32.9 C
Três Lagoas
domingo, 16 de junho de 2024

Dono da Paper Excellence é convocado a depor no congresso do Canadá, diz jornal

Jackson Widjaja foi convocado a depor no Canadá, país no qual a Paper Excellence adquiriu a Resolute Forest e ampliou seu acesso às reservas florestais do país. De acordo com o jornalista Amauri Segalla, do Correio Braziliense, o indonésio que tem focado seus esforços em divulgar sua intenção em investir R$ 16 bilhões na brasileira Eldorado Celulose está na mira dos parlamentares canadenses.

A principal preocupação é com a estrutura corporativa obscura da Paper Excellence, que não revela seus proprietários, além de funcionar como uma fachada corporativa para o “greenwashing” do grupo Sinar Mas, conglomerado da família Widjaja acusado por ONGs de desmatar mais de 1 milhão de hectares de floresta tropical no Sudeste Asiático, como mostrou uma investigação do Consórcio Internacional de Jornalismo Investigativo (ICIJ).

Widjaja, avesso a aparições, tenta indicar quatro executivos para depor em seu lugar, segundo apurou a CBC News, principal rede de notícias do Canadá. Além disso, os parlamentares reclamaram de abordagens de representantes dos indonésios após a convocação. O pedido por reuniões antes da audiência foi negado e malvisto pelos membros do comitê, que reclamaram publicamente da conduta.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.