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quinta-feira, 18 de abril de 2024

Educação Física é aprimorada para incluir alunos especiais

04/10/2005 16h07 – Atualizado em 04/10/2005 16h07

MS Noticias

Nesta quarta e quinta-feira a Secretaria de Estado de Educação (SED), em parceira com a Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande (Semed) e Universidade para o Desenvolvimento do Estado e Região do Pantanal (Uniderp), irá promover o 1º Seminário de Educação Física Adaptada.

Cerca de 150 profissionais da área terão acesso a palestras e mini-cursos. O objetivo do evento é subsidiar profissionais e acadêmicos de educação física no trabalho desenvolvido com alunos que possuem necessidades especiais e freqüentam o ensino regular.

Dados de 2004, apontam que 784 estudantes com algum tipo de necessidade educacional especial foram matriculados em escolas estaduais de Mato Grosso do Sul. “É justamente para atender essa demanda que nós estamos realizamos periodicamente palestras e capacitações de educadores e, agora, pela primeira vez, esse seminário”, explica a técnica pedagógica da SED, Maria Rubim Cunha. “E para atingir um maior número de pessoas nós buscamos as parcerias”, complementa. Um exemplo é a Semed, que já desenvolve outro seminário há 2 anos.

Diferenças aparentes podem gerar preconceitos, embora a diversidade humana seja uma realidade social e, por isso mesmo, também presente no ambiente escolar. A SED vem estabelecendo métodos para afirmar a inclusão de estudantes com necessidades especiais. Para a técnica Maria Rubim, a questão da discriminação deve ser tema para discussões. “O problema está no próprio olhar de cada um. Precisamos mudar nosso olhar. O seminário também irá trabalhar a reflexão, tentar desmistificar idéias pré-concebidas. Os alunos com necessidades especiais são alunos com potencialidades”, observa.

Maria Rubim ainda ressalta que a intenção maior do 1º Seminário de Educação Física Adaptada é dar mecanismos metodológicos para o docente ter melhores condições de atuar com este público e quebrar qualquer barreira que possa ser imposta pela questão do preconceito. “Sensibilizar o professor é muito importante. Na verdade, é um estimulo à reflexão. O senso comum diz que esses alunos não podem desempenhar muitas funções, mas com algumas adaptações e, principalmente com a sensibilidade do professor, veremos que esses alunos são capazes. O tempo de absorção das aulas e a avaliação devem ser diferenciados, mas, o aluno deve ter participação ativa em todo o processo de aprendizagem”, afirma.

O professor de educação física da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Paulo Henrique Azuaga Braga, que já ministrou diversas palestras sobre a inclusão de pessoas com necessidades especiais, tem opiniões semelhantes às de Maria Rubim. Em uma de suas palestras, ministrada na escola estadual Maria Constança Barros Machado, ele defendeu que “a potencialidade e a limitação são características comuns a toda criança, independentemente de sua condição física, de ela apresentar alguma deficiência ou não. O que é preciso aprender é que se enxergue além do superficial”. O professor estará presente no seminário.

Confira a seguir a programação do 1º Seminário de Educação Física Adaptada da SED, que será realizado, a partir de amanhã, nos campus da Av. Ceará e Agrárias da Uniderp.

· 5 de outubro,
no auditório da Uniderp – Unidade Ceará

7h30 às 11h30 – abertura e mesa redonda sobre o tema “Educação Física na Diversidade”, com Paulo Henrique Azuaga Braga; relato de experiências, com o tema Cidadãos com Necessidades Especiais Fazem Diferença”.

no centro de práticas esportivas da Uniderp – Unidade Agrárias
13h às 17h – mini-curso sobre “Aspectos Teóricos e Práticos da Metodologia Aplicada ao Aluno com Deficiência Mental”, ministrads pelos professores Silas da Silva Silvestre (Semed), Vera Lúcia Baruki (Uniderp); “Aspectos Teóricos e Práticos da Metodologia Aplicada ao Aluno com Deficiência Visual”, ministrada pelo professores e Gilson Kamiya (Semed).

· 6 de outubro
no centro de práticas esportivas da Uniderp – Unidade Agrárias

8h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30
mini-cursos sobre “Aspectos Teóricos e Práticos da Metodologia Aplicada ao Aluno com Deficiência Física” e abordagem do projeto Criando e Experimentando Jogos Adaptados (Ceja), ministrado pelas professoras Maria Rubim Cunha (SED) e Marli Cassoli (Semed/ Secretaria de Estado da Juventude e do Esporte e Lazer – Sejel).

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