no Brasil se transformou. “O  perfil desse idoso, mudou. Hoje ele não fica mais em casa, como antigamente. São ativos, viajam, namoram, estudam, estão preocupados com a beleza, em viver bem”.  

O projeto Sebrae Economia Prateada trabalha em parceria com outras instituições, como o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o governo do estado, para ampliar o público atendido. Os chamados empreendedores sêniores representavam, em outubro do ano passado, 16% do total de donos de negócios no estado do Rio de Janeiro. 

“A população está envelhecendo mais ativa, mas o mercado tem uma barreira. Por conta do etarismo no trabalho formal, o sênior precisa do empreendedorismo para gerar algum tipo de renda”.

(*) Agência Brasil

Incêndio atinge imóvel e mobiliza moradores em Inocência

0

Fogo teria começado em garagem e se alastrou para residência vizinha; população critica ausência do Corpo de Bombeiros no município

Um incêndio de grandes proporções atinge, neste momento, um imóvel localizado no bairro Jardim Boa Esperança, na Rua Santa Catarina, em Inocência (MS). As chamas, que se elevaram a vários metros de altura, podem ser vistas a quilômetros de distância, acompanhadas por uma intensa fumaça que toma conta da região.

De acordo com informações preliminares, o fogo teria começado em uma capela, localizada em uma esquina. O local, conforme relatos de moradores, seria uma igrejinha que estava desativada. Com a força do vento, as chamas rapidamente se espalharam, atingindo uma residência vizinha.

Diante da gravidade da situação, populares se mobilizaram para ajudar. Moradores entraram em uma das casas atingidas e conseguiram retirar móveis e eletrodomésticos, evitando maiores prejuízos. A ação rápida da comunidade foi fundamental para preservar parte dos bens.

Um caminhão-pipa, possivelmente da prefeitura, está no local tentando conter o avanço do incêndio. No entanto, a ausência de uma unidade do Corpo de Bombeiros na cidade tem sido alvo de críticas por parte dos moradores. Eles destacam que o município vive um crescimento significativo, impulsionado pela construção da maior fábrica de celulose do mundo, além da presença de diversos alojamentos.

Incêndio atinge imóvel e mobiliza moradores em Inocência

Atualmente, mais de 10 mil trabalhadores estão instalados na cidade, número que supera a população local estimada em cerca de 8.440 habitantes. Para os moradores, a estrutura de emergência não acompanha essa expansão.

Até o momento, não há informações oficiais sobre a extensão dos prejuízos nem sobre a existência de vítimas. A situação segue em andamento e gera apreensão entre os moradores da região.

ATUALIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES

Conforme informações atualizadas repassadas ao Perfil News, a origem do fogo teria sido no assoalho de uma pequena igrejinha localizada nas proximidades. Testemunhas relataram que alguns meninos estavam no local momentos antes do início do incêndio e teriam saído correndo quando as chamas começaram a se alastrar pelo imóvel.

Trabalhadores entram em campo em torneio especial do Projeto Sucuriú

0

Evento esportivo em comemoração ao Dia do Trabalhador reúne 16 equipes e promove integração entre colaboradores com jogos, premiações e confraternização

Em celebração ao 1º de maio, Dia do Trabalhador, a Arauco Projeto Sucuriú, em parceria com a Best Life, organizadora do evento, está sendo promovido um torneio esportivo especial voltado aos colaboradores do projeto. A iniciativa tem como objetivo valorizar os trabalhadores que fazem parte do dia a dia da operação, incentivando a integração, o espírito de equipe e o reconhecimento coletivo.

Trabalhadores entram em campo em torneio especial do Projeto Sucuriú

As disputas acontecem no Ginásio Municipal de Esporte, localizado na Avenida Juracir de Luiz Carta, em Inocência. A programação foi dividida em duas etapas: no domingo, dia 19, ocorreram a abertura oficial, a fase classificatória, além das oitavas e quartas de final. Já no próximo dia 26, acontecem as semifinais, a grande final e o encerramento do torneio, que será marcado por um grande churrasco de confraternização entre os participantes.

