22.5 C
Três Lagoas
sábado, 27 de abril de 2024

Últimas chamadas: Detran-MS convoca candidatos PCDs de todo o Estado para o programa CNH MS Social

Nesta segunda-feira (18) o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) publicou vários editais convocando candidatos PCDs de diversas cidades do Estado. Ao todo são 118 candidatos que fazem parte da última relação de convocados, que iniciarão o processo de primeira habilitação totalmente gratuito, pelo programa CNH MS Social.

As convocações em primeira chamada desses candidatos são para Selvíria, Três Lagoas, Anaurilândia, Bataguassu, Batayporã, Ivinhema, Nova Andradina, Coxim, Pedro Gomes, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel, Sonora, Campo Grande, Bonito, Guia Lopes da Laguna, Jardim, Nioaque, Camapuã, Jaraguari, Ribas do Rio Pardo, Sidrolândia e Terenos.

As convocações, especificando os nomes dos candidatos, a data e horário para comparecimento à agência do Detran-MS da cidade, estão em editais publicados no Diário Oficial do Estado, entre as páginas 63 a 75, acesse aqui.

Após a entrega de documentos e captura de imagem, os beneficiários passam pela etapa de exames, psicológico e de aptidão física e mental (médico). Na sequência passam pelo curso teórico técnico e prova teórica, para só depois iniciar as aulas práticas de direção veicular, seguida do exame prático.

Candidatos PCD

Últimas chamadas: Detran-MS convoca candidatos PCDs de todo o Estado para o programa CNH MS Social
Andrea Moringo, Valdecir José e o intrutor Mercos Alexandre, no dia da aprovação do exame prático

O Programa CNH MS Social é a oportunidade de mudança de vida para vários sul-mato-grossenses, inclusive pessoas com deficiência, como o seu Valdecir José da Silva, de 52 anos.

Com o encurtamento da perna esquerda causada por uma poliomielite na infância, Seu Valdecir foi aprovado no exame prático do Detran, pelo Programa CNH MS Social. Ele conta que sempre quis ter habilitação, até já dirigiu alguns veículos, mas nunca conseguiu a CNH.

“Quando você vai procurar fazer aula, por ter uma deficiência, o valor é o dobro. Aí eu deixei para lá. Agora com o programa eu consegui”, contou Valdecir.

Seu Valdecir, que é auxiliar de estoque, já sonha com uma nova oportunidade de trabalho. “Agora eu pretendo comprar um carrinho e trabalhar de Uber”, conta sorridente.

CNH MS Social

O programa, que concede a Carteira Nacional de Habilitação de graça para pessoas em situação de vulnerabilidade social, foi criado pelo Governo do Estado, para atender cinco mil pessoas em todo estado.

Lançado em 2022, o programa já entregou 439 CNHs, sendo 9 para candidatos PCD. Muitos candidatos ainda passam pelo processo de habilitação, com todas as etapas necessárias. 

“O programa é gratuito e muitas pessoas já conseguiram passar por todo o processo e estão com sua CNH. Essa é uma grande oportunidade para a população do estado”, explica a coordenadora do Programa CNH MS Social, Priscilla Miyahira, do Detran-MS.

Em caso de dúvidas relacionadas ao Programa CNH MS Social, os candidatos selecionados podem ligar no número (67) 3368-0100.

Emmanuelly Castro, Comunicação Detran-MS

Foto: Rachid Waqued e Emmanuelly Castro

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.