Trabalhadores entram em campo em torneio especial do Projeto Sucuriú

O campeonato reúne 16 equipes, somando cerca de 250 atletas, todos trabalhadores do Projeto Sucuriú. A proposta, segundo a organização, é fortalecer os laços entre os colaboradores por meio do esporte, promovendo momentos de lazer e união fora do ambiente de trabalho.

A premiação contempla todos os quatro primeiros colocados, que receberão troféus, medalhas e um pen-drive com os melhores momentos das equipes durante o torneio, além da participação na confraternização final. Também serão entregues troféus individuais para o goleiro menos vazado e o artilheiro da competição. Em caso de empate na artilharia, o critério de desempate será a melhor colocação da equipe, seguido pelo maior número de pontos; persistindo o empate, será realizado sorteio.

Outro destaque do evento é a formação de uma seleção do Projeto Sucuriú, composta pelos atletas que se destacarem durante o torneio. Essa equipe participará de uma partida amistosa em homenagem ao Dia do Trabalhador, que será realizada no Estádio Municipal Aristides Teodoro da Silva, conhecido como “Vermelhão”.

O evento de abertura, realizado na manhã de domingo, contou com a presença da diretoria do sindicato Sintiespav, além de representantes da Arauco e do Projeto Sucuriú. Para os organizadores, a iniciativa vai além da competição esportiva, sendo uma forma de homenagear os trabalhadores e incentivar o entrosamento entre os membros das equipes.

A expectativa é de que o torneio se consolide como uma tradição anual, reforçando o compromisso com o bem-estar e a valorização dos colaboradores.

Rapaz é socorrido em estado grave após ser baleado no peito e no rosto

0
Entrada de Ribas do Rio Pardo cidade onde tentativa de homicídio aconteceu (Foto: Adré Luiz | All Drones)

Vítima estava caída sobre uma cama e foi transferida para Campo Grande por conta dos ferimentos

Rapaz de 29 anos foi socorrido em estado grave na madrugada deste domingo (19), em Ribas do Rio Pardo, a cerca de 100 quilômetros de Campo Grande, após ser baleado. O crime ocorreu por volta das 2h, em frente a um bar localizado na Rua Elizeu Sanches da Silva, no bairro Santo André.

De acordo com o boletim de ocorrência, a PM (Polícia Militar) foi acionada após denúncia de disparos de arma de fogo. Ao chegar ao local, os policiais encontraram a vítima, identificada como José dos Santos Cruz, caída sobre uma cama em uma kitnet próxima ao estabelecimento, com ferimentos no maxilar e no tórax.

Mesmo ferido, o rapaz conseguiu relatar aos policiais que o autor dos disparos seria um indivíduo conhecido como “Preto”, que estaria acompanhado de outros dois suspeitos. O principal suspeito foi posteriormente identificado.

O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) prestou os primeiros socorros e encaminhou a vítima ao Hospital Municipal José Maria Marques Domingues. Devido à gravidade dos ferimentos, ele foi transferido para a Santa Casa de Campo Grande.

A Polícia Militar realizou diligências em locais onde o suspeito poderia ser encontrado, incluindo um estabelecimento nas proximidades da rodoviária, mas ele não foi localizado. Buscas também foram feitas na residência do homem, com autorização da esposa, porém sem sucesso.

A Polícia Civil investiga o caso como tentativa de homicídio. A perícia foi acionada para realizar os levantamentos no local do crime.

Fonte: Campo Grande News (por Ana Paula Chuva)

Para 95% dos leitores, salário mínimo não é suficiente para despesas básicas

0
Os 13 itens considerados básicos para a alimentação de uma família custam R$ 805,93 em Campo Grande (Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado)

Somente a cesta básica compromete mais da metade do valor em Campo Grande

O salário mínimo de R$ 1.621 não é suficiente para cobrir as despesas básicas da maioria dos leitores do Campo Grande News. De acordo com a enquete deste sábado (18), 95% dos votantes apontam que, com o valor em vigor em 2026, não dá para pagar o aluguel, água, luz, transporte e alimentação de uma família.

Somente a cesta básica consome mais da metade desse valor. É o que aponta boletim divulgado pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos). Na Capital sul-mato-grossense, os 13 itens considerados básicos para a alimentação de uma família custam R$ 805,93.

Isso significa que, em março deste ano, o trabalhador assalariado de Campo Grande precisou trabalhar 109 horas e 23 minutos para adquirir a cesta básica.

Esta é a realidade de cerca de 62 milhões de pessoas. Segundo levantamento do Dieese, feito em dezembro de 2025, três em cada 10 brasileiros estão nessa faixa de renda no país.

Reajuste

Para 2027, o salário mínimo terá aumento de 5,9%. O valor está previsto no PLDO (Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias) de 2027, enviado ao Congresso Nacional na última quarta-feira (15). O que significa um aumento de R$ 96, chegando ao valor total de R$ 1.717.

A proposta, que funciona como base para a elaboração do Orçamento, ainda será analisada pela CMO (Comissão Mista de Orçamento) e deve ser votada até julho. O reajuste segue a política de valorização do salário mínimo, baseada na inflação e no crescimento do PIB (Produto Interno Bruto), mas o valor final dependerá da consolidação de índices como o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor).

Fonte: Campo Grande News (por Fernanda Palheta)

Espiritualidade ancestral perde espaço e só 3% dos indígenas seguem tradição

0
Casa de reza da terra indígena Jaguapiré, em Tacuru, no Mato Grosso do Sul, poucos anos antes de ser incendiada em 2019 (Foto: Pablo Albarenga / Agência O Globo)

Presença crescente de igrejas divide comunidades e impacta transmissão cultural entre gerações

Neste domingo (19), em que se celebra o Dia dos Povos Originários, um dado chama mais atenção do que qualquer discurso oficial: em Mato Grosso do Sul, apenas 3% da população indígena declara seguir tradições religiosas ancestrais. Enquanto isso, 45% se identificam como evangélicos e 25% como católicos.

Os números fazem parte do Painel Povos Originários, lançado nesta semana pelo Observatório da Cidadania, plataforma que reúne dados inéditos sobre território, perfil populacional e condições de vida indígena no Estado.

A leitura fria dos dados pode sugerir apenas uma mudança de preferência religiosa. Mas, na prática, o que está em jogo é bem mais profundo. “Hoje a gente vive uma divisão dentro das comunidades”, resume o técnico da Subsecretaria de Políticas Públicas para Povos Originários, Heliton Cavanha, que é kaiowá.

“De um lado, a religião dos não indígenas. Do outro, a espiritualidade tradicional.” Segundo ele, essa divisão não é neutra. Ela impacta diretamente a estrutura social das aldeias.

“A raiz das comunidades são os anciões, os nhanderu e as nhandery. E o futuro é a juventude. Só que a gente está esquecendo esses anciões, esquecendo de fortalecer eles”, afirma.

Essa fala expõe um ponto incômodo que pouca gente quer encarar de frente. Não é só sobre fé. É sobre transmissão de conhecimento. Sem os anciãos, não há quem ensine. Sem os jovens interessados, não há quem aprenda.

Heliton evita confronto direto com outras religiões. Faz questão de dizer que o respeito precisa existir dentro e fora das comunidades. Mas também deixa claro que há um limite. “É preciso respeitar todas as religiões. Mas não deixar de lado a nossa cultura. Isso é essencial.”

O avanço de igrejas nas aldeias ocorre ao mesmo tempo em que espaços tradicionais perdem força. Casas de reza, por exemplo, passaram a ser alvo de conflitos e até destruição, segundo relatos de lideranças. “Tem situações de queima de casas de reza e até violência contra quem defende esses espaços”, afirma o técnico.

A resposta tem sido institucional. Programas estaduais e federais tentam proteger esses territórios e práticas, incluindo iniciativas voltadas à preservação das casas de reza e fortalecimento cultural.

Mas dá para proteger cultura só com política pública, sem engajamento da própria comunidade? Diferente das religiões estruturadas em templos, a espiritualidade indígena está ligada à natureza. “A gente precisa entender a relação com a natureza. O povo guarani é conhecido como povo da floresta”, explica Heliton.

Por isso, iniciativas atuais tentam conectar espiritualidade com ações práticas, como agroecologia, saúde e autocuidado. A lógica é simples: cultura não se preserva em discurso, mas no cotidiano.

Mato Grosso do Sul tem a terceira maior população indígena do país, com mais de 116 mil pessoas, a maioria jovem. Ou seja, há base demográfica para manter tradições vivas.

Ao concluir, Heliton cita alguns desses pontos que também podem estar influenciando esse apagamento: drogas, álcool e conflitos internos fragilizam justamente quem sustenta a tradição.

Incêndios

Ataques a casas de reza indígenas têm se intensificado desde 2020, quando o povo Guarani Kaiowá é o mais atingido. Os incêndios criminosos destroem não apenas estruturas físicas, mas elementos centrais da espiritualidade, como o chiru, objeto sagrado transmitido por gerações e considerado um ser vivo na cultura indígena.

Para  reportagem do O Globo, lideranças relatam que a destruição desses espaços representa uma perda profunda, comparável à própria vida e à identidade cultural. As casas de reza também funcionam como locais de ensino, organização social e decisões coletivas, indo muito além de um templo religioso.

Especialistas e indígenas apontam duas principais causas para os ataques: intolerância religiosa, muitas vezes ligada ao avanço de igrejas evangélicas nas aldeias, e conflitos por terra, já que esses espaços são pontos de agrupamento e resistência nas comunidades.

Fonte: Campo Grande News (por Kamila Alcântara)

Polícia Militar apreende mais de 100 quilos de maconha em Ponta Porã

0
Foto: Divulgação

Uma ação da Polícia Militar resultou na apreensão de pouco mais de 100 quilos de maconha na madrugada deste domingo (19), em Ponta Porã.

De acordo com informações, a equipe realizava rondas ostensivas na região norte da cidade quando, por volta das 2h28, avistou um veículo VW Gol trafegando em baixa velocidade pela Rua das Flores, no cruzamento com a Rua das Camélias.

Os policiais ao tentaram realizar a abordagem, o condutor desobedeceu à ordem de parada e acelerou bruscamente, iniciando uma fuga. Foi então desencadeado acompanhamento tático, que seguiu até a rodovia MS-164.

Durante a perseguição, o motorista chegou a apagar as luzes do veículo em alguns trechos da rodovia, na tentativa de dificultar a visualização do veículo por parte dos policiais. O fato foi comunicado em tempo real ao Centro de Operações da Polícia Militar (COPOM), que prestou apoio à ocorrência.

Após diligências na região, o veículo foi localizado abandonado em meio a uma área de mata próxima à rodovia. Apesar das buscas, o autor não foi encontrado no local.

No interior do automóvel, os policiais encontraram 150 tabletes de maconha, totalizando aproximadamente 100,42 quilos da droga. O material estava embalado com fita crepe de cor marrom e apresentava marcação com fita isolante vermelha.

O veículo e a droga apreendida foram encaminhados à Primeira Delegacia de Polícia Civil de Ponta Porã, onde o caso foi registrado e segue sob investigação.

Fonte: Ponta Porã News

Mais Social garante segurança alimentar e nutricional de 20 mil famílias indígenas em MS

0
Foto: Laucymara Ayala/Sead

Dona Lourença, aos 90 anos, garante sua segurança alimentar graças ao programa de auxílio

Arroz, feijão, sal, macarrão, leite em pó, óleo de soja, açúcar cristal, fubá de milho, charque bovino, canjica amarela e erva de tereré. São alimentos simples que fazem parte do dia a dia do sul-mato-grossense e que garantem a segurança alimentar de 20 mil famílias indígenas de 88 aldeias em áreas rurais de 27 municípios no Estado.

Na aldeia Passarinho, em Miranda, Angélica dos Santos, de 35 anos, recebe a cesta todos os meses. A entrega feita pelo Governo de MS, por meio da Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos), garante o sustento de 8 pessoas da família dela. O esposo trabalha como pedreiro enquanto ela cuida das crianças, 4 meninos e 2 meninas, mas o salário não é suficiente.

“Eu tenho seis filhos. O mais velho está com 15 (anos) e a menina mais nova tem seis anos. Só com o salário de pedreiro ia ficar difícil, né? Essa cesta é muito boa, os alimentos ajudam muito”, conta a indígena da etnia Terena.

Ali perto, na Aldeia Moreira, também em Miranda, Lourença Gonçalves, de 90 anos, é outra a receber os alimentos todos os meses. Viúva, ela mora com o neto de 17 anos. “Criei três filhos. Minha filha vai carregar a comida até em casa. Hoje só meu neto mora comigo. Eu cozinho e lavo roupa. E essa comida eu não ia ter se não fosse o governo”, explica.

Somente em Miranda são 2.248 famílias indígenas que recebem cestas do programa Mais Social em 9 aldeias. A entrega de alimentos faz parte do Mais Social. Para quem mora na área urbana, o programa fornece um cartão no valor de R$ 450,00 para aquisição, exclusivamente, de alimentos, gás de cozinha e produtos de limpeza e higiene, sendo proibida a aquisição de bebida alcoólica ou produtos à base de tabaco.

Já para os indígenas que moram na área rural, a Sead faz a entrega da cesta de alimentos. Com isso, eles não precisam se deslocar para a cidade para fazer as compras. Têm direito ao Mais Social famílias inscritas e atualizadas no CadÚnico, com renda per capita de até meio salário mínimo, residentes em Mato Grosso do Sul há pelo menos dois anos. O programa prioriza famílias com menor renda, chefiadas por mulheres, com crianças pequenas ou mulheres em situação de violência doméstica.

Serviço

A lista de telefones e endereços das sedes do programa estão disponíveis em https://www.sead.ms.gov.br/programas-e-projetos/mais-social

Paulo Fernandes, Comunicação Sead

Trabalhador morre após descarga elétrica em rede de alta tensão em frente de alojamento em Inocência

0

Um trabalhador morreu na tarde deste sábado após sofrer uma descarga elétrica enquanto realizava atividades em Inocência. O caso foi registrado pela Polícia Militar como acidente de trabalho com vítima fatal, por volta das 14h.

De acordo com as informações apuradas, o acidente ocorreu no Alojamento Heppi, localizado na entrada da cidade. A vítima operava um caminhão munck no momento em que realizava a manobra para descarregar um contêiner.

Durante o procedimento, o equipamento acabou encostando na rede elétrica de alta tensão. O contato provocou uma forte descarga elétrica, atingindo o trabalhador, que não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

As circunstâncias do acidente devem ser apuradas pelas autoridades competentes. O caso reforça a importância de medidas rigorosas de segurança em atividades realizadas próximas à rede elétrica.

Saiba como vai funcionar o cashback da restituição automática do IR

0
Aplicativo da Receita Federal em telefone celular (Foto: Campo Grande News/Arquivo)

Quem não foi obrigado a declarar o Imposto de Renda em 2025 poderá receber valores

Uma das maiores novidades da declaração do Imposto de Renda de 2026 vai impactar, curiosamente, pessoas que não prestaram contas ao fisco no ano passado.

Trata-se da restituição automática, chamada de cashback pela própria Receita Federal.

Quem não foi obrigado a declarar em 2025 e, de acordo com cálculos da Receita Federal, teve direito à restituição de até R$ 1.000, poderá receber o dinheiro de volta em conta via Pix em um lote a ser pago no dia 15 de julho deste ano. Porém, para isso, há algumas exigências.

  • Estar com o CPF em situação regular (sem dívida ou outra pendência)
  • Estar com dados bancários atualiados, como chave Pix vinculada ao CPF
  • Não ter restrição junto à Receita Federal

A Receita Federal estima que 4 milhões de brasileiros deverão receber a restituição automática e que o valor médio de recebimento será de R$ 125.

Como saber se você está nesta lista? 

O contribuinte será avisado pelos canais oficiais da Receita Federal, como o aplicativo Meu Imposto de Renda, portal do e-CAC, portal do contribuinte ou até mesmo no site da Receita Federal (na aba consulta pública das restituições).

“Caso o contribuinte cheque que tem restituição e a Receita não tenha feito essa inclusão na base do lote residual, ele pode entrar com um recurso demonstrando que ele tinha direito, pelo e-Processo da Receita Federal, e buscar esse valor para ele de volta”, explica o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro, Edilson Júnior.

É importante destacar que, na realidade, essa restituição se refere ao ano-calendário de 2024, ou seja, a declaração do Imposto de Renda de 2025.

Eventuais valores relativos ao ano-calendário de 2025 e à declaração de 2026 só serão pagos no ano que vem.

Edilson Júnior alerta que vale a pena o contribuinte entregar a declaração deste ano, mesmo sabendo que terá direito ao cashback não sendo obrigado a declarar.

“Com certeza, porque quando você declara, você antecipa. Quem fez a declaração em 2025 recebeu, no ano passado mesmo, a restituição, e não só agora com o cashback. Ou seja, você deve fazer a declaração mesmo sem estar obrigado para ter esse dinheiro de volta”.

O prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda vai até 29 de maio deste ano.

Qual é a ordem de recebimento da restituição do IRPF?

A Receita Federal estima que cerca de 23 milhões de contribuintes devem receber a restituição neste ano. Em 2026 serão quatro lotes, pagos nos dias:

  • 29 de maio
  • 30 de junho
  • 31 de julho
  • 28 de agosto

De acordo com a Receita Federal, 80% dos contribuintes devem ser restituídos nos dois primeiros lotes. A expectativa é de que até junho o dinheiro já esteja na conta.

Como é a lista de prioridades nas restituições?

Existem grupos prioritários para receber a restituição do Imposto de Renda:

  • idosos com 80 anos ou mais;
  • idosos a partir de 60 anos, pessoas com deficiência ou doença grave;
  • professores cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Depois desses grupos, passam a ter prioridade os contribuintes que utilizarem a declaração pré-preenchida e optarem por receber a restituição via Pix, com chave vinculada ao CPF.

Como saber exatamente a data em que vai receber a restituição?

É só consultar via internet, na página da Receita Federal, no aplicativo ou diretamente no site www.restituicao.receita.fazenda.gov.br

O contribuinte precisa informar o CPF e a data de nascimento.

Mas saiba que, enquanto a declaração estiver na malha fina, não tem pagamento de restituição.

“A restituição do imposto de renda só pode ser creditada em conta corrente, conta poupança ou conta de pagamento pertencente ao CPF do titular da declaração, ou via Pix, desde que a chave seja o CPF do titular da declaração”, alerta o professor do Centro Universitário UDF, Deypson Carvalho.

Fonte: Campo Grande News (por Edgard Matsuki, da Radioagência Nacional)

Sistema de reconhecimento facial localiza foragido durante Expogrande em Campo Grande

0
Totem com câmera no Parque de Exposições, em Campo Grande. (Foto: Osmar Veiga)

Homem tinha mandado de prisão em aberto por não pagar pensão

O sistema de reconhecimento facial, novidade nesta edição da Expogrande, resultou na prisão de foragido na tarde deste sábado (dia 18), em Campo Grande. O homem de 48 anos tinha mandado de prisão em aberto por falta de pagamento de pensão alimentícia

A ferramenta tecnológica, que adota inteligência artificial, cruza imagens captadas no evento com bases de dados oficiais, permitindo a localização imediata de foragidos da Justiça.

De acordo com o delegado Antonio Souza Ribas Júnior, equipes da Deleagro (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Rurais e Abigeato) acionaram-se após a confirmação da identidade e localizaram o suspeito dentro do parque.

O homem foi abordado, preso e encaminhado à base operacional instalada no local, sendo posteriormente levado à Depac Cepol (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário).

A ação deste sábado integra a Operação Acrissul, estratégia coordenada pela Sejusp (Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública) em parceria com a Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul), que marca a adoção de tecnologia de reconhecimento facial como projeto piloto na segurança pública estadual.

A iniciativa permite identificar pessoas com pendências judiciais em meio ao grande fluxo de visitantes, que pode ultrapassar 120 mil durante o evento.

A operação conta com atuação integrada da Polícia Civil, GOI (Grupo de Operações e Investigações), Garras (Delegacia Especializada de Repressão a Roubos a Banco, Assaltos e Sequestros) e PM (Polícia Militar).

Fonte: Campo Grande News (por Aline dos Santos)

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.